PartnerSales 162 - Dezembro 2022

Page 1

COLUNISTA

ENTREVISTA ESPECIAL - pág. 08

Axis investe em soluções inteligentes e analíticas para ampliar as vendas dos canais e integradores na jornada digital

Entrevista Especial com Glaucio Silva, gerente Nacional de Vendas da Axis

ESTRATÉGIAS - pág. 44

Especial

Treinamento, Qualificação e Certificação

Estratégias

Digitais Marcelo Martinez pág. 06

O conhecimento é fator decisivo na hora de vender produtos e soluções aos clientes

MERCADO - pág. 28

As novidades das fabricantes Dell, Delfia, HP Inc., Lenovo, Microsoft e WBR

PARTNER POINT Entrevista com executivos do mercado

José Roberto Rodrigues ADISTEC pág. 14

GUIA DE DISTRIBUIÇÃO pág. 26

DISTRIBUIÇÃO - pág. 34 Estratégias e benefícios das distribuidoras Esy, FastWare, SND, e TD SYNNEX

FLASH - pág. 38

AFRAC, Futurecom, Lenovo e Vertiv

PROG. DE CANAIS - pág. 36 Programas detalhados pelas fabricantes e distribuidoras Netapp, Nutanix, Sovos e VMware

Giancarlo Ghirotti, (esq.) e Mauro Parro (dir.) RICOH E ATIVA DISTRIBUIÇÃO pág. 22

Nilton Junior ZOOMTECNOLOGIA pág. 18

• 2
www.partnersales.com.br
Índice

Que o espírito natalino seja constante durante todo o

ano de 2023

Chegou a hora de reunir a família e os amigos para celebrar o momento mais mágico do ano, o Natal, que nos remete não só a troca de presentes e sim a harmonia, o amor, a alegria e a esperança de um novo amanhã.

Este é o tempo de enfeitar as casas, escolas, empresas, lojas com luzes brilhantes e personagens típicos da ocasião festiva. É a época ideal para refletir sobre a vida, traçar novas metas e realizar sonhos.

É neste clima de união e solidariedade, que preparamos uma edição recheada de informações pertinentes e atualizadas para auxiliar nas transações comerciais, temos novidades das fabricantes, distribuidoras, programas de canal, negócios e serviços e a cobertura de eventos.

contou sobre os projetos para 2023 e o novo setup da empresa.

Não perca o nosso Especial Treinamento, Qualificação e Certificação “O conhecimento é fator decisivo na hora de vender produtos e soluções aos clientes” onde os principais players deram dicas e apontaram quais são as suas estratégias práticas para preparar, você, canal em suas vendas, no mundo digital permeado de inovações tecnológicas. É essencial conhecer profundamente os novos conceitos disruptivos que estão surgindo como Gêmeos Digitais, Inteligência Artificial Generativa, Machine Customers, Realidade Aumentada/Realidade Virtual (RA/RV), etc.

Virgínia Santos Editora redacao@partnersales.com.br

Confira a nossa entrevista de capa com o principal executivo da Axis no Brasil, Glaucio Silva, gerente Nacional de Vendas da empresa, que está imperdível. No bate-papo, o executivo fez um relato interessante das tendências mais relevantes do setor de segurança eletrônica,

Aproveito esta oportunidade para agradecer a parceria de vocês, nossos leitores, ao longo de 2022, e reafirmar o nosso compromisso de trazer informação de qualidade e atual, com fontes confiáveis.

Que este Natal seja maravilhoso para todos e que 2023 se firme como um ano promissor com muitas conquistas e realizações!

Nossos Canais de Comunicação

Para receber a revista PartnerSales ou esclarecimentos sobre assinaturas, números atrasados, sugestões, críticas ou dúvidas, entre em contato através do e-mail: partnersales@partnersales.com.br

Para anunciar: (11) 99971-3539 ou comercial@partnersales.com.br Redação - redacao@partnersales.com.br Fale Conosco - faleconosco@partnersales.com.br Eventos - redacao@partnersales.com.br

PartnerSales é uma revista dirigida à canais de distribuição do mercado de TI e Telecom, por meio de mailling segmentado e não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por colunistas, entrevistados e anunciantes, assim como pelo conteúdo veiculado nos anúncios, como: imagens, textos, produtos e promoções. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta revista só é permitida mediante autorização prévia e por escrito da diretoria da empresa. Todos os direitos são reservados.

Acesse www.partnersales.com.br

Cadastre-se e receba com rapidez as últimas notícias do canal de distribuição e ainda:

• Newsletter semanal por e-mail; • Revista mensal impressa; • Edições online disponível por tempo indeterminado.

Interaja em tempo real através das redes sociais:

@partner_sales

@partner_sales

Partner Sales

anderson munhoz

EXPEDIENTE

Diretora Executiva Elaine de Paula Soares esoares@partnersales.com.br

Publisher e Diretor Comercial Anderson Munhoz amunhoz@partnersales.com.br

Financeiro Edgard José P. Soares partnersales@partnersales.com.br

Editorial Editora Virgínia Santos virginiasantos@partnersales.com.br MTB: 29339

Arte e Diagramação Clarice A. Cunha clarice@partnersales.com.br

COLUNISTA

ESTRATÉGIAS DIGITAIS: MARCELO MARTINEZ

Marketing Ida L. Batemarchi ida@partnersales.coma.br

www.partnersales.com.br

• 4 Editorial

Do boom às demissões em massa: o que está acontecendo no setor de tecnologia?

Nos últimos anos, grandes empresas de tecnologia dominaram a economia global. Apple, Amazon, Google e Microsoft superaram a marca de avaliação de trilhões de dólares, tornando-se as organizações mais valiosas da história e com pessoas em todo o mundo sonhando um dia em poder trabalhar para elas, desfrutando de boas remunerações e de ambientes de trabalho divertidos e modernos.

Entretanto, parece que o sonho virou pesadelo. De acordo com o site Layoffs.fyi, que acompanha a dinâmica dos empregos, apenas em novembro mais de 35 mil tra balhadores foram demitidos no setor de tecnologia, totalizando 135 mil só este ano.

Sim, vivemos uma temporada de demissões em massa neste mer cado, na contramão do auge dos últimos anos onde a pandemia impulsionou o consumo digital e trouxe resultados recordes para essas companhias. Só a Meta, controladora do Facebook e do Instagram, cortou em novembro cerca de 13% de sua equipe, justificando a decisão ao aumen to da concorrência e ao declínio nas vendas de anúncios em suas plataformas, sua principal fonte de receita. No Twitter a situação é ainda mais crítica. Logo após sua aquisição em outubro por Elon Musk, foi anunciado a saída de quase 4 mil colaboradores, aproximadamente 50% do qua dro de funcionários da empresa. Nesta mesma linha, Amazon, Microsoft, Snap, Google, Netflix, Salesforce, entre outras gigan tes, também anunciaram cortes.

Ainda que pareça desesperador, o fato é que vivemos um ciclo natural de ajustes, comum após

períodos de expressivo cresci mento. Não se trata de uma crise estrutural do setor, nem de uma nova bolha estourando, mas de correções de cursos, onde as em presas perceberam que podem produzir mais com menos ou simplesmente adequarem suas despesas a uma nova realidade.

Outro ponto é que esses movi mentos não são exclusivos a gran des empresas. Várias startups de todos os tamanhos também fi zeram seus cortes, pressionadas por investidores preocupados com suas performances. Trata-se de uma mudança da velha políti ca do crescimento a todo custo, regada por altos salários e rega lias. Resultado e geração de caixa são as novas prioridades do setor, mesmo para aquelas empresas fi nanceiramente saudáveis.

Por fim, vale destacar nestas on das a lição que fica para os pro fissionais, desligados ou não, de quão volátil é o emprego e peri gosa a zona de conforto. Ainda assim, mudanças podem ser po sitivas à medida que aprendemos com os nossos erros, corrigimos rumos e buscamos novos cami nhos, quem sabe até contando com aquele pequeno empurrão para nos tornarmos donos de nossos próprios negócios.

Marcelo Martinez é engenheiro químico pela Poli-USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM, com Mestrado em Administração pela FEA-USP e Doutorado em Administração pela FGV. Executivo com mais de 20 anos de atuação em empresas multinacionais, possui sólida vivência nas áreas de vendas, produtos e marketing, e experiência na elaboração e implementação de estratégias de negócios orientadas a resultados em diversos canais. É palestrante em Congressos nacionais e internacionais. Dê sua opinião sobre o artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.

• www.partnersales.com.br • 6
Estratégias Digitais | Marcelo Martinez | colunistas@partnersales.com.br

Atenta as demandas das corporações, a Axis disponibiliza soluções de segurança inovadoras para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a companhia está sempre na vanguarda do setor ao trazer lançamentos contínuos e disruptivos.

Fundada na Suécia em 1984, a corporação tem mais de 3.646 colaboradores em mais de 50 países e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros. Confira o nosso bate papo com o principal executivo da empresa no Brasil, Glaucio Silva, gerente Nacional de Vendas da Axis:

PartnerSales: Qual o seu balanço do período que trabalha na área de Vendas da Axis?

Glaucio Silva: Nesses meus qua se 10 anos na Axis, testemunhei a transição do analógico para o IP no setor de segurança eletrônica. Neste período, houve a mudança na tecnologia IP que hoje está pre sente em quase 98% dos projetos, sendo quase uma unanimidade não apenas para empresas, mas também para projetos residenciais. No entanto, o mercado agora bus ca muito mais por soluções inte ligentes, analíticas e isso tem um motivo: quanto mais crescem os ambientes monitorados, maior a quantidade de dispositivos, e a ges tão dessa quantidade de produtos se torna um desafio. Neste cenário, os sistemas atuais usam mais os softwares analíticos embarcados em câmeras que trabalham com Inteligência Artificial (AI) tomando as decisões e até mesmo gerando alarmes e informações de acordo com as necessidades de cada cená rio e negócio. O meu balanço é que em um curto espaço de tempo o mercado migrou de uma oferta de produto para uma solução comple ta, de gestão centralizada e, muitas

vezes, de aplicação customizada para distintos setores.

PS: Na sua opinião, quais são as tendências mais relevantes do segmento de segurança eletrônica?

GS: A cada momento surgem inúmeras oportunidades. Há pou co tempo, muito se falou sobre o Reconhecimento Facial para me lhorar o controle de acesso e esta ainda é uma questão um tanto polêmica porque envolve a LGPD e o tratamento de dados e imagens das pessoas. O que eu percebo é que cada vez mais a segurança ele trônica procura por soluções inteli gentes e embarcadas.

Uma tendência que observo são as câmeras corporais. Nós vemos um aumento significativo na ofer ta dessas soluções, principalmente porque as forças policiais e até mesmo outros setores, têm inves tido bastante para criarem soluções de gravação e controle mais amplos, capturando informações e imagens de diferentes ângulos.

Assim, de maneira resumida, eu entendo que as principais tendên cias em termos de imagem são: câ

• www.partnersales.com.br • 8 Entrevista Especial
Axis investe em soluções inteligentes e analíticas para ampliar as vendas dos canais e integradores na jornada digital
Por Virgínia Santos Glaucio Silva, gerente Nacional de Vendas da Axis

meras cada vez mais inteligentes e câmeras corporais que auxiliam no monitoramento de processos.

PS: O que a Axis tem feito para antecipar as inovações tecnológicas com soluções integradas inteligentes de (vídeo e áudio) em um setor tão competitivo como o de tecnologia?

GS: A Axis tem no seu DNA a tarefa de descomplicar a vida dos clientes. Por isso, tudo que o nosso time con segue fazer de forma integrada, que se comunique e entregue aos clien tes uma plataforma única de gestão, é uma prioridade para nós. Hoje, a nossa oferta passa pelo vídeo, que é o nosso core business, mas notamos que há setores que buscam soluções de segurança que tenham uma ca mada extra de proteção.

As soluções de áudio da Axis, por exemplo, possuem a tecno logia SIP embarcada, que permi te que o próprio cliente integre o dispositivo ao seu sistema lega do de comunicação.

PS: Quais são as novidades do portfólio da Axis que estão a caminho?

GS: Além do lançamento de novos modelos de câmera multisensor e com maior capacidade de armaze namento, a Axis investiu no cora ção dos nossos produtos, o chipset, que é um dos nossos diferenciais. Dentre as novidades que estamos trazendo, são câmeras com pro cessadores mais potentes, com melhor qualidade de imagem, mais capacidade de cibersegurança, me lhor performance noturna e mais integração com softwares analíti cos que podem realizar diferentes tarefas, como o reconhecimento de placas veiculares, a identificação de veículos ou pessoas indo na contra-

mão do fluxo, objetos abandona dos, cores de roupa para a busca de incidentes, contagem de pessoas, entre muitos outros recursos que puderam ser acrescentados graças ao novo e mais potente processador. Além disso, o nosso investimento nas soluções de áudio segue com muita força e o mercado encontrará novos dispositivos de áudio IP com designs distintos para diferentes aplicações. Ampliamos a nossa ofer ta de soluções complementares aos sistemas de segurança, como exem plo os radares de detecção, que ga nham mais mercado a cada dia.

PS: Compartilhe conosco sobre o novo setup da Axis, como funciona?

GS: Até 2021 a Axis era a responsá vel pela importação dos seus mate riais vindos da Suécia. Uma vez que estavam no Brasil, a empresa reali zava a entrega aos nossos distribui dores. No entanto, a logística nun ca foi o nosso core business. Assim, para que pudéssemos gerar ainda mais diferencial competitivo e res ponder rapidamente as demandas de mercado, reduzindo custos e gerando mais oportunidades para nossos parceiros e distribuidores, decidimos, desde fevereiro deste ano, deixar toda a parte de impor tação e gestão de inventário na mão dos nossos distribuidores, que são bem mais eficientes e especia lizados do que nós, nesta função. Em outras palavras, o nosso novo setup é feito pela estrutura da Axis nos Estados Unidos e os nossos dis tribuidores possuem esse acesso ao gigantesco inventário do mercado norte-americano.

PS: Qual o papel do canal para a operação da Axis?

GS: O canal é o coração da Axis. Sem os nossos parceiros e nossos

integradores nós não existiríamos, e é por isso que investimos tanto no programa de canal. São eles os res ponsáveis por abrir possibilidades para que a Axis chegue às distintas localidades de um país de dimen sões continentais, como o Brasil.

PS: Por falar nisso, há alguma atualização prevista para o programa de canais da empresa para trazer novos benefícios aos parceiros?

GS: Não prevemos atualizações, mas a continuidade de estratégias que têm se mostrado vitoriosas, como o investimento no Partner Marketing, que consiste em identi ficar parceiros com perfis mais ade quados para determinadas verticais e assim gerar leads, apoiando ações que gerem maior proximidade com grandes clientes no Brasil.

Nosso programa de canais é mun dialmente reconhecido pela transpa rência e simplicidade no tratamento das informações e estratégias com nossos parceiros de negócios.

PS: A Axis visa ampliar o número de canais e integradores no próximo ano, se sim qual o perfil de profissionais que vocês procuram?

GS: As portas da Axis sempre es tão abertas para receber parceiros que entendam como funciona uma proposta de valor. Estamos sempre dispostos a dialogar com empresas que tenham consciência de como sair de uma abordagem pautada no preço, para uma proposta de valor.

PS: Fale-nos do Axis Experience Center, onde fica e o que o canal vai encontrar de disruptivo neste espaço de experiência imersiva?

GS: O Axis Experience Center, localizado na Av. Paulista, em

• www.partnersales.com.br • 10 Entrevista Especial

São Paulo é um orgulho para nós e eu explico porque: existem determinados produtos no mer cado cuja compra se dá pelas es pecificações técnicas de um da tasheet, no entanto, no caso da Axis, nossas soluções estão rela cionadas à degustação e provas de conceito. Por isso, nada melhor do que investir em um espa ço com todas as nossas tecnolo gias em funcionamento e onde o cliente pode visitar e provocar o nosso time de engenharia que está lá para demonstrar as nos sas soluções conectadas.

PS: Como está a procura por soluções de segurança eletrônica no momento e quais são as ex pectativas para 2023?

GS: O mercado apresenta um alto nível de aquecimento que em toda a minha carreira na Axis eu nunca havia presenciado. A pandemia gerou algumas necessidades que até então estávamos pensando de maneira mais espaçada, como é o caso do setor de data centers. O home office fez com que prove dores investissem nessa vertical que é uma das mais complexas no quesito segurança, uma vez que exige uma proteção por camadas. Outro setor que está bastan te aquecido é o de logística. Com foco na experiência do comprador de varejo, que busca uma entrega rápida em casa, o setor logístico investiu muito em hubs de dis tribuição mais próximos de seus clientes. Estes ambientes exigem alta proteção, já que contam com mercadorias de diferentes valores e seu funcionamento é contínuo. Preciso lembrar também do seg mento portuário que, hoje, traz oportunidades em relação ao uso de tecnologias de segurança.

PS: Qual a posição da Axis como provedora inteligente de soluções de segurança eletrônica no mercado brasileiro?

GS: O que eu posso compartilhar é que a Axis é líder no mercado Enterprise, é a empresa número 1 para muitas corporações quan do pensam em um equipamento robusto com tecnologia avan çada, durabilidade, investimen to em cibersegurança e suporte técnico pré e pós-venda de alto nível para os clientes. Nós te mos muito orgulho em tomar as nossas decisões tendo o cliente como centro para tudo, desta forma, a experiência dos usu ários e de nossos parceiros é o alicerce para o sucesso contínuo da marca e manutenção de nossa posição de destaque no mercado.

PS: Qual a expectativa da Axis para os próximos 5 anos?

GS: O Brasil é um mercado-chave para nós. Ainda existem muitos clientes que usam as câmeras ape nas para obterem imagens e não para as funções analíticas, e é este exatamente o público que estamos abordando. Para os próximos 5 anos, buscaremos continuar bem -posicionados no mercado Enter prise e o nosso trabalho será educar ainda mais o setor de segurança eletrônica, principalmente a fa tia do segmento que ainda enxer ga câmeras apenas como solução para obtenção de imagem. E esta é uma oportunidade para nossos in tegradores e parceiros que devem apresentar uma postura consultiva como diferencial competitivo.

PS: Conte-nos sobre o PartnerSummit 2023, já existe uma data definida e quais temas serão abordados na principal

Glaucio Silva: As portas da Axis sempre estão abertas para receber parceiros que entendam como funciona uma proposta de valor

conferência da empresa para os parceiros?

GS: Não vou dar spoilers sobre o conteúdo, mas posso adiantar que este será o maior PartnerSummit de todos os tempos. Reuniremos toda a estrutura da América Latina e os principais parceiros de ne gócios para compartilhar nossas estratégias de curto, médio e longo prazo. Este será nosso primeiro grande evento presencial desde a pandemia. A data prevista é março de 2023 e não será no Brasil, levare mos nossos parceiros para um local diferente e para que se conectem com parceiros de outras regiões e que recebam, em primeira mão, nossas novidades.

PS: Por fim, qual a sua mensagem para os canais e integradores: GS: A minha primeira fala é de gra tidão. O sucesso da Axis passa 100% pelas mãos dos nossos integradores, que são a extensão do nosso escri tório, da nossa equipe. Continuem apoiando e interagindo com o nosso time, trazendo ideias e provocações. Eu tenho certeza de que a empresa segue forte e focada em colaborar para que o nosso parceiro siga a sua jornada de sucesso, o nosso cresci mento depende primeiro da expan são dos nossos integradores. Esperem de nós bastante investimento em educação, capacitação, compar tilhamento de estratégias, porque são vocês os responsáveis pela força da Axis no Brasil e no mundo.

• www.partnersales.com.br • 12 Entrevista Especial

Adistec visa aprimorar o papel de distribuidora de valor agregado no mercado nacional

Com presença em 17 países, a Adistec é uma das maiores distribuidoras de TI de valor agregado da América Latina. Com sede em Miami (EUA), a companhia atua com quatro áreas distintas de negócios –Distribuição, Educação, Serviços Profissionais e Nuvem.

A empresa mantém em seu portfólio parceiros estratégicos globais das principais marcas líderes focadas em soluções para infraestrutura de data center e segurança da informação, além disso possui uma ampla rede de revendas com cobertura nacio nal. Para conhecermos a estratégia da empresa, conversamos com José Roberto Rodrigues, country manager da Adistec:

por um momento importante de transformação, e por isso, precisamos estar atentos para ouvir e entender as reais necessidades dos nossos parceiros e fabrican tes. Acho que a palavra-chave é “aprender”.

PS: Como a expertise adquirida ao longo dos anos o auxilia em sua atuação na companhia?

JR: No mundo corporativo, você está exposto a uma grande quan tidade de informações e trocas de experiências infinitas. Antes de liderar a operação da Adistec no Brasil, acumulei passagens por multinacionais, onde enfrentei di versos desafios, além de conhecer e aprender muitas características ligadas ao mercado de TI. Todas essas experiências não só servi ram de base para evoluir o meu conhecimento e moldar o meu perfil profissional, como também trouxeram ideias e inovações que eu coloquei em prática ao liderar a operação da Adistec no Brasil anos depois.

PS: No final do ano passado, a previsão da Adistec era de crescimento no faturamento na ordem de 20%, esse objetivo foi atingido?

José Roberto Rodrigues: Pretendemos continuar nosso plano de expansão, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

PS: Como está a atuação da companhia?

PS: Com a aceleração da Transformação Digital, quais são as principais demandas e desafios na função de country manager da Adistec?

JR: Acredito que o grande desa fio sempre será entender o que o mercado espera de você. Como distribuidora de soluções de TI e segurança, trabalhamos com uma série de nichos e verticais que, por sua vez, nos trazem diferen tes tipos de demandas e projetos para atender. Estamos passando

JR: Sim, e apesar de todas as turbulências, o ano de 2021 foi extremamente positivo para a Adistec. Tivemos um crescimen to acima de 30% e estamos com grandes expectativas para man ter um crescimento agressivo. A área de Segurança de Dados foi a que mais se destacou em 2021, impulsionada pelo aumento dos ciberataques e da entrada em vi gor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que alavancaram o aumento na demanda por so luções de segurança e infraes trutura de ponta.

JR: O desempenho da compa nhia vem melhorando ano a ano e temos grandes expectativas, projetando um crescimento de 20% em vendas. Apostamos no nosso modelo de negócios, que é baseado no desenvolvi mento e geração de demanda, com foco em cross selling para promover uma oferta cada vez mais completa ao canal.

PS: Gostaria que expusesse sobre a aposta da Adistec no modelo consultivo de atendimento?

JR: Uma das nossas premissas é atuar próximo ao canal, ser sua aliada de ponta a ponta em seus projetos, desde a formulação da proposta à entrega do projeto e sua implementação. Oferecemos ao parceiro uma equipe qualifi cada, laboratórios para Demos e PoCs (Proof of Concept ou prova

• 14 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
www.partnersales.com.br

de conceito), e ainda o apoiamos com eventos de aproximação e o que mais o canal precisar, tudo isso deixando-o como responsá vel por todas as etapas do projeto, sempre com foco na geração de demanda baseada na solução e não no produto.

PS: Nos últimos meses, a companhia tem realizado vários acordos comerciais. Essa movimentação deve continuar em 2023, qual o perfil dos parceiros de negócios que procuram?

JR: Estamos sempre planejando a entrada de novas grandes fabri cantes em nosso portfólio com o objetivo de agregar valor às nos sas ofertas e potencializar nossa capacidade de distribuição, para que os canais tenham mais op ções de vendas, tanto de cross selling quanto no up selling.

PS: Como atender as demandas digitais dos clientes ávidos por inovações tecnológicas?

JR: A melhor forma de atender as demandas digitais dos clientes é inovar, pensar fora da caixa e bus car alternativas de negócios que muitas vezes o cliente ainda não sabia que precisava, até que seja apresentada para ele.

PS: Quais são os diferenciais da companhia em relação à sua concorrência e o que os canais precisam conhecer?

JR: A Adistec é reconhecida no mercado por ter um Centro de Treinamento Autorizado para capacitar profissionais de TI com uma grande variedade de cursos iniciais e avançados das maiores fabricantes do mercado. Disponi bilizamos laboratórios próprios, plataforma interativa para os cur sos online e/ou presenciais, a fim de tornar nossos parceiros cada

vez mais independentes. Além disso, ofertamos o programa de Canais, Adistec Elite Partner, en tre outros benefícios, que visam a capacitação do nosso canal para que ele possa aumentar o leque de oportunidades no mesmo cliente e sua capilaridade, com foco na rentabilidade.

PS: Quais são as expectativas da Adistec neste e nos próximos anos?

JR: Nosso trabalho é sempre suportar os canais na geração de demandas, de acordo com as suas reais necessidades e a região do país a qual atuam. Com um alto nível de especia lização e foco, a Adistec opera dessa maneira em toda a América Latina, e tem conseguido resultados expressivos com as mais diversas linhas de produtos. E esperamos nos próximos anos nos consolidarmos como uma das cinco maiores distri buidoras do Brasil.

PS: Qual o papel do canal para a operação da empresa?

JR: Os canais são a peça-chave do nosso negócio e a nossa missão é aprimorarmos a cada dia o nosso papel como distribuidora de va lor agregado. Diante disso, além de oferecer as melhores tecnolo gias e soluções do mercado de TI e segurança da informação, que remos convidar a todos que estão interessados em criar oportunida des de negócios que iniciem sua jornada conosco.

PS: De que modo o parceiro pode ganhar dinheiro ao trabalhar com a Adistec?

JR: Existem várias formas de nos sas revendas ganharem dinheiro com a Adistec, seja por meio da venda de nossos produtos ou

através de uma de nossas Unida des de Negócios: Educação, Cloud Solutions e Professional Services.

PS: Vocês pretendem aumentar a capilaridade, se sim, quais regiões são estratégicas para a operação?

JR: Atualmente, temos escritó rio localizado em São Paulo, que é responsável por atender os ca nais que atuam nas regiões Sul e Sudeste. Pretendemos continuar nosso plano de expansão, prin cipalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que já contam com o apoio de dois ge rentes de Canais, baseados em São Luís (MA) e Brasília (DF), oferecendo todo o suporte téc nico e comercial necessários para viabilizar novos projetos. Nosso principal desafio será apoiar as empresas locais na jornada de transformação digi tal que, inegavelmente, todas precisam passar.

PS: Quando pensamos na Adis tec, o que primeiramente deve vir a nossa mente?

JR: Uma distribuidora de valor agregado, que tem um amplo portfólio com as principais so luções do mercado, profissio nais especializados para supor tarem os negócios das nossas revendas, tempo de reposta e melhor rentabilidade.

PS: Qual o seu recado para os canais?

JR: Eu diria para os canais não focarem apenas no problema apresentado, mas sim nas am plas possibilidades de soluções que existem no mercado para inovar e continuar aprimoran do o atendimento. Cliente feliz é aquele que sempre tem com quem contar nas horas difíceis.

• www.partnersales.com.br • 16 Partner Point |
Entrevista
com os principais executivos do mercado

ZOOMtecnologia

visa atender as demandas dos clientes com soluções de ponta a ponta

Considerada uma integradora especializada em soluções inteligentes de armazenamento, conectividade e datacenter, a ZOOMtecnologia opera no mercado público e privado e tem diversos casos de sucesso. Enquanto holding, o seu ecossistema de negócios é composto pela fabricação de produtos de alta tecnologia, atuação em serviços profissionais em garantia e continuados, comércio eletrônico e NaaS. Entre suas alianças estão marcas de grande reconhecimento no mercado de TI como a Huawei, xFusion, Commvault e Zyxel.

A seguir a nossa entrevista com Nilton Júnior, presidente da ZOOMtecnologia:

PS: Fale-nos da sua carreira profissional, onde tudo começou e como a expertise adquirida ao longo dos anos o auxilia na ZOOMtecnologia?

NJ: Apesar de trabalhar desde muito jovem em diferentes ati vidades, considero que a minha carreira começou exatamente na ZOOMtecnologia como cofunda dor da empresa há dezoito anos. Foi uma jornada desafiadora, con tudo, por ter participado de todos os estágios de crescimento da em presa, me proporcionou o conhe cimento adequado para conduzir a organização em seu crescimen to, que nos últimos cinco anos foi de mais de 1.600%.

PS: Qual análise você faz deste período na atuação da empresa?

NJ:  De que é necessário ter flexi bilidade sem perder o foco. Os ne gócios exigem cada vez mais aten ção aos detalhes e a necessidade dos parceiros para que o sucesso seja mútuo.

PS: Quais são os principais desafios que você considera relevantes para ampliar a presença da marca no país e qual a motivação para isso?

NJ:  Somos uma empresa genui namente brasileira  que entende o que as outras companhias en frentam no dia a dia. Acreditamos que fomentar conhecimento, tec nologia e inovação são pilares que enaltecem a nossa atuação. De fato, se abordarmos os desafios, não teríamos espaço suficiente para enumerá-los, assim, prefiro nos posicionar como arrojados e que ajustamos o percurso sempre que possível para seguirmos em frente. A nossa marca começa a desbravar novos caminhos e sei

Nilton Junior: Nossos parceiros são a extensão do nosso negócio

que futuramente iremos nos or gulhar deste direcionamento.

PS: Como fortalecer a marca ZOOMtecnologia no país?

NJ:  Temos grande representati vidade no mercado público com entregas de grandes projetos que nos deixam em destaque, e algumas iniciativas muito im portantes no segmento privado, que pela excelência e comprometimento, perpetuam conosco até hoje. Contudo, a estratégia é amplificar nossas boas práticas, através de parceiros, demons trando com resultados tangíveis, o quão somos eficientes e após, avançar em táticas de reconheci mento e crescimento.

PS: Quais são os planos e apostas da companhia para os próxi mos 5 anos no Brasil?

NJ:  Somos bastante otimistas. Através de análises já realizadas, identificamos boas oportunida des de evolução nos próximos anos em algumas verticais, e as sim, nos estruturamos para con quistar uma parcela desassistida

• www.partnersales.com.br • 18 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado

do mercado. Inauguramos uma operação fabril para Servidores e Mini PCs, e estamos ansiosos em dizer que o portfólio irá aumentar em breve. Outro ponto é que pla nejamos também realizar esfor ços para a América Latina.

PS: O que tem a compartilhar conosco em relação ao lança mento da ZOOMindustry - indústria de TI de alta tecnologia?

NJ:  Nós acreditamos em um mundo conectado em possibili dades, onde as empresas consigam através de alianças fortes, se permitirem à livre escolha de experimentarem novas marcas, de participarem de novas propos tas, e através de análises, deci direm em elevar o nível dos seus negócios. A nossa fábrica chama da ZOOMindustry, além do PPB (Processo Produtivo Básico) e das certificações ISO9001 e ISO14001, quase todos os dias recebe feed backs de clientes e canais que validam nossos produtos, e em especial com Servidores e Mini PCs. Isso é traduzido no desejo de simplificar a TI, de alterarem suas decisões e iniciarem sua jornada de compras conosco. Afinal, eles compreenderam o nosso concei to de ir além do hardware, com o foco de  atender as necessidades dos clientes do  início ao fim.

PS: Na sua opinião, como manter a empresa proativa diante de tantas mudanças no mercado de TI?

NJ: Estar sempre atento, adaptar-se, escutar tudo antes de qualquer opinião, e sobretudo, questionar se o que está sendo feito é a melhor forma. Estudar e prototipar cenários é parte do pacote. Por fim, valorizar aqueles

que estão sempre buscando ne gócios e melhoria.

PS: Como se destacar e atender as demandas dos clientes no mundo digital?

NJ: Não há como fugir do omni channel. Relutamos em adotá -lo por um tempo e verificamos que ele é uma realidade, então aprendemos que seria importante inseri-lo nas demais empresas do grupo, dentre elas: a ZOOMcloud (gerenciamento de ativos de rede em nuvem) e a ZOOMservicetech (serviços técnicos profissionais).

PS: Qual o papel do canal para a operação da companhia?

NJ:  Nossos parceiros são a exten são do nosso negócio, o verda deiro conceito de parceria. Juntos conseguimos atender os clientes de forma consistente. O principal diferencial é que nós conhecemos e já participamos de vários pro gramas de canal de outras fabri cantes, logo o ZOOMalliance foi constituído dentro desta premis sa de aprendizado anterior, tra zendo o real valor, o que realmente interessa aos parceiros, ou seja, uma fabricante ao seu lado para somar forças e atingir o resultado com aderência e eficiência.

PS: Conte-nos detalhadamente sobre o programa de canais ZOOMalliance, como funciona, há divisão de categoria, como o parceiro pode participar?

NJ:  O programa de canal ZOOMalliance é um dos pila res fundamentais da ZOOMindus try, pois ele é o apoio dado ao par ceiro para promover e entregar soluções de ponta a ponta com to tal segurança e tecnologia como fator competitivo. São quatro

Nilton Junior: Conhecimento, tecnologia e inovação são pilares que enaltecem a nossa atuação

níveis de categorias que impulsio nam o desempenho e conforme os resultados, itens são disponi bilizados, como: treinamentos, registro de oportunidade, página de geolocalização de parceiros, cashback, co-marketing, contato direto conosco, ou seja, apoio real para que os negócios aconteçam. Para conhecer e cadastrar-se, acesse: https://www.zoomindus try.com.br/seja-um-parceiro/

PS: Em relação a treinamentos e qualificação, o que a empresa tem realizado em prol do ecossistema?

NJ:  Na ZOOMtecnologia nossos vendedores, arquitetos, pré -vendas e técnicos são profis sionais amplamente certificados em várias fabricantes, pois em projetos ou grandes aquisições, precisamos da certeza de es tar com as melhores soluções. Com relação a ZOOMindustry, criamos treinamentos técnico -comerciais para difundir nossos produtos e em breve, serão dis ponibilizadas certificações téc nicas para servidores.

PS: Qual a sua mensagem para os canais?

NJ:  Tome uma boa decisão hoje. Diversifique sua propos ta de valor! Amplie seus negó cios conosco.

• www.partnersales.com.br • 20
Point
Partner
|
Entrevista com os principais executivos do mercado

Ricoh e Ativa Distribuição selam

parceria

estratégica para atender a região Nordeste

Recentemente a Ricoh, empresa global especializada em solu ções de impressão e a Ativa Dis tribuição, distribuidora de equipamentos e serviços digitais, anunciaram acordo comercial que visa expandir os negócios na região Nordeste. A seguir confira o nosso bate-papo com Giancarlo Ghirotti CEO da Ricoh e Mauro Parro, CEO da Ativa

PS: Que balanço vocês fazem dos desafios enfrentados pelas compa nhias com o aumento das demandas digitais dos clientes?

GG: A Ricoh vem investindo há muito tempo em transformar as multifun cionais em portais digitais, nossas so luções têm tecnologias inovadoras e apps embarcados.

MP:  A Ativa busca sempre estar ali nhada com as novidades que possam atender as demandas digitais e visa mos prestar um serviço de vanguarda e de valor aos canais, fazendo que eles estejam à frente de seus concorrentes.

PS: Por que a Ricoh definiu a Ativa Distribuição para ser sua parceira de negócios na região Nordeste?

GG:  A Ricoh é uma companhia que respeita muito as relações de lon go prazo. Consultamos nossas atu ais distribuidoras, como é o caso da Ativa, e oferecemos à elas esta oportunidade de trabalhar na região Nordeste, acompanhada, claro, dos desafios que viriam junto com a ofer ta.Entendemos que reforçar quem já é engajado com a marca e apostar nas

Giancarlo Ghirotti, da Ricoh (esq.): Queremos ser, cada vez mais, uma companhia de serviços digitais

Mauro Parro, da Ativa Distribuição (dir,): O recente acordo comercial visa atender as demanda do mercado B2B na Região Nordeste

relações sólidas é o melhor caminho para atender ao cliente final Ricoh, em todos os estados do Nordeste.

PS: Quais os desdobramentos esperados pelas empresas com o acordo comercial?

GG: O principal objetivo é atender da melhor forma os nossos canais na re gião. Muitos estavam com dificulda des para comprar produtos e serviços da nossa marca e outros recebiam a oferta de maneira limitada.

MP: A Ativa é uma distribuidora Ri coh nacional, atuamos em todo o Brasil. O recente acordo comercial vem com o propósito de atender as demandas recorrentes do mercado B2B na Região Nordeste. Deman das como: inventário local, entregas rápidas e com frete mais barato; re presentantes locais, que estarão em campo, junto aos clientes, entenden do e atendendo suas solicitações.

PS: Qual o potencial de negócios da região Nordeste para a Ricoh. Podemos definir como uma região estratégica para a operação?

GG:  Sim, definitivamente. A região tem características únicas para a Ri coh. Além disso, é uma região com potencial de crescimento incrível para

nossas soluções digitais, temos muita expectativa no desenvolvimento dos novos negócios tanto em artes gráficas quanto em imagem, todos adaptados a uma das indústrias mais importantes da região, que é a do turismo.

PS: Quais os produtos da Ricoh se rão disponibilizados pela Ativa na região?

GG:  A Ativa levará para o Nordeste toda a linha de produtos e soluções Ricoh. Temos um portfólio bastante amplo, com mais de 100 produtos e soluções divididas em 3 grandes pila res: Equipa, Conecta e Libera.

As soluções  da estrutura Equipa vão desde as tradicionais impresso ras Ricoh, passando por notebooks e desktops, servidores, impressoras térmicas, celulares, etc.

Em Conecta, ofertamos todas as tec nologias para permitir a melhor ex periência em comunicação: vão desde os projetores, câmeras e telas intera tivas até a reengenharia completa de uma sala de reunião ou conferência.

Por fim, dentro do pilar Libera estão todas as soluções de transformação digital que facilitarão o dia a dia de nossos clientes finais.  Um exemplo é

• www.partnersales.com.br • 22 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado

a automatização de fluxos de proces sos e digitalização.

PS: Fale-nos do centro de estocagem da Ativa Distribuição na região, onde está localizado e quais as vantagens desta movimentação?

MP:  O Centro de Distribuição da Ativa do Nordeste está localizado no município de Jaboatão dos Gua rarapes, no Estado do Pernambuco. Sua localização é estratégica, pois a cidade é um hub regional, próximo a inventários de grandes empresas, de fácil acesso a entrega e retirada de mercadorias e bastante desenvolvi da em termos de logística.

PS: O que as companhias oferecem de diferenciais hoje que agregam valor de verdade aos clientes?

GG: Falando no consumidor final, su porte à transformação digital. Como empresa global, nosso objetivo é trazer ao Brasil e, especialmente ao Nordeste as melhores práticas mundiais, garan tindo que nossos clientes tenham a me lhor tecnologia e suporte a processos.

MP:  Pensando no canal, a Ativa es tará junto aos parceiros em todas as fases do processo de vendas.

PS: De que modo o parceiro pode ga nhar dinheiro na venda de soluções e produtos da Ricoh?

GG: A Ricoh acredita fielmente que as melhores vendas são as recorrentes. Não apostamos em apenas uma tran sação comercial,  e sim em sequência.

PS: A companhia trabalha com a modalidade AS a Service? Se sim, quais produtos e soluções da empresa são ofertados como serviço?

GG: A Ricoh é bastante flexível em seu modelo de negócio. Todas as nossas soluções podem ser comer cializadas da maneira que melhor convenha ao nosso cliente final. Se o cliente quer fazer CAPEX, quer inves tir em aquisição, queremos ter a me lhor oferta de venda; se o cliente quer serviço, teremos a melhor entrega de serviços e, se finalmente o cliente

quiser financiamento externo, temos como parceiros as melhores institui ções financeiras.

PS: Haverá algum tipo de treinamento para o canal das soluções que serão ofertadas com a parceria da Ricoh com a Ativa Distribuição? Se sim como será a qualificação: presencial, online ou híbrida?

GG:  Híbrida. Entendemos que este é o novo normal e adaptamos nossas capacitações para este modelo. Temos um centro de capacitação em São Pau lo, dentro de uma escola do SENAI, que dispõe de infraestrutura e tecnologia que permite entregar com qualidade, treinamento presencial e digital.

PS: Como preparar o canal para as novas demandas digitais dos clientes?

GG: Capacitação. Não há outra for ma. Além disso, dentro do nosso mo delo de treinamento, incluímos ofer tas com descontos bastante atrativos para os canais que queiram usar nos sas ferramentas em suas empresas.

MP: A Ativa em parceria com a Ricoh vai capacitar os seus canais com trei namentos sobre produtos e soluções tecnológicas.

PS: Qual a visão da empresa sobre sustentabilidade? Como fazer com que a tecnologia esteja a favor do meio ambiente?

GG:  Com certeza a tecnologia pode e deve estar a favor do meio am biente. A Ricoh escolheu oito dos 17 pilares dos Objetivos de Desen volvimento Sustentável, os ODSs da ONU, para trabalhar de maneira mais intensa. Em Meio Ambiente, a Ricoh quer zerar, em todas as suas operações no mundo, a emissão de carbono na atmosfera até 2050. Para atingir esta meta nos próximos 28 anos, uma das ações que a Ricoh promove é monitorar, em todas as suas subsidiárias, a emissão de gases de efeito estufa.

PS: Qual a principal expectativa das empresas para este e os próximos anos?

GG:  Queremos ser, cada vez mais, uma companhia de serviços digitais que entrega aos clientes todas as so luções que eles precisam, integrando inclusive outras marcas e produtos. Como exemplo disso, a Ricoh adqui riu a Docuware e está em processo de compra da parte de scanners da Fujitsu. Além disso, temos parcerias globais com IBM, Lenovo, Dell, Logi tech,  Microsoft, entre outras gran des marcas.

MP:  A expectativa da Ativa é desen volver uma rede de canais que possam proporcionar para os usuários finais soluções em serviços digitais e assim ter novas oportunidades no setor.

PS: O que tem a nos dizer sobre a receptividade da parceria nos recentes eventos realizados nas cida des de Salvador, Fortaleza e Recife?

GG:  A recepção foi incrível, nas três cidades. Preparamos eventos para meio período do dia e saímos com a sensação de que foi pouco. Ficamos surpreendidos com a quantidade de presentes, centenas de pessoas no total, representando perto de 100 revendas de todo o Nordeste. Até em função da pandemia,  há um bom tempo não fazíamos eventos nestas localidades e este evento nos deixou com a certeza que deveremos repetir com mais frequência.

PS: Qual a sua mensagem para os parceiros?

GG:  Queremos ser a melhor marca para sua empresa. Oferecemos os produtos mais robustos e o melhor suporte no pós-vendas. Temos o portfólio mais completo e um pro cesso de capacitação integral: para vendas e temas técnicos. A Ricoh quer crescer no Brasil e no Nordes te mais de 50% nos próximos 3 anos em volume. Enfim, estou seguro em dizer que somos o melhor parceiro para seu negócio.

• 24 Partner Point |
www.partnersales.com.br
Entrevista com os principais executivos do mercado

Principais distribuidoras de tecnologia para o canal de distribuição

Adistec www.adistec.com/br/ Agis www.agis.com.br

AGORA www.agoratelecom.com.br Alcateia www.alcateia.com.br

Aldo www.aldo.com.br

All Nations www.allnations.com.br

Allied Brasil www.alliedbrasil.com.br

Alphavale www.alphavale.com.br

Anixter www.anixter.com.br

Anmy www.anmy.com.br

Aplex www.aplex.com.br

Aplidigital www.aplidigital.com.br

Ativa www.ativadistribuicao.com.br

ATW Media www.atwmediacorp.com

Boxware Distribuidora De Software www.boxware.com.br

Bluevix www.bluevix.com.br Braile www.braileonline.com.br

Brazil Market www.brazilmkt.com.br

Brazil PC www.brazilpc.com.br brConference www.brconference.com CLM www.clm.com.br

Cogra www.cogra.com.br Comesp www.comesp.com.br

Compex Tecnologia www.compextec.com.br

Controle Net Tecnologia www.controle.net

Deltacable www.deltacable.com.br

Dicomp www.dicomp.com.br Districomp www.districomp.com.br

Distrivisa www.distrivisa.com.br

DSL Informatica www.distribuidoradsl.com.br

DTEK www.dteckdistribuidora.com.br Dualcomp www.dualcomp.com.br

Esyworld www.esy.com.br

Evolusom www.evolusomma.com.br

Fagundez www.fagundez.com

Finnato Distribuirora www.finnato.com

Fujioka www.fujioka.com.br

Futura Technologia www.futuratechnologia.com.br

Gazin Ind. e Com. De Móveis e Eletro www.gazin.com.br

Gibson www.gibsonnet.com.br

GMI Distribuidora www.gmimportacao.com.br

Golden Distribuidora www.goldendistribuidora.com.br

Gomaq www.gomaq.com.br

H2i www.h2i.com.br

Handytech www.handytech.com.br

Hayamax www.hayamax.com.br

Houter www.houter.com.br Ibyte www.ibyte.com.br

Idata Distribuidora www.idatadistribuidora.com.br

Info CHD www.infochd.com.br

Info CWB www.infocwb.com.br

Inforshop www.inforshop.com.br

Ingram Micro Brasil www.ingrammicro.com.br

Karimex www.karimex.com.br

Kernel www.kernel.com.br

www.partnersales.com.br

F | G | H | I | J A | B | C | D | E
• 26 Guia de Distribuição

Life Shining Tecnologia www.lifeshining.com.br

M3Corp www.m3corp.com.br Martins www.martins.com.br

Mazer www.mazer.com.br Microdigi www.microdigi.com.br

Minascopy www.minascopy.com.br

Mobimax www.mobimax.com.br

Multiport Telecom www.multiport.com.br

Myatech Distribuidora www.myatech.com.br

N1 Telecom www.n1telecom.com.br

N3 Computadores www.n3computadores.com.br Nagem www.nagem.com.br NC Games www.ncgames.com.br

Netplus Teleinformática www.netplus.com.br Network1 www.network1.com.br

New Face www.newfaceinfo.com.br

Nova Distribuição www.novadistribuicao.inf.br

Nova Opição www.novaopicao.com.br

Oderço www.oderco.com.br

Officer Distribuidora www.officer.com.br

Olibras Telecomunicações www.olibras.com.br

On Distribuidora www.ondistribuidora.com.br

Pars Distribuidora www.pars.com.br

Pauta www.pauta.com.br

Pense Informática www.penseprint.com.br

Phonoway www.phonoway.com.br

Port www.portinfo.com.br

Prime Interway www.primeinterway.com.br

Primex Distribuidora www.primexdistribuidora.com.br

Protagon www.protagon.com.br

PSI Tecnologia www.psitecnologia.com.br

R1 Distribuidora www.r1distribuidora.com.br

RB Distribuição www.rbdistribuicao.com.br

Rcell www.rcell.com.br

Rede GLM Informática www.redeglm.com.br

Reval www.reval.com.br

Rico Peças www.ricopecas.com.br

RO7 www.ro7.com.br

Romero Atacadista www.romeroatacadista.com.br

Route 66 www.route66.com.br

S4N Secure For Netork www.s4n.com.br

Saldit Software www.licenciamentodesoftware.com.br

Scansource CDC Brasil www.cdcbrasil.com.br Secon www.secon.com.br

Set Computadores www.setcomputadores.com.br SigmaOne www.sigmaone.com.br SND www.snd.com.br

Society Info Distribuidora www.societyinfo.com.br

Softronic www.softronic.com.br Stock www.stock.com.br

Stock Distribuidora www.stockgrupo.com.br

TD SYNNEX www.la.synnex.com Unentel www.unentel.com.br Unicoba www.unicoba.com.br

Union Sistemas de Energia Ltda. www.unionsistemas.com.br

Velans www.velans.com.br WDC Networks www.wdcnet.com.br

Winco Sistemas www.winco.com.br Yakao www.yakao.com.br

www.partnersales.com.br

K | L | M | N | O V
| X | Y | W | Z
Guia de Distribuição
Q
P |
| R | S | T | U

HP Inc. apresenta Metal Jet S100, solução para produção em massa na indústria 3D

A HP Inc. anuncia a chegada da Metal Jet S100, solução de im pressão digital para peças 3D.

Para a companhia, a solução vai transformar a indústria e con tribuir para que a metalurgia 3D atinja a escala de produção em massa. “Estamos testemunhan do setores inteiros, da indústria aos bens de consumo, da saú de aos automotivos, buscando transformar digitalmente seus processos de manufatura e suas cadeias de suprimentos”, afir ma Didier Deltort, presidente da divisão de Personalização e Im pressão 3D da HP.

O executivo acrescenta que a HP tem se tornado uma par ceira de confiança dos grandes players ao trazer para o mercado de impressão soluções disruptivas. “A introdução de

nossa nova solução comer cial Metal Jet, acompanhada da colaboração com líderes de mercado como a Schneider Electric, está traçando o cami nho para uma indústria mais sustentável, confiável e efi ciente”, compartilha.

Vale destacar que a solução Metal Jet S100 proporciona capacidade de produção in dustrial, fluxo de trabalho in tegrado, opções de assinatura e serviços – um nível de van tagens técnicas e empresariais sem precedentes para os clientes, ajudando a alcançar suas metas de transformação dos negócios. Além disso, permite que as unidades de produção se desloquem por quatro estações diferentes, de forma que os usu ários possam executar a produ ção continuamente e em escala.

Há mais de uma década, a WBR, uma companhia do Gru po E-Crown, visa ampliar os negócios dos clientes com so luções de full-commerce, que nada mais é do que a terceiri zação de todas as etapas do e-commerce de uma empresa. “Começamos nossas operações em 2008, com o objetivo de trazer ao mercado soluções modernas e di nâmicas no processo de pós-ven das, transformando a experiência do consumidor após a sua compra, visando sua fidelização para as fu turas aquisições”, relata Eduardo Silva, CEO do Grupo E-Crown.

Silva destaca que a WBR, além de ser uma companhia especializada no processo de pós-venda tem expertise na troca das garantias dos produtos. “A E-crown por sua vez

cuida da gestão online de sites como Logitech Store, NVIDIA Sto re, Cisco Store, entre outros”, diz.

Vale frisar que a companhia dispo nibiliza serviços de integração com os correios e outras operadoras, coleta de produtos em domicílio, logística reversa simultânea, ar mazenamento de produtos e peças para troca, processo de check-list para autorização do RMA, monta gem de kits, além da customização de produtos e recondicionamento. “A WBR realiza de modo ágil a gestão dos produtos, desde a armaze nagem até a efetiva entrega para o cliente, oferecendo uma platafor ma individual para cada compra dor”, conclui Silva, acrescentando que as plataformas utilizadas pela WBR são: Magento, VTEX, Shopify, SalesForce e Nopcommerce.

WBR oferta soluções inovadoras no processo do pós-venda gerando valor ao cliente
• www.partnersales.com.br • 28 Mercado

Vale destacar que a tecnologia as-a-service oferece vantagem significativa para o cliente. As novas opções de infraestrutu ra incluem soluções de nuvem híbrida e backup, entregues em parceria com Veeam, Nutanix e Red Hat.

Entre as novidades estão o Lenovo TruScale Backup as a Ser vice com a Veeam que permite às corporações gerenciarem seus volumes de dados; a Nuvem Hí brida TruScale da Lenovo com Nutanix, hospedada na platafor ma ThinkAgile HX HCI da mar ca e a solução de nuvem híbrida que será executada no Red Hat OpenShift. A Nuvem Híbrida TruScale da Lenovo com a Red Hat fornecerá uma plataforma

Em outubro, a Microsoft realizou um evento com a imprensa, em sua sede, em São Paulo para anun ciar a expansão de sua infraes trutura de Dynamics 365 e Power Platform, no Brasil, além de co memorar os dois anos do lança mento do Microsoft Mais Brasil, plano abrangente que tem o obje tivo de contribuir para promover o crescimento social e econômico do país.

Na ocasião os participantes con feriram as novas funcionalida des do Dynamics 365, platafor ma de negócios inteligente, que dispõe de uma ferramenta de marketing (CRM) em tempo real com o intuito de possibilitar a construção de jornadas focadas no cliente, baseadas em dados e Inteligência Artificial e a dispo

de container Kubernetes cor porativa, hospedada nas tec nologias hiperconvergentes T hinkAgile e ThinkSystem. “O Lenovo TruScale incorpo ra a visão e a transformação da empresa para atender à crescente demanda por novos serviços de TI, caracterizados pela interconectividade de dispositivos, borda, nuvem, rede e inteligência artificial em uma nova era de trabalho flexível e nuvem híbrida. Do bolso ao data center – e muito mais – o TruScale ofere ce os dispositivos, infraestrutura, serviços e soluções que os clientes necessitam com a simplicidade de um modelo de consumo escalá vel”, conclui Dale Aultman, VP e gerente geral do Lenovo So lutions and Services Group.

nibilidade do módulo de aten dimento Omnichannel dentro do Dynamics 365 Customer Service. “Estamos ampliando a disponibilização dos nossos serviços no Brasil, pois nossos clientes no país têm adotado tecnologias para suportar o crescimento de seus negócios, gerando uma demanda maior por infraestrutura local. Hoje, o diferencial está no atendimento personalizado, seja no ambiente físico ou digital. Essas novas funcionalidades permitirão que empresas possam utilizar o potencial dos dados para aprimo rar a experiência do consumidor e ter um atendimento focado no que ele realmente necessi ta”, conta Marcondes Farias, di retor de produtos de Dynamics e Power Platform na Microsoft.

Marcondes Farias: Hoje, o diferencial está no atendimento personalizado, seja no ambiente físico ou digital

A Lenovo anuncia aprimoramentos ao seu portfólio TruScale que traz as soluções da marca como um serviço.
Microsoft anuncia a expansão de sua infraestrutura de Dynamics 365 e Power Platform, no Brasil, durante evento, em sua sede, em São Paulo
• www.partnersales.com.br • 30 Mercado

Dell Technologies expande portfólio

infraestrutura e plataforma do software Project Frontier

A Dell Technologies acaba de am pliar suas ofertas de soluções para edge computing com o Project Frontier, que oferecerá uma pla taforma de software de operações na borda, integrada ao portfólio de infraestrutura de computação da companhia. Com isso, os clien tes terão capacidade de gerenciar e orquestrar com segurança apli cativos e infraestrutura.

As complexidades das operações na borda, sejam em locais de chão de fábrica e lojas de varejo como em turbinas eólicas remotas, es tão crescendo conforme mais or ganizações desejam gerenciar e proteger dados na origem, mas possuem suporte de TI limitado para fazer isso. De acordo com pesquisa IDC de 2022, 42% das

Delfia inaugura Centro de Distribuição em São Paulo para atender as demandas digitais dos clientes

A Delfia, empresa especializada em curadoria de jornadas digitais, anuncia o início das operações de seu Centro de Distribuição (CD) em São Paulo. “Escolhemos inaugurar um CD aqui porque o Brasil é o país da América Latina que mais investe em tecnologia, seguido pelo México e Colômbia. Contamos com um estoque de equipamentos completos e pe ças de reposição. Temos também uma área específica onde os pro fissionais treinados e certifica dos nas principais tecnologias do mercado configuram e testam, de forma antecipada, as soluções escolhidas pelos clientes”, ressal ta Paulo Alonso, Chief Operation Office (COO) da Delfia.

Alonso destaca que o time de canais da Delfia é formado por

empresas dizem que o aspecto mais desafiador das implantações na nuvem é unir toda uma solu ção na borda. Com a quantidade de dados gerados crescendo nove vezes anualmente, e com expec tativa de alcançar 221 exabytes em 2026, as organizações precisam de uma maneira simples e efetiva de gerenciarem e orquestrarem o ecossistema diverso de tecno logias na borda. “Estamos vendo um crescimento exponencial nos aplicativos em execução na bor da, tornando-a próxima a frontei ra da transformação de negócios, onde dispositivos, infraestrutura e dados se unem para oferecer in sights em tempo real e em esca la,” ressalta Gil Shneorson, vice -presidente sênior de soluções na borda da Dell Technologies.

profissionais que possuem cer tificações em disciplinas como observabilidade, cibersegurança e desenvolvimento de software.

Questionado sobre os planos para o próximo ano, o COO, destaca que a Delfia priori zou em 2022, estruturar seu ecossistema de parceiros para atender os clientes. “Neste ano, priorizamos os departamentos de qualidade, automação e in tegração, pós-venda e control ler. Nosso próximo passo é lan çar a Universidade Corporativa. Esse programa receberá, até 2025, investimentos na ordem de R$ 6 milhões de reais. Que remos nos firmar no mercado e ampliar a nossa oferta de Ser viços, para isso investimos nas certificações”, conclui Alonso.

Paulo Alonso: Queremos nos firmar no mercado e ampliar a nossa oferta de Serviços

de borda com
• www.partnersales.com.br • 32 Mercado

TD SYNNEX firma parceria com a Qlik,

empresa especializada em integração e análise de dados

A TD SYNNEX, distribuidora global e agregadora de soluções para o ecossistema de TI, acaba de anun ciar acordo comercial com a Qlik, multinacional referência em inte gração e análise de dados.

Vale destacar que as soluções da Qlik fornecem às empresas infor mações atualizadas e projetadas para a operação de empresas de di versos portes e áreas de atuação.

Para André Tácito, diretor da Unida de Comercial da TD SYNNEX, a en trada da Qlik no portfólio da com panhia amplia o leque de soluções de real valor agregado. “As solu ções da Qlik combinam os poderes da análise e da tomada de decisão em tempo real de um modo extre mamente acessível, automatizado, com segurança e escalabilidade,

EsyWorld

recebe Prêmio de Melhor Distribuidora Global do Ano da Kaspersky

Recentemente, a EsyWorld, uma das empresas pioneiras na distri buição de soluções para segurança e gerenciamento de risco em Tecno logia da Informação, conquistou a premiação de Melhor Distribuidora Global do Ano da Kaspersky durante a Conferência Global de Parceiros da marca que foi realizada, em Istam bul, na Turquia.

Vale frisar que a empresa tem um modelo de negócio baseado em valor agregado que traz inúmeros benefícios para os parceiros, sejam fabricantes ou canais. “Para nós, o canal tem que ter a preocupação voltada 100% em vender e se capa citar, o resto nós ajudamos a plane jar, executar e a realizar bons negócios”, compartilha Rosely Hanoch, diretora de Marketing e Recursos

tudo isso aliado a uma excelente relação custo-benefício”, conta.

Eduardo Kfouri, vice-presidente da Qlik para a América Latina acrescenta que a parceria com a TD SYNNEX permite ampliar a capilaridade das soluções da Qlik no país. “Trata-se de uma grande conquista para um mercado com as características e dimensões do Brasil, que nos aproxima de um ecossistema de revendas qualificadas e com potencial para levar todos os benefícios presentes em nossas ferramentas a seus clientes finais”, pontua o executivo, acrescentando que as soluções da Qlik possibilitam a agilidade para a tomada de decisões, que é acom panhada por redução de riscos, automação de tarefas e expressivo aumento da confiabilidade.

Humanos da EsyWorld.

Rosely reforça que o mercado de cibersegurança tem se mantido em evolução nos últimos anos. “A cada prêmio que recebemos ao longo dessa parceria de 20 anos, nos tor namos ainda mais gratos”.

Para Rogério Moraes, CEO da EsyWorld, este ano está sendo de muitas vitórias e comemorações. “Estamos completando 22 anos de existência, 20 de parceria com a Kaspersky e tantas outras conquistas e mudanças que estão por vir, mas que são surpresas ainda. Só temos a agradecer a cada membro da família EsyWorld e as revendas, que estão conosco desde o começo e que fazem a roda girar. Esse prêmio é de todos vocês. É nosso” finaliza o executivo.

Rogério Moraes: Só temos a agradecer a cada membro da família EsyWorld e as revendas, que estão conosco desde o começo

• www.partnersales.com.br • 34 Distribuição

SND prepara o parceiro em sua jornada de vendas com a Universidade SND

Acaba de iniciar suas operações no Bra sil a distribuidora FastWare, que como o próprio nome diz é especializada no atendimento simples, rápido e eficien te das revendas e integradoras.

Focada 100% na marca Zyxel, a com panhia visa revolucionar o mercado de distribuição no mundo hiperco nectado. “A Zyxel oferece uma opor tunidade ímpar de trabalho em um segmento que não está sendo bem explorado, o de conectividade. Com sua linha de firewall/UTM, voltada para o mercado SMB, a empresa cria excelentes oportunidades de negó cios para as revendas e integradoras abrindo espaço para a venda de so luções customizadas”, avalia Edson Bucci, sócio-diretor da FastWare.

Bucci acrescenta que a expectati

va da FastWare no Brasil é imensa, principalmente no segmento SMB. “Estamos falando de um mercado de mais de 8,5 milhões de pequenas e médias empresas, que trazem no vos leques de oportunidades para as empresas que investem no setor. O nosso escopo está nas linhas de Co nectividade, isso quer dizer que dis tribuímos Wi-fi, Switch e Nex-gen firewall da Zyxel”, compartilha.

Bucci conta que o principal objetivo da FastWare é se tornar a melhor distribuidora da Zyxel no Brasil. “Nascemos debaixo de uma filosofia “True Connection” que está em nosso logo, e não é por acaso. O nosso modelo de negócio é Ganha -Ganha de verdade... sem conver sa... sem promessa e nem compli cação”, conclui o executivo.

Edson Bucci: O nosso escopo está nas linhas de Conectividade, distribuímos Wi-fi, Switch e Nex-gen firewall da Zyxel

A SND Distribuição disponibiliza a Universidade SND que traz uma gama de cursos para os parceiros. “Iniciamos em 2016, e de lá para cá, a plataforma passou por vários up grades de melhorias. No ano pas sado, iniciamos com a proposta de EAD para apoiar o canal em sua jor nada de aprendizado”, conta Fábio Baltazar, diretor comercial da SND.

Baltazar pontua que o instituto amplia a visão de negócios e a jor nada técnica de especialização da revenda. “Os encontros têm dura ção média de 1h e apresentam te mas de conhecimento em cloud, enterprise, locação, produtos e soluções corporativas e mercado Educacional”, compartilha o exe cutivo, acrescentando que mais

de 34 mil pessoas foram treinadas pela universidade, com mais de 51 mil visualizações.

Questionado sobre os principais di ferenciais da plataforma, Baltazar elenca alguns pontos. “Nossos trei namentos são ministrados por re presentantes de grandes players do mercado em conjunto ao time de especialistas da SND. Oferecemos uma variedade de temas onde o ca nal participante pode montar a sua grade de aprendizagem, participar de provas e receber o certificado de conclusão dos cursos. Sempre tra balhamos em melhorias para trazer uma experiência mais completa ao parceiro. Nos últimos 6 anos, já fo ram realizados mais de 272 encon tros online”, diz.

Fábio Baltazar: Nossos treinamentos são ministrados por grandes players do mercado e especialistas da SND

35
FastWare, distribuidora focada 100% nos produtos da Zyxel, visa ampliar as vendas dos canais e das integradoras
• www.partnersales.com.br • Distribuição

Sovos acaba de lançar Programa de Parcerias e Alianças no Brasil

A Sovos, empresa especializa da em compliance fiscal e tributário, anuncia o Programa de Parcerias e Alianças no Brasil. O objetivo da iniciativa é criar um ecossistema consolidado com canais especializados em soluções de automação e inte ligência fiscal.

Com a plataforma, a companhia estima triplicar a quantidade de parceiros ativos no processo de comercialização, entrega de serviços e outsourcing através das soluções tributárias da em presa, aumentando em 49% a contribuição financeira da área de Parcerias e Alianças em seu ano fiscal vigente (que vai de julho de 2022 a junho de 2023). “Ao consolidar nossa rede de parceiros, buscamos equalizar conhecimento e alinhar valores e visões. Queremos que nossos

parceiros conheçam os dife renciais das nossas soluções”, diz Roberto Spuri, diretor de Parcerias e Alianças na Sovos Brasil.

O programa é dividido em três categorias: resellers (reven das), referrals (parceiros de implementação e geração de demanda) e grandes empresas de consultoria e tecnologia –, e engloba treinamentos, certi ficações e ferramentas de pro dução e distribuição de conte údo. “Estamos lançando um portal exclusivo, com várias ferramentas e informações relevantes para os canais re alizarem bons negócios. Cabe ressaltar que os conteúdos disponíveis podem, inclusi ve, serem personalizados com o logo do próprio parceiro”, acrescenta Spuri.

Nutanix atualiza o Programa de Parceiros Elevate e adiciona novos benefícios

A Nutanix anuncia a próxima era do Elevate, seu Programa Global de Parceiros, criado para auxiliar a jor nada de engajamento do parceiro.

A partir de agora, as revendas terão acesso a um amplo pacote de benefícios para auxiliar na expansão da receita. “A indústria de TI está mudando e se adequando à nova forma como os clientes querem ad quirir e consumir tecnologia. Com nossas atualizações do programa Elevate, abordamos muitas das ne cessidades dos parceiros durante todo o ciclo comercial - não apenas vendendo a tecnologia, mas permi tindo que eles adotem, executem e expandam seus negócios. O Pro grama apoia e recompensa os ca nais ao longo de toda essa jornada de negócios por meio de benefícios

e incentivos”, conta Christian Alvarez, vice-presidente sênior de Ven das Mundiais de Canais da Nutanix.

Vale pontuar que a Nutanix am pliou os benefícios da plataforma para incluir não apenas organiza ções parceiras, mas também ven dedores individuais e engenhei ros de sistemas com objetivo de conquistar novos clientes. O New Business Individual Incentive, por exemplo, recompensará os profis sionais que venderem soluções da marca para novos clientes.

Além disso, a companhia lançou um Canal de Incentivo à Rebates para o programa Elevate, construído para recompensar as revendas que con duzem negócios durante todo o ci clo de vendas de forma autônoma.

• www.partnersales.com.br • 36 Programas de Canais

Programas de Canais

NetApp apresenta o programa de parceiros Partner Sphere que será implementado no ano fiscal de 2024

A NetApp, empresa de software global, baseada em nuvem e cen trada em dados, vai lançar um novo programa de parceiros no ano fiscal de 2024 da NetApp (FY’ 24). O NetApp Partner Sphere é a evolução do Programa de Parcei ros Unificados da empresa.

O novo NetApp Partner Sphere será focado em soluções de nuvem e serviços e oferece treina mento e suporte robustos para auxiliar os parceiros a conquistarem participação no merca do, proporcionando reconheci mento e recompensas para os investimentos em competências e serviços. “A NetApp está com prometida em promover uma cultura que prioriza o parceiro, e a estratégia por trás desse novo programa que dá vida a esse

VMware oferta a plataforma Partner

A VMware disponibiliza para as re vendas a plataforma Partner Con nect. “É um programa aberto focado em fornecer benefícios progressivos conforme os canais atingirem suas competências técnicas e comerciais”, conta Rafael Camilo, diretor de Par cerias da VMware, acrescentando que a iniciativa reúne integradoras no modelo Solution Provider, parceiros de serviços gerenciados Cloud e os canais que prestam serviços de im plementação e consultoria.

Para participar é simples, basta se inscrever na plataforma Partner Con nect. “Há um nível de entrada cha mado Enrolled (inscrito). Nessa etapa inicial existem duas sub-categorias: Enrolled-New e Enrolled-Authorized.

Posteriormente, segmentamos os canais em três categorias: Partner,

compromisso. Com o NetApp Partner Sphere, estamos acele rando o crescimento e o sucesso do cliente em nosso ecossistema de parceiros, estendendo seu al cance para a nuvem e oferecen do mais oportunidades de negó cios com nosso portfólio líder do setor e modelos de consumo fle xíveis”, compartilha Francisco Torres-Brizuela, diretor de Canal de Iberia e Latam da NetApp.

Vale pontuar que o programa oferece níveis simplificados, fle xíveis e progressivos com cri térios claros que os parceiros podem seguir com objetivos de finidos. Os níveis do programa são Approved, Preferred, Presti ge e Prestige Plus – onde o canal é classificado com base em suas competências.

Advanced e Principal, de acordo com as certificações e engajamento co nosco”, compartilha o executivo.

Vale pontuar que o programa traz uma gama de vantagens. “Exis tem benefícios que incentivam o processo de pré-venda (por meio de provas de conceito e avaliações técnicas), que premiam o parceiro. Um benefício mais recente e mui to interessante é o chamado P2P – Partner to Partner onde o canal é recompensado por engajar uma outra integradora a trabalhar no modo SaaS”, conta Camilo.

O Programa Partner Connect está passando por um processo de atu alização e a expectativa é que em março de 2023, uma nova versão seja lançada.

Rafael Camilo: O VMware Partner Connect é um programa aberto focado em fornecer benefícios progressivos aos parceiros

37
Connect para preparar os canais na onda digital
• www.partnersales.com.br •

Com o objetivo de apresentar os desafios e oportunidades de vendas em 2023, o evento virtual da companhia reuniu as principais distribuidoras e revendas da América Latina

Recentemente, a Vertiv, forne cedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, promoveu o even to Latam Partner Summit 2022.

Com o mote “Ecossistemas com Propósito”, o congresso da Vertiv foi transmitido pela plataforma LinkedIn Live e convidou os diferentes players da indústria de data centers (operadores, distri buidoras e fabricantes) a traba lharem juntos de forma a alavan carem o crescimento econômico do setor na América Latina.

Na ocasião, os participantes ti veram acesso a mais de seis ho ras de conteúdo ininterrupto em três idiomas (português, inglês e

espanhol). “Foram apresentados sete painéis e duas conferências com a participação de pales trantes internacionais. O evento começou com o painel principal, “Crescimento dos Investimen tos no Mercado de Data Centers da América Latina e Oportuni dades de Negócios”, que contou com Giordano Albertazzi, Chief Operating Officer e presidente da Vertiv para as Américas, e Rafael Garrido, vice-presidente da Vertiv LATAM”, compartilhou Ana Siqueira, gerente de Distri buição da Vertiv Brasil.

Ana acrescentou que o congres so foi idealizado para que as dis tribuidoras e os parceiros que participam do Programa de Ca nais da marca pudessem debater as novas oportunidades de negó cios que surgiram e surgirão nos próximos anos baseadas nas no vas tecnologias. “O evento con tou com sessões exclusivas para o ecossistema, e conteúdo rele vante para os clientes finais. O Partner Summit deste ano visou empoderar os canais a alcança rem pelo menos um único pro pósito para 2023, em seu plano estratégico. Nós apresentamos nossos objetivos para 2023 para a geração de novos negócios como as novas tecnologias para fomentar as vendas. Mostramos como as alianças estratégicas são importantes para a Vertiv”, pontuou a executiva.

Vale reforçar que no LATAM Partner Summit, líderes do seg mento compartilharam suas análises sobre tópicos como o crescimento dos investimentos

no mercado regional de Data Centers, as tendências dos ne gócios para 2023, as novas tec nologias que apoiarão o de senvolvimento da indústria e a crescente necessidade dos data centers por operações sustentá veis. Além disso, foram forneci das ferramentas para reforçar as alianças com outros players e criar uma colaboração comer cial de sucesso.

Por fim, a executiva da Vertiv mandou uma mensagem aos canais brasileiros: “Queremos vê-los participando ativamen te deste momento da indús tria, queremos que o evento os deixem mais preparados para enfrentarem a Transformação Digital e tomarem as decisões mais assertivas para o impul sionamento dos negócios no próximo ano. Para nós da Ver tiv, como parte da cadeia global de evolução tecnológica, nosso propósito não é apenas ser uma provedora de soluções, mas estar alinhada com nossos ca nais, ajudando-os a crescerem em seus negócios, por meio de ferramentas e conhecimento, buscando o desenvolvimento constante, procurando sempre encontrar o melhor caminho e entregar o valor que os clientes procuram”, diz Ana.

Na conferência, a empresa rea lizou sua premiação anual para os parceiros, destacando suas realizações e o sucesso que tive ram no ano de 2022 em catego rias como E-commerce, Distri buidoras e Parceiros Diamond, Platinum, Gold e Silver.

Vertiv realizou o evento LATAM Partner Summit 2022 para apresentar seu plano estratégico para a indústria de data center
• www.partnersales.com.br • 38 Flash | Eventos em Destaque

Entre os dias 18 e 20 de outubro, mais de 30 mil participantes da Futurecom conferiram várias palestras importantes com destaque para a rede 5G que deve movimentar o mercado nos próximos anos

Considerado o maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, o Futurecom reuniu espe cialistas, canais, distribuidoras e fabricantes para analisar os novos negócios que devem surgir nos próximos anos.

Um dos principais temas do con gresso foi a implementação do 5G que vai além, segundo os especia listas, de uma mera evolução de padrão de internet. Trata-se de uma nova tecnologia de serviços móveis, que coloca em prática soluções que antes eram apenas imaginadas e desejadas e que deve movimentar o mercado nos próximos meses.

COMO O 5G VAI EXPANDIR OS NEGÓCIOS NAS VÁRIAS LOCALI DADES BRASILEIRAS

Ainda é cedo para saber a gama de novas oportunidades que vão sur gir com a nova rede, entretanto o 5G oferece velocidade de downlo ad e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla, sem falar nas conexões mais estáveis.

Para Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestru tura da Informa Markets, respon sável pelo Futurecom, com a rede 5G, os chamados “casos de uso” irão se multiplicar rapidamente no país. “Veremos muitas localidades de menor porte ganharem o acesso aos serviços 5G, fazendo uso, inclu sive, de serviços em nuvem, parte integrante da arquitetura das redes 5G”, pontuou o executivo.

PARTICIPAÇÕES RENOMADAS NO PRINCIPAL EVENTO DE TELE COM DA REGIÃO

Um ponto que chamou a atenção no congresso é o fato de que o 5G deve permitir a inclusão de comu nidades e equipamentos diversos, além de oferecer acesso à “econo mia digital” para muitos brasileiros.

Na conferência, os principais players do setor apresentaram no vidades e estratégias operacionais.

Com o tema “O futuro é aqui”, a Huawei participou da iniciativa e aproveitou a oportunidade para antecipar tendências e mostrar suas soluções para a indústria, comércio, serviço, residência, ins tituições e governos mais inteli gentes, digitais, conectados e am bientalmente sustentáveis.

Entre as soluções apresentadas es

tavam a tecnologia MIMO, que usa diversas antenas para transmitir e receber sinais sem fio, sem falar nos aparelhos de smartwatches Watch GT 3 e Watch FIT 2, a pul seira inteligente Band 7 e o fone de ouvido FreeBuds Pro 2, além dos roteadores WiFi AX2, WiFi AX2S, WiFi AX3 e o WiFi Mesh 3.

Na ocasião, Sun Baocheng, CEO da Huawei Brasil, ocupou o palco principal e relatou dados do mer cado e os pontos de vista da em presa sobre os impactos do 5G no país. “Este é o primeiro ano do 5G no Brasil e ele coincide com um momento de franca expansão da economia digital global. A Hua wei visa trabalhar com as opera doras e parceiros do ecossistema para contribuir com o desenvol vimento das aplicações do 5G no país”, disse em seu discurso.

A AGORA marcou presença com um estande com produtos de úl tima geração das marcas Huawei, Motorola, Hikvision e Assa Abloy, além disso, participou do painel sobre 5G e IoT no 2º dia de evento.

Rodolfo Wetterle Rodrigues, ge rente de soluções da AGORA, participou do debate “Nem tudo é 5G: a conectividade certa para a demanda certa – a maturidade do IoT chegou?”, e apontou os desa fios do setor em sua explanação. “Uma tecnologia só é realmente eficaz quando usada da maneira correta. Com tantas possibilidades de aplicações, é necessário saber se adaptar”, afirmou o executivo.

Ao longo do evento, os especia listas da companhia fizeram de monstrações de produtos que estão entre os mais avançados do

Futurecom retornou ao formato presencial, apresentando um rico debate sobre o impacto da transformação digital no mundo
• www.partnersales.com.br • 40 Flash | Eventos em Destaque

mercado de tecnologia, como as soluções de conectividade Wifi-6, switches campus e chassis, rotea dores, GPON, DWDM, storage da Huawei, os rádios inteligentes R7 e o ION, da Motorola, soluções da Assa Abloy como fechaduras ele tromecânicas, as câmeras Hikvi sion, etc.

Pela primeira vez na feira, a ABRA DISTI, Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da In formação, contou com um lounge próprio, compartilhado com duas das empresas associadas: SND e Ve lans. “Esta foi uma excelente opor tunidade de entender a proposta do evento, conhecer o público, os expositores e ampliar o networking da ABRADISTI num segmento que cresce de maneira muito expres siva. Para nós, os principais desta ques da feira ficaram por conta das soluções de IoT e IA, das aplicações de videoconferência e, evidente mente, do 5G apresentadas pelos grandes players”, ressaltou Maria no Gordinho, presidente-executivo da ABRADISTI.

Questionado sobre os temas mais importantes no congresso, Gordi nho ressaltou que criptomoedas, blockchain, fraude e segurança, digital banking, open banking, fintechs e mobile payments fo ram os principais tópicos. “Esse conjunto de tecnologias segura mente vão definir as novas formas de comportamento, tanto empre sarial quanto pessoal, e deverão mudar a maneira como vivemos no dia a dia”, compartilhou o pre sidente da ABRADISTI.

Thiago Menezes, Head da Divisão de Negócios Enterprise da SND, compartilhou que em sua pri

meira Futurecom, a SND divul gou sua estratégia de negócios para o mercado. “Optamos por apresentar nossa nova estrutura de Enterprise. Reunimos nossos times das divisões de negócios Cloud, Corporativo e Locação de Equipamentos, que estão inseri dos no contexto dos projetos Enterprise para interagirmos com nossos parceiros e fazermos net working”, contou o executivo.

Menezes acrescentou que a SND entrega soluções, produtos e ser viços por meio dos canais, além de disponibilizar soluções finan ceiras e o modelo de consumo de Device Como Serviço – DaaS, ofe recido pela FS Rental, que é uma empresa do Grupo SND. “Nosso objetivo foi mostrar a nossa expe riência em soluções de infraestru tura”, avaliou o responsável pela área de Enterprise da companhia.

A CommScope mostrou novas soluções para redes outdoor wire less, casa conectada e FTTH, além de palestras de seus especialistas sobre o futuro da conectividade no evento.

No estande da companhia, o público conheceu os ecossistemas de redes FTTX de última geração, com demonstrações de soluções mo dulares projetadas para acelerar e otimizar a implantação de redes de fibra óptica. “Os visitantes conferi ram no evento como aceleramos a implantação de serviços de vídeo com soluções de streamer Home Vista e elevamos a experiência do usuário com soluções PON para casa conectada, Fixed Wireless Access e DOCSIS”, destacou Jesus Barrios, gerente de engenharia de vendas da CommScope.

Já o lounge da Intel contou com um layout que permitiu reuni ões, interações e entretenimen to, além disso a empresa esteve presente em vários estandes de parceiros que possuem soluções, serviços ou produtos desenvolvi dos com a tecnologia Intel. “Para nós da Intel, é uma honra estar de volta na Futurecom e mos trar um pouco mais sobre como estamos criando um mundo de oportunidades para nossos co laboradores, empresas parceiras e clientes. Desde grandes apli cações complexas na nuvem até pequenos dispositivos nas bordas das redes, as soluções e serviços da Intel servem como alicerces da transformação digi tal das organizações em todo o mundo e estamos ansiosos em compartilhar isso com vocês”, contou Jayro Navarro Jr., diretor de Telecomunicações da Intel, completando que entre as novi dades estavam: o servidor espe cializado em RAN e Edge Com puting, com placa aceleradora de RAN Intel ACC100, processa dor Xeon SP de 3ª geração, pla cas de rede (NICs) série 800 e o Intel NUC 12 com processadores Core de 12ª geração.

Em síntese, a Futurecom mais uma vez se firmou como a princi pal vitrine dos principais players da região latina no segmento de Telecom, e trouxe números gran diosos na edição presencial. Fo ram 800 palestrantes, com mais de 200 horas de conteúdo e 250 marcas expositoras. Vale frisar que a edição 2023 já tem data prevista entre os dias 03 e 05 de outubro do próximo ano, os participantes conhecerão as novidades do mer cado que não para de crescer.

Flash | Eventos em Destaque 41 • www.partnersales.com.br •

Na conferência, a Lenovo apresentou seu estudo global de pesquisa multissetorial com 500 diretores de tecnologia (CTOs) que revelou que a TI tradicional continuará a evoluir para uma ‘Nova arquitetura de TI’, na qual os dispositivos dos clientes, a computação de borda, nuvem, rede e IA trabalharão juntas para fornecer soluções que impulsionarão a digitalização global.

Em outubro, a Lenovo realizou seu evento anual global de inovação, o Tech World, com o objetivo de compartilhar a sua visão em re lação a evolução da colaboração e da tecnologia para a vida das pessoas tanto nas aplicações do mundo real quanto no Metaverso.

Na ocasião, a companhia apresen tou novos conceitos, soluções e ino vações que definirão o modo como as pessoas trabalham, aprendem e se engajam no mundo digital. Além disso, a empresa anunciou a sua vi são para alcançar o zero-líquido nas emissões em prol do ambiente.

TECNOLOGIAS INOVADORAS QUE FIZERAM TODA A DIFERENÇA NO TECH WORLD ‘22

Durante o evento, o público con feriu tecnologias inovadoras, um dos pontos altos foi a primei ra exibição pública da prova de conceitos das telas roláveis para smartphones e laptops das mar cas Lenovo e Motorola.

Vale destacar que ao infundir a com putação à esse tipo de tela rolável, há maior ganho de produtividade, entretenimento e conectividade para os usuários, por se tratar de uma tela dinâmica, ajustável e maior, mas em dispositivos menores. “A tecnologia está transformando o nosso futu ro espaço de trabalho e convivência em uma combinação entre mundos virtuais e físicos, possibilitada pela potente nova infraestrutura de TI que é predominante, esperada e sob demanda. O poder da inovação não está apenas em digitalizar e tornar mais inteligentes todas as indústrias, mas também em ajudar a solucionar os maiores desafios da humanida de. Com esse propósito, a Lenovo está dobrando seus investimentos em P&D para usar a tecnologia mais inteligente para empoderar um mundo que muda rapidamente”, afirmou o presidente e CEO da Le novo, Yuanqing Yang, em seu dis curso de apresentação.

Outra novidade apresentada no Tech World ‘22 foi o aplicativo Freestyle que possibilita o contro le universal e a colaboração entre um tablet e um PC, permitindo que os usuários emparelhem e transformem perfeitamente seus tablets em uma segunda tela portátil para ampliar o espaço da área de trabalho ou uma tela tou chscreen wireless para o laptop.

Além disso, agora os smartpho nes Motorola Edge incluem o Ready For Platform, que estende

os recursos do smartphone para telas maiores e permite uma ex periência de desktop móvel, gamer semelhante ao do console, strea ming de conteúdo e vídeo chats.

A Lenovo também revelou so luções que utilizam a inteligên cia artificial como o Production Decision Engine, que utiliza IA e big data para solucionar os problemas da digitalização. Seu Supplier 360 identifica, analisa e mitiga os riscos da cadeia de suprimentos para ajudar a planejar os possíveis cenários existentes.

A COMPANHIA VISA ATINGIR O

ZERO-LÍQUIDO ATÉ 2050

A Lenovo compartilhou a sua vi são para atingir o zero-líquido nas emissões, e seu primeiro pas so rumo a essa visão com metas de redução das emissões no curto prazo – até 2030. A empresa está alinhando suas metas de redu ção das emissões com a iniciativa Science Based Targets no curto e no longo prazo para contribuir com as metas do Acordo de Paris.

Para concretizar a sua visão para atingir o zero-líquido, a Lenovo investe na fabricação consciente dos produtos com a redução da pegada de carbono.

Em síntese, o evento Tech World ‘22 coincidiu com a celebração global do Think30 da Lenovo onde a fabri cante aproveitou a oportunidade para homenagear os 30 anos de design e inovação de engenharia do ThinkPad e do ThinkSystem. Com base nesse legado, a empresa apre sentou o maior aprimoramento do portfólio corporativo da sua história com mais de 50 dispositivos, proje tado para acelerar a modernização global de TI com as novas Lenovo Infrastructure Solutions V3 e come morou os mais de 200 milhões de dispositivos ThinkPad vendidos.

Lenovo Tech World se destacou como um evento interativo e inteligente que apresentou temáticas pertinentes ao futuro do mundo digital
• www.partnersales.com.br • 42 Flash | Eventos em Destaque

Com uma plateia de aproximadamente 170 participantes, o evento foi marcado pelas novidades do mundo tecnológico para captar e fidelizar clientes na onda digital

Recentemente, a Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC) realizou, em São Paulo, no Hotel Renaissance, o Fórum de Canais, encontro de grandes lideranças com o objetivo de debater as me lhores ferramentas e estratégias para impulsionar os negócios no setor de automação comercial.

Vale destacar que fundada em se tembro de 1987, a associação foi inicialmente criada para repre sentar os interesses de fabrican tes e revendas de equipamentos para o setor de automação e com o passar dos anos se tornou uma entidade multissetorial, sem fins

lucrativos. Em 2015, a Associação teve sua denominação social al terada para Associação Brasileira de Automação para o Comércio.

MERCADO, INOVAÇÃO E META VERSO

No Fórum de Canais, Claudenir Andrade, diretor de software da AFRAC e diretor de tecnologia e marketing da ELGIN Bematech explicou como o metaverso pode ser aplicado no varejo para au mentar as vendas.

Com uma explicação bem perti nente da evolução industrial, o especialista dividiu sua palestra em três temas: mercado; inova ção e definição de metaverso.

Na ocasião, Andrade ressaltou a importância de todas as novas tecnologias para os negócios. “Não dá para ignorar as tecno logias que não têm a ver com o mercado de atuação, pois elas podem se tornar a sua corrente no futuro”, contou.

Para o executivo há algumas apostas que precisam ser consi deradas para tornar os negócios atrativos como: venda mobile, android no PDV, aceitação de pagamentos não formais (crip tomoedas, PIX entre outras), Omnichannel e pagamento hí brido que é o PDV online e offline. “Não há inovação de um dia para o outro, é preciso ter um olhar atento para as necessida des do cliente, escutar as recla mações, pois a partir delas é que será possível pensar em uma so lução e inovar. Ou seja, muitas vezes, ser incremental é o cami nho para chegar à inovação dis ruptiva”, contou Andrade.

Um dos pontos altos em sua apresentação foi o tema do momento o metaverso que não poderia ficar de fora da discussão. Com uma explica ção clara do que é o metaver so, um conceito de três tipos de realidade sendo elas: rea lidade aumentada; realidade misturada e realidade imersi va. Andrade fez uma análise técnica da tecnologia e pon tuou que cloud, 5G e poder de processamento, são tecnologias inovadoras para o futuro.

NFTS E MARKETING DIGITAL PARA VENDER MAIS

No fórum, os NFTs (tokens não fungíveis) foram destaque. Cria dos com blockchain – a mesma tecnologia usada em criptomoe das como Bitcoin e Ethereum –, os NFTs são considerados uma grande aposta do mercado por trazer benefícios para os clientes e os pontos de venda.

Já na apresentação referente ao Marketing Digital, os participan tes tiveram um overview inte ressante de como atrair clientes para vender mais.

Para concluir, além da discussão em torno do papel da inovação e das tecnologias disruptivas, os canais ficaram por dentro da importância da segurança jurídica, em meio às discussões do DI FAL - Diferencial de Alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), até que tenha uma decisão definitiva do Supremo Tribunal os analistas indicaram que é fundamental manter o recolhimento do DIFAL para evitar quaisquer transtor nos tributários no futuro.

AFRAC
promoveu Fórum de Canais para debater temas importantes como Marketing Digital e o potencial de negócios dos NFTs
Flash | Eventos em Destaque 43 • www.partnersales.com.br •

Especial de TREINAMENTO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O CONHECIMENTO É FATOR DECISIVO NA HORA DE VENDER PRODUTOS E SOLUÇÕES AOS CLIENTES

Por Virgínia Santos

Segundo o Gartner, tecnologias inovadoras como os Gêmeos Digitais (réplicas exatas de algo no mundo físico que podem melhorar ou fornecer feedback à versão da vida real) devem ampliar os negócios. Espera-se que o mercado de software e serviços de habilitação de Gêmeos Digitais atinja US$ 150 bilhões em todo o mundo até 2030, acima do resultado de US$ 9 bilhões registrados em 2022

• www.partnersales.com.br • Estratégias | Especial de Treinamento, Qualificação e Certificação 44

Com o debate do metaverso, que deve se consolidar ao longo dos anos como a principal rede de mun dos virtuais ao replicar a realidade e trazer uma nova dimensão para a vida, observamos que vivemos em um momento singular onde tudo o que existe no mundo real pode ser duplicado na versão digital e vice -versa. Temos exemplos que estão em voga como as cidades inteli gentes, carros autônomos, casas, escolas, lojas e até nós mesmos, com nossas roupagens de avatares que nada mais são do que a repre sentação de pessoas reais em um ambiente totalmente virtual.

É claro que tudo isso ainda parece muito distante do nosso dia a dia, mas engana-se quem pensa que o futuro tecnológico ainda não che

gou e que não é preciso conhecer a fundo as inovações emergentes que despontam a todo momento para fechar uma venda. É preciso ter em mente que os clientes estão cada vez mais antenados e tecnológicos, por falar nisso você, revenda, sabe quais são as engenharias contem porâneas que fomentarão os negó cios nos próximos anos?

Se a resposta é não, ou talvez, ou ficou na dúvida acho mais adequa do você rever os seus critérios, e correr contra o tempo antes que o seu concorrente conquiste o clien te que como todos nós sabemos é quem dita de fato as regras no que se refere as vendas.

Só para você ter uma ideia, nos próximos 5 anos, o Gartner reco menda que os líderes de vendas re conheçam, priorizem e respondam as novas tecnologias disruptivas que transformarão por completo o modelo de vendas do setor B2B. De acordo com a empresa especia lizada no segmento de TI, temas como Inteligência Artificial Gene rativa (IA), Gêmeos Digitais (Digi tal Twin), Realidade Aumentada/ Realidade Virtual (RA/RV), Machi ne Customers, Humanos-Digitais, Inteligência Artificial Emocional e Multimodalidade ganharão desta que na próxima década.

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DOS GRANDES PLAYERS PARA GERAR RECEITA AO PARCEIRO

Cada vez mais, fabricantes e distri buidoras têm investido em progra mas de treinamento, qualificação e certificação para preparar o ecos sistema de canais. Com o incre mento das tecnologias inovadoras, é essencial ter um amplo know how para identificar os avanços que já

estão entre nós e quais estão a ca minho. O setor de TI é dinâmico e cheio de particularidades, por isso ele requer profissionais dedicados, atualizados e atentos aos novos tempos. “Em nossos treinamentos, sempre reforçamos como é impor tante que os parceiros conheçam seus mercados e as necessidades de seus clientes no dia a dia para que se capacitem cada vez mais nas solu ções da Aruba que melhor atendam a demanda local, potencializando o aumento de receita. Buscamos sem pre apoiar o desenvolvimento dos canais com as soluções que já uti lizam, mas também expandir suas áreas de atuação com projetos adi cionais da Aruba, incluindo novas soluções e a oferta cada vez maior de NaaS ou rede como serviço, mo delo de consumo com impacto mui to positivo para os negócios”, ressal ta Artur Poyares, gerente de Canais da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise.

Fabio Noaldo, SPD & EPC’s (Solu tion Provider Diamond & Engine ering, Procurement and Construc tion) Manager da Vertiv, aponta que uma das estratégias da corporação é fazer com que a revenda conheça e se insira na plataforma de canais. “O Vertiv Partner Program propicia, para o canal, muitas oportunidades de vendas de serviços – de alto ní vel, responsáveis pela infraestrutu ra crítica e pela continuidade dos negócios da empresa usuária. Esse posicionamento da Vertiv contribui para que os parceiros sejam cada vez mais reconhecidos e valoriza dos pelo cliente. Além disso, é es sencial que os canais mantenham a equipe treinada e atualizada com as novidades tecnológicas no mer cado e se especializem em adquirir um perfil dinâmico de atendimento aos clientes”, conta o executivo.

Artur Poyares, da Aruba: É importante que os parceiros conheçam seus mercados e as necessidades de seus clientes
• www.partnersales.com.br • 46 Estratégias | Especial de Treinamento, Qualificação e Certificação
Alexandre Amaral, da AMD: A AMD faz um trabalho de capacitação em formato tailormade (feito sob medida)

Este também é o direcionamen to da Dell Technologies, o canal deve investir em capacitação para conquistar o cliente. “Os canais só serão bem sucedidos, se gerarem mais valor agregado perante seus concorrentes no mercado, é preciso ter uma visão de negócio expandi da, sem esse posicionamento, os canais não conseguirão posicionar tecnicamente o portfólio da Dell e automaticamente perdem a opor tunidade de serem vistos como Trusted Advisors. Vale dizer que os nossos parceiros têm a vantagem de ter em suas mãos um portfólio completo dentro do segmento de TI que consegue direcionar prati camente todas as demandas asso ciadas à transformação digital, mas tudo isso não adianta nada sem o entendimento do que é melhor para o negócio do cliente”, avalia Fabiano Ornelas, diretor de Canais da Dell Technologies.

Severino Sanches, CEO da AGORA, compartilha que como distribuido ra de valor agregado a companhia oferta aos parceiros todas as ferra mentas necessárias para adquirirem conhecimento com programas de treinamento específicos e certifi cações. “Em conjunto com a Hua wei, a cada trimestre incluímos em nosso calendário quatro eventos de certificações, um deles com foco em vendas, para que o canal tenha uma melhor atuação comercial. Dessa forma, buscamos instruir os parceiros sobre o portfólio de pro dutos e serviços, suas aplicações e vantagens, fornecendo todo o apoio necessário no que tange ao conheci mento do portfólio. São desenvol vidos e realizados periodicamente pela gerência de produtos, webinars, onde são abordados os conteúdos de Vendas e Pré-Vendas das fabricantes”, ressalta o executivo.

A TS Shara investe continuamente em um programa dinâmico de ca pacitação constante do canal para que ele consiga atender as deman das do mercado com foco na real necessidade de cada cliente. “Nossa estratégia é diversificar o portfólio, fornecendo linhas completas, des de equipamentos simples até solu ções robustas, facilitando a oferta para geração de novos negócios para o canal. Provemos há vários anos um Programa de Treinamen to Intensivo, em diversos níveis de complexidade, que é aplicado por nosso time de profissionais, tanto nos escritórios de nossos canais de vendas, como também em nossa unidade fabril, situada na capital paulista. Além disso, temos um ca nal no Youtube que traz uma série de vídeos, onde a equipe comercial e técnica da TS Shara apresenta, de forma didática, as aplicações do portfólio de produtos”, ressalta Pedro Al Shara, CEO da TS Shara.

Já Fábio Baltazar, diretor comercial da SND, conta que o propósito da SND é ser uma ponte para a gera ção de novos negócios entre os ca nais e as fabricantes. “Mais do que vender soluções, queremos dar a eles a visão do negócio, ajudando -os a entender as novas tecnolo gias e a desenvolver projetos que realmente atendam ao perfil e às necessidades de seus clientes. Para tanto, apostamos na oferta de so luções inovadoras, nos serviços de valor agregado e na constante ca pacitação dos parceiros”, afirma o executivo, acrescentando que a distribuidora tem a Universidade SND, plataforma de aprendizado que disponibiliza treinamentos para diversas linhas de produtos e diferentes níveis de conhecimento que também pode ser acessada no modo offline.

Por sua vez, Karollyne Souza, Chan nel Account Manager da Adobe, re vela que o próprio parceiro faz parte da estratégia da empresa. “Valori zamos muito nossos parceiros para que os clientes encontrem diferen ciais como: atendimento perso nalizado, valor agregado, suporte, acompanhamento durante todo o contrato para garantir a melhor experiência possível. A nossa prin cipal orientação é que nossos par ceiros invistam nas oportunidades existentes em mercados que estão em expansão, como, por exemplo, na nossa linha de Document Cloud com o novo Acrobat que tem as sinaturas eletrônicas ilimitadas e também o Adobe Acrobat Sign, so lução para assinatura eletrônica. Os canais têm uma grande chance de

Cláudio Lima, da Xerox: Nosso processo de engajamento de novos parceiros se dá através da capacitação técnica e comercial

Fabio Noaldo, da Vertiv: O Vertiv Partner Program propicia muitas oportunidades de vendas de serviços – de alto nível
47 • www.partnersales.com.br •

sucesso na venda desses produtos”, conta a executiva.

A WDC Networks compactua da mesma tática da Adobe ao colocar o parceiro no centro do plano de treinamento. “A nossa estratégia é estar mais próximo do parceiro, ajudando na venda consultiva para a escolha dos produtos e soluções ideais, além de oferecer treinamen tos constantes para capacitá-lo e ajudá-lo a ser mais competitivo frente à concorrência. Um dos di ferenciais que oferecemos é o mo delo de negócio Opex TAAS (tec nologia como serviço) da WDC, no qual, ao invés da simples aquisição o cliente pode locar, inclusive ser viços, obtendo maiores vantagens financeiras e fiscais, fundamentais

para o foco no negócio”, compar tilha Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks.

A Microsoft tem uma base com 80 mil canais na América Latina e mais de 25 mil só no Brasil. “Na Microsoft, os parceiros são parte fundamental de nossas operações e nos esforçamos continuamente para oferecer as melhores oportu nidades, materiais e treinamentos para que tenham as ferramentas necessárias para atender a deman da do mercado de modo escalável. Com essa forte parceria, ajudamos as empresas a crescerem de forma mais rápida e eficiente, por meio da inovação que é alimentada por tec nologias que fazem parte dos siste mas em nuvem, como Infraestrutu ra, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Dados, Segurança, Apli cações de Negócios, Comunicação e Colaboração”, ressalta Danni Mni tentag, vice-presidente de Parceiros e Canais da Microsoft e Líder de Di versidade & Inclusão da Microsoft.

A ADESÃO DOS PARCEIROS ÀS PLATAFORMAS DE QUALIFICAÇÃO

Em tempos de transformação digi tal, é preciso investir na qualifica ção para conquistar o cliente, nos últimos anos empresas renomadas apresentam plataformas atualiza das e inovadoras para aprimorar as habilidades dos canais. “Nosso processo de engajamento de novos parceiros se dá por uma série de atividades, dentre elas a capacita ção técnica e comercial. Os treina mentos técnicos são ofertados pela nossa área de engenharia e podem ser compostos de aulas à distância e presencial dependendo dos mó dulos e tipos de equipamentos. Os treinamentos comerciais são ofe recidos através do nosso time de

gerente de produtos e Consultores dependendo da linha de negócios. Por exemplo, no segmento de alto volume, chamado por nós de Artes Gráficas, temos um consultor espe cialista nesta vertical que tem como objetivo capacitar nossos parceiros a entender o segmento e identificar como podemos aumentar a pro posta de valor também dos nossos clientes”, compartilha Cláudio Lima, diretor de Canais da Xerox.

Marcio Vidal, Managing Director da GRENKE, avalia que o canal que oferece o conceito “As a Ser vice” está mais bem posicionado competitivamente no mercado. “A locação se consolidou definitiva mente em vários segmentos como a melhor opção de consumo. A GRENKE permite que todo o canal possa ofertar a locação, que se des taca em relação ao financiamento por agregar serviço. É uma solução completa para o cliente que permi te a atualização constante, além de agregar valor ao negócio dos nossos parceiros. Para prepará-los oferecemos uma série de vanta gens como treinamentos, verbas de marketing, suporte e atendimento personalizado. Através do portal, o canal tem acesso ao simulador, submete projetos, envia documen tos e realiza assinatura de contra tos, tudo de forma independente. Os parceiros da GRENKE recebem informações sobre tendências de mercado e informações atuais dos principais cases de negócios”, resu me o executivo.

Leonardo Victorino, diretor de Ser viços da TD SYNNEX para o Brasil compartilha que a estratégia da empresa é oferecer aos parceiros o conhecimento necessário no trato das novas tecnologias. “ As reven das podem acessar a nossa plata

Marcio Vidal, da GRENKE: A GRENKE oferece vantagens como treinamentos, verbas de marketing, suporte e atendimento personalizado Fabiano Ornelas, da Dell: Os nossos parceiros têm a vantagem de ter em suas mãos um portfólio completo dentro do segmento de TI
• www.partnersales.com.br • 48 Estratégias | Especial de Treinamento, Qualificação e Certificação

forma de treinamentos gratuitos, o K.NOW!, onde encontrarão de forma rápida e simples, através do computador, tablet ou celular, informações sobre tendências em arquiteturas modernas – como co laboração, segurança, virtualização e IoT – vindas de diferentes fabri cantes. Se o parceiro ou usuário fi nal quiser se aprofundar em uma dessas soluções, recomendamos um bate-papo com o nosso pré -vendas, a área de educação ou a de serviços, dependendo de seu interesse. O acesso à nossa plata forma é ilimitado e gratuito”, afir ma o executivo.

Por outro lado, Lucia Sarmento, Partner Enablement & Tech Pro Le ader da HPE, destaca que a HPE, empresa da borda à nuvem, tem o objetivo de transformar os negó cios do cliente final, através dos canais. “Ter o canal parceiro devida mente capacitado é uma das nossas principais finalidades. Além disso, investimos na preparação do clien te final, pois quem conhece bem, compra melhor. Para acompanhar a velocidade da transformação di gital, a HPE foca na aprendizagem contínua, oferecendo um robusto programa de treinamentos e certi ficações que é reforçado através de cursos de atualização. Esses recur sos estão disponíveis em duas pla taformas: HPE Sales Pro e HPE Tech Pro”, diz a executiva.

A unidade de negócios Ingram Micro Training disponibiliza trei namentos técnicos e comerciais, e certificações, de acordo com a necessidade dos nossos parceiros e clientes. Oferecemos treinamen tos oficiais de fabricantes e custo mizados, nas modalidades on-line, in-company ou turmas, além de webinars e workshops de negócios

gratuitos. “A estratégia da Ingram Micro é fortalecer o conhecimento e especialização dos seus parceiros de negócios nas diversas tecnolo gias disponíveis. O conhecimento abre inúmeras possibilidades frente à competição no mercado de tec nologia, que é altamente competi tivo e ágil. A renovação frequente do saber faz com que os parceiros estejam sempre à frente e prontos para os desafios que se apresentam, e é com este cuidado que disponibi lizamos o que há na vanguarda do conhecimento”, ressalta Roberto Gero, diretor de produtos da unida de de Advanced da Ingram Micro.

Para preparar o parceiro, a AMD compartilha informações atuali zadas da linha de processadores EPYC, além de ofertar incentivos de fabricação local. “Oferecemos treinamentos completos e dispo nibilizamos equipamentos para testes. A AMD faz um trabalho de capacitação em formato tailor -made (feito sob medida) em que buscamos entender qual a neces sidade específica de cada canal. Por exemplo, existem parceiros que necessitam de conhecimen tos mais técnicos dos produtos, assim como existem outros que precisam de um discurso mais co mercial. Portanto, entendendo as especificações de cada canal, con seguimos oferecer treinamentos e capacitações adequadas a fim de posicionar melhor todas as nossas soluções. Além disso, promove mos uma série de eventos para os canais de distribuição”, conta Ale xandre Amaral, diretor de vendas Cloud e Data Center na AMD.

Já Rogério Moraes, CEO da EsyWorld comenta que primeiro é preciso entender qual o nível de conhecimento que a revenda está

Severino Sanches, da AGORA: Buscamos instruir os parceiros sobre o portfólio de produtos e serviços, suas aplicações e vantagens

inserida. “Feita essa análise, em parceria com o canal, montamos um plano de conhecimento para desenvolver ações focadas e que possam gerar mais leads e oportu nidades na base do canal. “A Esy tem um leque bem amplo de trei namento, que vão desde webinars online até eventos presenciais preparados exclusivamente para capacitar a revenda, como o Ex periEsy – que oferta, em parceria com a fabricante e o nosso time de especialistas, informações im portantes até a revenda. Isso quer dizer que levamos: marketing, co mercial, técnico e tudo o que for necessário para que o canal rece ba as melhores orientações”, res salta o executivo, acrescentando que a empresa oferece inúmeros

Vanderlei Rigatieri, da WDC Networks: A nossa estratégia é estar mais próximo do parceiro, ajudando na venda consultiva

49 • www.partnersales.com.br •

Paulo Vizaco, da Kingston: A Kingston oferece treinamentos personalizados, customizados para a necessidade do cliente.

benefícios ao ecossistema como EsyDay, ExperiEsy, Botech, EsyGov, Esy Learning, EsyTV.

CERTIFICAÇÕES TÉCNICAS ALAVANCAM AS VENDAS DOS PARCEIROS

As tecnologias disruptivas por si só já demandam expertise do vende dor que se tornou no mundo con temporâneo um consultor de con fiança dos clientes, então não perca tempo invista em certificações para aumentar suas vendas.

A SonicWall por exemplo incenti va o uso da plataforma de treina mentos University que traz uma gama de cursos para as revendas. “A SonicWall oferta treinamen tos e certificações aos seus par

ceiros de forma online e gratuita através do SonicWall University e pelos seus centros autoriza dos de certificação com turmas pré-agendadas. No caso das cer tificações técnicas SonicWall Network Security Administrator (SNSA) e SonicWall Network Se curity Professional (SNSP) que são ministradas por parceiros de treinamentos autorizados que seguem calendários recorrentes, há custo para os canais”, conta Denis Guimarães, Senior Territory Account Manager da SonicWall.

Frank Lin, country manager da ViewSonic, relata que a compa nhia sempre orienta os parceiros a ter uma pessoa dedicada à View Sonic e treinada com o software myViewBoard. “Não acreditamos apenas na venda do produto, mas também na consultoria consulti va que instala, ensina e atende o cliente por completo, mas é im portante que haja dedicação ao treinamento. No caso das certi ficações que são gratuitas, é ne cessário fazer o treinamento obri gatório de no mínimo 4 horas”, compartilha o executivo.

O programa de canal da Kasper sky possui 4 níveis de catego rias, são elas: Registrado, Silver, Gold e Platinum. “Dentro da plataforma, conforme os par ceiros pretendem evoluir no re lacionamento com a Kaspersky, os treinamentos passam a ser obrigatórios (a partir do nível Silver). As capacitações online e webinar são feitas por convites, através de e-mail e pelo time da Kaspersky dedicado aos parcei ros. Como elas são constantes, basta se registrar e participar. Todos os treinamentos e certi ficações da companhia são gra

tuitos”, diz Luciana Lovato, di retora de Canais na Kaspersky, acrescentando que há capacita ções que são customizadas ou realizadas sob demanda.

Paulo Vizaco, country manager da Kingston, compartilha que a em presa prioriza o contato próximo com o canal. “Não há custo al gum para as certificações. Acom panhamos desde o começo as negociações comerciais, estrutu ramos um conjunto de ações es pecíficas, em datas comemorati vas, dando suporte de conteúdo, treinamento e um vasto material de apoio. A Kingston oferece trei namentos personalizados, custo mizados para a necessidade do cliente. Como são muitos produtos e um lineup completo, de flash, SSDs e DRAM, há também treinamentos específicos para cada tipo ou linha de produto. A cada atualização ou lan çamento, o time Kingston Brasil está disponível para treinar e atualizar os parceiros”, resume.

Por fim, ao participar das plata formas de conteúdo dos grandes players, através de treinamentos específicos para conquistar as certificações, você, revenda tem acesso a uma gama importante de informações sobre os avanços do setor de TI, um ponto crucial que faz toda a diferença na hora de fechar uma transação comer cial é ser especializado na venda consultiva, afinal além de estar familiarizado com a linha de pro dutos e soluções disponíveis no mercado é fundamental conhecer as últimas tendências inovado ras que atendem às necessidades digitais do cliente moderno que vem se reinventando nos últimos tempos para conquistar mais es paço no mercado.

Al Shara, da TS Shara: Provemos há vários anos um Programa de Treinamento Intensivo, em diversos níveis de complexidade

T
Pedro
• www.partnersales.com.br • 50 Estratégias | Especial de Treinamento, Qualificação e Certificação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.