6 minute read

pág

Next Article
pág

pág

Adistec visa aprimorar o papel de distribuidora de valor agregado no mercado nacional

Com presença em 17 países, a Adistec é uma das maiores distribuidoras de TI de valor agregado da América Latina. Com sede em Miami (EUA), a companhia atua com quatro áreas distintas de negócios – Distribuição, Educação, Serviços Profissionais e Nuvem.

Advertisement

A empresa mantém em seu portfólio parceiros estratégicos globais das principais marcas líderes focadas em soluções para infraestrutura de data center e segurança da informação, além disso possui uma ampla rede de revendas com cobertura nacional. Para conhecermos a estratégia da empresa, conversamos com José Roberto Rodrigues, country manager da Adistec:

PS: Com a aceleração da Transformação Digital, quais são as principais demandas e desafios na função de country manager da Adistec?

JR: Acredito que o grande desafio sempre será entender o que o mercado espera de você. Como distribuidora de soluções de TI e segurança, trabalhamos com uma série de nichos e verticais que, por sua vez, nos trazem diferentes tipos de demandas e projetos para atender. Estamos passando por um momento importante de transformação, e por isso, precisamos estar atentos para ouvir e entender as reais necessidades dos nossos parceiros e fabricantes. Acho que a palavra-chave é “aprender”.

PS: Como a expertise adquirida ao longo dos anos o auxilia em sua atuação na companhia?

JR: No mundo corporativo, você está exposto a uma grande quantidade de informações e trocas de experiências infinitas. Antes de liderar a operação da Adistec no Brasil, acumulei passagens por multinacionais, onde enfrentei diversos desafios, além de conhecer e aprender muitas características ligadas ao mercado de TI. Todas essas experiências não só serviram de base para evoluir o meu conhecimento e moldar o meu perfil profissional, como também trouxeram ideias e inovações que eu coloquei em prática ao liderar a operação da Adistec no Brasil anos depois.

PS: No final do ano passado, a previsão da Adistec era de crescimento no faturamento na ordem de 20%, esse objetivo foi atingido?

JR: Sim, e apesar de todas as turbulências, o ano de 2021 foi extremamente positivo para a Adistec. Tivemos um crescimento acima de 30% e estamos com grandes expectativas para manter um crescimento agressivo. A área de Segurança de Dados foi a que mais se destacou em 2021, impulsionada pelo aumento dos ciberataques e da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que alavancaram o aumento na demanda por soluções de segurança e infraestrutura de ponta. José Roberto Rodrigues: Pretendemos continuar nosso plano de expansão, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

PS: Como está a atuação da companhia?

JR: O desempenho da companhia vem melhorando ano a ano e temos grandes expectativas, projetando um crescimento de 20% em vendas. Apostamos no nosso modelo de negócios, que é baseado no desenvolvimento e geração de demanda, com foco em cross selling para promover uma oferta cada vez mais completa ao canal.

PS: Gostaria que expusesse sobre a aposta da Adistec no modelo consultivo de atendimento?

JR: Uma das nossas premissas é atuar próximo ao canal, ser sua aliada de ponta a ponta em seus projetos, desde a formulação da proposta à entrega do projeto e sua implementação. Oferecemos ao parceiro uma equipe qualificada, laboratórios para Demos e PoCs (Proof of Concept ou prova

de conceito), e ainda o apoiamos com eventos de aproximação e o que mais o canal precisar, tudo isso deixando-o como responsável por todas as etapas do projeto, sempre com foco na geração de demanda baseada na solução e não no produto.

PS: Nos últimos meses, a companhia tem realizado vários acordos comerciais. Essa movimentação deve continuar em 2023, qual o perfil dos parceiros de negócios que procuram?

JR: Estamos sempre planejando a entrada de novas grandes fabricantes em nosso portfólio com o objetivo de agregar valor às nossas ofertas e potencializar nossa capacidade de distribuição, para que os canais tenham mais opções de vendas, tanto de cross selling quanto no up selling.

PS: Como atender as demandas digitais dos clientes ávidos por inovações tecnológicas?

JR: A melhor forma de atender as demandas digitais dos clientes é inovar, pensar fora da caixa e buscar alternativas de negócios que muitas vezes o cliente ainda não sabia que precisava, até que seja apresentada para ele.

PS: Quais são os diferenciais da companhia em relação à sua concorrência e o que os canais precisam conhecer?

JR: A Adistec é reconhecida no mercado por ter um Centro de Treinamento Autorizado para capacitar profissionais de TI com uma grande variedade de cursos iniciais e avançados das maiores fabricantes do mercado. Disponibilizamos laboratórios próprios, plataforma interativa para os cursos online e/ou presenciais, a fim de tornar nossos parceiros cada vez mais independentes. Além disso, ofertamos o programa de Canais, Adistec Elite Partner, entre outros benefícios, que visam a capacitação do nosso canal para que ele possa aumentar o leque de oportunidades no mesmo cliente e sua capilaridade, com foco na rentabilidade.

PS: Quais são as expectativas da Adistec neste e nos próximos anos?

JR: Nosso trabalho é sempre suportar os canais na geração de demandas, de acordo com as suas reais necessidades e a região do país a qual atuam. Com um alto nível de especialização e foco, a Adistec opera dessa maneira em toda a América Latina, e tem conseguido resultados expressivos com as mais diversas linhas de produtos. E esperamos nos próximos anos nos consolidarmos como uma das cinco maiores distribuidoras do Brasil.

PS: Qual o papel do canal para a operação da empresa?

JR: Os canais são a peça-chave do nosso negócio e a nossa missão é aprimorarmos a cada dia o nosso papel como distribuidora de valor agregado. Diante disso, além de oferecer as melhores tecnologias e soluções do mercado de TI e segurança da informação, queremos convidar a todos que estão interessados em criar oportunidades de negócios que iniciem sua jornada conosco.

PS: De que modo o parceiro pode ganhar dinheiro ao trabalhar com a Adistec?

JR: Existem várias formas de nossas revendas ganharem dinheiro com a Adistec, seja por meio da venda de nossos produtos ou através de uma de nossas Unidades de Negócios: Educação, Cloud Solutions e Professional Services.

PS: Vocês pretendem aumentar a capilaridade, se sim, quais regiões são estratégicas para a operação?

JR: Atualmente, temos escritório localizado em São Paulo, que é responsável por atender os canais que atuam nas regiões Sul e Sudeste. Pretendemos continuar nosso plano de expansão, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que já contam com o apoio de dois gerentes de Canais, baseados em São Luís (MA) e Brasília (DF), oferecendo todo o suporte técnico e comercial necessários para viabilizar novos projetos. Nosso principal desafio será apoiar as empresas locais na jornada de transformação digital que, inegavelmente, todas precisam passar.

PS: Quando pensamos na Adistec, o que primeiramente deve vir a nossa mente?

JR: Uma distribuidora de valor agregado, que tem um amplo portfólio com as principais soluções do mercado, profissionais especializados para suportarem os negócios das nossas revendas, tempo de reposta e melhor rentabilidade.

PS: Qual o seu recado para os canais?

JR: Eu diria para os canais não focarem apenas no problema apresentado, mas sim nas amplas possibilidades de soluções que existem no mercado para inovar e continuar aprimorando o atendimento. Cliente feliz é aquele que sempre tem com quem contar nas horas difíceis.

This article is from: