JORNAL DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XXI - Nº 05 | JAN, FEV, MAR DE 2017 www.paroquiadecasaforte.com.br
Cristo Hoje... “E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gn 2, 10-15)
Guardar A n a rr a t i v a d a c r i a ç ã o d o uma companheira, para que, mundo, encontrada no livro do j u n t o s , m u l t i p l i c a s s e m e Gênesis, explica que Deus criou o t i r a s s e m d a t e r r a o s e u mundo em seis dias e descansou sustento, através do cultivo de no sétimo. Após criar a terra e o culturas agrícolas e da criação firmamento, o dia e a noite, os de animais domésticos. animais aquáticos, as aves, as O homem, em sua evolução, plantas e as árvores, no sexto dia, p a s s o u d o e x t r a t i v i s m o criou o homem, a sua imagem e natural para o extrativismo semelhança. O homem foi criado p re d a t ó r i o, e x p l o r a n d o a para cuidar da terra e cultivá-la.A n a t u r e z a d e f o r m a teoria do criacionismo, defendida desordenada, desmatando as pelas religiões judaica e cristã, f l o r e s t a s , c a ç a n d o , p e l a coloca o homem como sendo o g a n â n c i a , a o p o n t o d e último ser vivo criado por Deus. exterminar espécies, na busca A teoria da evolução, baseada em desenfreada pelo ter. Com a fatos científicos, utilizando a industrialização, iniciada no metodologia de datação s é c u l o X I X , h o u ve o Os recursos radiométrica, mostra que a rápido crescimento naturais demográfico, a escassez terra tem mais de 4 bilhões de anos, e que o homem só de alimentos, o são apareceu há 200 mil anos. esgotamento de finitos Em ambas, o homem foi o recursos não renováveis, último a ser criado. Embora, por a d e t e r i o r a ç ã o d o m e i o muitos anos, essas teorias se ambiente. Pela primeira vez, a conflitassem, a Igreja, através do humanidade percebeu que os Papa Francisco, admite que a recursos naturais são finitos e teoria do Big Bang, que explica a que seu uso incorreto pode origem do mundo, não se opõe à re p re s e n t a r o f i m d e s u a i d e i a d e u m c r i a d o r d i v i n o. própria existência. Surge, aí, a Portanto a narrativa bíblica não consciência ambiental, onde a deve ser entendida literalmente, c i ê n c i a e a t e c n o l o g i a p o i s f o i e s c r i t a d e f o r m a passaram a ser questionadas. metafórica e alegórica. Mas o P a r e c e q u e o h o m e m s e mais importante é o que Deus esqueceu da passagem Bíblica. quis dizer em cultivar e guardar. A pergunta para refletir é:Você, Na verdade, Deus quis precisar h o m e m o u m u l h e r, t e m do homem para cuidar de tudo o cuidado bem da terra que que havia criado, por isso lhe deu Deus criou?
Nesta edição... Palavra do Pastor
Pe. José Edwaldo Gomes
Pág. 02
Gente em Comunicação Argentina Rosas - EFRAM
Pág. 03
Folha Jovem
XXII EAC e Inscrição Crisma 2017 Pág. 04 Pastoral do Oratório e Demonstrativo 2016 Pág. 05 Notícias da paróquia
Pág. 06 A Carinhosa despedida de Padre Josenildo Pág. 07 Paróquia Celebra Nossa Senhora da Saúde
Espaço Aberto
Campanha da Fraternidade 2017
Pág. 08