Folha forte de jan fev 2018

Page 1

JORNAL DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XXII - Nº 05 | JAN/FEV DE 2018 www.paroquiadecasaforte.com.br

Cristo Hoje... “Já era mais ou menos meio-dia e uma escuridão cobriu toda a terra até às três horas da tarde, pois o sol parou de brilhar.A cortina do santuário rasgou-se pelo meio, e Jesus deu um forte grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. Dizendo isso, expirou. O oficial do exército romano viu o que acontecera e glorificou a Deus dizendo: “De fato! Este homem era justo! E as multidões, que tinham acorrido para assistir, viram o que havia acontecido, e voltaram para casa, batendo no peito. ” (Lc 23, 44-48).

Páscoa A morte de Cristo foi uma crucificado, e, assim, vivendo todo verdadeira morte, na medida em que o momento ao qual sabia que era pôs fim à sua existência humana necessário para a nossa salvação. terrena. Mas, por causa da união que O Sacrifício de Cristo não foi em a Pessoa do Filho manteve com o vão. Após o terceiro dia, ele surge seu corpo, este não se tornou um ressuscitado, como havia predito. despojo mortal como os outros, A Sua vitória sobre a morte é a porque não era possível que Ele nossa vitória. Essa verdade, ficasse sob o domínio da morte (At proclamada pelos Evangelistas, dá2, 24) e, por isso, o poder divino nos confiança para continuar a preservou o corpo de Cristo da pregar a Boa Nova. corrupção. De Cristo pode dizer-se A fé em Jesus Cristo implica ao mesmo tempo: Foi cortado da sofrimentos. Seguir o Senhor, por terra dos vivos (Is 53, 8) e: A minha um caminho estreito, carregando carne repousará na a cruz de cada dia, mas “O esperança, porque Tu não iluminados pela esperança sacrifício abandonarás a minha alma na que temos nele, que nos de mansão dos mortos, nem acolhe e nos acompanha Cristo deixarás que o teu santo sempre, porque Ele está não foi conheça a corrupção (At 2, vivo. Fomos sepultados em 26-27). c om Cristo, mas vão” Se pararmos para meditar na ressuscitamos com Ele e cruz de Cristo, veremos que Ele somos chamados a viver uma vida morreu por nossos pecados. Talvez, nova e a buscar as coisas do Alto não tenhamos nem um pouco de (cf. Col 3, 1). entendimento sobre o quanto que Se a ressurreição de Jesus foi um Jesus sofreu, foi chicoteado e f a t o d e t e r m i n a n t e q u e flagelado. A Igreja afirma que aquilo revolucionou os primeiros que chegamos a ver, em filme, não foi discípulos, implica no nosso nem um pouco do que, de fato, testemunho nos dias atuais. O aconteceu. É aí que precisamos de verdadeiro testemunho fala, mais discernimento para o que aconteceu, do que com palavras, com a vida; pois um “homem” não suportaria a dá exemplo de vida de oração, de metade do que Jesus suportou, e isso amor a Deus e ao próximo. Esse é vem nos mostrar que, em sua o compromisso de todo cristão humanidade, Ele é Deus, por isso ele com aquele que deu a vida por suportou até a cruz onde foi todos nós. Feliz Páscoa!

Nesta edição... Palavra do Pastor

Pe. Deyvson Soares - Pároco

Pág. 02

Gente em Comunicação Robson da Costa - Comunidade Movidos pela Fé Pág. 03 Folha Jovem

Retiro de Carnaval Samaritanos

Pág. 04 Pág. 05

Notícias da paróquia

Pág. 06 Criação do bloco O Suspensório é Nosso Pág. 07 Santa Missa nas Comunidades

Espaço Aberto

Reforma da Matriz de Casa Forte

Pág. 08


FOLHA FORTE

02

A PALAVRA DO PASTOR

Caros Paroquianos(nas) Um lindo projeto de amor, traçado por Deus, Uno e Trino, resgatou-nos das trevas à luz eterna. Ao longo da Quaresma, a Igreja prepara um itinerário, que nos permite vivenciar o mistério de Deus presente no mistério de nossa existência. Este ano, a Campanha da Fraternidade oferece uma cara reflexão, que nos convida a promover a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Boa Nova, como itinerário de superação da violência. É um grande convite à conversão! É preciso, de fato, converter-se e crer no Evangelho. A contemplação da cruz de Cristo transporta-nos para a lógica de Deus que põe pelo avesso a nossa lógica, marcada pelo consumo, pelo utilitarismo, pela indiferença, pelo egoísmo, pelos preconceitos etc. Entender a doação do único Filho de Deus, revestido de nossa humanidade, traduzindo em nossa língua a mensagem do céu é extraordinário! Mergulhar em sua Boa Nova, fazer um encontro pessoal com Cristo é convite perene à conversão e à adesão ao projeto do Reino de Deus. A paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, maior prova de amor, ajuda-nos a entender que a vitória passa pelo sacrifício. E, muitas vezes, o imediatismo, próprio da contemporaneidade, rouba-nos a serenidade de vivenciarmos as etapas que devemos percorrer, para obtermos êxito na vida. Trata-se de um projeto de libertação, presente ao longo da história da salvação, com sua plenitude em Jesus Cristo, que se fez tudo para todos.Testemunho máximo de serviço ao próximo, coração manso e profunda ligação com o Pai, Jesus convoca todo batizado a ser

expressão de uma Igreja viva e atuante. E, ao deixar o coração agir com generosidade, diante da necessidade do outro, tocamos a Palavra de Deus com as próprias mãos. É, de fato, um processo exigente, doloroso e profundo a adequação à vontade de Deus ao longo da existência, porém, Pe. Deyvson Soares quanto mais soubermos fazer a ponte entre a fé e as obras, poderemos, como São Paulo, dizer: Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim (Gal 2, 20). Caros irmãos, vamos caminhando para a Semana Maior, o Tríduo Sacro, memória da vitória de Cristo Ressuscitado sobre o pecado. Tenhamos, portanto, disposição interior, para vivenciarmos, com fé e piedade, tal mistério. Que a oração, o jejum e a esmola não sejam práticas vazias, mas expressões profundas de um coração consciente de sua fragilidade e sedento de Deus. Por isso seja um tempo favorável, para fazer um boa confissão auricular; ter uma excelente vivência de oração pessoal; uma intimidade com a Eucaristia e entendendo que um ótimo caminho para se reconciliar com Deus é a reconciliação com o próximo. Portanto, a força renovadora da vida fortalece a certeza de sermos filhos amados e belos instrumentos de um mundo melhor, revelada no mistério pascal, que enche de esperança nosso ser e se renova na aurora de cada dia. Desejo a todos os paroquianos uma santa quaresma!

EDITORIAL

EXPEDIENTE

O ano começa, para muitos, depois do carnaval. No calendário litúrgico, a quaresma, quarenta dias antes da prisão, julgamento, morte e ressurreição de Jesus, começou com a imposição da cinza, para lembrar que todos somos pó e para o pó voltaremos. O Folha Forte, através das palavras do Pároco, Pe. Deyvson, faz uma reflexão sobre esse período, culminando com a Semana Santa. O Gente em Comunicação entrevista o responsável pela fundação da Comunidade Movidos pela Fé, Robson da Costa, que explica desde o carisma inspirador às atividades desenvolvidas, entre as quais o retiro realizado no período do carnaval.Vale a pena conhecer

Rua Jeronimo de Albuquerque nº279 Casa Forte - Recife - PE Fone: (81)3268-5114

esse movimento. Os jovens, através dos Samaritanos, realizaram atividades no final do ano, envolvendo a comunidade assistida por eles. Não poderíamos deixar de registrar o tamanho sucesso do primeiro ano do bloco carnavalesco “O suspensório é Nosso”. A comunidade de Casa Forte parou para ver e participar desse evento que, temos certeza, continuará por muitos anos. Essa homenagem a padre Edwaldo foi idealizada por Pe. Deyvson que, inclusive, confeccionou o estandarte. A reforma da Matriz depende de sua c o n t r i b u i ç ã o . Ve n h a a j u d a r a reconstrução do templo de Deus, que também é seu.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

A publicação mensal de distribuição gratuita e de responsabilidade da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Casa Forte Praça da Casa Forte, 388 Casa Forte, Recife - PE. CEP: 52061-420 Fone: (81) 3268-0647 Colanho sucesso do aboradores Fátima, Filipe, Franci, Irma, Lele, Manuca, Marcinho, Mira, Stela,Tereza, Vera Ferraz e Veronildo Diagramação Filipe, Lele, Manuca, Marcinho e Veronildo, Projeto Gráfico Carmen Galvez Impressão MXM Gráfica e Editora Ltda Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.


FOLHA FORTE

Gente em Comunicação

03

Comunidade Católica Movidos Pela Fé ambiente de trabalho e passam a se dedicar integralmente à comunidade, a serviço da evangelização. Nós ainda não temos a comunidade de vida, mas temos essa pretensão. Sonhamos com ela e estamos trabalhando para que, com a graça de Deus, possamos abrir a nossa casa. Mas é tudo no tempo de Deus.

Nesta edição, o Folha Forte ouviu o membro fundador da Comunidade Católica Movidos Pela Fé, Robson da Costa. Folha Forte - Robson, como leigo atuante, como você vê a ênfase da Igreja, para o papel dos leigos e leigas, promotores do Reino? Robson Costa – É um momento de suma importância. É sinal de que a Igreja está revendo a si própria, como Igreja, e vendo a necessidade de leigos e leigas estarem à frente de ações. Sendo assim, contribuintes para o crescimento da Igreja não só física, como também espiritualmente. FF – Falando, agora, de sua experiência pessoal, como surgiu a Comunidade Movidos Pela Fé? RC - A comunidade é fruto da inspiração do Espírito Santo, em um retiro de final de semana. Nossa comunidade nasceu no dia 11 de julho de 2014, dia de São Bento - o pai das primeiras comunidades cristãs na Europa – que, inclusive, é um de nossos baluartes. Estávamos reunidos, para rezar e discernir o que Deus desejava para nós. O tema do nosso retiro foi: “Sofre, pois, comigo pelo meu evangelho” (2Ts). Lembro-me bem que o evangelho daquele dia foi,“eis que vos envio como ovelhas em meio a lobos” (Lc 10). Isso nos proporcionava a enxergar que Deus queria que nós nos tornássemos comunidade. Entendemos assim, que Deus queria o nascimento da comunidade Movidos Pela Fé. O nosso querido Padre Deyvson esteve presente conosco nesse retiro. FF – Pode nos explicar como funciona a comunidade? RC - Nas novas comunidades, como são chamadas essas formações, existem dois modos de vida: a comunidade de aliança e a comunidade de vida. Na comunidade de aliança, que é o nosso atual modo de vida, vive-se sob a égide de um carisma, sem que os membros deixem de morar com a sua família, e exercendo sua profissão, no seu ambiente de trabalho. Já na comunidade de vida, deixam a sua casa e o

FF - Quais são as ações da Movidos? RC – Hoje, focamos na evangelização, através dos meios de comunicação social: @movidospelafee e o facebook Comunidade Movidos Pela Fé. Estamos planejando um canal no YouTube e no Twitter, para aumentarmos nosso campo de evangelização. Como sabemos, hoje em dia, vivemos muito ligados nas redes sociais: é a rede do pescador moderno. Por isso iremos também lançar nossa rede, para levar o evangelho de Deus. Temos também atividades presenciais, como encontro para jovens; retiros; encontro de carnaval; o Preciosa, que é um encontro voltado, exclusivamente, para as mulheres; o Shekinah, que é o primeiro anúncio; o querigma, voltado para os jovens e adolescentes, que desejam ter uma experiência com o Espirito Santo; o Sentinela, que é um grupo de oração, que acontece nas casas, a convite de um jovem. Juntos, reunimo-nos e rezamos com a família do jovem que nos convida. Temos, também, outros projetos como: O Vinde Adorai e o Jovem em Missão, que, aos poucos, iremos colocando em prática. FF - Como fazer para ingressar na comunidade? RC - Qualquer pessoa pode participar da comunidade conosco. É sempre uma alegria receber novos enviados por Deus. No entanto, para ser um membro, é necessário um tempo de caminhada na comunidade, para que a pessoa possa conhecer, discernir e saber se tem identidade com o que somos. Jovens e adolescentes, a partir dos 15 de idade, que desejam ingressar na comunidade, fazem o caminho vocacional, com o tempo mínimo de um ano, podendo chegar até os dois anos.Após esse caminho, passam por um momento formativo, que é de dois anos – nessa fase são chamados de Enviado. É nesse processo que os Enviados tem discernimento sobre o seu carisma. Após essa fase, os jovens se consagram: vivenciam cinco anos a comunidade, para estarem preparados e fazerem os votos do “para sempre”. Ou seja, tornam-se consagrados da comunidade para sempre. FF – Robson, deixe uma mensagem aos leigos e leigas RC - Encontrem-se na Igreja! Hoje, na Igreja Católica, cada um tem o seu lugar, seja no ministério de música, seja como ministro da comunhão, nos grupos do EJC, de jovens, de adolescentes, do ECC, nas novas comunidades, nos variados movimentos. Dentro da Igreja Católica há um lugar para cada cristão. Neste ano do laicato, se você ainda não trabalha para Deus, descubra uma forma para ser trabalhador/a da Messe. Existe uma frase de Santo Agostinho que diz o seguinte:“O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”.A nossa salvação também precisa dos nossos esforços. O Deus que nos criou precisa de nossa colaboração para que outras pessoas, assim como nós, tenham-no como seu Amigo e seu Salvador. Deus nos abençoe! Foi um prazer compartilhar tudo isso com vocês!


Jovem

FOLHA FORTE

04

Retiro de carnaval: evangelização e animação Pregações, louvor, coreografias, reza do terço, adoração ao Santíssimo, celebração da Santa Missa e muita diversão. Foi assim o retiro de carnaval, realizado pela comunidade Movidos pela Fé, no salão paroquial, no período de 10 a 13 de fevereiro, com o tema “Eu quero te louvar com todo o meu ser”.

O padre Wagner Ferreira veio, da Canção Nova (Cachoeira Paulista/SP), para fazer as pregações e comentou: “aproveitar o período de carnaval para participar de um retiro, significa priorizar o tempo, para se dedicar a Cristo e aos irmãos. É viver a fraternidade cristã, intercedendo pelos irmãos, deixando-se iluminar, de forma

filhos, para incentivá-los a experimentarem essa forma bonita, alegre e verdadeira de viver uma festa com Jesus”, disse Vanessa Santos. Este foi o terceiro retiro de carnaval (o primeiro em Casa Forte) promovido pela comunidade

Movidos pela Fé.“Para nós, foi superação do que planejamos. Foi graça de Deus, tudo o que aqui vivenciamos. Estamos animados no Espírito, para realizarmos outros projetos. Em breve, divulgaremos as novidades. Aguardem!”, comentou o fundador da comunidade, Robson Costa. movidospfe movidospelafee

EAC

especial, pela Palavra de Deus e pelas graças sacramentais”. Para os participantes, o tempo foi mesmo de aproveitamento.“Foi uma experiência maravilhosa. Superou as nossas expectativas.Tivemos momentos muito fortes de sentirmos a presença de Deus. Os pregadores nos trouxeram ensinamentos e nos ajudaram a vivenciar momentos de intimidade com o Senhor. E foi também muito divertido. A organização está de parabéns”, comemorou a paroquiana Tânia Mara. O retiro atraiu não só pessoas das comunidades paroquiais de Casa Forte, como também de outras paróquias, como a família do casal Sérgio Paixão e Vanessa Santos, da paróquia de Santa Isabel, em Casa Amarela. Eles participaram do retiro, juntamente com os três filhos: Fábio (16 anos), Diele (8 anos) e o pequeno Valentim, de apenas 5 meses de vida. “Nós fizemos questão de trazer os nossos

Queremos convidar todos os adolescentes de 12 a 17 anos para participarem conosco dos nossos encontros. Eles acontecem, no Salão Paroquial, aos domingos, às 19h (após a missa das 17h). Início de ano é sempre de muita expectativa para nós, pois damos inÍcio à preparação do Encontro de Adolescentes com Cristo(EAC). Se você tem de 13 a 17 anos e ainda não fez o EAC, está super convidado a participar!

Este ano, o Encontro será muito especial, pois teremos muitas novidades!! Tudo está sendo preparado com muito carinho! EAC Casa Forte eac.casaforte

Folha Jovem é um suplemento do Jornal Folha Forte de responsabilidade da Pastoral da Juventude Jovens (Godoy - Assessor EJC) e Adolescentes (Júlia Zaidan - Supervisora EAC)


FOLHA FORTE

Notícias da Paróquia

Samaritanos: Novo Ano, novos sonhos. Catequese NoGrupo O sábado,Samaritanos dia 18 novembro, começa a Catequese o ano entusiasmado da Paróquiae de comCasa vários Forte, projetos conduzida a serem peladesenvolvidos, coordenadoraem Pompéa, 2018. visitou Estão naosprogramação Arautos do Evangelho, do ano todas no as Poço rondas da Panela. da quartaEles foram feira, os assistir Samaritanos ao espetáculo Ventura de luzes (nossos e sons eventos do presépio de natalino, cidadania), que a Copa, contaaaFeijoada, mais bela osde Bazares todaseasmuitas histórias outras da humanidade: ações em prol o nascimento da população do Menino em situação Jesus. de rua do Recife. Momentos de formação vão sere realizados, para Catequistas, crianças, adolescentes seus familiares os voluntários, Retiro e no Samaritanos Vetor, nosso foram acolhidosnocom muito carinho e se emocionaram eventoa desurpreendente capacitação de beleza voluntários. com da apresentação, que desperta o verdadeiro do Natal. do Samaritanos Uma das novidades sentido é o lançamento Volver, umdobanco de currículos, cuja base de dados Ao final espetáculo, o grupoem lanchou e conheceu as estão currículos pessoas em situação de rua, aptos dependências dadeassociação além de uma capelinha, para o estão mercado de trabalho. onde relíquias e imagens sagradas abençoadas.

Houve sorteio de bolsa uma de estudos do O Samaritanos realizou parceria nos comArautos a psicóloga Evangelho entre crianças.Social Uma da tarde abençoada. Rosana Freire, daasDiretoria ABRH – Associação Brasileira de estão Recursos Humanos que tem beleza realizado Os arautos de parabéns por- tamanha ea seleção e aplicação de testes, paradevalidar os currículos simplicidade de retratar a história Jesus.Tudo que eles de pessoas previamente triadassãopelo grupo. por Os fazem, têm muita perfeição porque abençoados resultados Jesus e Nossaatestam Senhora.que essas pessoas têm total condições ingressarem onogrupo mercado de trabalho. O Terminadade a apresentação foi agraciado por um banco, hoje, contae com com perfispara de delicioso lanche logo dois apóscurrículos fomos convidados auxiliar de serviços gerais e ajudante de cozinha, conhecer as dependências da associação e uma capelinha aguardando quem dê oportunidade a essas pessoas. onde estão relíquias e imagens sagradas abençoadas pelo O Samaritanos espera que, como o nome do Projeto Papa. remete, Samaritanos Volver, essas pessoas tenham uma O grupo recebeua brindes crianças chance de mudar direção edealgumas suas vidas, voltarforam para sorteadas com uma Bolsa de Estudos nos Arautos de quem são e para o lugar que merecem que, com certeza, Evangelho. Todos sentiram-se abençoados por uma tarde não é nas ruas. maravilhosa.

Jantar de Natal

O Samaritanos não poderia deixar de agradecer a todo o apoio recebido no nosso Jantar de Natal. A ideia era trazer para nossa casa aqueles a quem visitamos todas as quartas, nas ruas. Acolhê-los como uma manjedoura ao próprio Jesus. Recebemos, alimentamos e vestimos ao próprio Cristo (Mt 25: 35-45). Os irmãos em situação de rua foram trazidos pelos voluntários e pela Kombi do Sr. Ednaldo até o salão, onde puderam tomar banho e receberam roupas e presentes de padrinhos previamente escolhidos, jantaram fartamente e curtiram uma música ao vivo também tocada por voluntários. Enfim, uma grande festa entre irmãos. O Natal se fez nos Samaritanos.

E isso não poderia ter acontecido sem a ajuda de muitas Ação Solidária dodePlaza pessoas. Primeiramente, a Paróquia Casa Forte que, por meio solícito pastor Pe.Natal! Deyvson, as portas para Sejado umseuPapai Noel neste Atéabriu 18/12 você pode o Samaritanos e, com oSolidário. imenso apoio de Nalva, possibilitou participar do Presente que o evento ocorresse no É só escolher, através dosalão nomeparoquial. e da idade, uma ou mais O grupo agradece aindanesse às empresas crianças para surpreender Natal. Turquesa e Frango As doações de brinquedos serJantar, feitase no Natto, pela parceria de semprenovos e pelopodem apoio ao ao espaço doSocial piso L2. Tacaruna pela nova parceria. crianças Escolaenaltece Recife Menino Jesus de Casa EAspor fim, da o Creche Samaritanos a contribuição dos Forte, da Casaeda voluntários Criança Marcelo e daVila dodoaram Vintém paroquianos queAsfora apadrinharam, terão um Natal ainda maisarrumaram mágico comtudo a sua esolidariedade. alimentos, cozinharam, serviram os Contamos com você! irmãos em situação de rua. O evento foi um ato de amor por muitas mãos.

Sigam-nos e saibam de todas as novidades! Instagram: samaritanos.recife Facebook: Samaritanos gruposamaritanosrecife@gmail.com

H o s p ita l

d e

O lh o s

SANTA L U ZIA

Você vê a diferença

Est. dodoEncanamento, Estra Encanamento, 909/873 909/873Casa CasaForte-Recife-PE Forte-Recife-PE Central de Marcações: (81) 2121-9191 www.hospitalsataluzia.com.br

05

Pça Casa Forte, 426 SL 101 e 102-Recife-PE. www.casacertaimobiliaria.com.br

Leonardo Bezerra Cavalcanti 672, Rua Marechal Rondon, 146Loja 02. Casa Forte - Recife Casa Forte - Recife - PE.- PE - 52061-050 (81) 3203.4663 | 9.9439.0722 Fone 3090.7090 cojomaengenharia@gmail.com


FOLHA FORTE

Notícias Paróquia EJC e da EAC

Santa Missa celebrada, semanalmente, nas comunidades paroquiais “Comunidade, vem cá/vem saudar Jesus Cristo que está no altar...”. Assim cantamos, assim fazemos. O ano de 2018 começou com um diferencial na assistência às comunidades de Lemos Torres, Cabocó, Poço da Panela, Vila Vintém e Santana: a Celebração Eucarística passou a ser semanal, em cada uma das seis comunidades que, juntamente com a Matriz, formam a paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Casa Forte. “Era um desejo antigo. Estamos nos esforçando, para estarmos, de forma mais presente, nessas comunidades, sem deixar de atender a tudo o que já existe na Matriz. Estar nas comunidades, ouvir os irmãos, proporcionar visitas às famílias, levar a Unção dos Enfermos, ouvir confissões tem sido um grande presente de Deus”, disse padre Deyvson Soares. As celebrações nas comunidades do Cabocó e Lemos Torres estão sendo realizadas nas residências, onde a garagem ou o quintal é transformado em espaço de oração, e Jesus Eucarístico se faz presente. O Pão da Palavra e o Pão Eucarístico animam as comunidades. De acordo com o padre Deyvson, os moradores das comunidades paroquiais estão muito alegres com essa nova dinâmica de assistência espiritual. “Se a alegria do povo é grande, maior é a nossa, em termos a acolhida, em podermos realizar o que Deus quer de nós. O clero da paróquia do Sagrado Coração de Jesus está a serviço de todas as comunidades paroquiais. A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia. Agradeço a Deus pelo sonho sonhado que está sendo concretizado e que está dando muito certo”, comentou.

Novo telefone da Paróquia 982601049 WhatsApp

06

Prestação de Contas 2017 RECEITAS ORDINÁRIAS Dízimo Coletas Batizados e casamentos Doações para obras sociais Pastorais Locação Outras Receitas Subtotal RECEITAS EXTRAORDINÁRIAS Vitória Régia Bazar Doação para a reforma da matriz Subtotal Total das Receitas DESPESAS

Salários Paróquia Obrigações Sociais Plano de Saúde Côngruas Serviços (água/luz/telefone/correio) Assistência Social Ação Pastoral Manutenção Dos imóveis Do Culto Da Resid. Paroquial Do veículo e equipamentos Reforma da Matriz Casa da Criança Vitória Régia/Bazar Contribuição à Cúria Arquidiocesana Fazenda Esperança Outras despesas Total das Despesas CRÉDITO e/ou DÉBITO

R$ 438.953,99 R$ 214.201,35 R$ 25.109,74 R$ 17.518,50 R$ 32.558,17 R$ 346.127,00 R$ 68.806,82 R$ 1.143.276,57 R$ 186.269,98 R$ 43.121,21 R$ 2.627,00 R$ 232.028,19 R$ 1.375.294,76 R$ 192.021,63 R$ 99.411,32 R$ 16.044,32 R$ 75.053,50 R$ 92.514,36 R$ 7.854,24 R$ 38.960,57 R$ 203.561,29 R$ 63.846,87 R$ 55.705,71 R$ 38.093,23 R$ 34.450,05 R$ 97.417,42 R$ 79.605,58 R$ 88.254,48 R$ 163.431,86 R$ 89.254,36 R$ 1.435.480,79 - R$ 60.186,03

Novo telefone da Paróquia 982601049 WhatsApp


FOLHA FORTE

Notícias da Paróquia

07

O Suspensório é Nosso: homenagem ao Padre Edwaldo, em forma de folia Foi em um sábado (20), de sol muito quente, após uma sexta-feira, de muita chuva, que ele nasceu: o bloco O Suspensório é Nosso. Ganhou as ruas, pediu licença e reinou, para a alegria dos foliões que ocuparam as ruas e os jardins da praça de Casa Forte.

Dá para imaginar o seu sorriso, a sua voz rouca a nos estimular. Saudade, saudade, sim! Mas com a certeza de que ele está muito alegre com a nossa Paróquia. Somos frutos do que ele aqui plantou”, disse a coordenadora da Pascom, Stela Bourbon, enquanto a orquestra tocava : “o velho guerreiro subindo, subindo foi pro Céu brincar...”.

“O Suspensório é Nosso é uma forma alegre de homenagear o querido Padre Edwaldo. Era um desejo meu botar o bloco na rua, com a bênção e o olhar amigo dele. Mas sabemos que, embora não esteja fisicamente conosco, está a nos olhar, com a alegria que foi sempre a sua marca de vida”, comentou o padre Deyvson Soares, mentor do bloco que, inclusive, confeccionou o estandarte, que fez questão de carregar no cortejo.

Houve quem achou pouco a camisa com o suspensório e acrescentou outro item à fantasia, que muito lembra o padre Edwaldo: a boina italiana. Foi assim que o diácono Aerton e outros paroquianos participaram do bloco: com a lembrança no peito e o figurino no corpo. “As pessoas ficam gravadas na gente. Muito bom lembrar de quem amamos.A melhor forma de mantê-lo no nosso coração é continuarmos o trabalho como ele nos inspirou”, comentou o diácono.

“O Suspensório é Nosso foi pensado inicialmente, como explicou o padre Deyvson Soares, para ser uma confraternização das pastorais. Cresceu, antes mesmo de nascer, porque gerou interesse em participantes, além do território paroquial. Como foi o caso do bloco Com Você no Coração, que abriu o desfile. A alegria estava estampada no rosto dos participantes. Mas não dava para conter a lembrança do homenageado. “Ele sempre participava de todas as iniciativas da Igreja.

Foram vendidas mais de 300 camisas do bloco: elas davam direito à feijoada, que foi servida na quadra dom Helder Câmara, na Casa da Criança Marcelo Asfora. No cortejo, mais de 500 pessoas cantaram, marcaram o passo, deram espaço à diversão. “O meu irmão, com certeza, está muito alegre com essa homenagem. É a cara dele!”, disse a irmã de padre Edwaldo, que participou do nascimento do Suspensório é Nosso. “Ano que vem, se Deus quiser, tem mais”, comentou.

Anuncie Aqui

Joaquim

Veronildo

 

3268.8999 9963.7461

Novo telefone da Paróquia 982601049 WhatsApp


FOLHA FORTE

08

ESPAÇO ABERTO

Reforma da Matriz necessita de mais apoio De portas fechadas e ocupada por operários de construção, marceneiros e serralheiros, desde o dia 03 de janeiro passado, a Matriz de Casa Forte já apresenta,

Segundo o coordenador do Grupo de Infraestrutura da Paróquia, Roberto Chaves, “os projetos estão prontos, contamos com o trabalho voluntário de alguns paroquianos, elegemos prioridades, estamos buscando apoios, conscientes de que temos de dar um passo de cada vez e de forma responsável”. A reforma contempla ainda a pintura interna e externa, dar um fim ao problema de infiltração no piso e nas paredes, preparar o ambiente para climatização e melhorar a rampa de acesso. Fazer tudo isso acontecer está nas mãos e no coração dos colaboradores, que precisam se apresentar com fé, esperança e caridade.

internamente, sinais de recuperação. Quase todas as portas e janelas estão recuperadas, e o banheiro e copa começaram a ser instalados. Quem dita o ritmo da obra é o dinheiro que chega, através de doações, por parte de pessoas de boa vontade, que aderiram ao MUTIRÃO DO AMOR, campanha pró-recuperação, lançada no final

.

de dezembro de 2017. O valor arrecadado, até o final de janeiro, R$37.000,00 (trinta e sete mil reais), correspondeu a quase 7,5% do valor estimado em R$500.000,00 (quinhentos mil reais), para deixar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus em perfeito estado.

Atividades Paroquiais Missas Matriz: Sábados:

19h Terça a Sexta 16h (com as crianças) 19h30 (com as famílias)

Domingos: 08h (paroquial) 17h (com os jovens) 19h30 (com as famílias)

Terças-feiras às 19h - Hora da Graça Hospital Infantil 3ª e 5ª às 17h Capela da Sagrada Família 3ª a 6ª às 17h30

Em nossas Comunidades: Vila Vintém 4ª Sábado às 17h30 Sant’Ana Celebrações, domingos, às 17h

Poço da Panela: Domingo às 19h30 Lemos Torres: Cap. N. Sra. Graças (Col. Virgem Poderosa) Capela em Construção Quartas, sextas e sábados às 17h e Domingo às Inaldo Martins: 2º sábado às 17h30. 11h

Hospital Agamenon Magalhães

última 4ª feira do mês às 15h30

Batizados

Aos segundos e quartos domingos de cada mês, às 10h, sendo imprescindível a participação dos pais e padrinhos em palestra de preparação que ocorrerá sempre no mês anterior do batismo, conforme data preestabelecida pela pastoral. Secretaria e-mail: paroquiadecasaforte@hotmail.com 2ª a 6ª das 07h às 12h30 e das 14h às 17h - Site: www.paroquiadecasaforte.com.br Sábados: das 8 às 12h Telefones: 3268-0647 - Sacristão da Matriz: Roberto - 3442-5957

Folga do Vigário Às segundas-feiras


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.