PRESS RELEASE
P A P I R U S
E D I T O R A
VELHOS CAMINHOS NÃO ABREM NOVAS PORTAS... Livro com estratégias didáticas serve como fonte de inspiração para a criatividade no trabalho pedagógico de professores Durante muito tempo, a ludicidade na aprendizagem escolar não foi objeto de atenção especial, porém, nos últimos anos, vem ganhando destaque no espaço educacional. Como ferramenta para auxiliar o professor a repensar sua prática pedagógica, e a transformá-la, a Papirus lança o livro Estratégias didáticas para aulas criativas (128 pp., R$ 43,90), de Simão de Miranda.
Título: Estratégias didáticas para aulas criativas Autor: Simão de Miranda Editora: Papirus Páginas: 128 Formato: 16 cm x 23 cm Preço de capa: R$ 43,90
De acordo com Albertina Mitjáns Martínez, professora da Faculdade de Educação da UnB e prefaciadora da obra, “o livro, escrito de maneira clara, próxima, amigável, com inúmeros exemplos práticos, torna-se uma ferramenta para repensar nossa própria prática e para transformá-la”. E ainda evidencia “formas que podem estimular, dentro dos limites impostos pelo sistema educativo atual, uma aprendizagem mais efetiva dos alunos – objetivo principal dos processos educativos escolares”, completa.
Simão de Miranda
Dividida em quatro capítulos, a obra aborda situações características dos processos de ensinar e aprender, oferecendo propostas de estratégias criativas para que a turma se conheça, para a exploração de conteúdos, para avaliação da aula, da disciplina ou do curso, para autoavaliação discente e docente, bem como para avaliação das aprendizagens e para momentos específicos. Essas estratégias criativas podem ser usadas na sequência ou selecionadas conforme o professor desejar.
Ficha técnica:
Simão de Miranda diz que “fomos ensinados a ser não criativos, principalmente na escola e, por isso, desperdiçamos criatividade a todo momento”. Dessa forma, o desejo do autor é que a obra possa motivar o professor a “romper definitivamente com os modelos ultrapassados de ensino e que suas atitudes também inspirem seus colegas, criando um favorável círculo virtuoso para aprendizagens vivas, criativas, produtivas, significativas”. Então... mãos à obra!