PANROTAS 1.595 - Fórum PANROTAS 2025

Page 1


ÍNDICE

Página 05

TP Air e TP Group

Página 06

Editorial - União fragmentada e realidades paralelas

Página 07

TURISMO DO MATO GROSSO DO SUL

Página 12

O papel das redes sociais na compra de viagens no Brasil

Página 47

Ranking: as maiores distribuidoras do Turismo do País em 2024

Página 67

Empresa de móveis Breton cresce na hotelaria

Página 70

BWH HOTELS

Página 74

Como uma indústria tão pulverizada defende seus interesses

Página 84

Dados inéditos da ForwardKeys dão números ao Turismo no Brasil

Media Partner

Página 107

Salas vip: ano começa com abertura de novos lounges no País

Página 127 ACCOR

Página 128

Melhores momentos da Convenção CVC 2025, realizada em São Paulo

Página 142

A nova e a velha Sucupira em artigo de Mariana Aldrigui

Página 144

MONDIALE, DO GRUPO ANCORADOURO

Página 146

Similarweb aponta os sites de Turismo mais acessados no Brasil em 2024

Página 170

Anote aí: As feiras mais importantes do ano em nosso calendário

Página 186

Turismo resiliente mesmo com a economia em desaceleração, por Guilherme Dietze

Página 190

Torne-se expert em Kissimmee: seção exclusiva te ajuda a vender o destino da Flórida

PRESIDENTE

José Guillermo Condomí Alcorta

GESTÃO

José Guilherme Condomí Alcorta

TECNOLOGIA

Ricardo Jun Iti Tsugawa

EDITORIAL

Artur Luiz Andrade

Quer receber a revista PANROTAS pelo celular?

Toque aqui ou use o QR Code ao lado.

Parceria Estratégica

TP AIR E TP GROUP MOSTRAM NOVIDADES E SERVIÇOS ESPECIAIS PARA AGÊNCIAS DE VIAGEM

A TP Air, consolidadora aérea do TP Group — grupo de Turismo originado a partir da operadora Teresa Perez, lançou dois novos departamentos para aprimorar a experiência de seus clientes. O TPlus oferecerá um atendimento exclusivo para solicitações de serviços e amenidades, enquanto o Onboarding foi criado para acompanhar a jornada de quem ingressa na companhia.

TPLUS

O TP Plus oferece serviços com dedicação especial, focados em agilidade e inovação, como marcação e compra de assentos, aquisição de bagagens extras e especiais. Além disso, há uma série de amenidades disponíveis, incluindo solicitação de transporte de pets, serviço para menor desacompanhado (UMNR), serviços especiais (refeições diferenciadas, cadeira de rodas, berço), serviços exclusivos (Five Star AA, serviço de chauffeur EK e UX, serviço de hotel ET e EK) e check-in para passageiros das classes Executiva e Primeira.

ONBOARDING

O objetivo do Onboarding é oferecer um atendimento diferenciado e promover uma integração eficiente e positiva dos novos parceiros, garantindo sua adaptação aos processos da consolidadora.

Com essa nova área, as agências que ingressam na TP Air passam a contar com um acompanhamento especializado em toda a jornada, até o início das compras. A proposta é

que os clientes compreendam como funciona a estrutura da empresa e sintam-se confortáveis na transição de fornecedor. O departamento de Onboarding também permite que a TP Air conheça as particularidades de cada cliente, fortaleça o relacionamento com seus parceiros e estabeleça conexões duradouras.

ESTRUTURA DO ONBOARDING DA TP AIR

• Agenda de Onboarding on-line, incluindo acessos aos sistemas, apresentação dos serviços oferecidos e do time de atendimento;

• Treinamento do Portal TP Air, explorando suas funcionalidades para garantir autonomia e agilidade nas solicitações;

• Disponibilização de um ponto focal para esclarecer dúvidas, orientar sobre os processos e oferecer suporte na resolução de problemas;

• Direcionamento dos contatos dos novos parceiros para uma fila de atendimento específica, facilitando a identificação e a condução das solicitações;

• Profissionais especializados para assegurar um atendimento personalizado e de alta qualidade;

• Acompanhamento de CSAT para garantir a excelência no atendimento e nos serviços prestados.

Saiba como ser um cliente TP Air e conheça os serviços proporcionados às agências de viagem em tpair.com.br. n

UNIÃO FRAGMENTADA E REALIDADES PARALELAS

O Turismo deveria ser mais unido? Mas é possível uma união dos players em ambiente tão competitivo, multicanal e fragmentado?

Quem deveria promover essa união? As entidades? Uma entidade? O bom senso? A boa vontade? A necessidade, talvez.

Na fragmentação, onde cada um tenta chegar ao cliente nos mais diversos canais e a venda da viagem acontece aos poucos, em várias telas e momentos, há tempo para olharmos o todo, o macro, a indústria? Ou a corrida pela venda, em que temos de estar de olho em cada passo do cliente, nos faz ver apenas os concorrentes que estão no raio de visão – os mais próximos e “similares”? E o impulso é empurrá-los da pista. E não trocar figurinhas.

O mundo que a tecnologia fragmentou nos trouxe grandes avanços na comunicação, na conectividade, no lazer, na vida em geral... Hoje estamos acostumados a ver diversas telas ao mesmo tempo, a iniciar processos no celular (e nos comunicar por texto ou áudios enviados) e a continuar o que começamos em plataformas diferentes. Nos acostumamos a ser preguiçosos, curiosos, buscadores. E somos bombardeados por um excesso de informações, que nos faz parecer inteligentes e bem informados, e ansiosos. Tão somente porque somos alvo da estratégia da multicanalidade, que é nos pegar no melhor momento, no mais propício para a venda.

Mas apesar da estratégia multicanal (e cada um decide como vai distribuir seu inventário em cada canal) ser válida e vigente, o Turismo precisa ser visto, pensado e tratado como um negócio formado por empresas e setores interdependentes, por uma multidão que impacta e é impactada. Precisamos ser vistos como um todo, para demonstrarmos nossa relevância, importância e força, e para que sejamos ouvidos (pelos poderosos da caneta política) e reconhecidos (pela sociedade). Para que possamos desenvolver esse Turismo de forma mais eficiente, rápida, inovadora. Para isso, as bolhas precisam estourar ou, no mínimo, visitar as demais.

Fragmentados sim, mas desunidos, nunca. Somos peças de um quebra-cabeças e alguém precisa montá-lo, analisá-lo, corrigi-lo

A decisão é se seremos, uns com os outros, inimigos íntimos ou concorrentes amigos? Inimigos mortais ou irmãos de alma?

#SomosTodosTurismo significa estarmos no mesmo oceano, a indústria de Viagens e Turismo, e tudo pode nos impactar, até a quebra de um concorrente, até um acidente a milhas e milhas de distância, até a inércia de apenas acompanharmos tudo passivamente de longe. É uma tática que às vezes funciona (deixar os adversários errarem, e ver os corpos passando rio abaixo). Mas em algum momento o corpo pode ser o seu. Ou o rio secar. Ou a tecnologia mudar tudo mais uma vez. E mais uma vez.

Vai enfrentar tudo isso sozinho... ou como um setor unido, mesmo fragmentado?

ConheçaMATO GROSSO DO SUL

Embarque rumo aos MELHORES DESTINOS DE ECOTURISMO DO BRASIL em Mato Grosso do Sul.

Explore o Pantanal, a maior planície alagável do mundo, onde uma fauna e flora ricas se revelam em seu habitat natural. Você pode se hospedar nas tradicionais fazendas pantaneiras que oferecem pensão completa e diversas atividades de ecoturismo, como safáris fotográficos, cavalgadas, trilhas, observação de aves e outras experiências autênticas da vida na fazenda. Outra opção para conhecer o Pantanal é realizar um cruzeiro fluvial de ecoturismo ou de pesca esportiva All Inclusive, que parte de Corumbá.

Em Bonito-Serra da Bodoquena, o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo e eleito 17 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, você encontrará um lugar perfeito para toda a família. Além de uma ampla rede hoteleira, são mais de 40 opções de passeios como flutuações em nascentes,

trilhas e cachoeiras, contemplação de grutas, mergulhos em rios, lagoas e cavernas, e também com aventuras como as atividades de boia cross, rapel, arvorismo, quadriciclo. Todos os passeios são acompanhados de guias especializados em atrativos naturais.

Para chegar a nossos destinos de ecoturismo é muito fácil, nossa capital recebe voos diretos das principais capitais brasileiras e tanto Bonito-Serra da Bodoquena quanto o Pantanal também recebem voos diretos.

Aproveite os períodos de baixa temporada para encontrar pacotes com preços especiais. Viaje com conforto e praticidade, com voos diretos para os principais destinos naturais. Desfrute do melhor do ecoturismo e crie memórias inesquecíveis em Mato Grosso do Sul! Procure seu agente de viagens.

Acompanhe tudo sobre
Mato Grosso do Sul aqui:

Clientes MATO GROSSO DO SUL ENCANTE SEUS COM

Viva experiências únicas em

Bonito-Se a da Bodoquena e no Pantanal

Experiências naturais e únicas;

Cultura singular do homem pantaneiro; Gastronomia regional autêntica;

Destinos seguros com guias de turismo especializados; Atividades para toda a família.

Acompanhe tudo sobre
Mato Grosso do Sul aqui:

o papel das redes sociais na compra de viagens pelos brasileiros

O brasileiro é naturalmente um internauta (termo cringe?). Curte, compartilha, comenta, deixa o jóinha, se inscreve no canal, arrasta para cima e está no topo do ranking de utilização das principais redes sociais do mundo. Toda essa digitalização tem impacto direto nos consumidores e consequentemente transforma indústrias. Varejo, serviços financeiros, educação, telecomunicações e tecnologia são alguns dos segmentos econômicos mais impactados pela era da

conectividade. O Turismo também está neste patamar.

A indústria de Viagens no País a cada ano que passa se torna mais digital e socialmente influenciada, com as redes sociais ocupando um papel protagonista na decisão e jornada dos viajantes. A maioria dos turistas brasileiros afirma ser impactada por influenciadores digitais e seus hábitos de acesso múltiplas vezes ao dia potencializam a visualização dos conteúdos criados.

É isso que aborda mais um estudo feito pelo TRVL Lab, laboratório de inteligência de mercado em viagens de PANROTAS e Mapie , empresas que compartilham do propósito de investigar constantemente o Turismo e contribuir para o seu desenvolvimento a partir de conteúdos relevantes e análises de mercado. Mais de 420 brasileiros que embarcaram a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses foram entrevistados. Suas respostas indicam caminhos relevantes para profissio -

nais da indústria de Viagens e Turismo compreenderem o comportamento do consumidor on-line sobre Turismo no País.

O poder dos influencers, as redes sociais mais queridas, as marcas de viagens preferidas, a conexão emocional, gatilhos para conversão, o processo de vendas, os destinos mais buscados nas redes e muito mais.

Confira, portanto, os principais dados da pesquisa Scroll & Go: a jornada social dos viajantes brasileiros , TRVL Lab, 2025.

Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie e do TRVL Lab

WTC Events Center

Eventos que marcam, experiências que transformam

Aqui, conectamos você com um mundo de possibilidades em eventos e hospedagem. Uma experiência única e surpreendente que une negócios e lazer no mesmo complexo.

• Localizado na região da Berrini, um dos centros empresariais mais diversificados de São Paulo.

• Mais de 14.000 m2 de área e 70 espaços diferentes.

• Capacidade para eventos de 2 até 2.500 pessoas.

• Experiências visuais imersivas para eventos inesquecíveis: adesivagem, painéis sustentáveis e interatividade em cada espaço com o nosso mídia kit.

• Infraestrutura completa com A&B, audiovisual, internet, geradores e mobília.

Toda a estrutura WTC Events Center interligada ao Sheraton São Paulo WTC Hotel, com 297 acomodações em diferentes categorias, com conforto e segurança.

Integramos o complexo WTC São Paulo - o mais completo para eventos da América Latina. Uma incrível estrutura com Centro de Convenções, Hotel, Shopping e Torre de Negócios 100% conectados, com acesso facilitado a uma gama de restaurantes, serviços e demais comodidades.

Agende sua visita: www.wtceventscenter.com.br

Principais descobertas:

1. As redes sociais ocupam um papel protagonista na decisão e jornada dos viajantes no Brasil.

2. O Instagram é absoluto na sua influência, mas o YouTube não fica muito atrás. Facebook perde espaço à medida em que o TikTok ganha mais usuários de diversas idades.

3. Os influenciadores digitais têm papel determinante para a maioria dos

viajantes brasileiros. Como a maior parte acessa as redes múltiplas vezes ao dia, o comportamento dos influencers potencializa a visualização dos conteúdos criados .

4. Conexão emocional: quase 85% dos entrevistados acreditam que seus perfis refletem com precisão a sua identidade real, o que reforça a fidedignidade de suas narrativas compartilhadas nestes ambientes.

5. Os principais gatilhos para conversão de viagens são as promoções e descontos atrativos e as parcerias e publicidade com influenciadores. Mas, não é qualquer conteúdo que marca. Eles devem ser visualmente bem produzidos e fotos e vídeos curtos são os preferidos.

6. Oito em cada dez brasileiros usuários da internet seguem marcas e empresas turísticas nas redes sociais. Isso significa que a presença digital de destinos, hotéis, atrativos e restaurantes não é apenas desejável, mas essencial para se manter competitivo e relevante.

7. Para jogar o jogo das redes sociais é preciso investir , e as marcas mais seguidas pelos viajantes brasileiros são as gigantes nacionais e internacionais, especialmente aquelas que intermedeiam as vendas.

8. Expectativa vs. Realidade: a expectativa criada no ambiente digital se reflete na realidade das viagens, com mais da metade dos brasileiros considerando que a experiência vivida

foi muito precisa em relação ao que foi mostrado nas redes sociais . Isso reforça a importância da transparência nas campanhas e o foco na qualidade da entrega real.

9. O processo não termina no topo do funil. Quase metade dos entrevistados buscou mais informações pelas próprias redes sociais e explorou perfis relacionados , recorrendo aos buscadores para validar informações.

10. O próprio viajante se torna um influenciador durante as viagens, postando conteúdo nos Stories e Feed e marcando o destino.

11. Quase 25% deles recebem solicitações de informações sobre as viagens de sua rede de contatos, transformando-os em verdadeiros vendedores .

"

Está claro que as redes sociais exercem influência nas viagens, mas muito do que se sabia sobre isso era intuitivo. Com esta pesquisa, mapeamos os comportamentos e impactos na jornada de consideração, escolha e compra do viajante brasileiro, dando clareza para o que é relevante em cada momento e permitindo que empresas turísticas orientem suas ações e investimentos de forma mais assertiva. Os resultados são bem interessantes e o processo não termina no topo do funil, portanto há oportunidade de conversão real de vendas a partir destas informações"

Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie, representante da Phocuswright e co-criadora do TRVL Lab.

PERFIL

DEMOGRÁFICO

A pesquisa Scroll & Go entrevistou mais de 400 pessoas.

• A maioria dos entrevistados vive em Estados do Sudeste e do Nordeste do Brasil.

• O perfil de gênero é predominantemente feminino, com 57,35% mulheres e 42,18% homens.

• Em relação à faixa etária, 35,78% têm entre 30 e 39 anos, enquanto 23,22% estão na faixa de 40 a 49 anos.

• A maior parte dos viajantes tem uma renda familiar mensal entre R$ 3,5 mil e R$ 15 mil.

PERFIL

DE VIAGENS

• Nos últimos 12 meses, grande parte dos viajantes realizou de 2 a 3 viagens a lazer, e 54,42% afirmam não ter realizado viagens internacionais nesse período.

• Quanto à configuração mais comum destas viagens, 46,54% viajam acompanhados de seus cônjuges e filhos menores de 18 anos, enquanto 24,82% viajam apenas com o cônjuge.

USO DAS REDES SOCIAIS

• Instagram, YouTube, Facebook e TikTok são, respectivamente, as redes mais usadas pelos viajantes entrevistados.

• Sobre o acesso às redes e o reflexo da realidade: a maioria das pessoas acessa as redes sociais várias vezes ao dia e, ainda, acredita que seus perfis refletem com precisão quem são na vida real.

• Quanto à frequência de postagens, 25,07% postam diariamente e 22,72% a cada 2 ou 3 dias.

INFLUÊNCIA DAS REDES

SOCIAIS

NA VIAGENS

A maioria dos viajantes gosta de acompanhar promoções de empresas de viagens nas redes sociais e afirma reconhecer as contas nas quais pode buscar informações seguras sobre o assunto. Portanto, a credibilidade nas redes sociais é um diferencial crucial. Empresas que investem em conteúdo informativo e transparente ganham a confiança do público e impulsionam o engajamento.

O seguro viagem oficial do Flamengo e de milhões de brasileiros!

CRIADORES DE CONTEÚDO E OTAS, OS MAIORES INSPIRADORES

Os perfis que mais inspiraram viagens de lazer foram os de influencers e criadores de conteúdo. Porém as OTAs mantêm forte influência ao ter a conveniência da compra em poucos cliques. Amigos ou familiares também são bastante considerados.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO...

O conteúdo que mais atrai para inspirações de viagens são imagens e fotos, além de vídeos de um minuto ou mais.

VIAGENS NO PRECINHO?

Os conteúdos que mais influenciaram os viajantes foram promoções ou descontos atrativos, além de parcerias e publis de influenciadores e criadores de conteúdo.

CVC É A MAIS SEGUIDA

80,82% dos entrevistados afirmam seguir marcas e empresas relacionadas às viagens, sendo as mais seguidas CVC, Booking e Trivago.

OS DESTINOS BRASILEIROS

MAIS QUERIDOS

DAS REDES

SOCIAIS

O Rio de Janeiro é disparadamente o destino doméstico mais buscado pelos viajantes

NO INTERNACIONAL DESTAQUE PARA ESTADOS UNIDOS E ARGENTINA

Os destinos mais visitados pelo brasileiro no Exterior são também os mais desejados nas redes sociais. A pergunta foi espontânea, isto é, sem sugestão de escolha

AS FUNÇÕES DE

CADA

REDE SOCIAL NAS VIAGENS

Os conteúdos que mais influenciaram os viajantes foram promoções ou descontos atrativos, além de parcerias e publis de influenciadores e criadores de conteúdo.

Chegou a mais nova experiência de hospedagem na Costa do Sauípe.

O novo Sol Grand Premium já nasceu, trazendo um conceito renovado e ainda mais encantador, inspirado nas belezas e na essência da Bahia.

Venha descobrir uma nova experiência de hospedagem all inclusive na Costa do Sauípe, um lugar onde cada detalhe foi cuidadosamente planejado para transformar sua estadia em uma celebração única.

Sol Grand Premium

Pensado para grandes momentos em grande estilo.

EXPECTATIVA VS. REALIDADE

Já sobre a experiência vivida, grande parte dos viajantes considera que ela foi muito parecida ou extremamente precisa em relação ao que foi retratado nas redes sociais. Isso reforça o impacto do marketing autêntico. Quando a experiência real corresponde à expectativa criada on-line, a satisfação aumenta e a chance de recomendações espontâneas cresce significativamente.

Seu negócio em jogo: os resultados na prática

Como aplicar os insights da pesquisa para turbinar seus negócios e melhorar sua rentabilidade.

• Estabeleça parcerias estratégicas com influenciadores aderentes a sua marca e persona, pois trabalhar com criadores adequados pode aumentar a conversão.

• Garanta que as promessas digitais se alinhem à realidade da experiência para seguir influenciando e fidelizando clientes.

• Divulgue promoções e descontos direcionados e exclusivos para este ambiente.

DESCUBRA A MAGIA NO MAR COM A DISNEY CRUISE LINE !

Embarque em uma jornada inesquecível com a Disney Cruise Line , onde relaxamento e aventura se encontram. Navegue a bordo do novíssimo Disney Treasure ou do tão aguardado Disney Destiny , que será lançado em novembro de 2025, e crie memórias especiais com família e amigos.

Experimente:

Jantares imersivos: Refeições com Personagens favoritos de Viva - A Vida é uma Festa e Marvel

Entretenimento espetacular: Shows no estilo da Broadway, como The Tale of Moana e Beauty and the Beast

Diversões incríveis: Desafie-se no toboágua AquaMouse e explore o espaço Hero Zone

Para reservas ou mais informações, contate um dos distribuidores autorizados da Disney Cruise Line no Brasil.

Renderização artística

• Crie conteúdo visual e autêntico com imagens e vídeos de alta qualidade em formatos impactantes que ajudam a definir escolhas

• Seja ágil nas respostas aos comentários e DMs, pois quase metade dos brasileiros segue nestes canais para iniciar o processo de compra.

Reconhecimento se conquista.

E nós conquistamos de novo.

Ser um Great Place to Work não é um título qualquer. É o reconhecimento de um trabalho sério, focado em pessoas, inovação e excelência.

Quem faz diferente, é reconhecido.

A Coris foi eleita como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar – Varejo 2024, alcançando a 12ª posição nacional entre as médias empresas. E, pelo segundo ano consecutivo, conquistamos o Prêmio de Destaque Emocional, reforçando nosso compromisso com a saúde mental e o bem-estar do nosso time.

Esta pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário online e enviada para brasileiros de todas as regiões do Brasil que fizeram pelo menos uma viagem a lazer nos últimos 12 meses. Foram obtidas 422 respostas com um nível de confiança de 90% e uma margem de erro de 3,5%.

Saiba mais em trvl.com.br e/ou mapie@mapie.com.br

Ranking PANROTAS

AS MAIORES DISTRIBUIDORAS DO TURISMO NO BRASIL EM 2024

Apresentamos mais um levantamento das maiores distribuidoras do Turismo do Brasil. Uma lista importante, funcional, um termômetro que permite compreender a dinâmica e os direcionamentos do setor.

Ao analisar as vendas das principais empresas, é possível perceber não apenas a saúde financeira das mesmas, mas também identificar tendências emergentes, preferências de consumo e a adaptação dos players às demandas do consumidor atual.

Interessante notar, por exemplo, que o chamado Clube do Bilhão, isto é, as companhias que já ultrapassaram R$ 1 bilhão em vendas, ganhou dois integrantes, subindo de 15 nos faturamentos de 2023 para 18 nos de 2024.

Notável também que as líderes de vendas no Brasil continuam sendo Decolar e CVC Corp, mas essas gigantes trocaram de posições em relação à última edição do ranking. O grupo que tem a OTA homônima como marca principal assumiu a liderança. Ambas têm capital aberto e ainda não divulgaram o balanço do último trimestre.

No entanto, com base nos três primeiros trimestres já divulgados, a Decolar registrou R$ 9 bilhões em vendas no Brasil e R$ 21,02 bilhões na América Latina, consolidando-se como a maior da região. Já a CVC Corp somou R$ 8,42 bilhões no Brasil e R$ 10,4 bilhões considerando também suas operações na Argentina.

A BeFly segue forte no mercado, registrando R$ 10,2 bilhões em vendas, mantendo-se entre as maiores do setor, ou, como a empresa mesmo se vende: a maior empresa de capital privado do País.

Em seguida, aparecem Grupo Confiança (R$ 3,25 bilhões) e Copastur (R$ 2,41 bilhões), demonstrando o crescimento contínuo das distribuidoras no Brasil. O desempenho das operadoras chama atenção no ranking. Marcas como Frt, BestBuy, BWT e Flot apresentaram alta importante em 2024 com relação ao ano anterior, e fazem bonito também novos entrantes nesta lista, tais como EHTL, Cativa, Incomum, Europlus, e Schultz. Este ano também perguntamos a traveltechs que também são distribuidoras, tais como Onfly e Voll.

CLUBE DO BILHÃO

1° 2°

R$ 9 bilhões (vendas no BRASIL, apenas três primeiro trimestres de 2024)

R$ 21,02 bilhões

(América Latina, janeiro a setembro de 2024)

R$ 10,5 bilhões

(vendas no BRASIL, ano de 2023)

Principais marcas:

R$ 8,42 bilhões (vendas no BRASIL, apenas três primeiros trimestres de 2024)

R$ 10,4 bilhões

(Brasil + Argentina, janeiro a setembro de 2024)

R$ 11,1 bilhões

(vendas no BRASIL, ano de 2023)

Principais marcas:

R$ 10,2 bilhões

Principais marcas:

+8.000

Profissionais do turismo visitando nossos eventos a cada ano +300

Estandes por ano em nossas feiras +10

Cidades recebendo nossos Roadshows no Brasil, EUA e Europa +40

Clientes internacionais (privados e públicos)

R$ 3,25 bilhões

R$ 2,47 bilhões

R$ 1,61 bilhão da Orinter

R$ 750 milhões da Interep

R$ 110 milhões da Mondee Consolidadora

R$ 2,41 bilhões

R$ 2,1 bilhões

R$ 1,725 bilhão 5° 6° 7° 8° 9°

R$ 2,06 bilhões

10°

R$ 1,70 bilhão

12° 13° 14° 15° 11°

R$ 1,53 bilhão

R$ 1,42 bilhão

R$ 1,2 bilhão da Maringá

R$ 215 milhões da Central de Eventos

R$ 10,5 milhões da Lemontech

R$ 1,4 bilhão

R$ 1,389 bilhão

R$ 820 milhões da GMV (volume de vendas)

R$ 440 milhões de total expense control

R$ 129 milhões de TPV (total payment volum)

R$ 1,22 bilhão

16°

17 ° 18°

R$ 1,15 bilhão

R$ 1,02 bilhão

R$ 700 milhões da FRT Operadora

R$ 302 milhões da FRT Consolidadora

R$ 1,017 bilhão

RANKING SEGUE COM LUXO, CORPORATIVO E OPERADORAS

19 °

R$ 989,5 milhões

21°

R$ 936 milhões

20°

R$ 950 milhões

22 °

R$ 856 milhões

24°

23 ° 25 ° 26°

27 ° 28°

R$ 802 milhões

R$ 737,8 milhões

R$ 720 milhões

R$ 530,7 milhões

R$ 507,2 milhões

R$ 506 milhões

29° 30° 31° 32° 33 ° 34°

R$ 440 milhões

R$ 400 milhões

R$ 394 milhões

R$ 368 milhões

R$ 330 milhões

R$ 316,6 milhões

FOMO

FEAR OF MISSING OCHI

RESERVE AGORA

Amigas verdadeiras não deixam suas amigas tirarem férias em nenhum outro lugar que não seja Ochi.

Conversem e coloquem o papo em dia no bar da piscina, comecem uma pequena competição amigável na quadra de pickleball, ou brindem memórias de uma vida inteira sob um pôr do sol caribenho.

Com o pacote ‘Fear of Missing Ochi’, não há desculpas para ficar de fora. Esta é sua chance de economizar muito e fortalecer sua amizade no coração do Caribe.

Reservem uma villa de 2 ou 4 quartos e recebam:

Crédito de experiência de US$ 350

Pacote de boas-vindas na suite, com copos térmicos personalizados

Dia VIP no Beach Club, incluindo bebidas de coco com a marca Sandals e degustação de rum caribenho

Cabana privativa à beira da piscina

Experiência gastronômica na villa, com um menu preparado pelo chef com especialidades locais harmonizadas com vinho e coquetéis

Fotógrafo exclusivo para capturar seu dia VIP no Beach Club ou no jantar privado

Degustação de rum caribenho

35 ° 36° 37 ° 38° 39 ° 40°

R$ 305 milhões

R$ 302 milhões

R$ 300 milhões

R$ 240 milhões

R$ 239,6 milhões

R$ 216,5 milhões

40° 41° 42° 43° 44° 45°

R$ 187,9 milhões

R$ 46,8 milhões da Luck Viagens

R$ 168,2 milhões

R$ 128 milhões

R$ 115,6 milhões

R$ 83 milhões

46°

R$ 100 milhões

R$ 78 milhões

Quer fazer parte desse ranking? Envie seus números para redacao@panrotas.com.br

Procuramos também as empresas Azul Viagens, ClickBus, Grupo Arbo, Mobility, Paytrack, R11 Travel, RCA, Raidho, Transpac, TTW e Tour House, que, por política interna, não divulgam seus resultados ao público

novos sonhos novas histórias

Há 25 anos, no Rio Grande do Sul, nascia a Intercity Hotels , com um grande sonho: transformar a hospitalidade por meio de uma gestão inovadora e com excelência em serviços.

Crescemos e nos tornamos referência. Conquistamos o respeito e credibilidade de marcas internacionais.

Hoje, somos a ICH . Uma administradora multimarca de hotéis, com o mesmo propósito: gestão para resultados, inovação e foco em pessoas — hóspedes e colaboradores.

Escaneie o QR Code e assista a nosso video de homenagem aos 25 anos

MAIORES NO INTERNACIONAL

A PANROTAS teve acesso ao resultado das vendas intermediadas de aéreo internacional dos dez primeiros meses de 2024 (ou seja, de janeiro a outubro do ano passado). Os dados são do relatório Smash e mostram a liderança de BeFly, CVC Corp e Decolar. A BeFly lidera em volume de vendas (US$ 450 milhões) e a Decolar é a número 1 em bilhetes emitidos, com 716 mil. A tarifa média da BeFly foi de US$ 1.035, a mesma da Confiança. Já a CVC Corp ficou com tarifa média de US$ 797 e a Decolar com US$ 446.

A maior tarifa média entre os principais players ficou com a Voetur: US$ 2.187.

A CONSOLIDAÇÃO É O MAIOR CANAL EM VENDAS DE BILHETES AÉREOS INTERNACIONAIS,

BILHÃO.

COM US$ 1,8

1. Consolidação: US$ 1,8 bilhão e 1,8 milhão de bilhetes

2. Corporativo: US$ 587 milhões e 426 mil bilhetes

3. OTAs: US$ 390 milhões e 976 mil bilhetes

TOTAL INDÚSTRIA: US$ 3,15 bilhões e 3,9 milhões de bilhetes

RANKING DE JANEIRO A OUTUBRO DE 2024:

1. BeFly: US$ 450 milhões (+10%), com 434 mil bilhetes emitidos e tarifa média de US$ 1 mil

2. CVC Corp: US$ 402 milhões (+9%), com 504 mil bilhetes emitidos e tarifa média de US$ 797

3. Decolar: US$ 321 milhões (+10%), com 716 mil bilhetes emitidos e tarifa média de US$ 446

4. Grupo Confiança: US$ 303 milhões (+9%), com 293 mil bilhetes e tarifa média de US$ 1.035.

5. Sakura: US$ 190 milhões (+18%), com 196 mil bilhetes e tarifa média de US$ 966.

6. Grupo BRT: US$ 156 milhões e 167 mil bilhetes

7. Grupo Ancoradouro: US$ 132 milhões e 170 mil bilhetes

8. Skyteam: US$ 100 milhões e 125 mil bilhetes

9. BCD Travel: US$ 85 milhões

e 60 mil bilhetes

10. Teresa Perez: US$ 78 milhões e 62 mil bilhetes

11. CWT: US$ 62 milhões

12. CNT: US$ 59 milhões

13. Etraveli: US$ 49 milhões

14. Copastur: US$ 48 milhões

15. Frontur: US$ 39 milhões

16. Grupo Voetur: US$ 38 milhões

17. Tyller: US$ 38 milhões

18. Kontik: US$ 32 milhões

19. Smiles: US$ 31 milhões

20. Transpac: US$ 30 milhões

21. Avipam: US$ 29 milhões

22. Maringá: U$ 28 milhões

23. Orinter: US$ 22 milhões

24. Expedia: US$ 19 milhões

25. Tour House: US$ 15 milhões

TOP CONSOLIDADORAS

JANEIRO A OUTUBRO DE 2024, SOMENTE BILHETES AÉREOS INTERNACIONAIS

1. Flytour Consolidadora: US$ 341 milhões (+3%)

2. Rextur Advance: US$ 314 milhões (+12%). Segundo a CVC Corp, em contato com a PANROTAS, esse valor é de US$ 331 milhões.

3. Confiança: US$ 300 milhões (+9%)

4. Sakura: US$ 190 milhões (+18%)

5. Grupo BRT: US$ 154 nilhões (+14%)

6. Ancoradouro: US$ 130 milhões (-2%)

7. Skyteam: US$ 99 milhões (+8%)

8. TP Air: US$ 69 milhões (+77%)

9. CNT: US$ 59 milhões (+20%)

10. Tyller: US$ 38 milhões (21%)

MAIORES

CONSOLIDADORAS

AÉREAS DO PAÍS (EM NÚMERO DE BILHETES EMITIDOS EM 2024 – JANEIRO A DEZEMBRO)

RexturAdvance: 411 mil bilhetes aéreos internacionais

Flytour Consolidadora: 409 mil

Confiança: 332 mil

Sakura: 227 mil

Ancoradouro: 195 mil

BRT: 177 mil

Skyteam: 138 mil

TP Air: 66 mil

CNT: 62 mil

Frontur: 53 mil

Tyller: 41 mil

Transpac: 29 mil

Pátria: 12 mil

Fonte: Relatório Smash

Referência em móveis, Breton cresce no setor de hospitalidade

De Sérgio Rodrigues a Lina Bo Bardi, o universo dos designers de móveis do Brasil está sempre em constante evolução. Se hoje nosso País é referência internacionalmente, muita madeira teve que ser torneada para chegarmos até aqui.

Fundada em 1967, em Diadema, São Paulo, a Breton é uma marca brasileira de mobiliário de alto padrão, reconhecida por seu design sofisticado e pela qualidade de seus produtos. Com uma trajetória marcada pela inovação e pelo compromisso com a excelência

e a sustentabilidade, a empresa oferece uma ampla gama de móveis para áreas internas e externas, além de peças decorativas que aliam funcionalidade e estética.

No Fórum PANROTAS 2025 , a Breton é responsável pelo mobiliário do palco principal, proporcionando um ambiente confortável e elegante para palestrantes e participantes. Essa parceria reforça o compromisso da empresa em apoiar eventos que promovem o desenvolvimento e a inovação no setor de Turismo.

Luiz Felipe Simões
Chaise Fly, peça assinada por Fernanda Marques, que ganhou recentemente o prêmio European Product Design Award

BRETON E A HOTELARIA

Em entrevista para a Revista PANROTAS, o CEO da Breton, André Rivkind, explicou que a companhia atende a projetos na hotelaria, sobretudo os que priorizam a sofisticação e a personalização.

“São elementos centrais para empreendimentos que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Nos últimos cinco anos, por exemplo, aumentamos expressivamente nossa participação nesse segmento, refletindo a crescente demanda por soluções que unem design autoral e funcionalidade”, conta.

Dentre os empreendimentos atendidos pelo grupo estão predominantemente hotéis de luxo, desde grandes redes até boutiques e resorts.

“Atuamos onde a customização não é um diferencial, mas uma necessidade. Esse é o nosso know-how. Esse perfil de projeto busca um alto valor agregado, que seja justificado em cada etapa, desde a estética do mobiliário até o processo produtivo”, comenta.

Perguntado sobre como a Breton atende às mais distintas tendências do setor hoteleiro, Rivkind respondeu que a adaptação é um processo contínuo e natural para a empresa, guiado por três pilares: escuta ativa do mercado, inovação em materiais e flexibilidade na execução

Na visão do CEO, com a crescente demanda por espaços cada vez mais exclusivos, o grupo investiu em parcerias com grandes nomes do design, da moda e da arquitetura, assim como em novos talentos, para ampliar o olhar de suas criações.

“Também garantimos que cada projeto reflita a identidade dos clientes, sem abrir mão de prazos, alta capacidade produtiva e competitividade”, completa.

FÓRUM PANROTAS 2025

Rivkind comenta que essa colaboração no Fórum PANROTAS surgiu de uma convergência natural de valores. Além da sinergia entre as empresas, o evento é um local estratégico para a companhia, o que reforça a aproximação com um público muito importante.

“O Fórum é um catalisador de tendências e relacionamentos estratégicos. Para nós, é uma plataforma essencial para reforçar não apenas nossa presença de marca, mas também nossa autoridade no segmento de mobiliário corporativo”, conclui.

André Rivkind, CEO da Breton
DIVULGAÇÃO

DOS 80 ANOS DE SERVIÇO DE QUALIDADE CONSISTENTE E REFERÊNCIA EM SATISFAÇÃO DO HÓSPEDE

A Best Western® Hotels & Resorts, parte do grupo BWH® Hotels, se prepara para celebrar 80 anos de história. Referência no segmento midscale, a rede surgiu da união de hoteleiros comprometidos com a inovação na hotelaria. Hoje, mantém sua essência e projeta um futuro promissor.

A origem da rede remonta a 1946, quando quando M.K. Guertin, experiente hoteleiro da Rota 66, na Califórnia, decidiu se unir a outros parceiros da região e formar uma associação colaborativa. Cada hotel recomendava o outro, incentivando a fidelização de hóspedes e criando uma rede de confiança entre estabelecimentos.

Com o sucesso do modelo, na década de 1960 a Best Western tornou-se uma das primeiras franquias modernas de hotéis e a maior rede de motéis ("motor hotels") da indústria. Como dizia Guertin, o foco era "serviço de qualidade consistente e a satisfação do cliente".

EXPANSÃO GLOBAL E INOVAÇÃO

Na década seguinte, a Best Western chegou à Europa, México, América Central e Oceania. Como marco dessa liderança global foi criada a Best Western International®. Nessa fase, a rede registrou 15 milhões de hóspedes, US$ 1 bilhão em receita e 2.654 propriedades ao redor do mundo.

Depois, a rede deu novos e importantes passos nos anos 90: estreou no Brasil em 1992 e lançou novas marcas para diferentes segmentos, como Best Western Plus® e Best Western Premier®. Além disso, tornou-se referência com seu programa de fidelidade, o "Gold Crown Club® International Program".

ANOS 2000: EXPANSÃO, VISÃO DE FUTURO E DIVERSIFICAÇÃO

No início dos anos 2000, a rede aprimorou seus serviços e lançou o site bestwestern. com, ampliando receitas. O Best Western Rewards® foi renovado e pesquisas online passaram a monitorar a satisfação dos clientes, reforçando a liderança da marca.

Em 2015, adotou o nome Best Western® Hotels & Resorts e ampliou seu portfólio. Surgiram a SureStay Hotels, sua rede econômica, e marcas como Aiden®, Vib® e GLo®. Em 2019, adquiriu a WorldHotels™, consolidando-se também no segmento de luxo. Ainda focada na expansão e alinhada às principais tendências do mercado, a rede mirou o segmento de luxo. Em 2019, adquiriu a WorldHotels™, com mais de 50 anos, agregando uma coleção de 300 propriedades em destinos ao redor do mundo. Com 18 marcas, o grupo se consolidou como uma aliança pela qualidade de serviço e satisfação do hóspede, tornando-se um dos principais players da hotelaria mundial.

A BEST WESTERN® HOTELS & RESORTS DE HOJE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, REFERÊNCIA EM QUALIDADE E CRESCIMENTO CONSTANTE

Com mais de 4.300 hotéis em todo o mundo e 18 marcas, a Best Western® Hotels & Resorts segue comprometida com qualidade, sustentabilidade e inovação. O modelo de associação continua forte, promovendo a troca de experiências entre especialistas em hospitalidade.

O grupo BWH® Hotels, que engloba WorldHotels™, Best Western® Hotels & Resorts e SureStay® Hotels, atende a todos os perfis de viajantes, oferecendo desde opções econômicas premium até experiências luxuosas. n

Marcas

18 60M Hotéis Hóspedes fidelizados

4.300

Mercado

Por gerar tanto emprego e movimentar bilhões de reais, Turismo precisa de representatividade em Brasília

Dos destinos e fornecedores às operadoras e consolidadoras, dessas poucas empresas às agências de viagens e então aos consumidores. Os mais saudosistas podem até sentir falta do tempo em que o fluxograma do Turismo no Brasil se resolvia a poucas setas e assim poderiam ter maior controle sobre a fatia sobre a mesa, mas fato é que esta era de canais dominantes está em um passado distante e irretomável. Com maior acesso direto a ferramentas e canais de vendas, as expectativas dos consumidores cresceram na mesma velocidade em que se aumentaram as possibilidades de os viajantes fazerem sua reserva.

Quanto mais disseminadas as informações sobre viagens e mais pessoas efetivamente tenham disponibilidade

financeira para viajar, maior é o volume de recursos envolvidos, e tudo isso para dizer que o Turismo se tornou uma indústria multicanal e multitela. Há toda uma cadeia complexa e interconectada, com empresas de tecnologia, operadoras, agregadores de atrativos turísticos, consolidadoras, resorts, plataformas de reservas, ferramentas de gerenciamento de despesas, agências de viagens tradicionais e on-line, TMCs virtuais e on-line, bancos, cartões de crédito... Essa diversidade é reflexo da evolução do setor, mas também traz desafios: a fragmentação enfraquece os elos e dificulta a união em torno de causas comuns? Quando chega a hora de negociar com o poder público, quem fala pelo Turismo?

As agências de viagens encontraram certa união em torno do PERSE, programa que trouxe alívio tributário para o setor de eventos. Por sua vez, este foi continuidade do G20 que, criado durante a pandemia, teve seu valor ao unir dezenas de entidades e mostrar o tamanho do rombo que a crise sanitária causaria à economia caso não houvesse apoio do poder público ao Turismo. Contudo, enquanto o lockdown se esvaía, as associações também retomavam ao seu normal: pulverizadas e autocentradas. Fato é que o Turismo, por gerar tanto emprego e movimentar bilhões de reais, precisa de uma representatividade forte em Brasília.

DESCRENÇA NAS LIDERANÇAS PÚBLICAS

Para a professora de Turismo na Universidade de São Paulo

Mariana Aldrigui a atividade turística brasileira carece de vozes coordenadas. Vozes, no plural, pois a acadêmica não imagina uma representação única para essa indústria, e acredita que as construções devem ser de fato em prol de um setor competitivo, saudável e com regras justas.

De acordo com ela, pelo histórico de políticos sem conhecimento técnico em Turismo que assumem cargos decisivos no setor, é preciso que “aceitemos que esses líderes sejam fracos, mal assessorados e que repliquem platitudes e informações antigas, muitas delas equivocadas”.

“Então, estas lideranças seriam os grandes articuladores de propostas que, garantindo a liberdade competitiva, estimulariam a criação de um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento de todos os segmentos, e particularmente, permitiriam que a área fosse mais importante econômica e socialmente, beneficiando quem nela atua”, afirma a pesquisadora.

Atuação no PERSE é mencionada pelo Turismo brasileiro como um case de coordenação entre as diferentes camadas do setor

De uma ponta a outra, sem conexão.

A GOL é a Companhia com mais voos diretos do Brasil para o Caribe. Embarque para San José, na Costa Rica, com a gente.

Guarulhos (GRU)
San José (SJO)

UTOPIA VS. REALIDADE

A evolução de uma agenda governamental sempre esteve nos planos de Ana Biselli Aidar desde sua chegada à Resorts Brasil, em 2019. Ela ressalta que a própria natureza do produto resort, e Turismo no geral, é muito interdependente, envolvendo destino, operadora, receptivo, modal... "Enquanto planejávamos essa costura entre diferentes participantes da indústria pensando no benefício de todos, chegou a pandemia como uma grande oportunidade, pois ali era a sobrevivência que estava em jogo. Isso facilitou uma evolução conjunta. Passados esses enormes desafios no período de crise sanitária, é natural que

cada um com seus novos desafios, passe a olhar mais de perto para o seu", afirma a presidente-executiva da Resorts Brasil, assegurando que desde então essa chama não foi apagada. “Hoje, ainda seguimos juntos, em pautas convergentes, como PERSE e reforma tributária. Ainda existe uma ligação forte ao trabalharmos esses temas, mas já entendemos que podemos ser menos reativos e nos precavermos mais a essas pautas. Estamos, sim, olhando para isso, buscando entender demandas dos empresários e outros players. Uma vez estabelecida essa agenda, estaremos mais preparados para os próximos passos”, pondera Ana Biselli. Abav Nacional e Braztoa estão em sintonia com a Resorts Brasil em relação ao patamar de união do Turismo nacional.

Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil

"O quadro de associados da Abav Nacional tem TMCs, receptivos, agências que também operam e vários segmentos, mas isso não impede de Braztoa e Abracorp coexistirem com suas próprias pautas", defende Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional. Segundo ela, pautas muito nichadas devem ser tocadas pelas suas próprias entidades, enquanto as pautas comuns serem levadas de mãos dadas.

"Como vimos na luta da Lei Geral do Turismo e do PERSE, a união traz muitos benefícios. É necessário saber em que momento todos devem seguir seu próprio caminho e em que momentos é válido unir as forças. Para mim seria um exagero muito grande falar em uma só entidade no Turismo brasileiro, mas também concordo que às vezes três associações estão travando a mesma luta em paralelo, e isso pode atrapalhar determinada causa. O ideal é dialogar para encontrar um equilíbrio, a união das forças", aponta.

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

REVITALIZAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DO TURISMO

"Apesar de serem muitas e possuírem alguns interesses específicos, as entidades do Turismo trabalham em prol do coletivo", concorda o presidente do Conselho da Braztoa, Fabiano Camargo, também acrescentando PERSE e Reforma Tributária como vitórias do Turismo uniformizado.

"Ressaltamos aqui a atuação do Ministério do Turismo com a revitalização do Conselho Nacional do Turismo. Em fevereiro tivemos uma reunião da Câmara de Tributação e Legislação

com o intuito de unir as pautas essenciais para o setor como um todo, independente do elo da cadeia. Com certeza, esta atuação liderada pelo Ministro Celso Sabino e pelo Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, Wilken Oliveira, em apoio às demandas mais importantes do setor, trará frutos importantíssimos", aponta o operador.

Fato é que, pela sua própria intersecção, o Turismo tem muito mais pautas que unem seus stakeholders do que os separam. Mesmo que não seja uma entidade, com um só líder, o setor precisa de um centro de apoio, uma agenda regular e constante, em que várias organizações e profissionais com propósito individual sejam capaz de lutar pelo coletivo.

Como afirma Ana Biselli Aidar, "não temos de brigar pela maior fatia do bolo, mas sim por todo mundo junto fazer o bolo crescer. Já amadurecemos muito como setor e esse caminhar vem sendo extremamente positivo".

Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa

REFERÊNCIA DE OUTRO SETOR

Nem Ana Biselli, nem Ana Carolina Medeiros, nem Fabiano Camargo e nem Mariana Aldrigui acreditam que a solução para o Turismo seria haver uma única entidade-mãe, como seria a US Travel no Turismo dos Estados Unidos. Mas tem uma pessoa que acredita: Valter Patriani.

Depois de 40 anos de serviços prestados à CVC, o ex-presidente da maior companhia de Turismo do Brasil hoje é um dos nomes de destaque do setor imobiliário, com a Construtora Patriani, uma das empresas de mais rápida ascensão em seu segmento. É da sua atual indústria que ele tira a referência que acredita ser um modelo para o Turismo. “O ramo imobiliário é mais bem organizado, até porque o próprio corretor tem um documento, obtido em um processo criterioso. Mas o que faz a diferença mesmo é o Secovi", afirma Patriani, referindo-se ao órgão que representa e defende os interesses do setor imobiliário e da habitação.

"É como se, em vez de termos ABIH, Abav e mais tantas outras associações, o Turismo tivesse uma única entidade e lá dentro diretorias pra cada setor. O Secovi se tornou uma entidade tão forte que qualquer figura pública o atende, até o presidente da República", ilustra Patriani.

O ex-presidente da CVC acrescenta que o Secovi atua em diversas áreas relacionadas ao mercado imobiliário, como na intermediação, oferecendo suporte e representação para empresas e profissionais que atuam como corretores de imóveis, além de representar as empresas e condomínios nas negociações coletivas de trabalho. Acompanha projetos de leis em tramitação nas esferas municipal, estadual e nacional e oferece serviços de consultoria e orientação jurídica para a compra e venda de imóveis, além de campanhas de conscientização e incentivo à regularização e segurança jurídica das transações.

"Nós da Construtora Patriani temos no Secovi uma diretoria que só cuida de incorporadoras. É com ela que negociamos, mas é palpável o diálogo do nosso núcleo com a diretoria geral. Então, é como se o Turismo tivesse uma só entidade, mas lá dentro há as diferentes correntes e evidentemente isso dá muita força no cenário nacional", compara.

Para Valter Patriani, a força do Secovi não é uma questão de poderio financeiro na com-

paração entre as indústrias de imóveis e de Turismo. "Geração de empregos é o que fala alto em Brasília e este índice o Turismo ostenta como poucos, pois é extremamente fértil em postos de trabalho. Por exemplo, pelo tanto que a indústria hoteleira movimenta de empregos, acho que a ABIH faz um trabalho aquém de seu potencial. Hotéis trabalham três turnos e o serviço da hospitalidade não pode ser trocado por robôs, como a indústria manufatureira, por exemplo."

"É evidente que dentro de um setor haja muitas particularidades, mas uma entidade-mãe pode abrigar todas elas. No setor de construção civil, foi exemplar o trabalho na Secovi, bem representando a todos nós. Olhando para minha experiência no Turismo, acredito que haja muita entidade e poderia concentrar mais o poder em poucas."

Valter Patriani, exCVC, hoje no setor imobiliário

Um BRASIL cada vez mais CONECTADO por voos domésticos e

internacionais

O Brasil avança rapidamente na conectividade aérea nacional e internacional, bem como no volume de turistas por meio das principais portas de entrada por todo o País. Um estudo exclusivo da ForwardKeys, que contou com a parceria da Embratur, revelou crescimentos exponenciais não só no volume de turistas que desembarcam no Brasil durante toda a temporada de verão, mas também a projeção de cada vez mais voos sendo operados por todo o País durante o primeiro semestre de 2025. O estudo revela ainda o ganho de mercado das três principais companhias brasileiras no continente sul-americano, com destaque para a liderança da Latam Airlines e para o crescimento de 10% no número de voos operados pela Gol do primeiro semestre de 2024 para o primeiro semestre de 2025.

PROJEÇÃO DE VOOS NA AMÉRICA LATINA

(DOMÉSTICOS E INTERNACIONAIS)

Estimativa de Janeiro a Junho de 2025 por PAÍS DE ORIGEM

Origem

VARIAÇÃO EM RELAÇÃO A 2024

Origem

SHARE NA AMÉRICA LATINA EM 2024 e 2025

Cruzeiros Fluviais

Europa - Sudeste Asiático

Super Iates de Ultra-Luxo Antártica - Ártico - Américas - Europa - Oceania - Ásia

Scenic e Emerald Cruises apresentam Promoções Especiais, exclusivas para a América Latina.

Navegue pelo majestoso rio Reno, encante-se com a beleza imperial do Danúbio ou viva a emoção de explorar o Mediterrâneo a bordo de um iate de ultraluxo. E com a Emerald Cruises, descubra as deslumbrantes costas do Caribe, com paradas em St. Barth, ou percorra os rios da Europa e do sudeste asiático.

Cruzeiros Fluviais

Europa - Sudeste Asiático

Iates de Luxo

Europa - Caribe

Para mais informações e reservas, entre em contato com a Velle Representações pelos telefones (11) 3285-4437 e 0800879 0013 (fora de São Paulo) ou através do email info@velle.tur.br

Projeções da ForwardKeys acessadas com exclusividade pela PANROTAS, revelam que o mercado brasileiro responderá por 24,9% de todos os voos operados dentro da América Latina de janeiro a junho de 2025, entre voos domésticos e internacionais. A porcentagem é um pouco abaixo da registrada no mesmo período do ano passado, por conta de um equilíbrio maior em relação a outros países. Apesar disso, o País espera uma alta de 3,8% em número de voos no primeiro semestre deste ano. México, Colômbia, Argentina e Chile

completam o Top 5 dos maiores mercados aéreos da América Latina, com destaque para Colômbia e Argentina, que registraram crescimentos de dois dígitos na quantidade de voos. No geral, o maior aumento percentual entre os países da América Latina ficou com Costa Rica (+17%), seguido de perto por Colômbia, como já mencionado acima, e Panamá, com alta de 11,6% de um ano para o outro. Por outro lado, o país que mais recuou em conectividade aérea foi a Bolívia, uma queda expressiva de 16,5%.

A TRINCA BRASILEIRA

As três grandes companhias aéreas brasileiras (Azul, Gol e Latam) dividem o Top 5 do maior número de voos que serão operados na América Latina, de janeiro a julho de 2025, com Avianca e VivaAerobus. A projeção revela que as três crescerão em número de voos operados do primeiro semestre de 2024 para o primeiro semestre de 2025, com

destaque para um avanço considerável de 10% da Gol Linhas Aéreas, seguida por Latam (+3,8%) e Azul (+1,5%).

Já no market share da América Latina, a Latam segue liderando com folga. São 16% de participação em todo o mercado, mais do que o dobro da Avianca, que está na segunda colocação com 7,3% de share.

PROJEÇÃO DE VOOS NA AMÉRICA LATINA

(DOMÉSTICOS E INTERNACIONAIS)

Estimativa por Companhia Aérea, de Janeiro a Junho de 2025 na AMÉRICA LATINA

Origem

VARIAÇÃO EM RELAÇÃO A 2024

Origem SHARE NA AMÉRICA LATINA EM 2024 e 2025

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E

50 ANOS DE PANROTAS E

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER

33 ANOS DE ORINTER

33 ANOS DE ORINTER

A FORÇA DO TURISMO

B2B, PRESENTE EM CADA CANTO DO BRASIL!

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

33 ANOS DE ORINTER SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

50 ANOS DE PANROTAS E 33 ANOS DE ORINTER SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS A OPERADORA

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

SERVINDO O TURISMO E OS AGENTES DE VIAGENS

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

QUE FAZEM, SEMPRE

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

A OPERADORA

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL. UMA EMPRESA MONDEE COM 15

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL. UMA EMPRESA MONDEE COM 15

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL. UMA EMPRESA MONDEE COM 15

EXCLUSIVAMENTE B2B MAIS COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL. UMA EMPRESA MONDEE COM 15

COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL.

COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL. UMA EMPRESA MONDEE COM 15

COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL. UMA EMPRESA MONDEE COM 15

COMPLETA E PRESENTE EM TODO O BRASIL. UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

UMA EMPRESA MONDEE COM 15

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES. UM TIME DE PROFISSIONAIS

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES. UM TIME DE PROFISSIONAIS

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES. UM TIME DE PROFISSIONAIS

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES. UM TIME DE PROFISSIONAIS

EMPRESAS EM DIFERENTES PAÍSES.

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

UM TIME DE PROFISSIONAIS

ESPECIALISTAS E

ESPECIALISTAS E

ESPECIALISTAS E

ESPECIALISTAS E

ESPECIALISTAS E

ESPECIALISTAS E

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

ESPECIALISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM, SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

VERÃO MOVIMENTADO

Dados divulgados pela ForwardKeys, em parceria com a Embratur, revelam que o verão no Brasil está sendo de casa cheia de turistas nacionais e internacionais. Todas as principais portas de entrada do País registram alta no número de chegadas de turistas entre os dias 1 de dezembro de 2024 e 31 de março, contemplando toda a estação mais quente do ano.

No ranking, o Rio de Janeiro, que já é considerada a maior porta de entrada de turistas de lazer, com 34,1% do share brasileiro, registra um crescimento exponencial de 50% nas chegadas internacionais de turistas. O Estado só perde mesmo para Santa Catarina, que quase dobrou o volume de turistas internacionais em relação ao verão passado (+93%). São Paulo, por sua vez, fecha o Top 3 na segunda colocação, com 27,3% de market share e crescimento registrado de 9% em relação ao verão passado.

A boa notícia é que TODOS os grandes Estados brasileiros registram aumento nas chegadas internacionais do verão 2024 para o verão 2025. É o caso, por exemplo, de Alagoas, que entrou no Top 10 do ranking e cresceu 46% no ano a ano. Ainda no Nordeste, o líder segue

sendo a Bahia, com 6,2% de mercado e com alta de 25%, seguida de perto por Pernambuco, com 4,3% de share e alta de 26% no número de chegadas internacionais.

Mas de onde vem todos estes turistas internacionais? O Top 10 da ForwardKeys e Embratur é formado obviamente pelos 10 maiores países emissores de turistas para o Brasil. E no topo do ranking está a Argentina, que cresceu 76% em volume de turistas enviados ao nosso país de um verão para o outro, respondendo por 27% de market share.

Os Estados Unidos figuram na vice-liderança deste ranking, com 13,9% de market share, bem abaixo da líder Argentina, mas com alta de 15% em relação ao verão passado. É bom frisar que este número pode cair ainda mais a partir de abril, quando será retomada a exigência de vistos para turistas norte-americanos. O país que fecha o Top 3 dos maiores emissores de turistas para o Brasil é o Chile, com 11,9% de share e com um crescimento exponencial de 66% em relação ao mesmo período do ano passado. Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Canadá fecham o Top 10, todos com crescimento de turistas, exceto o Canadá, que recuou 1%.

Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

PROJEÇÃO DE CHEGADAS INTERNACIONAIS AO BRASIL DURANTE O VERÃO

Chegadas Internacionais ao Brasil entre 01 de dezembro de 2024 e 31 de março de 2025, vs ano anterior

PROJEÇÃO DE CHEGADAS INTERNACIONAIS AO BRASIL DURANTE O VERÃO

Chegadas Internacionais ao Brasil entre 01 de dezembro de 2024 e 31 de março de 2025, vs ano anterior

DE ONDE VIRÃO OS ESTRANGEIROS

O estudo da ForwardKeys e Embratur também apresentou a previsão de crescimento das chegadas internacionais à América do Sul e ao Brasil, baseado em dados de bilhetes vendidos até o dia 18 de janeiro. E o Brasil lidera o ranking do continente, com 33,1% de share, e com o maior aumento percentual em relação aos outros países (+35%).

Colômbia, com 21,1% de participação de mercado e crescimento esperado de 5% para 2025, em relação a 2024, e Argentina, com 12,4% de share de mercado, mas com queda de 23% em relação a 2024, fecham o Top 3 do ranking. Argentina e Uruguai são os únicos países a registrarem possíveis quedas de chegadas internacionais ao longo de 2025.

E de onde virão todos estes turistas internacionais? O Top 10 da ForwardKeys e Embratur é formado obviamente pelos 10 maiores países emissores de turistas para América do Sul, com destaque para Estados Unidos e seus 22,5% de share, país que tem previsão de crescer 4% no número de turistas enviados ao continente em relação a 2024.

A Argentina, por sua vez, que deve ter queda de chegadas internacionais, está no Top 2 de principais países emissores de turistas para América do Sul, com 12,6% de share e uma previsão de crescimento exponencial de 73%. O Top é fechado pelo próprio Brasil, com 8,3% de share, mas com queda de emissão de turistas para América do Sul em 2025 (-25%).

CHEGADAS INTERNACIONAIS NA AMÉRICA DO SUL

Chegadas Internacionais na América do Sul em 2025, com ingressos a partir de 10 de janeiro vs ano anterior

PERSPECTIVAS PARA

2025:

PAÍSES QUE MAIS ENVIARAM TURISTAS PARA DESTINOS NA AMÉRICA DO SUL

Chegadas Internacionais na América do Sul em 2025, com ingressos a partir de 10 de janeiro vs ano anterior

PERSPECTIVAS PARA 2025: CHEGADAS INTERNACIONAIS AO BRASIL

Chegadas Internacionais ao Brasil em 2025, com ingressos a partir de 18 de janeiro vs ano anterior

PERSPECTIVAS PARA 2025: MAIORES EMISSORES INTERNACIONAIS AO BRASIL

Chegadas Internacionais ao Brasil em 2025, com ingressos a partir de 18 de janeiro vs ano anterior

margeadas pelas águas turquesa do Caribe, acompanhadas por uma vegetação exuberante

Saboreie Puerto Plata

Assim como em 2024, todas as principais portas de entrada de turistas internacionais no Brasil irão crescer em 2025, com exceção apenas de Minas Gerais (-8%). Rio de Janeiro, com 36,8% de participação e crescimento previsto de 56%, São Paulo, com 24,3% de share e 11% de crescimento previsto, e Santa Catarina, com 10,1% de share e um aumento esperado de incríveis 97%, fecham o Top 3. E assim como em 2024, a Argentina

lidera o ranking de países emissores de turistas para o Brasil em 2025, com 28,9% de share e crescimento esperado de 85%. Estados Unidos, com 12,3% de share e alta esperada de 17%, e Chile, com 12,2% de share e aumento previsto de 71%, fecham o Top 3. No Top 10, que também conta com Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e Canadá, todos os países devem crescer em relação a 2024.

Masp na Avenida Paulista, São Paulo

Há um lugar no mundo onde momentos mágicos ocorrem todos os dias, a cada hora, a cada segundo e em cada cantinho. Bem-vindo a momentos repletos de sonhos. Bem-vindo a momentos de alegria. Bem-vindo ao Lugar Mais Mágico Do Mundo: Walt Disney World Resort.

Para reservas ou mais informações, entre em contato com um dos distribuidores autorizados do Walt Disney World Resort.

Para entrar em um Parque Temático, é necessário entrada válida para o mesmo Parque e para a mesma data. Os ingressos e opções são intransferíveis, não reembolsáveis e excluem eventos ou atividades cobrados à parte.

Um Parque Temático por dia, a menos que a opção Park Hopper ou Park Hopper Plus seja comprada. Parques, atrações e outras ofertas sujeitos a disponibilidade, fechamentos e alterações ou cancelamentos sem aviso prévio ou responsabilidade.

Magic Kingdom Park
EPCOT
Disney’s Hollywood Studios
Disney’s Animal Kingdom Theme Park

MOVIMENTAÇÃO DOMÉSTICA COMEÇA MAL, MAS DEVE SE RECUPERAR

Nos 18 primeiros dias de 2025, a movimentação aérea doméstica no Brasil é motivo para acender o sinal de alerta, de acordo com os dados da ForwardKeys encomendados pela Embratur. A grande maioria dos destinos registrou quedas, algumas significativas, em relação ao período de 1 a 18 de janeiro de 2024. Pernambuco foi o Estado que sofreu maior queda de movimentação doméstica, com 16% menos volume no período comparativo, seguido por Bahia e Santa Catarina, que tiveram quedas de 14% e 13%, respectivamente. Esses declínios podem indicar desafios econômicos, mudanças nas preferências dos viajantes ou até mesmo questões relacionadas à infraestrutura turística.

O único Estado que se destaca positivamente é o Rio de Janeiro, ainda assim com uma alta quase irrisória no movimento doméstico em relação aos 18 primeiros dias de 2024. Houve um leve aumento de 1% no Estado que tem o principal cartão postal do Brasil. São Paulo, embora lidere o ranking com 20,7% de participação, registrou uma queda de 2% no mesmo período comparativo.

MOVIMENTAÇÃO DOMÉSTICA NO BRASIL

De 1 a 18 de janeiro de 2025 vs. mesmo período de 2024

Pão de Açúcar no Rio de janeiro

INTENÇÃO DE VIAGENS DOMÉSTICAS

Pesquisas de viagens no Brasil feitas para embarques entre 1 de dezembro de 2024 e 31 de março de 2025 na comparação com o mesmo período dos anos anteriores

Apesar de um início de ano difícil, o verão deve ser absolutamente positivo em termos de movimentação aérea doméstica no Brasil, como prevê a ForwardKeys. Os dados de busca por voos internos de 1º de dezembro de 2024 até 31 de março de 2025 mostram uma variação de dois dígitos na maioria dos destinos na comparação com 1º de dezembro de 2023 até 31 de março de 2024.

São Paulo lidera as buscas com 44.898.262, um aumento de 18%, seguido por Bahia e Rio de Janeiro, que registraram crescimen-

tos de 10% e 34%, respectivamente. O Rio de Janeiro, novamente ele, se destaca com um aumento expressivo, reforçando sua atratividade como destino turístico.

O Rio Grande do Sul é a única região que apresentou uma queda, ainda que pequena (2%), nas buscas, o que pode indicar reflexos das inundações sofridas pelo Estado em 2024. Em contraste, destinos como Pernambuco e Minas Gerais tiveram aumentos de 21% e 14%, respectivamente, sugerindo uma diversificação nas preferências dos viajantes. n

O Brasil das Salas VIP

O mercado de salas VIP nos aeroportos brasileiros passa por transformação. O que antes era um privilégio restrito a um seleto grupo de viajantes, especialmente os de alta renda, tornou-se um serviço acessível para um número crescente de pessoas. Esse maior alcance vem da popularização de cartões de crédito premium e a atuação de fintechs, que trouxeram esses espaços para o cotidiano dos consumidores.

No maior terminal da América Latina, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o número de salas VIP mais que dobrou nos últimos cinco anos, passando de 12 em

2019 para 25 em 2024. O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, também acompanhou esse crescimento, com um aumento no número de turistas atendidos nas sete salas VIP, que saltaram de 600 mil para quase 1 milhão no mesmo período. Esse movimento não é isolado. Os lounges também chegaram a terminais menores em aeroportos que, embora menos movimentados, passaram a oferecer, a uma fatia dos seus passageiros, a privacidade de ambientes separados, com poltronas mais confortáveis, link exclusivo de internet, salas mais silenciosas para trabalho, petiscos e bebidas.

Nova sala VIP em Congonhas inaugura um novo momento de mais comodidade no aeroporto da capital paulista

APORTE DAS FINANCEIRAS

Grandes instituições financeiras, como Visa, MasterCard, Bradesco, C6, Nomad, Nubank e BTG Pactual, além de muitas outras marcas, investiram consideravelmente na criação e aprimoramento de salas VIP exclusivas. O Nubank, por exemplo, recentemente inaugurou o Nubank Ultravioleta Lounge no Aeroporto de Guarulhos, um espaço de mil metros quadrados distribuídos em três andares. O BTG Pactual foi além e apostou em um terminal exclusivo, com um investimento de R$ 80 milhões e uma estrutura que vai além de uma simples sala VIP, oferecendo serviços como check-in próprio, segurança, imigração e transporte até o avião.

Recentemente, o Bradesco Lounge foi aberto no Aeroporto de Congonhas, com mais de mil metros quadrados e capacidade de atender até 290 passageiros simultaneamente. O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria do Bradesco com a Aena Brasil, que administra o aeroporto, e a Ambaar, responsável pela gestão do lounge. A nova sala ocupa um espaço antes ocioso no coração do terminal, em frente ao portão 8, refletindo a crescente demanda por experiências exclusivas e de alto padrão.

André David Marques, diretor superintendente da Bradesco Cartões e Bradescard para o Brasil e México, afirma que o banco possui atualmente 20 salas desse tipo em dez aeroportos brasileiros, consolidando sua especialização nesse ramo de serviços voltados para clientes de cartões premium. "Nosso know-how neste mercado já é reconhecido e encontramos no serviço uma forma de fidelizar nossos clientes, que, por meio dos cartões – sejam para pessoas físicas ou jurídicas – têm acesso a espaços exclusivos e confortáveis. Isso nos proporciona uma reciprocidade, pois o cliente se sente prestigiado", justifica. Sobre o Bradesco Lounge de Congonhas, o executivo ressaltou que a nova sala se posiciona como flagship da rede. "Foi um projeto que desenvolvemos há algum tempo com a Ambaar, que faz a gestão

do espaço e da equipe, e com a Aena, que providenciou a área", explicou. Ele também revelou que, embora recéminaugurado, o ambiente passará por uma expansão nos próximos meses, com a adição de um corredor de lojas e um bar/ restaurante nos espaços anexos.

André David Marques, diretor superintendente da Bradesco Cartões e Bradescard para o Brasil e México
Em Congonhas, a Bradesco Cartões é parceira do empreendimento emprestando a marca e os clientes

O destino de férias mais elegante da Flórida

Ao visitar The Palm Beaches, você vivenciará experiências únicas e personalizadas de acordo com as suas preferências. Organize as férias perfeitas do seu cliente ThePalmBeaches.com/Travel-Professionals

POSSÍVEIS MODELOS DE OPERAÇÃO

André David Marques ainda detalhou os três principais modelos de operação das salas VIP do Bradesco, que são:

1. Naming rights, como no caso do Bradesco Lounge em Congonhas, onde o banco coloca seu nome no ambiente e fornece acesso aos clientes que possuem seus cartões.

2. Espaços próprios e operação do Bradesco, com o banco alugando o espaço da gestão do aeroporto e cuidando da operação do local.

3. Espaços do Bradesco com operação de terceiros, onde a operação do lounge é realizada por um parceiro especializado.

Esses modelos e a otimização de cada um deles fazem parte da estratégia do Bradesco para expandir a presença da marca nos aeroportos e oferecer aos seus clientes uma experiência única e diferenciada.

OFERTA E DEMANDA

Também em Congonhas, mas na ala externa da sala de embarque, outro espaço do tipo também ganhou atenção recentemente. Ainda em fevereiro, o Advantage Vip Lounge voltou a funcionar, agora com dependências repaginadas e mais modernas.

As novidades de Congonhas, contudo, são apenas uma amostra de como o cenário de lounges tem se alargado.

Para Juan José Sánchez Guinoza, CCO da Aena no Brasil, esse movimento de expansão não é apenas uma fase, mas uma resposta necessária à alta procura por serviços premium.

Segundo ele, "existe uma demanda por experiências mais confortáveis e com mais privacidade", um reflexo, segundo

ele, do aumento da classe média e da popularização de programas de fidelidade. "Temos visto a demanda crescendo, principalmente após a pandemia", complementa Guinoza.

A Aena, que administra 17 aeroportos no Brasil, assim como faz em Congonhas, tem acompanhado de perto esse movimento e, como explica o executivo, "há um visível crescimento na demanda por ambientes de maior conforto e privacidade, que hoje são mais acessíveis graças a cartões de crédito e benefícios bancários."

Já Fernanda Lemos, gerente geral do Plaza Premium Group para a América Latina, destaca que este crescimento na oferta de estabelecimentos do tipo mostra como os viajantes enxergam a experiência da viagem, já considerando a partir do aeroporto. "Em um cenário de aeroportos cada vez mais movimentados, o conforto e a comodidade acabam se tornando um investimento - e não mais um luxo", pondera ela. "Sem contar que, na comparação com os preços dos restaurantes e lanchonetes de aeroportos, os lounges acabam se destacando pela relação custobenefício", acrescenta.

Fernanda ainda lembra que, no póspandemia, o mercado global de viagens cresceu de maneira inegável. E, observando isso, o Plaza Premium Group passou a enxergar um campo aberto com a possibilidade de entrada de mais players ainda.

Fernanda Lemos, gerente geral do Plaza Premium Group para a América Latina

COMUNIDADE EMBRATUR

Um hub de conteúdo, diálogo e qualificação para quem empreende, trabalha ou estuda turismo.

Webinars exclusivos

E-books temáticos

Inteligência de dados

E muito mais!

Participe!

Para acessar, aponte a câmera do celular para o QR code.

Demanda por benefícios e exclusividades

Aly Ahearn, gerente geral do segmento Ultravioleta do Nubank, explica, ao ser questionada sobre o novo espaço da empresa em Guarulhos, que o objetivo é transformar a espera pela viagem em uma experiência agradável e sofisticada. A executiva também ressalta que o lounge foi projetado devido à demanda dos clientes por benefícios adicionais em viagens, como a emissão instantânea do cartão físico da Conta Global Ultravioleta e o eSIM gratuito, que garante conectividade em mais de 150 países.

"A experiência do cliente Ultravioleta foi pensada de forma holística, com áreas para descanso, alimentação e espaços exclusivos para trabalhar ou passar tempo em família, tudo com o padrão de qualidade que os nossos clientes esperam da marca", afirma Aly.

TERMINAL

PRÓPRIO EM GRU

Também na área internacional do Aeroporto de Guarulhos, a experiência oferecida pelo Terminal BTG Pactual é a mais luxuosa da aviação

comercial no Brasil. O terminal exclusivo que leva o nome do banco foi projetado para atender à demanda crescente por serviços exclusivos e personalizados.

Com 2,4 mil metros quadrados e um investimento de R$ 80 milhões, o local é destinado tanto a voos domésticos quanto internacionais e promete oferecer uma experiência sem precedentes aos seus visitantes.

Com a proposta de atender no máximo 14 passageiros por hora, o Terminal BTG Pactual assegura que não haverá tempo de espera. Um dos grandes diferenciais é a parceria com a Revo, empresa de mobilidade aérea, que oferece pacotes de traslado até Guarulhos de helicóptero, além da parceria com a Volvo, que faz o transporte do passageiro até o heliponto e do terminal ao finger.

A tarifa de lançamento para o acesso ao terminal é de US$ 590 por pessoa para voos internacionais, e serviços adicionais, como a sala de reuniões e suítes, estão disponíveis para contratação.

Com uma estrutura focada na exclusividade, o terminal não é restrito aos clientes BTG e o público pode acessá-lo mediante reserva, o que amplia a acessibilidade, mas preserva o conceito de luxo e sofisticação.

O Terminal BTG, no GRU Airport, representa uma experiência nova e alto padrão no cenário de salas VIP do Brasil

EM FORTALEZA

Fevereiro de 2025 marca também a inauguração do W Airport Rooms Fortaleza, uma novidade do W Premium Group no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O espaço expande a gama de serviços oferecidos pelo grupoe busca se diferenciar com quartos disponíveis para utilização por hora, em um ambiente anexo à sala VIP. São 12 quartos no total: 10 equipados com beliches, mesa de trabalho, puff, cabides e suporte para mala, e 2 quartos, além desses itens, com camas de casal, armário e televisão. Ambos acomodam uma ou duas pessoas.

Os clientes que precisarem utilizar os chuveiros terão acesso ao W Arrival Lounge, que conta com dois banheiros completos com ducha. Nesse espaço, há também serviço de café da manhã, e os viajantes que optarem por esse desjejum terão acesso exclusivo ao W Arrival Lounge ou à sala VIP, que fica na área de embarque. No W Premium Group, os serviços são oferecidos em quatro combinações de acordo com as necessidades dos clientes: quarto, quarto e banheiro, quarto e café da manhã, ou quarto, banheiro e café da manhã — todos com os benefícios mais tradicionais de uma sala VIP.

Para Juan José Sánchez Guinoza, a evolução das salas VIP não se limita à ampliação da oferta de espaços, mas avança em direção a uma segmentação mais refinada, adaptada às necessidades de um público cada vez mais exigente. "O conceito de luxo e exclusividade está em plena transformação. Com a popularização das salas VIP, estamos começando a ver um movimento de segmentação, com ambientes distintos para públicos variados", afirma o COO da Aena no Brasil. Ele explica que a segmentação se manifesta por meio da criação de diferentes áreas dentro de uma mesma sala VIP, oferecendo experiências específicas para passageiros com diferentes perfis.

Essa estratégia, que já é adotada em aeroportos internacionais, está sendo implantada aos poucos também no Brasil, como no caso de alguns lounges em Guarulhos, que contam com áreas exclusivas para passageiros da classe business. Essa divisão tem o objetivo de preservar o conforto e a exclusividade, sem abrir mão da capacidade de atendimento.

Segundo Guinoza, a segmentação de espaços será inevitável à medida em que o número de viajantes cresce e a demanda por serviços diferenciados aumenta. Ele também destaca a importância de se preservar a essência de exclusividade que deu origem a esses espaços. "O futuro das salas VIP será voltado para a criação de espaços menores, com acesso restrito, garantindo uma experiência mais personalizada e confortável", afirma o executivo.

Juan José Sánchez Guinoza, CCO da Aena no Brasil
Wish Foz do Iguaçu Resort
Wish Natal Resort
Wish Serrano Resort
Wish Hotel da Bahia
Marupiara Resort By Wish
Prodigy Santos Dumont By Wish
Prodigy Gramado By Wish
Linx Galeão By Wish
Linx Confins By Wish

Além de uma infraestrutura completa, seu cliente poderá contar com a hospitalidade única do nosso time e a beleza de cenários paradisíacos. Design, bem-estar,

Localizados em verdadeiros paraísos do Nordeste ao Sul do Brasil, nossos hotéis e resorts oferecem o ambiente perfeito para férias inesquecíveis em família ou viagens a negócios.

Contato:

grupowish.com agenteswish.com @wishresorts

Acesse o portal do agente aqui.

FILAS E CAPACIDADE

Com o aumento da popularidade das salas VIP, muitas delas têm enfrentado um problema comum: a superlotação. O que antes era uma experiência tranquila e sofisticada muitas vezes se transforma em um desafio para encontrar um espaço confortável para esperar o voo.

Para resolver essa questão, algumas empresas estão apostando em soluções que garantem a exclusividade sem comprometer a alta demanda. O Bradesco, por exemplo, no Aeroporto de Congonhas, implementou um modelo em que, embora a sala tenha capacidade para mais clientes, faz um cálculo de limitação na entrada a menos de 300 passageiros simultaneamente. "Criamos um ambiente que busca não só atender à alta demanda, mas preservar a experiência de conforto e exclusividade", explicou André David Marques, diretor superintendente da Bradesco Cartões.

Para Guinoza, a criação de "salas dentro das salas" não é suficiente. Ele acredita que a solução para o problema de lotação está na separação física dos ambientes, criando estruturas distintas que atendem a diferentes perfis de viajantes. Em aeroportos da Aena, como o de Uberlândia, por exemplo onde o COO estava quando concedeu esta entrevista, a ampliação de uma sala VIP foi necessária para atender à crescente demanda, demonstrando que até aeroportos menores podem e devem contar com esse tipo de serviço. Do ponto de vista de Fernanda Lemos, do Plaza Premium Group, além da tendência de segmentação, o segmento precisa ter foco em manter a experiência de excelência acessível a diferentes tipos de viajantes. "O perfil dos clientes vem mudando nos últimos anos e embora este seja um ponto positivo, também se torna um desafio para a marca, pois precisamos estar sempre atentos, nos adaptando e buscando experiências novas."

LOUNGES COM VÁRIOS PROPÓSITOS

Fernanda Lemos revela que 70% dos clientes do Plaza Premium Lounge no Brasil são brasileiros, com a maior parte da faixa etária entre 25 e 44 anos (46%), e que 73% viajam acompanhados, sendo 56% viajando com a família, o que reflete uma mudança importante: os lounges não são mais exclusivos para viajantes corporativos, mas também atendem famílias e grupos que valorizam conforto e comodidade antes do embarque.

Fernanda também observa a crescente tendência global de integração dos lounges com estratégias de bem-estar e eficiência para viajantes frequentes. "Além do crescimento do público jovem e de lazer, vemos um movimento mundial que conecta os lounges a um conceito de experiência mais holística, focada no bem-estar e na otimização do tempo de viagem", afirma.

A PROPOSTA DE VALOR

A expansão do mercado de salas vips aumenta o alcance destes espaços e desafia a definição de exclusividade que tradicionalmente os caracteriza. Então, qual o futuro do segmento no Brasil?

Para Guinoza, dependerá de como as marcas serão capazes de equilibrar a crescente demanda por acessibilidade com a manutenção da experiência exclusiva que seus clientes esperam. Ele acredita que, em longo prazo, as salas VIP precisarão se adaptar para atender a um público mais amplo sem perder de

Segmentação, com salas VIPs para diferentes públicos é uma tendência nesta atividade

vista a qualidade e o alto nível de serviço.

O mercado de luxo, incluindo as salas VIP, segue em expansão no Brasil. A estimativa é que a classe alta no País cresça de 1,3 milhão de pessoas em 2023 para 1,5 milhão em 2030, o que impulsiona ainda mais a demanda por esses serviços. Neste cenário, a disputa das marcas será por inovação constante além de um bom serviço, para manter o equilíbrio entre exclusividade e acessibilidade, garantindo que o conceito de luxo não se dilua.

Do trade para os lounges

Outro novo player que vale destaque é o BRT Lounges, uma marca do trade turístico hoje está presente em diversos aeroportos do Brasil. Divisão do Grupo BRT, que tem consolidadora aérea e operadora turística, a companhia, com o impulso de parceiros, apostou no novo ramo e tem feito crescer sua oferta mês após mês. Em 2025, inclusive, já realizou uma inauguração no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. A nova sala de Confins oferece marca para a chegada do projeto à região Sudeste. Em maio, a empresa já tem planos para abrir um segundo espaço, ampliando ainda mais sua atuação no Estado. A Sala Ar, com 192 metros quadrados e capacidade para 54 pessoas, atende a viajantes domésticos, enquanto a Sala Terra, um pouco maior, com 300 metros quadrados e capacidade para 85 passageiros, é destinada a um público mais amplo.

André Luiz Macias, CEO da BRT Lounges, destacou que a empresa tem como objetivo ampliar a oferta de salas VIP em aeroportos do Brasil e da América Latina, sempre priorizando a experiência do cliente. Ele também comentou sobre o crescimento do segmento e a maior concorrência no setor. "O País estava muito atrás da oferta de salas VIPs comparado a outros países. A partir de 2018 e 2019, vimos esse movimento começar a crescer, e pós-pandemia esse aumento se intensificou", observou.

Macias também pontuou que a alta concorrência estimula a evolução do setor. "Com a chegada das fintechs, as instituições financeiras passaram a oferecer mais benefícios aos seus clientes, ampliando a base de elegibilidade para salas VIP.

Contudo, acreditamos que, em dois anos esse mercado pode atingir um platô. Alguns benefícios podem ser cortados para clientes que não se adequem aos padrões de desempenho das instituições financeiras. Mas quem oferecer um serviço diferenciado continuará tendo sucesso", completou.

Segundo o executivo, a BRT Lounges busca se consolidar como um dos principais players desse segmento no Brasil e na América Latina, acompanhando as tendências de democratização de acesso às salas VIPs, sem perder a sofisticação e a exclusividade que essas experiências oferecem aos passageiros.

André Luiz Macias, CEO da BRT Lounges

A CVC Corp é o grupo líder de turismo da América Latina

• 52 anos de tradição

• Listada no Índice BOVESPA

• Comprometida com a transparência e governança

• Jornada FIGITAL estruturada para suas marcas

• Trabalhando sempre ao lado de parceiros preferenciais

• Visão estratégica global com profundo conhecimento regional

• Sempre ao lado dos agentes de viagem

• Assistência e segurança na entrega

Sua parceira de negócios

NO BRASIL
NA ARGENTINA

Bancos digitais

NOMAD

Além do já mencionado Nubank, uma das novidades que mais fizeram barulho no cenário dos lounges aeroportuários foi inaugurada em 2023. Em uma posição de destaque no salão de embarque do Terminal 3 de Guarulhos, a Nomad abriu um lounge VIP próprio. Com aproximadamente 600 metros quadrados, a área é colada nos portões de embarque e tem um cardápio assinado pelo renomado Buffet Charlô. O acesso ao lounge é vinculado ao programa de fidelidade da fintech, o Nomad Pass, para os clientes de maior movimentação financeira.

C6 BANK

Já o C6 Bank também tem seu espaço no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, próximo ao portão 328. Inaugurado em abril de 2023, o lounge ocupa 220 metros quadrados e foi criado para proporcionar conforto e conveniência a clientes fidelizados ao banco, mas também é aberto ao público, por R$ 200.

Sala VIP C6
Sala VIP Nomad

Operadoras especializadas em salas vips

ADVANTAGETEM20UNIDADES

A Advantage VIP é uma das principais empresas do segmento de salas VIP, com 20 unidades espalhadas pelo Brasil. Suas salas oferecem wi-fi de alta velocidade, banheiros individuais e ambientes tranquilos, com sofás, poltronas e mesas. A empresa está presente em diversas cidades, incluindo São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Jacarepaguá), Belo Horizonte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Joinville, João Pessoa, Maceió, Natal, Campina Grande, Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Campo Grande. A Advantage também possui parcerias com os programas Priority Pass, Lounge Key, Visa Infinite, Mastercard Black, Elo Nanquim e Elo Nanquim Diners, permitindo acesso aos seus clientes.

PLAZA PREMIUM GROUP

O Plaza Premium Group é uma das principais operadoras de lounges nos aeroportos brasileiros, com 11 unidades em operação no País. Dessas, cinco são próprias, sob a marca Plaza Premium Lounge, e outras seis são fruto de parcerias com empresas. No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o grupo administra três lounges Plaza Premium e mais quatro em parceria com a Gol, Star Alliance, e Visa, enquanto no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), são cinco salas próprias e outras duas em colaboração com a Gol e Visa. A empresa tem presença em mais de 30 países e em mais de 75 aeroportos ao redor do mundo. Os lounges do Plaza Premium Group são acessíveis por diversos meios. Além de parcerias com cartões de crédito premium, como Amex, Capital One, e Visa, também há a opção de acesso mediante tarifas Walk-in, que variam de R$ 120 a R$ 298.

W PREMIUM LONUNGE

O W Premium Group gerencia um total de 25 serviços de hospitalidade em aeroportos, sendo 17 salas de alto padrão espalhadas por diversas cidades, como São Paulo, Fortaleza, Recife, Goiânia, Porto Alegre e outras. A empresa também oferece serviços exclusivos como Meet & Assist em aeroportos estratégicos, Fast Pass em Guarulhos e W Airport Rooms em Fortaleza e em breve em Recife.

AMBAAR LOUNGE

Especialista em administrar salas VIP no Brasil, a Ambaar trabalha no País desde 2014 e atualmente tem 10 espaços próprios. Confins (Internacional e Doméstico 1 e 2), Fortaleza (Internacional e Doméstico), Porto Alegre (Internacional e Doméstico), Salvador (Área de Embarque e Área Pública) e Viracopos Doméstico.

Advantage Vip Lounge Jericoacoara5
Plaza Premium Lounge in São Paulo Guarulhos Airport (GRU)
A Ambaar é a empresa gestora da nova sala VIP Bradesco Lounge em Congonhas

ACCOR SUPERA 80 HOTÉIS ECOCERTIFICADOS

NAS AMÉRICAS, REFORÇANDO SEU COMPROMISSO

COM A SUSTENTABILIDADE

A Accor, líder global em hospitalidade, superou o marco de 80 hotéis com certificações de sustentabilidade nas Américas, considerando a divisão Premium, Midscale & Economy do grupo. O processo é realizado em colaboração com as associações internacionais Green Key, Hoteles Más Verdes e Sello S, todas credenciadas pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

"Estamos fortemente comprometidos em certificar todos nossos hotéis com selos de sustentabilidade até 2026 nas Américas, reforçando a meta de zerar emissões de carbono até 2050. A conquista destes novos hotéis certificados reforça o avanço rumo a esses objetivos globais e reafirma nossa liderança na transformação da hospitalidade para um futuro mais sustentável", afirma Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na divisão PM&E.

DESCARBONIZAÇÃO DA REDE

A gestão de dados de sustentabilidade é um dos principais desafios no processo de descarbonização. Diante desse cenário, incentivamos nossos hotéis a usarem o sistema de coleta e gestão da informação e a acompanharem mensalmente a evolução de sua performance em sustentabilidade.

"Os hotéis monitoram diversos dados como consumo de energia, água, resíduos, desperdícios de alimentos, ações para eliminar plásticos de uso único, iniciativas de biodiversidade, atividades junto às comunidades, entre outras atividades relacionadas à estratégia de descarbonização da Accor”, completa Antonietta.

Esse novo sistema de gestão garante a transparência dos objetivos alcançados pelos hotéis na trajetória de sustentabilidade, permitindo informar tanto clientes quanto autoridades e stakeholders sobre os compromissos efetivos adotados

para a preservação do meio ambiente.

“Cada vez mais somos demandados sobre informações de nossas práticas sustentáveis para captação e manutenção de clientes corporativos, e a gestão dos dados faz com que nossos hotéis sejam vistos com mais confiança no mercado”.

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

Visando reforçar seu papel como impulsionador de um modelo de ali-

mentação mais sustentável, o grupo assumiu sete compromissos principais a serem alcançados até 2030, estruturados na Política de Alimentação Sustentável da Accor. Entre eles, estão: oferecer 25% de pratos vegetarianos ou à base de vegetais nos cardápios, incluir receitas de baixo carbono, favorecer fornecedores locais de alimentos e produtos sazonais e incentivar os fornecedores a adotarem gradualmente práticas de bem-estar animal. n

Antonietta Varlese, da Accor
Hotéis da Accor no México com certificação Green Key

Operadoras

convenção cvc em 10 atos

As portas do auditório se abrem e por ela avança uma grande onda amarela. São os 1,8 mil participantes da Convenção de Vendas da CVC 2025, que se preparam para três dias repletos de conteúdo e vestem a camisa amarela com o logo da empresa. E “vestir a camisa”, aqui, é levado a sério.

Movido pela potência do fígital (a união do digital com o atendimento físico, que é considerado pela empresa um de seus trunfos), o evento realizado no Distrito Anhembi, em

São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, apresentou tendências, soluções tecnológicas que foram aplaudidas de pé, estratégias para os próximos anos e muitas novidades. Enquanto isso, em uma sala paralela, acontecia uma “convenção dentro da convenção”: pela primeira vez na história, a CVC realizou em sua convenção um evento exclusivo para mais de 100 agências de viagens multimarcas, que puderam conhecer os diferenciais da operadora e as vantagens de ser um franqueado.

Nesse ponto, podemos dizer que a convenção se tornou uma conversão: 22 das agências de viagens multimarcas que participaram do evento se tornaram franqueadas da CVC – e muitos outros contratos já estão a caminho. Entre tantos acontecimentos, ganham destaque as frases impactantes ditas no palco por líderes da empresa, autoridades e parceiros, eternizando os principais momentos do evento.

Confira quais foram eles:

O “mar amarelo”da CVC mais uma vez toma conta da plenária do complexo do Anhembi, em São Paulo

Juntos conectamos você a mais destinos internacionais.

1. “A gigante voltou”

"2024 foi o ano em que a gigante voltou", destacou Vivi Pio, diretora de Franquias e Vendas da CVC, durante a convenção, ao falar sobre os pontos fortes que levaram a empresa a comemorar grandes avanços no ano passado. E quais foram esses avanços? O recorde de abertura de 260 novas lojas em 2024 é, certamente, um deles. O melhor mês de vendas da história da CVC (Novembro - Black Friday - R$ 605 milhões) é outro. O investimento em produtos exclusivos também ganhou destaque em 2024. “No ano passado, 21% de todas as vendas da CVC foram de produtos exclusivos. Apenas nos meses de novembro e dezembro, o share subiu para 32%. E para aumentarmos ainda mais este volume, vamos atrás dos nossos 1 milhão de bloqueios aéreos em 2025", revelou Vivi.

2. “Olha o caminhão de bloqueios chegando!”

Não são apenas alguns bloqueios; é um caminhão deles, de acordo com o diretor de Produtos Aéreos da CVC, Daniel Almeida. "Olha o caminhão de bloqueios chegando. Aqui é block, block, block, block! O caminhão de bloqueios aéreos, que chega todas as semanas em Santo André, continuará chegando durante o ano inteiro. Em 2025, teremos a contratação expressiva de bloqueios a fim de proporcionar mais vendas aos franqueados e agentes. Para isso, teremos 1 milhão de assentos aéreos em 2025. Queremos que agentes e franqueados tenham cerca de 500 voos por mês apenas na CVC por meio do block. Em 2024, por

exemplo, tivemos 500 mil assentos em voos domésticos. Ou seja, vamos dobrar este número de um ano para outro" Almeida também afirmou que a CVC terá bloqueios a partir de 60 origens para 35 destinos, chegando a 60% da venda por meio de produtos exclusivos. "Quando falamos de bloqueios, falamos de capilaridade, principal indicador que faz a gente trabalhar nesta contratação. Com isso, as companhias aéreas garantem espaço de venda dentro da CVC. E pela escala que pretendemos crescer, os bloqueios têm grandes vantagens competitivas”, afirmou.

Vivi Pio, diretora de Franquias e Vendas da CVC
Daniel Almeida, diretor de Produtos Aéreos da CVC

3. “Chapter 11 é como um Big Brother”

E por falar em companhias aéreas, elas compareceram em peso na Convenção de Vendas da CVC: Azul, Gol e Latam reforçaram a parceria com a CVC e deram asas a temas bem atuais no mercado.

O presidente da Gol, Celso Ferrer, trouxe à tona o processo de reestruturação financeira da aérea, que deve ser finalizado em meados deste ano. “Neste momento, há muita especulação no mercado, mas agora a nossa prioridade é sair do Chapter 11 e isso deve acontecer até a metade de 2025", comenta Ferrer. Ele também comparou o Chapter 11 com o processo de ‘gerir uma companhia aérea dentro de um Big Brother’. “Tudo precisa ser transparente, os contratos, as cláusulas, tudo o que vai fazer, é um jeito diferente de ver a companhia”

COMENTANDO A POSSÍVEL FUSÃO

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, voltou a comentar sobre a possível fusão das companhias Azul e Gol. O executivo já afirmou que o negócio precisa vir com medidas de compensação e destacou que nunca houve uma fusão deste tamanho no mundo.

"Ainda é muito cedo para entendermos o que está sendo proposto. O que há até agora é uma intenção de combinar negócios, um contrato não vinculante, ou seja, qualquer um pode desistir. Precisamos, primeiro, entender a natureza desta proposta e como será implementada. Mas, no mundo inteiro, nunca houve nenhuma fusão deste tamanho no setor aéreo. Fusões deste tamanho não foram em frente justamente pela preocupação das autoridades com a manutenção da concorrência

dentro do mercado".

O presidente da Azul, Abhi Shah, também comentou a possível fusão com a Gol. Segundo ele, o projeto de combinar negócios é prioritariamente para fazer o mercado brasileiro crescer e criar uma companhia aérea capaz de disputar com as gigantes globais do setor.

"Nós estamos acreditando muito que o mercado brasileiro vai crescer. O que precisamos fazer para viabilizar esse crescimento? Temos a meta de chegar a 200 destinos servidos no mundo. Para isso, precisamos de capacidade de investimento, acesso de capital e de uma empresa que possa concorrer com gigantes globais.

Celso Ferrer, da Gol, Fabio Mader, da CVC Corp, Carla Fonseca, da Gol, Fabio Godinho, da CVC Corp, e Danillo Barbizan, da Gol
Fabio Mader, da CVC Corp, Abhi Shah, da Azul, Fabio Godinho, da CVC Corp, e Daniel Bicudo, da Azul
Fabio Mader, da CVC Corp, Aline Mafra, da Latam, Fabio Godinho, da CVC Corp, e Jerome Cadier, da Latam

Topa prolongar sua estada em São Paulo por até 3 dias sem custo adicional no seu bilhete aéreo?

São Paulo

topoverSP #

Stopover é a maneira mais inteligente e econômica de prolongar sua estada no Estado de São Paulo por até 3 dias sem custo adicional no bilhete aéreo. Topa conhecer cidades incríveis e viver momentos inesquecíveis? Planeje um Stopover. Saiba mais, acesse: visitesaopaulo.com

4. “A CVC é o Itaú do Turismo”

O CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, destacou para mais de 100 agências de viagens multimarcas os diferenciais da CVC no mercado. Segundo ele, a CVC pode ser considerada o banco Itaú do Turismo no Brasil, pela confiança da marca, pela presença em todo o Brasil com pontos físicos e pelo seu rápido avanço tecnológico.

“O Itaú aprendeu a ser digital, hoje o que você faz em uma agência, faz em um aplicativo. O Itaú aprendeu a combinar os grupos, igual ao Walmart. O Walmart bate recorde de valorização de ação todo ano. Mas o Walmart não ia acabar por causa da Amazon? Vai ver o site do Walmart, o modelo de venda que eles têm, de buscar na loja, que chama Pickup In Store. É muito sofisticado. Então, estamos falando de empresas que aprenderam a sobreviver e a combinar o digital com o físico, que é o que a CVC já faz, com o fígital”

5 . “Mais consolidação de mercado”

Godinho também destacou a união entre grandes empresas do Turismo e falou que os agentes de viagens precisam ficar perto de quem tem volume e escala. “A gente sabe que vai ter que mudar se quiser sobreviver no longo prazo. Os grandes estão se juntando, como Gol e Azul, e o mercado vai concentrar cada vez mais. Teremos que nos unir se quisermos ficar de pé no futuro. “E não estou falando de se juntar apenas no Brasil, porque isso é pouco. Basta ver a nossa parceria com a Ávoris, a maior operadora de Turismo da Europa. Eles têm companhia aérea, são donos da Rede Barceló, com mais de 200 hotéis no mundo, têm navios, enfim, são grandes parceiros estratégicos. Estamos criando essa grande aliança global de empresas de Turismo. Também acabamos de assinar um contrato de 15 anos com a Amadeus, que é uma das maiores empresas de tecnologia ligadas ao Turismo no mundo. Então, estamos no caminho certo”

6. “A tecnologia com o fator humano é imbatível”

O vice-presidente de Vendas e Marketing para o B2C da CVC Corp, Emerson Belan revelou um dado importante na estratégia que a empresa vem seguindo no último ano: no período, 30% das vendas das lojas foram realizadas por meio do figital (digital + físico). Isso significa que 30% dos clientes iniciaram a jornada de compra pelas redes sociais (ou em meios virtuais), e seguiram para uma das mais de 1,3 mil lojas da CVC. Presente fisicamente em 596 municípios, por meio do fígital a rede vendeu para mais de 5,2 mil municípios, cobrindo 95% do Brasil.

“Olha o poder do figital na mão de vocês para conectar nossos clientes. A tecnologia com o fator humano é imbatível. O figital é uma realidade da CVC e não só para as nossas novas lojas, mas para as mais maduras também”, destacou Belan.

Emerson Belan, VP de Vendas e Marketing para o B2C da CVC Corp, e Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

Geração de negócios e parcerias

Networking com grandes marcas

Atualização de tendências do mercado

Inscreva-se:

www.abavtravelsp.com.br/inscreva-se/ 09 e 10 de abril de 2025

Palestras com temas relevantes durante a manhã

Associados Abav-SP | Aviesp têm direito a duas noites de hospedagem no Hotel Contemporâneo

Maior feira de Turismo do estado de São Paulo!

Em caso de dúvidas, entre em contato com Claudia Traballi: claudia.sp@abav.com.br

www.abavsp-aviesp.com.br

7. “O Turismo é a solução para o Brasil”

Diversas autoridades estiveram presentes na Convenção de Vendas da CVC deste ano. Uma delas foi o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que destacou o potencial do Turismo no Brasil.

“O Turismo hoje representa 8% do PIB. É significativo, mas pode representar muito mais. O Turismo é a solução para o Brasil e minha vontade é que este encontro [Convenção CVC] fosse realizado em Brasília, que precisa enxergar o tamanho da CVC e a importância do setor. Brasília necessita entender o quanto o Turismo gera em emprego e renda”, afirma Freixo.

Freixo reforçou ainda os números recordes do Turismo no ano passado. Foram mais 6,7 milhões de visitantes internacionais em 2024, alta de 14,6% em relação a 2023.

“Tivemos o ano com o maior número de entrada de turistas estrangeiros no País e, agora, teremos o melhor janeiro já registrado. Vamos bater todos os recordes de Turismo internacional e isso se deve, principalmente, ao trabalho de quem está na ponta”, finaliza.

Além de Freixo, também participou da convenção Michel Temer, ex-presidente da República. Ele afirmou que 60% das pessoas que viajam ao Brasil é graças à CVC. "E este é um evento extraordinário. Se o poder público realizasse eventos desta natureza, o Brasil cresceria mais ainda. Gostaria de agradecer o convite e afirmar: façam muito e muito mais pelo Turismo, porque isso ajuda no desenvolvimento do nosso país", disse Temer.

O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, por sua vez, destacou a enorme satisfação de apoiar e de marcar presença no evento. "A gente tem muito orgulho da CVC, da história da com-

panhia, do sucesso da empresa, de tudo que a CVC representa para São Paulo e todo o Brasil. Quero cumprimentar toda a direção da CVC e dizer que é uma enorme satisfação estar aqui hoje", destacou Lucena.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Complete a viagem dos seus clientes com atividades em português

Mais de 90.000 passeios e serviços em +4.000 destinos do mundo disponíveis na nossa plataforma.

Visitas guiadas

Ingressos

Espetáculos Cartões turísticos

Circuitos Transfers

8. “Nada foi feito sozinho”

É claro que o evento da CVC teria a presença de seu fundador, Guilherme Paulus, que ao lado de Fabio Godinho, Emerson Belan e do filho Gustavo Paulus, destacou a história da operadora e a importância dos fornecedores.

“Os fornecedores são uma das coisas mais importantes que temos. É o hotel, o guia, o receptivo, um conjunto todo. E por isso a CVC conseguiu chegar aonde chegou, hoje cada pedaço do Brasil tem uma marca CVC. Nada foi feito sozinho e muitos passaram

pela operadora. Um dos grandes nomes que vale destacar é o de Valter Patriani, que ajudou a construir esse império, que é de todos nós” Ele também falou sobre a influência de tecnologias como a Inteligência Artificial no trabalho dos agentes de viagens. “Hoje vemos que a IA não vai tirar o emprego de ninguém. Nós somos mais fortes do que qualquer máquina que vai existir. E futuro está na mão de cada um de vocês”, enfatizou o fundador da CVC para os profissionais do Turismo.

“R$ 1 bilhão em venda de cruzeiros”

A temporada de cruzeiros marítimos 2024/2025 ainda está longe de acabar, mas a CVC já celebra os resultados alcançados ao longo do ano passado. Fabio Mader, vice-presidente de Produtos e Pricing da CVC, e Orlando Palhares, gerente de Marítimo da CVC, anunciaram os números mais recentes durante a Convenção de Vendas da CVC.

Ao todo, mais de 200 mil passageiros foram vendidos e embarcados em cruzeiros na temporada brasileira em 2024. Além disso, 20 mil passageiros foram embarcados em cruzeiros internacionais. Juntos, cruzeiros nacionais e internacionais somaram quase R$ 1 bilhão em vendas de cruzeiros maríti9.

10.

mos em 2024. Mader e Palhares ainda destacaram os mais de 150 grupos realizados e 200 ônibus preenchidos no ano passado por cruzeiristas CVC. "Para temporada 2025/2026 serão mais de 50 minicruzeiros a bordo do MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Lirica, MSC Armenia, Costa Diadema e Costa Favolosa. E temos o compromisso de ultrapassar os R$ 1 bilhão em vendas neste ano, com muitas oportunidades também no internacional. São mais de 140 países ao redor do mundo para explorar a bordo de um cruzeiro marítimo. O internacional é a nossa grande oportunidade para ultrapassarmos os R$ 1 bilhão em vendas", destaca Mader.

“Estamos preparados para os próximos 50 anos”

Por fim, o CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, falou sobre o futuro da empresa. "A jornada da CVC continua. Após 52 anos de história, estamos preparados para os novos 50 anos! É a nossa responsabilidade seguir levando, como sempre, essa companhia ao primeiro lugar no Brasil e no mundo, um lugar onde ela sempre deve estar”.

Guilherme Paulus, fundador da CVC
Fabio Mader, VP de Produtos e Pricing da CVC Corp
Emerson Belan, Fabio Godinho, Gustavo Paulus, todos da CVC, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, e Guilherme Paulus, fundador da CVC

EM SUCUPIRA, NOSSO BEM AMADO TURISMO

Disclaimer: a depender da sua idade, nenhum nome que está aqui fará sentido ou despertará lembranças. Sinto muito. Mas recomendo que você procure por “O Bem Amado” no acervo da TV Globo, e pelo podcast Rádio Sucupira da CBN

“Sucupira, a capital do Turismo brasileiro” era o título do belo volume encadernado que acabara de ser impresso, e entregue na prefeitura. A cidade, sob o comando do lendário prefeito Odorico Paraguaçu, reeditou pela enésima vez seu plano de desenvolvimento turístico, mas como em praticamente toda a cidade brasileira, ele não sairá do papel. Sabendo que poderia se beneficiar de emendas parlamentares e outras verbas disponíveis, Odorico decidiu transformar Sucupira no maior destino turístico do país. “Haveremos de fazer desta terra um oásis de desenvolvimento turismal!”, bradava em seus discursos e nas inaugurações das placas comemorativas para projetos que nunca foram concluídos. Odorico tinha tudo na ponta da língua, e citava inclusive astroturismo, pois não havia lugar no mundo com mais estrelas no céu.

Dirceu Borboleta, agora acumulando o cargo de secretário de Turismo, estudou minuciosamente as estratégias de grandes destinos internacionais. Mas sua timidez e seu medo crônico de contrariar o chefe faziam com que qualquer iniciativa inovadora se limitasse a discursos intermináveis em reuniões em que todos concordavam, aplaudiam, assinavam cartas de apoio e nada acontecia. Entre os projetos estavam feiras de Turismo (sem público), congressos in -

ternacionais (sem hotéis), campanhas caríssimas em chinês e japonês.

Odorico, em menos de seis meses, já se apresentava como o prefeito com maior conhecimento turístico de todo o Brasil, quiçá do planeta. Descobriu rapidamente que ‘investir’ no Turismo demandava participar de feiras internacionais, viajar de primeira classe, e festejar em diferentes lugares do mundo. Mas foi discreto ao pedir que não publicassem suas fotos quando foi ver um jogo da Liga dos Campeões. Sucupirenses, por sua vez, se animavam. Liam as notícias nos jornais e celebravam os recordes nos números, mesmo sem enxergar muitos turistas por ali. A pousada e o restaurante local estavam na mesma, e era mais fácil ver os ônibus lotados saindo da cidade no feriado do que o inverso. Um empresário até considerou abrir um hotel de luxo, empolgado que ficou com Turismo regenerativo. Mas ao saber que a pavimentação da estrada e o acesso à internet eram inexistentes, desistiu. A foto do empresário ao lado de Odorico celebrando o projeto, entretanto, segue lá no site d’ A Trombeta. A imprensa local, representada pelo impagável Neco Pedreira, escreveu vários artigos, fez posts em redes sociais e cobrou pelo menos coerência ao prefeito e seus auxiliares. Odorico mais de uma vez levantou a voz: “Não

admitirei que a inveja e o negativismo lancem sombras sobre o brilho inefável do progresso turístico sucupirano!”

Mas era época de Carnaval – e ninguém conseguia se preocupar. Só celebrar. Afinal, como em várias cidades do Brasil, Sucupira teria o maior carnaval de todos os tempos – as estimativas oficiais apontavam pelo menos 3 milhões de pessoas dançando e cantando, um recorde naquela pequena cidade de 4 mil habitantes.

Esta é uma crônica de ficção. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência, mas fruto do mais puro sucuripiranismo.

EM SUCUPIRA 2.0,

NOSSO BEM AMADO TURISMO

Sucupira agora é digital. A cidade, outrora conhecida apenas por seus folclóricos governantes e projetos eternamente inacabados, reinventou-se como um dos destinos turísticos mais virais da internet. E quem melhor para comandar essa revolução do que Odorico Paraguaçu Sobrinho, ou Odoric, herdeiro do legado de discursos inflamados e promessas espetaculares? Em sua gestão, o Turismo virou prioridade – ao menos nas redes sociais. "Sucupira é o destino do momento!", bradava o prefeito em vídeos diários no Instagram, enquanto inaugurava placas para projetos que jamais sairiam do papel. A estratégia era clara: drones sobrevoando a cidade captando ângulos que faziam qualquer praça parecer uma praia paradisíaca, influenciadores pagos postando sobre o charme rústico das hospedagens (embora omitissem a falta de internet) e eventos com nomes sofisticados para atrair investimentos. “Haveremos de fazer desta terra um oásis do Turismo regenerativo!”, gritava Odoric em suas lives, enquanto assinava convênios para participar em feiras internacionais.

O secretário de Turismo, Dirceu Butterfly, acumulava também a função de social media. Seu grande mérito era ter viralizado um vídeo sobre Sucupira anos antes, o que lhe garantiu a nomeação. Agora, sua missão era manter a ilusão digital da cidade. Fez parcerias com influenciadores para vender o destino como “o segredo mais bem guardado do Turismo brasileiro”, mas os turistas que chegavam encontravam hotéis improvisados, eventos fantasmas e um centro histórico que era apenas um posto de gasolina vintage

com um filtro sépia.

A imprensa local, representada pelo incansável Neco Pedreira, não engolia o teatro. “A cidade está bombando? Onde? Com quem? Só se for com os robôs do Twitter!”, escrevia em suas denúncias, que invariavelmente eram respondidas pelo prefeito com indignação: “Não admitirei que a inveja e o negativismo lancem sombras sobre o brilho inefável do progresso sucupirano!”. Enquanto isso, empresários locais tentavam se empolgar com as promessas, mas ao perceberem que a estrada para o prometido ecoresort continuava de terra batida e que a internet só pegava na praça, desistiam. Mas, claro, não sem antes tirar uma foto sorrindo ao lado do prefeito, que ainda usaria a imagem na campanha eleitoral.

O Turismo de Sucupira 2.0 era uma obra-prima do marketing. Os vídeos no Instagram mostravam festivais lotados, mas os turistas que chegavam encontravam apenas um palco com uma caixa de som e um DJ desconhecido. O “Carnaval Permanente” era apenas um carro de som rodando pelas ruas com a mesma música repetida. E o grande “Festival Internacional de Cultura Sucupirana” se resumia a uma festa bancando duplas sertanejas com dinheiro de emendas parlamentares, sem nenhum turista real à vista. Mas ninguém parecia se importar. Os sucupirenses liam os números recordes nos jornais e acreditavam. “Foram três milhões de visitantes no último feriado!”, dizia a matéria oficial, embora a cidade tivesse apenas quatro mil habitantes. Era um sucesso inquestionável. Até o dia em que um influenciador desavisado, esperando um resort cinco

Mariana Aldrigui, sendo moderna e usando IA

estrelas, fez um vídeo ao vivo do quarto mofado onde se hospedou, mostrando que a “Amazônia de Sucupira” era, na verdade, um bosque com dois coqueiros. O exposed viralizou e colocou em xeque toda a narrativa do Turismo de Sucupira. Mas Odoric não se abalou. Com a câmera já posicionada para uma nova live, respirou fundo e sorriu: “Fake news! Inveja dos concorrentes! O progresso continua!”.

E assim, Sucupira seguia firme como o maior destino turístico que ninguém jamais visitou. Mas, no digital, ainda bombava.

Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade… bom, pergunte aos influenciadores de viagens. n

MONDIALE LANÇA CAMPANHA “BÔNUS PLUS” COM REMUNERAÇÃO EXTRA PARA AGENTES DE VIAGENS

Com o objetivo de incentivar ainda mais as vendas no Mondiale Plus, a operadora Mondiale, do Grupo Ancoradouro, lançou em janeiro uma campanha especial que oferece 1% de bônus em um cartão de benefícios para cada venda concretizada 100% na plataforma. A iniciativa busca não apenas impulsionar as vendas, mas também reconhecer e valorizar o trabalho essencial dos agentes de viagens, proporcionando uma recompensa direta e atrativa. O valor acumulado será disponibilizado em um cartão de bandeira Mastercard, garantindo total flexibilidade para que o agente utilize o saldo da forma que preferir. Seja para uso pessoal ou profissional, essa bonificação representa um reconhecimento tangível pelo empenho dos agentes que confiam no Mondiale Plus para oferecer as melhores opções de viagens aos seus clientes. "Queremos mostrar aos agentes de viagens que valorizamos cada venda realizada no Mondiale Plus. Esse bônus é uma maneira de agradecer pela parceria e dedicação," afirmou o diretor da Mondiale, Rafael Tobias. Outro diferencial da campanha é sua abrangência. O

BônusPlus será aplicado a todas as categorias de produtos disponíveis no Mondiale Plus, desde reservas de hotéis no Brasil até pacotes completos de luxo em destinos internacionais. Essa versatilidade garante que todos os agentes tenham a oportunidade de aumentar seus ganhos, independentemente do tipo de venda realizada. Isso reforça o compromisso da Mondiale em ter o portal mais completo e dinâmico do mercado, oferecendo soluções para todos os perfis de viajantes.

Com o BônusPlus a Mondiale reforça o seu compromisso de 37 anos de valorizar o agente de viagens antes, durante e depois de concretizada a venda.

Não perca esta oportunidade de vender mais e ganhar ainda mais em uma empresa séria que honra suas tradições e compromisso com os agentes. n

Edson Ruy, Diretor da Mondiale
Márcia Novaes, Gerente da Mondiale

os mais acessados sites de viagens e turismo

A Similarweb , plataforma líder de inteligência de dados, identificou as 100 empresas com maior volume de visitas no meio digital, acessos tanto em desktop quanto em mobile web, gerando um ranking dos sites mais visitados no setor de Travel & Tourism No Brasil, os 100 principais sites de Viagens & Turismo registraram, em 2024, um total de 3,4 bilhões de acessos, representando uma queda de 3,5% em comparação com 2023. A PANROTAS ocupa a 58a posição no ranking dos 100 maiores sites do Turismo no Brasil. Único veículo de comunicação B2B no Top 100.

SUA COMPANHEIRA DE VIAGEM.

CVC: sua companheira de negócios

Há 52 anos apoiando as agências de viagens, garantindo segurança, assistência e a realização dos sonhos dos clientes.

CENÁRIO DE CRESCIMENTO APÓS AGOSTO DE 2023

Entre janeiro e julho de 2024, o volume de visitas foi inferior em relação ao ano anterior, mas a partir de agosto, houve uma retomada do crescimento. Apesar do recuo no primeiro semestre, o cenário para o restante do ano se mostrou mais otimista, com a manutenção da trajetória de crescimento após agosto.

DEZEMBRO: O MÊS DE MAIOR VARIAÇÃO POSITIVA

Dezembro teve a maior variação positiva, crescendo 4,4% em relação ao ano anterior, sinalizando recuperação e melhora do desempenho no fim do ano.

Fonte: SIMILARWEB, desktop e mobile web, jan./23 - dez./23 vs jan./24 - dez./24, Brasil.
Fonte: SIMILARWEB, desktop e mobile web, jan./23 - dez./23 vs jan./24 - dez./24, Brasil.

EMPRESAS DO SETOR LÍDERES EM TRÁFEGO

Em 2024, as empresas com maior volume de tráfego que lideraram o ranking dos sites mais acessados foram:

• Booking, com uma participação de 12,7%, registou um total de 36 milhões de visitas e um crescimento YoY (ano a ano) de 18,8% em visitantes únicos.

• Uber, com 7,5% de participação, alcançando 21,4 milhões de visitas e um aumento de 19,1% em visitantes únicos.

• Latam Airlines, com 6,9% de participação, somando 19,6 milhões de visitas e crescimento YoY de 13,5% em visitantes únicos.

Esses resultados indicam uma recuperação contínua do tráfego da indústria, pela demanda por serviços de reserva de viagens, mobilidade urbana e transporte aéreo. O crescimento expressivo das empresas líderes aponta que esses sites atendem a diversas necessidades dos viajantes, sugerindo um fortalecimento das tendências de digitalização e conveniência no mercado de Turismo.

do maior Zoológico da América Latina Descubra a Grandeza

TOP 20 SITES DE VIAGENS E TURISMO MAIS ACESSADOS NO BRASIL

Fonte: SIMILARWEB, desktop e mobile web, jan./24 - dez./24, Brasil.

Ao longo de sua trajetória, a Kaluah Tours se tornou líder na distribuição de serviços e produtos para operadoras e agências de viagem.

Com um portifólio diversificado atendemos

FIT, MICE e grupos de lazer. Proporcionando experiências inesquecíveis a clientes do mundo todo.

Kaluah celebra na Industria do Turismo

Hotelaria Carros Cruzeiros

DESTAQUES EM CRESCIMENTO

Em 2024, Infotravel e 99 se destacaram como os sites com maior crescimento em volume de visitas únicas. A Infotravel, uma plataforma voltada para soluções para operadores turísticos, registrou 5,3 milhões de visitas em 2024, com aumento de 147,9% no volume de visitas únicas, evidenciando sua crescente relevância no setor

de viagens. Por outro lado, a 99, conhecida por sua atuação no segmento de mobilidade urbana, também experimentou um crescimento acelerado, com um aumento de 143,5% no volume de acessos únicos, consolidando sua posição como a segunda principal plataforma de transporte terrestre no Brasil.

DE 21 A 40 SITES DE VIAGENS E

Embarque

Cruzeiro de 7 dias pelo Caribe desde Miami, Flórida

Great Stirrup Cay e República Dominicana

NOVO NAVIO Norwegian Aqua™ Out 2025 a Mar 2026

Cruzeiro de 7 dias pelo Caribe desde Orlando, Flórida

Great Stirrup Cay e República Dominicana

NOVO NAVIO Norwegian Aqua™ Abr a Ago 2025

experimente no mar

Cruzeiro de 4 dias pelas Bermudas desde Nova Iorque, Nova Iorque

NOVO NAVIO Norwegian Aqua™ Ago 2025

DE 81 A 100 SITES DE VIAGENS E TURISMO MAIS ACESSADOS NO BRASIL

PANROTAS É DESTAQUE NOVAMENTE

O Portal PANROTAS é o único veículo de mídia B2B a figurar entre os 100 portais de Turismo do Brasil. Em média, 710 mil visitantes acessaram nosso domínio por mês, segundo o SimilarWeb, site especializado e referência na análise de dados e na comparação de tráfego online e que monitora também o setor de Turismo no País e no mundo. Estamos entre os grandes players do setor, em um ranking compartilhado com OTAs, companhias aéreas, redes hoteleiras e outros e-commerces.

Vale destacar que o Portal PANROTAS é o único veículo do trade auditado pelo IVC Brasil. Desde 2020, o portal passou a exibir no rodapé de sua página inicial o selo do IVC direcionando para os dados oficiais, com objetivo de entregar mais valor aos anunciantes e investidores em publicidade de uma forma honesta e transparente. Nenhum outro veículo do trade é auditado, o que mostra nossa responsabilidade e cuidado com nossos leitores, investidores, patrocinadores e anunciantes.

COMPORTAMENTO DE BUSCAS: DESTINOS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS

São Paulo, Gramado, Rio de Janeiro, Curitiba e Arraial do Cabo (RJ) foram os destinos mais pesquisados no início de 2025. Em janeiro, os sites de Turismo que mais absorveram dessa crescente demanda de busca foram Melhores Destinos, Visit Rio e TripAdvisor, plataformas que se destacam por oferecer informações detalhadas sobre

as atrações, promoções e avaliações, facilitando a escolha dos viajantes.

Ponta Grossa (PR) e os Lençóis Maranhenses se destacaram como os destinos que mais cresceram em buscas, refletindo uma crescente demanda por destinos que oferecem paisagens únicas e experiências imersivas.

TURÍSTICAS MAIS

DESTINOS

Quanto às atrações turísticas mais pesquisadas, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, Caldas Novas (GO), famosa por suas águas termais, e o icônico Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, permaneceram entre as preferidas dos turistas.

Essa dinâmica de buscas indica uma busca por destinos variados, com um crescente interesse por alternativas além dos tradicionais, sugerindo que os turistas estão se aventurando mais por destinos fora do circuito turístico mais óbvio, mas igualmente fascinantes.

Fonte: SIMILARWEB, desktop e mobile web,

Colaborou com insights e texto: Vicky Almeida, Similarweb Insights Leader LATAM

Para mais informações sobre soluções de inteligência competitiva, entre em contato com especialistas do time Similarweb.

Converse sobre as análises da Similarweb direto com a especialista.

CALENDÁRIO DE FEIRAS 2025

O ano de 2025 já tem as principais feiras de Turismo do Brasil com datas marcadas. Sempre reunindo grandes players do setor, os eventos contam com muito networking, rodadas de negócios, movimentação da economia, capacitações e mais. Eventos tradicionais, como Abav Expo e WTM, continuam movimentando o se -

tor de Turismo, reunindo mais de 20 mil participantes em cada feira. E o calendário de 2025 já teve seu pontapé inicial, com o Lacte, que aconteceu na última semana de fevereiro, e o Fórum PANROTAS, nos dias 11 e 12 de março.

Confira as datas das principais feiras do Turismo no Brasil:

Laura Enchioglo

ABAV EXPO

A Abav Expo 2025, que entra na sua 52ª edição, acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro. No ano passado em Brasília, a feira recebeu 23.439 participantes, distribuídos ao longo de três dias de evento.

ABAV

TRAVELSP

A 47ª edição da Abav TravelSP acontecerá nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Este ano, a feira será ampliada em 40% no espaço de exposição e será responsável sustentavelmente.

BNT

MERCOSUL

Feira será realizada nos dias 30 e 31 de maio, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Santa Catarina. Um destaque é que em 2025 a rodada de negócios será realizada em um horário diferente da feira, no segundo dia de evento.

BRAZIL TRAVEL MARKETBTM

A BBC Eventos já tem as datas confirmadas da edição de 2025, no Centro de Convenções do Ceará. Divulgado por Claudio Junior e Breno Mesquita, a 14ª edição da feira acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro. No ano passado, a feira recebeu profissionais de 11 países e um número recorde de caravanas de todo o Brasil, com profissionais de 20 Estados.

EQUIPOTEL

A Equipotel 2025 acontecerá entre os dias 16 e 18 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em 2024, a feira reuniu 22 mil participantes em quatro dias, apresentando inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e soluções voltadas ao setor hoteleiro.

EXPO TURISMO

PARANÁ

A próxima Expo Turismo Paraná está programada para acontecer 27 e 28 de março, no Viasoft Experience, em Curitiba, no Paraná. Organizada e promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), a feira chega a sua 29ª edição em 2025, sendo uma das primeiras feiras no calendário do Turismo.

FESTIVAL DAS

CATARATAS

O Festival das Cataratas está marcado para os dias 4 a 6 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2024, a Feira de Turismo e Negócios registrou o recorde de 10.722 participantes e 1.246 marcas, sempre se destacando pela qualidade dos agentes de viagens presentes.

IMPULSIONANDO

O FUTURO

DAS VIAGENS DE NEGÓCIOS

Desenvolvemos nossos produtos e serviços com um objetivo unico: proporcionar conveniência, satisfação e simplicidade excepcionais para profissionais de viagens em todo o mundo. Com soluções como o nosso programa SAF Corporativo, estamos prontos para apoiar sua empresa de forma eficaz.

Fly for ward with us

FESTURIS

Em Gramado, no Rio Grande do Sul, o Festuris irá acontecer entre os dias 7 e 10 de novembro. Em 2024, a feira foi marcada pela recuperação do Rio Grande do Sul e da Serra Gaúcha, afetadas pelas enchentes no primeiro semestre. Ainda assim, o evento reuniu 15 mil profissionais e superou expectativas de montante financeiro em negócios efetivados.

ILTM LATIN AMERICA

A ILTM Latin America 2025 será de 5 a 8 de maio, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo. A feira colocará frente a frente 500 expositores de luxo com um número igual de agências de viagens compradoras convidadas. Serão 27 mil reuniões pré-agendadas e representantes de 13 países e 44 cidades da América Latina. Mais de 1,3 mil participantes são esperados.

MINAS TRAVEL MARKET - MTM

O Minas Travel Market (MTM), realizado pela BBC Eventos, irá acontecer, em 2025, nos dias 24 e 25 de abril, na capital mineira. Neste ano, a feira contará também com uma rodada de negócios, que acontecerá no segundo dia do evento, das 9h às 11h.

Gestão de Transporte para Eventos

A Shift assume e coordena toda a logística para que você possa se concentrar no que realmente importa: o sucesso do seu evento!

Seja para conferências, feiras ou MICE, estamos aqui para oferecer a solução completa.

Tecnologia e Mobilidade que só a

PANROTAS NEXT

O PANROTAS Next retorna em 2025, levando tendências, dicas de vendas, marketing e tecnologia para agentes de viagens pelo Brasil. Neste ano, o evento itinerante passa por seis cidades. Confira a programação:

Londrina - 29/04

Fortaleza - 20/05

Florianópolis - 24/06

Cuiabá - 29/07

Santos - 05/08

Uberlândia - 23/09

WTM LATIN AMERICA

A WTM Latin America acontecerá de 14 a 16 de abril , em São Paulo. O encontro do último ano, reuniu 27.153 visitantes únicos nos três dias de feira, um aumento de 3% em comparação com 2022. A novidade para a edição de 2025 é a Área de Experiências, uma plataforma para conectar marcas e visitantes por meio de interações sensoriais.

27 e 28 de março - Curitiba

https://www.expoturismoparana.com.br/

9 e 10 de abril - Campinas (SP) https://abavtravelsp.com.br/

14 a 16 de abril - São Paulo

https://www.wtm.com/latin-america/pt-br.html

24 e 25 de abril - Belo Horizonte https://mtmminas.com.br/

5 a 8 de maio - São Paulo https://www.iltm.com/latin-america/en-gb.html

BNT MERCOSUL

30 a 31 de maio - Balneário Camboriú (SC) https://www.bntmercosul.com.br/

4 a 6 de junho - Foz do Iguaçu (PR) https://festivaldascataratas.com/

16 a 18 de setembro - São Paulo

https://www.equipotel.com.br/pt-br.html

8 a 10 de outubro - Rio de Janeiro

abavexpo.com.br

23 e 24 de outubro - Fortaleza

https://www.btmbrazil.com.br/

PANROTAS NEXT

29 de abril - Londrina

20 de maio - Fortaleza

24 de junho - Florianópolis

29 de julho - Cuiabá

05 de agosto - Santos

23 de setembro - Uberlândia

https://www.panrotasnext.com.br/

TURISMO EM ALTA: UM SETOR

RESILIENTE MESMO COM A

ECONOMIA EM DESACELERAÇÃO

A economia brasileira tem apresentado um crescimento robusto, com uma taxa em torno de 3,5%, superior à previsão inicial de aproximadamente 2% no início do ano passado. Em 2024, segundo o IBGE, a indústria avançou 3,1%, os serviços também cresceram 3,1%, e o comércio varejista registrou um aumento de 4,1% nas vendas. O desemprego atingiu o menor nível da série histórica do IBGE, ficando em 6,2%. Além disso, como a inflação permaneceu sob controle durante a maior parte do ano passado, com uma pressão mais forte apenas nos últimos meses, a renda disponível dos trabalhadores alcançou o maior patamar já registrado: R$ 1,32 trilhão. Esse valor representa um crescimento de 7,6%, já descontada a inflação, significando um adicional monetário de quase R$ 100 bilhões.

Com esse aumento na renda, dando mais segurança, os consumidores aproveitaram a ampla oferta de crédito no mercado. De acordo com o Banco Central, as concessões – ou seja, os financiamentos obtidos no sistema financeiro – cresceram 10% em termos reais no último ano.

JUROS ALTOS PARA CONTER PREÇOS

No entanto, com a demanda aquecida, há uma pressão natural sobre os preços, especialmente nos serviços. Para conter esse movimento, o Banco Central tem elevado a taxa básica de juros, a SELIC, que passou de 10,50% em meados

do ano passado para um patamar próximo de 15% ao ano. Essa alta impacta diretamente a velocidade de expansão da economia brasileira.

Diante desse cenário, há um consenso de que o PIB deve desacelerar no segundo semestre deste ano, uma vez que juros elevados dificultam investimentos e compras a prazo. Entretanto, o setor de turismo deve continuar em expansão.

Para ilustrar essa tendência, em 2024, segundo levantamento da FecomercioSP, as empresas do setor turístico faturaram R$ 207 bilhões, um recorde na série histórica iniciada em 2011, já ajustado pela inflação. Com exceção do transporte rodoviário de passageiros, todos os segmentos registraram aumento de receita no último ano, com destaque para locação de veículos (10,7%), hospedagem (7,7%) e transporte aéreo de passageiros (3,5%).

Embora o Turismo ainda represente uma parcela relativamente pequena da economia brasileira, seu potencial é significativo. Para efeito de comparação, o comércio movimenta cerca de R$ 3 trilhões anualmente. Outro indicador relevante é a relação entre passageiros transportados na aviação doméstica e a população. No Brasil, essa razão é de 0,43, enquanto nos Estados Unidos é de 2,4, na Rússia 3,68, na Austrália 2,6 e na Argentina 0,66. Com uma oferta limitada e uma demanda crescente, a tendência é de aumento nos preços. Segundo o IBGE, o custo médio das hospedagens no país subiu 10% no acumulado de 12 meses até janeiro, mais que o dobro da inflação média do período, que foi de 4,56%.

Olhando para o futuro, é esperado um aumento na

oferta de serviços turísticos, com ampliação das cidades tradicionais nesse setor. João Pessoa (PB) recebe investimentos superiores a R$ 1 bilhão em resorts e um parque aquático. No interior de São Paulo, um parque temático de R$ 2 bilhões abrigará a maior montanha-russa da América Latina. Em Gramado (RS), uma rede francesa investe mais de R$ 1 bilhão em um novo empreendimento. Além desses investimentos em hospedagem e lazer, obras de infraestrutura, como o contorno sul da Rodovia dos Tamoios – entregue no ano passado e que reduz em 30 minutos o tempo de trajeto até São Sebastião (SP) – facilitam o acesso a destinos turísticos e impulsionam novos negócios no setor.

O volume expressivo de investimentos espalhados pelo país demonstra a confiança no mercado de Turismo nacional. A FecomercioSP mantém uma perspectiva otimista e projeta um novo recorde de faturamento para 2025, estimado em R$ 215 bilhões, um crescimento de 3,8%, já sobre uma base de comparação elevada. Os gastos com Turismo, em grande parte, são planejados. Para 2025, muitas empresas e famílias já se organizaram para eventos, feiras, congressos e viagens, aproveitando o bom momento da economia e da renda para parcelar seus compromissos antecipadamente. Vale destacar que, em dezembro de 2024, o mercado formal de trabalho registrou 47,2 milhões de pessoas com carteira assinada, um aumento de 1,7 milhão em relação

ao mesmo período do ano anterior. Isso significa que mais pessoas terão férias, e uma parcela significativa delas deve optar por viajar, seja de ônibus, carro ou avião, contribuindo para a movimentação do turismo nacional. Além disso, o dólar elevado torna viagens internacionais menos acessíveis, incentivando o turismo interno.

TURISMO SEGUE EM ALTA

Portanto, o cenário para o Turismo no Brasil é promissor. Com recordes de faturamento e investimentos em expansão, mesmo diante do impacto dos juros elevados, a capacidade de pagamento dos brasileiros e a disponibilidade de crédito ainda viabilizam a realização de viagens para diferentes perfis de renda. Assim, o Turismo se consolida como um dos destaques da economia brasileira, sendo um motor importante para a geração de emprego e renda. O ciclo de crescimento do setor tende a ser longo e positivo.

Guilherme Dietze

Confira algumas das diferentes ofertas que podem melhorar sua estada:

CHEF PARTICULAR

Os hóspedes podem desfrutar de uma experiência culinária personalizada com um chef particular no conforto de sua casa de férias, podendo escolher entre uma variedade de pratos para se adequar à ocasião e ao paladar, seja uma comemoração de aniversário ou um churrasco familiar ao ar livre. Os chefs trabalharão com os clientes para criar o cardápio perfeito para cada ocasião. Se preferirem, os pratos escolhidos podem ser entregues refrigerados para consumo no momento mais conveniente.

SERVIÇOS DE SPA EM CASA

Muitas pessoas acreditam que os serviços de spa são um luxo disponível apenas em hotéis ou cruzeiros, mas isso não é verdade! Algumas empresas de administração de casas de férias podem indicar ou providenciar uma seleção de spas locais incríveis, onde é possível fazer desde um único tratamento até um dia inteiro de relaxamento.Profissionais altamente qualificados realizam diversos tratamentos, incluindo massagens e cuidados faciais.

ENTRETENIMENTO FAMILIAR

Algumas empresas de administração de casas de férias oferecem assistência e serviços especiais para que os hóspedes possam desfrutar de todas as experiências que desejam em suas férias. Essas companhias empresas podem ajudar a organizar eventos e festas temáticas de aniversário com mágicos, músicos, mixologistas, DJs, karaokê e outras diversas opções que eles possam precisar.

AVENTURAS AO AR LIVRE

EM KISSIMMEE

• Wild Florida oferece a você experiências autênticas da Flórida enquanto explora as nascentes dos Everglades. Você pode deslizar pela superfície do Lake Cypress em um airboat, procurando jacarés, águias, porcos selvagens e outros animais que vivem na Flórida. Você também pode explorar o Gator and Wildlife Park, com mais de 200 animais exóticos. Você sabia que pode até mesmo ter encontros exclusivos com animais? Se você sempre quis abraçar um bicho preguiça, esta é a sua chance!

Se preferir manter distância dos animais, aproveite o Drive-Thru Safari, onde espécies exóticas passeiam livres pelos campos.

• Orlando Tree Trek Adventure Park é um ótimo lugar para sair para a natureza e testar suas habilidades com cordas aéreas! Quanto mais prática você tiver, melhor será sua capacidade de completar os percursos. Há vários percursos diferentes com diferentes graus de dificuldade e, se você concluir o desafio, poderá saltar direto para a tirolesa.

• Gatorland, conhecida como a Alligator Capital of the World, apresenta milhares de jacarés, um aviário, um zoológico e muito mais. Faça um passeio emocionante no Screamin’ Gator Zip Line, uma aventura de 1.200 pés de tirolesa sobre jacarés.

• Outra maneira de apreciar a beleza natural da Flórida Central é sobrevoá-la a bordo de um balão de ar quente na Airhound Adventures Hot Air Balloon Tours. Você voará suavemente sobre a natureza selvagem da Flórida, obtendo uma vista espetacular a milhares de pés de altura.

ESPECIAL EXPERIENCE KISSIMMEE

Kissimmee: A Capital Mundial das Casas de Férias

Como a Capital Mundial das Casas de Férias, Kissimmee tem mais de 30 mil propriedades do tipo para oferecer. Você descobrirá que as acomodações ecoam o espírito de excepcionalidade e acessibilidade, sendo a verdadeira prova de que cada hóspede vai se sentir em casa. Aqui estão alguns dos destaques e benefícios de se hospedar em uma das casas de férias em Kissimmee.

LOCALIZAÇÃO

A apenas 25 minutos do Aeroporto Internacional de Orlando e a menos de 30 minutos dos maiores parques temáticos da Flórida, Kissimmee está no coração do Sunshine State . Quando você se hospeda em Kissimmee, está a poucos minutos dos parques temáticos da Walt Disney World ® Resort e Universal Orlando Resort outlets, restaurantes e muitas outras atrações famosas de Orlando.

PRIVACIDADE E CONFORTO

As casas de férias proporcionam aos hóspedes uma verdadeira experiência do estilo de vida americano. Com propriedades que variam de dois a 15 dormitórios, há espaço para famílias de várias gerações, garantindo que todos possam participar da diversão. Não há necessidade de compartilhar quartos lotados — as casas de férias oferecem a cada um seu próprio espaço, além de áreas comuns para reunir a família, como salas de jogos internas e piscinas no quintal para aproveitar o clima da Flórida.

E se você estiver trabalhando remotamente, poderá até mesmo encontrar um espaço de escritório tranquilo.

CONVENIÊNCIA

A melhor parte de uma casa de férias é a sensação de estar em casa. Muitos dos condomínios de casas de férias de Kissim-

mee oferecem serviços de um resort, como entrega de compras de mercado, chefs particulares, opções para viagem nos restaurantes do resort e muito mais. Sem mencionar as comodidades como serviço de limpeza diárias ou esporádicas.

QUARTOS TEMÁTICOS

As casas de férias de Kissimmee oferecem quartos temáticos, salas de cinema privativas, áreas de recreação infantil com escorregadores, salas de jogos, camas dentro de castelos, casas na árvore e muito mais. Há diversas opções de entretenimento sem precisar sair de casa, além dos grandes espaços ao ar livre da região.

CUSTO ACESSÍVEL

Pode parecer que alugar uma casa de férias seja caro, mas há opções acessíveis para todos os orçamentos e estilos.

ESPECIAL EXPERIENCE KISSIMMEE

DISTRITOS DE ENTRETENIMENTO

• Promenade at Sunset Walk é sempre um local animado. Você pode fazer compras, jantar e dançar, tudo em um só lugar! Localizado próximo ao Margaritaville Resort Orlando, o The Promenade oferece deliciosos restaurantes, incluindo Ford’s Garage, Estefan Kitchen, The Wharf e muitos outros. O palco recebe bandas locais de todos os gêneros e é perfeito para aproveitar a noite. Dance a noite toda e aproveite esse distrito familiar.

• ICON Park fica na International Drive — e você não pode perdê-lo! Esse complexo de entretenimento tem como peça cen -

tral a roda gigante de observação de 400 pés, The Wheel. Você também encontrará outras atrações exclusivas, como Madame Tussaud’s Orlando, a famosa exposição de estátuas de cera de celebridades, e SEA LIFE Orlando Aquarium, que abriga mais de 5.000 criaturas marinhas fascinantes em uma aventura interativa. Você pode ainda aproveitar o dia e a noite nos diversos restaurantes, como Yard House e Ole Red Orlando.

• As duas atrações a seguir estão localizadas lado a lado, permitindo que você aproveite ambas ao mesmo tempo. O Fun

Spot America - Kissimmee oferece karts de vários níveis, fliperamas, montanhas-russas e outras atrações emocionantes, como o World’s Tallest Skycoaster, um salto radical de 300 pés que proporciona uma descarga de adrenalina inesquecível. Já a Old Town Kissimmee é a recriação de uma cidade clássica da Flórida, com lojas exclusivas, restaurantes deliciosos e outros entretenimentos incomuns. A Old Town frequentemente oferece entretenimento gratuito como concertos e eventos, sendo o Saturday Nite Classic Car Cruise um dos mais populares, reunindo dezenas de carros clássicos todos os sábados à noite.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.