Jornal da Gente - Edição 1156 - 22 a 28 de março de 2025

Page 1


Descubra todos os benefícios do consumo da melancia

P5

Confira as ofertas da Luciana Imóveis

22 a 28 de março | Ano 25 | n° 1.156 | Mais informações sobre reportagens acesse: www.jornaldagente.inf.br Publicidade » Imóveis

Acontece

Parque Villa-Lobos ganhará “orla com praia”

Distribuição Gratuita

Café com novo subprefeito lota

Salão Nobre do União Fraterna

Telhada falou para 160 pessoas, entre moradores e membros de entidades

Estação SESC Pompeia será mais elevada para evitar alagamentos

UNI afirma que projeto inclui estudo hidrológico P3

SEGURANÇA

Consegs da região apresentam chapas

»P 6 e 7

Conferência da Cidade P4

Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da Lapa, Leopoldina e Perdizes deram início, em suas últimas reuniões mensais, realizadas na quinta-feira, 20, à escolha das chapas que vão concorrer às novas diretorias de cada Conseg. Ao contrário dos processos eleitorais anteriores, os membros da sociedade civil interessados em atuar nos Consegs poderão se inscirever como membros efetivos do órgão e, dessa forma, concorrer a uma vaga na diretoria. Outra alteração no processo eleitoral é que qualquer pessoa, mesmo que não seja membro efetivo de um Conseg, pode votar para eleger a nova diretoria de cada conselho, bastando, para isso, comparecer à próxima reunião mensal do Conseg da região onde mora ou trabalha, que acontecerá no dia 16 de abril.

espaço aberto

bronca

EDITORIAL

Os moradores da Rua João Tibiriça, próxima à Praça Ângelo Rivetti, na Lapa, que reclamaram da falta de limpeza e conservação do local, informam que a Subprefeitura Lapa esteve na praça na semana passada, realizando corte e remoção de algumas árvores e troncos caídos e corte de grama. Mas, segundo eles, o serviço ainda não foi finalizado, tendo faltado a remoção de uma grande árvore caída que dificulta a passagem de pedestres e o recolhimento do lixo e detritos das árvores.

União pelo compromisso

rESPoSTa

A Sub Lapa orienta os munícipes a encaminhar os pedidos de tapa-buraco, recapeamento, poda de árvores, corte de grama, limpeza de bueiros e varrição e outros através do Portal 156 ou pelo Chat SP156, canal da Prefeitura para solicitação de serviços e envio de denúncias via WhatsApp, pelo telefone (11) 3230-5156.

Envie sua bronca ou mesmo elogios para Redação JG – Rua Faustolo, 60, Água Branca CEP 05041-000, Água Branca ou pelo email: semanajg@gmail.com; se preferir vá direto ao site: www.jornaldagente.inf.br, seção Bronca da Gente.

Redação e publicidade: Rua Faustolo, 60 | Água Branca CEP 05041-000 | São Paulo

Atendendo a um convite do diretor do Jornal da Gente, Ubirajara de Oliveira, do empresário e presidente do União Fraterna, Eudoxios Anastassiadis, e da diretoria da Associação Viva Leopoldina, o novo subprefeito da Lapa, coronel Paulo Adriano Telhada, encarou o desafio de se apresentar para a comunidade lapeana participando de um grande evento que reuniu, na quarta-feira, 19, mais de 160 pessoas, entre representantes de entidades locais, empresários e moradores. no tradicionalíssimo Salão Nobre do União.

Há menos de um mês no cargo, Telhada surpreendeu positivamente o público. Mostrou simpatia, objetividade, firmeza e, sobretudo, transparência, tanto ao explicar a que veio quanto respondendo às perguntas da plateia. Como morador da Lapa, que cresceu, casou-se e teve filhos aqui, o novo subprefeito demonstrou conhecer bem a região, deixando claro seu afeto e apego pelo bairro.

Ao falar sobre esse início de gestão, o coronel firmou com a população dois compromissos importantes. Um deles é o de trabalhar, para zerar a demanda represada nos serviços de zeladoria – poda e corte de árvores, limpeza de bueiros e praças e corte de grama -, que ele considera o maior problema enfrentado hoje pela nossa subprefeitura.

E, nesse sentido, há realmente muito

DIRETOR: Ubirajara de Oliveira

REPORTAGEM, REDAÇÃO E EDIÇÃO: Lúcia

Helena Oliveira - Para envio de sugestões de pauta: Whatsapp: 97548-7636

SISTEMAS E INTERNET: William Mastrangi

o que fazer: ao assumir a Sub Lapa em uma época do ano ingrata – o auge das águas de março – Telhada tem tido que lidar com a queda de inúmeras árvores e com o mato crescendo rápido nas praças e canteiros das vias. Para piorar a situação, precisa encarar a tradicional morosidade da Enel, que acompanha grande parte das podas e cortes de árvores, e a falta de equipes, já que antes de o coronel assumir o Tribunal de Contas do Município travou a licitação para contratação de equipes para manejo arbóreo.

Solucionada a questão com o TCM, que ele espera destravar até o final deste mês, a ideia do subprefeito é investir em planejamento, criando um cronograma de serviços mais ágil e eficaz, que privilegie a manutenção. E para fazer valer esse compromisso, o coronel afirmou que se empenhará em conseguir os recursos financeiros necessários aos cofres da Sub, nem que – nas palavras dele – “seja preciso passar o chapéu diante do secretário Fabrício Cobra, das Subprefeituras”.

Como se vê, boa vontade e disposição parecem não faltar ao novo subprefeito. E, por isso, Telhada provavelmente ganhou um voto de confiança daqueles que o escutaram falar. Esperemos, então, que essa parceria que ele quer fazer com a população da Lapa, seja, de fato, uma profícua via de mão dupla.

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: Thiago Alan e William Mastrangi

PUBLICIDADE: Priscila Bello e Silvana Baia

DISTRIBUIÇÃO: Marcelo Secco

Tel: 97133-1806 | LEOPOLDINA Tel: 97548-7635

Ubirajara de Oliveira

Todo um bairro na torcida

Um daqueles eventos para ficar sempre na lembrança. É o mínimo que se pode dizer sobre o CAFÉ COM A COMUNIDADE promovido pelo Jornal da Gente, que possibilitou um encontro do Coronel Telhada, de volta à região agora como subprefeito, com as lideranças, moradores e velhos amigos locais. De todos já realizados nestas mais de duas décadas de existência do jornal, este foi sem dúvida o de maior público.

Demonstrou, como muitos dos presentes comentaram, que a Lapa ainda pulsa e deixou claro o imenso prestígio de que goza o novo ocupante da cadeira principal do prédio da Rua Guaicurus. Foi a materialização da esperança, manifestada em todas as conversas, de dias melhores. Mas, por outro lado, coloca nas costas do novo subprefeito uma enorme responsabilidade, que é a de não frustrar seus admiradores.

Parece, finalmente, que o desejo de muitas lideranças locais, incluindo aquelas que já nos deixaram, se materializou: temos um subprefeito do bairro, apaixonado pela região e grato aos muitos amigos e às boas lembranças que ainda fazem parte de sua memória afetiva.

Boas razões para se ter esperança no futuro.

IMPRESSÃO: OESP GRÁFICA. Av. Celestino Bourroul, 100, Limão. Tel: 3856-3536

CIRCULAÇÃO GRATUITA PORTA-A-PORTA: Água Branca, Pompeia, Romana, Ipojuca, Lapa de Baixo, Lapa, Alto da Lapa, City Lapa, Parque da Lapa, Hamburguesa e Leopoldina

CIRCULAÇÃO - 45 mil / semana (impresso+digital) LEITORES - 123 mil / semana (impresso+digital)

sub limpa praça abandonada
ARTIGO
Diretor do Jornal da Gente

COMUNIDADE

TRANSPORTE

Projeto da estação SESC Pompeia prevê alagamentos, diz UNI

Quem pretende utilizar a nova Estação SESC Pompeia, da Linha 6- Laranja do Metrô, que deve ser inaugurada no ano que vem, com certeza está preocupado diante das cenas de alagamentos registradas recentemente no canteiro de obras, próximo à Rua Clélia. No entanto, em nota enviada ao JG, o consórcio UNI, responsável pela construção, afirma que o projeto realizado para o local “prevê que a estação terá altura maior e adequada para a região, que tem histórico de alagamentos”. Além disso, “os acessos foram projetados havendo a compatibilização dos níveis através de escadas, muros e rampas”, explica o texto.

A UNI também informa que para a construção de todas as estações de metrô é necessário realizar estudos hidrológicos, nos quais são feitos cálculos do

Obras ficaram debaixo d’água em janeiro e fevereiro

tempo de recorrência das chuvas e dos fatores de acumulação, com o objetivo de identificar e prever o nível de elevação em relação a possíveis inundações.

“Assim, a arquitetura da infraestrutura de mobilidade é planejada considerando o nível máximo de água devido às chuvas que podem ser registradas na região

utilizando um tempo de recorrência adequado”, ressalta a nota.

Toda a região do entorno da Estação SESC Pompeia sofre há décadas com problemas de alagamentos devido à presença dos córregos Água Preta e Sumaré. As obras de drenagem realizadas por conta da Operação Urbana Água Branca não foram suficientes, o que provocou as últimas enchentes. A SPObras, elaborando, agora, os projetos básicos e executivos para a drenagem complementar das bacias dos córregos Água Preta e Sumaré. A previsão é que as obras sejam licitadas este ano.

Outras quatro intervenções na região, como os reservatórios da Praça Irmãos Karman, Caiubi, Venâncio Aires e Praça Rio dos Campos, estão previstas no Plano de Ação 2025-2040 da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.

COMUNIDADE

COnfERênCiA DA CiDADE

Representantes da Lapa participam de encontro regional preparatório

No sábado, 15, representantes do Conselho Participativo Municipal (CPM) e do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES da Lapa marcaram presença no encontro regional preparatório para a 8ª Conferência Municipal da Cidade, que reuniu moradores dos distritos Butantã, Pinheiros e Lapa.

Apesar da presença da secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, os participantes lapeanos consideraram o evento “esvaziado”.

“Não houve um debate mais aprofundado sobre os temas propostos, apenas uma abertura e a organização dos grupos para discussão das propostas”, explica a representante do CADES Lapa, Jupira Cauhy. “Com isso, perdeu-

se a chance de preparar melhor todos os presentes para a conferência, cujas temáticas propostas são importantes para pensarmos uma São Paulo melhor e mais sistensável para todos os paulistanos”, ressalta ela.

O objetivo desses encontros regionais é que a população debata propostas e contribua para a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano, tendo como base quatro temas: Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Habitação e Gestão Democrática.

Ao final dos encontros, que acontecem nas várias regiões da cidade até metade de abril, serão consolidadas as propostas para a Conferência Municipal, a ser realizada nos dias 26 e 27 de abril.

LAPA MUNDI

Nova sede

O Conselho Tutelar da Lapa já está funcionando em nova sede, na Rua Roma, 149 – Lapa. O telefone é (11) 97283-6526.

Conferência do Meio Ambiente

As representantes do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Lapa, Helena Maria Magozo, Jupira Cauhy e Olívia Teixeira Gurjão foram delegadas na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que que aconteceu entre os dias 3 e 14 de março. O evento discutiu o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica” e definiu as propostas prioritárias do Estado que serão levadas à Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, em maio.

CIESP Oeste

Na terça-feira, 25, às 18 horas, a distrital Oeste do CIESP realiza reunião plenária, com palestra sobre “Reforma Tributária nas Empresas”, apresentada pelo Dr. Helcio Honda, diretor-titular do Departamento Jurídico do CIESP. O evento, que acontece na sede do CIESP Oeste (Rua PIO XI, 500 – Alto da Lapa), também contará com a apresentação dos serviços da Mêntore Bank, especialista em gestão e processamento de pagamentos.

Feijoada beneficente

O Jardim das Borboletas, entidade que auxilia crianças e jovens com epidermólise bolhosa, realiza, no sábado, 29, a partir do meio-dia, feijoada beneficente com bingo. O ingresso custa R$ 60,00 e o evento contará com atração musical comandada por Anderson Cruz e Amigos, que organizarão uma roda de samba. Local: Colégio Pré-Médico, Rua Dom João V, 164 – Lapa

SEGURANÇA

Por Greg Mattos com colaboração da redação Críticas, elogios e sugestões Contato: redacao@jornaldagente.inf.br

Árvores mais fortes

Os pesquisadores da Universidade de São Paulo criaram uma tecnologia para reduzir a queda de árvores nas cidades. No laboratório, os pesquisadores analisam a imagem digital da árvore, captada pelo scanner 3D. Um programa de computador, batizado de “algoritmo da poda”, indica em azul a parte que deve ser cortada. A ideia é conseguir aplicar essa técnica com qualquer espécie de árvore. Devido aos fortes temporais, só na segunda semana de março, em São Paulo, mais de 300 árvores caíram num temporal. Situação que também traz desafios em outras capitais, que têm registrado temporais quase sempre de fortes ventanias.

Nova GCM

A Guarda Civil Metropolitana passa a se chamar Polícia Metropolitana. Com a mudança de nome, a GCM ganha, também, poder de polícia para atuar na proteção da população da cidade, dos bens, serviços e instalações municipais, e para a fiscalizar posturas municipais e do meio ambiente. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, esse é mais um passo para ampliar a segurança na cidade e reforçar a valorização desta gestão aos policiais municipais”.

Sicredi

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país e com filial na Lapa, gerou em 2024 o montante de R$ 25,5 bilhões em benefícios econômicos para os seus 8,5 milhões associados, um crescimento de 8,5% na comparação com 2023. É o que aponta o Benefício Econômico do Sicredi (BES), indicador calculado pela instituição cooperativa com base em metodologia do Banco Central. A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, terceira maior cooperativa do sistema, com atuação no Paraná e em São Paulo, também teve um impacto expressivo para seus mais de 260 mil associados. Apenas em 2024, gerou mais de R$ 719 milhões em benefícios econômicos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional e a economia cooperativa.

COMUNIDADE

EVENTO

Café com subprefeito lota salão do União Fraterna

Mais de 160 pessoas, entre representantes das diversas entidades da região, empresários e moradores, compareceram ao café da manhã com o novo subprefeito da Lapa, coronel Paulo Adriano Telhada, realizado pelo Jornal da Gente e o União Fraterna, com o apoio da Associação Viva Leopoldina (AVL) e da incorporadora Alfa Realty, na quarta-feira, 19. O novo subprefeito também recebeu o apoio de políticos atuantes na região da Lapa, como os vereadores Paulo Frange (MDB), o líder do governo na Câmara, Fábio Riva (MDB), Marina Bragante (Rede) e Sargento Nantes (Progressistas), além do deputado estadual Capitão Telhada.

Ao conversar com os lapeanos, o coronel Telhada ressaltou a importância da união que existe entre os moradores da região. “A Lapa é uma comunidade fortemente unida, tanto social quanto politicamente, e que está sempre presente para cobrar um bom trabalho do poder público. Isso é muito positivo, pois eu estou entrando agora e quero ser cobrado, preciso que as informações cheguem a mim”, disse o subprefeito.

O novo subprefeito também admitiu que a zeladoria é o grande entrave no trabalho realizado pela Sub Lapa. “Neste momento, estamos definindo a contratação de mais equipes para tirar o atraso nos serviços de poda e corte de árvores, corte de grama e limpeza. Mas o meu objetivo é estabelecer um planejamento para que haja uma manutenção mais frequente e feita de forma mais eficaz”, explicou. Para obter os recursos financeiros necessários para o bom andamento dos trabalhos da subprefeitura, o coronel foi enfático: “não tenho medo de passar o chapéu, vou pedir mais verbas para a Secretaria das Subprefeituras e para os vereadores, por meio das emendas parlamentares, quantas vezes for necessário”. Já na questão da segurança, Telhada garantiu que vai atuar de forma integrada com as polícias.

A experiência e o peso político do novo subprefeito foram ressaltados pelo presidente do União Fraterna e CEO da Alfa Realty, Eudoxios Anastassiadis. “A

Therezinha

Lapa precisava de um nome forte como o do coronel Telhada”, afirmou o empresário. Já o presidente da AVL, Umberto Sarti, lembrou a importância de a Lapa ter,

agora, um subprefeito que mora e conhece bem a região. “Temos certeza que, juntos, o Telhada e a comunidade vão vencer os desafios que a Lapa tem hoje”, disse.

Ubirajara de Oliveira, diretoria da AVL e Eudoxios Anastassiadis à mesa com Coronel Telhada, Capitão Telhada e vereador Fabio Riva
Ubirajara de Oliveira, diretoria da AVL e Eudoxios Anastassiadis recebem Coronel Telhada e o Capitão Telhada
Umberto Sarti, da AVL, com equipe da Cosecurity
Edison Oliveira, Chico Além, Zenon Alves, com Ubirajara de Oliveira, o vereador Paulo Frange e convidados
Penteado, rotarianos, Luciana Borges e Gisele Vercese

Organizadores do evento com Governador do Rotary e vereador Paulo Frange

Vereadora Marina

do

Wagner Dias, presidente da OAB Lapa, e Cristina Kencis da Lapacor com família Guimarães
Vereadores Marina Bragante e Paulo Frange com Coronel Telhada, esposa e convidados
Coronel Telhada e vereador Sargento Nantes com convidados
Bragante e Ubirajara de Oliveira com Renato Figueiredo, da Aquasport, Gaetano Luigi e convidados
Almir Matos (CET), Mário Hermelino, Brancatti Luigi (ACSP), Flávia Maia (Conseg Lapa), Gerson Nunes (Pré-Médico) e Rosana Braccialli
Coronel Hélder, do 4º BPM, com Coronel Telhada, Capitão Telhada e organizadores do evento
Diretoria do Grupo Escoteiro Quarupe com Almir Matos (CET)
Umberto, José Lourenço Pechtoll, presidente da Ceagesp, e Ubirajara
Fernanda Katsuragi e Angela Sousa com Telhada e Silvana
Representantes
CADES, CPM e coordenadoria de Assistência Social
Fernanda Katsuragi, Luciana Borges e convidados

C AQUIS VEICULOS -283.887,51 -198.569,79

Em 1º de janeiro de 2023

DO PATRIMÔNIO

Patrimônio social Superávit Total

8.341.314,61 1.848.310,67 10.189.625,28

Transferência do superávit 1.848.310,67 -1.848.310,67de recursos sem restrição

Superávit do exercício - 1.544.228,02 1.544.228,02

Em 31 de dezembro de 2023

10.189.625,28 1.544.228,02 11.733.853,30

Transferência do superávit 1.544.228,02 -1.544.228,02de recursos sem restrição

Superávit do exercício - 910.627,57 910.627,57

Em 31 de dezembro de 2024

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA EM 31/12/2024 - Indireto 2024 2023

Fluxo de caixa das atividades operacionais

Superávit do exercício 910.627,00 1.544.228,02

Ajustes

Depreciações 187.449,00 272.556,70

Superávit ajustado 1.098.076,00 1.816.784,72

Aumento/redução de ativos e passivos

Outras contas a receber -44.429,00 -10.230,32

Fornecedores 0,00 -19.614,77

Salários e encargos sociais 33.945,00 29.768,64 Outras Contas de Passivo -45.857,20

Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais 1.041.734,80 1.816.708,27

Fluxo de caixa das atividades de investimento

Adições/baixas de ativo imobilizado, líquidas -232.015,00 -96.533,46

Caixa líquido utilizado nas atividades de investimento -232.015,00 -96.533,46

Variação de caixa e equivalentes de caixa 809.719,80 1.720.174,81

Caixa e equivalentes de caixa no início do exercício 5.088.243,93 3.368.069,12

DEMONSTRAÇÃO

Sem

Atividades

Despesas operacionais Administrativas Salários e encargos sociais

Outras despesas operacionais

Resultado do Exercício - Superavit

Caixa e equivalentes de caixa no final do exercício 5.897.963,73 5.088.243,93

ALFREDO MAZZONI

Sócio Administrador CPF: 000.537.878-89

JOSIANE APARECIDA DE ALMEIDA SOUZA CONTADORA CPF: 330.412.088-22 CRC: 1SP-274201/O SP

CASA DO PEQUENO CIDADÃO NOSSA SENHORA APARECIDA NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

EXERCÍCIO FINDO EM 31/12/2024 - CNPJ 04.436.297/0001-93

1. Contexto operacional

A Associação “Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida” (Associação), foi fundada em 05 de dezembro de 2007, cuja sede está localizada na Rua Aliança Liberal, 84, Vila Leopoldina, São Paulo - SP, é uma sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter assistencial. Tem por objetivo dar proteção às crianças em regime excepcional, provisório ou transitório obedecendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Possui as aprovações CMDCA Nº 1343/2007, COMAS Nº 137, Declaração de Utilidade Pública e registro na SEDS.

A Associação tem por finalidade:

• Acolher crianças de 0 a 17 anos e onze meses, que perderam vínculos familiares, especialmente as órfãs de pai e/ou mãe;

• Proporcionar aos abrigados: ensino, alimentação, assistência médica e odontológica, moral, material e religiosa; bem como frequência à escola, orientação profissional e todo o suporte que se fizer necessário ao crescimento pessoal dos atendidos no que tange à educação, honestidade, ocupação, religiosidade e cidadania;

• Acolher na forma de república de jovens de 18 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social, econômica e familiar;

• Realizar atividades de assistência social e apoio a crianças e jovens e em situação de vulnerabilidade social e familiar;

• NAISPD – Núcleo de Apoio à Inclusão Social para pessoas com deficiência – Unidade destinada ao atendimento gratuito de pessoas com deficiência no desenvolvimento de atividades de desenvolvimento e inclusão social.

2. Base de preparação e apresentação das demonstrações contábeis

a) Base de apresentação

As demonstrações contábeis foram preparadas e estão sendo apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e a Interpretação Técnica Geral n° 2002 (R1) – Associação sem Finalidade de Lucros, complementada pelo pronunciamento técnico NBC TG 1000 (R1) – Contabilidade Para Pequenas e Médias Empresas.

3. Resumo das práticas contábeis

Reconhecimento de receita

A receita é reconhecida na extensão em que for provável que benefícios econômicos serão

Notas explicativas às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro de 2024 (Em reais, exceto quando indicado de outra forma) São Paulo, 31 de dezembro de 2024. DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES

gerados para a Associação e quando possa ser mensurada de forma confiável, com base no valor justo da contraprestação recebida, excluindo descontos, abatimentos e impostos ou encargos sobre vendas, pelo regime de competência.

A subvenção governamental é recebida na forma de compensação por gastos ou perdas já incorridos ou para finalidade de dar suporte financeiro imediato à Associação sem qualquer despesa futura relacionada, e, conforme previsto na norma técnica NBC TG 07 (R2) – Subvenção e Assistência Governamentais, é reconhecida como receita no período em que se torna recebível.

As receitas de doações são compostas por: a) Doações de pessoas físicas e jurídicas; b) Programa Nota Fiscal Paulista, onde a Associação recebe créditos e bilhetes para concorrer aos sorteios a partir de:

a. Cupons fiscais relativos às suas aquisições próprias;

b. Doação de cupons fiscais sem CPF, realizada pelos próprios consumidores a favor da Associação, por meio do sistema da Nota Fiscal Paulista; c. Doação automática de cupons fiscais com CPF, cuja opção pode ser realizada pelo consumidor diretamente no sistema da Nota Fiscal Paulista.

As receitas financeiras abrangem receitas de juros sobre aplicações financeiras, reconhecidas no resultado, através do método dos juros efetivos.

Despesas

As despesas abrangem todos os gastos incorridos direta ou indiretamente, na execução das atividades de assistência social, reconhecidos pelo regime de competência dos exercícios.

Caixa e equivalentes de caixa

Incluem caixa, saldos positivos em conta movimento, aplicações financeiras pós fixados resgatáveis a qualquer momento, com risco insignificante de mudança de seu valor de mercado e sem penalidades. As aplicações financeiras são registradas ao valor de mercado, que se equipara ao custo, acrescido dos rendimentos proporcionalmente auferidos até a data de encerramento do exercício.

Imobilizado e intangível

O ativo imobilizado e o intangível são registrados pelo custo de aquisição. O valor de mercado e vida útil técnica e econômica remanescente de edifícios, terrenos e bens móveis está registrado com base em Laudo Técnico de Avaliação, realizado em outubro de 2019. A depreciação/amortização é calculada linearmente ao longo da vida útil remanescente dos ativos.

Um item de imobilizado/intangível é baixado quando vendido ou quando nenhum benefício econômico futuro for esperado do seu uso ou venda. Eventual ganho ou perda resultante da baixa do ativo (calculado como sendo a diferença entre o valor líquido da venda e o valor contábil do ativo) são incluídos na demonstração do resultado no exercício em que o ativo for baixado.

Demais ativos e passivos (circulantes e não circulantes)

Um ativo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que seus benefícios econômicos futuros serão gerados em favor da Empresa e seu custo ou valor puder ser mensurado com segurança. Um passivo é reconhecido no balanço patrimonial quando a Empresa possui uma obrigação legal ou constituída como resultado de um evento passado, sendo provável que um recurso econômico seja requerido para liquidá-lo. São acrescidos, quando aplicável, dos correspondentes encargos e das variações monetárias ou cambiais incorridos. As provisões são registradas tendo como base as melhores estimativas do risco envolvido.

Os ativos e passivos são classificados como circulantes quando sua realização ou liquidação é provável que ocorra nos próximos doze meses. Caso contrário, são demonstrados como não circulantes.

Tributação

• Imunidade tributária

A Associação é beneficiada com a imunidade tributária prevista na Constituição Federal, artigo 150, bem como atende aos requisitos do Código Tributário Nacional (Lei n.º 5.172/66) Art. 14, incisos I, II e III.

• Isenção

A Associação, por atender aos requisitos do Art. 29 da Lei 12.101/09, faz jus à isenção do pagamento da contribuição a cargo da Associação, destinada à Seguridade Social.

Demonstração dos fluxos de caixa

As demonstrações dos fluxos de caixa foram preparadas pelo método indireto e estão apresentadas de acordo com o pronunciamento contábil NBC TG 03 (R2) -Demonstração dos fluxos de caixa.

4. Caixa e equivalentes de caixa

As aplicações financeiras estão classificadas como mantidas para negociação e foram mensuradas pelo valor justo por meio do resultado. Essas aplicações, fundos de investimento em renda fixa, com rendimentos compatíveis com a variação do CDI.

Os dirigentes estatutários, conselheiros, sócios, instituidores ou benfeitores não recebem remuneração, vantagens ou benefícios, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou título, em razão das competências, funções ou atividades que lhes sejam atribuídas pelos atos constitutivos da Associação.

Casinha da Vila abre noVas Conexões para negóCios, eduCação e Cultura

Laboratório aberto de negócios, criatividade e empreendedorismo social. Assim Gilson Schwartz, Curador da Casinha da Vila e presidente do Instituto de Iconomia, define o espaço inaugurado em março na Rua das Tabocas.

De consultoria e aprendizagem no campo de finanças e previdência a solos teatrais e performances musicais ao vivo, passando por aulas de saúde e qualidade de vida, clube de cinema para crianças e exposições de jóias e acessórios sustentáveis, a Casinha da Vila é uma extensão das atividades de Schwartz como docente, pesquisador e coordenador do projeto UAIFAI – Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção no Instituto de Estudos Avançados da USP.

“É uma extensão transdisciplinar, um laboratório de finanças e previdência da longevidade e um novo espaço cultural no ecossistema criativo da Vila Madalena e Região”, conclui o professor que é pioneiro no Brasil em internet, finanças e jornalismo, uma carreira de 45 anos que tem como principal objeto de pesquisa a economia criativa ou, como ele prefere definir, a emergência da “iconomia”.

Ex-Economista Chefe do BankBoston no Brasil, assessor de instituições financeiras públicas e privadas, Schwartz está na Vila Beatriz há três anos. Uma extensa rede de parceiros formada ao longo de toda uma carreira aderiu à proposta.

Em março, o ícone brasilei-

ro homenageado é Heitor Villa-Lobos, com o ciclo “Villa na Vila”, que culmina no dia 29 de março numa jornada de um dia que inclui oficinas de canto orfeônico, uma apresentação inédita de canções de Villa-Lobos comentadas por Mario de Andrade numa montagem dirigida por Felipe Botelho, diretor musical do Teatro Oficina, a exibição do filme “Villa-Lobos em Paris” e um concerto de encerramento com violões de jovens músicos que são a revelação mais recente do Departamento de Música da USP.

Ainda em março, Raquel Queiroz exibe os brincos da Imperatriz Leopoldina, ao lado de uma exposição e bate-papo com a artista, inaugurando a programação “fashion” da Casinha da Vila.

Em maio, já está programado um primeiro Festival da Paz e da Justiça. Vai ser no estilo “virada”, de 2 a 4 de maio, com música, palestras, atividades para todas as idades e emissão das “Moedas da Paz”, uma moeda “token”, digital, que será gerada a partir das iniciativas de economia circular, sustentável e criativa da Casinha da Vila e outros parceiros na plataforma UAIFAI da USP.

“É um privilégio abrir um espaço inovador, empreendedor e criativo para sediar o Instituto de Iconomia, a Games for Change e vários outros projetos nesse que é um bairro-ícone da Paulicéia”, conclui Gilson Schwartz. Mais informações e programação estão disponíveis no Instagram @casinha.da.vila.madalena ou pelo WhatssApp (11) 970373569.

A partir de 28 de março, Raquel Queiroz expõe os Brincos da Imperatriz Leopoldina e inaugura o espaço fashion da Casinha da Vila, a exposição acontece até domingo, 30 de março
Matheus Sarmento de Macedo oferece oficinas de canto, violão e sessões com músicas de Villa-Lobos no ciclo “Villa na Vila” em março na Casinha da Vila
A filósofa Andrea Hurst e participantes da sessão sobre A Risada em Nietzsche na sala da Casinha da Vila
Espectadores do solo “Convite para um Café” com o autor e ator, Roberto Borenstein

» Na quarta-feira, 19, a reunião do Rotary Lapa, que aconteceu na sede da ACM Lapa e foi presidida por Luigi Roberto Venturacci, teve com palestrante Carlos Ferrara Júnior. O convidado falou sobre o tema “Conflito e paz, bolsa para a paz” e, após a palestra, recebeu do presidente o certificado pela participação. Foto: Francisco Trenck Komatsu

SERVIÇOS

SERRALHEIRO

Fabricação e reformas, portas de aço, troca de mola, automatização de portões, codificação de controles. Vanilson. Tels.: 3862-6615/ 985184022.

MARCENEIRO PAULO ROBERTO

Restauração de móveis em geral. Pequenos serviços sob medida e planejados. Sede própria a 45 anos. whatsapp F.: 96183-4480

» No domingo, 16, a família Mello Prado festejou o aniversário de 86 anos de Sara Mello Prado. O evento, que reuniu familiares e amigos, aconteceu no Pesqueiro Veneza. Foto: Sandro Eustáquio

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Manutenção e montagem de computadores e redes. Adriano. Whatsapp 11 98508-8305.

MONTEFERRARIO ADVOCACIA

OAB nº 46.637/SP

tTrabalhista - doença ocupacional, acidente trabalho, reclamação trabalhista tPrevidenciária - aposentadoria, pensão, auxílio doença, auxílio acidentário, revisão aposentadoria tFamília - inventário, divórcio, pensão, guarda menores, alimentos tCível - regularização terras/imóveis, compra/venda imóveis, locação, despejo, renovatória, cobrança, usucapião, ações indenizatórias, revisão de contrato bancário/financiamento tAdministrativa - desapropriação, serv. público, desvio função tDireito Consumidor - planos de saúde

Rua Trajano, 235 – Lapa Whatsapp & 3862-6619 • 9 4242-6040 anamaria@monteferrarioadvogados.com

MARCENEIRO SIQUEIRA

Pequenos serviços, reforma de móveis planejados e sob medida, restauração de móveis, pinturas e patina. Vários clientes na Lapa. F.: 38357424/ 98169-1861-V. Leopoldina (Sede própria)

Direito Trabalhista • Direito Civil Assessoria Empresarial

Av. Queiroz Filho 1700, Torre E Cj. 709 VL. Leopoldina PABX 3068-0096 99747-7966

arbelli@arbelli.adv.br www.arbelli.adv.br

LAZER

Parque Villa-Lobos terá espaço com orla de praia

Até o mês de setembro deste ano, o Parque Villa-Lobos deverá inaugurar um novo espaço que pretende recriar um ambiente de praia em plena cidade.

O Orla Villa-Lobos vai contar com cinco quadras de areia, que estarão disponíveis para a prática de esportes como tênis de areia e futevôlei.

Além disso, o complexo contará com um “parque das águas”, onde as crianças poderão se divertir em chafarizes e outras instalações aquáticas.

Com uma área total de cerca de 8.000 metros quadrados, o espaço será de acesso gratuito, com agendamento

feito por meio de um aplicativo, seguindo o modelo já utilizado no parque.

O projeto também incluirá pontos de alimentação, com quiosques de comidas e bebidas, e deve oferecer aulas coletivas de ioga, alongamento e ginástica.

A questão da sustentabilidade será um destaque, já que com foco em compostagem e reciclagem deverão destinar menos de 10% dos resíduos sólidos gerados aos aterros sanitários, assim como já ocorre em outras ações adotadas pelo parque.

Relatórios automáticos de eficiência energética e hídrica, desenvolvidos pela

IMÓVEIS

IMÓVEL COML - V LEOPOLDINA

a.c 170m², salão 90 m², a. serviço, copa/cozinha, escritório, wc´s, 3 vagas p/ carro. R$ 10.300,00 (CS)

CASA – V ROMANA

2 dorms, coz, lavanderia, 1 vaga. R$ 2.500,00 (FH)

SOBRADO – V ROMANA

150m², 3 dorms, suíte, sala, cozinha, 2 WC, a. serv., gar. R$ 4.700,00 CS)

CASA TÉRREA - V IPOJUCA

490 m², 3 dorms, (1 suíte), copa, cozinha + edícula + churrasqueira + quintal. (aceita ap de menor valor comoo parte pagamento).

R$ 1.300.000,00 (FH)

APTO – V ROMANA

114m², 3 dorm, ( 2 suítes) 2 vagas, lazer. R$ 1.100.000,00 (FH)

empresa islandesa Klappir, estarão disponíveis ao público, demonstrando os resultados sustentáveis das operações.

A novidade prevê trazer mais visitantes ao parque, especialmente durante os dias de semana, quando o Villa-Lobos tem número de visitantes 15 vezes menor do que aos sábados, domingos e feriados. A ideia, também, é dar aos paulistanos uma opção de lazer diferenciada, que vai unir crianças, jovens e adultos. Aos finais de semana, o espaço pretende hospedar comemorações de aniversários e happy hours, sem afetar os outros visitantes.

Orla terá cinco quadras de areia e chafarizes para refrescar as crianças

APTO – LAPA

100m², 2 suítes, living, 2 ambs., lavabo, a. serviço, cozinha, armário, 2 sacadas, 2 vagas, lazer. R$ 6.500,00 (CS)

APTO – ALTO DA LAPA

92m², 3 dorms, suíte, sala, cozinha, a. serviço, armário, WC, dep. empregada c/WC, 02 vagas, lazer, sacada. R$ 5.800,00 (CS)

CASA P/ REFORMA V ROMANA

170m², 2 dorms, varanda, 3 vagas. R$ 850.000,00 (FH)

SOBRADO – V ROMANA

2 dorms., sala, coz., banheiro, vaga. (p/ reforma). R$ 850.000,00 (FH)

APTO V ROMANA - PINHEIROS

56m², 2 dorms, prédio s/elevador (próx. metrô faria lima). R$ 480.000,00 (FH)

CASA – V ROMANA

2 dorms., suíte, sala, copa, cozinha, wc, a.s., garagem c/ lavabo (comercial). R$ 3.800,00 (CS)

SALÃO COML – V ROMANA

100m², 2 wc´s, a.s, copa. R$ 5.300,00 (CS)

APTO – PINHEIROS

1 dorm, 1 vaga – R$ 4.500,00 PACOTE (FH)

APTO – LAPA

1 dorm, sala, coz, 1 vaga estacionamento. R$ 290.000,00(FH)

CASA TÉRREA – V IPOJUCA

170m² terreno, precisa reformar. R$ 750.000,00 (FH)

APTO – ALTO DA LAPA

55m², 2 dorms, sala, coz., WC, A. serviço, garagem, lazer. R$ 410.000,00 (CS)

CITY LAPA SOBRADO Sobrado de 211m², c/ 3 dorms. sendo uma suíte com sacada, 2 salas, sala de jantar, terraço, copa, cozinha, dep. de empregada, a. de serviço, salão de festas, quintal, churrasqueira, 2 vagas de garagem. REF.: 10114. R$ 1.350.000,00

ALTO DA LAPA SOBRADO 158M², c/ ótimo estado de conservação, 3 dorms. com arms., sendo uma suíte, sala de jantar, cozinha c/ armários, edícula, a. de serviço, terraço amplo, 2 vagas de garagem. A.T. 172m². REF.: 11870 VENDA R$ 1.300.000,00.

VILA ROMANA - SOBRADO Ótimo sobrado c/ 3 pavimentos, sala p/ 2 ambientes, lavabo, 4 dorms. (2 suítes), copa, coz., a. de serv., 3 vagas, um pequeno depósito, A.C. 171m², quintal, churrasqueira, A.T. 116m², frente 5,10m. ” VENDER URGENTE POR MOTIVO DE VIAGEM “ REF.: 10229 VENDA R$ 1.300.000,00.

Foto: Divulgação

GASTRONOMIA

Festival do Pescado Ceagesp tem preço especial

Às quartas-feiras, os casais passam a pagar apenas R$ 199,90 para participar do Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp – Edição de Verão. Essa promoção vai durar até o final do evento, em abril.

Com essa promoção, o casal pode comer o quanto quiser todas as opções do cardápio do festival, que incluem as já tradicionais atrações do evento, como os Camarões Assados no Espeto, servidos à vontade nas mesas, e a Paella à Marinera, gigante, repleta de camarões e outros frutos do mar, além das entradas compostas de Casquinha de Siri, Caldinho de Sururu e Acarajé feito na hora. O festival também tem uma mesa repleta de opções de saladas com frutos do mar Diversas receitas preparadas com peixes de água doce e salgada também ficam à disposição do público, além de muitos

pratos de complemento.

O Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp – Edição de Verão 2025 funciona de quarta a sexta-feira, das 18h às 23h30 (somente jantar), sábados, das 12h às 23h30 (almoço e jantar), e aos domingos, das 12h às 17h (somente almoço).

O preço fixo por pessoa é de

R$ 129,90, para comer à vontade. Crianças de até cinco anos, não pagam. De seis a dez anos, pagam um terço do preço do festival.

A entrada é pelo Portão 4 da Ceagesp (av. Dr. Gastão Vidigal, altura do número 1.936, na Vila Leopoldina. O estacionamento fica no mesmo Portão 4.

ExpOSIÇãO Mostra resgata memória negra

Esta é a última semana para conferir a exposição Bambas da Barra Funda, que traz registros de entrevistas históricas de personalidades do samba e articuladores culturais essenciais para o aquilombamento da população negra do território na época.

A mostra acontece até sábado, 29, no Espaço Bananal, na Rua Lavradio, 237 - Barra Funda, de terça a sábado, das 14h às 19h.

A ação cultural é parte do projeto Cartografias de Bambas, para o resgate da memória e do protagonismo negro na formação cultural do bairro da Barra Funda, através da história do samba e do legado deixado pela comunidade negra no território e, mais especialmente, na zona Oeste da cidade.

A palavra “bamba” é uma terminologia brasileira que significa alguém experiente, habilidoso e respeitado em determinada área —, neste caso, no samba.

Paella à Marinera é um dos destaques

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.