Jornal da Gente - Edição 1063 - 10 a 16 de maio de 2025

Page 1


espaço aberto

bronca

Uma cratera no caminho

EDITORIAL

Quem passa pela Rua Antônio Cândido, na altura do Bosque dos Salesianos, no Alto da Lapa, precisa desviar de um grande buraco aberto no asfalto e passar pela contramão. Segundo os moradores do local, os buracos nas ruas próximas ao terreno dos Salesianos aumentaram com o início das obras na área do bosque, que foi comprada pela construtora Tegra para construção de um condomínio residencial. Os moradores pedem à Subprefeitura Lapa a realização de operação Tapa Buraco no local.

Dengue: acende o sinal amarelo

rESPoSTa

A redação do JG encaminhou o pedido à assessoria da Subprefeitura Lapa. Vale ressaltar que a Sub Lapa orienta os munícipes a encaminhar os pedidos de tapa-buraco, recapeamento, poda de árvores, corte de grama, limpeza de bueiros e varrição e outros através do Portal 156 ou pelo Chat SP156, canal da Prefeitura para solicitação de serviços e envio de denúncias via WhatsApp, pelo telefone (11) 3230-5156.

Envie sua bronca ou mesmo elogios para Redação JG – Rua Faustolo, 60, Água Branca CEP 05041-000, Água Branca ou pelo email: semanajg@gmail.com; se preferir vá direto ao site: www.jornaldagente.inf.br, seção Bronca da Gente.

Redação e publicidade: Rua Faustolo, 60 | Água Branca CEP 05041-000 | São Paulo www.jornaldagente.inf.br

A ameaça do mosquito da dengue, mais uma vez, preocupa os paulistanos, incluindo a população que mora na região da Lapa. De acordo com dados do portal G1 divulgados esta semana, a dengue “avança na cidade de São Paulo e já é considerada epidêmica em cinco distritos”. A capital registrou este ano, até agora, quase 22 mil casos da doença, com duas mortes, e embora a maior incidência esteja concentrada em bairros da Zona Sul da cidade, a Lapa deve ficar atenta.

Dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) mostram que de 1º de janeiro a 26 de abril foram registrados 310 casos de dengue no Distrito Lapa – região que diagnosticou o maior número de casos dentro da área da Subprefeitura Lapa -, 293 em Perdizes, 205 casos no Jaguaré, 141 na Vila Leopoldina, 108 na Jaguara e 59 na Barra Funda.

Até agora, este quadro não chega perto do caos vivido pela nossa região no ano passado, quando a Vila Jaguara liderou por várias semanas o ranking dos bairros com maior incidência de dengue, chegando a 2.709 casos na mesma 17ª semana epidemiológica de 2024. Mas, sem dúvida, acende o farol amarelo. Até porque, como o JG ressaltou à exaustão neste mesmo espaço e nas várias reportagens publicadas no período em que durou a fase de epidemia no ano pas-

DIRETOR: Ubirajara de Oliveira

REPORTAGEM, REDAÇÃO E EDIÇÃO: Lúcia

Helena Oliveira - Para envio de sugestões de pauta: Whatsapp: 97548-7636

SISTEMAS E INTERNET: William Mastrangi

sado, o território da Subprefeitura Lapa tem uma área verde representativa, com muitas praças e bairros arborizados nos quais as casas têm piscinas, o que facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, o temido transmissor da dengue, se não houver o controle e cuidado necessários por parte, especialmente, da população.

É importante mencionar que a Prefeitura vem fazendo a parte que lhe cabe nas ações de combate à dengue, enviando os agentes de saúde nos domicílios para checar pontos de água parada e orientar os munícipes. Mas, contra a resistência do mosquito, isto só não é suficiente. Precisamos trabalhar em regime de mutirão, com o envolvimento de toda a sociedade. Vale lembrar que a nossa região tem um Conselho de Arboviroses, cujo objetivo principal é pensar ações preventivas para o controle de doenças como dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Num momento em que a luz amarela se acende, é preciso que este conselho mostre a que veio, tornando-se partícipe de um trabalho proativo, que envolva, especialmente, a divulgação como ponto fundamental. E, tão importante quanto isto, que a população esteja, mais uma vez, atenta e empenhada em colaborar, fazendo a sua parte para que a epidemia não chegue, mais uma vez, à nossa região.

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: Thiago Alan e William Mastrangi

PUBLICIDADE: Priscila Bello e Silvana Baia

DISTRIBUIÇÃO: Marcelo Secco

LAPA Tel: 97133-1803 / anuncios@jornaldagente.inf.br | ROMANA/POMPEIA Tel: 97133-1806 | LEOPOLDINA Tel: 97548-7635

É preciso preservar

Como um dos bairros mais antigos de São Paulo, com 435 anos de história, a Lapa merece um olhar mais cuidadoso para os seus marcos históricose para as suas muitas praças, que garantem aos lapeanos uma boa qualidade de vida. Por isso, precisamos que o poder público e a comunidade unam esforços e trabalhem para garantir que esse importante patrimônio não se perca.

O Marco da Lapa, por exemplo, conquistado graças ao esforço de um ilustre lapeano, o Dr. Hotelo Telles, delegado que muito lutou pela nossa região, é apenas um desses monumentos que precisam ser reformados, para recuperar o mesmo brilho e significado que teve em sua inauguração, em 2013. Após sofrer vandalismos e até roubo de peças, o nosso Marco está em processo de tombamento, mas ainda necessita de pintura e da recuperação da roda e da treliça que fazem parte da escultura. É algo aparentemente simples, mas que demanda recursos financeiros....

Já o tombamento de algumas de nossas praças é importante para barrar a construção desenfreada de prédios, que tornará nosso bairro inabitável. Com a ajuda de todos, teremos uma Lapa com história para contar aos nossos filhos e netos!

IMPRESSÃO: OESP GRÁFICA. Av. Celestino Bourroul, 100, Limão. Tel: 3856-3536

CIRCULAÇÃO GRATUITA PORTA-A-PORTA: Água Branca, Pompeia, Romana, Ipojuca, Lapa de Baixo, Lapa, Alto da Lapa, City Lapa, Parque da Lapa, Hamburguesa e Leopoldina

CIRCULAÇÃO - 45 mil / semana (impresso+digital) LEITORES - 123 mil / semana (impresso+digital)

ARTIGO
Líder comunitário
Marco aurélio M. Ribeiro

Problemas no atendimento vêm de demanda excessiva e absenteísmo preocupante, diz gerente

Em uma reunião extraordinária do Conselho Gestor, na quarta-feira, 30, o gerente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lapa, Fernando Cabral, explicou aos conselheiros presentes que o funcionamento do novo equipamento ainda está sendo adaptado à realidade da demanda e que isto tem acarretado problemas no atendimento registrados na Ouvidoria da Saúde desde sua inauguração, em janeiro. Entre as reclamações levantadas, estão casos de pessoas que ficaram mais de oito horas para serem atendidas – quatro apenas para passarem na triagem -, pacientes medicados de maneira equivocada, postura antiética de médicos e, até mesmo, falta de equipamentos como um simples ultrassom e de médicos especialistas, como já relatou o JG.

“Temos registrado 15 mil atendimentos mensais, o que está em acima das expectativas”, diz Cabral. “Isto é natural, pois a UPA foi recém-inaugurada e é tida como referência em atendimento de emergência, o que atrai as pessoas para cá. Sendo assim, estamos estudando maneiras de acomodar a demanda”.

Para o gerente, um problema preocupante que também vem interferindo no atendimento da UPA Lapa é o alto absenteísmo dos funcionários, especialmente da enfermagem. “Isto vem ocorrendo, principalmente, por conta dos dois modelos de contratação que temos aqui na UPA. Parte dos funcionários trabalha em regime CLT, contratados pela OS Saúde da Família, que administra a unidade, e outros são funcionários concursados da

Saúde. Como as cláusulas contratuais, especialmente os referentes à carga horária, são diferentes, está havendo conflito entre eles”, explica Cabral.

Para melhorar o diálogo entre a equipe, a coordenação da UPA Lapa elaborou um boletim interno ressaltando as boas práticas de relacionamento. Mesmo assim, os conselheiros sugerem que a coordenação aja de forma mais firme, mapeando os dias e horários nos quais o absenteísmo da equipe é mais recorrente para que sejam identificados os funcionários faltantes e definidas ações para que isso não interfira no atendimento da UPA. “Esses funcionários precisam ser responsabilizados, mas antes de tudo precisamos identificar quem vem faltando”, diz a conselheira Maria Bertolina de Moraes.

Lapa lidera casos na região

Dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) mostram que de 1º de janeiro até 26 de abril (17ª semana epidemiológica) foram registrados 310 casos de dengue no Distrito Lapa, 17 a mais em relação ao Distrito Perdizes, com 293 diagnósticos positivos da doença. Na terceira posição está o Distrito Jaguaré (205 casos), seguido pela Vila Leopoldina (141), Vila Jaguara (108) e Barra Funda (59). É um quadro diverso daquele de 2024, quando na 17 semana epidemiológica, Vila Jaguara contabilizava 2.709 casos da doença. No Distrito Lapa esse número também era alto: 1.791. Nesse distrito, chama a atenção a evolução da doença em abril. Entre a 15ª e 16ª semanas epidemiológicas, o número de casos passou de 238 para 259 (+9%). Já no intervalo da 16ª semana para a 17ª, o salto foi de 20%.

LAPA MUNDI

Novos desafios

Por Greg Mattos com colaboração da redação Críticas, elogios e sugestões Contato: redacao@jornaldagente.inf.br

Lapeano e ex-subprefeito da Lapa por duas vezes, nas gestões Kassab e Dória, Carlos Fernandes foi afastado do comando da Secretaria Executiva de Abastecimento e Segurança Alimentar, da qual ficou à frente na primeira gestão do prefeito Ricardo Nunes e durante os últimos meses desta segunda gestão. Na secretaria, Fernandes foi responsável pela implementação de importantes programas, como Armazém Solidário, que oferece à população de baixa renda produtos com preços subsidiados, e Cozinha Escola, que fornece refeições gratuitas às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conseg Leopoldina

O Conseg Leopoldina realiza sua reunião mensal na segunda-feira, 12, às 19 horas. O evento acontece no Fênix Bar e Restaurante, na Rua Alvarenga Peixoto, 353 – Vila Anastácio. A reunião é aberta a todos os moradores que desejam colocar aos representantes da polícia, subprefeitura e CET suas demandas.

Parque da Água Branca

O Conselho do Parque da Água Branca realiza, na quarta-feira, 14, às 10 horas, uma reunião aberta à população para discutir os impactos da construção de um restaurante na área do parque. A obra é motivo de revolta de parte dos moradores,

entre eles dos participantes do movimento Amora Perdizes, que denunciam que a construção não tem autorização do DPH e do Conpresp e interfere diretamente na preservação do parque como patrimônio histórico e dos animais que vivem no espa- ço. O Parque da Água Branca fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455.

Sicredi 1

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, instituição financeira cooperativa com filial na região da Lapa, foi homenageada como Entidade Financeira Parceira da Indústria no Prêmio Industrial do Ano, concedido pelo CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na segunda-feira, 5, na sede da FIESP, em São Paulo.

Saúde on-line

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passa a informar e confirmar, via WhatsApp, os agendamentos automáticos de consultas em especialidades e exames na rede pública municipal. O serviço será oferecido pelo número (11) 98889-0156, identificado para os munícipes como Chat SP156 - Confirmação de agenda SUS.

» Na terça-feira, 6, a 96ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB -Lapa), através de sua Diretoria, nomeou os Vices Presidentes e Secretários das comissões temáticas. O evento contou com mais de 90 advogados. “Foi um grande sucesso”, destaca o presidente, Wagner Dias. Foto: Divulgação

SERVIÇOS

SERRALHEIRO

Fabricação e reformas, portas de aço, troca de mola, automatização de portões, codificação de controles. Vanilson. Tels.: 3862-6615/ 985184022.

MONTEFERRARIO ADVOCACIA

OAB nº 46.637/SP

tTrabalhista - doença ocupacional, acidente trabalho, reclamação trabalhista tPrevidenciária - aposentadoria, pensão, auxílio doença, auxílio acidentário, revisão aposentadoria tFamília - inventário, divórcio, pensão, guarda menores, alimentos tCível - regularização terras/imóveis, compra/venda imóveis, locação, despejo, renovatória, cobrança, usucapião, ações indenizatórias, revisão de contrato bancário/financiamento tAdministrativa - desapropriação, serv. público, desvio função tDireito Consumidor - planos de saúde

Rua Trajano, 235 – Lapa Whatsapp & 3862-6619 • 9 4242-6040 anamaria@monteferrarioadvogados.com

MARCENEIRO PAULO ROBERTO

Restauração de móveis em geral. Pequenos serviços sob medida e planejados. Sede própria a 45 anos. whatsapp F.: 96183-4480

Av. Queiroz Filho 1700, Torre E Cj. 709 VL. Leopoldina PABX 3068-0096 99747-7966 arbelli@arbelli.adv.br www.arbelli.adv.br Direito Trabalhista • Direito Civil Assessoria Empresarial

» Reunião do Rotary Lapa, quartafeira, 7, na sede da ACM Lapa, teve a presidência do governador do Distrito 4610 Ano Rotário 2008/9, Amilton Medeiros Silva e contou com a palestra de Maria Lucia Giancoli Strazzeri, governadora Ano Rotário 2019/20 do Distrito 4563, “A Mulher no Rotary, força, coragem e inspiração”. Foto: Samuel Barcellos

» Moradora da Lapa, Estefanie Tarelho Moreira inaugurou na Rua Mipibu, na Vila Romana, uma loja de armarinhos, produtos de jardinagem, limpeza, utilidades domésticas e embalagens, a Transformar. “E um lugar onde os lapeanos vão encontrar tudo o que precisam para casa e tomar um cafezinho”, diz ela. Foto: Divulgação

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Manutenção e montagem de computadores e redes. Adriano. Whatsapp 11 98508-8305.

MARCENEIRO SIQUEIRA

Pequenos serviços, reforma de móveis planejados e sob medida, restauração de móveis, pinturas e patina. Vários clientes na Lapa. F.: 38357424/ 98169-1861-V. Leopoldina (Sede própria)

MEMÓRIA

Moradores trabalham pelo tombamento do Marco da Lapa

Um dos pontos históricos da região, o Marco da Lapa, localizado na Praça Sebastião Jaime Pinto, está em processo de tombamento no Conpresp - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, iniciado em 2022 a pedido de um grupo de moradores. Atualmente, no entanto, o monumento necessita de um restauro e da apresentação de documentos técnicos, como o ART/ RRT (Anotação de Responsabilidade Técnica/Registro de Responsabilidade Técnica) para que o processo de tombamento seja finalizado pelo Conpresp. Iniciativa da Associação Amigos da

Lapa de Baixo (AALB), na gestão de Hotelo Telles de Andrade, o Marco foi inaugurado em 2013, por ocasião das comemorações do aniversário de 423 anos da Lapa. “Era um monumento lindo e significativo, pois representa a história de nossa região. Mas, com o passar dos anos, sofreu vandalismos, com roubo de seu ponto focal, a roda, e pichações”, ressalta o líder comunitário Marco Aurélio Marques Ribeiro. “A ideia é pedir ajuda da subprefeitura para o restauro e para agilizar o envio da documentação necessária”, diz ele.

Em contato com o subprefeito da Lapa, Paulo Adriano Telhada, o JG apu-

rou, entretanto, que a subprefeitura não tem verbas para restauração de monumentos. “O que pode ser feito é os moradores entrarem em contato com algum vereador para pedir que a verba para o restauro do Marco da Lapa seja incluída em emenda parlamentar”, sugere Telhada.

Ribeiro diz que está pedindo, também, o tombamento de oito praças da região, como forma de preservar o patrimônio ambiental não só da Lapa, mas da cidade como um todo. “É muito importante a comunidade se mobilizar pelo tombamento de nossos marcos históricos e também das áreas verdes como forma de brecar um pouco a forte

especulação imobiliária que acontece na Lapa”, explica o líder comunitário. Hoje, monumento precisa de restauro

APTO – V ROMANA

86mts, 2 dorms, suíte, demais dep., sacada, 2 vgs, lazer (semi mobiliado). R$ 3.200,00 (CS)

APTO – ALTO DA LAPA

50mts, 2 dorms, sala, cozinha, WC, A. serviço, garagem, lazer. R$ 1.800,00 (CS)

CONJ COMERCIAL – LAPA

44,5m², 3 salas, wc, copa. R$ 1.600,00 (CS)

CASA TÉRREA - V IPOJUCA

490 m², 3 dorms, (1 suíte), copa, cozinha + edícula + churrasqueira + quintal. (aceita ap de menor valor comoo parte pagamento).

R$ 1.300.000,00 (FH)

APTO – V ROMANA

114m², 3 dorm, ( 2 suítes) 2 vagas, lazer. R$ 1.100.000,00 (FH)

r. Marco aurélio, 527 Vila Romana

Sede própria www.berticonsultoria.com.br

SOBRADO – V ROMANA

150m², 3 dorms, suíte, sala, cozinha, 2 WC, area de serviço, garagem. R$ 4.800,00 CS)

CASA – V ROMANA

2 dorms., suíte, sala, copa, cozinha, wc, a.s., garagem c/ lavabo (comercial e residencial)

R$ 3.500,00 (CS)

SOBRADO – LAPA

2 dorms, edícula, sem vaga. R$640.000,00 (FH)

SOBRADO – V ROMANA

2 dorms., sala, coz., banheiro, vaga. (p/ reforma). R$ 850.000,00 (FH)

CASA/APTO/SALÃO – V ROMANA

240m², casa 2 dorms, apto,1 dorm, salão 50m², demais dependência. Obs: demolição ou reformaR$920.000,00 (CS)

CASA – V ROMANA

3 dorms, 2 wc, 2 vagas. R$ 4.300,00 (FH)

SALÃO COML – V ROMANA

100m², 2 wc´s, a.s, copa. R$ 5.300,00 (CS)

CASA – V IPOJUCA

2 dorms, sala, cozinha, entrada compartilhada. R$ 1.800,00 (FH)

APTO – LAPA

1 dorm, sala, coz, 1 vaga estacionamento. R$ 270.000,00(FH)

APTO – V IPOJUCA

60m², 2 dorms, 2 wc’s, 1 vaga, lazer. R$ 570.000,00 (FH)

APTO – ALTO DA LAPA

55m², 2 dorms, sala, coz., WC, A. serviço, garagem, lazer. R$ 380.000,00 (CS)

CITY LAPA

COMERCIAL OU RESIDENCIAL Sobrado prox. ao Clube Pelezão, c/ jardim na frente do imóvel, sala ampla, lavabo, cozinha grande, 3 dorms. sedo 1 suíte, c/ arms., edícula, a. de serv., quintal, 2 vagas de garagem, atualmente funciona como um escritório. REF.: 12708 VENDA R$ 1.200.000,00.

ALTO DA LAPA - 3 IMÓVEIS

São 3 imóveis num terreno de esquina em região nobre no alto da lapa, com entradas independentes. Uma casa, um salão comercial com pé direito de 4m e um apto. Casa com 250m² com 3 dorms. todos com closet sendo 1 suíte, 2 salas, varanda, copa, cozinha, lavanderia, quintal coberto, jardim e duas vagas. Salão com 60m², dois banheiros e cozinha, Apto com 60m² com suíte, varanda, sala, cozinha e copa. REF 11775. Venda R$ 1.500.000,00

VILA ROMANA - CASA

Casa de 136m² térrea, muito agradável, 2 dorms. c/ armários, sala ampla estar e jantar, cozinha grande, area de serviço, quintal, 2 vagas de garagem, edicula com sala, cozinha, banheiro, 2 quartos. REF.: 12563. VENDA R$ 1.100.000,00.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal da Gente - Edição 1063 - 10 a 16 de maio de 2025 by Página Editora e Jornalismo - Issuu