Edição 75

Page 14

Colunas |

Coluna do Prof. Luis Guilherme - Leia todas as outras no site.

Mais uma copa do Mundo. E a Fisioterapia cada vez mais lá!

P

ois é meus amigos, tá mais do que sabido que milito na Fisioterapia do Trabalho, mas antes disso sou Fisioterapeuta e, assim sendo, quero parabenizar nossos colegas Odir e Rosan pelo brilhante trabalho na Seleção de Futebol. Se não fomos campeões no futebol, ao menos o espaço da Fisioterapia foi garantido por esses colegas. Sabemos que os fisioterapeutas já estão inseridos em diversas modalidades esportivas, começando pelo futebol, passando pelo vôlei, chegando até as equipes de peteca, está mais que comprovada a eficiência, eficácia e efetividade (como gosta de dizer meu amigo André Luís) na recuperação e prevenção das lesões do esporte. Daquela época do Romário e do Ronaldinho, quando Nilton Petroni fez o considerado “Milagre da Fisioterapia”, até os dias de hoje muita água rolou. Muitas coisas aconteceram de bom e de ruim para a nossa profissão. Enquanto a divulgação do nosso trabalho foi maior, o número de curso abertos pela ganância das Faculdades e Universidades foi danoso à formação da nossa identidade no mercado. Já fomos considerados a profissão do futuro, mas não acredito nisso porque nos vejo como a profissão do presente. Estamos nos hospitais, nas escolas, nas empresas, nos asilos, nos salões de beleza, nos clubes de futebol, de voleibol, de handebol, de peteca, de tênis, nas companhias de balet, de dança contemporânea, de hip hop, estamos nos SPAs e em todos os lugares onde estiver o SER HUMANO. É sina, prêmio, função, não sei, só sei que estamos lá. Uns muito se valorizando, outros nem tanto; uns conscientes, outros nem tanto, mas todos sendo reconhecidos como necessários, visto que lá estão. Acredito que muitos, por inveja, ou inconsciência, ficaram felizes com a derrota da Seleção, considerando que o Hexacampeonato iria exaltar demais esses colegas, o que considero um erro homérico. Quando se torce contra um fisioterapeuta essa torcida se reverte contra a Fisioterapia e sempre respinga em todos. Do mesmo modo que os jogadores podem não ser considerados os melhores representantes da classe, nossos colegas não devem ser unanimidades entre nós, mas tenho certeza de que fizeram seu melhor e nos representaram muito bem. Um abraço a toda equipe da GESTO, que tá arrebentando nas empresas, tem novidade por aí! Um abraço no Prof. Sebastião David, pelos novos horizontes. ATENÇÃO: Se sua região precisa de capacitação em Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Ambulatorial na Empresa e Empreendedorismo, fale com a GESTO Soluções em Fisioterapia e Ergonomia (gesto@globo.com; luisbarbosa@globo.com; www.gestosolucoes.com.br). Mande seu e-mail. Contribua: críticas, discussões, opiniões e até elogios são bem vindos. Vale repetir a citação, novamente!

“Não tenha medo de ser você”.

Prof. Luís Guilherme Barbosa (ABERGO e ABRAFIT) Fisioterapeuta do Trabalho, Ergonomista, Professor Universitário, Diretor da GESTO-Ergonomia e Saúde no Trabalho Ltda. 14 • NovaFisio.com.br

Roberto Shinyashiki


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.