Edição 93

Page 1

NovaFisio.com.br • 1




NOVA

FISIO

MENU

NOVO

SITE

Site totalmente “responsivo” ou seja, pode ser visto com perfeição em celulares, tablets, netbook, notebooks, desktop e outros. Experimente, acesse agora de seu celular e confira.

NOTÍCIAS

Um clipping de notícias atualizado diariamente. Tudo que foi publicado nos principais jornais do país e do mundo sobre fisioterapia e fisioterapeutas, é publicado aqui para você ficar por dentro do que rola em nossa profissão.

COLUNISTAS E CORRESPONDENTES

Aqui você lê os posts de nossos colunistas e correspondentes. Nós temos colegas na Alemanha, Espanha, Portugal, França, Estados Unidos e em praticamente todos os estados do Brasil que nos enviam as informações diariamente. E por falar nisso, cadastre-se e mande suas notícias também! Alguns colunistas abordam um tema especifico como a história da fisioterapia, empreendedorismo, marketing, estudar na Europa, entre outros. Não deixe de ler!

É aqui que tudo começa. Aqui você tem acesso a todo o conteúdo do site, todas as páginas, serviços, videos, agenda de eventos, fotos, artigos científicos, etc.


REDES SOCIAIS

Por aqui você acessa nossas redes sociais. Nossa Fanpage, Twitter, G+, Linkedin e Pinterest.

PESQUISA

Faça uma busca por palavras chave e encontre o artigo que deseja.

VOCÊ NA NOVAFISIO

Ajude a alimentar o site com notícias de sua cidade, faculdade, região. Fisioterapeutas para fisioterapeutas. Gostou desta revista? Que tal ler todas as edições já publicadas desde 1996. Leia aqui todas as edições em versão digital. Grátis, é claro!

MANCHETE

Tudo de mais importante fica aqui em destaque pra você não perder nada.

CADASTRO

Cadastre seu nome, e-mail e estado e o manteremos informados, por email, das principais notícias de sua região. Apenas assuntos relacionados à fisioterapia.

CLASSIFICADOS

Tem alguma coisa pra vender, comprar, alugar? Quer dividir uma sala com um colega? Então anuncie gratuitamente e veja os anúncios de nosso classificados aqui.

MAIS

Aqui mais pra baixo ainda tem, fotos, comentários, posts, artigos mais recentes, enquetes, twitters, calendário e muito mais.

NOVAFISIO.COM.BR

EDIÇÕES ANTERIORES


julho/agosto 2013

#93

nova

FISIO Editorial|

Olá pessoal, é com muita alegria que apresento mais uma edição de nossa querida Revista NovaFisio. Como foi visto na página anterior, nós estamos transformando nosso site em uma continuação da revista, então agora vocês não precisarão esperar para ler nossos artigos e notícias apenas de dois em dois meses, mas sim, poderão ler diariamente em nosso site. Nosso site virou um portal de notícias para fisioterapeutas e nossos colegas de todo Brasil e alguns do exterior como o André na Alemanha, a Jullyana na Espanha, a Edna em Portugal, a Katia nos USA entre outros nos abastecem com notícias de todos os cantos do mundo. Por falar nisso, gostaria de convidar você que está lendo esta revista agora para fazer parte deste time e mandar também suas notícias e informações. Que tal? Me escreva agora mesmo <oston@novafisio.com.br> e vou fazer seu cadastro como nosso correspondente. Vamos fazer juntos uma fisioterapia mais informada. Oston de Lacerda Mendes Fisioterapeuta - Editor

Índice|

Leia nesta edição.

07 Literatura lançamentos. 10 Cartas e Frases. 12 Entrevista com a modelo internacional Bruna Alvin. 14 Coluna do Dr. Leandro Azeredo - Fisioterapeuta: onde estamos e para onde vamos? 16 Coluna do Dr. Geraldo Barbosa - Datas importantes para a Fisioterapia Brasileira. 18 Coluna da Dra. Jullyana Almeida de Sousa - Fisioterapeutas poderão prescrever medicamentos e outros produtos sanitários não sujeitos a prescrição médica na Espanha. 20 Coluna do Dr. Marco Antônio Guimarães - Havia um menino (There was a boy). 22 Coluna do Dr. Valmor Córdova - Criando e identificando oportunidades de negócios na fisioterapia! 23 Coluna do Dr. José da Rocha - Fisioterapia e doenças crônicas. 24 Tininha. 26 Classifisio. 28 Agenda de eventos. 30 FisioPerfil com Dra. Katia Ferreira.

Próxima edição|

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Fortaleza

Entre os dias 16 a 19 de outubro acontecerá em Fortaleza o XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Nós da Revista NovaFisio, estaremos lá e queremos sua empresa lá também. Fechamos uma parceira com o evento onde nossa revista será colocada dentro da pasta de TODOS os participantes do evento. São 4.000 pastas com 4.000 revistas. Sua empresa pode comprar um anúncio de uma página na próxima edição e assim estar dentro da pasta de todos os participantes e do congresso. Se você tem o interesse de participar, entre em contato o quanto antes e garanta sua página pois são poucas as aínda disponiveis. Ah o valor é de apenas R$1.000,00 e ainda pode ser parcelado. Para falar com a gente e reservar sua página, ligue (21) 4042-6107 ou 8577-9908 ou ainda escreva para: revista@novafisio.com.br

Equipe|

Veja quem faz a revista que você está lendo.

EDITORES CHEFE: Dr. OSTON MENDES oston@novafisio.com.br & LUCIENE LOPES luciene@novafisio.com.br SECRETÁRIA: NINA LOPES MENDES nina@novafisio.com.br 6 • NovaFisio.com.br

EDITOR CIENTÍFICO: Dr. RODRIGO PERFEITO ENDEREÇO DA REDAÇÃO: R. JOSÉ LINHARES, 134 LEBLON - RIO DE JANEIRO - RJ CEP: 22430-220 TEL: (21) 4042-6107 CEL: (21) 8577-9908 revista@novafisio.com.br

ASSINAR E ANUNCIAR: A revista NovaFisio, tem distribuição gratuita no Rio de Janeiro. Se você mora no Rio e deseja receber a revista, escreva para revista@novafisio.com.br. Se você deseja divulgar algum produto ou serviço para fisioterapeutas, esta é a revista ideal. Nossos anunciantes além dos anúncios na revista, são divulgados em nosso site e mídias eletrônicas e envios de e-mails marketing. Ligue ou escreva e comece a se divulgar ainda hoje!


Literatura|

Lançamentos. Quer divulgar seu livro gratutamente aqui? revista@novafisio.com.br

FISIOTERAPIA GERAL Uma experiência profissional Atila Jordão Caldellas

E O SEXO POR SOBREMESA Washington Souza & Nívea Oliveira

e-book NovaFisio: Este livro tem como principal objetivo dar aos seus usuários: fisioterapeutas, principalmente aos recémformados. Acadêmicos de fisioterapia (em nível escolar permitido para estágio), condições teóricas, práticas e emocionais dando segurança e permitindo ao profissional um diversificado leque de opções, cabíveis para uma certa patologia. Observe que este autor, por iniciar a prática de atendimento fisioterápico muito precoce, passando por vários tipos de serviços: atendimentos domiciliares, atendimentos em ambulatórios, atendimentos em clínicas, atendimentos em hospitais, atendimentos em academias de atividades físicas, dá uma atenção especial ao atendimento domiciliar, que em muitas vezes é a primeira oportunidade de emprego do profissional fisioterapeuta recém-formado, pois o atendimento domiciliar, que requer uma atenção especial para elaboração do tratamento fisioterápico, devido à falta de equipamentos e dificuldades encontradas no ambiente domiciliar.

e-book NovaFisio: Este livro destina-se a todos que se consideram aprendizes na arte de fazer amor e de construir um relacionamento a dois. De uma maneira clara e objetiva Washington Souza e Nívea Oliveira nos conduzem por capítulos que são verdadeiros contos da vida cotidiana. “E o sexo por sobremesa” trata dos perigos existentes nas palavras, críticas e ausência de diálogo e sobre o que acarretam para o casamento e o ato conjugal. Washington e Nívea nos levam a refletir sobre a importância da família e sua influência na formação da sociedade; sobre como o homem e a mulher entendem o relacionamento sexual e sobre suas necessidades. Esta obra gera em nós muitos questionamentos, nos conduzindo a uma busca constante pelo equilíbrio na convivência conjugal.

OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR EM ADULTOS. Cuidados e Orientações. Com Desenvolvimento de um Manual de Oxigenoterapia. Michelle Trigo de Moraes & Vanderlei Cardoso de Sá e-book NovaFisio: A história da oxigenoterapia; Efeitos fisiológicos e tóxicos do oxigênio; Indicações da oxigenoterapia domiciliar; Os efeitos deletérios e benéficos; Indicações do oxigênio durante o sono; Oxigenoterapia durante a atividade física; Contraindicações; Re s t r i ç õ e s e c o m p l i c a ç õ e s ; Respaldo legal do fisioterapeuta para solicitação de exames complementares; Restrições e complicações; Riscos, cuidados e orientações da oxigenoterapia domiciliar; Tipo de administração de oxigênio; Os modos e métodos de administração de oxigênio; A umidificação; Os tipos de fontes de oxigênio; Manual de oxigenoterapia domiciliar; As diferenças entre oxigenoterapia domiciliar e hospitalar.

PERICIA JUDICIAL PARA FISIOTERAPEUTAS José Ronaldo Veronesi Junior. A segunda edição deste tema inédito para a profissão da Fisioterapia, onde o conteúdo da primeira edição foi toda revisada, ampliada e alinhada em um pensamento metodológico e técnico acrescido de muitas novidades. Ineditamente, este livro traz conceitos e dados importantes para advogados, a fim de orientar melhor esta classe profissional da importância do Fisioterapeuta perito dentro dos trabalhos jurídicos. Esta obra traz modelos completos, atualizados e inéditos de Perícias Judiciais pelo Método Veronesi, mostra esse método diferenciado e revolucionário de atuação em Perícias Judiciais de forma metodológica e passo a passo. Apresenta também o inédito tema desenvolvido pelo professor Veronesi sobre quantificação da capacidade funcional para o trabalho. Traz também um capítulo sobre linguagem forense, com um glossário sobre os termos mais utilizados dentro do campo pericial. Fisioterapia do trabalho: Cuidando da saúde funcional do trabalhador Jose Ronaldo Veronesi Junior Uma obra interessante para ser aplicada nas disciplinas de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia na graduação e pósgraduação.

NovaFisio.com.br • 7


Literatura|

Lançamentos. Quer divulgar seu livro gratutamente aqui? revista@novafisio.com.br

FISIOTERAPIA DO TRABALHO Cuidando da saúde funcional do trabalhador Jose Ronaldo Veronesi Junior Uma obra interessante para ser aplicada nas disciplinas de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia na graduação e pósgraduação. O livro traz uma rev isão científica e um organograma de toda ação do fisioterapeuta d o t ra b a l h o , s e j a d e n t r o das empresas, seja fora, em consultorias e acessórias especializadas. O livro traz também uma novidade, uma nova ferramenta de análise de risco musculoesquelético para lombar e membros superiores desenvolvida pelo professor Jose Ronaldo Veronesi Junior

ELETROFISIOTERAPIA e ELETROACUPUNTURA Afonso Shiguemi Inoue Salgado. Esta obra é fruto de um conjunto onde vários colegas com experiências clínicas diversas deixaram suas impressões sobre eletroterapia. As informações em cursos e estágios em vários países como França, Holanda, Bélgica, Suiça, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos e Canadá propiciaram junto ao Brasil também com colegas de renome nacional e internacional nesta área um crescimento científico respeitado. Acreditamos que esta obra possa auxiliar os fisioterapeutas e estudantes em nosso cotidiano terapêutico, de forma ilustrada. Atualmente a Fisioterapia é uma ciência que está em constante crescimento, o uso de aparelhos como meio terapêutico é uma das possibilidades que possuímos como arsenal clínico.

MÚSCULOS VENTILATÓRIOS Biomotores da bomba respiratória avaliação e tratamento. Alfredo Cuello, Esperidão Aquim, Gustavo Cuello.

SAÚDE INTEGRAL FISIOTERAPIA CORPO E MENTE. Afonso Shiguemi Inoue Salgado. “Saúde Integral – Fisioterapia Corpo e Mente”

“Músculos ventilatórios – biomotores da bomba ventilatória: avaliação e tratamento” é uma ampla fonte que explora as várias facetas do conhecimento atual sobre ação e disfunção da musculatura respiratória e sua interface com o trabalho do fisioterapeuta em sua prática diária. Os músculos ventilatórios sempre mereceram destaque especial na Fisioterapia Respiratória. Sua ação é potencializada pelos recursos de Fisioterapia. No ato de estimular a ação muscular alteram-se diferentes mecanismos respiratórios propiciando ajustes do padrão respiratório e alívio de sintomas. Assim, aumentar nosso conhecimento neste segmento é caminhar para facilitação de nossa prática e obter excelência na qualidade de nossa assistência ao paciente com disfunção respiratória. Os autores Alfredo Cuello, Gustavo Cuello e Esperidião Aquim há muito estão nesta estrada. Neste livro, eles resumem esta trajetória, nos brindando, com suas contribuições pessoais, e o entendimento do fazer.

também apresenta tratamentos com técnicas inovadoras. Aborda os efeitos de estresse sobre corpo e mente. Estresse se tornou não só a “palavra” da moda como uma realidade que atinge cerca de 90% da população mundial – segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Além de causar disfunções emocionais, o estresse também é responsável por diversas reações no nosso corpo, por exemplo a baixa imunidade. Baseado na interação entre corpo e mente, o fisioterapeuta Afonso Salgado, Mestre pela Unesp, Doutorando pela UniCastelo – SP em engenharia Biomédica. A obra reúne informações técnico-científicas confirmando hipóteses entre corpo e mente, a influência de nossos pensamentos, das atitudes diárias como: alimentação, sono, intoxicações alimentares, eletromagnéticas e biológicas que projetam disfunções sobre o físico e emocional.

8 • NovaFisio.com.br


NovaFisio.com.br • 9


Cartas|

Escreva sua carta também, mande para revista@novafisio.com.br e publicaremos na próxima edição.

Dormir pouco, um dos grandes males modernos. Falta de sono é tema de enorme série de discussões, artigos e publicações científicas notórias. O advento e popularização da luz elétrica a partir do século XIX fez a Humanidade dormir cada vez menos. A iluminação artificial e a constante exposição à luz elétrica incandescente (culpado; Thomas Edson1879), após o anoitecer provocam alterações em nossos relógios biológicos cujos mecanismos apenas começamos a entender, assim como os males trazidos pela falta de sono,segundo Kandel&Schwartz. Em uma série de artigos especiais publicados e encontrados na “Pubmed” trazem algumas das mais recentes descobertas sobre o assunto, que alguns especialistas em clínica geral já consideram uma das grandes doenças da modernidade. Apontado como uma das maiores autoridades mundiais em estudos do sono, Charles Czeisler, da Escola de Medicina de Harvard, defende, como sempre, mais pesquisas para investigar os impactos biológicos da iluminação artificial, além de tecnologias que diminuam o problema. Ele explica que, ao longo de milênios, estruturas nos olhos e cérebro trabalham em conjunto para regular nossos relógios biológicos, cujos “despertadores” são paradoxalmente mais ativos no fim do dia do que no começo. Historicamente, tal característica fornecia uma dose extra de energia para aguentarmos de pé até o anoitecer, mas a exposição à luz depois do pôr do sol proporcionada pela iluminação artificial acaba por enviar sinais

contraditórios ao sistema nervoso central, que assim adia seu “alarme” tardio e o início da produção de melatonina, o hormônio do sono. “Como resultado, muitas pessoas ainda estão checando seus e-mails, fazendo deveres de casa ou assistindo TV à meianoite, sem a mínima percepção de que já está no meio da noite solar”, escreve. “A tecnologia conseguiu efetivamente nos desconectar do dia natural de 24 horas para o qual nos evoluíram, levando-nos para a cama mais tarde. E usamos cafeína de manhã para levantar tão cedo quanto sempre levantamos, espremendo o sono”. Segundo Czeisler, hoje 30% das pessoas realmente economicamente ativas, empregados celetistas dormem menos de seis horas por noite, contra menos de 3% há apenas 50 anos atrás. Mas se vivermos 60 anos e dormirmos 8 horas por noite como manda a receita, passaremos 20 anos dormindo, onde não se vê nada e nem acontece nada. Mas não são só os adultos que sofrem. As crianças estão dormindo em média 1,2 horas a menos do que há um século (Playstation), e como elas reagem à falta de sono ficando hiperativas (Twitter) e com dificuldades de concentração, muitas vezes acabam erroneamente diagnosticadas (Smartphone) como sofrendo de Transtorno do Déficit de Atenção (Facebook) com Hiperatividade (TDAH). Czeisler alerta ainda que determinação de alguns governos de proibir a venda de lâmpadas incandescentes ricas em vermelho (luz quente), em prol de outras energeticamente eficientes fluorescentes (luz fria) e a proliferação de TVs e telas de computador plana,

tablets e outros aparelhos eletrônicos estão nos expondo cada vez mais aos chamados diodos emissores de luz (LEDs). E estas fontes são mais ricas em luz azul, cujo comprimento de onda mais curto causa perturbações maiores em nossos ciclos circadianos de sono e despertar. Verificamos que os equipamentos militares oferecem uma iluminação verde claro com contraste com verde escuro. A U.S.Navy a maior usuária destes equipamentos, publicou que um Fuzileiro treinado precisa apenas de 3 horas de sono sem interrupção por dia para repor suas energias sem perda de qualidade ou controle em sua produtividade. Já desde os anos 70 sabemos que o Japão introduziu nas grandes linhas de produção e nos gigantes estaleiros “Atividade de Pausa” que incluía como opção tempo de sono para reposição das energias e reorganização dos ritmos de trabalho diminuindo o número de acidentes e reclamações do controle de qualidade final. Abrindo uma larga discussão sobre ergonomia da postura para dormir (Travel), se colocarmos em prática todos seus itens não se dorme, hoje os restaurantes do centro de São Paulo (segunda maior metrópole do mundo), que atendem os executivos de mais alto desempenho do país oferecem em seu cardápio espaço confortável, silencioso escurinho e anti ergonômico, para um “cochilo” sono dos Deuses abençoados após uma refeição pesada de almoço. Dormir pouco engorda! Dormir mal irrita! Dormir errado envelhece! Drª Maria Maryphowza, MsC

Frases|Mande a sua frase: revista@novafisio.com.br “Vai, e se der medo, vai com medo mesmo” [Por Oston Mendes]

“Não nascemos para sermos perfeitos, nascemos para sermos felizes” [Por Katia Ferreira] E você? Mande a sua frase com uma foto para: revista@novafisio.com.br e publicaremos na próxima edição 10 • NovaFisio.com.br



Uma conversa com a modelo e atriz Bruna Alvin | Eduardo Tavares Fotos | Ricardo Penna

Por

12 • NovaFisio.com.br


A

s Lesões por Esforços Repetitivos (LER) representam atualmente um dos principais grupos de danos à saúde e vem crescendo em vários países afetando várias categorias profissionais. A LER não é apenas uma fatalidade, mas sim um acidente provocado por atividades que necessitam de movimentos repetitivos que agridem o corpo. E não são apenas pessoas que utilizam o computador por horas a fio ou quem pratica atividades esportivas com grande esforço que estão sujeitas a apresentar LER.

A modelo internacional e atriz carioca Bruna Alvin (com atuação em Ribeirão do Tempo, da TV Record, e participações em comercias de grandes marcas, como Coca-Cola, Samsung, Renault, entre outras) revelou à NovaFisio que ficou impossibilitada de andar durante um período após sentir a coluna “travada” durante a gravação de um comercial. - Foi durante o comercial de uma bebida tônica para veicular na Espanha. Eu passei várias horas por dois dias dentro do mar com água até a cintura fazendo um movimento de bater na água dançando. Era com o Carlinhos Brown e tinha aquele batuque da música dele -revelou Bruna Alvin. Ela diz que existem muitos mitos, verdades e exageros sobre como as modelos cuidam do corpo. Mas nunca cometeu excessos. Dietas mirabolantes ou até mesmo dias sem se alimentar. - Tem realmente algumas meninas que vão ao limite de tudo, mas eu nunca precisei desses exageros. Sempre preservei a vida saudável. Eu não conseguiria fazer isso, ou seja, cometer excessos – diz a modelo. Após receber o diagnóstico de LER Bruna teve que encarar uma nova rotina. Dores intensas. Ficou impossibilitada de andar durante um período e de cumprir os compromissos profissionais.

- Meu nervo ciático “travou”. Não conseguia esticar minha coluna para andar e fui perdendo a força na perna, passava o dia todo na cama - lembrou. O surgimento da lesão fez com que ela perdesse viagens e trabalhos. O distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. - Fiquei quase um mês de cama somente saindo para fazer fisioterapia. Fiz o tratamento utilizando calor e choques (sic) no local lesionado – explicou a modelo. Bruna Alvin cumpriu as sessões de fisioterapia rigorosamente. - Foram mais de 10 sessões, que era o indicado inicialmente, mas precisei de mais para me recuperar. Durante o tratamento a modelo e atriz lembra que nem os fisioterapeutas entendiam porque estava demorando tanto para melhorar a lesão. Na opinião dela, isso era o que mais lhe incomodava na fisioterapia. A impossibilidade de obter um resultado tão imediato. - Foi realmente muito difícil. Tive que fazer muitas sessões para melhorar. Apesar da demora na recuperação, Bruna confirma o sucesso do tratamento com

fisioterapia aliada também à atividades preventivas para fortalecer a região lesionada. - Nunca mais tive problemas. Faço também Yôga que faz muito bem para a postura - explicou. Sobre a questão de modelos sofrerem preconceito quando ingressam na televisão, ela diz que nunca passou por situações difíceis, mas revelou: - Sim, ainda tem um preconceito sobre a modelo que vira atriz. Acho besteira, porque como as modelos já estão no meio artístico, é natural que acabem seguindo como atriz.... Sinto que, muitas vezes, duvidam do meu talento por também ser modelo. Depois de dois anos vivendo no exterior, Bruna Alvin recentemente voltou a morar no Brasil e enfatizou a importância do papel que os fisioterapeutas tiveram na sua total recuperação. - Como todos os profissionais da área da saúde, os fisioterapeutas têm uma grande responsabilidade na vida das pessoas. Temos que ser agradecidos pelos que nos salvam nestes momentos difíceis de nossas vidas! Obrigada por dedicarem seu tempo aos que necessitam - diz Bruna finalizando com a frase que considera importante para sua vida - “A vida é muito curta pra ser pequena”.

NovaFisio.com.br • 13


Colunas|Leia nossos colunistas também no site www.novafisio.com.br

Fisioterapeuta: onde estamos e para onde vamos?

A

cada edição da revista, será meu desejo querer contribuir com temas importantes para sua carreira e profissão, resgatando valores, conhecimentos e sonhos; sobretudo, transformando sonhos em crenças, e crenças em conquistas para você e nossa profissão…

Ao refletirmos sobre o universo de protesto que veem das ruas de nossa pátria amada Brasil, percebemos que a insatisfação não é mais só nossa – colega fisioterapeuta – é de todos, acompanha desejos de mudanças e reivindica “padrão de qualidade FIFA” para educação, saúde, segurança, nos investimentos públicos e na (in)eficiência política. Mas, de fato, o que isso pode mudar na sua vida profissional? Como bem sabe os que foram meus alunos, a resposta certa é: depende (?!) Depende de sua participação nas questões de sua especialidade, de exigir detalhadamente seus direitos e demonstrar competência ao escolher como “padrão de qualidade FIFA” sua própria capacitação. Com educação profissional, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduações de qualidades, certamente estaremos indo ao encontro das equipes de trabalho dos sonhos, do emprego e remuneração desejada. É tempo de se tornar interativo, num processo de reinvenção do profissional que existe em você. Reinvenção não é buscar uma nova profissão, mas reavaliar a sua declaração de missão e valores pessoais, essas sim, tem o poder de transformar pessoas e organizações, tornando-as grandes como veremos no artigo da próxima edição… Compartilhe sua opinião com a gente, é só postar lá: www.facebook.com/azeredo.lm Abraços e até breve,

Dr. Leandro Azeredo Professor e Fisioterapeuta do HPM Niterói-RJ Presidente da AFERJ Diretor de Projetos de Formação Profissional e Intercâmbios do IACES Brasil 14 • NovaFisio.com.br


NovaFisio.com.br • 15


Colunas|Leia nossos colunistas também no site www.novafisio.com.br

Datas importantes para a Fisioterapia Brasileira. - 1951 a 1957 - Curso Raphael de Barros – Planejado pelo Dr. Waldo Rolim de Moraes, com o objetivo de formar “técnicos em fisioterapia”, funcionou nas instalações do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. - 05 de agosto de 1954 – Fundação da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação ABBR, entidade que deu origem a Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro ERRJ. A primeira turma de Fisioterapeutas colou grau em 27 de fevereiro de 1958. - 22 de dezembro de 1958 – Publicação do Regimento e estrutura de funcionamento do Instituto Nacional de Reabilitação INAR, origem do Curso de Fisioterapia da Universidade de São Paulo USP. - 19 de agosto de 1959 - Fundação da Associação Brasileira de Fisioterapeutas ABF. - 15 de dezembro de 1959 – Exposição de Motivos e proposta de criação do Instituto Universitário de Reabilitação IUR, embrião do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. A colação de grau da primeira turma de Fisioterapeutas ocorreu em 12 de dezembro de 1964. - 10 de dezembro de 1963 – Parecer Nº. 388/63 do Conselho Federal de Educação CFE. Define o currículo mínimo e a duração dos cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. - 12 a 14 de dezembro de 1964 – I Congresso Brasileiro de Fisioterapia, realizado no Rio de janeiro. - 13 de outubro de 1969 – Promulgação do Decreto- Lei Nº. 938 que provê sobre as profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional, assinado pelos Ministros da Marinha de Guerra – Augusto Homann Rademaker Grunewald, do Exército – Aurélio de Lira Tavares e da Aeronáutica Militar – Márcio de Souza melo, além dos Ministros da área civil Tarso Dutra e Leonel Miranda. - 01 de abril de 1971 – Projeto de Lei do Deputado Gastone Righi de N° 1.265, referente a regulamentação da Fisioterapia, apresentado em 1968 com aval da Associação Brasileira de Fisioterapeutas ABF, é arquivado em decorrência do reconhecimento da Fisioterapia pelo Decreto – Lei Nº 938/69. - 30 de agosto de 1971 – Pronunciamento da Comissão de Constituição Justiça da Câmara dos Deputados, presidida pelo Deputado José Bonifácio, tendo como Relator o Deputado Élcio Álvares, opinando unanimemente pela inconstitucionalidade e injuridicidade da Emenda de Plenário ao Projeto Nº. 2090-A/70, que pretendia revogar o Decreto-Lei Nº. 938, de 13 de outubro de 1969. - 13 de outubro de 1974 – A primeira confraternização formal, relativa ao Dia do Fisioterapeuta, ocorreu por iniciativa da Associação Pernambucana de Fisioterapeutas – APERFISIO, por meio de Missa de Ação de Graças celebrada na Matriz da Boa Vista – Recife. No dia 13 de outubro de 1979, também na Cidade do Recife, durante o IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia se constituiu a primeira confraternização em nível nacional, referente à data. - 17 de dezembro de 1975 – A Lei Nº. 6.316 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, assinada pelo Presidente da República Ernesto Geisel e pelos Ministros Ney Braga, Arnaldo Prieto e Paulo de Almeida Machado. - 11 de dezembro de 1977 – A Resolução COFFITO -1 aprova as normas para instalação e organização dos três primeiros Conselhos Regionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, com sedes respectivamente em Recife – CREFITO 1, Rio de Janeiro – CREFITO 2 e São Paulo – CREFITO 3. Assinaram a Resolução a Presidente Sônia Gusman e o Secretário Vladimiro Ribeiro de Oliveira. - 24 de agosto de 1983 – O Supremo Tribunal Federal STF, julga improcedente a Arguição de Inconstitucionalidade dos preceitos legais dos Artigos 3º e 4º do Decreto-Lei Nº.938/69 e do Parágrafo Único do Artigo 12 da Lei N° 6.316/75. - 1º de março de 1994 – É promulgada a Lei Nº. 8.856, que fixa a jornada de trabalho dos profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional em 30 (trinta) horas semanais. Assinam a Lei, o Presidente Itamar Franco e o Ministro Walter Barelli. FONTE:

Dr. Geraldo Barbosa Fisioterapeuta. E-mail: geraldobarbosa43@yahoo.com.br http://geraldobarbosa43.blogspot.com 16 • NovaFisio.com.br

- Herdeiros de Esculápio – história e organização profissional da Fisioterapia. Barbosa, Geraldo. Edição do Autor – Recife 2009. - Fisioterapia na UFPE: uma história em três tempos. Moura Filho, A.G. Vozes da UFPE. Vol.VII – Recife 2011. - Institucionalização da Fisioterapia: um olhar sobre o processo histórico nos cenários internacional, brasileiro e paraibano. Vieira, Risomar da Silva, Editora Universitária da UFPB – João Pessoa 2012. - D.O.U Nº 197 de 17/10/1969. Retificado em 16/10/1969. Sec. 1 – Pág. 3.685 -D.O.U de 18/12/1975. sec. 1 Pág 16.805 a 16.807 -Disponível em: http://www.crefito11.org.br/index. php?option=com conteten&view=articleid132&Item id=70 -Disponível em: http://www.crefito4.com.br/ Lei8856/1994.htm - Acervo pessoal.


NovaFisio.com.br • 17


Colunas|Leia nossos colunistas também no site www.novafisio.com.br

Fisioterapeutas poderão prescrever medicamentos e outros produtos sanitários não sujeitos a prescrição médica na Espanha.

O

s fisioterapeutas espanhóis não ficaram excluídos da chamada “Lei do Medicamento”, sendo assim autorizados a indicar de forma autônoma medicamentos não sujeitos a prescrição médica e produtos sanitários relacionados com a sua profissão (Lei 29/2006, de 26 de Julho: parágrafo 1 do artigo77).

Esta era uma das principais demandas do Conselho Geral dos Colégios de Fisioterapeutas da Espanha (CGCFE) e que com a petição do Ministério da Saúde de Serviços Sociais e Igualdade, foi definitivamente aprovada pelo Governo. A partir de agora, o Ministério da Saúde e os Colégios de Fisioterapia, de maneira conjunta trabalham para fazer efetiva essa lei em todo país. Para isso, os diplomados com plano de estudo antigo que não tenham a matéria de farmacologia em sua grade curricular, poderão formasse em cursos realizados para este fim. O Colégio Profissional de Fisioterapia da Comunidade de Madri (CPFCM) já está trabalhando em pró desse avanço, com projetos para realização de ações formativas e continuadas, que iniciarão no mês de Outubro. Serão realizados cursos de introdução à ortopedia técnica (produtos sanitários e ortopédicos) além de cursos de farmacologia. “Desde o ano de 2006, os profissionais da fisioterapia estavam excluídos da possibilidade de recomendar o uso de medicamentos não sujeitos a receita médica e de produtos sanitários como próteses, joelheiras, etc. Afortunadamente esta lei foi aceita pelo Ministério da Saúde, Governo e por todos os grupos parlamentários; reconhecendo que os fisioterapeutas possuem formação universitária para poder prescrever estes produtos”, palavras do presidente da CGCFE, Miguel Villafaina. A Espanha conseguiu mais um avanço importante para nossa profissão, e há exatamente um ano os fisioterapeutas do Reino Unido foram os primeiros a terem autonomia para prescrever medicamentos de forma independente. Se tratando do Brasil, o código de ética profissional, Resolução Coffito nº 10/78, proíbe ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional a prescrição de medicamentos. Un fuerte abrazo, ¡hasta pronto!

Dra. Jullyana Almeida de Sousa Fisioterapeuta. Reside em Lérida na Espanha E-mail: jullyanafisioterapeuta@gmail.com 18 • NovaFisio.com.br

Baixe o PDF desta lei na íntegra em minha coluna no site: www.novafisio.com.br/colunistas/ colunista-jullyana-almeida-de-souza/


NovaFisio.com.br • 19


Colunas|Leia nossos colunistas também no site www.novafisio.com.br

Fisioterapia e doenças crônicas. A fisioterapia vem, nas últimas duas décadas, abrangendo cada vez mais áreas clínicas, tanto nas ações primárias da saúde, o que é de fundamental importância, como se solidificando nas ações secundárias e deixando para trás aquela imagem de trinta anos atrás de que a atuação do fisioterapeuta se restringia ao paciente sequelado, crônico ou não, caracterizando os tratamentos com a visão restrita dos centros de reabilitação, realidade assistencial daquele momento bastante inicial da nossa profissão. Acesso a hospital geral era visto como uma novidade pouco provável; por conseguinte, ações preventivas e/ou precoces acabavam por não se realizar. Esse quadro foi se modificando à medida que o profissional de fisioterapia se tornava mais abrangente, capaz e questionador quanto à ocupação dos seus espaços, lutando por mais autonomia, liberdade e dignidade e, paralelamente, tornando os cursos de graduação mais abrangentes, aprofundados em mais aspectos clínicos, cirúrgicos e da própria biomecânica e cinesioterapia, sempre buscando alicerces científicos que dessem credibilidade e evidências que mostrassem que ser fisioterapeuta deveriam, obrigatoriamente, passar por todos esses estágios e que não éramos, simplesmente, executores de movimentos, o que, infelizmente, ainda ocorre até os dias de hoje. Esse é um aspecto muito amplo e complexo e que foge ao tema da coluna, mas não menos importante de ser debatido aprofundadamente. Dada essa volta, quero trazer para nossa reflexão exatamente as condições da visão terciária. O Brasil não tem, tradicionalmente, uma política pública e/ou privada de saúde voltada para a prevenção; estamos engatinhando nesse sentido, pois muito há que se fazer para solidificar essa cultura. Há uma íntima ligação entre as duas posições. Se houver uma cultura maciça voltada para a prevenção, certamente teremos, no futuro, condições de cronicidade menos alarmantes. Por outro lado, com o aumento da expectativa de vida, as morbidades e comorbidades tornam-se mais evidentes, exatamente por não ter havido uma política de prevenção eficaz de longo prazo. Resultado: uma quantidade crescente de pacientes crônicos se evidencia de forma progressiva nos últimos anos; o que fazer? Se, por um lado, devemos atuar profissionalmente em maior intensidade, evidentemente, não devemos deixar de atuar, também de forma intensa, junto aos quadros cronificados. Não só pela cronicidade, mas, também, para prevenir – mesmo nas doenças crônicas – situações patológicas associadas. O que parece um paradoxo, na verdade não é; existe uma coerência entre as duas situações e o fisioterapeuta tem participação significativa nas duas frentes. Infelizmente, isso não é percebido pelos próprios profissionais, em larga escala. Percebe-se um interesse imediatista voltado para procedimentos que se tornaram modismo e as situações de cronicidade nem sempre são tratadas com o mesmo empenho. Mas, como citei acima, é uma realidade inquestionável e, se não ocuparmos esse espaço de forma mais definitiva e consistente, muitos outros quadros se mostrarão à frente. Realizo trabalho voluntário com pacientes reumáticos; quadros crônicos, progressivos ou não, mas com dois pontos comuns a todos: dor e limitação funcional. Quem é o profissional habilitado especificamente para atender essa demanda crescente? Nós, fisioterapeutas. Esse tipo de padecente sofre com a situação crônica de dor e limitação funcional causada pela dor, pelo próprio quadro reumático e retroalimentada pela imobilidade. Onde estão os especialistas para dar suporte a essas pessoas – não somente idosas como erroneamente se supõe? O alívio não é duradouro, mas palpável; com a continuidade da terapia consegue-se uma diminuição acentuada do quadro álgico e melhora da funcionalidade (nós somos os terapeutas da funcionalidade). Mas como dar continuidade se não existem locais em quantidade suficiente, não há profissionais em número relevante e com formação adequada para lidar com essa gama de pessoas ? – não é só calor, frio e movimento de braços - a marcação demora meses para avaliação e tratamento continuado, os locais que oferecem hidroterapia gratuitamente são em número muito reduzido, o tempo de atendimento é pequeno e o período de tratamento também, em função da cronicidade e da necessidade de acesso para outros pacientes, a fila de espera para cirurgias de liberação articular, como a do quadril, atinge dois a quatro anos e por aí vai. Poderia enumerar vários outros aspectos que tornam dolorosa e penosa a evolução desses pacientes, em sua maioria, carentes e dependentes da assistência pública federal, estadual e municipal. Atualmente essa assistência é caótica, mas não chama a atenção, não aparece nos jornais e na televisão, não incomoda; então, vamos tocando em frente porque, aos olhos das autoridades da saúde, existem outros problemas de maior envergadura. Sem dúvida, mas pode ser criada uma política de abrangência que divida as frentes de ação para que todos tenham acesso digno aos diversos tipos de tratamento, principalmente à fisioterapia. Focalizei os pacientes reumáticos de forma mais direcionada, mas não podemos deixar de lado os neuropatas (encefalopatia crônica, parkinsonismo, doenças extra-piramidais etc), pneumopatas (dpoc, asma, mucoviscidose, bronquiectasia etc) e outros. Temos que estar atentos ao fato de que, a situação crônica de hoje que não é bem tratada, com certeza, gerará quadros de gravidade futuramente. Essa parcela das nossas frentes de atuação é menosprezada pelos próprios profissionais de fisioterapia. Devemos mostrar às autoridades da saúde que essas pessoas existem e que nós somos os profissionais de excelência para tratar desses irmãos tão necessitados. Vamos nos organizar, realizar campanhas de conscientização, pressionar para a realização de concursos públicos, visando resgatar esse contingente significativo e crescente de doentes crônicos. Por mais paradoxal que possa parecer, estaremos prevenindo futuras intercorrências previamente anunciadas. Dr. José da Rocha E-mail: ze.rocha@oi.com.br 20 • NovaFisio.com.br

Até a próxima.


NovaFisio.com.br • 21


Colunas|Leia nossos colunistas também no site www.novafisio.com.br

Havia um menino (There was a boy).

A

tendendo as súplicas de Ana, uma empregada que me atura há mais de 8 anos, resolvi abandonar momentaneamente a música clássica (Bach – Harpsichord Concerto No.1 in D Minor , dirigido por Trevor Pinncock), que ouvia na Air Classique, estação de rádio francesa do I tunes.

Busquei uma estação, digamos, menos radical, acreditando, assim, que minha ajudante não cumprisse a promessa que há tempos vinha fazendo, de atirar-se do quinto andar, por não mais aguentar Bach, Vivaldi, Bethoven, Grieg, Weber, Rachmaninoff, etc.. Apontei a seta do mouse para Breezy Radio (Singers, Swingers, Standards & Classic jazz) e, com uma leve pressão do indicador direito, finalizei a minha escolha. Como se pode ver pelos sub títulos da rádio, o ecletismo é uma de suas marcas. Por sorte, a música que a estação tocava era “Nature Boy”. Tenho a certeza que o que chamam de “música popular de raízes” ou coisa que o valha seria melhor recebido pela minha ajudante, mas existem canções que, mesmo cantadas em outra língua, conseguem agradar a todos, são consideradas universais, e, depois, o intérprete era o inesquecível Nat King Cole, com sua romântica e marcante voz. Interrompi o que escrevia e, de soslaio, olhei a pretensa suicida para ver se a minha opção estava aprovada. Essa pausa levou-me a dar à letra uma atenção que ainda não dera anteriormente. A música ancora-se na história de alguém que, num mágico dia, encontra em seu caminho um menino; um tímido, sábio e estranho menino, que afirma que amar e ser amado é a mais importante coisa que se pode aprender na vida. (“The greatest thing you’ll ever learn”- “Is just to love and be loved in return”). Sei que a canção, composta em 1947, por Eden Ahbez (nascido como George Alexander Aberle) não é uma ode contra os princípios cristãos, mas atrevo-me a interpretá-la assim, e a primeira pergunta que me faço é: como ficaria o tal do amor incondicional, o amar sem ser amado, o dar sem receber? Daí me conduzo para uma outra pergunta, a do ser e ter, para tentar entender a questão que levantei. Até a Idade Média, diz-se que o “ser” predominava sobre o “ter”; à época, a vida na terra era considerada uma passagem, o que importava era o que viria após essa vida. Pois bem, as coisas mudaram apos o Renascimento. O transcendental desapareceu, por forças circunstanciadas a uma série de fatores, fatores esses que desembocam em um materialismo social e econômico, caracterizador da burguesia. Para o homem moderno, verdadeiro predador social e emocional, que substituiu a natureza humana pelo homem na natureza seria inconcebível amar sem ser amado, doar sem receber, ser e não ter. Pobre São Francisco, pobre Noé, que desmatou tanta mata para juntar madeira e construir barco para salvar os “puros” do tsunami que varreu a terra. Mas talvez haja uma esperança. A esperança de que os milhões de jovens que lotaram a praia de Copacabana, para participar da Jornada da Juventude, possam, juntos com o carismático e humilde Francisco, e com outros tantos milhões de jovens cristãos e não cristãos, influenciar em alguma mudança neste caótico cenário. E, finalmente, o meu obrigado ao compositor Eden Ahbez, que terminou por ser minha muleta para a verdadeira digressão textual que pautou essa crônica.

Dr. Marco Antônio Guimarães Fisioterapeuta e Escritor 22 • NovaFisio.com.br


Colunas|Leia nossos colunistas também no site www.novafisio.com.br

Criando e identificando oportunidades de negócios na fisioterapia!

E

mpreender nunca foi um assunto tão discutido e comentado na mídia quanto atualmente. O momento econômico e social atual é altamente propício para quem deseja empreender. O grande problema quando pensamos nesse assunto voltado para o mercado da fisioterapia é a visão limitada que o fisioterapeuta possui, pois pensamos apenas na tríade ESC (Estética, Stúdio de pilates e Clínicas/ Consultórios), poucos extrapolam esses limites e pensam em criar ou identificar oportunidades nas áreas da fisioterapia. A fisioterapia é como a amazônia, todo mundo sabe que existe, sabe da sua importância, mas ainda existe uma riqueza abundante inexplorada. No caso da Amazônia, devido as necessidades ambientais e ecológicas é necessário preservá-la. Mas na fisioterapia podemos avançar com o desmatamento das áreas inexploradas e descobrir novas fontes de riqueza para a sociedade e para os fisioterapeutas. E como transformar estas zonas inóspitas da fisioterapia em fontes de riqueza? É preciso que desbravemos o mercado para criar ou identificar oportunidades economicamente viáveis de negócios na fisioterapia. É preciso sair da mesmice. É preciso pensar fora da caixa. É preciso de visão além do alcance. É preciso de fisioterapeutas inovadores, ousados e revolucionários. Para criar ou identificar as oportunidades de negócios na fisioterapia você precisa ter uma percepção aguçada das rotinas diárias das pessoas, estar atento ao mercado da saúde, aos avanços tecnológicos, as mudanças de consumo, costumes e valores da sociedade, por exemplo, o aumento do número de apaixonados por corrida desperta um novo nicho de mercado, no qual os educadores físicos estão sabendo aproveitar, outra mudança social que guarda uma mina de ouro é a terceirização da população, quem se atentar à essa mudança pode sair na frente para criação de negócios oportunos para terceira idade. Para os pessimistas que acreditam na saturação do mercado da fisioterapia, também trago boas notícias, pois até mercados saturados escondem boas oportunidades, vide exemplo das farmácias de manipulação e as novas chocolaterias como Cacau Show, onde se acreditava que eram mercados saturados e sem oportunidades. Você já pensou que mesmo em nichos da fisioterapia considerados saturados como a ortopedia você pode inovar no atendimento, agregar valor e criar uma nova oportunidade para você? Saiba que a maioria das oportunidades não aparecerão prontas, será preciso analisá-las e quase sempre construí-las e/ou aprimorá-las. Com pacientes/clientes cada vez mais conhecedores dos avanços da fisioterapia e reconhecedores do que é um tratamento de qualidade, começam a crescer as falhas e aparecer as necessidades que são as principais fontes para novas oportunidades. As oportunidades são necessidades ou desejos de pacientes/clientes insatisfeitos com as possibilidades atuais do mercado, destacam-se pela simplicidade e por agregar valor ao paciente/cliente. Um grande abraço a todos os leitores. Até a próxima coluna!

Dr. Valmor Arêde Córdova Júnior E-mail: valmor_cordova@yahoo.com.br Especialista em fisioterapia cardiorrespiratória e em fisioterapia na urgência e emergência. Consultor de gestão, empreendedorismo e marketing em fisioterapia. Portal FisioIdeia (www.fisioideia.com.br) soluções inovadoras e criativas para fisioterapeutas.

“Ideias de negócios são infinitas. Oportunidades são raras”

NovaFisio.com.br • 23


Tininha | Humor - passa-tempo - game - novidades - música - cinema - moda - TV - DVD Olá pessoal, to querendo mais coisas legais para publicar aqui, veja aí no seu facebook se tem alguma coisa interessante e mande pra mim tininha@novafisio.com.br. Sempre que receberem algo, não se esqueçam da Tininha aqui hein. Dentro de mais alguns dias eu terei uma página só minha no site da revista para publicar tudo que recebo de vocês, já tenho mais de 100 imagens e muitos textos legais, assim que ficar pronta aviso pra vocês visitarem. Beijos Tininha

NÃO SABE BRINCAR NÃO DESCE PRO PLAY

MUITA CALMA NESSA HORA

24 • NovaFisio.com.br

TÁ BRABO!


tendências - automóvel - compras - economia - turismo - esporte e muito Facebook.

OTIMISMO

ELASTICIDADE

INCLUSÃO? BOM!

NÃO É QUE É ASSIM MESMO!

NovaFisio.com.br • 25


CLASSIFISIO Nome: Aline Cidade: Vila Velha - ES Tel: (27) 8832-9612 Anuncio: Vendo aparelho Perina Biofeedback na caixa, sem uso. Comprei para um curso que não abriu turma e nunca foi usado. Preço acessível, envio por sedex. me alugue um aparelho de carbox, lipocavitação e radio frequência. Favor enviar E-mail. e-mail: alinevasconcellos2003@ yahoo.com.br

Localização: bairro Paraíso/ Ibirapuera - São Paulo - SP e-mail: fcaciani@uol.com.br

Nome: Livia Dozono Cidade: São Paulo - SP Tel: (11) 98510-1022 Anuncio: VENDO Studio Pilates NOVO, adquirido em março/2011, nunca utilizado. Metacorpus: Cadeira Combo, linha Elite, Cadilac 30cm e Studio Reformer, linha padrão, meia lua, plataforma, 2 almofadas, cx grande e média, 2 cx pequenas, cx reformer. Cor Tangerina. R$ 10.000,00. e-mail: liadozono@hotmail.com

Nome: Aline Tel: (48) 9958-1567 Cidade: Florianópolis - SC Anuncio: Vendo aparelho 3X1 marca Neurodyn da Ibramed. Ele tem Tens, Fes e corrente russa, com 4 canais. 700,00 :1+1 e/ou 5% de desconto a vista. O valor do frete não está incluso. e-mail: pilates_rpg@yahoo.com.br

Nome: Luciana Alberton Cidade: Francisco Beltrão -PR Tel: 46 9911-1097 Anuncio: Vendo aparelhos semi novos: 01 DERMOTONUS STHETIC – IBRAMED 01 NEURODYM 10 CANAIS – IBRAMED 01 DERMOSTEAM – IBRAMED 01 SCULPTOR – TONE DERM 01 AF7 – TONE DERM 01 US 3Mhz – IBRAMED Também maca com balcão e gaveteiro e uma simples. Quem estiver interessado entrar em contato por e-mail. e-mail: lualberton@hotmail.com Nome: Fernanda Cidade: São Paulo - SP Anuncio: Subloco (alguns períodos) sala de atendimento fisioterapia RPG, massagem e acupuntura. 26 • NovaFisio.com.br

Nome: Aline Tel: (48) 9958-1567 Cidade: Florianópolis - SC Anuncio: Vendo aparelho de estética facial physiotonus face semi novo. Ele está R$1.150,00 a vista ou R$1.300,00 dividido em duas vezes no cheque. Valor não está incluso o frete. e-mail: pilates_rpg@yahoo.com.br

Nome: Aline Tel: (21) 6928-8281 Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Passo ponto de uma clínica de estética na Tijuca. Espaço completo, com estrutura montada, armários, cozinha completa, ventiladores, ar condicionados, equipamentos, decorado. Está reformado e dividido em 6 salas e uma recepção. Aluguel baixo. Muito próximo ao metrô da São Francisco Xavier. Pode ser usado como clínica de psicologia, nutrição, fisioterapia, etc. R$ 37.000 e-mail: alinepnascimento@ hotmail.com Nome: Joseana Cardoso Tel: (98) 8806-4915 Cidade: São Luis - MA Anuncio: Vendo Neurodyn Evolution sem uso com todas as sondas lacradas para fisioterapia uroginecológica.

e-mail: joseanass@yahoo.com.br Nome: Marcio Albuquerque Tel: (71) 9249-8105 Cidade: Salvador - BA Anuncio: Vendo aparelhagem de clinica de estetica desativada em Salvador. Facilito pagamento. Aceito veículo como forma de pagamento. Oportunidade. e-mail: linsdealbuquerqueadv@gmail. com Nome: Fabiane Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Procuro profissional Estética/ Terapeuta Estética Naturalista/ Fisioterapeuta que trabalhe na área estética/ Terapeuta Holística para compartilhar sala comercial em amplo espaço de terapias complementares no centro-RJ. Procuro pessoa pró-ativa que esteja interessada em evoluir em conjunto, com espaço. Disponível também sala para aulas de yoga, pilates ou atividade similar. e-mail: terapeuta.fabiane@gmail.com Nome: Christianne Dardenne Tel: (21) 8187-6244 Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Disponibilizo horários em consultório de Fisioterapia no Jardim Botânico. e-mail: chrisdardenne@gmail.com Nome: Jandira Tel: (21) 8650-8751.7533-3691 Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Vendo ou alugo aparelhos de estética facial e corporal. Termólise c/ controle de temperatura, ultra som, vácuo com vários tipos de ventosas, aparelho para procedimento de limpeza de pele, desincruste, lifting, ionização, vapor de ozonio,

peeling de cristal. todos c/ móvel. Tenho também carrinho com 2 bandejas. e-mail: jandiraestetica@hotmail.com Nome: Daniele Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Procuro alguém que queira passar o ponto ou vender studio de pilates, estética, na zona norte ou zona sul do RJ. Interessados por favor enviar todas informações. e-mail: danielemiranda.menzes@bol. com.br Nome: Idma Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Ofereço parceria em consultório de estética para trabalhar segundas, quartas e sextas no Shopping Downtown com porcentagem de 50% nos trabalhos. e-mail: idmarestum@gmail.com Nome: Livia Caroline Lagedo Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Sou formada a 1 ano, estou fazendo pós em neurofuncional, possuo os cursos de Pilates, Kinesio Tapping, Auriculoterapia, massagem com pedras quentes, limpeza de pele… e estou a procura de emprego. e-mail: lagedo.livia@hotmail.com Nome: Rose Moraes Cidade: Rio de Janeiro - RJ Anuncio: Subloco na tijuca Studio Pilates horário da manhã. Ar, tel, internet, banheiro, sala de espera. Valor R$1.000,00. e-mail: rosemrc@gmail.com

Veja todos os anúncios e anuncie gratuitamente também no site: www.novafisio.com.br


i n z a a g n r d o o á u t m s e a ê f c estinh o V a ? Alugue um pula-pula. É diversão garantida na sua festa! Nós levamos, montamos e temos monitores treinados.

Filhos, sobrinhos e vizinhos de fisioterapeuta têm 20% de Desconto.

Usado e aprovado pela direção da Revista NovaFisio

00 , 0 5 R$ ra*

p/ho

* Mínimo de 4h

anacarlardc@hotmail.com cverissi@hotmail.com

NovaFisio.com.br • 27


Agenda|

Divulgue seu curso ou evento gratuitamente aqui, mande um torpedo para 21 | 8577-9908

DIA CURSO CIDADE- UF CONTATO SETEMBRO 11 a 15 Curso Internacional de Cinesiologia Holística Londrina – PR 0800 400 4701 www.terapiamanual.net / comercial@terapiamanual.net 13 Curso de Dermaroller na Indução do Colágeno São Paulo – SP (11) 3079-0925 / 3168-2592 www.loricestetic.com.br / lorice@aclnet.com.br 14 e 15 Curso de Introdução à Manipulação Visceral Brasília – DF (48) 4141-1562 www.institutomoraes.com / cursos@institutomoraes.com 14 a 21 Drenagem Linfática p/ Fisioterapeutas Niterói – RJ (21) 2109-2626 www.afr.org.br/estagios_cursos / afrcurso@afr.org.br 19 a 22 Formação em Microfisioterapia – REGULAR Curitiba – PR 0800 400 4701 www.terapiamanual.net / comercial@terapiamanual.net 16 a 22 Formação em Microfisioterapia – INTENSIVO Salvador – BA 0800 400 4701 www.terapiamanual.net / comercial@terapiamanual.net 21 Neuroanatomia Funcional dos Distúrbios Psicológicos São Paulo – SP (11) 2376-2071 www.neda-brain.com / cursos@neda-brain.com 22 Neurobiologia dos Psicotraumas São Paulo – SP (11) 2376-2071 www.neda-brain.com / cursos@neda-brain.com 22 Auriculoterapia Niterói – RJ (21) 2109-2626 www.afr.org.br/estagios_cursos / afrcurso@afr.org.br OUTUBRO 05 Pós-graduação – Fisioterapia Traumato, Neuro, Pneumo Rio de Janeiro - RJ (21) 2221-1720 / 2509-0528 www.novafisio.com.br/atlanticaedu / celso@atlanticaedu.com.br 05 e 06 Curso de Ergonomia Aplicada ao Trabalho Mogi das Cruzes – SP (11) 3713-7385 www.edpconsultoria.com.br / edp@edpconsultoria.com.br 19 Sistema Crânio-oro-cervical e Postura São Paulo – SP (11) 2376-2071 www.neda-brain.com / cursos@neda-brain.com 19 Sistema cranio-oro-cervical: relação postural global São Paulo – SP (11) 2376-2071 www.neda-brain.com / cursos@neda-brain.com NOVEMBRO 01 e 02 Simpósio Sul Brasileiro do Método Pilates Porto Alegre – RS (51) 3414-6394 www.eventmaster.com.br/event/pilates/site 02 e 03 Curso de Dermato Funcional Facial São Paulo – SP (11) 4063-3047 www.campcursos.com.br / campcursos@campcursos.com.br 22 a 24 III Congresso Internacional de Postura Vitória – ES (21) 2415-6768 www.congressodepostura.com.br / comunicacao@escoladepostura.com.br 23 Reações posturais na Paralisia Cerebral São Paulo – SP (11) 2376-2071 www.neda-brain.com / cursos@neda-brain.com 29 e 30 MAAF – Manuseio e Adequação de Atividades Funcionais São Paulo – SP (11) 2376-2071 www.terapiamaaf.com.br / cursos@neda-brain.com DEZEMBRO 01 a 04 Formação Internacional em Leitura Biológica Londrina – PR 0800 400 4701 www.terapiamanual.net / comercial@terapiamanual.net 07 Funções Nervosas Superiores São Paulo – SP (11) 2376-2071 www.neda-brain.com / cursos@neda-brain.com 2014 JANEIRO 2014 Estamos aguardando seu curso aqui. FEVEREIRO 2014 Estamos aguardando seu curso aqui. MARÇO 2014 Estamos aguardando seu curso aqui. ABRIL 2014 03 Curso de RPG Juiz de Fora – MG (32) 3223-8496 www.powerlife.com.br / powerlife@powerlife.com.br 03 Curso de Pilates Completo Juiz de Fora – MG (32) 3223-8496 www.powerlife.com.br / powerlife@powerlife.com.br MAIO 2014 Estamos aguardando seu curso aqui. JUNHO 2014 15 a 19 X Curso Int. Drenagem Linfática Manual Medical e Linfologia Bruxelas – Bélgica (11) 3079-0925 / 3168-2592 DIVULGUE SEU CURSO GRATUITAMENTE NO SITE WWW.NOVAFISIO.COM.BR E VEJA TAMBÉM NOSSA AGENDA COMPLETA 28 • NovaFisio.com.br


NovaFisio.com.br • 29


Quem é, o que fez e faz pela fisioterapia.

Katia Ferreira

pilateskatia@gmail.com

N

o tempo em que me formei éramos generalistas, as especialidades foram chegando depois. Nossa mentalidade era a de ver o maior número de casos envolvendo as mais variadas áreas, para que tivéssemos uma formação de qualidade. Fiz alguns estágios extra-curriculares incluindo clínicas associadas a Clubes de Futebol. Meu estágio obrigatório, internato, foi na ABBR: passávamos por todos os setores e precisávamos das notas dos supervisores para concluirmos o curso. Sai da Faculdade empregada no consultório de um dos meus professores, cuja assistente iria iniciar sua licença maternidade. Minha Residência foi na Santa Casa da Misericórdia na Enfermaria de Ortopedia no ano seguinte ao que me formei. Fui então convidada pela FRASCE para integrar seu Corpo Docente. De lá, aceitei o convite dos meus alunos que precisavam de locais para estágio, para ser a supervisora no Instituto Nacional do Câncer, onde montamos um Serviço de Fisioterapia. Passei por APAEs, PESTALOZZis e outras Instituições dentro e fora do Rio, quando então fui me apaixonando pela área de Neurologia. Me associei a um amigo e tivemos três clínicas de Fisioterapia em diferentes bairros do Rio. Ensinar virou minha paixão, me sentia responsável por passar para os acadêmicos a importância de nossa profissão e a responsabilidade que tínhamos em cuidar da saúde daqueles que se entregavam em nossas mãos. Nunca mais parei de lecionar: FRASCE, IBMR, SUAM, PESTALOZZI, CASTELO, ESTÁCIO. Ensinando na Graduação, na Pós e sendo Supervisora de Estágio em clínicas e hospitais vinculados as Faculdades. Trabalhei num Centro de Estudos especializado em lesões de mão, o que na época estavam mais aos cuidados de Terapeutas Ocupacionais. Por amar Neurologia, me especializei no Método Bobath: Bebês, Infantil e Hemiplegia. Nesse ponto já estava totalmente apaixonada pelo tratamento do paciente hemiplégico e muito revoltada com a maneira que eu via os clientes sendo tratados, como se fossem consequência de alterações ortopédicas, não sendo respeitados os fundamentos neurológicos envolvidos. Montei meu próprio serviço vinculado a um Centro de Estudos próprio, pois estava sempre acompanhada por uma legião de alunos interessados em aprender o meu estilo, a minha maneira de tratar. Víamos os pacientes no consultório, no hospital ou em suas casas e uma vez por semana, la íamos todos nós ver todos os clientes, e juntos discutíamos os casos clínicos. Eu ainda não tinha essa ideia bem definida, não estava claro, mas eu já apresentava uma maneira não convencional, posso dizer Holística de cuidar dos meus pacientes... A medida que a Fisioterapia foi se firmando como profissão e os médicos daqui e dali nos respeitando e nos convidando para fazermos parte de suas equipes, me vi um dia convidada para assistir os pacientes neurológicos num CTI. Estava eu trabalhando num CTI. O ambiente, os ventiladores, monitores, não eram por assim dizer, minha primeira escolha... Eu era uma Cinesioterapeuta por excelência! Bem... fomos estudar! E provamos que a cinesioterapia, a propriocepção, etc eram recursos fundamentais e necessários aqueles pacientes... Tudo era uma luta! Tudo era difícil! Mas nós sempre amamos essa profissão e os resultados do nosso trabalho começavam a aparecer... Era lindo! Nós estávamos sempre vencendo e expandindo :-) Passamos a assistir clientes nas mais conceituadas clinicas particulares da zona sul do Rio de Janeiro. Iniciei minha formação em Reiki e associava esses recursos ao meu trabalho. Aprovada pelo Sistema Público de Saúde, fiz o meu melhor: assistindo os pacientes com respeito e amor, incrementando os atendimentos com hora marcada e a abertura do Estágio Supervisionado para todas as Faculdades naquela Instituição. Passei num concurso para trabalhar no Mount Sinai Medical Center em Miami (e não quis ir naquele momento). Pelo meu desempenho e colocação neste concurso decidi criar um Curso de Hemiplegia para Fisioterapeutas e acadêmicos, onde tive a oportunidade de compartilhar com mais de 600 alunos dos cursos, descobertas teóricas e práticas que justificavam uma maneira diferenciada de tratar esses pacientes. Segui minha jornada profissional trabalhando em meu consultório, orientando estagiários, dando aula em diferentes campis da Faculdade e sendo a Fisioterapeuta responsável por um serviço de Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva. Até resolver há 13 anos atrás, vir morar em Los Angeles, na Califórnia, onde me especializei no Método Pilates: Fitness, Rehab and Pre & Post Partum. E integrando meu background como Fisioterapeuta experiente, o Método Pilates, a minha Formação em Terapia CranioSacra e o Sistema Reiki em minhas sessões, comecei a desenvolver um trabalho intuitivo, amoroso mais holístico se posso chamar assim... E e esse trabalho que quero agora compartilhar com todo mundo. 30 • NovaFisio.com.br


FisioPerfil

Qual ano e em qual faculdade que se formou? 1978 pela ERRJ-SUAM. Rio de Janeiro - RJ Qual foi a melhor coisa que fez na vida? Criar o Curso de Hemiplegia: Como eu trato o Paciente Adulto portador de Hemiplegia. Se você for na primeira edição da NovaFisio (que se chamava na época Fisio&terapia) nas paginas 8 e 9 você vai ver a propaganda de um deles... Qual foi a pior coisa que fez na vida? Minha filosofia e a de ver o “copo meio cheio” então não consigo nem lembrar de uma. O que você mais gosta na profissão? A contribuição que eu posso dar ao paciente e ao cliente, tornando-o responsável pelo seu próprio processo de recuperação e mostrando as mais diversas facetas do adoecer e do se curar. O que você odeia na profissão? Nada. O que eu não gosto ou discordo, eu me empenho para transformar. Que qualidade mais admira nos profissionais que te cercam? Originalidade e criatividade. Que qualidade mais detesta nos profissionais que te cercam? Desanimo e reclamação. Qual sua maior virtude? A paixão e a garra com que crio, desenvolvo e realizo os meus sonhos. Qual seu pior defeito? As vezes ouvir a voz da dúvida em mim. Se pudesse mudar algo, o que seria? Teria me engajado em alguma formação stricto sensu, mas ainda ha tempo! Qual maior mentira já contou? Não me lembro de nenhuma extraordinária... Qual o fato mais inusitado em sua carreira? Ter passado em primeiro lugar (em todo o mundo) no concurso para trabalhar no Mount Sinai Medical Center de Miami,

fiquei chocada, mas orgulhosa de mim mesma. Qual fato foi o mais cômico? No meu Internato na ABBR tive um paciente Índio. Índio mesmo, com uma lesão importante no MS, e lá pelas tantas durante uma sessão ele me disse: Se a senhora deixar eu gritar eu tenho mais força... E eu nos meus 20 aninhos de idade pedi a ele que pelo amor de Deus não gritasse, pois eu não teria como explicar a minha supervisora... Imagina um índio gritando dentro da ABBR?! UhUhUhUh. Qual seu maior arrependimento? Na verdade não tenho... Porque mesmo as experiências desagradáveis que eu tive, na verdade contribuíram para o meu crescimento e o desenvolvimento de quem eu sou hoje, e eu gosto desse produto final! Qual dica daria aos colegas? Siga a sua intuição. Persiga os seus sonhos. Não ouça a opinião de ninguém. Siga a sua estrela! Qual objeto de desejo? Vir ao Brasil pelo menos uma vez ao ano para ensinar. Qual seu maior sonho? Viajar em férias pelo menos duas vezes ao ano. Qual sua aquisição mais recente? A criação, gestação, desenvolvimento e execução do curso: “ O M é t o d o Pi l a t e s c o m o Re c u r s o Fisioterapêutico” Avaliação Funcional e Introdução a Prática Clinica Que talento mais gostaria de ter? Disciplina pra escrever mais sobre o que eu já aprendi. Qual seu maior pesadelo? Ver gente mal caráter se dar bem! E qual profissão jamais queria ter? Politico no contexto atual.

Se não fosse fisioterapeuta gostaria de ser o que? Instrutora de Pilates :-) Diga um desafio? Nunca recair nos mesmos erros e ser uma pessoa melhor a cada dia. Um livro? “O Poder do Agora” - Eckhart Tolle Quer fazer alguma divulgação? Quero sim, obrigada. “ O M é t o d o Pi l a t e s c o m o Re c u r s o Fisioterapêutico” Avaliação Funcional e Introdução a Prática Clinica. É um curso teórico-pratico, num total de 16 horas. Valor R$650,00 No Rio - dias 7 e 8 de setembro de 2013 Em Minas Gerais, Paraíba, Curitiba - com data a confirmar. Mais informações por e-mail: pilateskatia@gmail.com Inscrições pelo site www.katiaferreira.com Temos também uma conta bancaria que será passada no momento da inscrição. Qual pergunta esqueci de fazer ou você desejaria? Sinta-se a vontade para perguntar e responder. Gostaria de acrescentar... O QUE ESTE CURSO “NÃO É”... Não temos absolutamente a pretensão de oferecer este curso em substituição aos tradicionais cursos completos do Método Pilates, aos quais me submeti no passado e agradeço à formação que me deram quando iniciei esta minha trajetória. Aos interessados em se aprofundar e se especializar no Método Pilates, recomendo que busquem definitivamente esse caminho. Nossa clara e transparente intenção é a de compartilhar essa experiência de mais de 10 anos trabalhando com a nossa clientela alvo, pacientes em geral em fase de recuperação, com sucesso e paixão. NovaFisio.com.br • 31


32 • NovaFisio.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.