A formação do profissional florestal

Page 54

Q

Índice

os fornecedores do sistema florestal

treinar se tornou imprescindível

Seja para formação, atualização, treinamento de habilidades ou para conhecimento técnico, a capacitação acompanha o profissional florestal. Ao mesmo tempo, a evolução tecnológica traz também a necessidade de se manter atualizado aos novos comandos e às novas funcionalidades das máquinas florestais, que exigem cada vez mais conhecimentos “em tecnologia". Ao unir as duas premissas – capacitação e evolução tecnológica –, surgem os modelos de treinamentos fornecidos pelos próprios fabricantes de máquinas, envolvendo do nível operacional ao gerencial, desenvolvendo não só as habilidades técnicas, mas também análises, tomada de decisão e gestão. Instrutores, operadores, mecânicos, equipe de vendas ou de peças, aqueles que prestam suporte ao campo, todos eles devem estar em constante treinamento e atualização, na mesma velocidade em que as máquinas também recebem novos componentes e novas funcionalidades. Capacitar é importante não só para se ter sempre uma equipe capaz de desenvolver suas atividades, mas também para extrair o potencial máximo que uma máquina, ferramenta, ou software têm a oferecer. Contudo essa evolução tecnológica acelerada traz consigo um grande desafio: a capacidade de acompanhar esses avanços quando se fala da mesma pessoa. Nossa realidade nos mostra que muitos operadores, por exemplo, realizam

esses serviços nos últimos 20 ou 30 anos. Durante esse período, a transformação dos equipamentos exigiu que o profissional desenvolvesse, além da habilidade de operar, a capacidade de aprender coisas novas a todo momento. Com o advento da tão falada floresta 4.0, entendemos que a habilidade de aprender de forma contínua (life long learning) será o diferencial de cada profissional, por isso a importância e a relevância de soluções voltadas à capacitação de mão de obra. Os 3 pilares para uma colheita florestal de excelência Para uma colheita florestal de excelência, todas as áreas devem estar integradas e com um certo nivelamento de conhecimento. Acreditamos haver três pilares fundamentais a serem capacitados para o sucesso dessa operação: operacional, técnico e gerencial. O primeiro se destina a treinamentos para os operadores de máquinas. Não só se ensina como colher, ou como manusear a máquina, mas também a tomada de decisão, a gestão do equipamento e a visão em resultados. O treinamento técnico, desenvolvido para os mecânicos, é aplicado para intervenções mecânicas corretivas e preventivas necessárias e também para aprimorar a capacidade de análise e diagnóstico de falha, visando, principalmente, ao menor tempo de manutenção e, consequentemente, à maior disponibilidade mecânica (DM).

Devido à ausência de colégios técnicos, as empresas tomaram para si o papel de ensinar desde o básico aos seus operadores, mecânicos e gestores. "

Fernando Campos e Petri Nousiainen Diretor e Gerente de Treinamentos da Ponsse no Brasil, respectivamente

54


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.