O avanço da mecanização e da automação florestal - OpCP62

Page 52

Q

Índice

mecanização florestal

máquinas florestais

para o futuro

O que esperar das máquinas florestais para o futuro, estando nós inseridos na era da tecnologia e informação? O futuro da mecanização não é uma realidade distante e imprevisível, mas, sim, um reflexo das decisões que tomamos hoje. Considerando os desdobramentos das questões ambientais nos últimos anos, podemos perceber que o lucro a qualquer custo não encontra mais respaldo nos padrões que a sociedade vem buscando, assim como o desperdício, seja ele de tempo, recurso ou capital. Com base nessa visão futurista, não podemos esperar nada menos do que máquinas que atendam aos anseios do tripé da sustentabilidade, sendo ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.

a sustentabilidade é como uma estrada aberta em meio à floresta, ela não é o único caminho para garantir a produção, mas, sem dúvida, é o de maior ganho para todos "

Mariana de Oliveira Engenheira Florestal da Penzsaur

52

E, junto a isso, máquinas que satisfaçam aos objetivos do mercado, que busca, com a eliminação de desperdícios, fazer cada vez mais com menos. Para o futuro, serão exigidas máquinas que garantam altos rendimentos, através do aumento da produtividade e da redução dos custos operacionais, e que façam isso de forma sustentável. É possível? A viabilidade pode estar justamente no uso da tecnologia e da informação na mecanização. O início da mecanização do setor florestal no Brasil ocorreu por volta da década de 1970, primeiro através de tratores agrícolas adaptados com pinças e, mais tarde, por máquinas tipicamente florestais, como skidder e feller bunchers.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.