O novo desenho da produção da cana e do milho - OpAA71

Page 28

Q

Índice

cientistas

o cultivo conservacionista da cana-de-açúcar:

esperança ou atitude? Quando eu ainda era aluna do curso de agronomia da Esalq-USP, aprendi com meus mestres as noções de fertilidade do solo e da importância da análise do solo para fins de fertilidade, como forma de buscar subsídios para saber se o solo era fértil ou como poderíamos melhorá-lo de forma a torná-lo mais produtivo. Também aprendi, desde aquela época, que a cana-de-açúcar era uma cultura “conservacionista” porque, como permanecia no solo por, ao menos, 5 anos, não havia o revolvimento para o preparo e, por essa razão, as perdas por erosão eram baixas. Hoje, refletindo sobre essas duas considerações, percebo a simplicidade com que essas conjecturas foram tratadas e como, atualmente, o conhecimento se ampliou. Novos conceitos trouxeram um maior entendimento da responsabilidade econômica, social, ambiental e cultural da agricultura, de maneira que, hoje, a agricultura não é apenas uma atividade econômica, sendo muito maior a sua responsabilidade.

O solo não é apenas o meio para o crescimento das plantas, a cana entre elas. O solo é um patrimônio, com papéis ecológicos definidos e vitais para a vida na Terra. A Figura 1 resume, em 5 itens, os papéis ecológicos do solo. Todas as funções têm sua importância e se inter-relacionam. Por muitos anos, acreditamos que um solo fértil era aquele que tinha bons indicadores mostrados na análise do solo, como pH neutro, alta capacidade de troca de cátions - CTC, ausência de alumínio e manganês ou metais tóxicos, altos teores de macronutrientes e presença adequada de micronutrientes. Alguns requisitos físicos do solo também se agregavam minimamente à noção de solo fértil, como teor de argila, bom armazenamento de água, boa drenagem, solo profundo, ausência de impedimentos ao crescimento das raízes.

Ter esperança é uma atitude pacífica de quem espera. Não quero ter esperanças de que o cultivo de cana seja mais sustentável e conservacionista. Quero ter certeza. Esta convicção já tenho: dá para fazer agora e dá para fazer melhor. "

Raffaella Rossetto

Pesquisadora científica do Centro de Cana-de-açúcar do IAC/APTA/SAA

28


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O novo desenho da produção da cana e do milho - OpAA71 by Revista Opiniões - Issuu