A tecnologia e a inovação do sistema sucroenergético

Page 66

Q

Índice

cientistas e especialistas

a evolução da

civilis officinarum

Ao analisarmos a história da humanidade, não é difícil concluirmos que as civilizações mais evoluídas conseguiam se desenvolver de forma mais rápida diante de novas adversidades. Qual é a analogia desse comportamento com o setor sucroenergético nacional? Para simplificar o raciocínio, vamos destacar as operações de colheita – Corte, Transbordamento e Transporte, CTT – por se tratar de um dos maiores, senão o maior, custos operacionais da cadeia. Só para se ter uma ideia da importância dessa operação, até o final desta safra, ela deve representar desembolso próximo de R$ 20 bilhões nas unidades processadoras de cana-de-açúcar no Brasil. Trata-se de uma atividade que, além da representatividade, passou por evolução importante nos últimos anos, com destaque para o avanço rápido e expressivo da mecanização. A eliminação da queima da palha e o fim do corte manual deram lugar a práticas mais sustentáveis e enfatizaram a importância do desenvolvimento de tecnologias que permitissem redução de custos e assegurassem a qualidade desejada das operações.

De fato, a mudança no sistema de colheita exigiu o emprego de novas soluções e tecnologias, que incluíram variedades mais adaptadas à mecanização, sistemas georreferenciados para os apontamentos, análise de imagens, piloto automático, entre outros. A adoção dessas tecnologias também garantiu a geração de informações e dados inéditos sobre cada etapa do processo, ampliando o desafio dos atuais gestores na definição das estratégias mais assertivas. Essa evolução como resposta às adversidades encontradas remonta à afirmação inicial sobre o progresso da civilização. À vista disso, também podemos voltar a nossa analogia e identificar diversos capítulos da história que retratam a importância dos erros no estímulo à melhor aplicação do potencial tecnológico disponível e ao surgimento de inovações. No setor sucroenergético, pesquisadores e profissionais da linha de frente, consultores, gestores ou figuras conhe-

os avanços ambientais e operacionais observados na colheita da cana-de-açúcar podem ser ampliados em um novo ciclo de evolução trazido pela transformação digital e pela nova era dos dados"

Rene Schmidt Diretor Executivo na Agro Efficiency Coautor: Luciano Rodrigues, Professor de métodos quantitativos no Programa de Mestrado Profissional em Agronegócio na FGV/EESP

66


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A tecnologia e a inovação do sistema sucroenergético by Revista Opiniões - Issuu