Ethanol Summit 2009 - OpAA21

Page 64

ethanol summit 2009

as novas tecnologias e a

sustentabilidade

A introdução de novas tecnologias é fator de avanço em qualquer setor da economia, e não podia ser diferente no setor sucroenergético, que emprega hoje mais de 840 mil pessoas em todo o país, envolve 70 mil fornecedores e movimenta R$ 45 bilhões de faturamento bruto por ano. O uso crescente de novas tecnologias nos processos de plantio, colheita e fabricação do etanol e do açúcar, assim como o desenvolvimento de bioprodutos que ampliam a produtividade e reduzem a emissão de gases de efeito estufa - GEE, prometem mudar completamente o cenário do setor e promover ainda mais desenvolvimento de forma sustentável. Durante o Ethanol Summit, dois especialistas abordaram esse tema no painel “Focando em sustentabilidade: novas tecnologias na indústria de Biocombustíveis”, no qual fui moderadora. Daniel Ibraim Pires Atala, pesquisador do Centro de Tecnologia Canavieira - CTC, falou sobre o processo de fermentação extrativa e sua contribuição para a sustentabilidade do setor. Trata-se de um processo patenteado, em desenvolvimento no CTC em parceria com a Unicamp, o qual retira o etanol à medida que ele é produzido, eliminando o seu efeito inibidor sobre a levedura durante o processo de fermentação. O novo processo irá operar com uma redução do volume de vinhaça, possibilitar instalações mais compactas e econômicas, reduzir o consumo de água para resfriamento das dornas e diminuir a necessidade de investimento em equipamentos. O processo extrativo apresentado pelo pesquisador do CTC traz vantagens econômicas e ambientais significativas para o setor. Ele equivale a um processo tradicional com teor de etanol de 20°GL, possibilitando a redução de até 75% da produção de vinhaça, que passa de uma média de 12 litros por litro de álcool, atualmente, para 3 litros/litro de álcool. A redução esperada é de 20% no consumo de água de resfriamento das dornas de fermentação, e a redução no consumo de vapor para o processo de destilação é de 75%.

" a inovação e o desenvolvimento das novas tecnologias são esforços concretos na trilha da sustentabilidade do setor sucroenergético, com uma visão estratégica que antecipa as demandas e tendências " Maria Luiza Barbosa Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Unica

64

Esse processo, ainda em desenvolvimento, será acoplado às usinas existentes com pequenas modificações nas instalações. Pelo cronograma do CTC, esse modelo será testado por meio de uma planta piloto a ser instalada no segundo semestre deste ano, com início dos experimentos em 2010, e a instalação de uma planta de demonstração em 2011. A apresentação realizada por José Luiz Olivério, Vice-presidente de Tecnologia e Desenvolvimento da Dedini, mostrou a evolução ocorrida nas usinas produtoras de açúcar e etanol, assim como as novas tecnologias disponíveis e potenciais para o processamento da cana--de-açúcar nas unidades produtivas, com o objetivo de mostrar seus efeitos na redução das emissões de GEE. No contexto atual, o mundo está emitindo uma grande quantidade de gases de efeito estufa, provocando o aquecimento global, principalmente pelo consumo de combustíveis fósseis. Nesse sentido, toda solução que proporcione a redução de emissão de GEE deve ser priorizada, visando à viabilidade econômica e à sustentabilidade social e ambiental. Os novos projetos que estão sendo desenhados pela Dedini procuram destacar a importância da sustentabilidade, através da introdução de bioprodutos, que a empresa denomina de “A revolução 6 Bios” - bioaçúcar, bioetanol, bioeletricidade, biodiesel, biofertilizantes e bioágua, integrando-os de forma que potencialize a viabilidade social, ambiental e econômica. Essa evolução tecnológica é apresentada por meio da análise do ciclo de vida da produção do etanol, considerando os equivalentes de emissão de CO2 nas diversas etapas do ciclo: produção e processamento da cana-de-açúcar, distribuição e uso do etanol. A absorção, redução ou evitação das emissões também são contempladas, possibilitando o cálculo do balanço completo de emissões diretas na produção e uso do etanol de cana-de-açúcar.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.