Ethanol Summit 2009 - OpAA21

Page 28

ethanol summit 2009

etanol de

segunda geração:

o sonho e a realidade " Ficou evidente o grande avanço no

mercado mundial de energias renováveis. É provável que, em 2011, já tenhamos as primeiras plantas de etanol celulósico em operação no mundo, em larga escala. "

Nilson Zaramella Boeta Diretor Superintendente do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira

Compor um painel que permitisse uma visão ampla dos esforços hoje empreendidos pelos principais participantes da corrida do etanol de segunda geração foi um dos desafios propostos pelo Ethanol Summit 2009. Para tanto, conseguimos reunir representantes de quatro expoentes mundiais da pesquisa em torno desse tema: Novozymes, British Petroleum, Monsanto e CTC Centro de Tecnologia Canavieira. Tive o prazer de atuar como mediador desse painel e tentei extrair dos participantes as informações mais relevantes acerca do andamento de pesquisas, sobretudo no tocante ao que se espera efetivamente da viabilização dessa tecnologia e de seus resultados. Steen Riisgard, CEO da Novozymes, abriu o painel com uma exposição sobre os avanços que a empresa tem alcançado no desenvolvimento de enzimas apropriadas para a conversão de diversas biomassas. A Novozymes trabalha mundialmente com diversas parcerias estratégicas formatadas, posicionando-se nos mercados-chave - Estados Unidos, Europa, China e Brasil, como um parceiro tecnológico para viabilizar o etanol de segunda geração a preços competitivos. Nos últimos anos, a Novozymes recebeu recursos do governo americano para acelerar suas pesquisas e tem desempenhado papel importante ao desenvolver micro-organismos que interfiram na separação eficiente dos diversos componentes da celulose, em curto intervalo de tempo. Steen relatou que, no caso da celulose de milho, a Novozymes conseguirá reduzir para, aproximadamente, um terço a quantidade de enzimas necessárias para gerar um galão de etanol, já a partir de 2010. Isso possibilitará, por exemplo, que o custo do galão de etanol de biomassa seja comparável ao daquele que é produzido a partir do amido de milho, da ordem de US$ 2.

28

Ainda que tal valor não seja suficiente para assegurar competitividade ao etanol de milho no mercado brasileiro - pois os custos do etanol extraído da cana pelos métodos tradicionais são cerca de 30% menores, a Novozymes está confiante de que também ocorrerá em breve representativa redução de custos para a obtenção do etanol de segunda geração a partir da cana. Para que isso se torne realidade, a empresa emprega em seus quadros quase 150 cientistas. No Brasil, por sinal, a Novozymes trabalha em parceria com o CTC Centro de Tecnologia Canavieira, em busca da melhor combinação tecnológica. Essa associação tende a gerar, no futuro próximo, uma solução capaz de integrar o etanol de segunda geração à produção das unidades industriais atuantes no Brasil. O segundo palestrante foi Ricardo Madureira, Presidente da Canavialis, empresa de pesquisas genéticas, que foi recentemente adquirida pela multinacional Monsanto. Ricardo discorreu sobre a história da Canavialis, ressaltando as áreas de atuação que deverão gerar vantagens competitivas a seus produtos nos próximos anos. Os principais destaques da apresentação foram variedades de cana resistentes ao estresse hídrico, que serão de grande valia para regiões como a CentroOeste, onde a expansão de novas usinas delimita a nova fronteira sucroalcooleira. A disponibilidade de variedades com maior teor de sacarose será fundamental para o aumento da produtividade nos canaviais, segundo o executivo da Monsanto. Outra aposta da empresa está centrada no desenvolvimento de variedades resistentes a insetos - principalmente a broca da cana, que tem ligação com métodos transgênicos e o emprego do gene "Bt". Outro objetivo da Canavialis é a geração de variedades com maior quantidade de fibras, pois, no futuro, com a viabilização do uso comercialmente competitivo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Ethanol Summit 2009 - OpAA21 by Revista Opiniões - Issuu