Q
Índice
fornecedores do sistema florestal
Opiniões
o avanço da tecnologia
no novo cenário de trabalho
O título é provocativo e nos faz refletir. Avançamos ou simplesmente aceleramos as tecnologias que já estavam sendo desenvolvidas? É fato que o cenário de trabalho mudou e nunca mais será o mesmo. Empresas que tinham dúvidas se o trabalho home office era ou não eficiente já possuem a resposta. Tenho conversado ultimamente com muitos executivos florestais, e a opinião da maioria é a mesma, estamos mais disciplinados, mais eficientes, com menores custos e próximos dos que amamos. Reunir-se de forma virtual já não é tão ruim! O ditado do “novo normal” não é mais novo, já é velho. A velocidade das informações está absurdamente rápida, até o novo aparentemente torna-se obsoleto em um piscar de olhos.
O novo assustou, tirou todos da zona de conforto. A nossa sorte é que o ser humano tem uma capacidade única e incrível de adaptar-se a qualquer realidade. E, agora, não foi diferente. Com relação à tecnologia, dentro do seu conceito mais básico de ser um produto da ciência e/ou da engenharia, ancorado no conjunto de instrumentos, métodos e técnicas focadas em resolver problemas, podemos afirmar certamente que, se não fosse a tecnologia disponibilizada, certamente o nosso cenário de trabalho seria altamente afetado. Imaginem se esse cenário pandêmico ocorresse 20 anos atrás. Como seria? Em nosso mundo atual, para a maioria dos gestores, basta um computador, um celular e acesso à internet.
Ricardo Anselmo Malinovski CEO da Malinovski Florestal
62
Imaginem se esse cenário pandêmico ocorresse 20 anos atrás. Como seria? Em nosso mundo atual, para a maioria dos gestores, basta um computador, um celular e acesso à internet. Esse ambiente virtual fez com que todos ficassem mais acessíveis. Nunca o conhecimento ficou tão democrático, não existem mais barreiras físicas. Até as formalidades diminuíram. Obviamente, o contato virtual é frio. Não é possível perceber se a pessoa está ou não engajada no foco da conversa. O comportamento do SER virtual, de estar realmente presente e focado, precisa ser lapidado.