O que há de moderno hoje na área industrial do sistema sucroenergético - OpAA61

Page 22

cientistas e especialistas

Opiniões

aproveitamento da

biomassa

A capacidade da cana-de-açúcar de produzir e acumular altos níveis de biomassa e de sacarose ao longo de seu desenvolvimento possibilita-lhe ser um destaque como fonte de energia renovável. Atualmente, o Brasil ocupa posição de vanguarda no uso de energias renováveis. De acordo com o relatório síntese do Balanço Energético Nacional (BEN), o País utilizou fontes renováveis para produzir aproximadamente 45% de toda a energia ofertada em 2018, com uma participação significativa da cana-de-açúcar, dentro das renováveis, superior a 38%. Em comparação, considerando todos os países do planeta, as fontes renováveis respondem por cerca de 14% da oferta total de energia. Somente na geração de eletricidade, a cana-de-açúcar participou com 8,2% da energia elétrica fornecida no Brasil em 2018. Fazendo uma breve avaliação da disponibilidade de biomassa na cana, observa-se que, para cada tonelada de colmo colhido em plantas convencionais adultas, se obtém, em média, 125 kg

Espera-se que o RenovaBio, premiando o uso da palha como combustível adicional, juntamente com a introdução de políticas públicas e privadas (leilões específicos, leilões regionais, financiamento e outras) alavanquem o desenvolvimento e o uso sustentável da palha de cana "

Francisco Antonio Barba Linero Consultor da FL Consultoria e Engenharia

de fibra seca (componente do bagaço) e 140 kg de folhas e pontas em base seca (denominadas de palha). Até o final do século XX, aproximadamente 50% de todo esse material era eliminado pela prática da queima da cana antes da colheita, sem qualquer aproveitamento energético, agronômico ou econômico. Com as restrições às queimadas, introduzidas por

22

legislações e acordos ambientais, somadas à crescente mecanização da colheita, a quantidade de biomassa disponível aumentou significativamente, gerando oportunidades econômicas em várias frentes. Atualmente, a colheita mecânica da cana crua (sem queima) leva para dentro das indústrias cerca de 25% da palha disponível, o que corresponde a aproximadamente 6% de impurezas vegetais (IV) na carga de cana. Isso se deve às eficiências dos sistemas de limpeza instalados nas colhedoras. Na indústria, esse material segue para o processo com impactos negativos na capacidade de moagem, na extração de sacarose, na qualidade do caldo e até mesmo na umidade final do bagaço do último terno. Números auferidos por diferentes institutos de pesquisa ao redor do mundo indicam redução da capacidade de moagem entre 2% a 3% e 0,1 ponto percentual de redução na extração para cada 1% de palha como impureza vegetal na carga de cana.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.