RETIRO ANUAL 2024
PASTORAL DOS
ACÓLITOS E CERIMONIÁRIOS
Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Momentos de Piedade
30 de novembro de 2024
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
30 de novembro de 2024
Festa de Santo André, Apóstolo
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Amém
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espirito Santo estejam convosco.
R. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.
Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.
Senhor, tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.
R. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. R. Senhor, tende piedade de nós.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos
damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém
Senhor, Deus de poder, nós vos suplicamos humildemente que, assim como o apóstolo Santo André foi exímio pregador e guia da vossa Igreja, seja também, junto de vós, nosso constante intercessor.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo
aos Romanos
Irmãos:
10,9-18
Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé coma boca que se consegue a salvação. Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? E como pregar,
sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”. Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia. R.
Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. R.
Aclamação ao Evangelho Mt 4,19
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente.
Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
✠ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22
Naquele tempo,
Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: ‘Seguime, e eu farei de vós pescadores de homens.’
Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu,
e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai
Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
Palavra da Salvação.
Oração Universal Irmãos e irmãs: Oremos para que a Igreja viva a sua missão apostólica com a mesma intensidade e fidelidade com que a viveram as primeiras testemunhas de Cristo, dizendo, com alegria:
R. Dai-nos, Senhor, a fé e a caridade dos Apóstolos.
Ou: Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Santificai, Senhor, a vossa Igreja.
1. Pela Igreja edificada sobre os Apóstolos do Cordeiro, para que não ofereça aos homens ouro e prata, mas a fé e a esperança em Jesus Cristo, oremos.
2. Pelo Papa N. e pelos bispos a ele unidos, para que, cheios do Espírito Santo, transmitam ao mundo a palavra de Jesus, oremos.
3. Pelos presbíteros, missionários e catequistas, para que levem aos fiéis e aos pagãos o feliz anúncio do Evangelho, oremos.
4. Pelos responsáveis das nações, para que trabalhem, sem desfalecer, pela justiça e pela paz no mundo inteiro, oremos.
5. Pelos fiéis e catecúmenos perseguidos até à morte, para que o testemunho dos Apóstolos os estimule, e o seu sangue seja semente de cristãos, oremos.
6. Pelos membros da nossa assembleia, para que, partindo o pão com simplicidade, louvem a Deus e O sirvam nos mais pobres, oremos.
Senhor, Deus omnipotente, que confirmastes com o poder do vosso braço o humilde
testemunhodosApóstolos,concedei-nosagraça de sermos arautos do Evangelho, pela força e a sabedoria do Espírito.
Por Cristo Senhor nosso.
SOBRE AS OFERENDAS
Possam agradar-vos, ó Deus todo poderoso, estas oferendas que vos apresentamos na festa de Santo André, a fim de que, sendo aceitas por vós, se tornem para nós fonte de vida.
Por Cristo, nosso Senhor.
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto.
R. O nosso coração está em Deus.
V. Demos graças ao Senhor, nosso Deus. R. É nosso dever e nossa salvação.
Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todopoderoso. Pastor eterno, vós nunca abandonais ovossorebanho,masoguardaisconstantemente pela proteção dos vossos santos Apóstolos, para que ele seja conduzido por aqueles mesmos pastores que colocastes à sua frente como representantes do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e Arcanjos, os Tronos e as Dominações e todos os coros celestes, entoamos o hino da vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:
Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida
e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir para vós um povo que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito. Por isso, ó Pai, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas a fim dequesetornemoCorpoe ✠oSanguedevosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos mandou celebrar estes mistérios.
R. Enviai o vosso Espírito Santo!
Na noite em que ia ser entregue, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI:
ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI:
ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS
PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Mistério da fé!
R. Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
Celebrando agora, ó Pai, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua gloriosa ressurreição e ascensão ao céu, e enquanto esperamos sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício vivo e santo.
R. Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
Olhai com bondade a oblação da vossa Igreja e reconhecei nela o sacrifício que nos reconciliou convosco; concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, repletos do
Espírito Santo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
R. O Espírito nos una num só corpo!
Que o mesmo Espírito faça de nós uma eterna oferenda para alcançarmos a herança com os vossos eleitos: a santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos santos Apóstolos e gloriosos Mártires, (Santo do dia ou padroeiro) e todos os Santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
R. Fazei de nós uma perfeita oferenda!
Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa N. e o nosso Bispo N., com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido. Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
R. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
R. Amém.
Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vossonome;venhaanósovossoreino,sejafeita
a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de casa dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz.
Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda de nosso Salvador, Jesus Cristo. R. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos:
Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz.
Não olhei os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade
Vos que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo. R. Amém.
A paz do Senhor esteja sempre convosco.
R. O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo dai-nos a paz, a paz.
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
R. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
Fortifique-nos, Senhor, a comunhão do vosso sacramento, para que, a exemplo do apóstolo Santo André, carregando a cruz de Cristo, mereçamos viver com ele na glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
V. Graças e louvores se deem a todo o momento
R. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Pai-Nosso, Ave Maria...
Meu Senhor Jesus Cristo, que por amor aos homens ficais dia e noite nesse sacramento, todo cheio de misericórdia e amor, esperando, chamando e acolhendo todos os que vêm visitarVos, eu creio que estais presente no sacramento do altar. Adoro-Vos do abismo do meu nada e dou-Vos graças por todos os Vossos benefícios, especialmente por Vos terdes dado a mim neste sacramento; por me terdes concedido por advogada Maria, Vossa Mãe Santíssima, e, finalmente, por me haverdes chamado para Vos visitar nessa igreja. Saúdo, hoje, Vosso coração amantíssimo. Agradeço por este grande privilégio; e vos ofereço essa adoração em reparação pelas injúrias que tendes recebido neste sacramento, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório e por todo o mundo, que nesse momento passa por grandes tribulações e sofrimentos, de modo especial, pelo nosso Brasil, terra de Santa Cruz. Não nos abandone Senhor!
Segue-se um momento de Adoração espontânea ou de silêncio e cantos.
LADAINHA EM REPARAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos.
Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.
Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Santa Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, oferecida pela salvação dos pecadores, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, adornada no altar para nós e por nós, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, depreciada pelos cristãos tíbios, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, sinal de contradição, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, entregada aos judeus e hereges, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, insultada pelos blasfemadores, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, Pão dos Anjos, dado aos animais, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, atirada no lodo e pisoteada, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, desonrada pelos sacerdotes infiéis, tende piedade de nós.
Sagrada Hóstia, abandonada em tuas Igrejas, tende piedade de nós.
Sede misericordioso, perdoai-nos, Senhor. Sede misericordioso, escutai-nos, Senhor.
Pelo ultrajante desapreço deste maravilhoso Sacramento, te oferecemos nossa reparação. Por tua extrema humilhação em teu admirável Sacramento, te oferecemos nossa reparação. Por todas as comunhões indignas, te oferecemos nossa reparação.
Pelas irreverências dos maus cristãos, te oferecemos nossa reparação.
Pela profanação de teus santuários, te oferecemos nossa reparação.
Pelas comunhões roubadas e levadas a força, te oferecemos nossa reparação.
Pelas contínuas blasfêmias dos homens ímpios, te oferecemos nossa reparação.
Pela impertinência e traição dos hereges, te oferecemos nossa reparação.
Pelas conversas indignas em teus santos templos, te oferecemos nossa reparação.
Pelos profanadores de tuas Igrejas, e os que as tem profanado com seus sacrilégios, te oferecemos nossa reparação.
Para aumentar em todos os cristãos a reverência devida a este adorável mistério, te oferecemos nossa reparação.
Para manifestar o Sacramento de teu amor aos hereges, te oferecemos nossa reparação.
Para que os insultos daqueles que te ultrajam sejam mais dirigidos até nós, te oferecemos nossa reparação.
Para que misericordiosamente receba esta nossa humilde reparação, te oferecemos nossa reparação.
Para conceder que nossa adoração seja aceitável a Vós, te oferecemos nossa reparação.
Hóstia Pura, escutai nossa oração.
Hóstia Santa, escutai nossa oração.
Hóstia Imaculada, escutai nossa oração.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende misericórdia de nós.
V. Olhai, Oh! Senhor, nossa aflição, R. E sejam dadas Glória a teu Santo Nome.
TODOS: Senhor Jesus Cristo, que te dignas permanecer conosco em teu maravilhoso Sacramento até o final do mundo, para dar-vos
a teu Pai, pela memória de tua paixão, Glória eterna, e para dar-Vos a nós, o Pão da vida eterna: Concedei-nos a graça de chorar, com corações cheios dedor, pelas as injúrias que Vós tem recebido neste mistério adorável, e pelos muitos sacrilégios que cometem os ímpios, os hereges e os católicos. Inflamai-nos com desejo ardente de reparar todos estes insultos aos que, em tua infinita misericórdia, tens preferido expor-vos antes que privar-nos de tua Presença em nossos altares. Vós, que com Deus Pai e o Espírito Santo Vives e Reinas, um só Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
Segue-se um momento de Adoração espontânea ou de silêncio e cantos.
Senhor,estamos na Tua presença. De Ti viemos. Tu nos criaste. Ensina-nos a adorar-te com toda a alma e com toda a nossa vida. Queremos viver realizando a missão que nos confiastes, contribuindo assim para a realização do Vosso infinito plano de amor. Tu queres que todos os homens, teus filhos, sejam felizes e tenham a “vida em abundância” seguindo o caminho do Grande Mandamento de Amor.
TODOS: Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor, Jesus Cristo, aqui e em todas as Vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor: Sois admirável, Senhor, Deus bondoso e compassivo. Adoramos a Vós que sois Onipotente. Tudo podes e nenhum poder pode competir convosco. Sois realmente o Todo Poderoso. Diante de Vós se dobra todo joelho, no mundo visível e invisível.
TODOS: Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor, Jesus Cristo, aqui e em todas as Vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor: Adoramos a Vós, ó Deus, que sois Onipotente. Não há nenhum lugar no mundo privado da vossa presença paterna e providencial. Estás nos lugares nobres e santos
e estás também lá, onde não se adora e não se invoca o Teu santo Nome.
TODOS: Nós vos adoramos, Santíssimo
Senhor, Jesus Cristo, aqui e em todas as Vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor: Vós adoramos, Senhor, na Vossa Onisciência. Vós sabeis tudo e nada pode ser escondido diante de Vós. Vós conheceis a todos nós,onossopassado,onossopresentee também o nosso futuro. Conheceis as nossas obras, os desejos e os pensamentos.
TODOS: Nós vos adoramos, Santíssimo
Senhor, Jesus Cristo, aqui e em todas as Vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor: Vos adoramos, Senhor, que sois Bom. Sois a origem e a fonte de toda bondade. Porque sois Bom, nos convidais a viver em contínua comunhão convosco. Nos fizestes à Vossa imagem e semelhança e pela Vossa misericórdia somos Vossos filhos. Enfim, no mistério da Encarnação e da Redenção revelastes a plenitude do Vosso Amor.
TODOS: Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor, Jesus Cristo, aqui e em todas as Vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
BENÇÃO DO SANTÍSSIMO
Tão sublime Sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar. Ao eterno Pai cantemos a Jesus, o redentor. Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém!
V. Do céu lhes destes o pão.
R. Que contém todo o sabor.
Oremos
Senhor, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.
R. Amém.
Segue-se a bênção do santíssimo
ATO DE LOUVOR
- Bendito seja Deus.
- Bendito seja o Seu Santo Nome.
- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
- Bendito seja o Nome de Jesus.
- Bendito seja o Seu Sacratíssimo Coração.
- Bendito seja o Seu Preciosíssimo Sangue.
- Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
- Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
- Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
- Bendita seja a sua santa e Imaculada Conceição.
- Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
- Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe.
- Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
- Bendito seja Deus nos Seus Anjos e nos Seus Santos.
Deus e Senhor nosso, protegei a Vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa; sobre o nosso Bispo, sobre o nosso Pároco, sobretodo o clero, sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a
orar, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório; dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.
Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...
Divino Jesus, nós oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as graças necessárias para bem rezálo para ganhar as indulgências desta santa devoção. Oferecemos também em reparação aos Corações de Jesus e Maria, nas intenções do Imaculado Coração de Maria, nas intenções do Santo Padre, pelo Santo Padre e por toda a Igreja, pela santificação do clero e das famílias, pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas, pela Paz no mundo e pelo Brasil.
Creio em Deus Pai...
1 Pai Nosso; 3 Ave Maria; 1 Glória ao Pai...
Leitor: No dia fixado por Deus, o anjo Gabriel entrou na casa de Maria, na Galiléia, e disse-lhe que o Espírito Santo desceria sobre ela e que seria a Mãe de Deus: "Salve, cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendita és tu entre todas as mulheres". E Maria, humildemente, exclama: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra".
1 Pai Nosso; 10 Ave-Maria; Glória ao Pai Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
Leitor: Tendo sido informada pelo anjo que Isabel, sua prima, iria ter um filho, Maria foi
imediatamente
visitá-la. Logo que se encontraram, Isabel saudou-a com as palavras: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre".
1 Pai Nosso; 10 Ave-Maria; Glória ao Pai. Ó meu Jesus...
Leitor: Não encontrando hospedagem na cidade, Maria e José dirigiram-se a uma gruta perto de Belém. Ali, a Virgem Maria deu à luz o seu Filho, envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura. Logo chegaram os pastores para adorar o Menino.
1 Pai Nosso; 10 Ave-Maria; Glória ao Pai. Ó meu Jesus...
Leitor: Quarenta dias após o nascimento do Deus Menino, a Sagrada Família subiu ao Templo para efetuar a purificação de Maria e consagrar o Menino Jesus a Deus. Enquanto ali estavam, o ancião Simeão reconheceu-O como Salvador e anunciou uma espada de dor para Nossa Senhora.
1 Pai Nosso; 10 Ave-Maria; Glória ao Pai. Ó meu Jesus...
Leitor: Quando Jesus tinha doze anos, Maria e José perderam-no em Jerusalém. Procurado durante três dias, foi encontrado no Templo, sentado entre os doutores da Lei, que estavam admirados com a sabedoria do Menino.
1 Pai Nosso; 10 Ave-Maria; Glória ao Pai. Ó meu Jesus...
TODOS: Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais, dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso
amparo, e para mais vos alegrar vos saudamos com uma Salve-Rainha:
Salve Rainha! Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. O clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.
Pres: Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
TODOS: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, Espírito Santo, que sois Deus, Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das Virgens, Mãe de Jesus Cristo, Mãe da divina graça, Mãe puríssima, Mãe castíssima, Mãe imaculada, Mãe intacta, Mãe amável, Mãe admirável,
Mãe do bom conselho, Mãe do Criador, Mãe do Salvador, Mãe da Igreja, Virgem prudentíssima Virgem venerável, Virgem louvável, Virgem poderosa, Virgem clemente, Virgem fiel, Espelho de justiça, Sede de sabedoria, Causa da nossa alegria, Vaso espiritual, Vaso honorífico, Vaso insigne de devoção, Rosa mística, Torre de David, Torre de marfim, Casa de ouro, Arca da aliança, Porta do céu, Estrela da manhã, Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos, Rainha dos anjos, Rainha dos patriarcas, Rainha dos profetas, Rainha dos apóstolos, Rainha dos mártires, Rainha dos confessores, Rainha das virgens, Rainha de todos os santos, Rainha concebida sem pecado original, Rainha elevada ao céu em corpo e alma, Rainha do sacratíssimo Rosário, Rainha da paz, Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, TODOS: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos.
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Eterna luz dos homens, dos astros Criador, ouvi as nossas preces, de todos Redentor.
Ao ver compadecido do mundo a perdição, em vosso amor viestes trazer-lhe a salvação.
Se sombra do pecado a tudo escurecia, Esposo, vós saístes do seio de Maria. Ao simples ecoar do vosso nome eterno, joelhos vão dobrando o céu, a terra, o inferno.
Um dia voltareis,
Juiz e Rei de tudo. Oh dai-nos hoje a graça, na tentação escudo.
Ao Pai e ao Filho glória, ao Espírito também, louvor, honra e vitória, Agora e sempre. Amém
Ant. 1 Anunciai entre os povos: Eis que vem nosso Deus, Salvador.
Salmo 140(141),1-9
Oração nas dificuldades da vida
Da mão do anjo, subia até Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos (Ap 8,4).
– Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; quando eu grito, escutai minha voz!
– Minha oração suba a vós como incenso, e minhas mãos, como oferta da tarde!
– Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, e vigias às portas dos lábios!
– Meu coração não deixeis inclinar-se às obras más nem às tramas do crime; – que eu não seja aliado dos ímpios nem partilhe de suas delícias!
= Se o justo me bate é um favor; porém jamais os perfumes dos ímpios sejam usados na minha cabeça!
– Continuarei a orar fielmente, enquanto eles se entregam ao mal!
= Seus juízes, que tinham ouvido as suaves palavras que eu disse, do rochedo já foram lançados.
= Como a mó rebentada por terra, os seus ossos estão espalhados e dispersos à boca do abismo.
– A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, em vós me abrigo: poupai minha vida!
– Senhor, guardai-me do laço que armaram e da armadilha dos homens malvados!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Anunciai entre os povos: Eis que vem nosso Deus, Salvador.
Ant. 2 Eis que vem o Senhor com seus santos. e haverá grande luz nesse dia. Aleluia
Salmo 141(142)
Vós sois o meu refúgio, Senhor! Tudo o que este salmo descreve se realizou no Senhor durante a sua Paixão (Santo Hilário).
– Em voz alta ao Senhor eu imploro, em voz alta suplico ao Senhor!
= Eu derramo na sua presença o lamento da minha aflição, diante dele coloco minha dor!
– Quando em mim desfalece a minh’alma, conheceis, ó Senhor, meus caminhos!
– Na estrada por onde eu andava contra mim ocultaram ciladas.
– Se me volto à direita e procuro, não encontro quem cuide de mim, – e não tenho aonde fugir; não importa a ninguém minha vida!
= A vós grito, Senhor, a vós clamo e vos digo: “Sois vós meu abrigo, minha herança na terra dos vivos”. – Escutai meu clamor, minha prece, porque fui por demais humilhado!
– Arrancai-me, Senhor, da prisão, e em louvor bendirei vosso nome!
– Muitos justos virão rodear-me pelo bem que fizestes por mim.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Eis que vem o Senhor com seus santos. e haverá grande luz nesse dia. Aleluia. Ant. 3 O Senhor há de vir com poder. todo homem verá sua glória.
Cântico Fl 2,6-11
Cristo, o Servo de Deus
= Embora fosse de divina condição, Cristo Jesus não se apegou ciosamente a ser igual em natureza a Deus Pai.
= Porém esvaziou-se de sua glória e assumiu a condição de um escravo, fazendo-se aos homens semelhante.
= Reconhecido exteriormente como homem, humilhou-se, obedecendo até à morte, até à morte humilhante numa cruz.
= Por isso Deus o exaltou sobremaneira e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, e elevado muito acima de outro nome.
= Para que perante o nome de Jesus se dobre reverente todo joelho, seja nos céus, seja na terra ou nos abismos.
= E toda língua reconheça, confessando, para a glória de Deus Pai e seu louvor: “Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!”
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Senhor Jesus Cristo se humilhou; por isso Deus o exaltou eternamente.
1Ts 5,23-24
Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois –espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.
V. Que o universo rejubile e dê gritos de alegria: Pois o Senhor há de chegar.
R. Que o universo rejubile e dê gritos de alegria: Pois o Senhor há de chegar.
V. Eu vi um novo céu, eu vi uma nova terra; nunca mais haverá choro nem clamor nem aflição.
R. Pois o Senhor há de chegar.
V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. R. Que o universo rejubile e dê gritos de alegria: Pois o Senhor há de chegar.
Lc 1,46-55
Ant. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações ficarão angustiadas; verão, então, o Filho do Homem, descendo numa nuvem, com poder e grande glória.
A alegria da alma no Senhor
– A minha alma engrandece ao Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador; – porque olhou para humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
– O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome!
– Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem; – manifestou o poder de seu braço, dispersou os soberbos;
– derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes;
– saciou de bens os famintos, despediu os ricos sem nada.
– Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
– como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações ficarão angustiadas; verão, então, o Filho do Homem, descendo numa nuvem, com poder e grande glória.
Invoquemos a Cristo Jesus, felicidade e alegria de todos os que o esperam; e digamos:
R. Vinde, Senhor, e não tardeis!
Esperado das nações, cheios de alegria, aguardamos vossa vinda, vinde, Senhor Jesus. R.
Vós, que existis eternamente, antes da criação do mundo, vinde salvar os que vivem neste mundo R.
Vós, que criastes o universo e tudo o que nele existe, vinde renovar a obra de vossas mãos. R.
Vós, que não recusastes assumir a natureza mortal, vinde libertar-nos do poder da morte. R.
Vós, viestes à terra para nos dar uma vida nova, vinde e dai-nos a vida eterna. R.
(intenções livres)
Vós, que quisestes reunir no vosso reino toda a humanidade, vinde congregar na unidade todos os que esperam a visão da vossa face. R.
Pai Nosso...
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.