SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO
DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
1ª Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Henrique Santos
Paróquia Santa Isabel e São Zacarias Osasco-SP
Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e São Roque Ibiúna-SP
Comentário inicial
Caríssimos irmãos e irmãs, Neste glorioso dia de Nosso Senhor Jesus Cristo, no tempo em que nos preparamos para o Seu Santo Natal, somos convidados a celebrarmos a Solenidade da Imaculada Conceição de Sua Mãe, a Santíssima Virgem Maria. Ela que foi preservada do pecado original, concebida sem mancha, foi exaltada para nos dar o privilégio de termos uma Mãe boa e cheia de graça. Neste dia, nosalegramosem particular graça, pela Primeira Celebração Eucarística celebrada pelo Neossacerdote Pe. Henrique Santos que foi ordenado no dia de ontem pelas mãos do Revmo. Dom João Bosco Barbosa de Sousa, nosso bispo diocesano, com a participação da assembleia de nossa Diocese.
RITOS INICIAIS
CANTO DE ENTRADA
TEU CORPO É UM TEMPLO ESCONDIDO
TEU CORAÇÃO É UM ALTAR
FOSTES ESCOLHIDA PARA AS ALEGRIAS DO ESPÍRITO FOSTES CONSIDERADA DIGNA DE ENTRAR NO SANTUÁRIO ONDE REFULGE TODA A GLÓRIA
DIGNA DE ULTRAPASSAR O VÉU
QUE NOS REVELA O SANTO DOS SANTOS
ENSINA-NOS A ADORAR, Ó DERRAMA EM NÓS TUAS GLÓRIAS
GLÓRIAS DE ADORAÇÃO, GLÓRIAS DE SANTIDADE
RAINHA DOS ANJOS, GERA-NOS UM POVO ADORADOR.
SAUDAÇÃO
CP: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém.
CP: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
CP: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos dignos de nos aproximar da mesa do Senhor
SENHOR, QUE SOIS O CAMINHO QUE CONDUZ AO PAI, TENDE PIEDADE, TENDE PIEDADE DE NÓS.
KYRIE, KYRIE ELEISON, KYRIE ELEISON.
CRISTO, QUE SOIS A VERDADE QUE ILUMINA OS POVOS, TENDE PIEDADE, TENDE PIEDADE DE NÓS.
CHRISTE, CHRISTE ELEISON, CHRISTE ELEISON.
SENHOR, QUE SOIS A VIDA QUE RENOVA O MUNDO, TENDE PIEDADE, TENDE PIEDADE DE NÓS. KYRIE, KYRIE ELEISON, KYRIE ELEISON.
CP: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.
HINO DE LOUVOR
GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA A DEUS
E AOS HOMENS TODA PAZ, SUA PAZ
SENHOR DEUS, REI DOS CÉUS, DEUS PAI ONIPOTENTE
NÓS VOS LOUVAMOS, BENDIZEMOS, ADORAMOS
VOS GLORIFICAMOS, E DAMOS GRAÇAS
POR VOSSA IMENSA GLÓRIA
GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA A DEUS
E AOS HOMENS TODA PAZ, SUA PAZ
SENHOR JESUS CRISTO, FILHO UNIGÊNITO
SENHOR DEUS, CORDEIRO DE DEUS
FILHO DE DEUS PAI
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
TENTE PIEDADE DE NÓS
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
ACOLHEI A NOSSA SÚPLICA
VÓS QUE ESTAIS SENTADO À DIREITA DO PAI
TENDE PIEDADE DE NÓS
GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA A DEUS
E AOS HOMENS TODA PAZ, SUA PAZ
SÓ VÓS SOIS O SANTO, SÓ VÓS O SENHOR
SÓ VÓS O ALTÍSSIMO, CRISTO JESUS
COM O ESPIRITO SANTO NA GLÓRIA DE DEUS PAI, DE DEUS PAI AMÉM.
ORAÇÃO DA COLETA
Ó Deus, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna habitação e a preservastes de toda mancha de pecado em previsão da morte salvadora de Cristo; concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
PRIMEIRA LEITURA
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.
Leitura do Livro do Gênesis
3,9-15.20
O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: "Onde estás?" E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi". Disse-lhe o Senhor Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?" Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi". Disse o Senhor Deus à mulher: "Por que fizeste isso?" E a mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi". Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! Porei inimizade entre ti e a mulher, entreatuadescendênciaeadela.Estateferiráacabeçaetulheferirásocalcanhar". E Adão chamou à sua mulher "Eva", porque ela é a mãe de todos os viventes.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL
R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lheavitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
R.
R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
SEGUNDA LEITURA
Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, paraolouvordasuaglória edagraçacom queelenoscumulounoseuBem-amado. Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Aclamação ao Evangelho Cf. Lc 1,28 R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo!
EVANGELHO
✠ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo
Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!
segundo Lucas 1,26-38
Naquele tempo,
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível" Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se
Palavra da Salvação.
— Glória a vós Senhor.
CREDO
Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, Às palavras seguintes, até Virgem Maria, todos se inclinam. que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sobPôncioPilatos,foi crucificado,mortoesepultado,desceuàmansãodosmortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
ORAÇÃO UNIVERSAL
Irmãs e irmãos caríssimos: Bendigamos a Deus, que nos enviou a grande bênção prometida a nossos pais e, por intercessão da Virgem Imaculada, peçamos (ou: cantemos), com alegria:
R. Interceda por nós a Virgem Imaculada. Ou: Interceda por nós a Virgem cheia de graça.
1. Pela santa Igreja, presente em toda a terra, para que não se deixe enganar pelo Demónio e seja esposa de Cristo, santa e imaculada, oremos, por intercessão de Maria. R.
2. PeloPapaFrancisco.,pelosbisposepresbíteros, paraqueDeus,queos chamou e os escolheu, lhes dê a graça de serem sempre bons pastores, oremos, por intercessão de Maria. R.
3. Pelos fiéis cristãos do mundo inteiro, para que reconheçam na Virgem Imaculada o sinal prometido por Deus aos nossos primeiros pais, oremos, por intercessão de Maria. R.
4. Pelos governantes e autoridades da nossa terra, para que pensem sobretudo nos mais pobres e sirvam o bem comum dos cidadãos, oremos, por intercessão de Maria. R.
5. Pelas mulheres que estão prestes a ser mães, para que saibam acolher e agradecer o dom da vida que Deus entrega em suas mãos, oremos, por intercessão de Maria. R.
6. Pelos que cederam à tentação do inimigo e por todos os que vivem em pecado, para que se arrependem e recebam o perdão, oremos, por intercessão de Maria R. (Outras intenções).
Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que convocastes e reunistes estes vossos filhos para celebrarem os louvores da Virgem Imaculada, fazei que, olhando para Ela, aprendam a imitá-la e a progredir na santidade. Por Cristo Senhor nosso.
LITURGIA EUCARÍSTICA
CANTO DE OFERTÓRIO
CORAÇÕES ABRASADOS TRAZEM HOJE AO ALTAR AS PRIMÍCIAS DO AMOR, OS FRUTOS DO NOSSO LABOR ESTE PÃO QUE OFERTAMOS VIDA ETERNA SE FARÁ E O VINHO QUE TRAZEMOS, VINHO NOVO ENTÃO SERÁ
CORAÇÕES ABRASADOS TRAZEM HOJE AO ALTAR AS PRIMÍCIAS DO AMOR, OS FRUTOS DO NOSSO LABOR ESTE PÃO QUE OFERTAMOS VIDA ETERNA SE FARÁ E O VINHO QUE TRAZEMOS, VINHO NOVO ENTÃO SERÁ
COMO INCENSO OFERTAMOS, SACRIFÍCIO DE LOUVOR
AQUELE QUE MERECE TODO AMOR
NO ALTAR DA CRUZ TEU FILHO
FEZ SAGRADAS VIDA E DOR
TODA A TERRA É RECRIADA EM TEU ESPÍRITO SENHOR
CP: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e o vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.
SOBRE AS OFERENDAS
Senhor, dignai-vos aceitar o sacrifício de salvação que vos oferecemos na Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria; assim como proclamamos que ela, por vossa graça, foi preservada de toda mancha de pecado, sejamos também nós, por sua intercessão, libertos de toda a culpa.
Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
PREFÁCIO
DO MISTÉRIO DE MARIA E DA IGREJA
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto.
R. O nosso coração está em Deus.
V. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
R. É nosso dever e nossa salvação.
Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso.
Afim deprepararparaovossoFilhoMãequefossedignadele,preservastesa Bemaventurada Virgem Maria de toda mancha da culpa original e a enriquecestes com a plenitude davossagraça. Nela nos destes as primíciasda Igreja, Esposa de Cristo, sem ruga e sem mancha, resplandecente de beleza.
De fato, dela, Virgem puríssima, devia nascer o Filho, Cordeiro inocente, que tira os nossos pecados; vós a colocastes acima de todas as criaturas, em favor de vosso povo, como advogada da graça e modelo de santidade.
Por isso, unidos aos coros dos anjos, nós vos louvamos e cantamos alegres a uma só voz:
SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR, DEUS DO UNIVERSO.
O CÉU E A TERRA PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA.
HOSANA NAS ALTURAS!
BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!
HOSANA NAS ALTURAS!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA I
OU CANON ROMANO
CP: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, suplicantes, vos rogamos e pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que aceiteis e abençoeis ✠ estes dons, estas oferendas, este sacrifício puro e santo, que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num sócorpo egovernando-a portodaterra, em comunhão com vosso servoo Papa Francisco, o nosso Bispo João Bosco, e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos.
Todos: Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!
Memento dos vivos:
1C: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas N., e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fé e a dedicação ao vosso serviço. Por eles, nós vos oferecemos e também eles vos oferecem este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vós as suas preces, Deus eterno, vivo e verdadeiro, para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
“Infra actionem”
2C: Em comunhão com toda a Igreja, celebramos o glorioso dia em que o Senhor Jesus venceu a morte e nos tornou participantes de sua vida imortal. Veneramos em primeiro lugar a memória da Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, a gloriosa sempre Virgem Maria a de seu esposo São José, e também a dos Santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André, (Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião) e todos os vossos santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção.
(Por Cristo, nosso Senhor. Amém.)
Todos: Em comunhão com vossos santos vos louvamos!
CP: Aceitai, ó Pai, com bondade, a oblação dos vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação eterna e acolhei-nos entre os vossos eleitos.
CC: Dignai-vos, ó Pai, aceitar, abençoar e santificar estas oferendas, recebei-as como sacrifício espiritual perfeito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de vosso amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!
CC: Na véspera de sua paixão ele tomou o pão em suas santas e veneráveis mãos, elevou os olhos ao céu, a vós, ó Pai todo-poderoso, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu o pão e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, no fim da Ceia, Ele tomou este precioso cálice em suas santas e veneráveis mãos, pronunciou novamente a bênção de ação de graças e o deu a seus discípulos dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS.
FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
CP: Mistério da fé!
Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
CC: Celebrando, pois, a memória da bem-aventurada paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício puro, santo e imaculado, Pão santo da vida eterna e Cálice da perpétua salvação.
Recebei, ó Pai, com olhar benigno, esta oferta, como recebestes os dons do justo Abel, o sacrifício de nosso patriarca Abraão e a oblação pura e santa do sumo sacerdote Melquisedeque.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
CC: Suplicantes, vos pedimos, ó Deus onipotente, que esta nossa oferenda seja levada à vossa presença, no altar do céu, pelas mãos do vosso santo Anjo, para que todos nós, participando deste altar pela comunhão do santíssimo Corpo e Sangue do vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!
Memento dos defuntos:
3C: Lembrai-vos, ó Pai, dos filhos e filhas N. N., que nos precederam com o sinal da fé e dormem o sono da paz. A eles, e a todos os que descansam no Cristo, concedei o repouso, a luz e a paz.
Todos: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!
4C: E a todos nós pecadores, que esperamos na vossa infinita misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estêvão, Matias e Barnabé, (Inácio, Alexandre, Marcelino e Pedro; Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia) e todos os vossos santos.
Por Cristo, nosso Senhor.
Por ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós.
CP e CC: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo,
toda a honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém.
RITO DA COMUNHÃO
CP: O banquete da Eucaristia é sinal de reconciliação e vinculo de união fraterna. Unidos como irmãos e irmãs, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de casa dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas,assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
CP: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz.
Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda de nosso Salvador, Jesus Cristo. Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
CP: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz.
Não olhei os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade
Vos que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém.
CP: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.
CORDEIRO DE DEUS
QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
TENDE PIEDADE
CORDEIRO DE DEUS
QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
TENDE PIEDADE
CORDEIRO DE DEUS
QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
DAI-NOS A PAZ, A PAZ.
CP: Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu; se alguém como deste Pão, viverá eternamente.
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
CANTO DE COMUNHÃO 1
QUANDO TEU PAI REVELOU O SEGREDO A MARIA
QUE, PELA FORÇA DO ESPÍRITO, CONCEBERIA A TI, JESUS, ELA NÃO HESITOU LOGO EM RESPONDER
FAÇA-SE EM MIM, POBRE SERVA, O QUE A DEUS APROUVER
HOJE IMITANDO A MARIA, QUE É IMAGEM DA IGREJA
NOSSA FAMÍLIA OUTRA VEZ TE RECEBE E DESEJA
CHEIA DE FÉ, DE ESPERANÇA E DE AMOR, DIZER SIM A DEUS
EIS AQUI OS TEUS SERVOS, SENHOR
QUE A GRAÇA DE DEUS CRESÇA EM NÓS SEM CESSAR E DE TI, NOSSO PAI, VENHA O ESPÍRITO SANTO DE AMOR
PRA GERAR E FORMAR CRISTO EM NÓS
POR UM DECRETO DO PAI, ELA FOI ESCOLHIDA
PARA GERAR-TE, Ó SENHOR, QUE ÉS ORIGEM DA VIDA
CHEIA DO ESPÍRITO SANTO NO CORPO E NO CORAÇÃO
FOI QUEM MELHOR COOPEROU COM A TUA MISSÃO
NA COMUNHÃO RECEBEMOS O ESPÍRITO SANTO
E VEM CONTIGO, JESUS, O TEU PAI SACROSSANTO
VAMOS AGORA AJUDAR-TE NO PLANO DA SALVAÇÃO
EIS AQUI OS TEUS SERVOS, SENHOR
QUE A GRAÇA DE DEUS CRESÇA EM NÓS SEM CESSAR
E DE TI, NOSSO PAI, VENHA O ESPÍRITO SANTO DE AMOR
PRA GERAR E FORMAR CRISTO EM NÓS
NO CORAÇÃO DE MARIA, NO OLHAR DOCE E TERNO
SEMPRE TIVESTE NA VIDA UM APOIO MATERNO
DESDE BELÉM, NAZARÉ, SÓ VIVEU PARA TE SERVIR
QUANDO MORRIAS NA CRUZ, TUA MÃE ESTAVA ALI
MÃE AMOROSA DA IGREJA, QUER SER NOSSO AUXÍLIO
REPRODUZIR NOS CRISTÃOS AS FEIÇÕES DE TEU FILHO
COMO ELA FEZ EM CANÁ, NOS CONVIDA A TE OBEDECER
EIS AQUI OS TEUS SERVOS, SENHOR
QUE A GRAÇA DE DEUS CRESÇA EM NÓS SEM CESSAR
E DE TI, NOSSO PAI, VENHA O ESPÍRITO SANTO DE AMOR
PRA GERAR E FORMAR CRISTO EM NÓS
CANTO DE COMUNHÃO 1
MAIS UMA VEZ VENHO OFERECER
MEU CORAÇÃO PRA QUE VENHAS HABITAR
SEI MEU SENHOR DIGNO NÃO SOU
DE RECEBER-TE DENTRO DE MIM
OH AMOR MAIOR QUE TODA IMPERFEIÇÃO
QUE SE FAZ VIVO NO PARTIR DO PÃO
MARAVILHADO ESTOU NESTA COMUNHÃO
DOCE HOSPEDE DA ALMA
RESTA-ME TE ADORAR
ADORAR, TEU SANTO CORPO EM MIM
ADORAR, TEU SANTO SANGUE EM MIM
ADORAR, DIVINO ESPOSO
JÁ NÃO SOU MAIS EU QUE VIVO
MAS TU QUE VIVES EM MIM
ADORAR, TEU SANTO CORPO EM MIM
ADORAR, TEU SANTO SANGUE EM MIM
ADORAR, DIVINO ESPOSO
DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, o sacramento que recebemos cure em nós as feridas daquela culpa, da qual preservastes de modo singular a concepção imaculada da Bem-aventurada Virgem Maria. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
RITOS FINAIS
BENÇÃO FINAL
CP: O Deus de bondade que, pelo Filho da Virgem Maria, quis salvar o gênero humano vos enriqueça com sua bênção.
Todos: Amém.
CP: Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
Todos: Amém.
CP: E vós, reunidos hoje para celebrar com fervor sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
Todos: Amém.
CP: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho ✠ e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
Todos: Amém.
CP: A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus.
CANTO FINAL
IMACULADA, MARIA DE DEUS
CORAÇÃO POBRE ACOLHENDO JESUS
IMACULADA, MARIA DO POVO
MÃE DOS AFLITOS QUE ESTÃO JUNTO À CRUZ
UM CORAÇÃO QUE ERA SIM PARA A VIDA
UM CORAÇÃO QUE ERA SIM PARA O IRMÃO
UM CORAÇÃO QUE ERA SIM PARA DEUS
REINO DE DEUS RENOVANDO ESTE CHÃO
IMACULADA, MARIA DE DEUS
CORAÇÃO POBRE ACOLHENDO JESUS
IMACULADA, MARIA DO POVO
MÃE DOS AFLITOS QUE ESTÃO JUNTO À CRUZ
OLHOS ABERTOS PRA SEDE DO POVO
PASSO BEM FIRME QUE O MEDO DESTERRA
MÃOS ESTENDIDAS QUE OS TRONOS RENEGAM
REINO DE DEUS QUE RENOVA ESTA TERRA
IMACULADA, MARIA DE DEUS
CORAÇÃO POBRE ACOLHENDO JESUS
IMACULADA, MARIA DO POVO
MÃE DOS AFLITOS QUE ESTÃO JUNTO À CRUZ.