dez
anoS de tRanSfoRmação: inStituto cReSceR legal muda a realidade de jovens do campo
Iniciativa destaca protagonismo juvenil, incentivo à educação e fortalecimento da identidade rural no Sul do Brasil. Programa voltado à formação de adolescentes celebra década de atuação com resultados reconhecidos por pesquisa externa
O Instituto Crescer Legal comemorou, no último dia 23 de abril, uma década de atuação com foco na formação e no protagonismo de adolescentes do meio rural. A gerente da entidade, Nádia Fengler Solf, destacou os avanços alcançados ao longo desses anos e, principalmente, os resultados de uma pesquisa externa que comprovam a efetividade do programa.
“A gente sempre vivenciou essas transformações no dia a dia, mas agora temos números que provam isso”, afirmou Nádia. O estudo, conduzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
(IDIS), uma instituição independente e idônea, traduziu em dados o impacto positivo percebido nas comunidades atendidas.
Entre os principais resultados apontados pela pesquisa estão o aumento da valorização da profissão de agricultor e do meio rural como um espaço de oportunidades. “Muitos jovens passaram a se enxergar como sucessores rurais. Isso é ainda mais significativo ao observarmos que a maioria dos respondentes da pesquisa são meninas”, ressaltou a gerente.
A pesquisa também revelou que os participantes do programa passaram a valorizar mais a educação, buscando qualificações nas áreas de ciências agrárias, cursos técnicos e até graduações, incluindo licenciaturas. Nádia acredita que essa mu-
dança é reflexo de uma educação profissional que aposta no protagonismo dos adolescentes. “Isso tem despertado o surgimento de futuros educadores com um olhar diferente para o meio rural.”
Para ela, os frutos do trabalho do Instituto são visíveis. “São as nossas sementes germinando pela região sul do Brasil, de maneiras muito especiais, cada uma a seu modo e a seu tempo, mas realmente fazendo a diferença.”
O Instituto Crescer Legal atua com o apoio de uma rede de parceiros, associados e uma equipe técnica dedicada. Segundo Nádia, os resultados obtidos ao longo dos 10 anos são frutos de um esforço coletivo, cujo impacto se estende às famílias e às comunidades envolvidas.
RelatóRio do Sinditabaco pRopõe novo olhar para o futuro
Publicação traz dados sobre produção, exportações, perfil socioeconômico dos produtores e desafios para a regulamentação de novos produtos no Brasil
Responsável por 12,5% das exportações do Rio Grande do Sul e gerando R$ 11,8 bilhões de renda para produtores, o setor do tabaco reafirma sua relevância econômica e social com o lançamento do Relatório Institucional 2025, do SindiTabaco. Com o título Tabaco – Olhar para o Futuro, o documento traz uma radiografia atualizada da cadeia produtiva.
A publicação destaca o protagonismo do Brasil como maior exportador mundial de tabaco há mais de 30 anos, o fortalecimento do Sistema Integrado de Produção e os programas de responsabilidade social, com destaque para as ações do Instituto Crescer Legal, que está completando 10 anos. Com dados sobre o perfil socioeconômico dos produtores – 80% pertencentes às classes A e B –, o relatório também apresenta posicionamentos sobre sustentabilidade, uso de defensivos, reflorestamento e combate ao trabalho infantil.
Outro destaque é o posicionamento do setor sobre a regulamentação dos Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs). Enquanto países desenvolvidos regulamentam o uso, o Brasil mantém a proibição, expondo os consumidores a produtos que colocam a saúde em risco e enriquecendo o crime organizado. Segundo o presidente do SindiTabaco, Valmor
Thesing, o Brasil precisa repensar sua política para evitar perdas econômicas e combater o mercado ilegal. “Regulamentar é proteger o consumidor, gerar empregos, tributos e permitir que os produtores brasileiros participem de um novo mercado global”, afirma. O relatório completo está disponível no site do SindiTabaco e pode ser acessado por interessados em conhecer um setor que, longe dos estigmas, está cada vez mais comprometido com a inovação e a sustentabilidade no campo.
Gelson Pereira/Crescer Legal
Instituto Crescer Legal celebrou 10 anos no último dia 23 de abril
Divulgação/AI
SindiTabaco
Relatório do SindiTabaco traz radiografia atualizada da cadeia produtiva do tabaco
SUSHI DE ERVA-MATE É A DUPLA NOVIDADE e FAZ sUCessO nA 17ª FenACHim
para comercialização ao público
Ludmila e Jairo criaram a nova receita que desperta paladares
O sushi de erva-mate é a dupla novidade de sucesso da 17ª Fenachim. Estreando como opção gastronômica da festa, o prato ainda ganhou versão inédita, criada durante o evento pelo sócio-proprietário da Yoru Sushi, Jairo Júnior de Souza, e pela extensionista da Emater, Ludmila Gallon. A receita uniu a criatividade do jovem empresário com a experiência da profissional que possui mais de 60 receitas a base de erva-mate.
“Eu tinha comentado em fazer algo com erva-mate, mas para encaixar no sushi teria que pensar bem. Então, em uma manhã eu fui fazer o chimarrão na cabana do seu Pedro e lá estava a dona Ludmila que é professora de culinária e trabalha muito com erva-mate nas receitas tradicionais nossas e ela me apresentou uma geleia que vai abacaxi, erva-mate e pimenta. Eu provei e era bem no sabor que eu imaginava, agridoce, e substituí a minha geleia
do ‘djô’ por esta e ficou perfeito. Deu certíssimo a combinação de sabores porque o ‘djô’ é um pouco agridoce e ficou perfeito”, conta Jairo.
O prato está disponível para comercialização ao público no cardápio da Yoru Sushi na festa e também na loja física. O momento de estreia é também para o restaurante na Fenachim que está participando pela primeira vez. “Pensei, vai ser bom para divulgação e onde todos podem ver as novidades porque a cidade é grande e muitas vezes nem todo mundo consegue ver, então é bom para divulgar e ampliar o nosso negócio. Está sendo muito bom”, avalia o empresário com dez anos de experiência na cozinha e, que depois de um ano fazendo sushi para amigos, abriu o restaurante há quatro meses ao lado do sócio Diego Kramer. A novidade está no DNA da empresa que busca sempre trazer algo diferente ao consumidor. Um exemplo é o ‘hot dog sushi’ e o ‘sushi no pote’, mais prático e que pode ser consumido de colher. Os dois fazem parte do cardápio tradicional do restaurante. “Acredito que o nosso diferencial é trazer novidades e acredito em ensinar as pessoas a comer o sushi porque às vezes a gente nota que as pessoas querem comer o sushi, tendo uma cultura e tradição de comer carne assada, carreteiro, galinhada, mas sushi é uma comida que tu aprende a comer. Então eu acrediro que estamos trazendo uma forma de ensinar as pessoas a comer e ver que o sushi é muito bom também”, explica o empresário.
Áries A fase crescente ilumina essa questão e pede mais envolvimento com atividades que despertem criatividade e alegria. Olhe também para a qualidade das suas interações sociais.
CÂnCer
Além disso, algumas relações podem pedir ajustes, especialmente quando há trocas desiguais. Novas oportunidades podem surgir através de amigos e conexões, principalmente no final de semana.
liBrA Avalie a qualidade dos seus laços e perceba quais realmente agregam à sua jornada. Você pode sentir vontade de se expressar mais e compartilhar suas ideias, e isso pode trazer boas oportunidades.
CAPriCÓrniO
Certos assuntos financeiros e emocionais podem emergir, trazendo a necessidade de reorganização. Questões sobre o que é compartilhados pedem mais clareza e estratégia.
AnnA – O PerigO Tem nOme
Ano: 2019
Onde: TC PREMIUM
Quando: 07/05 às 17h55min
Duração: 2h05min
Classificação: 16 anos
Oficialmente, Anna Poliatova (Sasha Luss) é uma modelo famosa e muito requisitada pelas marcas de luxo ao redor do mundo, mas o maior segredo que esconde é que ela é uma das assassinas mais perigosas e bem treinadas da KGB. No entanto, Anna fará de tudo para se sentir liberta da repressão do governo russo. A direção é de Luc Besson, e no elenco estão Sasha Luss, Helen Mirren e Luke Evans.
FILMES
O COnDe De mOnTe CrisTO
Ano: 2020
Onde: TC PREMIUM
Quando: 08/05 às 23h40min
Duração: 3h05min
Classificação: 14 anos
Essa nova versão, irá mostrar uma interpretação épica da história de traição, riqueza misteriosa e vingança meticulosa. O filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney) um jovem marinheiro vive uma injustiça no dia de seu casamento: ele é preso devido a uma enorme conspiração organizada pelos seus supostos amigos. Se passam 14 anos desde esse fatídico dia, Edmond recebe a ajuda de um outro prisioneiro para fugir e dizer a localização exata de um tesouro perdido.
LEITURA
Na primeira metade da vida, pessoas obstinadas e ambiciosas mergulham de cabeça em uma fórmula simples para alcançar o sucesso profissional e pessoal: foco, trabalho incessante, sacrifícios pessoais e grande empenho para chegar ao topo. Dá certo. Até que um dia para de dar.
A segunda metade da vida é regida por regras diferentes. Na meia-idade, para muitos desses obstinados, o sucesso chega com cada vez mais dificuldade, as recompensas se tornam menos satisfatórias e as relações familiares ficam mais escassas. Em resposta, eles dobram a carga de trabalho em uma tentativa de contornar
Editora: Intrínseca; 1ª edição (2 setembro 2024)
Autor: Arthur C. Brooks
Páginas: 256
O ciclo crescente pede revisão sobre seus planos de carreira e a relação entre sua vida familiar e profissional. O desafio é encontrar um equilíbrio que funcione para você.
leÃO
Você pode sentir a necessidade de reafirmar sua identidade e presença, mas lembre-se de que as conexões precisam ser equilibradas. Parcerias, sejam profissionais ou pessoais, pedem ajustes.
esCOrPiÃO
Use a criatividade e lembre-se de se divertir no processo. Parcerias e relações próximas também podem trazer questões relevantes à tona. Avalie sua disponibilidade para o outro.
AQUÁriO
É um bom momento para entender o que você espera das conexões e até onde está disposto a ceder ou modificar certas posturas. Parcerias de trabalho ou acordos importantes podem estar em pauta.
CAinDO nA reAl
Ano: 2024
Onde: TC PREMIUM
Quando: 09/05, às 22h
Duração: 1h40min
Classificação: 10 anos
Caindo na Real se passa em um Brasil futurista, dentro de uma crise econômica e institucional sem precedentes, a vida de Tina (Evelyn Castro) é tão agitada pois vive atrás da chapa de uma lanchonete. Enquanto enfrenta o caos diário da cozinha, não consegue pensar em tempo para namoros, o constante desespero de um romântico Barão (Belo) apaixonado que não desiste de suas serenatas. No entanto, Tina não imagina que seu destino está prestes a mudar de forma inesperada.
o declínio e a fraqueza e negam mudanças cada vez mais evidentes. O resultado costuma ser raiva, medo e decepção justo em um momento da vida em que imaginamos que estaríamos plenamente felizes, realizados e orgulhosos. Em Cada vez mais forte , o especialista em felicidade e autor best-seller Arthur C. Brooks revela um caminho diferente e promissor. Valendo-se das ciências, da filosofia clássica, da teologia e da história, ele compartilha estratégias contraintuitivas para nos desvencilharmos de velhos hábitos e aderir a novas práticas.
As transformações da vida são inevitáveis, mas o sofrimento não. Cada vez mais forte mostra como aceitar os presentes da segunda metade da vida com alegria e propósito.
gÊmeOs
Aproveite para revisar crenças e perspectivas, saindo do piloto automático. Permita-se explorar novas verdades. Quando o final de semana chegar, sua mente tende a se voltar para reflexões internas.
Virgem
Reflexões mais profundas tendem a surgir, virginiano. Por mais que você prefira ter tudo sob controle, há nuances que precisam ser digeridas com calma. Questões da rotina, da saúde e do dia a dia podem pedir ajustes.
sAgiTÁriO
Pode ser um bom momento para buscar mais conhecimento, se aprofundar em estudos ou até mesmo planejar mudanças. Ao mesmo tempo, sua rotina pode passar por algumas transformações.
PeiXes
Preste atenção em como você tem lidado com as demandas diárias e se está conseguindo encaixar momentos de descanso. Sua mente pode estar mais ativa, favorecendo diálogos produtivos.
TOUrO
Fonte: Personare
Fotos: Divulgação
Prato inédito foi criado na festa e está disponível
Sushi estreia na festa com sabor inédito de erva-mate
pavilhão Da agricultura registra bons resultaDos nos primeiros dias da 17ª FenachiM e dia das Mães deVe iMpulsionar Vendas produtos artesanais, clima favorável e dia das Mães devem impulsionar as vendas no pavilhão da agricultura familiar na reta final da Fenachim. Espaço conta com mais de 20 agroindústrias comercializando produtos O Pavilhão da Agricultura Familiar tem sido um dos destaques da 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Com diversidade de produtos e o apelo da produção artesanal e local, o espaço coordenado por Vicente Fin registrou resultados positivos nos primeiros quatro dias de evento (1º a 04 de maio) e projeta ainda melhores vendas para a segunda etapa da programação, que ocorrerá de 07 a 11 de maio.
De acordo com Vicente, os dias de maior movimento até o momento foram o feriado de 1º de maio (quarta-feira) e o domingo, 04, quando o público circulou em maior número e concentrou as compras em alimentos típicos da agroindústria familiar. “Observamos um perfil diferente de consumo conforme o dia. No feriado, por exemplo, o público era mais local e focou em alimentos prontos e frescos, como fritos, sucos naturais, doces de leite e salames. Esses produtos saíram muito”, relata. Na sexta-feira, 02, o movimento foi mais tímido, o que Vicente atribui à rotina de trabalho da população, tanto local quanto de visitantes de outras regiões. “Foi um dia mais calmo. Mas no sábado a movimentação voltou a crescer, e no domingo o foco já começou a se voltar para as flores e panificados, antecipando a busca por presentes para o Dia das Mães”, destaca. Além de flores e panificados, produtos como conservas, melado, queijos, cachaças e doces caseiros também tiveram boa saída, mesmo com variações conforme o dia da semana. A diversidade de produtos

das Mães
oferecidos por pequenas agroindústrias locais tem sido um atrativo importante para o público da feira, que busca produtos de qualidade e com identidade regional. Com a previsão de queda nas temperaturas para os próximos dias, a expectativa é de um aumento nas vendas de alimentos quentes e destilados. “Quando o frio começa a chegar, produtos como cachaça, licores e comidas fritas passam a ter mais saída. Acreditamos que isso impulsionará ainda mais as vendas nesta segunda etapa da feira”, explica Vicente. A projeção do coordenador é otimista. Segundo ele, a edição de 2022 da Fenachim teve um faturamento de aproximadamente R$ 620 mil no pavilhão da agricultura familiar, e a meta este ano é superar esse valor, impulsionada tanto pela ampliação no número de expositores quanto pela boa aceitação do público. “Temos mais boxes e uma organização ainda
mais afinada. Se mantivermos esse ritmo, certamente vamos ultrapassar os números da edição anterior”, afirma.
Vicente também reforça o convite ao público para visitar o pavilhão nos dias que antecedem o Dia das Mães. “Aqui é um ótimo lugar para encontrar presentes com significado. Como eu costumo dizer, é o produto da vovozinha, feito com carinho, com história e com qualidade. As pessoas podem montar cestas, escolher flores, doces, panificados, tudo vindo direto da agricultura familiar”, conclui.
A 17ª Fenachim retoma as programação nesta quarta-feira, 07 de maio, e segue até o dia 11 com uma programação variada que inclui shows, atrações culturais, gastronomia e exposição comercial. O pavilhão da agricultura familiar está aberto ao público durante todo o evento e segue sendo um dos espaços mais visitados da feira.
coreDe realiza assembleia neste Dia 07 na Fenachim
em que as instituições poderão se apresentar para compor a governança do Corede e contribuir com o desenvolvimento regional.
Fórum “turismo nos vales” celebra o Dia nacional Do turisMo na FenachiM coM proGraMação especial
evento reúne especialistas e lideranças para debater experiências, identidade cultural e o futuro do turismo na região dos Vales
programação ocorre no auditório do parque do chimarrão no dia 08, a partir das 9h

No dia 08 de maio, o Auditório do Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, será palco de um evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Turismo, promovendo reflexões, conexões e estratégias para fortalecer o setor na região dos vales. O fórum contará com uma programação diversificada, reunindo representantes do poder público, entidades do turismo, empresários e o público em geral interessado na valorização da cultura e das potencialidades locais. A manhã terá início às 9h, com a recepção dos participantes e a abertura oficial, marcada pela assinatura do Termo de Cooperação entre a Amturvales (Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales) e a Aturvarp (Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo). Em seguida, o Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, abordará o tema central “As Raízes do Rio Grande do Sul”. Destaque também para o bate-papo com Rosane Feltrin, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do RS; Rita Vasconcelos, vice-presidente da ABAV-RS; e Pricila Gurgel,
analista técnica do SESC-RS. Encerrando a manhã, será apresentada a Turisvales 2026, com a presença de Rafael Fontana, Djalmar Marquardt e Marcos Hüttmann. À tarde, a programação segue com palestras e cases inspiradores.
O consultor do SEBRAE Mauricio Schaidhauer traz o tema “Além do Óbvio: Desvendando Novas Ideias para Experiências Turísticas Inesquecíveis”. Logo após, Claudia Mara, diretora estadual de Turismo, explora o conceito de transformar identidade em produto turístico.
O evento contará ainda com cases regionais, como a Nozes Pitol, de Anta Gorda, representando o Vale do Taquari, e a charmosa Pousada Romântica Sítio Buraco Fundo, de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo, apresentada pela empreendedora Paula Kist. O encerramento está previsto para as 16h30min.
A atividade é aberta ao público e promete ser uma oportunidade única para celebrar a cultura gaúcha, fomentar o turismo regional e construir novas conexões entre os agentes do setor.
Os membros natos precisam ser indicados pelos setores específicos, são eles: membros da Diretoria Executiva; Senadores, Deputados Federais e Estaduais com domicílio eleitoral na região; prefeitos dos municípios da área do conselho; presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios que compõem o conselho; presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes); ex-presidentes do Corede/VRP e representantes de cada
Universidade e Instituição de Ensino Superior com sede ou campus com atividade presencial na região.
Todos os acima relacionados são membros natos, não havendo a necessidade de serem eleitos, no entanto, as respectivas entidades deverão ser representadas por seus membros, no dia da assembleia, com a indicação feita também por ofício. De acordo com o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, todas as entidades (ver box abaixo) poderão se fazer representar e terem direito a terem representantes eleitos de acordo com a quantidade de vagas que existem para cada
Encontro define novos membros do conselho regional a partir das 9h30min no Parque do Chimarrão. Estatuto prevê a renovação dos membros a cada dois anos A assembleia geral regional, órgão máximo de deliberação do Corede/VRP, terá a renovação dos seus membros em reunião a ser realizada na tarde do dia 07 de maio, às 9h30min no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, dentro da programação da Fenachim. De acordo com o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, a disposição estatutária prevê essa renovação a cada dois anos, sendo incluída tanto por membros das nações, como também por membros eleitos e/ou indicados para os segmentos da sociedade civil organizada, sendo essa uma oportunidade
assembleia do corede integra a programação oficial da 17ª Fenachim
segmento. As representações nominadas devem vir acompanhadas de representação suplente, sendo o mandato, tanto membros dos indicados, quando eleitos, com duração de dois anos, permitidas reeleições.
Também serão tratados assuntos como participação da equipe da Convenção do DARP/SPGG para apresentar uma posição dos projetos da Consulta Popular ainda não pagos e assuntos gerais.
Guilherme SIebeneichler
Venda de flores no pavilhão deve aumentar com a proximidade do dia
Guilherme SIebeneichler
Guilherme
Olá JOrnal realiza a segunda ediçãO do oLá InspIrA durAntE A 17ª FEnAChIm
Evento destaca histórias inspiradoras e na edição desta quarta-feira, 07, marca os 10 anos do Instituto Crescer Legal. A instituição garante apoio aos jovens para a construção de carreiras e o desenvolvimento das propriedades rurais
O Olá Jornal promove nesta quarta-feira, 07 de maio, a segunda edição do projeto “Olá Inspira – Histórias de Valor”, dentro da programação da 17ª Fenachim, em Venâncio Aires. A palestra “Força Jovem – O campo em desenvolvimento. Crescer Legal: 10 anos criando novas oportunidades” inicia às 16h e dará destaque à trajetória do Instituto Crescer Legal, que celebra uma década de atuação promovendo oportunidades para jovens do meio rural. Também serão apresentados os resultados alcançados pelo instituto, reconhecido por sua contribuição à inovação social e
ao empoderamento de comunidades agrícolas.
O evento contará com o depoimento de Allan Aretz, egresso do Programa de Aprendizagem Profissional Rural 2017, que compartilhará sua evolução profissional e o desenvolvimento da propriedade rural da família, e de Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto. Criado em 2015, o Instituto Crescer Legal tem como missão oferecer alternativas educacionais e profissionais para adolescentes do campo, incentivando a permanência no meio rural e o fortalecimento de carreiras ligadas à cadeia produtiva do tabaco.
O Olá Inspira conta com o patrocínio da Fenachim, Prefeitura de Venâncio Aires, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Alliance One, Afubra – 70 anos, Unisc, Grupo Refrimate, Tabacos Marasca, FBNet, Philip Morris e DJF Produções.
prImEIrA
EdIÇÃo
A primeira edição do Olá Inspira ocorreu na última sexta-feira, 02 e teve como destaque a história das irmãs Márcia Andréa Siebeneichler Dreissig, Laura Sabina Siebeneichler Rathz e Cristiane Ênia Siebeneichler, responsáveis pela criação do projeto Aromas do Monte, em Linha Brasil, Santa
Cruz do Sul. O empreendimento transformou a propriedade rural da família em um espaço voltado à gastronomia, ao turismo e à diversificação econômica, com foco no cultivo de lavandas.
Durante o evento, as irmãs relataram os desafios enfrentados no cultivo, as oportunidades no turismo rural e a importância de fomentar empreendimentos no campo. Ao final, o público foi convidado a saborear um café colonial preparado por elas, uma das atrações oferecidas na propriedade.
Willian
Oliveira Espaço do olá Jornal recebe na edição deste ano da Fenachim o olá Inspira, palestras sobre pessoas e entidades que fazem acontecer
primeira edição do olá Inspira foi realizada na última sexta-feira, 02, com as irmãs que criaram o recanto Aromas do monte
Willian
Oliveira