Confira a edição impressa desta quarta-feira, 02 de julho de 2025
VENÂNCIO AIRES
Quarta-feira
02 de julho de 2025
Edição 673, ano 09
Distribuição Gratuita
OLÁ Venâncio @olajornal
Quarta:
IndústrIa fumageIra local é responsável por 93% das vagas crIadas até maIo
PÁGINA 2
O ar polar segue atuando sobre o estado e confere mais um dia gelado na região, com formação de geada. Nas primeiras horas pode ocorrer a formação de nevoeiro isolado. Ao longo do dia, o sol aparece acompanhado de poucas nuvens, mas as temperaturas não sobem muito e proporcionam uma tarde amena. Já, em direção à noite, o frio volta a se intensificar.
Mín: 01º máx: 12º
Quinta: O dia começa com temperaturas baixas e com geada, principalmente na parte mais alta da região, e, pode ocorrer nevoeiro ou neblina em pontos isolados ao amanhecer. Porém, assim que o sol aparece, a sensação de frio diminui e garante uma tarde um pouco mais agradável. À noite será fria. Mín: 04º Máx: 17º
Fonte: NIH/UNIVATES
valorizada RENDA
A edição mais recente da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) confirma que a escolaridade segue sendo um fator decisivo na renda dos trabalhadores formais em Venâncio Aires. O maior destaque é para aqueles com ensino superior completo, cuja remuneração média em 2024 foi de R$ 7.212,24, mais que o triplo da recebida por trabalhadores com ensino médio incompleto. Apesar de variações anuais nos rendimentos, a qualificação permanece como o principal diferencial salarial. Essa realidade local acompanha a tendência observada no cenário estadual, onde rendas mais altas também estão associadas a níveis mais elevados de escolaridade. PÁGINA 3
maIs de 15 mIl metros cúbIcos de sedImentos já foram retIrados do castelhano e sangas
PÁGINA 3
venâncIo recebe maIs de r$ 32 mIlhões em repasses de Icms no 1º semestre
PÁGINA 3
unIsc amplIa presença regIonal com foco em soluções e servIços
PÁGINA 5
debate sobre redução de danos pode ganhar força na cop do tabaco
PÁGINA 7
Imagem gerada por IA
indústria fumageira é resPonsável Por 93% dos novos eMpreGOs eM VenânciO aires enTre janeirO e MaiO
impulsionada pela safra e pelo setor industrial, o município contabiliza mais de 4 mil novas vagas formais no início de 2025, com protagonismo da indústria fumageira. Venâncio aires encerrou maio com a criação de 62 novos postos de trabalho Venâncio Aires registrou um saldo positivo de 4.389 empregos com carteira assinada entre janeiro e maio de 2025, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira, 30 de junho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O principal motor dessa geração de vagas foi a indústria local, que sozinha respondeu por 4.091 no-
vos postos de trabalho. As indústrias de processamento de tabaco equivalem a quase 93% do total de empregos criados no município no período. Sozinhas geraram 4.053 novos postos. O setor tradicional que continua sendo o principal vetor da economia venâncio-airense. O pico de processamento da safra de tabaco no início do ano impulsiona significativamente as contratações
no setor.
Outros segmentos também apresentaram desempenho positivo, ainda que em menor escala: os serviços registraram saldo de 153 vagas, o comércio criou 122 postos, a construção civil teve 15 novas admissões líquidas e a agropecuária, 8.
O bom desempenho local acompanha a tendência de crescimento do mercado formal em todo o Rio
Se SS ão o RDINÁRIA D e S egu NDA-fe IRA, 30 D e ju N ho D e 2025 IN fo R m At I vo
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o ofÍCIo Do eXeCutIvo N° 0191/2025 que encaminha o Projeto de Lei 0108/2025 para votação em regime de urgência.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRojeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0108/2025 o autoriza a prorrogação de Contratação Temporária por Excepcional Interesse Público.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRojeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0098/2025 que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Permissão de Uso de Bem Imóvel de propriedade do Município com a ASSOCIAÇÃO DO GRUPO FOLCLÓRICO ALEMÃO INFANTO-JUVENIL GRÜNER JÄGER VOLKSTANZGRUPPE, nos termos do que especifica.
APRovADo PoR uNANImIDADe o PRojeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0099/2025 que altera o cargo de provimento efetivo de Topógrafo, constante do Quadro de Cargos e Funções Públicas a que se refere a Lei nº 1.618, de 30 de dezembro de 1992, que “Dispõe sobre os Quadros de Cargos e Funções do Município, estabelece o Plano de Carreira dos Servidores e dá outras providências”, com redação dada pela Lei nº 7.069, de 1º de novembro de 2022.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRojeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0100/2025 que dispõe sobre o Conselho Municipal de Esporte - CMES de Venâncio Aires.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRojeto De LeI eXeCutIvo N° 0101/2025 que Dispõe sobre o Conselho Municipal de Cultura- CMC de Venâncio Aires. PeDIDo De vIStAS PoR SoLICItAÇão Do veReADoR jefeRSoN SChWINgLeR/PP Ao PRojeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0102/2025 que dispõe sobre o pagamento de Jeton aos membros da Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRojeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0103/2025 que Autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Permissão de Uso de Bem Imóvel de propriedade do Município com a ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO LOTEAMENTO PRIMAVERA, nos termos do que especifica.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRojeto De LeI Do LegISLAtIvo N° 0029/2025 De AutoRIA Do veReADoR DuDu Luft/PDt que acrescenta o art. 12-A à Lei Municipal nº 6.843, de 10 de agosto de 2021 que “REFORMULA O PROGRAMA DE PAVIMENTAÇÃO COMUNITÁRIA DE VENÂNCIO AIRES.”
PeDIDo De vIStAS PoR SoLICItAÇão Do veReADoR DIego WoLSChICK/PP Ao PRojeto De ReSoLuÇão N° 0023/2025 De AutoRIA DA meSA DIRetoRA que dispões sobre a participação da Câmara Municipal de Venâncio Aires em Projetos ou Programas desenvolvidos por organizações sociais, organizações não governamentais, poder público, empresas e organizações da sociedade civil, quando o objetivo for promover a cidadania, o desenvolvimento social, a formação política, a valorização da pessoa idosa, o enfrentamento da violência contra a mulher, a inclusão de pessoas com deficiência, a equidade racial e de gênero, a proteção de crianças e adolescentes, a cultura de preservação e proteção ambiental e o combate a toda e qualquer forma de violência humana ou animal.
APRovADA A moÇão N° 0046/2025 De AutoRIA DA veReADoRA SANDRA SILBeRSChLAg/PP. A Moção de Aplauso é direcionada à Sociedade Négo Foot-Ball Club São Sebastião Mártir pelos seus 90 anos de história.
APRovADA A moÇão N° 0078/2025 De AutoRIA De jefeRSoN SChWINgeL/PP. A Moção de Apelo é direcionada ao Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e ao Excelentíssimo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para que o Governo Federal viabilize com urgência a implementação de um programa nacional de securitização das dívidas dos produtores rurais afetados por eventos climáticos extremos, em especial os do Estado do Rio Grande do Sul.
APRovADA A moÇão N° 0079/2025 De AutoRIA De ALBeRto SAuSeN/PoDe A Moção de Aplauso reconhece o excelente e incansável trabalho realizado na nossa ERS- 422, pela Equipe da Haas Madeiras, empresa do interior do nosso Município. Que contribui significativamente para a melhoria, limpeza e roçadas, tornando-a mais visível e segura para a trafegabilidade de todos que utilizam a ERS- 422.
APRovADA A moÇão N° 0080/2025 De AutoRIA De geRSoN RuPPeNthAL/PDt A Moção de Apelo é direcionada ao Detran RS, para que faça ampla divulgação das sanções decorrentes da falta de renovação do exame toxicológico dentro do prazo legal.
indústrias do tabaco concentram mais de 4 mil vagas geradas entre janeiro e maio
Grande do Sul, que contabilizou 764.831 admissões e 690.970 desligamentos, gerando um saldo de 73.861 novos postos de trabalho no acumulado do ano até maio. O resultado representa um aumento de 55,9% em relação ao mesmo período de 2024 e coloca o estado como o quarto maior gerador de empregos do país, atrás apenas de São Paulo (309.758), Minas Gerais (124.272) e Paraná (84.882). No recorte por setores, a indústria lidera a geração de empregos no estado com 35.352 vagas, seguida pelos serviços, com 28.338. Também
apresentaram desempenho positivo a agropecuária, com 4.395 postos criados, o comércio, com 3.940, e a construção, com 3.500. Venâncio Aires também se destacou no ranking estadual de municípios com maior saldo de empregos, ocupando a terceira posição. Os maiores saldos foram registrados por Porto Alegre, com 13.359 vagas, seguido de Santa Cruz do Sul, com 6.872, e Venâncio Aires, com 4.389. Na sequência aparecem Caxias do Sul (3.929), Canoas (2.895), São Leopoldo (1.763), Passo Fundo (1.723), Erechim (1.559), Vacaria (1.515) e Novo Hamburgo (1.405).
Projeto “Colhendo histórias” Chega à sua 4ª edição desTacandO a hisTória de Linha MarechaL FLOrianO
iniciativa da rádio Venâncio aires resgata memórias e valoriza a cultura das comunidades do interior, conectando passado e presente por meio de relatos emocionantes
A Rádio Venâncio Aires dá início, na segunda-feira, 07, à quarta edição do projeto “Colhendo Histórias, Sintonizando Gerações”, que tem como objetivo resgatar e preservar a memória das comunidades do interior do município. Consolidado como uma das principais iniciativas de valorização histórica da região, o projeto mergulha, neste ano, nas origens da colonização de Linha Marechal Floriano por meio de depoimentos, imagens, encenações e relatos emocionantes. Histórias como a abertura de caminhos a facão e as jornadas exaustivas dos imigrantes em busca de novas oportunidades dão vida à narrativa da construção de uma comunidade forte e acolhedora.
Dois episódios diários serão transmitidos durante a programação da emissora: um ao final do programa Venâncio Entrevista, entre 8h e 9h, e outro às 17h, dentro do Cidade Viva. Os capítulos apresenta-
rão fatos marcantes da formação da localidade, destacando o papel das famílias imigrantes e suas contribuições para o desenvolvimento da região.
Além da veiculação no rádio, o conteúdo também estará disponível nas redes sociais da Rádio Venâncio Aires, em formato de vídeos e, posteriormente, em um e-book gratuito. Os episódios também poderão ser acessados na plataforma Spotify, ampliando o alcance e a participação da comunidade. Com o lema “Sintonizando Gerações”, o projeto busca conectar passado e presente, fortalecendo os laços entre os moradores e suas raízes, e garantindo que a história de cada localidade continue sendo contada e valorizada pelas novas gerações. A Rádio Venâncio Aires convida toda a comunidade a acompanhar essa jornada de descobertas e memórias da nossa gente.
Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.
Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler
Publicações Legais estão disponíveis em versão digital no site: olajornal.com.br/publicacao-legal
Divulgação/Rádio Venâncio Aires
projeto vai contar a história da colonização de Linha Marechal Floriano em programas de rádio, vídeos e um e-book
Divulgação/AI SindiTabaco
QualifiCação eleVa salário: ensino superior garanTe
MAIS quE O DObrO DA rENDA EM VENâNCIO AIrES
Dados atualizados da rAIS de Venâncio Aires mostram que trabalhadores com diploma universitário recebem, em média, R$ 7,2 mil, enquanto ensino médio completo rende menos da metade
Um recorte recente da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2024) revela que o grau de escolaridade continua sendo um fator determinante na renda média dos trabalhadores formais em Venâncio Aires. Os dados mostram que quem possui ensino superior completo tem, em média, uma remuneração mais de três vezes maior do que trabalhadores com ensino médio incompleto.
O levantamento também mostra variações nos rendimentos em relação ao ano anterior, apontando que, apesar de oscilações, a escolarização superior permanece como o maior diferencial de renda. Em 2024, os trabalhadores com ensino superior completo no município receberam, em média, R$ 7.212,24, uma leve queda de 1,95% em relação a 2023, quando o valor médio era de R$ 7.355,96. Ainda assim, trata-se do maior valor entre todos os níveis de escolaridade analisados. Em segundo lugar, aparecem os trabalhadores com ensino superior incompleto, cuja média salarial
em 2024 foi de R$ 3.599,16, representando um crescimento de 1,94% em comparação aos R$ 3.530,64 registrados no ano anterior. O grupo com ensino médio completo, que representa o maior contingente de trabalhadores formais da cidade (7.843 pessoas), teve uma renda média de R$ 3.096,80 em 2024. O valor marca um crescimento de 1,26% em relação a 2023, quando a média era de R$ 3.058,14. Já os trabalhadores com ensino médio incompleto registraram uma leve queda de 0,20%, passando de R$ 2.335,89 para R$ 2.331,23. Entre aqueles com ensino fundamental completo, a renda média aumentou de R$ 2.969,92 em 2023 para R$ 3.038,14 em 2024, uma elevação de 2,29%. O mesmo ocorreu com os trabalhadores com ensino fundamental incompleto, que tiveram uma remuneração média de R$ 2.681,20 neste ano, contra R$ 2.628,49 no ano anterior — variação positiva de 2,00%.
O grupo de trabalhadores analfa-
betos, embora bastante pequeno (20 vínculos), teve uma redução de 2,12% na remuneração, caindo de R$ 2.521,05 para R$ 2.467,57 entre 2023 e 2024.
No panorama estadual, os dados da RAIS 2024 reforçam a tendência local. No Rio Grande do Sul, a renda média dos trabalhadores com ensino superior completo alcançou R$ 7.779,09, valor superior à média registrada em Venâncio Aires. Para os com ensino médio completo, a média estadual foi de R$ 3.145,17, muito próxima à do município. O ensino superior incompleto no estado alcançou R$ 4.286,65, novamente acima da média municipal.
ASCENSÃO PrOFISSIONAl
As informações reforçam a relevância da qualificação escolar como ferramenta para ascensão profissional e melhoria de renda. “Que bom que essas pesquisas vêm aparecendo cada vez mais, porque nos últimos anos a gente
tem visto no Brasil uma desqualificação em relação ao ensino de uma forma geral, mesmo na educação básica e no ensino médio. Muitos alunos desistem, querem ir trabalhar. Vão trabalhar a vida inteira, não há dúvida. Mas o ganho é muito maior, como a pesquisa aponta, quando se tem o ensino superior”, destaca o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professor Rafael Henn. Ele reforça que o aprendizado deve
ser contínuo: “Hoje não se fala mais em educação básica, ensino médio, ensino superior. A gente tem que estudar a vida inteira. Mesmo profissionais formado, temos que nos requalificar. Existe uma expressão chamada lifelong learning, que é estudar a vida inteira. E o ensino superior é uma das etapas deste estudo que qualquer profissional, ou profissional que quer ser mais reconhecido e mais bem remunerado, precisa passar,” conclui.
VenânCio aires reCebe mais de r$ 32 milhões em rEPASSES DE ICMS NO PrIMEIrO SEMESTrE
DE DESASSOrEAMENTO
VenânCio aires já TeVe mais de 15 mil meTros CúbiCos de SEDIMENTOS rETIrADOS EM AÇÃO
Desassoreamento no município reforça prevenção contra novas tragédias climáticas. Medidas emergenciais ganham força em áreas atingidas pelas cheias de 2023 e 2024
As ações do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) já resultaram na retirada de 15.488,45 metros cúbicos de sedimentos em Venâncio Aires. O município integra o grupo de cidades beneficiadas pelo Eixo 1 do programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), que visa aumentar a segurança das comunidades frente aos impactos das chuvas. Em Venâncio Aires, os trabalhos
Divulgação/AI
estão concentrados no arroio Castelhano e em sangas que deságuam nesse curso d’água, como a sanga do Cambará. A remoção dos sedimentos é fundamental para melhorar a vazão e reduzir o risco de alagamentos, especialmente em áreas urbanas. O esforço integra um conjunto maior de intervenções em andamento no Estado. Ao todo, o programa Desassorear RS já removeu mais de 1,2 milhão de metros cúbicos de sedimentos. Somente nas regiões mais afetadas pelas enchentes de 2023 e 2024 — Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo — já foram retirados 545.330,72 me-
tros cúbicos de material. Treze projetos já foram concluídos em cidades como Anta Gorda, Arroio do Meio, Muçum e Teutônia, com a retirada de 287.934,18 metros cúbicos de sedimentos. Outros 21 projetos seguem em andamento em municípios como Santa Cruz do Sul, Encantado, Estrela e Venâncio Aires, totalizando até agora 257.396,54 metros cúbicos removidos.
As ações do Desassorear RS têm se mostrado estratégicas para mitigar os efeitos das chuvas intensas, contribuindo diretamente para a prevenção de desastres e a segurança hídrica no Estado.
Valor transferido ao município supera em 0,76% a estimativa inicial e representa crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período de 2024
A Prefeitura de Venâncio Aires recebeu, no primeiro semestre de 2025, um total de R$ 32.105.140,32 em repasses de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os dados são acompanhados pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e referem-se aos valores repassados semanalmente pelo governo estadual ao município entre os meses de janeiro e junho.
Ao longo dos seis primeiros meses do ano, o valor estimado de repasses era de R$ 31.861.645,56, o que significa que o montante efetivamente transferido ao município foi 0,76% superior ao previsto, representando um acréscimo de R$ 243.494,76 aos cofres públicos.
A arrecadação também apresentou um expressivo crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando Venâncio Aires recebeu R$ 25.218.577,40 em repasses de ICMS. A diferença de R$ 6.886.562,92 representa um aumento de 27,3% entre os primeiros semestres de 2024 e 2025.
O mês com maior volume de repasses em 2025 foi maio, quando Venâncio Aires recebeu R$ 6.241.657,88. Em seguida aparece abril, com R$ 6.119.251,23. Já o mês com menor arrecadação foi janeiro, com R$ 4.772.620,45 — ainda assim acima da estimativa inicial para o período. Em todos os meses, com exceção de fevereiro, março e junho, os valores efetivamente repassados superaram os valores previstos, contribuindo para o resultado geral positivo no semestre. Os recursos provenientes do ICMS são fundamentais para a manutenção das finanças municipais, sendo aplicados em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e pagamento da folha de servidores.
Programa Desassorear em Venâncio contempla limpeza do Arroio Castelhano e sangas
Divulgação/Pixabay/AO
No último ano, segundo a rAIS, eram mais de 1,8 mil trabalhadores com ensino superior completo em Venâncio Aires
Guilherme Siebeneichler/Arquivo
Olá
Valor do semestre ficou acima do estimado inicialmente, que era de R$ 31,8 milhões
Unisc está com inscrições abertas para O VestiBUlar COMpleMeNtar
No campus de Venâncio Aires estão disponíveis vagas para o curso de Direito. Provas são aplicadas de forma online e seguem até o dia 25 de agosto
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para o Vestibular Complementar 2025, com destaque para a oferta do curso de Direito no campus de Venâncio Aires. Os interessados podem optar por ingressar nas modalidades presencial ou a distância (EaD). As inscrições estão disponíveis entre os dias 16 de junho e 17 de agosto para EaD, e até o dia 25 de agosto para o presencial. A prova de seleção é online, composta por uma redação, e pode ser realizada de forma simples e prática, de onde e quando o candidato quiser, após cadastro no site.
A Unisc oferece uma experiência completa de graduação, com diversas oportunidades de bolsas e financiamentos, como o Prouni, programas próprios da instituição e até mecanismos de financiamento
da própria universidade.
O pró-reitor Administrativo da Unisc, Heron Begnis, reforça o compromisso da universidade em tornar o ensino superior acessível. “Algumas vezes o aluno vem com a mãe, com o pai, com os parentes, faz a prova e acaba não conseguindo se inscrever, porque acha que não tem condições. Muito pelo contrário. Temos uma área financeira que estuda cada situação e vê qual programa o aluno pode se enquadrar. [...] É importante que a mensagem chegue a todos os candidatos: não desistam antes de conversar conosco.”
As inscrições e mais informações estão disponíveis no site vestibular.unisc.br. Em caso de dúvidas, os candidatos também podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 3717-7425.
estreia nesta qUarta-feira o CUrta “QUilOMBO De Heróis”
Produção estará disponível no canal Afro Cena no Youtube. Filme conta com roteiro de Jaque Santos, direção de Sérgio Rosa e fotografia de Filipi Back
Curta-metragem estará disponível no canal Afro Cena a partir desta quarta
Estreia nesta quarta-feira, 02, no Canal Afro Cena, o curta-metragem Quilombo de Heróis, uma produção que celebra a representatividade negra no universo dos super-heróis. Com roteiro de Jaque Santos — pioneira como roteirista e produtora negra na região —, o filme apresenta personagens cujos poderes têm como base referências de Orixás das religiões de matriz africana. Dirigido por Sergio Rosa e com fotografia de Filipi Back, o curta é voltado ao público infantil e propõe uma nova estética para o gênero, valorizando a cultura afro-brasileira. A obra foi contemplada com R$ 25 mil por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires.
Áries
Nada de insistir no controle. Dinheiro também entra em pauta, por isso observe gastos impulsivos. Conversas leves, explorar novos ambientes e estudar algo que empolga.
CÂNCer
A dica é dosar bem o equilíbrio entre o que te nutre e o que te exige. Se puder, guarde os seus planos em silêncio por enquanto. Às vezes é no bastidor que a mágica acontece.
liBra
Teste novos hábitos, escute com mais calma e evite decisões impulsivas envolvendo dinheiro ou vínculos. Com o tempo, o interesse por coisas diferentes pode abrir a sua cabeça e trazer gente interessante.
CapriCórNiO
Foque no que realmente vale o seu esforço, capricorniano. Evite se envolver demais em dramas pessoais, para não desgastar a imagem. Aos poucos, a rotina pode ganhar leveza com ajustes simples.
Vitória
ano: 2025
Onde: Telecine Premium
Quando: 02/07 às 22h
Duração: 1h52min
Classificação: 16 anos
Vitória (Fernanda Montenegro) é uma senhora solitária que, aflita com a violência que passa a tomar conta da sua vizinhança e em conflito com os vizinhos, começa a filmar da janela de seu apartamento. A idosa registra a movimentação de traficantes de drogas da região durante meses, com a intenção de cooperar com o trabalho da polícia. A atitude consegue chamar a atenção de um jornalista, que faz amizade com Vitória e tenta ajudá-la nessa missão.
Editora: Citadel Editora - 31 março 2025
Autor: Thiago Nigro
Páginas: 272
tOUrO
FILMES
NOiVO à iNDiaNa
ano: 2024
Onde: Telecine Premium
Quando: 03/07 às 23h55min
Duração: 1h36min
Classificação: 14 anos
Naveen e Jay enfrentam o desafio de apresentar seu amor à família tradicional indiana de Naveen, entre choques culturais, identidade e aceitação, planejar um casamento que una tradição e sua história única será a maior prova de amor. Os dois juntos terão que planejar um casamento que respeite ao mesmo tempo as tradições culturais e a história do casal. O filme estreou nos Estados Unidos em abril deste ano e foi muito aclamado.
LEITURA
O Homem que Comprou o Tempo, de Thiago Nigro, é uma narrativa envolvente que mescla ficção e lições de vida sobre o valor do tempo e da verdadeira prosperidade. A história acompanha Lídia, uma jovem em conflito com as expectativas familiares, que herda um artefato misterioso chamado Tábua do Tempo. Com ele, ela viaja por diferentes épocas e compreende que a riqueza duradoura não está apenas nos bens materiais, mas no uso sábio do tempo, na paciência e no aprendizado contínuo.
Ao longo da trama, o autor utiliza diálogos reflexivos e passagens históricas para ensinar princípios
A produtividade melhora com mais planejamento e menos teimosia. No dinheiro, pode ser bom buscar abordagens diferentes. Conhecimento novo pode abrir caminhos mais interessantes.
leÃO
A vida social se movimenta e o trabalho também, mas vale revisar o que está sendo exigido de você, e se é possível entregar sem sobrecarga. A vida social fica em destaque.
esCOrpiÃO
O foco da semana está no que precisa ser ajeitado por dentro, antes de aparecer para fora. Algumas relações próximas pedem mais escuta do que respostas prontas. A semana é boa para ajustar acordos.
aQUÁriO
Algumas pendências emocionais podem pesar no começo da semana, mas escutar sem reagir ajuda a clarear as ideias. Depois, o céu te convida a se divertir e se expressar sem medo, só cuidado com exageros.
MataDOres De alieNs DO espaçO siDeral ano: 2025
Onde: Telecine Premium
Quando: 04/07, às 22h
Duração: 1h39min - 14 anos
Erick, o masscote do time de basquete local, e seu melhor amigo Tobias, que mora em um furgão de monitoramento, descobrem uma infecção alienígena que está assolando a pequena cidade de Costa Esmeralda. Eles se juntam a Gabi, uma líder de torcida que está à procura de seu irmão mais novo, Miguel, desaparecido há semanas. Munidos de todas as armas possíveis, eles agora precisam combater uma criatura vinda do espaço sideral.
de enriquecimento que vão além do dinheiro. A mensagem central é que trabalhar de forma inteligente, investir em relacionamentos e pensar no legado que deixamos são fatores essenciais para uma vida próspera. Recomendado para leitores que desejam enriquecer de maneira sustentável, o livro oferece uma visão profunda sobre como decisões presentes moldam o futuro. É ideal para quem busca unir ensinamentos práticos sobre finanças e desenvolvimento pessoal com uma narrativa tocante e inspiradora. Mais do que uma jornada entre pai e filha, a obra é um convite para refletir sobre como usamos nosso tempo e como ele pode ser o maior aliado na construção de um legado significativo.
GÊMeOs
Com a agenda em ordem, fica mais fácil se divertir, pensar com clareza e até cuidar da sua imagem. Novas ideias, gente inspiradora e leveza nas trocas vão fazer diferença.
VirGeM
Fuja de comparações com os outros e abrace referências novas. Às vezes, uma ideia simples de fora pode renovar um projeto inteiro. Flexibilidade é a chave para atravessar essa semana.
saGitÁriO
Pode surgir algo legal para construir junto, desde que você respeite os seus limites, tanto físicos quanto mentais. Ajustes na rotina ajudam a manter o ritmo sem se esgotar.
peiXes
Ao longo dos dias, cresce a vontade de cuidar da casa e dos seus. Criar um cantinho mais acolhedor ou relembrar momentos importantes pode ser puro conforto.
Fonte: Personare
Divulgação/Quilombo de Heróis
Janine Niedermeyer/Arquivo Olá
Campus de Venâncio Aires oferece vagas no curso de Direito
Unisc serViços
amplia presença reGional com foco eM sOlUções aMBieNtais e DeseNVOlViMeNtO lOCal
Nova estrutura centraliza atendimentos, oferece consultorias especializadas e leva conhecimento acadêmico diretamente às comunidades do Vale do Rio Pardo
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) deu um novo passo para aproximar ainda mais o conhecimento acadêmico das necessidades da comunidade regional. Com o lançamento do Unisc Serviços, a instituição passa a reunir em um único espaço, no segundo piso do Centro de Convivência, acima da Grife Unisc, toda a estrutura de prestação de serviços, consultorias, projetos e apoio técnico às prefeituras, empresas e população em geral.
Durante entrevista ao Olá Jornal, o reitor Rafael Henn destacou que a iniciativa reforça o papel da universidade como parceira estratégica dos municípios. “Antes, as ações eram isoladas dentro da instituição. Agora, centralizamos tudo no Unisc Serviços e colocamos à disposição da região uma plataforma de soluções baseadas em conhecimento técnico, pesquisa e inovação”, afirmou.
A Unisc já mantém parcerias consolidadas com diversas cidades do Vale do Rio Pardo, como Venâncio Aires, onde atua com projetos nas
áreas de saúde, educação, meio ambiente e gestão pública. A nova estrutura permitirá atendimentos mais ágeis e personalizados, a partir de demandas específicas de prefeituras, empresas ou mesmo cidadãos. “O site da Unisc Serviços é a porta de entrada. A partir de um contato, nossa equipe pode ir até o município, ouvir a necessidade e propor soluções por meio das nossas equipes técnicas e acadêmicas”, explica Henn.
FoCo eStRAtÉGiCo
Um dos grandes destaques da nova fase da universidade é a área ambiental, especialmente em um momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta eventos climáticos extremos com frequência crescente. Por meio do seu Centro Socioambiental, a Unisc oferece acompanhamento técnico e desenvolvimento de projetos com foco em sustentabilidade, prevenção de riscos e recuperação ambiental. Em parceria com programas estaduais, a universidade instalou
13 centrais meteorológicas em municípios da região. Sob coordenação do professor e cientista de dados Leonardo Tedesco, o projeto coleta e analisa dados como nível dos rios, volume de chuva, nebulosidade, ventos e temperatura. As informações são disponibilizadas em um site acessível ao público e às prefeituras, permitindo monitoramento em tempo real e previsão antecipada de eventos extremos. “O cruzamento desses dados permitirá, por exemplo, que gestores públicos possam se preparar melhor para enchentes, temporais e outras situações críticas. É ciência sendo usada para proteger vidas e melhorar decisões”, destaca o reitor.
SeRViçoS oFeRtADoS
Entre os principais serviços oferecidos pela Unisc estão as capacitações técnicas e cursos de curta duração, voltados a soluções práticas e aplicáveis às demandas do mercado e da gestão pública. Além disso, a universidade disponibiliza consultorias especializa-
espaço do unisc Serviços foi inaugurado na sexta-feira, 27
das em diversas áreas do conhe cimento, como meio ambiente, direito, gestão, saúde, contabilidade e educação, apoiando empresas e administrações municipais em desafios específicos.
A Unisc também desenvolve projetos e planos de melhoria, com foco em inovação, sustentabilidade e eficiência institucional. Outro serviço importante é a reformulação legislativa e a implementação de normas técnicas, auxiliando prefeituras e órgãos públicos na adequação de suas regulamentações. Por fim, através do seu Centro Socioambiental, a universidade realiza o monitoramento contínuo de ações e projetos, utilizando metodologias científicas e dados técnicos para garantir o
acompanhamento efetivo das ini ciativas implantadas.
DeseNVOlViMeNtO
A proposta da Unisc Serviços é clara: conectar o saber acadêmico à vida real, promovendo impacto direto nas comunidades. Para o reitor, trata-se de um modelo de atuação que fortalece o ensino superior e impulsiona o desenvolvimento regional com responsabilidade social. “O conhecimento que geramos dentro da universidade pode transformar realidades. Seja com ações ambientais, projetos educacionais ou soluções técnicas, queremos estar cada vez mais próximos dos municípios da nossa região”, finaliza.
Vila da mônica, em Gramado, é exemplo de SuPeRAção e PRoPóSito No tuRiSmo FAmiliAR
Parque temático idealizado por empreendedora gaúcha alia diversão, educação e impacto social. Sicredi Vale do Rio Pardo realizou roteiro com jornalistas da região na cidade para apresentar iniciativas que são apoiadas pela cooperativa
Com apoio do Sicredi Vale do Rio Pardo, jornalistas da região conheceram na quarta-feira, 25, a Vila da Mônica, em Gramado, um parque temático que vai além do entretenimento: é um símbolo de resiliência empreendedora e um projeto com forte impacto educacional e social.
O parque, inaugurado em 2022, foi idealizado por Manoela da Costa Moschem, empreendedora gaúcha que iniciou sua trajetória profissional aos 16 anos, passando por diversas áreas — de academia a fábrica de confecções — até consolidar-se no setor de turismo.
Antes da Vila da Mônica, foi uma das fundadoras do Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. No entanto, foi com a criação de um espaço com sua própria identidade que Manoela encontrou propósito.
“Eu queria construir algo que representasse quem eu sou. Um lugar onde famílias pudessem se reconectar, onde as crianças pudessem viver experiências encantadoras e educativas. E mesmo sem recursos na época, comecei a mover as peças do sonho”, contou emocionada aos participantes da press trip orga-
nizada pelo Sicredi.
A ideia do parque surgiu em 2017. Na época, Manoela buscava inspiração para criar um personagem original para seu projeto familiar. Durante uma feira de parques temáticos em Orlando, nos Estados Unidos, o destino a surpreendeu: conheceu a equipe da Mauricio de Sousa Produções, incluindo Mauro Sousa, filho do criador da Turma da Mônica. A conexão foi imediata, e dali nasceu a parceria que daria vida à Vila da Mônica, o primeiro parque temático indoor
licenciado da marca no Brasil.
Mais do que diversão, a Vila da Mônica promove educação, consciência social e inclusão. O espaço utiliza materiais de educação financeira em parceria com o Sicredi, como os gibis da Turma da Mônica que abordam temas como economia, cooperação e sustentabilidade. A missão é clara: levar conteúdo e alegria para todas as crianças, inclusive as que não têm condições financeiras.
“Meu maior orgulho é ver esse sonho acontecendo. A criança que
um dia não teve acesso à magia pode hoje vivê-la aqui. Temos ações sociais constantes para garantir que todas tenham acesso à Vila”, destacou a CEO.
O parque conta com mais de 20 atrações, todas pensadas para estimular o brincar em família, o aprendizado e a convivência. Ele é um exemplo vivo de como o turismo pode ser aliado ao desenvolvimento humano e social — valores que também estão no coração do cooperativismo, promovido pelo Sicredi. A visita à Vila da Mônica fez parte de um roteiro organizado pelo Sicredi Vale do Rio Pardo, que também incluiu o Mini Mundo, outro empreendimento apoiado pela
cooperativa. O parque ao ar livre com réplicas fiéis de obras do mundo inteiro, inclusive com um espaço dedicado ao berço do cooperativismo de crédito da América Latina. No cenário foi reproduzida a Praça Theodor Amstad e o prédio da Caixa Rural, localizados na Linha Imperial, em Nova Petrópolis (RS). Em sua 4ª edição, a iniciativa, que acontece anualmente, faz parte da estratégia da Sicredi Vale do Rio Pardo de promover a integração e o diálogo com a imprensa. Além disso, a ação busca dar visibilidade a projetos de diversos segmentos que também acreditam no cooperativismo para um mundo mais próspero.
Guilherme Siebeneichler
Willian Oliveira
Parque Vila da mônica foi inaugudo em 2022 e reúne atividades para as famílias
Ceo manoela da Costa moschem com os personagens principais do parque
Guilherme Siebeneichler
FORÇA DO CAMPO
Em Venâncio Aires a geração de riquezas no meio rural está em análise pelo escritório local da Emater. Com a comercialização da safra do tabaco no campo, as direções para a geração de receitas no meio rural ganham melhores projeções. Ao longo do ciclo passado, a produção de tabaco gerou R$ 293,04 milhões. Para este ano, a estimativa é de ultrapassar os R$ 250 milhões. Apesar da quebra na safra anterior, o produto teve alta valorização, com aumento dos preços pagos. Nesta safra houve maior oferta de tabaco no campo, e os preços praticados estavam na média dos últimos anos. A produção deve alcançar as 20 mil toneladas. Outras culturas também devem puxar as receitas elevando o Valor Bruto da Produção Agrícola do município.
PROJETO ERS-422
A Prefeitura de Venâncio Aires abriu processo de licitação para contratar empresa especializada na elaboração de projeto executivo de pavimentação da rodovia ERS-422, no trecho de 7,3 km entre as localidades de Linha Brasil e Vila Deodoro. A licitação será realizada na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo menor preço, com sessão pública marcada para o dia 14 de julho de 2025, às 9h. O contrato terá validade de um ano a partir da emissão da ordem de início dos serviços, podendo ser prorrogado conforme a legislação vigente. O valor estimado para a contratação é de R$ 176,5 mil. O projeto deverá seguir os padrões técnicos estabelecidos pelo DAER-RS e contemplará a elaboração do projeto de pavimentação, levantamento topográfico, estudos geotécnicos, projeto geométrico, projeto de drenagem, projeto de sinalização, orçamento detalhado e a submissão para análise e aprovação do DAER. Esta é a primeira etapa para a continuidade das obras de pavimentação na estrada da serra.
PROCURADORIA DA MULHER
A Câmara de Vereadores vai inaugurar na sexta-feira, 04, às 10h30min, o espaço da Procuradoria Especial da Mulher. A estrutura do Legislativo Municipal vai se aliar às ações de combate a violência doméstica. Junto com o Jurídico da Casa, a estrutura busca garantir apoio às mulheres vítimas de violências. O espaço fica instalado no acesso ao Plenário Vicente Schuck.
DOAÇÃO DE ÁREA
Está em análise na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 111/2025, de autoria do Poder Executivo de Venâncio Aires, que autoriza o Município a receber em doação, da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, um imóvel de 3.681,16 m² localizado em Vila Santa Emília. A área, sem benfeitorias, será destinada à instalação da ampliação da Unidade Básica de Saúde e da Sede da Capatazia da localidade. O repasse da área com o registro municipal é uma exigência do Governo Federal, já que os investimentos da unidade ocorrem com recursos públicos. Caso a finalidade do uso seja desvirtuada ou encerrada, o imóvel retornará ao patrimônio da doadora. As despesas com escritura, registro e demais encargos serão custeadas pelo Município. A proposta deve ser votada na próxima sessão ordinária.
JUVENTUDE
O PDT de Venâncio Aires nomeou a Comissão Provisória da Juventude do partido. A presidência ficou a cargo de Kadiny da Silva Hertzer. A comissão também é composta por Cathiel Gomes Pereira (vice-presidente), Vitor Lucas Mohr Alves de Lima (secretário-geral), Anderson Luis Foltz Pereira (tesoureiro), Débora Daniele Fredrich (secretária de Formação Política) e Evelin Samara Raupp Pereira (secretária de Comunicação). O primeiro encontro da Juventude do PDT em Venâncio Aires já tem data marcada: será realizado no dia 17 de julho, no Grêmio Recreativo Sete de Setembro.
Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.
Câmara de Vereadores aproVa Criação de CONSElhOS
SEPArADOS PArA CulTurA E ESPOrTE
Pauta de votação da reunião contou com 14 matérias. Destaque para leis que separam os conselhos municipais de Cultura e Esporte, que estavam unificados desde 2019 em um mesmo colegiado
A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires analisou nesta segunda-feira, 30, 14 matérias na pauta de votações. Destaque para duas leis que autorizam a criação dos Conselhos Municipais de Cultura e Esporte. Desde 2019 os órgãos estavam unificados em um colegiado. O encontro semanal foi o primeiro a iniciar às 18h. Ao abrir a reunião o presidente Eduardo Luft (PDT), solicitou um minuto de silêncio em homenagem ao comunicador João Paulo Heck, e o ex-vereador e professor Antônio Pilz Netto. Os dois projetos de lei autorizam a separação do atual Conselho Municipal de Cultura e Esporte, criado pela Lei nº 6.352/2019, em dois conselhos distintos: o Conselho Municipal de Cultura (CMC) e o Conselho Municipal de Esporte (CMES). O objetivo principal é aprimorar a gestão pública nessas áreas, garantindo maior especialização, eficácia e alinhamento com as necessidades específicas de cada setor.
A proposta considera que a unificação vigente já não atende adequadamente às demandas atuais, apresentando limitações técnicas e de articulação com os governos estadual e federal. A separação permitirá que cada conselho atue com mais foco na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas, além de facilitar o acesso a recursos e programas federais, como os do Sistema Nacional do Esporte, que exigem conselhos específicos para repasse de verbas.
Em regime de urgência, os parlamentares aprovaram também a prorrogação de contratos temporários de quatro cuidadores sociais. Os profissionais atuam no Centro Dia e tiveram as contratações prorrogadas por até um ano.
PAVIMENTAÇÃO
Durante o encontro semanal os vereadores aprovaram atualização da lei municipal que trata sobre o Programa de Pavimentação Comunitária de Venâncio Aires. A nova redação autoriza a execução de pavimentações em qualquer via pública não pavimentada, mesmo que não haja ligação com
afubra
iniciou com um minuto de silêncio em homenagem ao
trechos previamente pavimentados, desde que sejam cumpridos os requisitos estabelecidos na legislação vigente. A proposta permite que moradores interessados façam a solicitação por meio de uma comissão representativa. A autorização dependerá de análise técnica, interesse público e disponibilidade de recursos no orçamento municipal. A proposta de atualização foi feita pelo vereador e presidente da Casa, Eduardo Luft (PDT).
CESSÃO DE uSO
A sessão também aprovou autorizações para o uso de bens públicos por entidades locais. As permissões envolvem a Associação do Grupo Folclórico Alemão Infanto-Juvenil Grüner Jäger Volkstanzgruppe. A matéria autoriza o uso de uma fração de terras com área de 1.250,00m², contendo o prédio da Escola desativada Princesa Isabel, com 63,00m² e pavilhão com 337,94m². Outra autorização permite o uso de um prédio de 252,25m² do Salão Comunitário Tabalar. O imóvel será utilizado pela Associação de Moradores do Loteamento Primavera.
MOÇÕES
Por fim, os vereadores aprovaram quatro moções. Entre elas, homenagem aos 90 anos do Négo Foot-Ball
Club São Sebastião Mártir, e à equipe da Haas Madeiras pelo trabalho voluntário na ERS-422. Outra moção, de apelo, foi aprovada e direcionada ao Detran-RS pedindo maior divulgação sobre as consequências do não cumprimento do exame toxicológico obrigatório.
SECurITIZAÇÃO
Também foi aprovada uma moção de apelo ao Governo Federal por políticas de apoio aos produtores rurais afetados por eventos climáticos. O documento foi proposto pelo vereador Jeferson Schwingel (PP), popular GP. Na justificativa, o parlamentar afirma que o endividamento rural no Rio Grande do Sul, estimado em R$ 28,4 bilhões, decorre de safras prejudicadas, altos custos de produção e falta de políticas públicas eficazes. Em Venâncio Aires, onde a economia é fortemente agrícola, diversas famílias produtoras foram afetadas por eventos climáticos extremos nos últimos quatro anos, o que comprometeu sua capacidade de pagamento e continuidade na atividade. A moção apoio o movimento pela Securitização e sugere ao Governo Federal a criação urgente de um Programa de Securitização das Dívidas Rurais, como forma de garantir a permanência no campo e o desenvolvimento sustentável.
ConVoCa assoCiados para ASSEMblEIA GErAl OrDINárIA NO FIM DE JulhO
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) publicou edital convocando seus associados para participarem da Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 26 de julho de 2025, no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul, localizado na rua Cristóvão Colombo, nº 366. A primeira convocação será realizada às 8h15min. Caso não haja número legal de participantes, a assembleia ocorrerá em segunda chamada, às 8h30min, com qualquer número de associados presentes, conforme estabelece o artigo 17 do Estatuto da entidade. Para fins de verificação de quórum, os participantes deverão se identificar
e assinar o livro de presenças. Na pauta da reunião estão previstas a mensagem do presidente, a apresentação das atividades setoriais que compõem o Relatório Administrativo Anual, a prestação de contas referente ao exercício de 2024 — com exposição do balanço encerrado em 31 de dezembro e parecer do Conselho Fiscal —, além da fixação de taxas, valores da Unidade Referencial Mutual (URM), contribuições e benefícios do Departamento de Mutualidade. Também haverá espaço para a discussão de assuntos diversos de interesse da entidade.
TabaCo: miCrorregião de VenânCio aires e RS atingEm 97% da SafRa
A comercialização da safra de tabaco na microrregião de Venâncio Aires alcançou 97% até o dia 28 de junho, segundo dados atualizados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Isso significa que apenas 3% da produção ainda permanece nas propriedades rurais.
O mesmo percentual também foi
ComERCializada
registrado no Rio Grande do Sul, indicando um avanço significativo no escoamento da safra em relação às semanas anteriores. Considerando a região Sul (abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), a média de comercialização chega agora a 98%, refletindo a reta final
da safra 2024/2025. A Afubra projeta que os números finais da produção devem ser divulgados em agosto. A primeira prévia da safra havia sido apresentada ainda em novembro de 2024, com base nos dados de cultivo fornecidos pelos produtores associados, totalizando 696.435 toneladas produzidas.
Guilherme Siebeneichler
Sessão
comunicador João Paulo heck e o ex-vereador Antônio Pilz Netto
Controle do tabaCo fraCassa ao ignorar redução de danos, afirmam especialistas no fórum Global de nicotina tema foi pauta em evento acompanhado pelo olá Jornal em mais uma coberta internacional em Varsóvia, na polônia. assunto também deve ganhar destaque na 11ª conferência das partes da convenção-Quadro para o controle do tabaco, em novembro
Com 1,3 bilhão de fumantes no mundo, a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco fracassa ao ignorar a redução de danos. É o que concluíram os especialistas que estiveram reunidos no Fórum Global de Nicotina (GFN) ocorrido de 18 a 21 de junho em Varsóvia, Polônia. O Olá Jornal acompanhou o evento pela segunda vez direto da capital polonesa. O ex-diretor executivo para doenças não transmissíveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), Derek Yach, afirmou que os números comprovam que a estratégia da CQCT não funcionou. “O sucesso pode ser analisado com base em duas medidas de resultado. Temos mais fumantes hoje do que tínhamos no passado? Sim, hoje temos 1,3 bilhão de usuários de tabaco, uma quantidade enorme, e as taxas de tabagismo ultrapassam 50% em muitos países do mundo. Mais importante ainda, as mortes. Um bilhão de pessoas morrerão prematuramente neste século devido a doenças relacionadas ao tabaco. A maneira óbvia de mantê-lo em seu caminho está bem diante de nós: redução de danos do tabaco”. De acordo com o Professor de Medicina e Oncologista da Clínica Bizet, em Paris, David Khayat, a estratégia de aumento de impostos para tornar o cigarro inacessível é um dos exemplos de falha do tratado. “Tínhamos 1 bilhão de fumantes [em 2005]. Ainda temos 1 bilhão de fumantes. No meu país, 28% ou 30% dos adultos são fumantes. A França é um país muito rico e desenvolvido que impõe uma enorme carga tributária [sobre os cigarros]. E funcionou? De jeito nenhum. Dados oficiais mostram que as pessoas mais pobres compram cigarros ilícitos, cerca de 45% dos cigarros vendidos na França, ou, mais importante, gastam menos com comida, tendo uma dieta cada vez pior,
para poderem continuar com o que não é apenas um prazer, mas um vício”, declarou. Da mesma forma, a fundadora e diretora-gerente da JCIC Consultoria Internacional, Jeannie Cameron, pontuou que o objetivo principal do tratado não foi atingido. “Ao considerar o sucesso de um tratado, é preciso considerar três aspectos principais: eficácia jurídica, política e objetiva. A CQCT alcançou muito nas duas primeiras obrigações. Em termos de eficácia, no entanto, os objetivos do tratado da CQCT eram reduzir a exposição à fumaça do tabaco e a redução de mortes e doenças decorrentes do tabagismo. E certamente se pode dizer que a CQCT fracassou em termos de eficácia.”
oposiÇÃo
O ex-diretor de Política de Pesquisa e Cooperação da OMS, professor da Universidade Nacional de Singapura, Tikki Pangestu, declarou que há oposição da entidade. “A OMS tem uma posição muito forte contra [novos produtos de nicotina].
O principal problema é que a OMS
tem enorme influência nas políticas em países de baixa e média renda. Os formuladores de políticas nesses países não consideram as pesquisas dos EUA ou do Japão, eles precisam de pesquisas locais, e isso está extremamente ausente em muitos deles. Também há apatia dentro dos governos. Se a OMS disser que a o uso de cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto os cigarros combustíveis, eles simplesmente seguirão as orientações da OMS.”
O tema redução de danos do tabaco foi levantado durante a Conferência das Partes (COP10) da CQCT no ano passado no Panamá. O representantes de São Cristóvão e Neves propuseram a inclusão do tema na pauta de debates. A solicitação não avançou durante o evento mas deve retornar a COP11 que ocorre de 17 a 22 de novembro em Genebra, na Suíça, devido ao avanço das novas categorias de consumo de nicotina no mundo. Mais de 80 países regulamentaram estes dispositivos seguindo pesquisas que apontam serem menos prejudiciais do que o cigarro convencional.
setor do tabaCo alia tradição e teCnologia para inoVar com propósito
tradição centenária, tecnologias de ponta e responsabilidade socioambiental impulsionam a evolução do setor no brasil gados para prever padrões de produtividade, detectar doenças com maior antecedência e otimizar o uso de insumos. O resultado é uma agricultura mais precisa, eficiente e sustentável. Na indústria, a inovação se traduz em automação de processos, rastreabilidade aprimorada e maior competitividade do tabaco brasileiro no mercado global.
Reconhecido por sua tradição e relevância socioeconômica, o setor do tabaco no Brasil atravessa uma fase de transformação, impulsionada pela adoção de tecnologias avançadas em todas as etapas da cadeia produtiva. Com o apoio da inteligência artificial, sensoriamento remoto, automação e plataformas digitais, o segmento demonstra que é possível unir inovação e sustentabilidade, sem abrir mão da excelência técnica construída ao longo de décadas.
Líder mundial na exportação de tabaco em folha há mais de 30 anos, o Brasil sustenta essa posição com base em um modelo produtivo consolidado e inovador: o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT). Esse sistema promove assistência técnica, transferência de tecnologia, rastreabilidade e uma estreita integração entre produtores e indústria. Trata-se de uma iniciativa pioneira no agronegócio brasileiro, continuamente aprimorada com o uso de ferramentas digitais e dados inteligentes.
Nesse cenário, o Sindicato Interesta-
dual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) exerce um papel estratégico na articulação de políticas e iniciativas voltadas à inovação. Há mais de sete décadas, a entidade atua em defesa do setor e no fortalecimento de toda a cadeia produtiva, promovendo o diálogo entre empresas, produtores, instituições e órgãos governamentais.
“O tabaco brasileiro respira inovação. O próprio SIPT é um dos maiores exemplos do pioneirismo presente nesta cultura, uma integração centenária que serve de modelo para diversos outros segmentos do agronegócio, no Brasil e no exterior. Foi o SIPT que viabilizou iniciativas como a logística reversa — adotada antes mesmo da legislação vigente — e a criação do Instituto Crescer Legal, que promove a aprendizagem profissional no meio rural com base na Lei da Aprendizagem”, destaca Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco. No campo, tecnologias como sensores climáticos, softwares de gestão rural, drones e algoritmos de inteligência artificial vêm sendo empre-
“A inovação sempre fez parte da estratégia do setor. Hoje, ela está presente não apenas na produção, mas também em ações voltadas à sustentabilidade, proteção ambiental e valorização das famílias produtoras. Estamos preparados para esta nova era, em que a inteligência artificial se torna protagonista nas nossas operações diárias. Da semente certificada aos sistemas de rastreabilidade e à logística otimizada, a IA se soma ao conhecimento humano para entregar mais precisão, eficiência e responsabilidade socioambiental. Em um setor guiado pelo pioneirismo e pela tradição, seguimos com a mesma premissa: inovar com propósito”, conclui Thesing.
reduÇÃo de danos
A redução de danos do tabaco deve ter espaço nas discussões da Conferência das Partes ( COP11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) deste ano. O evento antitabagista ocorre de 17 a 22 de novembro em Genebra, na Suíça, e especialistas, consumidores e governos estão pressionando o secretariado para que inclua o tema na pauta de discussões. Para a fundadora e diretora-gerente da JCIC Consultoria Internacional, Jeannie Cameron, os países devem apoiar a solicitação de São Cristóvão e Neves feita na COP10 no Panamá no ano passado, baseada no primeiro artigo da Convenção que fala sobre reduzir danos do tabaco. “Como invocar o Artigo 1d da redução de danos? Faria isso da mesma forma que todos os outros artigos da CQCT foram invocados em cada COP. Por exemplo, o Artigo 8 sobre a proibição ambiental de fumar. Durante a COP, um país apresentou uma intervenção para dizer que gostaríamos de trazer isso à tona para mais elaboração, discussão e análise. Outro país apoiou. A COP é um órgão de consenso. Ninguém se opôs. Então, esperançosamente, na COP11, um governo apoiado por outro, e não havendo objeções, poderia realmente trazê-lo à tona para mais discussão, elaboração, apresentação da ciência e evidências, para realmente tornar o Artigo 1d aplicável na prática”, explicou durante o Fórum Global de Nicotina ocorrido de 18 a 21 de junho em Varsóvia, Polônia. missÕes permanentes
O Secretariado da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT da OMS) realizou a primeira de uma série de sessões informativas dedicadas ao envolvimento com Missões Permanentes sediadas em Genebra. Os encontros têm como objetivo fortalecer os laços com as Missões, que são um canal vital para o diálogo, a coordenação e o apoio com as Partes da Convenção, especialmente na preparação para a Décima Primeira Sessão da Conferência das Partes (COP11) e a Quarta Sessão da Reunião das Partes do Protocolo (MOP4), a serem realizadas em novembro de 2025, em Genebra. A sessão ofereceu aos participantes uma visão geral da Convenção e seu Protocolo, incluindo a iniciativa CQCT 2030, a assistência técnica e de capacitação disponível às Partes e os mecanismos de fundos de investimento que apoiam a implementação do tratado. De acordo com o Secretariado, as sessões terão continuidade dedicadas à interferência da indústria do tabaco e às modalidades e arranjos para a COP11 e a MOP4, visando garantir que as Missões estejam bem informadas e equipadas para se envolver ativamente nos processos do tratado. Cabe as Missões e seus embaixadores que representam os países em Genebra a liderança das negociações durante a COP. A Missão do Brasil será chefia pelo embaixador Tovar Nunes.
debates
O aumento dos impostos especiais de consumo de produtos de tabaco continuará sendo uma das tônicas da conferência. A recomendação aos países será de estabelecer o financiamento sustentável para o controle do tabaco e outras iniciativas de promoção da saúde a partir da receita gerada com os impostos. Ao mesmo tempo, haverá orientação sobre o aspecto ambiental de incorporar às agendas de controle do tabaco e ambientais que precisam abordar as consequências ambientais do cultivo, fabricação, distribuição, uso e resíduos pós-consumo de produtos de tabaco e nicotina. De uma forma mais abrangente, os países ainda será instados a responsabilizar a indústria do tabaco pelos danos que causa, incluindo a busca de indenização por meio de ações judiciais.
O principal evento de saúde pública, que discute o consumo e produção de tabaco no mundo, ganha espaço exclusivo nas páginas do Olá Jornal. Mensalmente esta coluna será publicada para atualizar e traduzir pontos que estarão em debate na 11ª Conferência das Partes (COP11) e no 4º Encontro das Partes Para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP4), ambos da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. As edições ocorrem na Suíça em 2025.
Janine Niedermeyer
fórum Global de nicotina ocorreu entre os dias 18 e 21 de junho na polônia
Curso de danças gaúChas forma 18 CAsAis em LinhA CeRRito
Formatura será celebrada com fandango neste sábado, 05, com animação do grupo Nativo Serrano. Evento inicia às 22h na Associação Recreativa Beneficente e Cultural Cerrito
Com o objetivo de manter viva a tradição gaúcha no município, um curso de danças tradicionais reuniu 18 casais ao longo de oito fins de semana na Associação Recreativa Beneficente e Cultural Cerrito.
A iniciativa foi realizada até o último domingo, 29 de junho de 2025. A formatura dos participantes ocorrerá no próximo sábado, 05 de julho, com a realização de um grande Fandango de Formatura na Comunidade de Linha Cerrito, em Estância Nova. A programação inicia às 22h e contará com show do grupo Nativo Serrano. As aulas foram ministradas pelos
instrutores Deise Marques e Elisandro, que conduziram os participantes ao longo do processo de aprendizagem das danças típicas do Rio Grande do Sul. O projeto teve como proposta a valorização e o fortalecimento da cultura local, promovendo a integração entre comunidades da cidade e do interior. As atividades do curso contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LEMIC), conforme o Termo de Parceria 2025/2025.
Divulgação/AI
Cerrito
Divulgação/AI
Cerrito
No total 18 casais participaram do curso de danças na Associação Recreativa Cerrito
Formatura ocorre no sábado, 05, com fandango e animação do grupo Nativo Serrano