do campo Força
A Expoagro Afubra 2025 reafirma sua importância como um grande evento do agronegócio gaúcho e segue até o dia 28 de março. A programação foi aberta nesta terça-feira. Em destaque a agricultura familiar e a diversificação das propriedades. A feira é considerada a vitrine para novidades, tecnologia no campo e melhorias na produção. A força da agricultura regional passa pelos quatro dias de atividades no parque da Afubra, em Rio Pardo. PÁGINAS 2 e 5
venâncio registra mais
De r$ 27 milhões em prejuízos com a estiagem
PÁGINA 4
rotary chimarrão realiza
eDição Do costelão no Dia 27 De abril
PÁGINA 4
Farsul Destaca resiliência
Do setor Do tabaco Frente aos DesaFios climáticos
PÁGINA 4
comercialização Do tabaco no rio granDe Do sul está em 17%, aponta aFubra
PÁGINA 6
importânciA dA cAdEiA produtiVA do tAbAco Em desTaque na aberTura da 23ª exPOaGrO afubra
Programação segue até o dia 28 e destaca inovação no campo com foco na superação após episódios climáticos que afetaram o RS
A 23ª Expoagro Afubra foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 25, no parque da entidade, em Rio Pardo. O ato de abertura contou com a presença de deputados estaduais, federais, e do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). Durante a sua passagem pelo evento, o gestor enalteceu a importância da cadeia produtiva para a economia do estado, reforçando o apoio do governo gaúcho ao principal segmento econômico do Vale do Rio Pardo.
“A fumicultura é uma produção fundamental para a nossa economia. Este é o segundo commodity de vegetal mais exportado do nosso estado, ficando atrás apenas da soja, e gera emprego e renda diretamente para pelo menos 70 mil famílias no interior do estado [...] E é exatamente por isso que este setor da agricultura tem o apoio do Governo Gaúcho e enviamos um secretário para defender essa produção durante a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco,” destacou.
Durante a abertura, o presidente da Afubra, Marcílio Drescher, reforçou a história de 70 anos da entidade, em defesa e suporte dos
produtores. Além disso, ressaltou a superação dos produtores em períodos de catástrofes e desafios climáticos. “Mesmo com todas as dificuldades, adversidades e catástrofes, nós tomamos força e enfrentamos com superação os desafios. Queremos mostrar que somos e sempre seremos, ainda mais neste momento de superação, o agro da salvação,” finalizou.
Medalha
Durante a abertura, a deputado
Kelly Moraes (PL) realizou a entrega da Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa à Afubra em reconhecimento aos seus 70 anos de contribuição para a fumicultura e o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
A parlamentar ressaltou a importância da entidade para o desenvolvimento da agricultura no estado. “A Afubra tem um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura e na força da fumicultura. Essa trajetória reforçou o associativismo e garantiu segurança para os produtores com o seguro. Este reconhecimento é para todos que colaboraram nesta história.”
AudiênciA públicA nA ExpoAgro AfubrA discutirá PrOaGrO e securiTizaçãO das dívidas rurais
Encontro foi proposto pelo deputado federal, Heitor Schuch (PSB) e ocorre a partir das 10h nesta sexta-feira, 28
Os desafios do Proagro e a proposta de securitização das dívidas rurais serão tema de uma audiência pública promovida pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, no dia 28 de março, às 10h, durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo. O evento reunirá lideranças do setor, representantes de sindicatos, produtores rurais, além do Ministério da Fazenda e do Banco Central, para debater soluções concretas para o individualismo no campo e melhorias no acesso ao seguro agrícola. Schuch é autor de dois projetos de lei que pretendem corrigir distorções no Proagro, especialmente no que diz respeito à exigência do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem dificultado o acesso de muitos agricultores ao programa. As propostas garantem que os produtores dos municípios em situação de emergência possam acessar o seguro com menos burocracia e que os recursos do programa sejam destinados a um fundo específico para cobrir perdas. Além disso, o deputado é coautor do projeto de securitização das dívidas rurais, que prevê prazo de pagamento de até 20 anos, três anos de carência e juros reduzidos, oferecendo alívio financeiro aos agricultores individualizados. Para Schuch, o setor precisa de medidas urgentes para enfrentar as dificuldades. “Não podemos deixar nossos agricultores desamparados. Precisamos de um Proagro mais justo e acessível e de condições reais para que os produtores renegociem suas dívidas sem comprometer seu futuro. Essa audiência será um espaço fundamental para avançarmos nessas pautas”, afirma o deputado.

VErEAdorEs AproVAm lEi quE AutorizA uso dE quAtro tErrEnos PúblicOs Para nOvas unidades de habiTaçãO sOcial
Sessão desta segunda-feira, 24, contou com 10 matérias na pauta de votações
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou sessão ordinária nesta segunda-feira, 24, com 10 matérias na pauta de votações. Destaque para o projeto de lei da Administração Municipal que autoriza a desafetação de bens imóveis de propriedade do Município para a construção de unidades habitacionais de interesse social. A lei tem como objetivo utilizar terrenos públicos para atender à crescente demanda por moradias populares, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
A matéria engloba dois imóveis, um de 990 metros quadrados e outro de 499 metros quadrados, localizados na rua Engenheiro Henrique Vila Nova, e outro na rua Augusto Hansel. Outros dois lotes, de 2.817,7 metros quadrados, no Loteamento Schuch, e de 3.911,04 metros quadrados no loteamento Marjan II, passam a ser reclassificados para uso dominical, permitindo também a construção de moradias.
Na justificativa, a Administração Municipal destaca que as áreas poderão ajudar em novas obras de habitação
para reduzir o déficit por moradia no município. Da mesma forma, no entorno há áreas já disponíveis para construção de obras equipamentos que atendam ao interesse social, ou seja, áreas institucionais (creches, escolas,hospitais etc.) e áreas que podem proporcionar o lazer e a preservação do sistema ecológicas áreas verdes (praças, parques etc.).
CARGOS PÚBLICOS
Também na sessão desta semana foram aprovados projetos de lei que englobam alterações e acrescentam gratificações em cargos públicos municipais. Os parlamentares aprovaram mudanças nas atribuições e no padrão de vencimento do cargo de Agente Escolar, com base na Lei nº 1.618, de 1992. No mesmo sentido foi aprovada legislação que trata sobre o adicional de insalubridade e periculosidade, afetando diversos servidores que atuam em condições de risco.
Na sessão também foi aprovada legislação que acrescenta novas funções gratificadas (FGs) ao quadro geral do poder público municipal. Com isso,
foram incluídas funções gratificadas para Assessor Pedagógico; Assessor Técnico da Educação; Coordenador Pedagógico; Coordenador do Setor de Pessoal da Educação e Coordenador do Setor de Transporte Escolar.
MOçÕes
A Câmara também aprovou na sessão deste dia 24, moções de aplauso e apelo. A primeira de autoria da Dra. Sandra Silberschlag, homenageia a Kist Imóveis pelos 10 anos de funcionamento no município. Também uma moção de homenagem, de autoria do vereador Gerson Ruppenthal, parabeniza os atletas do Mocva Bicicross pela excelente participação na 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de BMX, realizada em Novo Hamburgo. Dudu Luft é autor de moção de apelo que solicita a manutenção e reparos na RSC-453, entre os bairros Coronel Brito e Brands, em Venâncio Aires. Também foi aprovada moção proposta por Alberto Sausen, que pede ao Daer e EGR a realização de limpeza e manutenção no trevo de acesso ao bairro Coronel Brito.
Se SS ão o RDINÁRIA D e S e GUNDA-fe IRA, 24 D e m AR ço D e 2025 IN fo R m At I vo
APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeto De LeI Do eXeCUtIvo N° 0051/2025 que altera as atribuições e o padrão de vencimento do cargo de Agente Escolar, integrante do Quadro de Cargos e Funções Públicas constante da Lei nº 1.618, de 30 de dezembro de 1992, que “Dispõe sobre os Quadros de Cargos e Funções do Município, estabelece o Plano de Carreira dos Servidores e dá outras providências” com redação dada pela Lei nº 5.739, de 30 de setembro de 2015.
APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeto De LeI Do eXeCUtIvo N° 0052/2025 que dispõe sobre o adicional de insalubridade e periculosidade.
PeDIDo De vIStAS CoNCeDIDo PoR SoLICItAção Do veReADoR DIeGo WoLSCHICK/PP Ao PRoJeto De LeI Do eXeCUtIvo N° 0053/2025 que altera as atribuições e o padrão de vencimento do cargo de Analista de Tecnologia da Informação, integrante do Quadro de Cargos e Funções Públicas constante da Lei nº 1.618, de 30 de dezembro de 1992, que “Dispõe sobre os Quadros de Cargos e Funções do Município, estabelece o Plano de Carreira dos Servidores e dá outras providências” com redação dada pela Lei nº 6.408, de 19 de setembro de 2019.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De LeI Do eXeCUtIvo N° 0054/2025 que autoriza o Poder Executivo a desafetar bens imóveis de sua propriedade.
APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeto De LeI Do eXeCUtIvo N° 0055/2025 que acrescenta Funções Gratificadas na Tabela Única de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas dos Quadros Geral e da Saúde do Município, nos termos da Lei nº 3.452, de 24 de março de 2005, com redação dada pela Lei nº 7.176, de 06 de junho de 2023.
APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De LeI Do eXeCUtIvo N° 0056/2025 que altera o anexo II do art. 2º da Lei nº 4.276, de 09 de dezembro de 2008, que “Cria Empregos Públicos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias e dá outras providências”.
APRovADA A moção N° 0027/2025 De AUtoRIA DA veReADoR DRA. SANDRA SILBeRSCHLAG. A Moção de Aplauso é direcionada à Kist Imóveis pelos 10 anos de funcionamento.
APRovADA A moção N° 0031/2025 De AUtoRIA Do veReADoR GeRSoN RUPPeNtHAL/PDt A Moção de Aplauso é endereçada aos atletas do Mocva Bicicross, que representaram com excelência o município na 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de BMX, realizada no dia 08 de março de 2025, na cidade de Novo Hamburgo.
APRovADA A moção N° 0032/2025 De AUtoRIA Do veReADoR DUDU LUft/PDt A Moção de Apelo é direcionada a Empresa Gaúcha de Rodovias -EGR, solicitando manutenção e reparos em decorrência de ondulações e corrugações asfáltica na RSC -453, trecho entre o Bairro Coronel Brito e Bairro Brands, no Município de Venâncio Aires.
APRovADA A moção N° 0034/2025 De AUtoRIA Do veReADoR ALBeRto SAUSeN/PoDe A Moção de Apelo é direcionada ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), e a Empresa Gaúcha de Rodovias EGR, para que seja realizada a manutenção/ limpeza e roçada do trevo de acesso ao bairro Coronel Brito, onde o mesmo pertence a RSC-453, neste município.
Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.
Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler
Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415
Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio Publicações Legais estão disponíveis em versão digital no site: olajornal.com.br/publicacao-legal
Janine Niedermeyer
Medalha da 56ª legislatura da assembleia Legislativa foi entregue à Afubra
China bRasil tabaCos maRCa PResença
na exPOaGrO 2025 cOm dOis estaNdes iNteratiVOs
estrutura montada no espaço da inovação terá foco na qualidade e no cuidado na produção do tabaco, com destaque para o estilo china. Já o espaço na parte alta do parque apresenta o percurso do produto dentro da empresa
A China Brasil Tabacos (CBT) estará presente na 23ª Expoagro Afubra, de 25 a 28 de março, com dois estandes que proporcionarão uma experiência informativa e interativa para os visitantes. No estande externo, localizado no Lote 287-A, Rua E – o mesmo ponto do ano passado –, os visitantes poderão explorar três estações equipadas com tótens eletrônicos. Esses materiais explicam detalhadamente os processos de Recebimento, Repasse e Processamento do tabaco, permitindo uma compreensão completa sobre o percurso do produto dentro da empresa. Já no estande da Agronomia, situado no Espaço da Inovação do Agro, próximo ao Portão 1, o foco será a qualidade e o cuidado na produção do tabaco. O destaque será o Tabaco Estilo China, e técnicos especializados da CBT estarão disponíveis para orientar os produtores sobre boas práticas agrícolas, controle de materiais estranhos e a importância da qualidade do produto final.

Além disso, os visitantes poderão participar de uma pesquisa sobre a pureza do tabaco, promovendo maior conscientização sobre os processos produtivos e o compromisso da CBT com a qualidade.
A presença da CBT na Expoagro
2025 reafirma sua dedicação ao desenvolvimento do setor, aproximando-se dos produtores e fortalecendo parcerias estratégicas para um agronegócio cada vez mais sustentável.
PResidente da FaRsul, Gedeão PeReiRa, destaCa imPoRtânCia do tabacO e Os desafiOs climáticOs NO aGrONeGóciO GaúchO
agronegócio gaúcho. “A Expoagro Afubra, em particular, se destaca pela sua ênfase no cultivo do tabaco e na busca por soluções para integrar as culturas de fumo com outras atividades agrícolas de forma sustentável”.
clima
estiaGem Causa PRejuízos de R$ 27 milhões Na PrOduçãO aGrícOla de VeNâNciO
laudo técnico da emater aponta que as perdas na produção de soja foram as principais por conta da estiagem. cultura registrou perdas de r$ 18,9 milhões
Além disso, Pereira menciona a importância da Expoagro Afubra, feira agrícola voltada principalmente para o pequeno produtor e a diversificação. Para o dirigente, apesar das feiras agrícolas do Rio Grande do Sul terem focos distintos, todas são fundamentais para o desenvolvimento tecnológico do
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor agrícola, como a seca e os custos de produção elevados, Pereira destaca que a produção de tabaco segue estável, enquanto outras culturas, como a soja, registram quedas significativas nas projeções de colheita devido à irregularidade das chuvas. Ele explica que a produção de tabaco, especialmente o exportado, não tem sofrido com os mesmos impactos climáticos, como foi o caso da soja, que sofreu um grande impacto com a estiagem.
Já a crise hídrica, que afeta a agricultura no estado, é um ponto a ser considerado, segundo Pereira. Embora o tabaco tenha mostrado maior resistência a essas variações climáticas, ele alerta para a necessidade de maior investimento em tecnologias de irrigação para garantir a sustentabilidade das lavouras. A irrigação, que ainda abrange uma área reduzida no estado, foi apontada como uma das soluções para mitigar os impactos da seca prolongada. Em relação às perspectivas para o futuro, Pereira defendeu uma maior integração entre as políticas públicas e as tecnologias de irrigação, além da necessidade de maior apoio a práticas agrícolas que garantam a sustentabilidade do tabaco e outras culturas. “É fundamental que o Rio Grande do Sul continue avançando no desenvolvimento de soluções tecnológicas e em um planejamento eficiente de recursos hídricos”, declara.
O presidente da Farsul reafirmou que, apesar dos desafios, a produção de tabaco no Rio Grande do Sul segue sólida e continua sendo um pilar econômico essencial para o estado.
estiaGem
entidade representativa do agro gaúcho avaliou as projeções de safra no estado. O dirigente destaca ainda a importância da cadeia produtiva do tabaco para a agricultura do rio Grande do sul Em tempos de Expoagro, o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, enfatiza a importância da produção de tabaco para a economia do estado, além de abordar os desafios climáticos e as projeções para a safra 2025. A produção de tabaco, que se mantém estável em meio a dificuldades enfrentadas por outras culturas, é um dos principais pontos destacados por Pereira. O dirigente ressalta que, enquanto outras lavouras, como a soja, enfrentam sérios problemas devido às condições climáticas adversas, o mercado de tabaco se mostra mais resiliente. Segundo ele, o tabaco continua a ser uma atividade econômica fundamental para o Rio Grande do Sul, com um mercado internacional que exporta cerca de US$ 3 bilhões anualmente, contribuindo para a economia do estado. Destaca, ainda, que o setor do tabaco no Rio Grande do Sul é altamente estruturado e possui um mercado estável, o que garante uma relativa estabilidade para os produtores, principalmente na região de Santa Cruz, tradicional polo produtor de fumo. “O mercado de fumo continua bombando”, avalia ao pontuar que os produtores dessa cultura não enfrentam as mesmas dificuldades de outros setores.
Repetindo mais um ano de perdas na produção agrícola gaúcha por causa da estiagem, a soja, principal cultura de verão no Estado, deverá sofrer redução de 17,4% em produção, para pouco mais de 15 milhões de toneladas, em relação ao ciclo anterior. Em 2024, foram 18,2 milhões de toneladas colhidas.
O escritório da Emater/Ascar de Venâncio Aires divulgou nesta segunda-feira, 24, laudo técnico sobre os impactos da estiagem entre 15 de dezembro de 2024 e 15 de fevereiro de 2025 na produção agrícola da região. A seca comprometeu a colheita de diversas culturas, causando um prejuízo financeiro total de R$ 27.247.276,37. As principais perdas ocorreram na produção de soja, milho (grão e silagem), tabaco e olerícolas. A soja foi a cultura mais impactada, representando R$ 18,9 milhões do prejuízo total. Em seguida, destacam-se o milho silagem, com perdas de R$ 3,9 milhões, e o milho grão, com R$ 2.292.609,37. Impacto na produção Antes da estiagem, as expectativas de produção eram significativamente mais altas. No entanto, a seca reduziu os rendimentos em kg/ ha ou litros/dia, levando a quedas de até 35% na colheita de milho grão e silagem. O percentual de perda variou entre 15% (Tabaco) e 36,65% (Soja). Os impactos financeiros e produtivos dessa estiagem foram
severos, especialmente para os produtores de soja e milho, que concentram a maior parte das perdas. Com a redução da produtividade, a economia da região também foi afetada, evidenciando a necessidade de medidas de mitigação para minimizar prejuízos em futuras estiagens. Conforme o relatório assinado pelo chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo, Vicente Fin, os dados indicam que a falta de chuvas e sua distribuição irregular afetaram a produção, com 485 famílias impactadas e algumas enfrentando falta de água para consumo humano e animal. As perdas na soja ainda são incertas, dependendo das chuvas futuras. No geral, as perdas no setor agrícola representam 4,87% do Valor Bruto da Produção (VBP) rural do município em 2024. A Emater afirma que a irregularidade de chuvas na região de Venâncio Aires deve seguir impactando as produções agrícolas, em especial da soja e milho, que estão na fase de deposição de grãos. O laudo deverá ser atualizado no próximo mês.
RotaRy Club VenânCio aiRes ChimaRRão Realiza mais uma ediçãO dO tradiciONal cOstelãO beNeficeNte
Programação ocorre no dia 27 de abril e será realizada no Nuno Gastronomia. Os cartões estão sendo comercializados com integrantes do clube de serviços
cartões estão sendo comercializados ao custo de r$ 65,00
No próximo dia 27 de abril, a comunidade de Venâncio Aires tem um encontro marcado com a solidariedade e o sabor irresistível do Costelão do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão. O evento acontece no Nuno Gastronomia, a partir das 11h, e promete uma experiência gastronômica imperdível. Por apenas R$ 65,00, os participantes poderão saborear uma deliciosa porção de costela assada, acompanhada de arroz e saladas. Além de desfrutar de uma
refeição especial, estarão contribuindo com ações sociais e projetos beneficentes promovidos pelo Rotary na cidade. A retirada será feita no sistema drive-thru, garantindo praticidade e conforto aos participantes. Para quem preferir, haverá também a opção de tele-entrega. Para mais informações e reservas, entre em contato com os integrantes do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão.
Gedeão Pereira: “O mercado de fumo continua bombando”
Guilherme Siebeneichler
Guilherme
Siebeneichler
Soja representa 69,5% do total de perdas financeiras no campo de Venâncio por conta da estiagem
Gelson Pereira/AI CBT
A presença da CBT na Expoagro 2025 reafirma sua dedicação ao desenvolvimento do setor
Guilherme Siebeneichler /Arquivo Olá
emPReendimentos de VenânCio aiRes se destaCam no PaVilhãO da aGricultura familiar Na exPOaGrO afubra
seis empreendimentos venâncio-airenses estão expondo seus produtos no pavilhão da agricultura familiar. espaço é um dos mais visitados na feira e neste ano reúne 216 expositores de 89 municípios gaúchos
A Expoagro Afubra 2025 reafirma sua relevância como vitrine do agronegócio gaúcho, reunindo 216 expositores de 89 municípios do Rio Grande do Sul. Dentre eles, seis empreendimentos de Venâncio Aires chamam a atenção pela diversidade e qualidade de seus produtos, demonstrando a força da agricultura familiar local. Participam da edição deste ano da feira: Vegetais Sabores da Querência, Casa do Mel Schwendler, Bolachas Tia Leci, Embutidos Coloniais Tangerinas, Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas e Cutelaria G’Bohn.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, que ocupa uma área de 3.480 metros quadrados, os visitantes podem conferir produtos tradicionais como queijos, embutidos, panificados, doces, geleias, mel,
são 216 expositores no pavilhão da agricultura familar
cachaças, vinhos e espumantes. O espaço também conta com infraestrutura de apoio, como câmara fria, sala de manipulação de alimentos e sanitários exclusivos para feirantes e visitantes.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça a importância das feiras como espaço de conexão entre produtores e consumidores. “Elas promovem a valorização da agricultura familiar, possibilitam trocas de experiências e impulsionam a economia local”, afirma o diretor do Departamento de Agroindústria Familiar da SDR, Flávio José Smaniotto. Com um número crescente de expositores e visitantes, a Expoagro Afubra 2025 se consolida como um dos maiores eventos do setor agroindustrial do Estado, impulsionando a
economia e destacando a qualidade dos produtos gaúchos no cenário nacional. O evento também conta com uma programação diversificada, incluindo palestras técnicas, oficinas e demonstrações de inovações para o campo, promovendo conhecimento e novas oportunidades para os participantes.
NúmerOs
Na edição de 2024 o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expoagro comercializou R$ 1,56 milhão. O valor global foi menor, já que feira teve um dia suspenso por conta de um temporal que atingiu estruturas no parque. No total da feira recebeu 154,5 mil visitantes, com R$ 310 milhões em negócios totais.
tÉCniCas de PRodução e PRoGRamas soCiais
GaNham destaQue NO esPaçO da Jti Na 23ª exPOaGrO
Jti conta com ambiente interativo para os produtores e parceiros buscando ampliar as técnicas para boas práticas agrícolas. além disso, ações sociais e sustentabilidade fazem parte das programações
A JTI, empresa que recentemente celebrou 15 anos de operação no setor de tabaco no Brasil, estará novamente presente na 23ª Expoagro Afubra. A feira, que ocorre de 25 a 28 de março, contará com um espaço ainda mais amplo para a companhia, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento técnico dos produtores de tabaco e a sustentabilidade no campo. O estande da JTI oferecerá um ambiente interativo para produtores e parceiros rurais, abordando boas práticas agrícolas, controle de doenças na produção de mudas, técnicas de manejo em estufas de cura e a importância do reflorestamento para a sustentabilidade do setor. Além disso, programas sociais e de suporte à produção, como o ARISE (Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação) e Saúde e Bem-Estar em Campo, terão destaque para a divulgação de informações e resultados.
No segmento corporativo a empresa apresenta ações como a
Central do Produtor, que amplia o contato com os integrados da empresa. Além disso, ações como saúde no campo e práticas sustentáveis ganham destaque em nova área junto ao espaço da companhia na feira. Já o setor de Leaf e de fabricação de cigarro ampliam as apresentações sobre qualidade do produto.
“Nesta edição comemorativa dos 70 anos da Afubra, a JTI ampliará seu espaço, integrando ainda mais a área técnica e corporativa. Será uma oportunidade para os pro-
dutores receberem informações valiosas sobre boas práticas agrícolas, além de permitir que visitantes conheçam de perto os programas desenvolvidos pela empresa, sempre com foco na sustentabilidade e no fortalecimento do Sistema Integrado de Produção”, destaca Cristina Quatke, gerente de negócios corporativos da JTI.
A 23ª Expoagro Afubra ocorre até sexta-feira, 28, no parque do evento em Rincão Del Rey, Rio Pardo, com entrada e estacionamento gratuitos, das 8h às 18h.
setoR dos animais Ganha ReFoRço na edição deste ano
O setor de animais da Expoagro Afubra conta com um incremento de mais de 100% em sua área de exposições em 2025. A construção de dois novos pavilhões entrega mais espaço e comodidade para expositores e visitantes, além de garantir maior conforto para os animais. O coordenador da exposição de animais, Edgar Pedro Konzen, explica que as duas estruturas ficam junto com os demais espaços do com-
plexo, na parte superior do parque, onde também estão localizados os novos estandes destinados para os expositores agropecuários e a pista de julgamentos de equinos. A ideia é integrar e setorizar a mostra de animais dentro da feira. O Pavilhão 3 é uma das novidades deste ano e fica ao lado do Pavilhão de Bioenergia. Segundo Konzen, a estrutura conta com 432 metros quadrados e abriga caprinos, aves
domésticas e coelhos. Ao total, os estandes contam com mais de 70 caprinos, 90 aves e 70 coelhos expostos, de diversas espécies e diferentes criadores. Já o Pavilhão 4, que também é estreado na Expoagro Afubra, tem mais de 1.100 metros quadrados e fica perto da pista de julgamentos. No local, o público encontra bovinos crioulos e jersey e também equinos das raças crioula, quarto de milha, percheron, marchador e pôneis.
fOrça reGiONal
A terça-feira, 25, marcou o início da 23ª Expoagro Afubra, que segue até sexta-feira, 28. Mais de 150 mil visitantes são aguardados nos quatro dias de exposições, seminários e debates. Na abertura oficial, na manhã desta terça, o destaque das autoridades foi na defesa e importância da cadeia produtiva do tabaco. O setor tem se destacado nas exportações gaúchas, ocupando a vice-liderança ao longo dos últimos 10 anos. A Afubra tem papel fundamental na defesa dos produtores, liderando debates e posicionamentos em defesa da cadeia produtiva. O tamanho do setor ganha destaque na abertura da feira, e garante que posições de lideranças políticas sejam amplificadas para o centro do país, em especial no ano de 2025, quando ocorre a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP11).
assOciadOs
A Casa do Associado Afubra estará novamente presente na Expoagro Afubra 2025, com o objetivo de integrar associados e suas famílias, acolhendo os visitantes e destacando a importância deles para a maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil. Localizada na zona norte do parque, a estrutura de 120 m² contará com seis profissionais para atender e orientar produtores rurais. Pela segunda vez, terá lavouras demonstrativas de variedades de tabaco, como virgínia, burley e comum, além de oferecer informações sobre o Sistema Mutualista e avaliações de danos causados pelo granizo. Em comemoração aos 70 anos da Afubra, todos os visitantes poderão concorrer a prêmios e conhecer as rotinas do setor. A Casa tem como objetivo aproximar os associados da entidade e proporcionar um ambiente acolhedor, com café e informações detalhadas sobre a safra e o futuro do setor. O espaço de acolhimento foi criado na edição de 2024.
beleZa
O Parque da Expoagro Afubra vale a visita pela sua beleza e organização. Toda a estrutura é mantida e organizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Um dos locais de descanso mais disputados é o Bosque Verde é Vida. O espaço tradicionalmente popular, possui mais de meio hectare de área verde, que oferece lazer e descanso aos visitantes. Para a edição de 2025, foi implementado um espaço de piquenique para maior interação do público. A área também contará com uma trilha ecológica, com atrações como uma exposição sobre as abelhas sem ferrão, hotel de insetos feito com materiais recicláveis e um condomínio de pássaros com casinhas de madeira. Além disso, o Bosque abrigará o Jardim Verde é Vida, com flores, ervas e chás, e projetos como o Bolsa de Sementes e o Viveiro Florestal Escolar. Atividades lúdicas para crianças também farão parte da programação.
biOeNerGia
O Pavilhão da Bioenergia, é tradicional na programação da Expoagro, e garante conhecimento sobre o combustível renovável. Ao lado do setor de animais, o local demonstra o processo de transformação do óleo de cozinha usado em biodiesel, utilizado na frota de veículos e máquinas da Afubra. O programa de coleta de óleo saturado busca sensibilizar as pessoas sobre os impactos ambientais do descarte inadequado do óleo. As escolas parceiras recolhem o óleo usado, que é transformado em biocombustível e utilizado pela Afubra, recebendo em troca bônus que podem ser trocados por produtos. A iniciativa visa fortalecer a conscientização ambiental nas comunidades.
a 23ª expoagro afubra ocorre de 25 a 28 de março de 2025. ao longo do mês de março o Olá Jornal abre espaço nas páginas da edição impressa com destaque para a maior feira voltada à agricultura familiar. durante as programações o Olá Jornal realiza cobertura completa nas plataformas digitais.
Guilherme
Siebeneichler
Janine Niedermeyer/Arquivo
Olá
espaço da Jti apresenta técnicas e projetos desenvolvidos pela empresa
ComerCialização do tabaCo no rS eStá em 17%, aponta afubra
Na média geral do Sul do Brasil, Afubra estima que a comercialização alcança 20,7%. Conforme a entidade, até o momento, a produção está dentro da estimativa inicial de 690 mil toneladas
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) acompanha o movimento de comercialização da safra 2024/2025 de tabaco nos três estados do Sul do país. Conforme o levantamento da entidade, até o momento cerca de 17% da estimativa da produção para o atual ciclo foi comercializada no Rio Grande do Sul.
A média para a região sul-brasileira está em 20,7%. Os dados levam em consideração pesquisa de campo realizada pela associação até o dia 22 de março.
Conforme o presidente da Afubra, Marcílio Drescher, os números da produção serão divulgados após a
conclusão de venda da safra. Porém, conforme o dirigente, os dados apontam que os números devem se manter dentro da estimativa da entidade, que apontou ainda em novembro, 690 mil toneladas produzidas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“A Afubra faz uma pesquisa no final da safra para efetivamente apontar o que ocorreu na produção e os valores de comercialização. A pesquisa é feita a partir da nota de venda. Então nós estamos acompanhando que o atual levantamento é de que a produção está um pouco acima da estimativa inicial, mas isso deve se
ajustar no decorrer do período de venda, com a entrada de informações das diferentes regiões dos três estados do Sul,” explica. Conforme Drescher, cada região está com avaliação de tabaco diferente na comercialização. Pesquisas da Afubra acompanham o ritmo da comercialização, e tem apontado, conforme o dirigente, um certo equilíbrio, no contexto geral, onde há produtividade dentro da média. “Pesquisa que mostra que a produção vendida até agora, dos produtores já venderam, está acima do peso da estimativa inicial que nós fizemos. Mas isso ainda vai oscilar, porque depois entra
No Rio Grande do Sul estimativa inicial aponta que a produção deve alcançar 281 mil toneladas
maior quantidade comercializada, em uma região, e vai equalizar os números,” comenta.
A estimativa inicial aponta para um aumento de 37,08% na produção de tabaco no Sul do Brasil, resultando em 696.435 toneladas, distribuídas entre três tipos: 630.539 de Virginia,
CONVITE AOS CONVITE AOS AGRICULTORES AGRICULTORES
Audiência Pública da Frente Parlamentar da
Audiência Pública da Frente Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados
Novo Proagro Novo Proagro e Securitização e Securitização
Onde: Onde: Expoagro Afubra Expoagro Afubra (Rincão del Rei, Rio Pardo - RS) (Rincão del Rei, Rio Pardo
Quando: Quando: 28/3 - 10h 28/3 - 10h
O Paraná deve movimentar mais de 190 mil toneladas, e o Rio Grande do Sul deve encerrar o
com cerca de 281 mil toneladas.
Sua força
faz Sua força faz a diferença! aParticipe!diferença! Participe!
crescimento da agricultura familiar.
O Sicredi faz parte do campo, nascemos e crescemos junto ao agronegócio, e conhecemos de perto os desafios e sonhos dos produtores rurais. Por isso, aqui você conta com um parceiro que sabe o que você mais precisa para impulsionar sua produção: crédito rural, consórcios, investimentos, seguros e muito mais.
Visite nosso espaço na 23ª Expoagro Afubra, de 25 a 28 de março de 2025.
Sicredi. É ter com quem contar.
54.624 de Burley e 11.272 de Comum. Santa Catarina tem estimativa de 225.239 toneladas de produção.
ciclo
Janine Niedermeyer/Arquivo Olá
Gilson Becker é eleito presidente da amprotaBaco
assembleia para eleição e posse da diretoria da entidade para o biênio 2025-2026 ocorreu logo após a solenidade de abertura da expoagro afubra, nesta terça-feira, 25
A Associação dos municípios produtores de tabaco (Amprotabaco) elegeu, na manhã desta terça-feira, 25, a nova diretoria para o biênio 2025-2026. o prefeito de Vera cruz, gilson becker, foi aclamado em eleição de chapa única, tomando posse logo após o pleito. entre os desafios do setor, em especial, em ano de Conferência das partes da convenção-Quadro para o controle do tabaco (cop-11), está a valorização do setor e a busca pelo apoio do governo brasileiro ao fim das sansões à cadeia produtiva do tabaco. de acordo com o presidente, a responsabilidade de estar à frente da Amprotabaco pode ser medida em números do setor. mais de 500 municípios estão envolvidos nesta cadeia produtiva, que nos três estados do sul do brasil estima-se envolver mais 130 mil produtores. “A representação de todo este contingente é um desafio bastante grande, pois falamos de um setor que tem impacto direto na economia e no bem-estar social das comunidades inseridas na cadeia produtiva do tabaco”, avalia o novo presidente, eleito e empossado após a abertura oficial da Expoagro Afubra. becker que é profundo conhecedor do assunto. filho de produtores e atualmente produtor de tabaco do interior de Vera cruz – um dos grandes municípios produtores de tabaco – diz sentir-se preparado para levar as pautas da cadeia produtiva e ampliar a representatividade do setor em todo o país. “temos que criar uma agenda de discussões, no âmbito regional, envolvendo os três estados do sul do brasil e o governo federal. este trabalho deverá anteceder a conferência das partes, marcada para novembro deste ano. por isso, precisamos mobilizar todos o maior número de municípios envolvidos nesta produção, para que juntos tenhamos vez nestas discussões que envolvem a diplomacia brasileira”, aponta. para realizar esta mobilização, o novo presidente quer motivar um número maior de municípios da região sul do brasil, a ingressarem na entidade.
Junto com a nova diretoria, o ex-presidente Marcos Vinícius pegoraro, do município de canguçu, foi empossado secretário-executivo da Amprotabaco, ocupando o cargo, até então, do ex-prefeito de Vera Cruz, Guido
m K t prefeito de Vera cruz, gilson becker, vai presidir entidade pelos próximos dois anos
solo proteGido: setor do taBaco firma cooperação-técnica com a embrapa
A assinatura do projeto solo protegido , cooperação-técnica entre a empresa brasileira de pesquisa Agropecuária (embrapa) e o sindicato interestadual da indústria do tabaco (sinditabaco), reuniu pesquisadores, representantes da cadeia produtiva do tabaco e empresas associadas na Expoagro Afubra, em Rio Pardo (RS), nesta terça-feira, 25 de março.
A ação prevê a seleção e o diagnóstico de propriedades que representam o setor produtivo do tabaco na região sul do brasil, a proposição de planos de intervenção contemplando as boas práticas Agrícolas (bpAs) e o monitoramento de indicadores-chave, envolvendo a proteção e conservação ou a recuperação do solo. para isso, diferentes especialistas da embrapa atuarão na coleta de amostras para o diagnóstico da qualidade física, química, biológica e da mesofauna, bem como para a avaliação dos estoques de carbono presentes em 33 propriedades de 11 microrregiões produtoras de tabaco. com duração de 60 meses, o projeto seguirá quatro etapas: diagnóstico da qualidade do solo, recomendação dos planos de intervenção, intervenção e monitoramento. A produção de tabaco no sul do brasil é de grande importância econômica e social, fortemente vinculada ao contexto da agricultura familiar sul-brasileira. O sul do brasil é responsável por 95,4% da produção nacional de tabaco, envolvendo mais de 133 mil famílias de produtores na safra 2023/2024, gerando um valor bruto de receita da produção aos produtores na ordem de r$ 11 bilhões.
Hoff. Pegoraro era o atual presidente da Amprotabaco. “Nossa gestão foi marcada por grandes desafios, como a pandemia e os próprios eventos climáticos, como a estiagem e as enchentes. No entanto, o desafio segue agora, na mobilização de um número maior de prefeitos para caminhar junto da nossa entidade”, pontua pegoraro.
RECEITAS
Prev são Inic al
Prev são Atua zada
Rece tas Realizadas
Dé cit Orçamentário Sa dos de Exerc cios Anteriores (Utilizados para Créditos Ad cionais)
DESPESAS
Dotação nicial
Dotação Atualizada
Despesas Empenhadas
Despesas Liquidadas
Despesas Pagas
Superávit Orçamentár o DESPESAS POR FUNÇÃO/SUBFUNÇÃO
Despesas Empenhadas Despesas Liquidadas
Rece ta Corrente L qu da
Rece ta Corrente L qu da A ustada para Cá cu o dos Limites de Endividamento
Rece ta Corrente L qu da A ustada para Cá cu o dos Limites da Despesa com Pessoal
RECEITAS E DESPESAS DO REGIME PRÓPRIO DE
Fundo em Cap ta ização (PLANO PREVIDENC ÁRIO)
Rece tas Previdenciárias Realizadas
Despesas Previdenciárias Empenhadas
Despesas Previdenciárias Liquidadas
Resu tado Previdenciário
Fundo em Repartição (PLANO F NANCE RO)
Rece tas Previdenciárias Realizadas
Despesas Previdenciárias Empenhadas
Despesas Previdenciárias Liquidadas
Resu tado Previdenciário
Acesse As publicAções legAis tAmbém em formAto digitAl. escaneie o qr code ou no site: olajornal.com.br/publicacao-legal