Confira a edição desta quarta-feira, 24 de setembro de 2025
VENÂNCIO AIRES
Quarta-feira
24 de setembro de 2025
Edição 685, ano 09
Distribuição Gratuita
OLÁ Venâncio @olajornal
Quarta:
O dia começa com nebulosidade variável e no amanhecer pode ocorrer neblina ou garoa isolada na região. Mas, no decorrer da manhã a cobertura de nuvens reduz e o sol retorna acompanhado de algumas nuvens. Ainda fará frio no começo do dia, mas as temperaturas sobem de forma gradativa e a tarde será agradável. Mín: 10º máx: 21º
Quinta: O tempo fica firme e o sol predomina, sob influência da massa de ar seco e frio. As temperaturas ficam mais baixas ao amanhecer e à noite, resultando em sensação de frio e há chance de geada fraca nas cidades de maior altitude. Já a tarde será agradável. Mín: 07º Máx: 22º
Fonte: NIH/UNIVATES
DEBATE GLOBAL
O Olá Jornal acompanhou nesta semana o Fórum Novas Abordagens, na cidade de Nova Iorque, que ocorreu em paralelo à Assembleia Geral da ONU. O evento reuniu especialistas de diversos países para debater políticas de redução de danos do tabaco, destacando que mais de 140 milhões de pessoas já utilizam alternativas ao cigarro tradicional no mundo. O encontro reforçou a urgência de acelerar políticas mundiais e incluir a estratégia de redução de danos na agenda da OMS, especialmente às vésperas da COP11, em novembro, na Suíça. PÁGINA 7
venâncio aires é o 8º maior produtor de frangos do rio grande do sul, diz ibge
PÁGINA 2
mais que produção: setor do tabaco se consolida como referência em esg
PÁGINA 3
venâncio aires recebe edição do rotas da inovação 2025 nesta sexta
PÁGINA 4
turismo, infraestrutura e agricultura em destaque na consulta popular
PÁGINA 6
subcomissão da assembleia realiza nova audiência sobre a cop11 na região
PÁGINA 7
Venâncio Aires é o 8º mAior produtor de
FRANGOS DO RIO GRANDE DO Sul, SEGuNDO IBGE
Crescimento expressivo coloca Venâncio Aires entre os principais polos avícolas do Estado. Produção de aves praticamente triplicou nos últimos 20 anos, segundo levantamento do IBGE, com dados de 2024
A produção avícola de Venâncio Aires segue em ritmo de crescimento e consolidando a cidade entre os principais polos do setor no Rio Grande do Sul. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2024 mostram que o efetivo de aves no município chegou a 2.477.300 cabeças, número que coloca Venâncio na 8ª posição entre os dez maiores produtores do Estado. O levantamento mostra a evolução constante do setor local nas últimas duas décadas. Em 2005, o município contabilizava 464,1 mil aves. Dez anos depois, em 2015, esse número já havia praticamente dobrado, chegando a 882,1 mil cabeças. Agora, em 2024, o salto é ainda mais expressivo, quase triplicando em relação a 2015. No ranking estadual, Venâncio Aires aparece atrás de municípios como Nova Bréscia, líder com 5,5 milhões de aves, e Santa Maria do Herval, com 4,7 milhões.
PRODuÇÃO DE OVOS
O relatório do IBGE também destaca a expressiva produção de ovos em Venâncio Aires. Em 2024, foram contabilizadas 2,9 milhões de dúzias, um crescimento significativo em relação a 2023, quando a marca
Divulgação/MAPA
Venâncio Aires registrou mais de 2,4 mil cabeças de frangos em 2024
EVOluÇÃO DA PRODuÇÃO DE FRANGOS
Fonte: IBGE
foi de 1,07 milhão de dúzias. O desempenho também supera o resultado de 2022 (971 mil dúzias) e de 2015 (975 mil dúzias).
Apesar de o pico histórico ter ocorrido em 2013, quando o município
registrou 3 milhões de dúzias, a atual produção coloca novamente Venâncio muito próximo do melhor resultado já alcançado. Em 2005, a produção era de 1,107 milhão de dúzias.
Grupo diVAs do sus ApresentA espetáculo “todo corpo dAnçA”
O grupo Divas do SUS sobe ao palco no próximo dia 03 de outubro, sexta-feira, às 19h30min, no Auditório do Colégio Oliveira, com o espetáculo “Todo Corpo Dança”. A apresentação é aberta à comunidade e o ingresso será solidário. Formado por mulheres da comunidade, o grupo utiliza a dança como forma de promoção da qualidade de vida, da autoestima e do bem -estar. As integrantes têm participado de ensaios e oficinas ao longo do ano que ocorrem junto a academia de saúde, ao lado da Unidade de Saúde (UBS) do bairro Gressler, e agora vão mostrar ao público o resultado desse processo. De acordo com a profissional de Educação Física da rede pública e responsável pelo projeto, Eliane Turcatto, o espetáculo é um reflexo da transformação que a dança proporciona. “ O espetáculo traz essa ideia que todas as pessoas podem dançar, podem se movimentar e fazer aquilo que deseja, do empoderamento da mulher. O grupo é de mulheres que se reúnem todos os dias, e começou com uma roda de conversa e, hoje, estamos aí fazendo apresentações e ações
Divulgação/PMVA
Apresentação ocorre no dia 03 no auditório do Colégio Oliveira
na comunidade. Nós temos dez coreografias e que serão apresentadas e, ainda, depoimentos das participantes. Todos estão convidados a participar ”, destaca. O evento pretende reunir familiares, amigos e toda a comunidade, em uma noite de valorização da cultura, da saúde e da expressão corporal.
AtletAs de Venâncio conquistAm 25 medAlhAs no 19º CaMpeOnaTO esTadual JKa eM pOrTO aleGre
Nos dias 19 e 20 de setembro, ocorreu o 19º Campeonato Estadual JKA, realizado no Ginásio de Esportes do Partenon Tênis Club, em Porto Alegre.
A competição contou com a presença de 23 atletas venâncio-airenses, que representaram o município.
A programação iniciou no dia 19, com um curso ministrado pelo Shihan Yoshizo Machida, voltado ao aprimoramento técnico dos atletas.
Já no dia 20, as disputas em diversas categorias movimentaram o evento.
O desempenho de Venâncio Aires foi expressivo: ao todo, foram conquistadas 25 medalhas — sendo 4 de ouro, 9 de prata e 12 de bronze.
O Sensei Ramon Michael Gollmann avaliou os resultados de forma positiva e projetou boas perspectivas para o próximo ano.
“É uma competição que abre vaga para campeonatos em nível nacional. Assim como neste ano conquistamos medalhas no Brasileiro,
estou otimista de que em 2026 teremos ainda mais atletas competindo e ganhando espaço no cenário nacional”, destacou o Sensei. Outro ponto importante ressaltado pelo Ramon foi a estreia de vários integrantes da Associação Venâncio-airense de Karatê-Dô, participantes do projeto ‘Karatê-Dô: Um Projeto para a Vida’. Muitos deles competiram pela primeira vez, mostrando desempenho promissor e adquirindo experiência em nível estadual.
A equipe já tem novo compromisso marcado: nos dias 24 e 25 de outubro, em Marau/RS, os atletas do projeto disputarão as Olimpíadas Escolares. O projeto “Karatê-Dô: Um Projeto para a Vida” é desenvolvido pela Associação Venâncio -airense de Karatê-Dô e conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Termo de Fomento nº 2040/2025.
FetAG mApeiA turismo rurAl e projetA nOvOs prOGraMas para reGiãO
O turismo rural ganha centralidade na pauta do desenvolvimento regional com o levantamento que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul realiza no Vale do Rio Pardo. A iniciativa reúne informações qualificadas sobre empreendimentos já existentes e identifica potenciais de expansão, abrindo caminho para a criação de programas que valorizam a agricultura familiar e a identidade cultural do território.
O tema integra a reunião mensal da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), realizada no Rural La Campana, em Vale do Sol, espaço de referência que simboliza a força das experiências turísticas no meio rural.
Sandra Wagner, do Instituto de
Formação Sindical Irmão Miguel, vinculado à Fetag e responsável pelo estudo, explica que o trabalho envolve visitas, entrevistas e coleta de dados diretamente com os empreendedores. O objetivo é construir um diagnóstico realista da atividade e oferecer subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas. “Nosso propósito é dar visibilidade ao que já existe e criar condições para que novas iniciativas sejam apoiadas. O turismo rural é uma alternativa de renda que dialoga com a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais”, afirma.
O estudo da Fetag deve ser concluído até o fim do ano, e nortear ações da entidade, a partir de 2026.
Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com. Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415
Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio Publicações Legais estão disponíveis em versão digital no site: olajornal.com.br/publicacao-legal
Carine Teloken - JKA
Competição contou com 23 atletas de Venâncio Aires
esg na PrátiCa: Cadeia ProdutiVa do tabaCo se destaCa em açõeS ambientaiS, SOCiaiS e De gOvernança
deias produtivas do Estado.
COmprOmiSSO
Entre as iniciativas ambientais, destaca-se o uso cada vez mais reduzido de agrotóxicos. Hoje, o tabaco está entre as culturas agrícolas que menos utilizam defensivos químicos. Outro avanço é a preservação de áreas nativas: em média, 22% das propriedades produtoras abrigam florestas, ajudando na conservação da biodiversidade e na proteção das nascentes. Além disso, a diversificação das lavouras é incentivada. O Programa Milho, Feijão e Pastagens, coordenado pelo SindiTabaco com apoio de governos estaduais e entidades agrícolas, permite que produtores aproveitem o solo após a colheita do tabaco, garantindo renda extra e maior equilíbrio ambiental.
avançOS SOCiaiS
O combate ao trabalho infantil é um marco do setor. Há mais de 20 anos, iniciativas de proteção a crianças e adolescentes nas lavouras levaram a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a reconhecer a cadeia produtiva como exemplo positivo.
Um dos projetos mais importantes é o Instituto Crescer Legal, criado em 2015 pelo SindiTabaco. A instituição promove programas de aprendizagem profissional rural para adolescentes, iniciativas de empoderamento feminino no campo e formações voltadas ao empreendedorismo em parceria com escolas e universidades.
CertiFiCaçãO
Em 2014, o Ministério da Agricultura publicou normas técnicas para a certificação do tabaco, assegurando processos padronizados e de qualidade. Desde então, os agentes da cadeia produtiva — capitaneados por entidades como a Afubra e o SindiTabaco — vêm ampliando ações de governança, com transparência e segurança jurídica para produtores e indústrias.
reCOnHeCimentO
Autoridades governamentais e lideranças do agro destacam a relevância da fumicultura como exemplo de equilíbrio entre economia e sustentabilidade. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum (MDB), afirma que a
Setor, que movimenta quase r$ 25 bilhões no Sul do país no meio rural, adota iniciativas pioneiras de sustentabilidade e responsabilidade social. assunto pauta série de reportagens do Olá Jornal a partir desta semana O Olá Jornal inicia uma série especial de reportagens para destacar as políticas de ESG (Environmental, Social and Governance em inglês) adotadas pelo setor do tabaco, dando visibilidade a práticas que unem responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e governança. A cadeia produtiva, que movimenta bilhões e envolve milhares de famílias no Brasil, chega à véspera da 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP11), prevista para novembro, como um exemplo de que é possível aliar produção em larga escala a compromissos ambientais e sociais. O destaque ganha ainda mais relevância diante da COP11, que tem ampliado os debates sobre os impactos ambientais durante o processo de industrialização do tabaco, além da produção no campo. O Rio Grande do Sul é líder nacional na produção, respondendo por mais de 50% do tabaco colhido no país. Na pauta das exportações gaúchas, o produto só fica atrás da soja. O setor emprega diretamente mais de 600 mil pessoas no campo e gera aproximadamente 2 milhões de empregos indiretos, consolidando-se como uma das principais ca-
produção de tabaco é modelo em sustentabilidade no país. ações são adotadas há mais de 20 anos
cadeia do tabaco é um exemplo nacional de boas práticas produtivas e precisa ser valorizada. “Estamos falando de uma cadeia produtiva fundamental para o nosso Estado, estruturada, organizada e que há décadas tem sido modelo para outras culturas. O tabaco reúne um conjunto de práticas que mostram equilíbrio entre economia e sustentabilidade, seja na proteção ambiental, na recuperação de solo, no combate ao trabalho infantil ou nos incentivos à diversificação das lavouras. É uma cultura que garante renda e qualidade de vida ao pequeno produtor e fomenta a economia de centenas de municípios gaúchos”, destaca. Na mesma linha, o presidente da Federação da Agricultura do Esta-
do do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, reforça que a produção de tabaco é uma das cadeias mais organizadas do agronegócio brasileiro.
“O setor do tabaco tem sido referência em produção de ponta, com forte presença tecnológica e atenção constante às boas práticas produtivas. É uma cadeia que mostra como a agricultura familiar pode ser eficiente, rentável e ao mesmo tempo responsável. O Brasil e o Rio Grande do Sul têm no tabaco um modelo de produção que merece ser reconhecido não apenas pela sua importância econômica, mas também pelo seu comprometimento com questões ambientais e sociais”, afirma.
allianCe one brasil diVulga resultados de sua eStratégia eSg e reFOrça COmprOmiSSO COm SuStentabiliDaDe investir em práticas sustentáveis é parte do Dna da alliance One brasil, que alia crescimento econômico à preservação ambiental e impacto social positivo
A Alliance One Brasil apresentou os mais recentes alcances de sua Estratégia ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança), lançada em 2021, com o propósito de integrar as prioridades de negócios ao compromisso com a produção sustentável. A iniciativa tem guiado os investimentos e práticas da companhia em três pilares: Apoio a pessoas e comunidades, Impacto
ambiental mínimo e Ambiente de negócios ético e responsável. Desenhada a partir de uma avaliação de materialidade junto a stakeholders internos e externos, a Estratégia ESG da empresa é monitorada por meio da plataforma Ecometrica, que possibilita uma gestão detalhada dos indicadores e maior precisão no acompanhamento de metas. Os avanços ambientais têm se des-
tacado. Nas unidades fabris de Venâncio Aires (RS) e Araranguá (SC), 99,2% dos resíduos foram reciclados, reutilizados ou reaproveitados no ano fiscal de 2025, com ênfase para o marco de zero envio de resíduos a aterros. No campo agrícola, a Alliance também investe em práticas sustentáveis: desde 2015, já foram fornecidas mais de 4,3 milhões de mudas de eucalipto e doadas 80 mil mudas nativas frutíferas a produtores de tabaco integrados, fortalecendo a biodiversidade e apoiando a diversificação produtiva. Na frente social, a empresa impactou positivamente 18,3 mil pessoas apenas no ano fiscal de 2025, por meio de projetos e programas. Entre os destaques estão o Projeto Vaga-Lume, que alcança cinco escolas em três estados com atividades voltadas a 380 alunos, e o programa de voluntariado corporativo Abraço Solidário, que mobilizou 200 voluntários em três estados, beneficiando 5,4 mil pessoas.
No âmbito da governança, a Alliance One Brasil alcançou a marca de
ações sociais da empresa, como as de voluntariado corporativo, beneficiaram 18,3 mil pessoas
100% dos empregados elegíveis concluindo os treinamentos de compliance nos prazos determinados. A prática integra o esforço de assegurar que as atividades de negócios sejam conduzidas em conformidade com a legislação vigente, com os regulamentos aplicáveis e com padrões reconhecidos de ética comercial, conforme previsto em seu Código de Conduta nos Negócios. Segundo o gerente de Planejamento Integrado da empresa, Juliano Kroth, os resultados refletem a consistência do trabalho desenvolvido. “Sustentabilidade não é apenas um conceito para nós, mas uma prática
diária em cada decisão de negócio. Ao apresentar esses resultados, reforçamos nosso papel em promover um futuro mais responsável, transparente e alinhado às expectativas da sociedade, dos produtores e de nossos clientes”, destacou. Com a divulgação dos números, a Alliance One reafirma seu compromisso com a responsabilidade social corporativa e com a sustentabilidade, demonstrando que desenvolvimento econômico pode caminhar lado a lado com impacto positivo para pessoas, comunidades e meio ambiente.
Gelson Pereira
Gelson Pereira
iniciativa também contempla ações junto aos produtores de tabaco
Guilherme Siebeneichler/Arquivo
Olá
Dia Da MaturiDaDe ativa proMete atrair Milhares à OkTOBERfEST; VENÂNCIO AIRES TEM dELEGAçÃO CONfIRMAdA
Evento terá caminhada, oficinas, shows e entrada gratuita para pessoas com 55 anos ou mais. Cerca de 80 integrantes de Venâncio Aires já confirmaram participação na programação
No dia 16 de outubro, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul terá uma programação especial dedicada ao Dia da Maturidade Ativa, voltado para pessoas com 55 anos ou mais, que terão entrada gratuita no parque. Só de Venâncio Aires, cerca de 80 integrantes dos grupos de Maturidade Ativa já confirmaram presença, reforçando a participação regional em um dos dias mais movimentados da festa. Atualmente o grupo do Sesc Venâncio Aires conta com mais de 220 inscritos em atividades ao longo do ano. No dia 16 as programações começam às 10h, com a tradicional caminhada festiva em frente à Catedral São João Batista, na Rua Ramiro Barcelos. Ao som de músicas típicas e com animação de bandinhas, os grupos seguirão até o Parque da Oktoberfest (R. Galvão Costa, 755), em um percurso marcado pela integração e pelo clima de celebração. A expectativa dos organizadores é reunir milhares de visitantes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, consolidando a data como um grande encontro da melhor idade.
OfICINAS E CULTURA
Promovido em parceria com o Sesc, o Dia da Maturidade Ativa
Participação de Venâncio Aires é destaque no Dia da Maturidade Ativa
transforma o parque em um espaço de convivência e aprendizado. Em 2025, parte das atividades também estará concentrada no Espaço Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que integra a estrutura da “Festa da Alegria” com oficinas voltadas ao bem-estar e à socialização. Entre os destaques da programação estão as aulas-show de gastronomia “Cerveja & Cozinha: Sabores de uma Cultura” e “Tortas Alemãs: Camadas de Sabor e Memória”, o Quiz da Maturidade Ativa, além de apresentações culturais e oficinas de dança.
MÚSICA E dANçA
O palco cultural contará com apresentações dos grupos Edelweis,
Caminhando Juntos (Estrela), Cravos e Canelas (Maturidade Ativa Sesc 4º Distrito), Grupo Flash Back (Sesc Maturidade Ativa), Jef’s Studio de Dança e do Coral Santa Maturidade.
A música também será destaque, com as bandinhas itinerantes Die Oberkrainer e Estrela de Ouro circulando pelo parque, além de shows com Meninos do Astral, Munich, Nova Dimensão, a dupla Elton e Juliana e a Banda Scala. Reconhecido como um dos dias mais tradicionais e movimentados da Oktoberfest, o evento destaca a energia, vitalidade e integração da melhor idade, transformando o parque em um espaço de convivência, aprendizado e celebração.
coMuniDaDe De linha saraiva celebra história
EM EVENTO CULTURAL PROMOVIdO PELA ASSOCIAçÃO JOÃO GUTTENBERG
Projeto Social e Cultural destacou o legado de Linha Saraiva e o protagonismo da comunidade. Celebração marcou os 145 anos da comunidade de Linha Saraiva com homenagens e integração
No domingo, 21, a Associação Mista João Guttenberg de Linha Saraiva promoveu seu Projeto Social e Cultural, realizado na Sede João Guttenberg. O encontro reuniu a comunidade local em um momento de integração, resgate da memória e
valorização da história da região. A programação iniciou pela manhã, destacando a trajetória de Picada Linha Saraiva, fundada em março de 1880. Ao longo de 145 anos, a comunidade cresceu, se desenvolveu e manteve viva a es-
ÁRIES
Se houver tensões com amigos e grupos, tente fazer ajustes que fortalecem vínculos. Conversas importantes e acordos claros serão aliados. O final da semana traz oportunidades para equilibrar a rotina.
CÂNCER
Ajustes na vida familiar e na casa fortalecem vínculos e proporcionam acolhimento. O final da semana é favorável para reorganizar o lar, criar harmonia e nutrir relações próximas.
LIBRA
O fim de semana favorece a conexão com projetos e pessoas significativas, oferecendo espaço para relaxar, renovar energia e fortalecer vínculos de forma equilibrada.
CAPRICÓRNIO
Novas experiências e aprendizados podem ampliar horizontes, mas mantenha os pés no chão. O fim de semana é favorável para organizar compromissos e revisar gastos.
sência de seus antepassados.
“Já são 145 anos de história. Fico feliz em compartilhar com a comunidade e homenagear as pessoas que fizeram parte disso. É algo que nós, da comunidade, fazemos com alegria e orgulho”, ressaltou Elo Felten, presidente da Associação Mista João Guttenberg.
Durante o evento, foram homenageados líderes comunitários, ex-prefeitos, vereadores, além de professores e alunos da antiga Escola João Guttenberg, reconhecendo a contribuição de cada um para o desenvolvimento da localidade.
A vereadora Claidir Kerkhoff destacou a importância das emendas impositivas para o fortalecimento de comunidades e associações, além de reforçar a necessidade
rotas Da inovação chega a VENÂNCIO AIRES
NESTA SEXTA-fEIRA
Evento reúne governo, universidade, setor produtivo e comunidade para debater inovação, resiliência climática e desenvolvimento regional
Venâncio Aires será palco, nesta sexta-feira, 26, de mais uma edição do Rotas da Inovação 2025, iniciativa promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT). O evento ocorre no campus da Unisc, das 8h30min às 12h, e promete reunir representantes do poder público, comunidade acadêmica, setor produtivo e sociedade civil em torno de debates sobre desenvolvimento e futuro.
A programação inicia com o credenciamento, às 8h30min, e segue com a abertura e painel sobre Cenários da Inovação. Entre os destaques, estão as discussões sobre resiliência climática (9h30min), apresentação do Inova RS Região dos Vales (10h) e a mesa sobre protagonismo na inovação (10h30min). O encon-
tro ainda contará com o espaço
“Parceiros da Inovação” (11h) e encerra com a premiação de destaques (11h45min).
“Rotas da Inovação” é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), que visa fomentar a inovação no estado. O projeto percorre as diferentes regiões do RS para conectar os atores da chamada “quádrupla hélice” (governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada) e promover o debate sobre novas tecnologias e o desenvolvimento regional.
O evento é aberto ao público interessado e ocorre no campus da Unisc de Venâncio Aires, na Avenida das Indústrias, 2111, Bairro Universitário, Venâncio Aires.
Homenagens foram entregues para lideranças comunitárias
de estimular a participação de novas lideranças. “As emendas são recursos de impostos arrecadados que podemos repassar às comunidades. Mas não adianta só receber o recurso: é preciso dar o exemplo. Linha Saraiva mostra isso, com tantos voluntários ajudando neste evento. Que isso sirva de motivação para que os jovens também se envolvam em suas comunidades”, afirmou.
A programação cultural incluiu apre-
Revisar gastos e alinhar responsabilidades práticas fortalece o seu momento. O fim de semana favorece equilíbrio entre criatividade e rotina, permitindo foco em projetos que valorizem seus talentos.
LEÃO
O diálogo e colaboração com amigos, grupos e projetos coletivos favorecem novas perspectivas. O fim de semana permite conciliar autonomia e vínculos, fortalecendo relações importantes.
ESCORPIÃO
Silêncio e introspecção ajudam a reorganizar prioridades e revisar padrões antigos. O fim de semana é propício para fortalecer a base emocional e projetos discretos.
AQUÁRIO
Relações criativas ganham espaço, permitindo colaborações inspiradoras. Conversas esclarecedoras ajudam a dissolver mal-entendidos. A semana favorece reflexão, ajustes nas trocas e confiança em projetos.
GÊMEOS
sentações do grupo de danças folclóricas alemãs Grüner Jäger Volkstanzgruppe, do grupo de Danças Afro de Venâncio Aires e das Danças Gaúchescas da Escola Rio Branco, encerrando com uma reunião dançante que animou os público.
O Projeto Social e Cultural da Associação Mista João Guttenberg de Linha Saraiva conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Termo de Fomento nº 2072/2025.
Pequenos ajustes facilitam decisões maiores. O fim de semana favorece a expressão criativa e aprendizado, permitindo novas perspectivas.
VIRGEM
Questões financeiras e profissionais pedem atenção para promover segurança e estrutura. O céu favorece cortes de padrões antigos e abertura para novos caminhos.
SAGITÁRIO
No campo afetivo, equilíbrio entre liberdade e compromisso é essencial. O fim de semana favorece trocas significativas, descontração e reorganização de planos em grupo.
PEIXES
Dialogue sobre sentimentos e necessidades para criar conexão verdadeira. O fim de semana favorece momentos de intimidade, descanso e prazer, permitindo reflexões importantes e novas perspectivas.
TOURO
Fonte: Personare
Édson Coltz/Ascom
Sict
Rotas de Inovação do Governo do RS ocorrem em oito regiões do estado
Guilherme Siebeneichler/Arquivo
Olá
Marina Baierle
Marina Baierle
Evento de integração ocorreu no último domingo, 21
associação cultural Die schwalben conviDa
coMuniDaDe
PARA A 13ª SCHwALbEnFEST DuRAnTE SESSão DA CâMARA
Entidade promove no domingo, 28, um encontro de cultura, história e convivência comunitária. Programação inicia às 6h com alvorada festiva, e segue até as 17h
Na noite desta segunda-feira, 22, a Associação Cultural Die Schwalben esteve presente na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para divulgar a programação da 13º SchwalbenFest e reforçar o convite à comunidade. Acompanhados pelo presidente Leomar Felten e demais integrantes do grupo, os representantes destacaram a importância do evento para a preservação da tradição e da cultura germânica. “Nossa festa é realizada através de emenda impositiva. Vir até a Casa do Povo para convidar os vereadores é importante, já que eles são fiscalizadores dos recursos aplicados. Esperamos contar com a
presença de todos para celebrar a tradição, a gastronomia, a música e a dança folclórica alemã, preservando e valorizando nossa herança cultural”, afirmou Leomar. A 13ª SchwalbenFest inicia às 6h com a tradicional alvorada festiva. Às 10h acontece a Roleta da Sorte Glücksrad, com prêmios variados, incluindo cestas coloniais. Na sequência, às 11h, o grupo visitante Lustige Harmonietanzgruppe, de Harmonia (RS), realiza uma apresentação cultural, que antecede o almoço típico marcado para as 11h30min. A partir das 13h30min, o Grupo Die Schwalben sobe ao palco com as categorias Infantojuvenil,
Oficial e Casais. Já às 14h30min, inicia a reunião dançante animada pela Banda Estilo Musical, e o encerramento está previsto para as 17h, com o sorteio da Ação entre Amigos. Os cartões para o almoço, que inclui churrasco com três tipos de carne, estão sendo comercializados ao valor de R$ 40,00 e podem ser adquiridos com os integrantes do grupo ou pelo WhatsApp (51) 9 9940-6425, com Leomar. A entrada para o evento é gratuita. O SchwalbenFest conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, por meio do Termo de Parceria nº 2018/2025.
13º SCHWALBEN FEST
TERMO DE FOMENTO 2018/2025
ex-jogaDor Do inter, chiquinho, Ministra palestra
SOBRE OS dESAfIOS dOS ATLETAS dA BASE EM VENÂNCIO
Ex-jogador do Internacional compartilhou experiências e destacou a importância do treinamento, disciplina e mentalidade para jovens talentos do futebol. Encontro foi promovido pela AER Santa Tecla
A Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires recebeu, na última quarta-feira, 17, a palestra “Os Desafios dos Atletas da Base”, ministrada por Paulo Francisco da Silva Paz, o ex-lateral-esquerdo do Internacional, conhecido como Chiquinho. O evento reuniu jovens atletas, treinadores e familiares, abordando a importância do treinamento, disciplina, resiliência e mentalidade para quem sonha em jogar em clubes de base.
Revelado nas categorias de base do Internacional em 1998, Chiquinho estreou no time profissional em 2002 e atuou até 2006. Atualmente, ele integra as equipes de treino do Sub-17 do clube gaúcho, contribuindo para a formação de jovens talentos. Durante a palestra, Chiquinho compartilhou experiências de sua trajetória, lembrando dos desafios enfrentados para chegar ao profissional e da importância de cada etapa no desenvolvimento de um atleta.
O ex-jogador destacou que o futebol vai muito além da técnica e da preparação física, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal. “O futebol vai possibilitar que vocês conheçam muitos lugares e pessoas diferentes. Hoje em dia, é possível jogar, estudar e se desenvolver em lugares como os Estados Unidos, combinando educação e esporte”, explicou Chiquinho, enfatizando que o caminho de cada atleta envolve dedicação, escolhas e persistência. Outro ponto abordado foi a importância do relacionamento en-
tre treinadores e atletas. Segundo Chiquinho, os jovens da geração Z valorizam paciência, cuidado e feedback construtivo. “Eles precisam de apoio e de treinadores que expliquem o que estão fazendo de errado e o que precisam melhorar. É uma geração questionadora e que quer participar das decisões”, disse. Ele ainda ressaltou a importância de incentivar o
R$ 40,00 com três tipos de carne Reserva (51) 9.9940-6425 - Leomar
atleta a tentar novamente após erros e de manter uma postura positiva e encorajadora.
Durante a palestra, Chiquinho utilizou exemplos práticos e situações do dia a dia do treino para mostrar como ajustar estratégias e ajudar os atletas a superar dificuldades. Ele ressaltou que momentos de derrota e frustração fazem parte do processo de crescimento. “As coisas boas da vida são para quem luta até o final. Quem não luta, perde oportunidades. Cada dia é como colocar um tijolinho na construção da sua carreira”, destacou.
O coordenador e treinador do Sub-15 no Projeto AER Santa Tecla, Angelo Lord, reforçou que a palestra trouxe ensinamentos valiosos para atletas e treinadores.
“Quando Chiquinho apresentou a palestra, percebi que era algo muito importante para nossa realidade. Quem não esteve presente perdeu a oportunidade de aprender com a experiência de um profissional que conhece o caminho que nossos jovens querem trilhar”, comentou.
O Projeto AER Santa Tecla Futebol Clube, responsável pela organização do evento, conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Promiea, termo de parceria 2004/2025. O objetivo da iniciativa é fomentar a formação esportiva e pessoal de jovens atletas, oferecendo orientação técnica e motivacional para aqueles que desejam seguir carreira no futebol.
Gratuita
Dia 28 de setembro no Salão Ipiranga, em Linha 17 de Julho - Venâncio Aires
Fotos:
Palestra foi realiza na Câmara de Vereadores de Venâncio AIres na quarta-feira
Alunos do projeto AER Santa Tecla acompanharam a palestra
Willian Oliveira
Integrandes do grupo Die Schwalben participaram da sessão da Câmara nesta segunda-feira, 22
Consulta PoPular 2025 no Vale do rio Pardo definirá Prioridades em tranSpOrteS, turiSmO, DeSenvOlvimentO rural, urbanO e meiO ambiente recursos da ordem de r$ 2,2 milhões serão divididos entre os três projetos mais votados. propostas incluem revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul, sinalização turística e fortalecimento da agricultura familiar
NA PRÁTICA
O Olá Jornal inicia nesta quarta-feira, 24, uma série de reportagens para abordar as ações de ESG no setor produtivo local e regional. A sigla em inglês destaca medidas adotadas por empresas e entidades sobre governança, pontos sociais e sustentabilidade. Em tempos de Conferência das Partes sobre o Controle do Tabaco, destacar medidas que já são realizadas no principal setor da economia do Vale e do Rio Pardo é fundamental, em resposta aos apontamentos feitos no evento da Organização Mundial da Saúde. A pauta da sustentabilidade precisa ser mostrada na prática. Ao longo das próximas edições do Olá Jornal você confere dados, números e resultados já conquistados.
ISENÇÃO
A vereadora Luciana Scheibler (PDT) apresentou indicação ao Poder Executivo de Venâncio Aires sugerindo estudo de viabilidade para conceder isenção da Taxa de Coleta de Lixo a idosos com 70 anos ou mais, cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos e que sejam proprietários de um único imóvel destinado à moradia. Segundo a parlamentar, a proposta busca aliviar o orçamento de famílias que vivem com recursos limitados, garantindo mais dignidade e reconhecimento àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do município. O exemplo segue iniciativas semelhantes já adotadas em cidades como Erechim (RS).
CAPITAL DO CHIMARRÃO
O deputado federal Giovani Cherini (PL) reapresentou o projeto de lei que reconhece de forma oficial Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão. O PL nº 4.695/2025 foi protocolado nesta segunda-feira, 22, e reconhece o município em âmbito federal. Em 2012 projeto com o mesmo objetivo já havia sido apresentado, porém a tramitação foi arquivada. Cherini, quando deputado estadual, foi autor de lei estadual que reconhece o município como Capital Nacional do Chimarrão. Este reconhecimento ocorreu em 2009.
OKTOBERFEST 40 ANOS
Por falar em reconhecimento , no próximo dia 1º de outubro ocorre na Assembleia Legislativa homenagem pela passagem dos 40 anos da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. O Grande Expediente foi proposto pela deputada Kelly Moraes (PL). A homenagem inicia às 14h no Plenário da Casa, e reunirá autoridades, , lideranças comunitárias e representantes da festa, que se consolidou como um dos maiores eventos culturais do Estado. A Oktober completa quatro décadas de história e a edição deste ano ocorre de 09 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro.
MÊS DO SERVIDOR PÚBLICO
Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires o Projeto de Lei do Executivo que institui o Mês do Servidor Público “De Servidor para Servidor”, a ser comemorado anualmente de 1º a 31 de outubro, tendo o dia 28 de outubro como a data oficial do Dia do Servidor Público. O projeto prevê a realização de atividades sociais, culturais, de saúde, esportivas, recreativas e ambientais, voltadas tanto para os servidores quanto para a comunidade, com programação definida por decreto do Executivo. As despesas correrão por conta da Secretaria de Governança e Gestão, utilizando preferencialmente recursos oriundos de taxas de concursos públicos. O texto deve ser votado na próxima semana.
Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.
Entre os dias 06 e 10 de outubro, os eleitores do Vale do Rio Pardo poderão escolher quais projetos receberão recursos da Consulta Popular 2025, processo democrático que permite à comunidade definir prioridades regionais. Este ano, a cédula de votação reúne seis propostas que abrangem áreas estratégicas como transportes, turismo, desenvolvimento rural, desenvolvimento urbano e meio ambiente, contemplando iniciativas fundamentais para o crescimento e a qualidade de vida na região.
Ao todo, estão destinados R$ 2.228.571,43 para os municípios do Vale do Rio Pardo e Centro Serra, valor que será dividido de forma igualitária entre os três projetos mais votados, cerca de R$ 742,8 mil cada. Seguindo o modelo de anos anteriores, um projeto será contemplado nos municípios do Centro Serra, enquanto dois beneficiarão o Baixo Vale. Para que o recurso seja liberado, é necessário que cada município alcance a participação de pelo menos 2% do eleitorado na votação.
Entre os projetos em disputa estão a revitalização do aeroporto
de Santa Cruz do Sul, para consolidá-lo regionalmente no suporte a emergências, saúde e negócios; a divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo; o fortalecimento da agricultura familiar com foco na comercialização de produtos das agroindústrias familiares; a sinalização turística da região; o planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos; e a implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural.
O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, ressalta a importância da participação da comunidade na escolha das priori-
Câmara de Vereadores aProVa
dades. “É momento de mobilizar a comunidade para participar da votação, que já acontece entre 6 e 10 de outubro. São projetos muito importantes e que já estarão contemplados no Orçamento do Governo do Estado de 2026”, afirma. Para votar, o eleitor precisa apenas do título de eleitor e pode registrar sua escolha pelo site da Consulta Popular, consultapopular.rs.gov.br, ou pelo WhatsApp, através do número 51 3210-3260. A participação de cada cidadão é essencial para que os projetos selecionados reflitam as reais demandas da população da região.
leis que amPliam Vagas para prOFeSSOreS na eDuCaçãO muniCipal
Sessão desta segunda-feira contou com 11 matérias na pauta de votações
atuarão no cumprimento da carga de Hora-Atividade prevista no modelo pedagógico vigente. Ainda na área da educação, os parlamentares aprovaram lei que amplia de 174 para 178 as vagas de Professor de Educação Infantil. Os parlamentares também aprovaram lei que altera regra de 2019, para ampliar os valores destina-
dos a representantes oficiais dos segmentos cultural, esportivo, turístico e educacional. Atualmente, o limite é de 500 UPMs por representante e 1.500 UPMs por segmento, mas a proposta eleva este último para 2.500 UPMs mensais. Com isso, o valor de apoio pode alcançar R$ 18 mil.
legislativo autoriza a criação de 21 cargos de professor. parlamentares também aprovaram nova vaga de médico comunitário A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, na sessão desta segundafeira, 22, analisou onze matérias na pauta de votações. Um dos projetos amplia o número de vagas para o cargo de Médico Comunitário no Quadro Efetivo da Saúde, passando de oito para nove cargos. Outro projeto aprovado altera as atribuições do cargo de Instrutor de Esportes, incluindo a dança no rol de atividades desempenhadas. Também foi aprovada a proposta que amplia o número de cargos de Professor de Anos Iniciais, passando de 157 para 174 vagas. O objetivo é substituir profissionais convocados que atualmente ocupam funções permanentes, além de atender à demanda de turmas em razão de licenças e aposentadorias. Os novos professores também
Vereador gP entrega moção de aPlauso pelOS 40 anOS
O vereador Jeferson GP Schwingel apresentou e teve aprovada, por unanimidade, uma Moção de Aplauso em homenagem aos 40 anos do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de Venâncio Aires. A votação ocorreu durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 22. Fundado em 26 de setembro de 1984, o CONSEPRO se consolidou ao longo de quatro décadas como um elo essencial entre a comunidade e os órgãos de segurança pública do município. Sob a presidência atual de Dieter Knak, a entidade tem contribuído de forma decisiva para o fortalecimento da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e
DO COnSeprO
moção de aplauso foi entregue na sessão desta segunda-feira, 22
Penitenciária Estadual, viabilizando recursos, equipamentos, veículos, melhorias estruturais e apoiando iniciativas sociais e de prevenção. Durante seu pronunciamento, o vereador Jeferson ressaltou a relevância da entidade. “Reconhecer os 40 anos do CONSEPRO é valorizar a dedicação de voluntários, lideranças e apoiadores que, de forma comprometida, ajudaram a construir uma história de contribuição direta para a segurança e o bem-estar da nossa comunidade,” destacou.
Divulgação/AI CoredeVRP
Assembleia na sexta-feira, 19, definiu projetos na cédula da Consulta popular
Guilherme
Siebeneichler
Guilherme Siebeneichler
especiAlistAs globAis AlertAm pArA urgênciA dA redução de danos do tabaco eM noVa iorQue às VésPeras da coP11
Fórum novas abordagens envia mensagem ao controle do tabaco durante evento paralelo à assembleia Geral da onu. evento foi companhado pelo segundo ano pelo olá Jornal
Às vésperas da 11ª Conferência das Partes da Conveção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP11), especialistas globais alertam para urgência da redução de danos do tabaco. A mensagem foi enviada durante o 4º Fórum Novas Abordagens nesta segundafeira, 22, em Nova Iorque. O evento paralelo a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foi acompanhado pelo Olá Jornal nos Estados Unidos.
O presidente do fórum, Derek Yach, lembrou que apesar de todos os esforços ainda há um bilhão de pessoas em todo o mundo que fumam. “É cansativo continuar dando os números. Cerca de oito milhões e meio de pessoas a cada ano perdem suas vidas com produtos de tabaco. Apesar das décadas de defesa global. A Convenção-Quadro da OMS afimra que as taxas de tabagismo diminuíram em média, mas não em alguns dos principais países de baixa renda. Lembre -se de que em países como China e Indonésia, as taxas de tabagismo masculinas ainda excedem 50%. Cinquenta por cento a nível comparável ao que a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] enfrentou na década de 1960. Isso não é progresso”, afirmou.
Yach refletiu sobre a orientação do tratado para que os países aumentem impostos. “A abordagem atual é aumentar o imposto sobre o tabaco em 50%. E muitos países estão exigindo que eles tenham impostos iguais sobre produtos de redução de danos. A conseqüência disso, sabemos, terá efeitos desastrosos. Os mercados ilícitos prosperam, as redes criminosas se expandem e os objetivos de saúde pública são prejudicados”.
Ele ainda pontuou que o aumento
evento reuniu mais de 25 espe-
e a equalização dos impostos de cigarro e produtos de redução de danos impedirá que as pessoas mudem e manterá as pessoas fumando. “Devemos abraçar a redução de danos, devemos eliminar barreiras regulatórias e ideológicas desnecessárias e promover o ambiente em que a inovação possa prosperar”, recomendou. De acordo com o ex-diretor da OMS, mais de 140 milhões de pessoas, a maioria ex-fumantes, mudaram para produtos de nicotina considerados mais seguros, como sachês, vaporizadores, tabaco aquecido e narguilé eletrônico. Se essa tendência se acelerar e for acompanhada por detecção precoce de câncer de pulmão, mais de 100 milhões de vidas poderão ser salvas até 2060.
resPonsabiLidade
O especialista em saúde pública e doenças infecciosa, Mark Tundall, abordou que os avanços da redução de danos como na prevenção ao HIV não são vistos no tabaco pela falta de reconhecimento desta abordagem da saúde. “Vaping é a interven-
ção final da redução de danos. Não é apenas muito mais seguro e não causa câncer, doença cardíaca ou doença pulmonar crônica, mas é muito melhor para o consumidor. Não cheira suas roupas, vem em uma variedade de sabores, pode ser usado discretamente”.
Tyndall lembra que enquanto não se avança, os riscos para consumidores seguem . “De fato, mais de um bilhão de pessoas não parecem viver sem tabaco e veem a morte precoce pelos cigarros [...]. Portanto, em resumo, as intervenções de redução de danos são salva vidas, eficaz, barata, simples e beneficiam as mais vulneráveis”. O especialista citou quatro motivos que considera para que a mudança não ocorra: estigma e negligência das pessoas que fumam, inércia, difamação das empresas de tabaco e aversão ao risco.
“Através de campanhas elaboradas baseadas principalmente em exagero e mentiras, esses medos e muitos outros foram ampliados e criaram esse pânico moral em torno da nicotina e o vaping, mais segura”, conclui.
AssembleiA legislAtivA mAntém roteiros de
audiências sobre coP
11 e Produção de tabaco
candelária recebe audiência da subcomissão do tabaco nesta sexta-feira. Parlamento Gaúcho ouve produtores e lideranças em audiência. na próxima segunda-feira, 29, pauta será o contrabando
A Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP 11, vinculada à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, mantém a agenda de audiências públicas pelo interior do Estado. O próximo encontro ocorre na sexta-feira, 26, às 9h, na Câmara de Vereadores de Candelária.
O tema em debate será “Impactos sociais e sucessão familiar no campo”, reunindo produtores rurais, sindicatos, lideranças políticas e comunidade em geral. A iniciativa é conduzida pelo deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP), proponente da subcomissão.
Segundo o parlamentar, as reuniões têm como objetivo aproximar o Parlamento da realidade do setor produtivo, ouvindo as preocupações e formatando um posicionamento a partir do interior gaúcho. “A intenção
Niedermeyer
audiência pública sobre a coP11 ocorreu em Venâncio aires no último dia 12
é levar até o interior do Estado as preocupações que o setor tem, assim como o Parlamento Estadual, com os efeitos da COP 11, mas também construir um posicionamento direto do nosso interior”, destacou Almeida.
Ao todo, estão previstas 12 audiências em diferentes municípios, cada uma abordando uma temática específica. O material resultante será consolidado em um documento com as principais demandas e preocupações do setor, que servirá de subsídio ao posicionamento do Brasil na 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/ OMS). O encontro internacional ocorrerá de 17 a 22 de novembro, em Genebra, na Suíça, e definirá os rumos da política mundial de combate ao tabagismo, impactando legislações e a cadeia produtiva. Além da audiência em Candelária, a agenda da subcomissão inclui reuniões nos dias 02 de outubro, em Canguçu, e 03 de outubro, em São Lourenço do Sul, durante a Expofeira do município.
debate eM noVa iorQue i O Olá Jornal acompanhou na segunda-feira, 22, mais uma edição do Fórum Novas Abordagens em Nova Iorque. Mais de 25 especialistas estiveram reunidos no Clube Harvard para tratar do cenário atual e futuro da redução de danos. As consequências da falta de reconhecimento da abordagem de saúde para o tabaco pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram debatidas não por acaso durante a semana da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento paralelo tem como objetivo chamar a atenção dos líderes globais reunidos em Nova Iorque para a agenda global. Em ano de 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP11), o tema ganha ainda mais atenção uma vez que o debate foi adiado na COP10 para esta edição.
Fórum em nova iorque abordou necessidade de acelerar o avanço da redução de danos
debate eM noVa iorQue ii
Segundo o presidente do evento, Derek Yach, a redução de danos do tabaco pode estar entre os maiores sucessos de saúde pública, rivalizando com as vacinas e superando em muito os ganhos projetados dos medicamentos emagrecedores de nova geração. “No entanto, o progresso é retardado pela inércia, ideologia e restrições ultrapassadas. A OMS reconheceu que sua agenda de DCNTs [Doenças Crônicas Não Transmissíveis] está fora do caminho. O propósito do Fórum é claro: exigir urgência, promover soluções comprovadas e insistir que a liderança global em saúde apoie mudanças que salvam vidas”. O momento é considerado crucial frente aos 20 anos do tratado. “A mensagem é bem simples: prevenção e cessação por si só não são suficientes. Sem redução de danos, milhões de vidas serão perdidas. A tecnologia existe, a ciência é clara e a demanda é evidente. O que falta é coragem política”, afirmou.
debate eM noVa iorQue iii
O evento considerou os desafios da redução de danos e por isso, proteger os jovens do acesso e continuar promovendo simultaneamente formatos que os adultos fumantes preferem. Alé disso combater a desinformação, a compreensão por profissionais de saúde e consumidores. Promover uma comunicação clara e estratégica integradas para promover a cessação e escolhas mais saudáveis. “A questão que se coloca diantes de nós: como a inovação em políticas, as evidências científicas e os avanços tecnológicos podem trabalhar juntos para efetivamente atingir esses objetivos?” A resposta vem por meio do evento, através de esforços colaborativos entre as partes interessadas, desenvolver soluções práticas que capacitam indivíduos, inspiram novas reformas, protegem os jovens e garantem escolhas informadas.