Confira a edição desta quarta-feira, 08 de outubro de 2025
VENÂNCIO AIRES
Quarta-feira
08 de outubro de 2025
Edição 688, ano 10
Distribuição Gratuita
OLÁ Venâncio @olajornal
Quarta:
Uma massa de ar seco e frio atua sobre o estado e, ao longo do dia, o sol aparece acompanhado de poucas nuvens. As temperaturas ficam mais baixas no amanhecer e na noite, resultando em sensação de frio. A tarde será agradável. Mín: 08º máx: 22º
Quinta: O tempo permanece firme e o sol predomina na região em boa parte do dia. Mas, da tarde para a noite, deve haver um aumento da nebulosidade. A massa de ar mais seco e frio confere temperaturas baixas ao amanhecer, principalmente nas cidades mais altas do Vale. A tarde promete ser bem agradável. Mín: 09º Máx: 25º
Fonte: NIH/UNIVATES
PÁGINA 5
Vai começar a Festa da Alegria
A região se prepara para celebrar os 40 anos da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul nos dias 09 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro. A festa promete unir tradição e inovação, com novos espaços de bailes, apresentações e áreas de convivência. O Olá Jornal participa da programação com a segunda edição do projeto Olá Inspira – Histórias de Valor, nos dias 10 e 17 de outubro, às 15h30min, no espaço ao lado da Casa Estufa do SindiTabaco. O projeto destaca histórias de mulheres empreendedoras, como as irmãs do Aromas do Monte e a estilista Kátia Mees, que compartilham suas trajetórias de criatividade, inovação e sustentabilidade. PÁGINAS 6 e 7
SETOR DE ALIMENTOS REGISTRA O SEGUNDO MELHOR SALDO DE EMPREGOS EM VENâNcIO
VALE DO RIO PARDO DEcIDE DESTINO DE MAIS DE R$ 2,2 MILHÕES ATÉ SEXTA
PÁGINA 8
MAIS DE 95% DOS PRODUTORES DE TAbAcO DO SUL SEGUEM bOAS PRáTIcAS AMbIENTAIS
PÁGINA 9
EXPORTAÇÕES DE TAbAcO cREScEM 30% ENTRE JANEIRO E SETEMbRO DE 2025 PÁGINA 10
SUbcOMISSãO DA cOP11 cONcLUI REUNIÕES E APRESENTA RELATóRIO fINAL NESTA QUARTA
PÁGINA 11
REJEITADA LEI QUE OBRIGA USO DE CÂMERAS CORPORAIS POR FISCAIS E GUARDAS MUNICIPAIS EM VENÂNCIO AIRES
Proposta do vereador Elígio Weschenfelder (PSB) foi o principal ponto de debates na sessão desta segunda-feira. Iniciativa foi rejeitada com voto de minerva do presidente da C
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires reprovou na sessão desta segunda-feira, 06, o Projeto de Lei do Legislativo, que tornaria obrigatório o uso de câmeras corporais por agentes de fiscalização, auditores-fiscais e guardas municipais durante o exercício de suas atividades operacionais e fiscalizatórias.
A proposta de lei teve votos contrários dos vereadores, Alberto Sausen (Podemos), Luciana Scheibler (PDT), Alessandra Ludwig (PDT), Everton Dias (PDT), Gerson Ruppenthal (PDT), Nelsoir Battisti (PSD), e Claidir Kerkhoff (Republicanos). Votaram a favor, os vereadores: Nilson Lehmen (MDB), Gilberto do Santos (MDB), Diego Wolschick (PP), Sandra Silberschlag (PP), Jeferson Schwingel (PP), Ezequiel Stahl (PL) e o proponente da lei, Elígio Weschenfelder (PSB), popular Muchila. Com o empate na votação, o voto rejeitando o projeto de lei foi do presidente da Casa, Eduardo Luft (PDT). A proposta, de autoria do vereador Muchila, buscava a implantação dos equipamentos deveriam ser acionados no início e desligados ao término das operações, garantindo o registro integral das ações dos servidores. De acordo com o parlamentar, a medida buscava fortalecer a transparência e a segurança nas relações entre agentes públicos e comunidade. Outros municípios têm adotado medidas parecidas para garantir o cumprimento da lei em atos de fis-
feitura de Porto Alegre anunciou que iria incluir os equipamentos durante as fiscalizações da Vigilância Sanitária.
VOTAÇÕES
Na sessão realizada na noite desta segunda-feira,os parlamentares também aprovaram lei que acrescenta uma vaga para o cargo de provimento efetivo de Tesoureiro e extinguindo uma vaga de Assistente Contábil. A medida busca adequar a estrutura administrativa às demandas atuais da Prefeitura, mantendo o equilíbrio orçamentário, uma vez que a criação e a extinção de cargos se compensam financeiramente dentro da folha vigente.
Também de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 152/2025 cria o cargo de Cuidador Social no quadro efetivo do Municí-
AER SANTA TECLA É
semanais e quatro vagas disponíveis, o cargo tem como finalidade reforçar o atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além dos projetos do Executivo, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 030/2025, que institui uma Comissão Especial para organizar as comemorações dos 90 anos de instalação da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, celebrados em 27 de dezembro de 2025. A comissão será composta por vereadores, servidores da Direção e representantes da imprensa, responsáveis por planejar os eventos alusivos à data. A resolução também autoriza despesas com materiais gráficos, alimentação, transporte, ornamentação e divulgação, respeitando os limites legais previstos na Lei Federal nº 14.133/2021.
VICE-CAMPEÃO
DO
1º TORNEIO AGORA KIDS EM ARARANGUÁ
Equipe Sub-11 conquistou o segundo lugar na Série Ouro da competição que reuniu 16 times do Sul de SC e RS O AER Santa Tecla FC conquistou o vice-campeonato da Série Ouro na categoria Sub-11 do 1º Torneio Agora Kids, realizado neste domingo, 05, em Araranguá (SC). O evento, considerado o maior torneio de Fut7 do Extremo-Sul catarinense, reuniu 16 equipes e cerca de 240 jovens atletas, movimentando o futebol de base da região.
Divulgação/AER Santa Tecla
Equipe de Venâncio Aires participou do torneio no último domingo, 05
Durante a competição, o Santa Tecla teve uma excelente campanha. Na fase de grupos, venceu o Bertoncini por 3 a 1, superou o Caminhos do Amanhã por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com o EC Criciúma. Na semifinal, garantiu a vaga na decisão ao vencer o Sementinhas por 2 a 0. Na grande final, em um duelo equilibrado, o time acabou derrotado pelo Serramar, pelo placar de 2 a 1, ficando com o segundo lugar geral. Os jogos aconteceram nos dois campos do Clube Grêmio Fronteira, com partidas simultâneas, transmissão ao vivo e telão para o público acompanhar cada lance. A organização premiou todas as equipes participantes das categorias Sub-9 e Sub-11, nas séries Ouro e Prata, valorizando o espírito esportivo e o aprendizado dos pequenos atletas. O Projeto AER Santa Tecla Futebol Clube, conta com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Promiea, termo de parceria 2004/2025.
VEREADOR DIEGO WOLSCHICK SUGERE CRIAÇÃO DA “ROTA DAS CABANAS” EM VENÂNCIO
Proposta busca fortalecer o turismo local e dar visibilidade a novos empreendimentos de hospedagem que estão sendo criados na Capital do Chimarrão O vereador Diego Wolschick (PP) apresentou, no dia dia 1º de outubro, indicação que sugere ao Poder Executivo Municipal a criação da Rota das Cabanas em Venâncio Aires. A proposta prevê a inclusão de pontos turísticos e locais onde estão instaladas cabanas de hospedagem, com o objetivo de fomentar o turismo e valorizar os empreendimentos voltados à hospitalidade no município.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca acompanhar o crescimento do investimento imobiliário voltado ao turismo de experiência, especialmente nas áreas rurais e de contato com a natureza. “Esses empreendimentos vêm se consolidando como uma alternativa rentável e sustentável, que alia lazer, descanso e geração de renda. A criação de uma rota específica ajudaria a dar visibilidade e atrair mais visitantes”, destacou Wolschick.
A proposta também tem como meta impulsionar a economia local, fortalecendo o comércio e ampliando as oportunidades para empreendedores do setor. Segundo o vereador, a divulgação integrada das cabanas e atrativos turísticos pode transformar Venâncio Aires em um destino ainda mais competitivo dentro do turismo regional.
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO BUSCA ATUALIZAR CARTEIRAS DE VACINAÇÃO EM VENÂNCIO AIRES
A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste mês a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de atualizar as cadernetas e ampliar a proteção de crianças e adolescentes menores de 15 anos. “A vacinação é um ato de cuidado e responsabilidade coletiva. Quando os índices de imunização caem, doenças que estavam erradicadas podem voltar a circular”, destaca o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa.
Para facilitar o acesso das famílias, o Centro de Imunizações atende com horário estendido nas quartas e sextas-feiras até 19h (exceto dia 24, com atendimento antecipado para o dia 23), e também aos sábados, das 8h às 12h. O Dia D de Vacinação ocorre no sábado, 18 de outubro, das 8h às 12h, no Centro. Além disso, participam da ação as unidades ESF CAIC, ESF Coronel Brito, UBS Deodoro, UBS Centro Linha Brasil e CEMAI, com horários diferenciados ao longo do mês.
A orientação é para que pais e responsáveis procurem o posto de saúde mais próximo, levando documento de identificação, Cartão SUS e carteira de vacinação. Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico, incluindo reforços contra poliomielite, HPV, meningite e Covid-19.
EDITAL DE LEILÕES - IMÓVEL
JORGE VINÍCIUS DE MOURA CORRÊA, brasileiro, casado, Leiloeiro oficial do Estado do Rio Grande do Sul, matriculado na JUCISRS sob o número 375/2018, em consonância com a Lei 21.981/32, com as modificações introduzidas pelo Decreto 22.427/33, dá ampla publicidade e ciência através do presente Edital, que devidamente contratado e autorizado por COOPERATIVA DE CRÉDITO, POUPANÇA E INVESTIMENTO DE ESPUMOSO – SICREDI ESPUMOSO RS/MG, instituição financeira do tipo cooperativa de crédito, inscrita no CNPJ sob nº 87.900.411/0001-11, com sede na Avenida Angelo Macalos, 383, Espumoso/RS, CEP 99400-000, nos termos da Cédula de Crédito Bancário nº C 00730075-8, formalizada em 23/01/20, e respectivos aditivos, por GILMAR VICENTE CEOLIN, CPF 385.980.860-53, tendo como avalista/interveniente, CELITA BLOS CEOLIN, CPF 501.520.840-53, promoverá Leilão Público para venda do imóvel abaixo descrito, de forma on-line, através da plataforma www.renovarleiloes.com.br, nos dias, horários e valores abaixo descritos, tudo em conformidade com a Lei Federal nº 9.514/97 – Alienação Fiduciária de Imóveis. PRIMEIRO LEILÃO: 24/10/2025 –14 HORAS. Lance inicial: R$ 185.000,00 + 5% de comissão do Leiloeiro Oficial. SEGUNDO LEILÃO: 31/10/2025 – 14 HORAS. Lance inicial: R$ 1.021.862,83 + 5% de comissão do Leiloeiro Oficial. IMÓVEL À VENDA (URBANO) ÁREA DE TERRAS COM 86.992,00 M², SEM BENFEITORIAS, MATRICULADA SOB O N° 3.995, ESTÁ SITUADA NA LOCALIDADE DE LINHA DALCIN, RINCÃO DO INFERNO, ITAÚBA, MUNICÍPIO DE ESTRELA VELHA/RS, CRI DE ARROIO DO TIGRE - RS. Demais informações: 55-3312-4549 (WhatsApp) e-mail contato@renovarleiloes.com.br.
Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com. Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415
Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio
Publicações Legais estão disponíveis em versão digital no site: olajornal.com.br/publicacao-legal
Guilherme Siebeneichler
Projeto foi rejeitado por oito votos contrários a sete favoráveis
Guilherme Siebeneichler/Arquivo
Olá
Diego Wolschick apresentou a indicação na última semana
Dez anos De olá Jornal: campanha celebra passaDo, presente e futuro de um projeto que democratizou a informação publicitário Gean paulo naue, responsável pela criação da campanha comemorativa, destaca o vínculo pessoal e o olhar inovador do veículo que há uma década aproxima o jornalismo das pessoas
O Olá Jornal completou, no dia 30 de setembro, dez anos de circulação. Fundado em 2015, o veículo nasceu com a proposta de democratizar o acesso à informação, inaugurando um novo formato de jornalismo regional. Gratuito desde sua primeira edição, o Olá consolidou-se como o único jornal da região com distribuição sem custo ao leitor, reconhecido pelas capas em estilo revista e pela linguagem leve e criativa, que se tornaram sua marca registrada.
A campanha que está nas redes digitais, painéis eletrônicos, rádio e jornal, e celebra essa trajetória,
Pessoal
Divulgação/Arquivo
foi desenvolvida pelo publicitário Gean Paulo Naue, profissional que integrou a empresa no início das atividades. Segundo ele, a comunicação dos 10 anos foi pensada para equilibrar o olhar entre o passado e o futuro.
“Por se tratar de uma data simbólica, é natural olhar para trás com um pouco de saudosismo. Mas o Olá também olha para frente. Por isso, nas comunicações dos 10 anos, abrimos espaço para falar do futuro”, explica Naue.
O publicitário destaca que o conceito da campanha mantém o lema que sintetiza a essência do
veículo, “De graça, mas com valor”. “O slogan resume o que é o Olá, não só por ser gratuito, mas por ser pioneiro nesse formato na região. O Olá olha para as pessoas e para os acontecimentos ao seu redor, e essa ideia se encaixou muito bem nas comemorações de uma década”, afirma. Para Naue, o desenvolvimento da campanha foi um processo natural, marcado pela relação de amizade e identificação com o projeto. “Mesmo não sendo um dos fundadores, eu estava lá desde o primeiro dia. Fiz capas, anúncios, entreguei o jornal no sinal, parti-
presente no início das atividades,
vivenciou essência do olá
cipei das ideias e desafios. Depois que saí, continuei colaborando em algumas ações. O Olá me chama e eu sempre dou um jeito de estar junto. Desenvolver essa comunicação foi fácil, como entre amigos que se conhecem bem”, relata. Com uma trajetória construída sobre a proximidade com a comunidade e o comprometimento com o jornalismo local, o Olá chega aos 10 anos reafirmando seu propósito. Circulando semanalmente às quartas-feiras, o jornal está presente em mais de 70 pontos de distribuição em Venâncio Aires e também alcança leitores no Brasil e no exterior por meio da versão digital. Desde a primeira edição, a Gráfica
Treze de Maio é parceira do projeto, imprimindo todas as páginas do jornal, um símbolo da crença do Olá na força da economia local e na integração entre comunicação e comunidade. Em dez anos, o veículo também ampliou seu olhar, realizando nove coberturas internacionais, entre conferências sobre o controle do tabaco e eventos científicos na Índia, Suíça, Panamá, Estados Unidos, Itália e Polônia. “Sempre acreditei na proposta inovadora do Olá. Ele merece seguir crescendo e conquistando seu espaço. Venâncio e a região merecem a presença desse jornal. Vida longa ao Olá!”, finaliza Naue.
Guilherme SIebeneichler/Arquivo Olá
Gean
publicitário Gean naue foi o responsável pela criação da marca do olá jornal
Venâncio
Ações reforçam a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Programação inclui atendimentos especiais
Programações especiais marcam mês de outubro no município
As unidades de saúde do município promovem ações especiais que buscam incentivar o autocuidado e facilitar o acesso aos serviços de prevenção. Algumas unidades estarão abertas aos sábados para a realização de exames preventivos (pré-câncer), avaliação das mamas e testes rápidos.
O secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, destaca que o Outubro Rosa vai muito além da cor ou da simbologia. “Queremos que as mulheres aproveitem este momento para colocar a própria saúde em dia. O diagnóstico precoce é fundamental e salva vidas”, reforça. No último sábado, 04, a Ação em Saúde Outubro Rosa movimentou a Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz. Mais de 100 pessoas participaram de atividades de autocuidado, realizaram exames preventivos, testes rápidos, vacinação e avaliação odontológica.
As ações seguem durante o mês, com programações especiais nos
próximos sábados nas unidades de saúde da cidade e do interior. No dia 11 de outubro, a UBS Deodoro atenderá das 7h30 às 11h30, oferecendo coleta de exame preventivo e testes rápidos. Já a ESF CAIC funcionará das 7h30min às 16h30min, com realização de exames de pré-câncer, testes rápidos, além de atividades de maquiagem e esmaltação para o público feminino. No dia 18 de outubro, a mobilização será ampliada, com ações em diversas unidades. A ESF CAIC novamente oferecerá exames e testes rápidos das 7h30min às 16h30min. O mesmo serviço será disponibilizado na UBS Palanque, das 7h30min às 11h30min, e também nas ESFs Macedo, Coronel Brito, Battisti e no CEMAI, que atenderão das 7h30min às 16h30min. Já a UBS Centro Linha Brasil funcionará das 7h30min às 11h30min, com coleta de exames preventivos e testes rápidos.
ÁRIES
O foco está na postura diante dos outros, que exige atenção. Evite agir impulsivamente e organize suas tarefas de forma eficiente. Pequenos ajustes na rotina e na forma de se expressar podem melhorar resultados.
CÂNCER
Evite decisões precipitadas e priorize ações estruturadas. Atenção a detalhes e postura diante de colegas e superiores para não perder a credibilidade. Organização e foco contribuem para consolidar conquistas.
LIBRA
O momento é interessante para ajustar acordos, revisar compromissos e fortalecer vínculos. Priorizar diálogos produtivos e manter limites claros ajuda a reduzir tensões e a construir confiança em parcerias.
CAPRICÓRNIO
Comunicação clara e cooperação com familiares ou colegas de residência evita conflitos. É momento de priorizar assuntos do lar, equilibrar responsabilidades e investir em soluções práticas que melhorem o dia a dia.
SEQUESTRO 1971
Ano: 2024
Onde: HBO
Quando: 08/10 às 22h
Duração: 1h36min
Classificação: 16 anos
Um avião coreano com destino ao aeroporto de Gimpo se vê em complicações quando um de seus passageiros sequestra o voo e exige que mudem o curso para a Coreia do Norte, onde vive seu irmão. O capitão perde a visão com a explosão de uma bomba e o copiloto Tae-in assume o controle, lutando para salvar as vidas dos passageiros e tripulantes. O enredo foi baseado em fatos reais.
A SUBSTÂNCIA
Ano: 2024
Onde: HBO
Quando: 09/10 às 19h08min
Duração: 1h52min
Classificação: 14 anos
Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma celebridade em declínio que enfrenta uma reviravolta inesperada ao ser demitida de seu programa fitness na televisão. Desesperada por um novo começo, ela decide experimentar uma droga do mercado clandestino que promete replicar suas células, criando temporariamente uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma. Agora, a atriz se vê dividida entre suas duas versões.
LEITURA
Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício – todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira. Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens? A corrupção estaria mais próxima de nossa vida cotidiana do que gostaríamos de supor?
Como Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho discutem nesse livro, seja em casa, seja na escola ou no trabalho, muitas vezes os meios utilizados para alcançar um objetivo acabam sendo tratados como uma questão menor diante dos resultados obtidos.
Editora: Papirus 7 Mares - 20 fevereiro 2014
Autores: Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho. Páginas: 112
Evite sobrecarga e decisões impulsivas. Pausas estratégicas ajudam a reduzir o estresse e melhorar a tomada de decisão. Investir tempo na análise de padrões antigos favorece a preparação para mudanças futuras.
LEÃO
Avalie informações com cuidado e priorize atividades que realmente acrescentem conhecimento. Procure não entrar em embates que envolvam assuntos tabus, ou com propensão a discussões acaloradas.
ESCORPIÃO
A atenção à saúde física e mental é essencial para manter o desempenho e a energia. Organização, disciplina e foco ajudam a enfrentar demandas acumuladas de forma prática.
AQUÁRIO
Clareza ao expressar ideias e organização da agenda ajudam a evitar dispersão. Priorize assuntos mais importantes e gerencie bem o tempo para otimizar resultados sem sobrecarga.
DESESPERO PROFUNDO
Ano: 2025
Onde: Telecine Premium
Quando: 10/10, às 22h
Duração: 2h20min
Classificação: 14 anos
Desespero Profundo acompanha um grupo de desconhecidos com diferentes origens que acabam presos em meio ao Oceano Pacífico após o avião em que estavam cair na água. Sobrevivendo apenas graças a uma bolsa de ar e com o avião parado assustadoramente próximo a uma ravina, passageiros e tripulantes devem trabalhar juntos para enfrentar os perigos que os cercam por todos os lados.
Os autores lançam uma importante reflexão sobre o modo como orientamos nossas escolhas, mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais. Cortella nasceu em Londrina (PR), 1954. Filósofo e escritor, tem mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor titular por 35 anos (1977-2012). Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido assessor especial e chefe de gabinete do Prof. Paulo Freire. Filho é graduado em Direito e Filosofia pela USP e em Jornalismo pela Cásper Líbero, com mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 - Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP.
GÊMEOS
Ouvir os outros e manter clareza sobre limites garante melhores resultados. Participar de forma estratégica em projetos coletivos pode trazer aprendizado, novos contatos e soluções criativas.
VIRGEM
Planejamento e análise criteriosa podem ajudar a evitar erros e desgastes, virginiano. É também um período de transformação pessoal. Revisar padrões, encerrar ciclos antigos e focar em prioridades.
SAGITÁRIO
Equilibrar diversão e compromissos importantes mantém a produtividade sem sacrificar o bem-estar. Pequenos ajustes na rotina podem liberar espaço para expressar talentos e investir em momentos mais leves e estimulantes.
PEIXES
Refletir sobre o que realmente agrega valor e estabelecer limites em recursos compartilhados ajuda a manter o equilíbrio. Pequenos ajustes garantem maior segurança e controle sobre seu patrimônio.
TOURO
Fonte: Personare
Divulgação/AI
IndústrIas de alImentos regIstram o segundo melhor saldo de novos empregos gerados em venâncio aires
Segmento criou 132 vagas até agosto, ficando atrás apenas da fabricação de produtos de tabaco. Setor representou 6% das novas vagas da indústria e 5% do saldo total de empregos no município
As indústrias de alimentos se consolidaram como um dos destaques na geração de empregos em Venâncio Aires neste ano. Entre janeiro e agosto, o setor registrou 939 admissões e 807 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 132 postos de trabalho. Esse desempenho representa 6% de todas as novas vagas da indústria e aproximadamente 5% do saldo geral de empregos do município no período. Além disso, o segmento apresentou uma variação relativa de 5,46% e se destacou pela estabilidade, já que o tempo médio de permanência dos trabalhadores desligados chegou a 18,4 meses. No mesmo período, Venâncio Aires somou 2.658 novos empregos formais, conforme dados do Novo Caged. A indústria foi a grande responsável pelo resultado, respondendo por 2.194 vagas líquidas, o que equivale a 82,5% de todo o saldo positivo do município. Dentro do setor industrial, a fabricação de produtos do fumo se manteve como principal geradora de empregos, com 2.144 novas vagas, representando mais de 97% do saldo da indústria. Mas outros segmentos também tiveram contribuição relevante: a metalurgia criou 44 postos, a fabricação de máquinas e equipamentos somou 30 empregos, e a produção de minerais não-metálicos encerrou com 38 vagas novas.
Também houve crescimento em áreas como móveis (+14) e produtos de borracha e plástico (+25). Fora da indústria, o setor de serviços adicionou 254 empregos, o comércio ficou com saldo de 139 vagas, a construção civil contabilizou 65 e a agropecuária encerrou com 6 novos postos de trabalho. Com isso, Venâncio Aires reforça sua vocação industrial, mas evidencia que a diversificação produtiva, especialmente com a participação crescente das indústrias de alimentos, vem ganhando espaço e se tornando um pilar importante para o fortalecimento do mercado de trabalho local.
esTado
As indústrias de fabricação de produtos alimentícios no Rio Grande
do Sul registram ao longo do ano 6.986 novos postos de trabalho com carteira assinada. É o maior setor em número de empregados no setor industrial, e conta com 155.439 colaboradores com carteira registrada. Ao longo de janeiro e agosto o setor registrou 61.490 admissões, contra 54.504 desligamentos.
paÍs
Também a fabricação de alimentos está em destaque no país. O setor acumula alta de 2,64% na geração de empregos, com 51.004 novos postos criados. O segmento possui de forma isolada 1.984.256 trabalhadores contratados. As indústrias do segmento registraram no período 687.869 admissões, contra 636.865 desligamentos.
Guilherme Siebeneichler
unIsc está entre as melhores universidades da américa laTina
Instituição é excelência no país e está entre as melhores do Rio Grande do Sul
Universidade reafirma bom desempenho em avaliações
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está novamente entre as melhores da América Latina, com a posição 159 no QS Latin America and the Caribbean Rankings 2026, publicado na última semana. O ranking considera diversos indicadores, como reputação acadêmica, número de doutores, artigos publicados internacionalmente, alcance na web e rede internacional de pesquisa.
A Unisc já havia tido uma melhora em anos anteriores, como o aumento para a faixa 201-250 no ranking de 2024, refletindo seu foco contínuo em qualidade de ensino. A 15ª edição do ranking avaliou e classificou 492 instituições de 26 países da América Latina e do Caribe. A recente divulgação dos resultados aponta a Unisc entre as Instituições de Ensino Superior (IES) de excelência no país e entre as melhores do Rio Grande do Sul.
“Essa visibilidade e reconhecimento a nível internacional reforça o nosso compromisso com o ensino, pesquisa, extensão, inovação e com o desenvolvimento regional, além de mostrar a excelência do nosso corpo docente e a qualidade da formação oferecida
aos nossos estudantes”, comemora o reitor, professor Rafael Henn. A Unisc também alcançou um excelente conceito no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). E mais recentemente alcançou a nota 5 no processo de Recredenciamento. Essa pontuação coloca a Unisc em um seleto grupo de instituições que se destacam pela qualidade de seus cursos e pelo desempenho de seus estudantes. O processo de Recredenciamento é resultado de uma avaliação rigorosa que considera o Planejamento e a Avaliação Institucional, o Desenvolvimento Institucional, as Políticas Acadêmicas, as Políticas de Gestão e a e a Infraestrutura. A nota máxima recebida no recredenciamento do MEC também corrobora o rigor e a qualidade dos processos de ensino e gestão da instituição que continua aprimorando suas atividades para seguir como uma universidade comunitária de referência, impulsionando o progresso acadêmico e social.
Divulgação/Mapa
Setor de fabricação de alimentos é o segundo maior entre as indústrias do município
Tudo pronTo para celebrar os 40 anos da OktOberfest de santa
Cruz
dO sul
Festa dos 40 anos terá novos desfiles, cortejos festivos e homenagens às soberanas de todas as épocas. Edição comemorativa ocorre de 09 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro e promete unir tradição e inovação
O Parque da Oktoberfest vive dias de intensa preparação para a edição que marca os 40 anos da Oktoberfest e Feirasul, que ocorrem de 09 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro de 2025, em Santa Cruz do Sul. A celebração promete unir tradição, memória e inovação, com novos espaços de bailes e apresentações, mais sanitários e áreas de convivência e uma programação que valoriza o legado da maior festa alemã do Brasil.
O presidente da 40ª edição, Mathias Bertram, reforça o convite para que o público prestigie o evento. “A Oktoberfest impacta a vida das pessoas, que querem vir à festa. A gente trabalha cada vez mais para oferecer um parque lindo, florido e agradável. Teremos novidades importantes nesta edição”, destacou Bertram.
A Feirasul, tradicional mostra multissetorial, também é um dos grandes destaques, reunindo mais de 120 expositores, além do pavilhão da agroindústria familiar, que reforça o vínculo entre o setor produtivo e a comunidade.
desfIles
Uma das grandes atrações são os desfiles temáticos de domingo, que em 2025 ganham nova proposta artística e cenográfica. Nos
dias 12, 19 e 26 de outubro, sempre às 10h, o público poderá acompanhar um espetáculo que revisita quatro décadas da Festa da Alegria, com novas alegorias, releituras e homenagens que conectam lembranças, personagens e espaços simbólicos do município.
Sob direção artística de Sérgio Ávila, o desfile homenageia a história de Santa Cruz do Sul com cenas que retratam o cotidiano da cidade e da festa. A abertura será conduzida pela família Fritz, em um carro que aproxima os personagens do público e evoca memórias afetivas construídas ao longo das gerações.
Um dos momentos mais esperados será o carro das Soberanas, composto por duas plataformas
acopladas para receber, em revezamento, representantes de todas as cortes já eleitas. “A gente quis fazer essa homenagem às mulheres de Santa Cruz. É um carro realmente especial, porque tudo começa na escolha das Soberanas”, explica Ávila.
Entre as alegorias, o público verá representações do interior e da cidade, como casas germânicas, utensílios em escala, o trem, o rádio e o Pavilhão Central “visto pelo avesso”, em uma cenografia que valoriza o salão como o coração dançante da festa. O desfile se encerra com uma celebração de aniversário, em clima de brinde e aplausos aos 40 anos da Oktoberfest.
A sonorização será centralizada em uma banda-base ao longo do per-
curso, que parte da Rua Marechal Floriano com a Ramiro Barcelos e termina dentro do Parque, passando pela Vila Típica. Em caso de mau tempo nos dois primeiros desfiles, está previsto um desfile reserva no dia 24 de outubro, às 19h45min.
sustentabIlIdade
Mais do que estético, o projeto cenográfico da 40ª Oktoberfest reafirma o compromisso com a sustentabilidade. Grande parte das estruturas utilizadas é reaproveitada de edições anteriores, armações metálicas, bases de madeira, tecidos, gramas artificiais, figurinos e até isopor doado ganham nova função nas alegorias. O objetivo é reduzir descartes e prolongar o ciclo de uso dos materiais, unindo criatividade e responsabilidade ambiental.
COrteJOs
Além dos desfiles temáticos, a 40ª
PrOGraMaÇÃO – PrIMeIra seMana da 40ª OktOberfest 09 a 12 de OutubrO
Quinta-feira, 09 de outubro – entrada gratuita
18h – Abertura do Parque – Todo o Parque
18h – Die Oberkrainer – Pórtico Principal
19h – Abertura Oficial – Centro Cervejeiro
19h – Banda Santa Cruz – Palco Oktober
19h – Banda Magia – Centro Cervejeiro
19h – DJ Dresseler – Palco Prosit
19h30 – Banda K Necos – Pavilhão Central
20h30 – Abertura Oficial da 4ª Feira da Agricultura Familiar –Pavilhão da Agricultura Familiar
20h30 – Feliz em Festa – Pórtico Principal
21h – Moises Dame e Banda – Palco Prosit
22h – Os Atuais – Centro Cervejeiro
22h15 – Banda Ghermania – Pavilhão Central
22h30 – Os Serranos – Palco Oktober
23h10 – Grupo Louca Sedução – Palco Prosit Intervalos – DJ Jipp – Palco Oktober
2h – Fechamento do Parque – Todo o Parque
sexta-feira, 10 de outubro
14h – Quiz Mania – Espaço Fecomércio SESC e SENAC
14h30 – Grupo Folclórico APAEFEST – Pórtico Principal
14h30 – Grupos Folclóricos Infantis – Pórtico Principal
15h – Oficina de Jogos Germânicos – Parque
15h – Som Livre – Pórtico Principal
15h30 – Aula Show “Comida de Festa: Sabores Típicos da Oktoberfest” – Espaço Fecomércio
16h – Lançamento Agricultura Familiar – Pavilhão da Agricultura Familiar
17h – Aula Show com Sady Homrich “Harmonizações” – Espaço Fecomércio
17h30 – Acordes de Ouro – Pórtico Principal
18h – Evil Johnnes – Palco Oktober
19h – Aula Show “Histórias que Temperam a Cozinha Alemã” –Espaço Fecomércio
19h30 – Grupos Folclóricos Adultos – Pórtico Principal
19h30 – Carina e Felipe – Pavilhão Central
20h – Terceira Dimensão – Palco Oktober
20h – Ballet Ucraniano Tryzub – Pórtico Principal
20h15 – C.C. 25 de Julho Edelweiss – Pórtico Principal
20h30 – C.C. 25 de Julho Polka Oficial – Pórtico Principal
20h30 – Banda Heilige – Pórtico Principal
20h45 – C.C. 25 de Julho Kronnentanz – Pórtico Principal
21h – Nenhum de Nós – Centro Cervejeiro
21h – DJ Marcio Rosa – Palco Prosit
21h40 – Musical Encantos – Pavilhão Central
22h – Carmo Rosa e Banda – Palco Oktober
23h – Felipe e Guilherme – Palco Prosit
23h30 – Marcel Knak – Centro Cervejeiro
0h15 – Banda Destinos – Palco Oktober
0h40 – Banda Real – Pavilhão Central
1h – Grupo Amor a Mais – Palco Prosit
2h – Terceira Dimensão – Centro Cervejeiro
2h30 – Sambora – Palco Oktober
2h30 – Baile do GS – Palco Prosit
Intervalos – DJ Jipp – Palco Oktober
6h – Fechamento do Parque – Todo o Parque
sábado, 11 de outubro
11h30 – Die Oberkrainer – Pórtico Principal
14h – Atração Musical – Pavilhão Central 14h – Kattiva – Centro Cervejeiro
14h – Aula Show “Sabores da Imigração: Receitas com Tradição Polme” – Espaço Fecomércio
14h30 – G.D.F.A. Noi Vinn – Pórtico Principal
14h45 – C.C. 25 de Julho Mirim G. Polka – Pórtico Principal
15h – Oficina de Jogos Germânicos – Parque
15h – Canil Polícia Federal – Parque
15h15 – Westfäliche Tanzgruppe Infantil – Pórtico Principal
15h30 – Westfäliche Tanzgruppe Mirim – Pórtico Principal
15h30 – Feliz em Festa – Pórtico Principal
16h – Aula Show “Linzertorte” – Espaço Fecomércio
16h – Pintura no rosto e balões – Espaço Unimed
16h – Desfile da Heilige – Saída da Fábrica Heilige
17h – Drs. Só Risos – Espaço Fecomércio
17h30 – Maria do Relento – Palco Oktober
18h – Voz e Violão Sandro Figueiredo – Espaço Fecomércio
18h – DJ – Centro Cervejeiro
19h – Olimpíada Rural – Parque
19h – Aula Show “Gulasch de Cerveja” – Espaço Fecomércio
19h – Grupo Folclórico Sunnros – Pórtico Principal
19h15 – Grupo Folclórico Immer Lustig – Pórtico Principal
19h30 – Juvenil Immer Lustig – Pórtico Principal
19h45 – Der Deutsche Jugertanz – Pórtico Principal
20h – Stella D’Itália – Pórtico Principal
20h – Banda Lithios – Palco Oktober
20h – Banda Heilige – Pavilhão Central
20h – Banda Sul Braz – Centro Cervejeiro
20h15 – C.C. 25 de Julho G. Polka – Pórtico Principal
20h30 – Kronnen C.C. 25 de Julho – Pórtico Principal
20h45 – Juvenil C.C. 25 de Julho G. Polka – Pórtico Principal
21h – Banda Tom Barreto – Palco Prosit
21h – Musical Werner – Pórtico Principal
21h – Frey Und Froh – Pórtico Principal
Oktoberfest oficializa os cortejos festivos de sábado, chamados de Heilige Oktober, promovidos pela cervejaria oficial Heilige e pela Assemp. Os desfiles ocorrem nos dias 11, 18 e 25 de outubro, às 16h, em formato leve e participativo, reunindo empresas, grupos e comunidades.
A concentração inicia às 14h, na Fábrica da Cervejaria Heilige (Rua Venâncio Aires, 1449), com saída às 15h pelas ruas próximas à Ramiro Barcelos. O encerramento ocorre na Rua Galvão Costa, com acesso ao estacionamento e dispersão dos veículos pela Rua Tenente Coronel Brito. Com novas experiências, homenagens e um olhar voltado à sustentabilidade, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul chega aos 40 anos reafirmando o título de “Festa da Alegria”, um encontro de gerações, tradições e histórias que continuam a emocionar o público.
21h15 – Ballet Ucraniano Tryzub – Pórtico Principal
14h – 7º Encontro de Corais Infanto-Juvenis – Pórtico Principal
14h – Banda do Piriquito – Pavilhão Central
14h – Espetáculo Infantil – Palco Prosit
14h – Banda Magia – Palco Oktober
15h – Concurso Chefinho Oktober – Espaço Fecomércio
15h – Oficina Tum Tum de Feltro – Espaço Unimed
15h – Canil Polícia Federal – Parque
15h – Cleiton Borges – Centro Cervejeiro
15h30 – Atração Musical – Pórtico Principal
16h – Grupo Sambora – Palco Prosit
16h – Drs. Só Risos – Espaço Fecomércio
18h – Tchê Vanera – Palco Oktober
19h – Aula Show “Histórias que Temperam a Cozinha Alemã” –Espaço Fecomércio
19h30 – Atração Musical – Pavilhão Central
20h – Atração Musical – Pórtico Principal
20h30 – Banda Presença – Palco Oktober
20h30 – Atração Musical – Centro Cervejeiro
Intervalos – DJ Jipp – Palco Oktober
0h – Fechamento do Parque – Todo o Parque
Guilherme Siebeneichler/Arquivo
Olá
Estrutura do parque da Oktoberfest conta com novidades e novos espaços para bailes
Guilherme Siebeneichler/Arquivo
Olá
Desfiles ocorrem aos domingos na rua Marechal Floriano
olá Jornal conta histórias de valor com o PrOjetO Olá insPira na 40ª OktOberFest
Histórias de valor ganham palco no espaço do Olá jornal na Festa da alegria, com o empreendedorismo das irmãs do aromas do monte e a moda sustentável de kátia mees
O Olá Jornal dá continuidade à proposta de valorizar pessoas e iniciativas que inspiram transformações positivas com a realização da segunda edição do projeto Olá Inspira – Histórias de Valor, durante a 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. A iniciativa, que estreou em 2024 durante a 17ª Fenachim, retorna ampliada e com novas histórias de empreendedorismo feminino, diversificação, inovação e sustentabilidade.
As atividades ocorrem no espaço do Olá Jornal, montado ao lado da Casa Estufa do SindiTabaco, nos dias 10 e 17 de outubro, sempre às 15h30min. O ambiente foi preparado especialmente para receber o público e criar um momento de troca, aprendizado e inspiração, reunindo mulheres que encontraram, em seus próprios caminhos, formas criativas e sustentáveis de empreender.
Mais do que palestras, o Olá Inspira se propõe a ser um espaço de diálogo e reconhecimento, valorizando trajetórias que unem tradição e inovação, e que demons-
as irmãs cristiane, márcia e laura contam a trajetória do projeto aromas do monte
tram o potencial de transformação presente nas comunidades locais. A programação inicia no dia 10 de outubro, com o relato das irmãs Márcia Andréa Siebeneichler Dreissig, Laura Sabina Siebeneichler Rathz e Cristiane Ênia Siebeneichler, idealizadoras do projeto Aromas do Monte, localizado em Linha Brasil, interior de Santa Cruz do Sul. O empreendimento familiar é um exemplo de diversificação e empreendedorismo rural com base na sustentabilidade.
Tudo começou com o plantio de oito mil pés de Lavanda Dentata, além de alecrim e capim-limão, destinados inicialmente à produção de óleos essenciais. Com o tempo, a beleza do campo florido despertou o interesse de visitantes, fotógrafos e produtores de eventos, impulsionando o turismo rural. O espaço hoje é reconhecido por oferecer experiências sensoriais e gastronômicas, integrando natureza, acolhimento e produtos locais.
estilista kátia mees fala sobre moda e o envolvimento com práticas sustentáveis
Já no dia 17 de outubro, às 15h30min, será a vez da estilista Kátia Mees, fundadora da marca KMEES, compartilhar sua trajetória de inovação e sensibilidade.
Seu trabalho une moda, natureza e responsabilidade social por meio da estamparia natural (ecoprint), técnica que utiliza folhas, flores e pigmentos vegetais na coloração de tecidos ecológicos. Com essa proposta, Kátia criou uma linha de produtos que respeita o meio ambiente, valoriza a produção artesanal e gera renda para famílias rurais envolvidas na coleta das matérias-primas. A iniciativa mostra como o empreendedorismo feminino pode ser um elo entre o campo e a cidade, pro-
movendo novas formas de economia criativa e sustentabilidade. Ao reunir essas histórias no espaço da Oktoberfest, o Olá Jornal reforça seu papel de comunicação comunitária e inspiradora, que vai além da notícia, conectando pessoas e realidades por meio da valorização de iniciativas locais. O projeto Olá Inspira – Histórias de Valor mostra que o desenvolvimento regional também é feito de ideias criativas, coragem e propósito. A proposta é continuar dando voz a quem transforma o cotidiano com trabalho, inovação e sensibilidade, reafirmando a missão do jornal de contar histórias de valor, aquelas que inspiram e fortalecem a comunidade.
Produtos inovadores são destaque da
Feira da agricultura Familiar na 40ª OktOberFest estandes trazem delícias únicas, como geleia de chope com Pimenta, cuca de cerveja e licor de doce de leite. espaço também contará com área para o consumo de produtos da agricultura familiar
A Feira da Agricultura Familiar chega à 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul com sabores que prometem surpreender o público. Além da tradição em cucas, embutidos, queijos, doces e sucos, os estandes apostam em produtos inovadores que vêm conquistando cada vez mais visitantes.
Entre as novidades que chamam atenção estão o Queijo Brie da Queijos Dorf, de Teutônia; a Mostarda com Mel da Ferreiro Sabores, de Passo do Sobrado; o Salame com Queijo da Embutidos Ferreira, também de Passo do Sobrado; o Mel com Nozes da Casa das Nozes Cantelli, de Bento Gonçalves; o Suco de Maracujá com Hortelã da Agrosório, de Osório; o Licor de Jambu da Cachaçaria Possamai, de Imigrante; o Licor de Doce de Leite da Estrelat, de Estrela; a Geleia de Chope com Pimenta da Morangos da Rosa, de Cristal; e a Cuca de Cerveja da Geschck Haus, de Linha Nova, em Santa Cruz do Sul.
No total, são 40 expositores: 30 agroindústrias familiares, cinco floriculturas e cinco empreendimentos de artesanato rural. O evento ainda apresenta um novo espaço de degustação, com mesas e cadeiras, que permite aos visitantes provar os produtos antes da compra. A feira está localizada à esquerda do Pórtico Principal.
sabOres
Uma das novidades destacadas para esta edição da Oktoberfest é a criação de um novo espaço dedicado à degustação dos produtos da agricultura familiar. Este local, denominado “Sabores da Agricultura Familiar”, foi concebido no centro do pavilhão, com as divisórias abertas e o tamanho ampliado para acomodar os visitantes de forma mais confortável.
O objetivo do espaço é permitir que o público compre produtos como salames, queijos e cucas diretamente das agroindústrias e,
em seguida, sente-se em mesas e cadeiras disponíveis para degustá-los no local. Conforme o coordenador da Feira da Agricultura Familiar, Carlos Corrêa da Rosa, o local busca ampliar o consumo dos produtos da agricultura familiar. “Ali vai ter mesas, cadeiras para o público comprar o salame, o queijo, a cuca, das agroindústrias que ele tiver interesse, senta ali, faz a degustação e depois, naturalmente gostando, ele vai poder ir na agroindústria e comprar mais pra levar pra casa.”
A intenção é que, ao apreciar os produtos no pavilhão, os visitantes se sintam motivados a retornar às agroindústrias para adquirir mais itens para levar para casa.
municÍPiOs
A feira, promovida pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Coordenação Executiva da 40ª Oktoberfest, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultu-
espaço da agricultura familiar possui 40 bancadas de vendas, sendo 30 de agroindústrias
ra, Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), também vai evidenciar a diversidade territorial dos expositores, que chegam de municípios como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Teutônia, Estrela, Linha Nova, Imigrante, Osório, Dois Lajeados,
Gonçalves, Caiçara e Barros Cassal, entre outros. “A grande procura pelos espaços reforça o papel da Oktoberfest como plataforma de negócios e de circulação de marcas regionais”, completa Carlos.
Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Cristal, Bento
Divulgação/AI
Guilherme Siebeneichler/Arquivo
Olá
Divulgação/Arquivo
Olá
Vale do Rio PaRdo decide destino de mais de R$ 2,2 milhões aTÉ seXTa-FeiRa
Votação iniciou nesta segunda-feira, 06, e segue até o dia 10 de outubro por site e Whatsapp; projetos em áreas como meio ambiente, turismo, desenvolvimento urbano e rural e transportes disputam os recursos
OLÁ OKTOBER
O Olá Jornal estará na 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Um espaço amplo e pensado para receber os nossos visitantes, leitores e parceiros, marca os 10 anos do veículo. Próximo a Casa Estufa do SindiTabaco, a estrutura foi pensada para a realização do projeto Olá Inspira. Serão dois dias, 10 e 17, com a realização de palestras com mulheres que inspiram e fazem acontecer. Ao longo das três semanas de Oktoberfest o Olá Jornal acompanha todos os detalhes da principal festa regional, que deve movimentar mais de 400 mil visitantes. Nos encontramos pela Festa da Alegria.
BANCO DE LEITE
A vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT) apresentou indicação ao Executivo Municipal sugerindo a implantação de um Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Materno em Venâncio Aires. Conforme Luciana, o serviço é essencial para apoiar o aleitamento materno e garantir a distribuição segura de leite doado a bebês prematuros ou de baixo peso. A proposta também fortalece as políticas públicas de saúde da mulher e da criança, aproximando o município da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pelo Ministério da Saúde e Fiocruz.
NOVAS PONTES
A Prefeitura de Venâncio Aires publicou edital para contratação de empresa responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras de reconstrução de quatro pontes em concreto armado no interior do município. O investimento total está estimado em R$ 3.352.301,60, com recursos da União e de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes (PL). As novas estruturas serão construídas em linha Alto Sampaio (duas pontes), linha Arroio Grande e linha Andreas. O contrato prevê regime de contratação integrada, incluindo o fornecimento de material e mão de obra, desde os estudos preliminares até a conclusão das obras. O prazo total de execução é de 360 dias, sendo 60 dias destinados à elaboração dos projetos e 240 dias à execução das pontes. Abertura das propostas ocorre no dia 26 de novembro, às 9h.
MORTE NO DESVIO
A morte de um motorista nos desvios da RSC-287, em Vila Mariante, coloca em debate a segurança dos usuários da rodovia. Passado mais de um ano das enchentes históricas, o desvio segue do mesmo jeito, com estreitamento de pista e sem barreiras de contenção. É preciso respostas mais rápidas, da concessionária Rota de Santa Maria e do Governo do Rio Grande do Sul. Assim como em Tabaí e na área urbana de Santa Cruz do Sul, a duplicação precisa ser uma prioridade no trecho, prevendo também elevação da rodovia, duramente atingida pela enchente.
RECONHECIMENTO
O Olá Jornal celebrou na última semana a sua primeira década de história. Ao longo da quarta e quinta-feira diversas mensagens foram enviadas para o jornal, celebrando junto a marca histórica para a empresa. Ao longo dos próximos meses histórias envolvendo estes 10 anos serão contadas nas páginas do jornal. Também como forma de enaltecer esta trajetória, o projeto Olá Inspira quer garantir espaço para contar histórias e fomentar novas ideias no município e região.
da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. sim, o Olávo é um gato falante! suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.
Até o dia 10 de outubro, moradores dos 23 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro Serra poderão definir o destino de R$ 2.228.571,43 em investimentos estaduais através da Consulta Popular 2025. A votação, que acontece de forma totalmente digital, permitirá que a população escolha três projetos prioritários que receberão os recursos, impactando diretamente áreas como transportes, turismo, desenvolvimento rural e urbano e meio ambiente. Os três projetos mais votados na região dividirão o montante de forma igualitária, recebendo cada um cerca de R$ 742.857,00. Seguindo o modelo de anos anteriores, um projeto será destinado aos municípios do CentroSerra e dois aos do Baixo Vale. Para que um município seja contemplado, é necessário que alcance uma participação mínima de 2% de seus eleitores no processo de votação.
A cédula de votação apresenta seis propostas estratégicas (veja a lista completa abaixo). Heitor Álvaro Petry, presidente do Corede Vale do Rio Pardo, destaca a importância da mobilização popular. “As propostas contemplam diversas áreas essenciais para o nosso desenvolvimento. Agora, o momento é de mobilizar a comunidade para participar. São projetos muito importantes que já serão incluídos no Orçamento do Governo do Estado de 2026”, afirma Petry.
Votação neste ano ocorre de forma totalmente online
COmO VOTaR
Para participar, o cidadão precisa ter em mãos o número do seu título de eleitor. A votação pode ser feita de duas maneiras, em apenas um dos
projetos, Acessando diretamente www.consultapopular.rs.gov.br ou pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (51) 3210-3260.
PROJeTOs Na CÉdUla de VOTaÇÃO – Vale dO RiO PaRdO
1-Turismo: Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo.
2- Turismo: Sinalização turística do Vale do Rio Pardo.
3-Desenvolvimento Rural: Fortalecimento da agricultura familiar para a comercialização de produtos das agroindústrias familiares.
4-Desenvolvimento Urbano: Planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos.
5-Meio Ambiente: Implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural.
6- Transportes: Revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para suporte regional em emergências, saúde e negócios.
PRodUtoRes de taBaco deBateM coP11 e MeRcado em ReUNiÃO
GlOBal da iTGa Na alemaNha
Pela primeira vez, evento anual ocorreu em feira internacional sobre tabaco em dortmund
A Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA em inglês) realizou a sua Assembleia Geral Anual (AGM) em paralelo com as feiras InterTabac e InterSupply 2025 em Dortmund, Alemanha. Esta parceria estratégica proporcionou aos membros da ITGA um acesso inédito à cadeia de abastecimento global de tabaco e garantiu que as vozes dos produtores fossem ouvidas no principal evento mundial do setor. Representantes de quatro continentes participaram, incluindo delegados da Argentina, Brasil, Estados Unidos, Maláui, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Bulgária e Índia, entre os dias 18 e 20 de setembro.
A diretora-Geral do Grupo Westfalenhallen, que organiza o evento, Sabine Loos, destacou o papel essencial dos produtores na definição do futuro do setor. “Não teríamos conseguido tudo isto sem o apoio de parceiros competentes. Parceiros que conhecem o setor de dentro para fora. Tal como a ITGA. O trabalho de vocês sustenta os alicerces deste setor – o cultivo forte e sustentável do tabaco. Vocês dão voz aos produtores, criam um sentido de comunidade e constroem oportunidades para a troca de conhecimentos. Ao fazê-lo, ajudam a garantir o caminho para o futuro”.
O presidente da ITGA, José Aranda, destacou a importância de realizar a AGM no âmbito da maior feira global do tabaco. “Este ano, a ITGA proporcionounos uma oportunidade única: realizar as nossas reuniões no centro do maior evento do setor e participar ativamente na feira comercial. A ITGA não é uma instituição abstrata: a ITGA somos nós — os produtores, as nossas organiza-
entre os participantes esteve a afubra representando os fumicultores do Brasil
ções e os nossos trabalhadores. Sem a ITGA, não estaríamos aqui hoje da forma como estamos”. Foram abordadas questões fundamentais, incluindo tendências do mercado global, desafios normativos e a necessidade de defesa baseada nas experiências vividas pelos produtores. Face ao aumento da regulamentação, a ITGA enfatizou que a defesa deve começar com os mais afetados, os produtores. As suas perspetivas da vida real proporcionam credibilidade e evidências concretas, oferecendo aos decisores políticos uma imagem mais clara do que as estatísticas. A ITGA forneceu atualizações dos principais países produtores, incluindo resultados de pesquisas sobre a satisfação dos produtores com a atual temporada de comercialização e as expectativas para a safra de 2025/2026. As preocupações centraram-se no excesso de oferta que afeta os preços e as pressões sobre a rentabilidade, enquanto a sustentabilidade e a governança foram destacadas como fatores críticos de longo prazo para a viabilidade do cultivo do tabaco.
COP11
Antecipando a COP11, a ITGA reiterou a sua preocupação com a falta de transparência e a insuficiência de conhecimentos agrícolas nos processos de tomada de decisão que afetam diretamente os produtores. Comprometeu-se a continuar a expor este desequilíbrio e a defender um debate justo, inclusivo e informado. Um painel moderado pela Diretora Executiva da ITGA, Mercedes Vázquez, explorou o impacto direto da regulamentação nas comunidades produtoras de tabaco. “A credibilidade dos produtores vem do seu impacto direto e real no cultivo do tabaco. A defesa mais forte é construída com base em argumentos consistentes que estão intrinsecamente ligados às experiências dos produtores — tornando esta a ferramenta de comunicação mais poderosa à sua disposição”, afirmou.
A AGM também reafirmou a missão da ITGA de garantir um rendimento digno para os agricultores em todo o mundo.
Divulgação/CoredeVRP
Divulgação/ITGA
Mais de 95% dos produtores de tabaco do Sul Seguem boaS práticaS ambientaiS
estudo mostra que agricultores conciliam a produção de tabaco com práticas de conservação do solo e do meio ambiente. Adubação verde, rotação de culturas e uso de lenha de reflorestamento estão entre as medidas mais adotadas
Os produtores de tabaco da Região Sul do Brasil têm demonstrado forte compromisso com práticas sustentáveis e de preservação ambiental, conforme aponta a edição 2023 do Perfil Socioeconômico do Produtor de Tabaco da Região Sul do Brasil, realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da UFRGS.
De acordo com a pesquisa, praticamente todos os agricultores entrevistados fazem a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos (98,9%) e possuem depósitos específicos para o armazenamento seguro desses produtos (97,5%). Além disso, 96,5% das propriedades utilizadas para a produção de tabaco estão registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), demonstrando a formalização das áreas agrícolas.
Entre as práticas de manejo sustentável mais comuns estão a adubação verde ou cultura de cober-
tura (85,7%), o uso de camalhão alto de base larga (79,1%), o cultivo direto sobre a palha (62,3%), o uso de lenha proveniente de reflorestamento próprio (61,6%) e a adoção de curvas de nível ou terraceamento (48,4%), que ajudam na conservação do solo.
O estudo mostra também que mais da metade das embalagens de agrotóxicos recolhidas têm como destino o serviço de coleta do SindiTabaco (54%). A participação deste serviço é especialmente expressiva no Rio Grande do Sul (90,3%) e em Santa Catarina (65,3%), enquanto no Paraná, onde a estrutura ainda não está consolidada, o recolhimento ocorre principalmente via Centrais de Recolhimento (48,3%) e Prefeituras (36,6%).
No que se refere aos cuidados com a terra e a propriedade, os números também revelam atenção às boas práticas. Quase 97% dos
produtores adquirem sementes de tabaco certificadas, 90,6% realizaram análise de solo nos últimos três anos e 85,4% aplicaram calcário para corrigir a acidez do solo no mesmo período. Além disso, 81,8% fazem rotação de culturas para prevenir pragas e doenças, e 74,8% cultivam milho, feijão ou soja após a colheita do tabaco, promovendo diversidade produtiva e melhor aproveitamento das áreas.
Os dados confirmam que as práticas ambientais estão equilibradas entre os três estados do Sul, sem grandes diferenças regionais. Isso evidencia que a produção de tabaco na região está fortemente associada a medidas de preservação e manejo responsável, conciliando a atividade econômica com cuidados ambientais.
eStuDo
A pesquisa foi encomendada e patrocinada pelo Sindicato Interesta-
pesquisa aponta práticas sustentáveis já adotadas pelos produtores de tabaco no país
dual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), entidade que representa as indústrias fumageiras do Sul do Brasil e atua como elo entre o setor produtivo, os trabalhadores rurais e urbanos, o governo e diferentes instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. O levantamento, conduzido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da UFRGS (CEPA/UFRGS), por meio da Fundação Empresa Escola de Engenharia (FEENG), dá continuidade a uma parceria ini-
ciada em 2009 e já consolidada em outras edições do estudo. Além de atualizar o perfil socioeconômico dos produtores de tabaco, a iniciativa também promove a aproximação entre o meio acadêmico e a realidade do campo, envolvendo professores, técnicos e estudantes de graduação, mestrado e doutorado, que encontram no contato com os agricultores inspiração para pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento rural.
seMinários reforçaM ações pelo fortaleciMento
Do SiStema integraDo De proDução De tabaco
Sete encontros reuniram mais de 1,3 mil profissionais para debater boas práticas, sustentabilidade e legislação
As entidades que integram o Fórum Nacional de Integração da Cadeia Produtiva do Tabaco (Foniagro) promoveram, entre os dias 08 e 25 de setembro, sete seminários para Fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT). Os eventos reuniram mais de 1,3 mil participantes nos três Estados do Sul, incluindo orientadores agrícolas, gestores de produção, pesquisa e sustentabilidade das empresas integradoras, membros da diretoria e avaliadores da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), além de representantes das Federações de Agricultura e dos Trabalhadores na Agricultura dos três Estados do Sul do Brasil (FARSUL, FETAG-RS, FAESC, FETAESC, FAEP E FETAEP).
As atividades ocorreram em Rio Pardo (duas edições) e São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul; Rio Azul, no Paraná; e Mafra, Ituporanga e Maravilha, em Santa Catarina.
A programação teve como eixo central a Lei da Integração (Lei nº 13.288/2016), abordando ainda temas como boas práticas agrícolas, manejo do solo, uso de sementes certificadas, contratação de mão de obra, saúde e segurança do produtor e proteção de crianças e adolescentes.
O coordenador do Fórum Nacional
de Integração do Tabaco (Foniagro) e presidente da Afubra, Marcílio Drescher, destacou a importância da união entre produtores e indústrias. “Se não caminharmos juntos, enfraquecemos a cadeia produtiva, que já é muito perseguida e mal compreendida”, afirmou. O assessor de diretoria do SindiTabaco, Carlos Alberto Sehn, reforçou os pilares do SIPT - Lei da Integração, sustentabilidade, qualidade e inovação - lembrando que o sistema garante aos produtores assistência técnica e financeira, transporte da produção e compra da safra contratada, às empresas o recebimento de produto de alta qualidade e integridade, além de assegurar rastreabilidade e re-
gularidade no fornecimento aos clientes internacionais. “Nenhuma outra cadeia produtiva proporciona tantas garantias”, afirmou Sehn. Na programação dos eventos, o vicepresidente de Produção e Qualidade do SindiTabaco e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Lei da Integração, Paulo Favero, apresentou sobre os compromissos relacionados a Lei da Integração, e detalhou os critérios para a contratação dos produtores, como área mínima de plantio e pacote de insumos. Ele também esclareceu sobre visitas técnicas obrigatórias e calendário de contratação e plantio, salientando que as regras visam dar maior segurança às duas partes do contrato de integração.
de
O economista da Afubra, Dener Turchiello, explicou a metodologia utilizada para calcular os custos de produção do tabaco, revisada a cada cinco anos e atualizada anualmente. Já os pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, Adilson Bamberg e Adalberto Miura, apresentaram o projeto Solo Protegido, parceria com o SindiTabaco que se estenderá até 2029 e busca promover a sustentabilidade do solo. Os representantes da empresa Profigen, Flávio Hoff e Nirlei Storch, alertaram sobre os riscos do uso de sementes piratas, que podem causar perda de contratos e contaminações. “As sementes representam apenas 0,56% do custo de produção. Não vale a pena arriscar os outros 99,44% do investimento”, ressaltou Hoff. Durante as programações foi ainda reforçada a importância do programa Tabaco Limpo, que mantém a reputação
do produto brasileiro como um dos mais íntegros no mercado internacional.
eSg
As iniciativas ligadas a ESG (Environmental, Social and Governance), saúde e proteção da infância foram apresentadas por Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal, e pela assessora Técnica do SindiTabaco, Fernanda Viana Bender. As ações incluem campanhas educativas, termos de compromisso com o Ministério Público do Trabalho e programas de conscientização com produtores e famílias. O assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco, Sergio Rauber, destacou ainda a importância das normas que asseguram o trabalho decente durante a safra, em especial na contratação de mão de obra temporária.
eventos ocorreram nos três estados do Sul
Junio
Nunes/AI
Sinditabaco
eventos reuniram mais
1,3 mil participantes nos três estados do Sul
Guilherme
Siebeneichler/Arquivo Olá
ExportaçõEs dE tabaco crEscEm 30% EntrE janEiro E sEtEmbro dE 2025
Setembro registra o maior volume do ano em negócios com tabaco, com mais de US$ 420 milhões em embarques. Setor acumula no ano mais de US$ 2,35 bilhões em vendas globais
As exportações brasileiras de produtos de tabaco somaram US$ 2,35 bilhões entre janeiro e setembro de 2025, um crescimento de aproximadamente 30% em relação ao mesmo período de 2024, quando os embarques totalizaram cerca de US$ 1,83 bilhão, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior.
O setor apresentou desempenho positivo em praticamente todos os meses do ano, com destaque para setembro, que registrou o maior
volume e valor exportado de 2025:
US$ 420,5 milhões e 72,3 mil toneladas enviadas ao exterior. O resultado representa um aumento de 43% em valor em comparação com setembro do ano passado, quando as vendas externas somaram US$ 294,1 milhões. Outros meses de forte desempenho foram janeiro (US$ 442,3 milhões) e julho (US$ 377,8 milhões), ambos superiores aos registrados nos mesmos meses de 2024. Ao longo do primeiro semestre, o
ritmo de exportações se manteve estável, com variações mensais entre US$ 150 e US$ 250 milhões. O crescimento nas exportações reflete, segundo analistas do setor, o bom desempenho das indústrias processadoras e fumageiras, impulsionado pela demanda internacional por tabaco brasileiro, reconhecido pela qualidade e pelo volume de produção concentrado nos estados do Sul do país, especialmente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Com os resultados de setembro, o Brasil consolida sua posição entre os principais exportadores mundiais de tabaco, com tendência de
Setembro registrou o maior volume de negócios com tabaco em 2025
fechar o ano de 2025 com desempenho superior ao de 2024, quando o total exportado ficou em torno de US$ 2,9 bilhões.
“obSERVE AS EViDênciAS DE ouTRoS PAíSES”,
REcomEnDA ESPEciALiSTA
Ao BrAsil soBre reGulAMenTAÇÃo De noVos ProDuTos De nicoTinA cientista comportamental, christopher russell, sugere ainda que governantes excerçam uma política baseada em evidência, em entrevista ao olá Jornal em nova iorque, durante o fórum novas Abordagens
Observar as evidências de outros países e fazer uma política baseada em evidências é o caminho que o Brasil deve seguir para a regulamentação de novos produtos de nicotina, na visão do Cientista Comportamental, Christopher Russell. Diretor de uma empresa especializada na concepção, condução e elaboração de relatórios de estudos de percepção e pesquisa comportamental de produtos de tabaco sem combustão pré e pós-comercialização, atua em submissões regulatórias.
Em entrevista ao Olá Jornal durante o 4º Fórum Novas Abordagens, realizado na último dia 22, em Nova Iorque, ele afirmou que acredita que o governo brasileiro optará pela melhor solução. “Observe as evidências de outros países, veja os aprendizados de países que abriram acesso e restringiram o acesso e aprendem o que funcionou e o que não funcionou. Toda decisão do governo, tenho certeza de que será baseada em evidências. Tenho certeza de que haverá uma discussão franca e completa de todas as evidências”, sugere.
christopher: “Toda decisão do governo, tenho certeza de que será baseada em evidências”
Para o especialista, é preciso expandir as opções aos fumantes. “Para a saúde dos brasileiros que fumam, eu gostaria de ver um mercado expandido de alternativas sem fumo. Acho que avançar em direção a um mercado onde as pessoas têm opções, elas podem escolher entre produtos defumados e produtos sem fumaça é um bom começo. E acho que se o governo permitir que verá uma proporção considerável de fumantes optando por ir com a
alternativa. Isso é melhor para a saúde deles. Não é claro que não é o risco, mas substancialmente menos prejudicial que os cigarros.” Sobre o projeto de projeto de lei que prevê a regulamentação dos novos produtos de nicotina, em tramitação no Senado, Christopher espera que os congressistas excerçam uma política baseada em evidência. “Tudo que possamos pedir aos nossos funcionários eleitos é que eles considerem todas as evidências, avaliem adequadamente, discutam as coisas completamente, ouçam todos os pontos de vista e chegam à sua interpretação do que as evidências estão sugerindo. E queremos que nossos funcionários eleitos possam fazer uma política baseada em evidências e espero que o que seja decidido, então quem decidir sobre isso possa apontar para evidências que apóiam essa política e estou confiante se eles examinarem as evidências fornecidas por alguns agências de saúde e organizações de pesquisa em todo o mundo”.
SubcomiSSão SobRE A coP11 DA ASSEmbLEiA LEGiSLATiVA concLui reuniões e APresenTA relATório finAl nesTA QuArTA-feirA
noVA iorQue: iA nA fDA i
Como acelerar a revisão da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA em inglês)? O tema esteve em pauta no Fórum Novas Abordagens no último dia 22, em Nova Iorque. Acompanhado novamente pelo Olá Jornal, o evento contou mais uma vez com a participação da ex-diretora Assistente de Conformidade e Coordenação Laboratorial do Centro de Pesquisa de Tabaco, Rachel Schmidt, que falou sobre a nova ferramenta de IA implementada pela FDA em busca de acelerar os processos de regulamentação de novos produtos de nicotina. Batizada de ELSA é o primeiro grande assistente de modelo de idioma do órgão operando com segurança para uso em toda a agência. Foi lançada para todos os centros em 02 de junho deste ano tendo como objetivo acelerar as tarefas de revisão, acelerando os principais processos de revisão e melhorando o fluxo de trabalho. Somente em 2024, o Centro atuou em mais de 26 milhões de solicitações de concessão de marketing, incluindo 99,5% dos produtos de cigarro eletrônico de maior participação de mercado.
Depois de percorrer principais regiões produtoras de tabaco, subcomissão prepara documento que reunirá contribuições regionais e servirá de base para atuação institucional junto aos governos estadual e federal Após percorrer diferentes municípios do Rio Grande do Sul, a Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP 11, da Assembleia Legislativa, concluiu na última semana o roteiro de encontros regionais. O roteiro teve como objetivo colher subsídios para a 11ª Conferência das Partes (COP11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS). O encontro internacional ocorrerá de 17 a 22 de novembro, em Genebra, na Suíça. As reuniões da Subcomissão, realizadas em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Barão do Triunfo, Camaquã, Porto Alegre, Canguçu e São Lourenço do Sul, resultarão em uma série de encaminhamentos que serão incorporados ao relatório final do grupo.
O deputado estadual Marcus Vinícius (PP), que coordena a subcomissão, destacou que o ciclo de debates foi fundamental para consolidar informações técnicas e científicas que embasam o documento. “O relatório já está relativamente pronto, com dados técnicos e subsídios científicos, para que possamos entregar um material consistente, capaz de orientar o governo federal e também o governo do Estado na condução de suas posições durante a COP 11”, afirmou.
O relatório será apresentado no próximo dia 8 de outubro, às 14h, na
Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O encontro marcará o encerramento dos trabalhos da subcomissão antes da Conferência das Partes (COP 11), que discutirá medidas internacionais relacionadas ao controle do tabaco.
Segundo Marcus Vinícius, o relatório não será deliberado, mas apresentado oficialmente, tornando públicos os principais encaminhamentos e posicionamentos defendidos pelo setor.
“Depois disso, o desafio será garantir espaços de diálogo em Brasília, junto aos ministérios, e assegurar o acesso dos representantes do Parlamento e da imprensa gaúcha às discussões, ainda que na condição de observadores”, acrescentou o parlamentar.
O documento reunirá as demandas e contribuições apresentadas
encontros ocorreram nas principais regiões produtoras de tabaco
nos encontros regionais e servirá como base para a atuação institucional do Parlamento gaúcho e das entidades do setor fumageiro junto aos governos estadual e federal, além de subsidiar a participação brasileira nas negociações internacionais. Os debates nas últimas semanas buscaram ouvir a posição das lideranças políticas e dos produtores. A proposta da subcomissão é de garantir posicionamentos de todos os elos envolvidos na cadeia produtiva do tabaco. Além do Parlamento Gaúcho, o Executivo Estadual deve participar dos debates também durante a COP11. Entre os secretários cotados a acompanharam a conferência estão o de Agricultura, Edivilson Brum (MDB), e o de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti (PP).
noVA iorQue: iA nA fDA ii De acordo com Rachel, Portanto, o sistema deve otimizar os processos para garantir que os registros saiam no tempo previsto, o que atualmente não está acontecendo. “Para aqueles de vocês que viram talvez um atraso de 90, 120, um atraso de 12 meses entre quando você envia sua inscrição e quando você realmente é informado de que preenche o formulário incorretamente. Eles procuram mudar isso para que aconteça praticamente em tempo real, você envie sua aplicação, essas verificações administrativas são concluídas”. O volume de requisições no processo atual tem gerado lentidão nso resultados. “O processo regulatório está entupindo, é como o tráfego em uma rodovia, quanto mais carros você coloca lá, mais aplicativos que você coloca lá que precisam ser, que precisam esperar a vez deles, eles precisam passar por revisões que realmente não são tentativas legítimas em atender aos requisitos regulatórios”, declara.
noVA iorQue: iA nA fDA iii
Rachel explicou que o papel da IA não é substituir os cientistas. “O ELSA não vai substituir uma revisão real. Não vai substituir as pessoas, não substituirá a ciência. O objetivo é usar o ELSA para assumir o ônus de perguntas genéricas e diretas, ações, simplificá -las, torná -las consistentes. Formatar as coisas dessa natureza não substitui um cientista real olhando para o seu aplicativo e fazendo uma determinação. E não substitui as equipes de revisão provenientes de muitas disciplinas diferentes, reunindo todas essas informações e determinando se o seu produto é apropriado para a proteção da saúde pública. Isso deve ser um aprimoramento, não um substituto”, afirma. A especialista lembra que isso exigirá algum tempo e treinamento para ver como realmente funciona em um ambiente de revisão do mundo real. Hoje tudo é revisado pelas pessoas, mas o que a FDA espera fazer é adicionar uma etapa automatizada para isso. A triagem visa garantir, por exemplo, que eventos adversos críticos cheguem ao topo da pilha de análises o mais rápido possível para que uma ação possa ser tomada.
Janine Niedermeyer
Janine Niedermeyer
Janine
Niedermeyer
ex- fDA, rachel schmidt, falou sobre a ferramenta de iA para regulamentação nos euA