Confira a edição desta quarta-feira, 02 de abril de 2025

Page 1


VENÂNCIO AIRES

Quarta-feira 02 de abril de 2025

Edição 659, ano 09 Distribuição Gratuita

OLÁ Venâncio @olajornal

Quarta:

afubra é homenageada pela assembleia legislativa

PÁGINA 2

O sol até aparece na região. Mas, ao longo da manhã, novas instabilidades avançam sobre o Estado e provocam aumento da nebulosidade. Com isso, as condições ficam favoráveis para pancadas de chuva, que podem ser fortes e há risco de temporais isolados. As temperaturas permanecem agradáveis ao amanhecer e ficam elevadas antes da mudança do tempo.

Mín: 20º máx: 27º

Quinta: O tempo ainda não firma. No decorrer do dia, ocorrem períodos de céu encoberto, em que pode chover na região. Mesmo assim, intervalos com possíveis aberturas também podem ser esperados no decorrer da tarde. As temperaturas ficam agradáveis durante o dia, e apresentam leve redução em direção à noite. Mín: 19º Máx: 26º

Fonte: NIH/UNIVATES

setor em alta

O setor de fabricação de alimentos foi o segundo que mais gerou empregos na indústria de Venâncio Aires no primeiro bimestre de 2025, segundo o Novo Caged. O setor do tabaco liderou, com 91,9% das contratações. No total, foram registradas 2.536 novas vagas formais na cidade entre janeiro e fevereiro. A indústria alimentícia criou 99 vagas em janeiro e fevereiro. No acumulado, 1.476 trabalhadores estavam contratados nos dois primeiros meses do ano, um crescimento de 7,19% em relação a 2024. PÁGINA 3

venâncio tem aumento nos registros de carros elétricos no bimestre

PÁGINA 3

renegociação de dívidas dos agricultores mobiliza lideranças políticas

PÁGINA 3

expoagro afubra encerra com números históricos e prepara novos investimentos

PÁGINA 5

delegado regional da polícia civil participa da sessão da câmara

PÁGINA 6

HÁ 10 ANOS CABANHA CHANFRO

NEGRO LEVA

QUALIDADE e encanTO À eXPOaGRO aFUBRa

Cabanha de Venâncio Aires marca presença no evento com exposição de animais de alto nível que atraem olhares e encantam os visitantes Divulgação

Jorge, cyntia e Lívia: geração de pai, filha e neta junto a Ovelha cn 172, Tição (Border collie) e carneiro Bazalto 3096

Há 10 anos a Cabanha Chanfro Negro leva qualidade à Expoagro Afubra e encanta os visitantes com a presença de seus premiados ovinos. Os animais da raça Hampshire Down, de aptidão para carne, chamam a atenção de especialistas em busca de performance e de visitantes que são surpreendidos com a graça e a beleza de ovelhas e carneiros. E não foi diferente na feira deste ano realizada de 25 a 28 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Mas não são só os ovinos que brilham. O cachorro da raça Border Collie, Tição, foi uma atração aparte com seu carinho e inteligência, fruto de treinamento da sua tutora Cyntia Cavalcante. Ao lado do pai, Jorge Cavalcante, ela dedica-se a criação, seleção, comercialização e exposição de Matrizes e Reprodutores de ovinos PO (Puros de Origem) da raça Hampshire Down. Localizada nas margens da RSC 453 - Km 9, a Chanfro Negro distingue-se por trabalhar com um plantel de ovinos criteriosamente selecionados de linhagens provindos do Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra e Argentina. Ao longo de 18 anos, a Cabanha sempre participou de diversas exposições voltadas a julgamentos e comercializações dos seu animais, como Expointer, Fenovinos e Expoagro Afubra. Entre as premia-

ções destacam-se as conquistadas na 37ª Expointer (2014): Campeão Borrego Menor, Campeã Borrega Menor e Reservada Campeã Borrega Menor; na 15ª Expoagro Afubra (2015): Ovino destaque Carneiro e Ovino destaque Ovelha e 38ª Expointer (2015): Campeão Ovino Jovem e Campeã Borrega Menor.

PaRceRIa

De acordo com Cyntia, a feira é o principal espaço de exposição da Chanfro Negro. “A Expoagro Afubra, por ser a maior feira do Brasil voltada a agricultura familiar, torna-se para a Cabanha uma das principais Exposições, onde ocorrem muitas negociações, contatos com clientes, troca de experiências com outros produtores rurais”.

Ela destaca a qualidade e avalia positivamente o evento. “Nossa avaliação deste ano, assim como dos anos anteriores, sempre é positiva. Estes quatro dias de feira, somados aos dias de preparo dos animais na Cabanha, são de muito trabalho, reconhecidos nos resultados obtidos”, afirma.

A parceria de uma década será mantida. A Cabanha Chanfro Negro já é presença confirmada para a próxima edição da Expoagro Afubra que ocorrerá de 24 a 26 de março de 2026.

PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA EM VENÂCIO AIRES

SeRÁ eSPecIaL enTRe OS dIaS 11 e 14

A comunidade já pode curtir o clima de Páscoa no comércio e também no centro da cidade, em Venâncio Aires, com a decoração na praça matriz Coronel Thomaz Pereira. As atrações agora ficam por conta da programação especial elaborada pelo município que deve acontecer nos dias 11, 12 e 14 de abril, junto a praça matriz Coronel Thomaz Pereira.

A programação é elaborada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Esporte e a decoração ficou por conta do Gabinete da Primeira Dama, com os trabalhos da decoradora Ângela Schwendler.

Homenagem pelos 70 anos da afubra na aLRS ocorreu na tarde desta terça-feira

O grupo Turma da Recreação, através do Sesc, ficará responsável pelo Cortejo de Páscoa, nos dias 11 e 12 de abril, no comércio e supermercados. “A intenção é levar ainda mais movimento e alegria a estes pontos e motivar as vendas da época que é importante para o comércio. O Cortejo vai fazer a festa com quem estiver no trajeto e também nos estabelecimentos”, explica o secretário, Sandro Kroth.

Já no dia 14, a programação contará com apresentações de teatro pela manhã e tarde, quando também haverá a presença do Coelho da Páscoa e Coelhete.

(PDT), de Venâncio Aires, também destacou a relevância da Afubra para a economia do Estado, especialmente no que diz respeito à cadeia produtiva do tabaco. “A Afubra representa a importância econômica e social, e muitas vezes, essa força é pouco reconhecida pelos gestores políticos e governos”, afirmou.

O deputado Edivilson Brum exaltou a trajetória da Afubra, ressaltando que “são sete décadas de história plantadas como desafios, conquistas e, acima de tudo, pelo povo que faz a agricultura familiar.” Para Brum, a associação se tornou um exemplo de organização e representação de um setor fundamental para a economia do Rio Grande do Sul. O deputado estadual Airton Artus

A deputada Kelly Moraes (PL) fez questão de ressaltar a liderança da Afubra na defesa da agricultura familiar, especialmente em relação aos fumicultores. “Reiteramos o nosso agradecimento e reconhecimento na defesa dos nossos fumicultores e aos pioneiros que começaram essa história grandiosa”, disse a parlamentar.

O deputado Marcus Vinícius (PP) também reforçou a importância da Afubra na defesa da agricultura, destacando a relevância da entidade, que representa uma agricultura secu-

lar no Rio Grande do Sul e no Brasil. “Desde sua fundação, a Afubra vem realizando a defesa de muitos produtores”, finalizou.

O Grande Expediente é proposto pelos deputados estaduais para a realização de homenagens a entidades públicas e privadas, e busca, antes da sessão ordinária do Parlamento Gaúcho, reconhecer histórias e ações do Rio Grande do Sul.

EDIVILSON BRUM PRESTA HOMENAGEM AOS 70 ANOS DA AFUBRA dURanTe GRande eXPedIenTe da aSSeMBLeIa LeGISLaTIVa Homenagem durante a sessão parlamentar ocorreu na tarde desta terça-feira, 1º de abril. Acompanharam a homenagem no Plenário 20 de Setembro, a direção da afubra, secretários estaduais e representantes de entidades gaúchas Nesta terça-feira, 1º de abril, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma sessão especial em homenagem aos 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), celebrados no dia 21 de março. A proposta da homenagem foi do deputado estadual Edivilson Brum (MDB), que destacou a importância da entidade para a agricultura familiar e para o setor do tabaco no Estado. Durante a sessão, a mesa da presidência foi composta por diversas autoridades, entre elas: Marcílio Drescher, presidente da Afubra; Clair Kuhn, secretário de Agricultura do RS, representando o governador Eduardo Leite (PSDB); Vilson Covatti, secretário de Desenvolvimento Rural do RS; Gilson Becker, presidente da Amprotabaco; Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco; Marco Dornelles, coordenador da Expoagro Afubra; e Edson Brum, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

HISTÓRIa

Desde sua criação, em 1955, Afubra tem sido fundamental para a representação dos agricultores do setor e a garantia de melhores condições para a classe. Um dos grandes diferenciais da Afubra é o sistema mutualista, que oferece segurança aos agricultores em casos de perdas devido a eventos climáticos.

Se SS ão o RDINÁRIA D e S egu NDA-fe IRA, 31 D e MARÇ o D e 2025 IN fo RMAt I vo

APRovADo PoR MAIoRIA De votoS o PRoJeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0053/2025 que altera as atribuições e o padrão de vencimento do cargo de Analista de Tecnologia da Informação, integrante do Quadro de Cargos e Funções Públicas constante da Lei nº 1.618, de 30 de dezembro de 1992, que “Dispõe sobre os Quadros de Cargos e Funções do Município, estabelece o Plano de Carreira dos Servidores e dá outras providências” com redação dada pela Lei nº 6.408, de 19 de setembro de 2019. Votou contra o vereador Diego Wolschick/PP

PeDIDo De vIStAS SoLICItADo PoR eLÍgIo WeSCHeNfeLDeR/PSB Ao PRoJeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0057/2025 que autoriza o Poder Executivo a conceder Incentivo Econômico à Empresa EVAPORSUL INDUSTRIA DE CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS LTDA.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0058/2025 que acrescenta vaga ao cargo de provimento efetivo de Professor de Matemática constante do Quadro de Cargos do Magistério, disposto na Lei nº 6.937, de 14 de janeiro de 2022.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De LeI Do eXeCutIvo N° 0059/2025 que autoriza contratação Temporária por Excepcional Interesse Público.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De LeI Do LegISLAtIvo N° 0011/2025 que altera a redação da Lei Municipal n° 6.300, de 13 de setembro de 2019, a fim de adequá-la às normas da Lei n° 14.133/2021.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De DeCReto Do LegISLAtIvo Nº 0001/2025 De AutoRIA DA veReADoRA ALeSSANDRA LuDWIg/PDt que institui o “Selo Empresa Amiga dos Animais” no âmbito do Município de Venâncio Aires e dá outras providências.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De ReSoLuÇão N° 0020/2025 De AutoRIA DA veReADoReS CLAIDIR KeRKHoff/RePuBLICANoS que dispõe sobre a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Poder Legislativo do Município de Venâncio Aires/RS e dá outras providências.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o ReQueRIMeNto N° 0005/2025 De AutoRIA De NeLSoIR BAttIStI/PSD que requer homenagem à CACIVA Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires pelos seus 25 anos em Venâncio Aires.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o ReQueRIMeNto N° 0006/2025 De AutoRIA DA veReADoRA LuCIANA RegINA SCHeIBLeR/PDt que requer homenagem à Serfesta Bebidas, em reconhecimento aos seus 25 anos de fundação, comemorados em março de 2025.

Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.

Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler

Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415

Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio

Publicações Legais estão disponíveis em versão digital no site: olajornal.com.br/publicacao-legal

Janine Niedermeyer

Setor de alimentoS é o Segundo maior em geração de empregoS Na iNdúStria de VeNâNcio aireS

Segmento ocupa a segunda posição entre os principais geradores de novas vagas no primeiro bimestre no município. No setor industrial, companhias de tabaco seguem na liderança por conta da safra de processamento

O setor de fabricação de alimentos foi o segundo que mais gerou empregos na indústria de Venâncio Aires no primeiro bimestre de 2025, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). As indústrias do tabaco lideram, concentrando 91.9% dos empregos gerados no período. Foram 2.536 novas contratações com carteira assinada registradas na Capital do Chimarrão entre janeiro e fevereiro de 2025.

Em janeiro de 2025, foram criadas 31 vagas líquidas de emprego na indústria alimentícia local, um crescimento de 24% em relação ao mesmo mês de 2024. Em fevereiro, o saldo foi de 68 novos postos, um expressivo aumento de 466,67% em comparação com os 12 empregos gerados no mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o número total de trabalhadores contratados nas empresas do ramo (estoque) alcança 1.476, representando um crescimento de 7,19% em relação a 2024. As em-

presas do setor de alimentos ocupam a segunda posição na geração de empregos entre as indústrias instaladas no município. Comparando com os anos anteriores, observa-se uma tendência de crescimento, colocando o primeiro bimestre como o melhor desde o início da série histórica do Novo Caged, em 2020. Em 2024, o saldo de empregos nos dois primeiros meses foi de 37 vagas, enquanto em 2023 o setor registrou 79 novos postos de trabalho no mesmo período. Nos anos anteriores, os números foram ainda mais modestos: 44 vagas em 2022, 17 em 2021 e um saldo negativo de -2 em 2020.

A indústria de alimentos tem sido um pilar importante para a economia local, contribuindo significativamente para a geração de empregos formais. O crescimento consistente do setor demonstra sua resiliência e potencial de expansão, impulsionado por investimentos e aumento na demanda por produtos alimentícios. Com

esse desempenho, o setor de alimentos se consolida como um dos principais empregadores da indústria local, reforçando sua importância no desenvolvimento econômico de Venâncio Aires.

reSULtadoS

Os dados de fevereiro do Novo Caged apontam que Venâncio Aires registrou 1.578 novos postos de trabalho criados. As informações foram divulgadas na última sexta-feira, 28. O saldo positivo ocorre por conta do ritmo das contratações temporárias para as indústrias do tabaco. No segundo mês de 2025, foram 2.697 admissões, contra 1.119 desligamentos. No primeiro bimestre de 2025, a Capital do Chimarrão registrou saldo positivo de 2.536 empregos gerados. Entre janeiro e fevereiro foram 4.590 admissões contra 2.054 desligamentos.

QUiNta poSiÇÃo

Venâncio Aires encerrou o primeiro bimestre como o quinto muni-

cípio com melhor saldo de empregos no Rio Grande do Sul. Vacaria lidera com 7.666 empregos gerados, puxados por contratos de safristas para a safra da maçã. Porto Alegre aparece na segunda posição com 7.282 novos empregos. Santa Cruz do Sul aparece em terceiro lugar, com 5.162 empregos gerados. Caxias do Sul está na quarta posição, com 3.800 empregos com carteira ssinada

eStado

O Rio Grande do Sul registrou, em

fevereiro, um saldo de 30,6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 174,6 mil admissões e 143,9 mil desligamentos no mês. O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 57,6 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Rio Grande do Sul é de 75,3 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 2,89 milhões de pessoas.

audiência pública tem conSenSo Sobre mudançaS no proagro e SecUritizaÇÃo daS díVidaS rUraiS

encontro ocorreu no último dia de programação da expoagro afubra, em rio pardo, promovido pela câmara Federal. debate foi proposto pelo deputado federal Heitor Schuch (pSB)

O consenso em torno da necessidade urgente de mudanças no Proagro e na securitização das dívidas rurais foi o destaque da audiência pública da Câmara Federal realizada na sexta-feira, 28, durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo. A audiência foi proposta pelo deputado Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. Representantes do setor agropecuário e lideranças políticas reforçaram o apoio à aprovação dos projetos sobre esses temas que estão tramitando no Congresso Nacional. Schuch é autor de duas propostas que ajustam o Proagro: uma que suspende as resoluções do Banco Central que limitam o acesso ao programa, e outra que modifica as atuais exigências, especialmente em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O produtor não planta Proagro, planta sementes. Se o objetivo é combater fraudes, que se criem mecanismos para isso, mas sem acabar com o seguro, que é fundamental para as lavouras”, afirmou Schuch, que também é coautor do projeto de lei da securitização.

De acordo com dados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), as prorrogações de crédito rural oficial em 2024 chegaram a R$ 11,3 bilhões, enquanto o custeio

contratado para a safra 2024/2025 somou R$ 14,8 bilhões, além dos R$ 2,3 bilhões de cooperativas, totalizando um endividamento superior a R$ 28 bilhões. O presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, pediu apoio à bancada gaúcha para garantir a aprovação dos projetos. “Não é um favor aos agricultores, mas sim medidas urgentes de apoio. Chegamos a uma situação muito difícil no setor e as duas coisas precisam andar juntas.”

O deputado Elton Weber (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária do RS, também reforçou o apoio às iniciativas. “Na Assembleia Legislativa, 48 deputados assinaram o documento conjunto das entidades em favor do Proagro e da securitização. Precisamos que Brasília nos ouça, porque, se não, daqui a um ano pode até ter Plano de Safra,

mas milhares de agricultores não conseguirão acessar o seguro.”

A representante do Movimento SOS Agro, Graziele de Camargo, destacou que as propostas são essenciais para a sobrevivência dos agricultores. “Precisamos de ações concretas que garantam a segurança financeira e a continuidade das atividades no campo.”

Agora, as expectativas se voltam para os próximos passos no Congresso Nacional, onde as propostas serão discutidas. O deputado Heitor Schuch afirmou que está mobilizando esforços junto a outros parlamentares para buscar assinaturas e garantir o avanço desses projetos, demonstrando compromisso com a causa da agricultura familiar e a sustentabilidade do setor agropecuário gaúcho.

Venâncio tem aumento noS regiStroS de carroS eLétricoS NeSte iNício de 2025

dados da associação Brasileira do Veículo elétrico apontam que em Venâncio aires nos dois primeiros meses de 2025 foram emplacados quatro veículos

conforme a aBVe, em Venâncio aires são quatro eletropostos instalados

Venâncio Aires encerrou o primeiro bimestre com aumento no número de veículos elétricos emplacados. Entre janeiro e fevereiro de 2025 foram quatro registros do tipo. É um veículo a mais do que o registrado em igual período de 2024, quando três foram emplacados.

Ao longo de 2024 foram 21 automóveis e utilitários elétricos emplacados no município. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Em 2023 foram 19 veículos elétricos registrados em Venâncio Aires, e em 2022 foram 09 emplacamentos. Nos últimos quatro anos, foram 53 registros do tipo.

eStado

No primeiro bimestre no Rio Grande do Sul foram 1.589 veículos

registrados, sendo Porto Alegre a principal cidade, com 500 emplacamentos de elétricos. O dado aponta aumento de 33,5% se comparado com igual período de 2024, quando 1.190 veículos foram emplacados no estado.

Conforme a entidade, no Rio Grande do Sul estão ativos 1.159 eletropostos, destes, 1.013 são de recarga lenta e 146 de carga rápida. Em Venâncio Aires são quatro pontos de recarga, sendo três de carga lenta e um de abastecimento rápido. O levantamento leva em consideração os veículos totalmente elétricos, sem nenhum motor a combustão, os híbridos, que utilizam tanto combustível e baterias, além dos dos conhecidos como FCEV, que utilizam célula de combustível para gerar energia para o motor, como o hidrogênio líquido.

Guilherme Siebeneichler
audiência pública debateu dívidas dos produtores gaúchos
Frigoríficos concentram o maior número de trabalhadores nas indústrias de alimentos
Divulgação/Pixabay
Divulgação/MAPA

Cantora Stella MariS reCkziegel lança o lP “Pra te LeMbrar” eM VenÂncio aires

Stella Maris apresentou seu terceiro LP na noite do sábado, 29. Músicas que marcaram cenário musical gaúcho e nacional fazem parte da seleção

Apresentação em Venâncio Aires foi realizada no La Campana

Na noite de sábado, 29, a cantora Stella Maris Reckziegel lançou seu novo LP “Pra te Lembrar” durante um evento realizado no La Campana, em Venâncio Aires. O projeto celebra 50 anos de carreira da artista, que nasceu na cidade, em Vila Palanque, e traz doze canções de artistas gaúchos de sucesso nas décadas de 70 e 80. A apresentação contou com patrocínio da Refrimate, ALM Engenharia, Tânia Novidades e Bem Ativa. O Olá Jornal e o La Campana foram parceiros na organização. O LP surgiu após o convite para Stella Maris gravar uma música para uma coletânea com outros artistas. Durante a gravação em Porto Alegre, ela iniciou tratativas com o produtor Egisto Dal Santo para o desenvolvimento do projeto, que culminou no lançamento do vinil. A

CaCiVa

ideia de Stella foi resgatar músicas que marcaram o cenário musical gaúcho e nacional nas décadas de 70 e 80, trazendo-as com novos arranjos, mais modernos e com uma sonoridade renovada.

O trabalho inclui clássicos como “Nuvem Passageira”, “Cada Palavra” e “Pealo de Sangue”, além da canção que dá nome ao LP, “Pra te Lembrar”, de Nei Lisboa. Este é o terceiro LP da carreira de Stella Maris, que continua a encantar seu público com a fusão da tradição musical gaúcha e um toque contemporâneo.

O lançamento foi uma celebração à carreira da artista e um marco para a música local, sendo prestigiado por fãs e músicos da região. Cerca de 100 pessoas prestigiaram o lançamento do LP no La Campana.

reCeBe aleXanDre

HeineCk Da DociLe Para cafÉ coM PaLestra

No dia 09 de abril, a Caciva promove mais uma edição do evento “Café com Palestra”, trazendo Alexandre Heineck, Presidente do Conselho Administrativo da Docile. Com mais de três décadas de experiência no setor de doces e guloseimas, Heineck compartilhará sua trajetória profissional, destacando desafios e conquistas na palestra ‘A Doçura que Transforma Negócios e Conecta Gerações’. Ele abordará temas essenciais para a gestão de empresas familiares, como inovação, sucessão empresarial e adaptação às transformações do mercado. Além disso, discutirá a importância da construção de um posicionamento sólido, que consolidou a Docile como uma marca 100% brasileira e com forte presença no mercado global.

Fundada em 1991, em Lajeado, a empresa conta com um portfólio de mais de 250 produtos, distribuídos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicletes, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó. Além da unidade no Vale do Taquari, a empresa também possui um parque fabril em Vitória de Santo Antão (PE). Juntas, as duas plantas somam 33,5 mil m² de área construída e produzem mensalmente mais de 2,6 milhões de quilos de guloseimas, abastecendo o mercado brasileiro e mais de 50 países.

Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla, por R$ 30,00 para associados e R$ 50,00 para não sócios. Haverá café acompanhado de salgados e produtos Docile.

Cuide da casa, mas também se dê um tempo para organizar suas emoções. A pegada é de reflexão e silêncio, sem se sobrecarregar com compromissos.

cÂncer

Teste novas ferramentas e métodos que facilitem sua vida. Suas emoções estarão intensas, então tome a iniciativa, mas sem agir por impulso. A semana também pede uma reflexão sobre o passado.

Libra Arrisque com consciência e confie nas parcerias. A semana é boa para fortalecer sua vida financeira, mesmo que seja dando pequenos passos em direção a uma reserva de segurança.

caPricÓrnio

Fique atento aos sinais e ouça com cuidado as propostas que surgirem. A semana também é ótima para fortalecer laços familiares e criar um ambiente acolhedor em casa.

DanificaDo ano: 2024

onde: TC PREMIUM

Quando: 02/04 às 16h30min

Duração: 1h38min

Classificação: 16 anos

Damaged mostra Dan Lawson (Samuel L. Jackson), um detetive de Chicago que viaja para a Escócia para se unir ao detetive escossês Glen Boyd (Gianni Capaldi), após o ressurgimento de um serial killer cujo os crimes que ele comentou se encaixam com um caso não resolvido que ele investigou há 5 anos em Chicago. A direção do longa é Terry McDonough, e no elenco estão: Samuel L. Jackson, Vincent Cassel e Gianni Capaldi.

FILMES

os farofeiros 2 ano: 2024

onde: TC PREMIUM

Quando: 03/04 às 22h

Duração: 1h55min

Classificação: 12 anos

Um novo capítulo da história dos amigos Alexandre, Lima, Rocha e Diguinho. Quando Alexandre é reconhecido como o melhor gerente de vendas na empresa em que trabalha, ele ganha como recompensa por seus esforços uma viagem para a Bahia com toda a família. Porém, os outros três amigos não estão muito felizes. Para tentar amolecer o coração dos amigos e garantir sua tão esperada promoção, ele resolve levar todos para a viagem ao Nordeste.

LEITURA

Olive se sente como a gêmea azarada da casa: dos acidentes estranhamente inexplicáveis ao fracasso na vida profissional e amorosa ― nada dá certo para ela. Porém, parece que o jogo vira quando sua alergia a frutos do mar a protege de um desastre, já que todos os convidados da festa de casamento da irmã sofrem com intoxicação alimentar. Na verdade... nem todos. Ethan, o irmão do noivo, também ficou de fora desse pesadelo. Então, a irmã de Olive, sempre muito prática, propõe a eles que aproveitem a viagem de lua-de-mel, que não é reembolsável, para uma ilha do Havaí.

Editora: Faro Editorial; 1ª edição (10 março 2022)

Autora: Christina Lauren Páginas: 256

Suas ideias são criativas, então aproveite para se dedicar a projetos ou atividades que envolvam especialmente escrita e leitura. Aposte em interações mais leves, ou um almoço fora, e siga a intuição.

gÊMeos

Leão

Vá atrás do que realmente importa, sem medo de se entender melhor. Explore novos estudos, ideias e quebre padrões. Conexões profissionais podem surgir de encontros inesperados.

escorPião

Aproveite para revisar sua rotina e eliminar hábitos que estão drenando sua energia. Seja estratégico nas relações. Viagens e novas experiências culturais podem te dar grandes insights.

aQuÁrio

Pode rolar uma vontade de mudar a casa ou revisar as relações em sua vida. Pequenas transformações vão trazer mais energia para sua rotina. Fique atento à sua saúde e equilíbrio emocional.

Megatubarão 2

ano: 2023

onde: HBO

Quando: 04/04, às 22h

Duração: 1h56min

Classificação: 14 anos

No primeiro longa, na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tripulação de um submarino fica presa após ser atacada por um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, conhecido como Megalodon. Desta vez, a equipe de Jonas Taylor (Jason Statham) parte em uma nova exploração nas profundezas do oceano, mas é surpreendida por uma operação de mineração que ameaça a jornada do grupo e os coloca, novamente, em uma batalha insana pela sobrevivência em meio a predadores.

Mas há um “pequeno” problema: Olive e Ethan são inimigos mortais. Há um passado entre eles que tornou a convivência impossível. Mas quem vai dizer não para essa viagem? Ainda mais de graça? Nem pensar! A ideia de ambos era ficar bem longe um do outro, mas a situação muda quando uma mentirinha boba vai crescendo e não podem voltar atrás. E dividindo a mesma suíte, entre farpas e sarcasmos, já se pode desconfiar.... onde tem raiva tem fogo? Com diálogos inteligentes e divertidos, dois personagens cativantes, e cenários de tirar o fôlego, Imperfeitos é o livro ideal para rir sem parar e ainda ver uma história de amor nascer no lugar mais improvável.

Fonte: Personare

Aproveite para investir nas coisas que exigem sua presença, como projetos e novas oportunidades. Sua capacidade de liderar estará em alta e as finanças também pedem atenção.

VirgeM

Pense sobre quem realmente se alinha contigo e te faz sentir inspirado. Se surgirem mal-entendidos, use o diálogo para resolver. Sua percepção está afiada.

sagitÁrio

Um pouco de distância pode te ajudar a entender melhor seus desejos e objetivos. Aproveite para investir em lazer, cuidar de si e, quem sabe, retomar alguma atividade física que te faça bem.

PeiXes

A autoestima vai estar lá em cima, então aproveite essa energia extra para se expressar e se jogar nas boas possibilidades que surgirem. O foco vai ser em se envolver com coisas que tragam alegria e paixão.

Áries
touro
Guilherme Siebeneichler

eXPoagro afuBra 2025: SuCeSSo De PúBliCo e NEgóCiOS E JÁ EM PREPARAÇÃO PARA A 24ª EDiÇÃO

Com mais de 188 mil pessoas e R$ 385 milhões em negócios, feira bate recordes e organização já planeja melhorias para edição de 2026. Entre elas está a instalação de um transformador exclusivo para o pavilhão das agroindústrias

A 23ª edição da Expoagro Afubra, realizada de 25 a 28 de março de 2025, fechou com números expressivos e um forte impacto no setor do agronegócio. O evento atraiu 188 mil visitantes, com 82% do público composto por produtores rurais, reforçando sua importância como ponto de encontro entre produtores e fornecedores. Em termos financeiros, a feira gerou R$ 385 milhões em negócios, representando um crescimento de 24% em comparação à edição do ano passado. No Pavilhão da Agricultura Familiar, as vendas totalizaram R$ 2.355.901,95, destacando o fortalecimento do setor.

Além do sucesso de público e negócios, a organização da Expoagro anunciou as datas da 24ª edição, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de março de 2026. Durante a coletiva de imprensa de fechamento do evento, o coordenador da Expoagro, Marco Antônio Dornelles, detalhou os investimentos realizados na infraestrutura do parque. “O parque foi dividido em quatro setores, e começamos a substituir redes elétricas antigas para atender ao aumento no número de expositores e visitantes. Também ampliamos o setor de estandes e melhoramos a área dedicada a equipamentos veterinários e produtos de ração”,

afirmou Dornelles. Essas mudanças foram feitas para garantir maior conforto e eficiência para os expositores e visitantes. A infraestrutura foi uma prioridade para a organização, que também investiu na segurança do evento e na melhoria dos serviços oferecidos, como abastecimento de água, limpeza e alimentação, além de reforçar a área de segurança com mais vigilância e controle.

infraestrutura

O presidente da Afubra, Marcílio Drescher, complementou os detalhes sobre os investimentos já realizados e os planejados para a próxima edição. Ele anunciou que está prevista a instalação de um transformador próprio para a agroindústria, uma medida que garantirá mais segurança e estabilidade energética para o evento, especialmente em relação ao crescimento da demanda por energia elétrica. “Infelizmente, por questões de licitação e trâmites legais, não conseguimos implementar o transformador nesta edição, mas já está tudo aprovado e com recursos garantidos, oriundos de emenda parlamentar do deputado Heitor Schuh, para que a obra esteja concluída até a próxima edição”, afirmou Drescher. Além do transformador, o presiden-

te ressaltou que novos investimentos serão discutidos com a diretoria, sempre alinhados às necessidades do evento e aos orçamentos disponíveis. “Estamos sempre atentos às demandas da feira e planejamos ações de melhoria contínua. Nosso objetivo é sempre oferecer a melhor infraestrutura para expositores e visitantes, acompanhando o crescimento do setor”, destacou. A Expoagro 2025 também se destacou pelo sucesso do Pavilhão da Agricultura Familiar, com quase R$ 3 milhões em transações, um reflexo do fortalecimento do setor no Brasil. A feira foi um palco importante para o fortalecimento das agroindústrias familiares, que estão se tornando cada vez mais competitivas no mercado. “A agricultura familiar desempenhou um papel essencial no sucesso desta edição. Nossa prioridade é valorizar e apoiar os pequenos produtores, garantindo que seus produtos tenham a visibilidade e o reconhecimento que merecem”, afirmou Drescher. Com um balanço positivo e a promessa de mais melhorias para a próxima edição, a Expoagro Afubra 2025 consolidou-se como um dos maiores eventos agrícolas do país e segue impulsionando o desenvolvimento do setor, principalmente da agricultura familiar.

Feira se Consolida Como espaço de diversiFiCação no aGro

A 23ª edição da Expoagro Afubra, realizada de 25 a 28 de março de 2025, consolidou-se como um dos principais eventos do setor agropecuário no Brasil, reunindo 188 mil visitantes, dos quais mais de 80% eram agricultores e profissionais do agronegócio. A feira, que aconteceu no Parque de Exposições da Afubra, em Rio Pardo, é considerada um espaço de inovação, diversificação e troca de experiências para o setor rural.

A Expoagro Afubra é reconhecida por seu caráter multidisciplinar, reunindo uma grande variedade de expositores, como empresas de máquinas, insumos, equipamentos, além de apresentar alternativas tecnológicas e práticas sustentáveis para o campo. Com mais de 500 expositores de diferentes áreas do agronegócio, a feira abordou temas como agricultura de precisão, inovação em produtos agroindustriais, sustentabilidade e a digitalização no campo. Em entrevista ao Olá Jornal, o coordenador da Expoagro, Marco Antônio Dornelles, falou sobre os desafios e as transformações que a feira tem vivido ao longo dos anos. “Eu acho que a meta de propor diversi-

ficação foi cumprida, mas continua sendo pauta porque a mudança é grande. A gente, quando passou pela pandemia, mudou muito o hábito das pessoas, a velocidade da informação também, e isso nós sentimos também no setor agrícola”, afirmou Dornelles. Ele enfatizou que a Afubra, organizadora do evento, tem investido fortemente em plataformas digitais, como a loja virtual da marca, para se adaptar a essa nova realidade.

Além disso, Dornelles destacou a importância da colaboração entre diversas instituições, municípios e expositores para o sucesso da feira. “A Expoagro não é realizada sozinha. Ela é feita com o apoio de municípios, que trazem agricultores e produtores para conhecer as inovações

apresentadas aqui, e de várias outras entidades do setor agropecuário”, explicou. Ele ressaltou ainda que a feira é um reflexo da importância do agronegócio e da agricultura familiar para a economia nacional. “A nossa economia depende do setor agropecuário, do agronegócio e da agricultura familiar. E todos esses parceiros são essenciais para que possamos continuar a oferecer um espaço de conhecimento e troca”, completou. A Expoagro Afubra, além de ser um ponto de encontro e aprendizado para os profissionais do setor, também se destaca pela sua contribuição à sustentabilidade e ao desenvolvimento do agronegócio, com diversas palestras, cursos e workshops voltados para as últimas tendências produtivas.

feira recorDe

A 23ª Expoagro Afubra prometia ser histórica desde o início. Isso porque a edição celebra os 70 anos de fundação da Associação dos Fumicultores do Brasil. Ao mesmo tempo, os resultados apresentados na última sexta-feira, 28, apontam para uma edição recorde. Foram R$ 388 milhões em negócios, o maior já registrado ao longo da história da feira, além de 188 mil visitantes, também um número histórico. Até então, a edição de 2022, após a pandemia, detinha os principais números, com R$ 347,3 milhões em negócios e 186 mil visitantes. Todo esse movimento, de pessoas e recursos, apontam para o sucesso do principal evento agrícola realizado no Vale do Rio Pardo, figurando entre um dos maiores do estado. A força da agricultura familiar passa pelo parque ao longo de quatro dias. Para a próxima edição que ocorre na última semana de março de 2026, a 24ª edição promete mais visibilidade à agricultura familiar.

Divulgação Equipe da Escola do Chimarrão durante a 23ª Expoagro Afubra

VenÂncio eM DestaQue

A Capital do Chimarrão esteve em destaque durante a 23ª Expoagro Afubra. Próximo ao pórtico de acesso, a Escola do Chimarrão recepcionava os visitantes, com um bom chimarrão. O local também era ponto de encontro para o público, que tinha como referência a bandeira nacional. A equipe da escola além de preparar o chimarrão, ainda garantiu o ensinamento da tradição gaúcha. As equipes de empresas vindas de São Paulo, Brasília e demais regiões, aproveitaram para aprender a preparar o mate amargo.

agroinDÚstrias

Pela primeira vez, o Pavilhão da Agricultura Familiar da Expoagro Afubra superou R$ 2 milhões em vendas, totalizando R$ 2.355.901,95 nos quatro dias de evento em Rio Pardo. O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, celebrou o resultado, destacando o incentivo às agroindústrias familiares. Em 2025, o pavilhão contou com expositores de 89 municípios gaúchos, incluindo 93 liderados por mulheres, 50 por jovens e 42 estreantes. A organização foi feita por diversas entidades ligadas ao setor agrícola.

MeLHorias

Terminada a 23ª edição a equipe de organização da Expoagro Afubra realiza levantamentos para as demandas e novos investimentos no parque. Ao longo dos últimos anos a área de exposição recebeu incremento, ampliando o número de expositores. Além disso, neste ano, dois novos pavilhões para animais foram incluídos na estrutura. Para 2026 a equipe da Afubra pretende finalizar a modernização da rede de energia de todo o parque, além de ampliar a capacidade de geração na área das agroindústrias.

A 24ª Expoagro Afubra já tem data para ocorrer. Será de 24 a 27 de março de 2026. A edição de 2025 foi histórica, com recorde de público. O Olá Jornal acompanhou todos os detalhes de 25 a 28 de março de 2025, com cobertura nas plataformas digitais e nas edições impressas.

Guilherme
Guilherme
Diversidade em produtos é marca do Pavilhão da Agricultura Familiar
Marco Dornelles e Marcílio Drescher avaliaram 23ª edição durante coletiva de imprensa

delegado regional, luCiano menezes, Confirma inauguração dA SALA dAS MArgAridAS e PrOMeTe nOVOS AgenTeS PArA VenânCiO delegado regional da Polícia Civil participou da sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires nesta segunda-feira, 31. novo delegado do município, Guilherme Dill, também acompanhou reunião

FORÇA DA NOSSA PRODUÇÃO

A 23ª Expoagro Afubra encerrou com números históricos, em edição que celebra os 70 anos da associação realizadora da feira. Mais uma vez o evento enaltece a força das pequenas propriedades rurais, e aponta caminhos para melhorar a produção, diversificação e tecnologia no campo. A agricultura familiar tem destaque nacional durante quatro dias, e mostra para o país a força econômica e importância para o setor produtivo. É também a oportunidade de mostrar que os produtores de tabaco garantiram ao longo dos últimos 20 anos a diversificação das propriedades. A próxima edição, em 2026, já tem data para ocorrer e seguirá com quatro dias de programação, na última semana de março. É a força da nossa agricultura com a vitrine que merece.

MATRÍCULAS IGUAIS

Está em tramitação na Câmara de Vereadores projeto de lei que visa garantir que irmãos sejam matriculados no mesmo estabelecimento escolar da Rede Municipal de Ensino, desde que a escola ofereça vagas e turmas compatíveis. O projeto tem autoria do vereador Eduardo Luft (PDT) e segue lei estadual de autoria do deputado Gustavo Victorino (Republicanos) já sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em julho do ano passado. O objetivo principal é facilitar a convivência familiar, reduzir custos, apoiar o processo educacional e promover maior segurança e logística no transporte dos alunos. Na justificativa, o parlamentar afirma que a separação de irmãos em diferentes escolas tem gerado desafios para muitas famílias, e o projeto busca proporcionar uma solução que reconheça as necessidades da dinâmica familiar sem prejudicar a autonomia das escolas. O texto da lei deve ser analisado nas comissões e votado em sessão ordinária ainda no mês de abril.

INCENTIVO

Também na Câmara de Vereadores está em tramitação o projeto de lei que propõe a criação da Política Municipal de Compra Institucional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, chamada “Acolhe Venâncio”. A lei foi proposta pela Prefeitura de Venâncio Aires e tem como objetivo usar as compras institucionais para promover o desenvolvimento local sustentável. A política visa garantir o acesso a alimentos de qualidade para pessoas em situação de insegurança alimentar, além de fomentar a inclusão econômica e social, estimulando a agricultura familiar. A iniciativa permite a aquisição de alimentos de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas e quilombolas sem necessidade de licitação, conforme a Lei nº 14.628/2023. Os alimentos podem ser usados em ações de segurança alimentar ou na formação de estoques para doações ou comercialização. O foco é fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda, e impulsionar a economia local. A implementação da política não afetará negativamente o orçamento, pois a LOA 2025 já prevê recursos para ações de segurança alimentar e nutricional. A lei deve ser votada neste mês.

ASSOEVA

A Assoeva, tradicional clube de futsal de Venâncio Aires, anunciou o encerramento de suas atividades devido a dificuldades financeiras agravadas ao longo de 2024, culminando na insolvência. Além da crise econômica, um impasse judicial impediu a inclusão e exclusão de jogadores, inviabilizando a continuidade do time. Em comunicado oficial, emitido nesta segunda-feira, 31, após assembleia, o clube agradeceu o apoio da torcida Febre Amarela, da Prefeitura de Venâncio Aires e dos patrocinadores, destacando as memórias e conquistas construídas ao longo dos anos. A Assoeva se despede como um ícone do futsal gaúcho, deixando um legado de paixão e dedicação ao esporte.

Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

O delegado regional da Polícia Civil, Luciano Menezes, participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 31. A presença foi solicitada pelo presidente do Legislativo, Eduardo Luft (PDT). Na pauta estavam as demandas por mais policiais civis, investimentos na Delegacia do município e inauguração da Sala das Margaridas. Participou da reunião também o novo delegado da Capital do Chimarrão, Guilherme Dill. Durante sua manifestação, Menezes, afirmou que não iria abordar o tema da transferência do delegado Vinicius Lourenço de Assunção, para Lajeado, já que a decisão foi tomada pela direção da Polícia Civil, junto ao Governo do Estado. O chefe regional informou que solicitou três novos agentes para o município, no próximo concurso público do Governo Gaúcho, que deve ser realizado ainda em 2025. “No planejamento para o próximo concurso solicitei pelo menos três policiais para Venâncio. A Polícia Civil como um todo, em qualquer cidade não tem mais do que 35% a 40% de efetivo necessário. Nós ficamos 14, 15 anos sem concurso na polícia, foi um hiato muito grande […] Estamos repondo as peças, mas ainda temos uma situação deficitária.”

Sala DaS marGariDaS Durante sua manifestação na tribuna da Câmara de Vereadores, Menezes destacou que a Sala das

Complementação

Delegados menezes e Dill participaram da sessão da Câmara nesta segunda-feira

Margaridas, espaço construído na Delegacia de Polícia para acolher mulheres vítimas de violência, será inaugurada nas próximas semanas. O local foi equipado e implantado com recursos doados pela comunidade e de emendas parlamentares. Menezes afirmou que desconhecia o projeto. “Eu nem sabia que a sala tinha sido construída com recursos da comunidade, porque acho que era um assunto meio hermético dos delegados aqui […] Ainda no mês de abril, vamos fazer uma solenidade, vamos inaugurar a sala, que diga-se de passagem, ficou um espetáculo, muito melhor, muito melhor estruturada que a que nós temos lá em Santa Cruz do Sul,” destaca.

melHOriaS

O delegado regional também afirmou que deverá manter contato com o poder público venâncio-airense, Legislativo e Executivo, buscando projetos para o direcionamento de recursos e parcerias. Ele citou como exemplo, lei de Santa Cruz do Sul, que garante repasse de valores para despesas operacionais na sede da Polícia Civil local. Além disso, Mezeses afirma que irá trabalhar de forma conjunta na construção da nova Delegacia em Venâncio Aires, que conta com terreno já disponível próximo ao Fórum. Além de Dill, a Polícia Civil da Capital do Chimarrão conta com o delegado Paulo César Schirmann, que está respondendo pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

estadual para hospitais é apontada COmO alternativa à DeFaSaDa tabela SUS

Crise financeira dos hospitais pautou audiência pública da Assembleia Legislativa em Venâncio Aires. Proposta de compensação estadual é apontada como caminho para equiparar defasagem do SUS

Na última quinta-feira, 27, Venâncio Aires recebeu uma audiência pública para discutir a situação e os desafios enfrentados pelos hospitais públicos e filantrópicos do município e das demais instituições que integram a Coordenadoria Regional de Saúde. O evento foi promovido pela Comissão Especial para Avaliar a Equidade nos Serviços Hospitalares do Rio Grande do Sul, vinculada à Assembleia Legislativa. A audiência na Capital do Chimarrão foi proposta pelo deputado estadual Airton Artus (PDT), e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Comissão, deputado Cláudio Tatsch (PL), o deputado Marcus Vinícius (PP), o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, além do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), vereadores, profissionais médicos e gestores do Hospital São Sebastião Mártir. Durante o encontro, foi debatida a crise financeira enfrentada pelos hospitais gaúchos, agravada pela defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o deputado Airton Artus, a diferença entre os custos hospitalares e os repasses governamentais gera um déficit significativo, comprometendo a sustentabilidade dos serviços de saúde.

“A tabela federal não compensa os custos, e os municípios mui-

tas vezes têm dificuldades para complementar os valores necessários”, destacou. Uma das soluções discutidas na audiência foi a implantação de uma “Tabela SUS-Gaúcha”, nos moldes do que já ocorre nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Essa tabela complementar ajustaria os repasses conforme a região, o porte do hospital e os tipos de serviços prestados, reduzindo os prejuízos financeiros e garantindo a continuidade do atendimento. O deputado Cláudio Tatsch, juntamente com o deputado Thiago Duarte, tem conduzido estudos sobre a viabilidade da proposta. Para aprofundar as discussões, a Comissão Especial receberá, no próximo dia 10, o Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, que apresentará a experiência paulista.

riSCO

Durante sua manifestação, o deputado Artus alertou para o risco iminente de fechamento de hospitais no estado. “Nos últimos anos, 300 hospitais fecharam no Brasil, sendo 40 apenas no Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, a situação é ainda mais crítica, com unidades hospitalares operando no limite”, enfatizou. O parlamentar também abordou a dificuldade na regulamentação do Pró-hospitais, lei aprovada pela Assembleia Legislativa para ampliar o financiamento dos hospitais. Segundo ele, a medida precisa ser avaliada pelo Conselho Fazendário (Confas), que reúne secretários da Fazenda de todos os estados brasileiros. Para destravar a questão, uma reunião foi agendada para o dia 07 de abril com o Secretário da Fazenda de Minas Gerais, que solicitou revisão do projeto.

Guilherme Siebeneichler
encontro da ALrS ocorreu na Câmara de vereadores na quinta-feira, 27
Guilherme
Siebeneichler

“Precisamos desenvolver políticas públicas que coloquem no centro da ação as pessoas, os fumantes que querem deixar de fumar. Atualmente as autoridades se vêm empenhadas a dificultar o acesso a estas questões. A população deve contar com substitutos de administração de nicotina”. A afirmação é da líder da iniciativa Vapeo Informado, Marcela Madrazo, ao avaliar o caso do Brasil e a situação do tabagismo frente às novas alternativas de consumo de nicotina em âmbito global. A entidade apresentou o estudo “Redução de Danos pelo Tabagismo: Caso Brasil”, no último dia 17, em evento organizado pela THR Brasil, em São Paulo. A especialista graduada em Sociologia, mestre em Saúde Pública e Epidemiologia e com especialização em Políticas Públicas para o Controle do Tabaco e Economia Política, lembrou que toda estratégia de política pública deve buscar três objetivos: prevenir o risco sanitário, conter o problema de saúde pública ou erradicar um problema de saúde pública, o que tem falhado no caso do tabagismo citando o convênio marco em vigor há 20 anos em 183 países. “Apesar disso não conseguimos reduzir a prevalência do tabagismo como esperávamos. Esperávamos impacto por meio de políticas públicas, o que precisamos de 10 anos para avaliar, e com 20 anos podemos afirmar que este impacto não foi o esperado”, explica. Segundo Marcela, os cases de sucesso mundo afora, como da Suécia que atingiu o índice livre de fumo a partir da regulamentação de produtos alternativos de consumo, devem ser levados em consideração. “O que está dando certo e o que não está? Vamos modeFUmaNTe precIsa

marcela madrazo defende acesso dos fumantes a produtos de menor risco durante lançamento de estudo sobre o brasil. Entidade mexicana mostra em levantamento que o brasil limita alternativas aos consumidores

marcela: escutar os consumidores e olhar dados de outros países

lar, ajustar políticas públicas. Não precisamos partir do zero”.

Ela ainda reforçou a importância de que os produtos sejam acessíveis também economicamente e que as autoridades levem em consideração os consumidores. “Escutem aqueles que usam vape e conseguiram deixar de fumar usando vape. Vamos continuar monitorando o Brasil e atualizar os dados, é um processo. Nossa aliança é multiperfil para cessação tabágica, envolve médicos, engenheiros, gostaríamos que saísse do México e fosse regional. Que o Brasil se somasse a este esforço regional”, argumenta.

o EStudo

Entre as conclusões, o estudo demonstra que, apesar dos esforços, o país ainda possui cerca de 20 milhões de fumantes restringidos ao cigarro convencional devido a proibição dos novos produtos. Com cerca de 1,8 milhão de pessoas com 25 anos ou mais optando pelo uso de cigarros eletrônicos, afirma que a atual proibição apresenta desafios significativos tanto para a saúde

okumura: brasil vive negacionismo científico para nicotina

pública quanto para a economia do país, frente à inexistência da abordagem de redução de danos do tabaco no Brasil, reconhecida mundialmente como eficaz na luta contra o tabagismo.

tHr braSIL

O presidente da THR Brasil, Miguel Okumura, destacou a importância do debate promovido pela mais nova entidade de redução de danos do país comparando o número de fumantes no Brasil, 20 milhões (9% da população brasileira), à população de países que tiveram êxito na redução do tabagismo. “Se continuarmos assim, estaremos condenando a morte metade da população de Portugal, a totalidade da população da Suécia e o dobro da população da Nova Zelândia”. De acordo com Okumura, o país não pratica a convergência regulatória e estagnou na redução do tabagismo. “As autoridades entenderam que em time que se ganha não se mexe, mas não estamos mais ganhando”, avalia o ativista.

JTI desTaca compromIsso com o produtor na 23ª Expoagro afubra

Empresa ampliou espaço na maior feira voltada à agricultura familiar, com participação das áreas técnica e institucional. abordagem foi focada em ações voltadas ao produtor

A Japan Tobacco International (JTI) encerrou sua participação na 23ª edição da Expoagro Afubra, avaliando positivamente sua presença no evento. A feira, que este ano teve como tema “Superação”, destacou os desafios enfrentados pelo setor agropecuário em 2024 e reforçou o papel fundamental dos produtores rurais na cadeia produtiva do tabaco. A programação foi realizada entre os dias 25 e 28 de março e a companhia contou com espaço técnico na feira.

O líder das Operações de Tabaco em Folha da JTI no Brasil, Roberto Macedo, enfatizou o orgulho da empresa em participar mais uma vez da Expoagro Afubra. “É uma satisfação enorme para a JTI estar presente nesta edição tão especial, que celebra os 70 anos da Afubra com um tema extremamente relevante. Considerando os desafios enfrentados pelo agro neste ano, a escolha do tema ‘Superação’ não poderia ter sido mais apropriada”, afirmou. A JTI, além de expositora, também patrocinou a área de inovação do evento, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento do setor.

produtor

A empresa reforça seu compromisso com um modelo de negócio que coloca o produtor no centro das operações. Segundo Macedo, essa estraté-

gia não se limita ao Brasil, mas está presente em todas as unidades da JTI ao redor do mundo. “A qualidade do nosso produto, que exportamos para diversos países, começa com ele”, ressaltou. A JTI também se destaca pelo suporte oferecido aos produtores, através de assistência técnica especializada, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias no Centro de Desenvolvimento e Treinamento em Extensão Rural (ADET), além de um modelo de comercialização estruturado.

fortaLEcImEnto

Outro ponto de destaque na avaliação da JTI sobre a Expoagro Afubra foi o fortalecimento sobre o Sistema Integrado de Produção de Tabaco, um modelo que tem sido essencial

para manter o Brasil na posição de maior exportador mundial do produto há 31 anos. “Para a JTI, o fortalecimento e a existência do sistema integrado são sinônimos da alta posição que o Brasil ocupa na cadeia global de produção e exportação de tabaco”, afirmou Macedo. O executivo ressaltou ainda que o sistema garante qualidade, rastreabilidade e suporte ao produtor, além de assegurar transparência para clientes e mercados internacionais. “Sabemos que a vida no campo tem desafios, assim como dentro da indústria. Mas o sistema integrado traz segurança ao produtor desde o início da safra, garantindo acesso a insumos, assistência técnica e suporte nos momentos de incerteza. Isso impulsiona o Brasil no mercado global”, explicou.

EStudo do braSIL I

A situação do tabagismo no Brasil e a oferta de alternativas aos fumantes foram apresentadas em estudo realizado pelo movimento mexicano Pro-Vecino (Pró-Vizinho). Com mais de 26 anos de atuação, é uma organização que tem como missão melhorar a qualidade de vida das comunidades a partir da perspectiva de cuidado entre vizinhos. O objetivo do estudo, que também já foi realizado no México e na Colômbia, é combater a desinformação sobre as ferramentas de redução de danos do tabagismo na América Latina, que tem dificultado que fumantes tenham acesso a alternativas eficazes para abandonar o cigarro. Na Região das Américas, estima-se que haja 145 milhões de fumantes, representando 12% do total mundial, o que a torna a quarta maior dessas regiões. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o impacto médio geral do tabagismo sobre a mortalidade nas Américas seja de 16%. Informações que demonstram a importância deste levantamento que cita as consequências provocadas pela proibição, entre elas o fomento do mercado ilegal. “As consequências para saúde e economia podem ser graves”, afirma o coordenador da pesquisa, Marco Hernández, da Vapeo Informado.

EStudo do braSIL II

O estudo alerta que a criminalização pode aumentar os riscos à saúde dos consumidores e fomentar atividades criminosas. No Brasil, cerca de 1,8 milhão de pessoas com 25 anos ou mais optam pelo uso de cigarros eletrônicos, e a proibição pode estar colocando essas pessoas em risco ao forçá-las a recorrer a produtos não regulamentados, potencialmente mais perigosos. Além disso, a falta de regulamentação tem consequências financeiras negativas para o Brasil. O governo deixa de arrecadar impostos provenientes da importação, fabricação e venda desses produtos, enquanto o mercado ilegal se apropria desses lucros. Paralelamente, o consumo de substâncias não regulamentadas pode levar a um aumento expressivo dos custos para o sistema de saúde pública. Diante dessas evidências, a proibição total dos dispositivos eletrônicos para fumar pode não ser a solução mais eficaz. A regulamentação desses produtos poderia mitigar os danos à saúde, reduzir a criminalidade associada ao mercado ilegal e gerar receita tributária, fortalecendo as finanças públicas. De acordo com o estudo, o país deve considerar a revisão de sua política atual para alinhar-se às melhores práticas internacionais e garantir uma abordagem mais eficiente para o controle do tabagismo.

Evento da tHr brasil apresentou estudo mexicano sobre o brasil
Janine Niedermeyer
Líder das operações de tabaco em folha da JtI, roberto macedo

China Brasil TaBaCos marCa presença na 23ª expoagro afuBra

Empresa contou com dois espaços interativos para receber visitantes e produtores integrados durante a 23ª Expoagro Afubra. Companhia realizou também encontro com a imprensa na sexta-feira, 28 Com dois estandes interativos, a China Brasil Tabacos (CBT) proporcionou uma experiência informativa e de imersão para os visitantes, destacando seu compromisso com a qualidade e o cuidado na produção de tabaco.

Os participantes puderam explorar três estações equipadas com tótens eletrônicos que apresentaram os processos de Recebimento, Repasse e Processamento do tabaco, permitindo aos visitantes uma compreensão completa do percurso do produto após ser entregue na empresa.

Segundo o Supervisor Agrícola Gilberto Schmidtt, o espaço da CBT foi pensado como um ponto de acolhimento para o produtor. “Nossa equipe de campo está aqui para recebê-lo de forma acolhedora, proporcionando todo o suporte necessário para esclarecer dúvidas sobre a sua produção. Este ano, os produtores tiveram a oportunidade de acompanhar, por meio das imagens nos telões, o que acontece com o seu tabaco após ser entregue à empresa, desde o recebimento até o processamento. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais a parceria com os produtores, fazendo com que se sintam em casa e parte essencial do nosso trabalho”.

No estande da Agronomia a CBT destacou a qualidade do tabaco, com ênfase no Tabaco Estilo China. Técnicos especializados da empresa estiveram disponíveis para orientar os produtores sobre boas práticas agrícolas, controle de materiais estranhos e a importância de manter a qualidade do produto. No local foi promovida uma pesquisa sobre a pureza do tabaco, envolvendo centenas de visitantes e aumentando a conscientização sobre a separação de materiais estranhos.

O Supervisor de Planejamento e Agronomia, Alisson Griebel, explica que para a CBT, a qualidade do tabaco é uma prioridade. “A pesquisa realizada no estande foi uma oportunidade valiosa para aumentar a conscientização sobre a importância da pureza do tabaco. Ao envolver centenas de visitantes, conseguimos reforçar a necessidade de retirar todo material estranho durante todo o processo de produção. Esse cuidado impacta diretamente na qualidade final do produto.”

CONEXÃO ESTILO

CHINA

A CBT realizou com sucesso o evento “Conexão Estilo China: Governança e Comunicação Transparente”, durante a 23ª Expoagro Afubra, com o objetivo de estreitar ainda mais os laços com a imprensa local e reforçar sua presença no setor.

O evento foi uma oportunidade para destacar o compromisso da empresa com a transparência, a qualidade do Tabaco Estilo China e as práticas de governança adotadas, essenciais para o crescimento e sustentabilidade da CBT.

CBT DesTaCa imporTÂnCia Da feira PARA APROXIMAÇÃO COM PRODUTORES

No último dia de Expoagro Afubra, na sexta-feira, 28, a CBT realizou encontro com a imprensa, para falar sobre o Estilo China. Durante o evento, o Diretor Geral de Operações, Ricardo Jackisch, abordou temas como a comercialização da safra, a nova dinâmica do setor e a importância da sucessão familiar na produção de tabaco.

Segundo dados divulgados recentemente pela Afubra, aproximadamente 20% da safra já foi comercializada na região Sul do Brasil, com o Rio Grande do Sul apresentando um percentual entre 15% e 17%. Jackisch destacou que a atual safra tende a ter um ciclo de comercialização mais longo devido ao aumento significativo na produção. “Este ano teremos quase 200 milhões de quilos a mais em relação ao ano passado, o que naturalmente demanda mais tempo para ser ab-

sorvido pelo mercado”, explicou. O executivo também mencionou que Santa Catarina e Paraná estão com um fluxo de comercialização dentro da normalidade, enquanto no Rio Grande do Sul há um atraso devido à nova classificação na propriedade, um processo de adaptação tanto para a CBT quanto para os produtores.

CONSOLIDAÇÃO DA CBT

Durante sua fala, Ricardo Jackisch destacou que a CBT, apesar de ser a empresa mais jovem do setor de tabaco no Brasil, conquistou um crescimento significativo ao longo dos últimos 10 anos. “Felizmente, tivemos um grande sucesso no desenvolvimento, no crescimento junto ao produtor, à produção, à cadeia produtiva e às vendas para o exterior”, afirmou. O diretor ressaltou que este é um

momento de grande satisfação para a empresa e que, apesar dos desafios futuros, é essencial celebrar cada conquista. “Cada novo ano precisa ser comemorado, tanto as pequenas quanto as grandes vitórias”, completou. Jackisch também enfatizou a forte relação da CBT com os produtores integrados. “Temos hoje mais de 20 mil famílias integradas nos três estados do Sul. Este ano expandimos nossa área de produção no Paraná, o que nos permite operar em todas as oito regiões produtoras de tabaco Virgínia no Sul do Brasil”, explicou. Segundo ele, essa conquista é um grande motivo de orgulho, mas também traz uma responsabilidade significativa.

SUPORTE AO PRODUTOR

A CBT reforça seu compromisso com os produtores por meio de

A programação contou com uma apresentação do Diretor Geral de Operações da CBT, Ricardo Jackisch, que compartilhou uma visão estratégica da empresa, destacando a importância de uma gestão eficiente e a integração dos pilares ESG nos processos da empresa. Após a apresentação, foi realizada uma de coletiva de imprensa, onde os representantes dos meios de comunicação puderam interagir diretamente com o executivo.

assistência técnica e acesso às mais recentes tecnologias e recomendações agronômicas. “O produtor precisa de suporte para aprimorar suas práticas, desde a preparação do solo até o manejo correto da colheita e cura do tabaco”, afirmou o diretor da CBT. Outro ponto levantado foi a preocupação com a sucessão familiar na produção de tabaco. “Muitos produtores estão se aposentando, e a continuidade dessa atividade exige que novos agricultores sejam capacitados. O tabaco é uma cultura artesanal, que requer conhecimento passado de geração em geração”, destacou.

MERCADO

A CBT tem forte atuação no mercado externo, sendo a China um dos principais destinos da produção de tabaco brasileiro. “A China é um cliente extremamente exigente em termos de qualidade, mas ao mesmo tempo justo no reconhecimento e valorização do produto”, explicou Jackisch. Ele reforçou que a empresa tem um compromisso contínuo com a excelência, qualidade, integridade e rastreabilidade do tabaco, garan-

tindo que a CBT esteja alinhada com as demandas desse mercado estratégico. Além da China, o executivo ressaltou que há outros mercados igualmente importantes para o setor e que cabe ao Brasil compreender e atender às exigências desses parceiros comerciais.

FORÇA DA EXPOAGRO

A presença da CBT na Expoagro Afubra foi ressaltada como estratégica. “Esta é a terceira edição em que participamos, e nossa intenção é continuar. Queremos receber nossos produtores, promover o diálogo e reforçar a transparência da empresa”, comentou Jackisch. Ele também enfatizou o papel do evento na diversificação da produção. “Hoje, o tabaco representa cerca de 30% do que é plantado nas propriedades, mas ainda é a principal fonte de renda para os produtores, gerando cerca de 60% do faturamento. O evento é uma oportunidade para troca de experiências e acesso a novas tecnologias que possam otimizar a produção”, concluiu.

FOTOS: Gelson Pereira/Divulgação CBT
Um dos espaços da CBT na Expoagro destacou ações na área de agronomia da empresa
Diretor de Operações da China Brasil Tabacos, Ricardo Jackisch
Espaço institucional da China Brasil Tabacos reuniu colaboradores da companhia

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.