5 minute read

5 Angels: bebida cinco vezes filtrada para o sabor mais puro

Em homenagem às filhas dos cinco sócios, foi baptizada a bebida mais filtrada que Moçambique já viu circular de 5 Angels, ou seja, ‘cinco anjos’. É mesmo um anjo esta bebida, como assume Edmilson Guevane, um dos promotores no país.

Os motivos para se encarar esta bebida como ‘anjo’ são vários. É um GIN muito trabalhado, refinado e filtrado cinco vezes, atingindo, por isso, o sabor mais puro. Para além desta particularidade, é um GIN visualmente esbelto, pois ao adicionar água tónica, ou outra mistura, muda de cor, criando um espectáculo visual que cruza a sua cor natural – azul – e cor de rosa – cor final.

Advertisement

De acordo com Guevane, a 5 Angels é uma bebida que, por ser tão refinada, não cria ressaca. Este investimento em termos de produção é que torna a bebida suave e sem quaisquer constrangimentos a nível da saúde e bem-estar.

Trata-se de uma marca europeia, bem enraizada em mercados norte-americano e inglês, mas a sua fábrica está sediada na África do Sul, donde pulou às fronteiras para Moçambique, desde 2017, mas em 2020 o projecto ganhou mais impacto no mercado moçambicano com o selo da Global Branding, empresa com exclusividade na promoção e distribuição da bebida. 5 Angels é para todos ambientes e todas idades, privilegiada para aqueles que acompanham bons sabores e qualidade, ignorando o que chama atenção a muitos: a promoção da marca. “É perfeita para uma conversa normal de negócios, para um evento de jazz, somos uma melhor escolha para um jantar em fim-de-tarde, até para eventos mais agitados”, sustenta Guevane, acrescentando que é uma bebida útil para um ambiente de lazer diversificado.

A sua circulação em Maputo, nesta primeira fase, é através de um conceito chamado ‘5 Angels GIN Cocktails Experience’, uma sequência de eventos onde a empresa promocional tem um mixiologista em todos restaurantes onde a bebida está disponível. “Preparamos cocktails de assinatura, cinco neste caso, criados internamente para a promoção da marca.” Para além de restaurantes, é possível encontrar 5 Angels em bottle stores, supermercados e alguns grupos de distribuição. Para Guevane, a adesão da bebida no mercado nacional está óptima, tendo em conta o seu público-alvo – que se apaixona mais pelo sabor do que pela marca –, pois “muitas vencem não só pela qualidade, por isso muitos produtos contra-feitos continuam a ser consumidos”, finaliza, criticando.

À boleia da entrada num novo ano, fervilha em si aquele bichinho de mudança? Ao mesmo tempo, olha para a decoração lá de casa e percebe que começa a ficar 'cansada', sendo a da sala o exemplo mais flagrante? Nada que um balão de oxigénio decorativo não resolva. Se as ideias escasseiam, aproveite esta lufada de ar fresco de propostas e respire as tendências que impõem em 2023.

Quando damos o pontapé de saída para um novo ano, cresce em nós uma vontade (necessidade, até?) de renovar, de recriar, de reorganizar, de fazer diferente. Identifica-se? Passar esse ímpeto para o plano prático talvez seja uma maneira de também mentalmente 'ativarmos o modo reiniciar'. E se há forma construtiva de concretizar este tipo de impulsos é através da decoração de interiores, repensando, designadamente, as nossas casas.

Ora, se tivesse de escolher um compartimento para remodelar, qual seria? Respondeu sala? Então, está alinhado com o que parece ser uma tendência ao nível das pesquisas na Internet. Muitos são aqueles que estão à procura de ideias de organização e decoração de sala para 2023. Afinal, muito provavelmente, é nesta divisão que passamos mais tempo de qualidade em casa, sem ser a dormir ou a cozinhar.

No reino da decoração, conforto e natureza partilham o trono

No cômputo geral, neste novo ano, a decoração de interiores segue sob a égide do conforto, herança que ficou da pandemia, uma vez que aumentámos exponencialmente o tempo passado em casa e, consequentemente, passámos a valorizar o bem-estar dentro de portas de outra maneira.

Como tal, as cores dominantes querem-se acolhedoras, com especial nota para o verde que é um dos grandes protagonistas de 2023 no que à paleta cromática diz respeito. Não obstante, tons neutros são igualmente bem-vindos, até para não chocarem com outra tendência forte que irá verificar-se: a da mistura de texturas.

O recurso a materiais orgânicos impor-se-á, com a pedra, o vidro e a cerâmica a desempenharem um papel de particular relevo nesse contexto.

Quanto à iluminação, quer-se o mais natural possível - é favor deixar a luz entrar! - e a procura da proximidade com a natureza (que também se evidenciou a reboque da pandemia), entronca numa espécie de reinado das plantas dentro de casa: quantas mais, melhor.

Todas estas linhas decorativas mais conceptuais têm fácil aplicação prática na sala lá de casa. Vejamos. Em primeiro lugar, não tem de fazer uma renovação radical da divisão. Para que o ambiente pareça logo outro, por vezes, basta fazer discretas alterações. Mudar os cortinados, por exemplo, optando por cores mais claras e materiais mais leves para favorecer a passagem da luz, mexendo ainda nos restantes têxteis da sala ao apostar em diferentes almofadas decorativas e conciliando diversos padrões e tecidos, em tapetes ricos do ponto de vista da textura, em novas mantas e cobertas para o sofá, fará automaticamente a diferença.

É o regresso do vintage? Pelo menos, vem matar saudades

Mas claro que investir num sofá novo terá outro impacto em termos de alteração do visual da sala. De resto, em matéria de mobiliário, ditam as principais tendências que as curvas e as formas arredondadas vieram para ficar, em jeito de reminiscências vintage. Móveis de TV e aparadores que encaixem neste espírito são soluções com força suficiente para definirem o timbre decorativo do compartimento sem que tenha de renovar todo o mobiliário. Mas poderá também equacionar adquirir uma estante de livros ou uma mesa de apoio. Por falar em mesa, por que não optar antes por trocar a mesa e as cadeiras da sala, dando uma nova roupagem à área de refeições?

Se o que tem em mente é uma remodelação mais ligeira, destacamos o poder que os espelhos e os candeeiros podem assumir nesse tipo de missões. Conjugar espelhos de diferentes materiais e formatos numa parede é uma proposta ousada mas que pode funcionar, embora poucas sugestões rebatam a elegância que carrega um espelho de grandes dimensões exposto na sala. Também um candeeiro com o 'factor uau' pode fazer vibrar a restante decoração.

Há ainda outros objectos decorativos com os quais poderá jogar para transmitir a ideia de renovação. A título de exemplo, um biombo que separe espaços pode ser um aliado a considerar.

Estatuetas, jarras de vidro e peças de cerâmica podem ajudar a construir a narrativa de decoração que pretende implementar na sua sala.

Missão de ano novo: (Re)organizar

Porém, não só da vertente decorativa se faz a renovação de um compartimento. A componente da organização é não menos importante, principalmente, lá está, quando estamos em pleno início de ano e mobilizados no sentido de nos reformatarmos. É aqui que o mobiliário funcional – como aquele que assenta em sistemas modulares e portanto adaptável em conformidade com o espaço disponível e as necessidades – tem uma palavra a dizer.

O aproveitamento das paredes em altura é outra estratégia útil que também permite capitalizar a arrumação sem sacrificar a área útil da sala. Para esse efeito, prateleiras e cubos, ou mesmo móveis que podem ser fixados nas paredes habilitam-se a arrecadarem o título de melhores amigos da organização.

Não podemos ainda esquecer algum mobiliário multi-funções, com bancos e puffs com arrumação, nem subestimar o potencial que caixas e baús podem ter no que concerne à organização dos espaços.

This article is from: