
1 minute read
Rand estabilizou após pausa nas subidas das taxa de juro
O rand perdeu algum terreno na sexta-feira, com a alta do dólar, mas ainda deve terminar a semana em bases sólidas, depois que a inflação voltou a cair dentro da meta e o banco central interrompeu os aumentos das taxas de juros.
Às 15:40 GMT, o rand era negociado a R17,95 rands em relação ao dólar.
Advertisement
O dólar subia cerca de 0,3% em relação a uma cesta de moedas globais.
“O rand está actualmente sendo negociado abaixo de sua média móvel de 200 dias e parece estar se estabilizando dentro de um intervalo de R17,75 a R18,00 rands”, disse Andre Cilliers, estrategista de moedas do TreasuryONE.
O próximo evento de mercado significativo para o rand deve ser a reunião do Federal Reserve dos EUA na próxima semana, acrescentou.
O South African Reserve Bank (SARB) manteve na quinta-feira, 20 de Julho, sua taxa de juros estável em
8,25%, sua primeira pausa desde Novembro de 2021.
A medida veio na sequência da divulgação dos números da inflação ao consumidor para Junho, que diminuiu para 5,4%, de volta ao intervalo da meta do banco central de 3% a 6%.
O Presidente do banco central, Lesetja Kganyago, disse que a pausa nas taxas de juros não significa o fim do ciclo de alta. Mas analistas do Rand Merchant Bank (RMB) disseram que o mercado não estava precificando novos aumentos.
“Tudo dito (o) rand continua a se sair extremamente bem”, acrescentaram em sua nota de pesquisa.
As acções da Bolsa de Joanesburgo fecharam em baixa, com o índice de referência de todas as acções a cair 0,25% e o índice blue-chip das 40 maiores empresas a perder 0,32%.
O título de dívida pública de referência da África do Sul para 2030 foi mais forte, com o rendimento a cair 2 pontos base para 10,335%