
1 minute read
BVM prepara lançamento de novos produtos para atender demandas específicas

Em esforço para aumentar a sua contribuição da dinamização da economia por via de incremento de liquidez, a bolsa de valores de moçambique deverá lançar até ao primeiro semestre do próximo ano, um conjunto de novos produtos que cobrem especificidades de vários sectores e/ou ramos de negócio.
Advertisement
Conforme revelou o PCA, Salim Valá, na Conferência Empresarial da Província de Maputo, a BVM vai assim lançar ao mercado, produtos como as obrigações municipais, que são obrigações emitidas pelo município, garantidas pelas transferências mensais do estado aos municípios, que podem servir para financiar infraestruturas municipais, projectos urbanísticos, parques industriais e parques tecnológicos.

Consta da carteira de novos produtos da BVM, os fundos de investimento, um mecanismo de investimento de participação pública e privada em projectos diversos. as obrigações sustentáveis, enquadráveis como obrigações verdes (green bonds), obrigações azuis (bluebonds) ou de responsabilidade social, este produto será destinado ao financiamento sustentável, meio ambiente e biodiversidade, infraestruturas sustentáveis e energias renováveis.
Haverá também na BVM, até ao primeiro semestre de 2024, as obrigações de renda, cuja rentabilidade decorre da valorização ou rendimento de um activo, e não de uma taxa de juro, apropriado para o financiamento de portagens, estradas, pontes, projectos imobiliários e projectos habitacionais.
O PCA da BVM classificou os produtos na forja como uma resposta a demanda e busca de soluções criativas para necessidades específicas do mercado. Disse Salim Valá que a BVM vai continuar a aprimorar instrumentos financeiros que contribuam para ocumprimentos dos objectivos da política económica do Governo, pela via da diversificação das alternativas de financiamento, promoção da captação da poupança e o direccionamento da poupança para o investimento produtivo.
