1 minute read

Team Europe unidas no desenvolvimento das energias renováveis em Moçambique

Energia

A conferência Renováveis em Moçambique da passada sexta-feira deixou clara a importância do tema da energia e a relevância da cooperação entre a União Europeia (UE), Alemanha e Moçambique no alcance ao acesso energético fiável, de qualidade e de baixo carbono.

Advertisement

A energia é o combustível para todo o desenvolvimento económico, sendo facilitadora de acesso a cuidados de saúde, de educação, da digitalização e da industrialização nacional. A recente Estratégia de Transição Energética de Moçambique, que será apresentada na COP 28, e cuja implementação contou com o contributo da UE e da Alemanha, coloca as renováveis como prioridade no desenvolvimento económico de Moçambique e como motor energético e da descarbonização da África Austral.

Potencial

Moçambique apresenta um enorme potencial em fontes de produção de energia, evidenciado pela produção significativa de energia hidroelétrica. Não obstante, o país possui também um vasto potencial de recursos solares e eólicos. O investimento privado é primordial no desenvolvimento destes recursos, capaz de providenciar não só acesso a energia aos moçambicanos, como também de aumentar a exportação de electricidade para países vizinhos.

A UE e a Alemanha trabalham em estreita cooperação nesse objectivo, por exemplo, através do GET.invest, um programa europeu que mobiliza investimentos em energias renováveis apoiado pela UE, Alemanha, Suécia, Países Baixos e Áustria.

Artigo completo

This article is from: