Page 1

GESTÃO EM FINANÇAS PESSOAIS MÓDULO 0

Gestão de Finanças Pessoais

A HISTÓRIA E O VALOR DO DINHEIRO WWW.NOVA-ETAPA.PT


Gestão em Finanças Pessoais eLearning

Mód. 0 : O valor do dinheiro

I. OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS GERAIS Atribuir ao dinheiro o seu justo valor Reconhecer o custo de oportunidade das decisões que toma Efectuar um orçamento mensal Hierarquizar as suas opções de consumo Identificar as cinco regras base da gestão de finanças pessoais Gerir a sua divida e manter-se / voltar a um padrão de endividamento saudável Interiorizar que existem diferenças entre sobreviver, viver e usufruir

II. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS GLOBAIS Qual o papel do dinheiro na economia hoje? Gerir dinheiro é uma questão racional mas também emocional Só existem duas formas de aprender a gerir: por “tentativa e erro” ou planear. Pesquisa, planeamento, prioridades Ser bem sucedido na gestão das suas finanças depende tanto da forma como se gasta como da forma de poupança. Não poupar torna todo o agregado familiar vulnerável. Fazer o orçamento Processo de concessão de crédito Endividamento – divida corrosiva vs divida geradora de valor Taxa fixa versus taxa variável Planear a divida e o desendividamento Técnicas de Poupança Envolver a família A corrida dos ratos

2 www.nova-etapa.pt


Gestão em Finanças Pessoais eLearning

Mód. 0 : O valor do dinheiro

III. INTRODUÇÃO Porquê tirar um curso de finanças pessoais?

“Tempo é dinheiro” “O dinheiro não compra felicidade mas ajuda” “O dinheiro é a minha principal preocupação” “Todos os dias penso que preciso de mais dinheiro para melhorar a minha vida” “Vivo do meu rendimento mensal e nunca vou conseguir poupar…”

3 www.nova-etapa.pt


Gestão em Finanças Pessoais eLearning

Mód. 0 : O valor do dinheiro

Se algum destes pensamentos já ocupou a sua cabeça mais do que uma vez, significa que a sua relação com o dinheiro precisa de ser alterada. Alterar esta relação é no fundo altera a forma como vemos o dinheiro e o impacto que o mesmo tem na nossa vida e no nosso agregado familiar.

Numa vertente prática, o objectivo do curso de finanças pessoais é ajudá-lo a gerir de forma mais eficiente o seu dinheiro, precaver-se contra o “endividamento corrosivo” e no caso de estar sobre-endividado, saber que passos têm de dar para que as preocupações com dinheiro não consumam a sua vida. O curso pretende também que a relação que tem com o dinheiro se torne mais saudável. O modo de vida na sociedade moderna preconiza um mundo onde a necessidade de tudo é rainha e a sua satisfação a nossa prioridade – mais carro, mais casa, mais anéis, férias mais caras, mais plasmas, mais computadores, mais mais mais. O grande problema é que o dinheiro, em vez de se tornar um meio para atingir um fim tornou-nos em prisioneiros, servos de uma vontade que nem sempre é nossa.

4 www.nova-etapa.pt

DEMO - Finanças Pessoais  

DEMO - Finanças Pessoais