ebook_2_auditorias_qualidade

Page 44

QUALIDADE E AUDITORIAS DA FORMAÇÃO Módulo II – Unidade 1: O Ciclo Formativo

3. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO 3.1.

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS PRODUZIDOS

Ao proceder-se à avaliação dos efeitos produzidos temos, antes de mais, de ter plena consciência de que na maioria dos casos a formação, por si só, não altera as práticas dos indivíduos: esta mudança resulta de todo um percurso de vida sobre o qual a formação e as competências e os conhecimentos adquiridos pela mesma, poderão exercer alguma influência dando aso à produção de certos efeitos. Tal não implica, pelo contrário, negar a ideia de que… A formação só tem utilidade se acrescentar valor àquilo que é produzido.

Nesta linha, fácil será deduzir que a avaliação dos efeitos da formação corresponde a uma tarefa bastante difícil mas muito útil para o alcance da verdadeira qualidade da formação. E dado que nos encontramos indiscutivelmente na “era da formação”, conhecer os efeitos que esta tem nos indivíduos e nas organizações é uma necessidade e constitui um imperativo profissional de quem a realiza.

A avaliação da formação permite fornecer informações sistemáticas sobre a execução, o impacto e a eficácia dessa formação.

De forma genérica podemos situar a avaliação do impacto da formação com o auxílio do esquema seguinte:

- 44 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.