Page 1

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Módulo 5. Recursos Didáticos e Multimédia

eBook Sub-Módulo 5.1 – EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS

www.nova-etapa.pt


Formação Pedagógica de Formadores Exploração de Recursos Didáticos

Recursos Didáticos Entende-se por recurso didático todo o equipamento ou material que auxilia e facilita o processo de aprendizagem. Outro termo também corrente na Formação Profissional é o de auxiliar/suporte pedagógico. Qualquer recurso utilizado em formação deve ser:

Adequado

Conciso

Simples

Necessário

Atrativo

Manejável

2


Formação Pedagógica de Formadores Exploração de Recursos Didáticos

Recursos Visuais Os recursos visuais não projetáveis mais usuais na formação são os quadros.

Os mais utilizados são o quadro branco/magnético e o cavalete com papel, também designado por flipchart. No quadro branco regista-se a informação geral e no cavalete a informação síntese.

Embora simples, existe um conjunto de regras de utilização do quadro que deve ser seguido pelo formador.

Uma apresentação deve ser:  Limpa  Organizada  Agradável

Quadro Branco

Flipchart A principal função do flipchart é o registo da informação síntese, para que a qualquer momento se possam relembrar as ideias-chave.

Como recursos visuais projetáveis podemos referir o projetor de slides e o retroprojetor, muito embora Utilização do Flipchart

3


Formação Pedagógica de Formadores Exploração de Recursos Didáticos

Recursos Auditivos Os recursos auditivos englobam todos os meios que utilizam unicamente o som como veículo para transmissão da informação. Os suportes auditivos utilizáveis como recursos didáticos vão desde a música, entrevistas, discursos de figuras públicas, “livros falados”, até às gravações resultantes de situações de formação (ex: role-play). Os vários suportes auditivos podem ser transmitidos pelos seguintes meios:  Rádio  Gravador  Leitor de CD  Leitor de MP3 / MP4 O excerto do filme vai ajudá-lo a reter melhor os Recursos Auditivos.

4


Formação Pedagógica de Formadores Exploração de Recursos Didáticos

Os Multimédia Os recursos multimédia, hoje em dia, são indispensáveis para um trabalho rápido, atual e de qualidade. Apresentam vantagens para a formação como, por exemplo, a motivação que geram, a flexibilidade e o respeito pelo ritmo individual de aprendizagem. São ao mesmo tempo fonte e meio para uma ampla criatividade e inovação. O computador constitui uma poderosa tecnologia que permite fazer visuais a cores com grande facilidade, através da utilização de diversos programas.

Este equipamento permitir-lhe-á produzir recursos de grande qualidade, criar e manipular imagens no ecrã, e construir suportes formativos à sua medida.

Para apresentações animadas e dinâmicas existem projetores que reproduzem o conteúdo do monitor, permitindo uma visão ampliada (ex. projetor de vídeo ou projetor multimédia). Em caso de utilização de colunas, tenha o cuidado em regular o volume do som no início das apresentações.

O Projetor de vídeo (ou projetor multimédia) permite a projeção direta dos conteúdos audiovisuais do computador para a tela de projeção. Permite igualmente a projeção direta de outros suportes como fotografias ou filmes.

5


Formação Pedagógica de Formadores Exploração de Recursos Didáticos

Síntese Conclusiva

Para reforçar os conceitos base, deixamos-lhe a síntese habitual. No entanto, sugerimos que consulte o manual “Exploração de Recursos Didáticos” que também lhe é disponibilizado na plataforma.

6

ebook_apresentacao_recursos  

ebook_apresentacao_recursos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you