Escola de Verão Júnior da ESEC

Page 1

1


Escola de Verão Júnior 1. O que é a Escola de Verão JÚNIOR da ESEC?

A Escola de Verão JÚNIOR da ESEC, é um Programa educativo, pré-universitário, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC).1 A Escola de Verão JÚNIOR da ESEC é constituída por um conjunto de programas de formação promovidos e dinamizados pelos diferentes cursos em funcionamento na Instituição. Decorrem normalmente nos meses de Junho e Julho, em Coimbra, e pretendem ser um espaço de aprendizagem para jovens alunos do ensino básico e secundário (fundamental e Médio), que fomentem o espírito de trabalho em equipa, laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais levadas a cabo no ambiente da Instituição.

1

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), é uma Unidade Orgânica (Escola/Instituto) que integra o Instituto Superior Politécnico de Coimbra (IPC). De acordo com a Direção Geral do Ensino Superior português (DGES), «O ensino superior português organiza-se num sistema binário que integra o ensino universitário e o ensino politécnico e é ministrado em instituições públicas e privadas. O ensino universitário inclui as universidades, os institutos universitários e outros estabelecimentos de ensino universitário. O ensino politécnico compreende os institutos politécnicos e outros estabelecimentos de ensino politécnico. O ensino politécnico é orientado por uma perspetiva de investigação aplicada e de desenvolvimento, dirigido à compreensão e solução de problemas concretos e visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais.» (www.dges.gov.pt)

2


2. Calendário A Escola de Verão JÚNIOR da ESEC decorre anualmente no período de férias escolares, nos meses de junho e julho. As datas de cada de semana de atividade, são definidas anualmente entre os meses de Janeiro e Fevereiro, podendo ser consultadas no respectivo site de internet do programa2.

3. A Quem se Destina? A ‘Escola de Verão JÚNIOR da ESEC’ é dirigida a estudantes nacionais e estrangeiros do Ensino Básico (Ensino Fundamental) e Secundário (Ensino Médio), designadamente do 5º ao 12º ano de escolaridade, através de Programas Educativos - Formativos e Recreativos, desenvolvidos de 2ª a 6ª feira, no período compreendido das 09h30 às 19horas. Os candidatos deverão estar atentos aos programas (Disponíveis no mês de Abril de cada ano no site de internet do programa), uma vez que estes variam consoante perfil e nível de escolaridade:

2

Alunos do Ensino Secundário ou Ensino Médio – 10º, 11º e 12º ano;

Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico ou Ensino Fundamental – 7º, 8º e 9º ano;

Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico ou Fundamental – 5º e 6º ano.

https://www.esec.pt/investigar-transferir/transferencia-de-conhecimento/escola-de-verao-junior

3


4. Os Responsáveis A Direção e Administração do Programa é responsabilidade do presidente da ESEC. O Presidente da ESEC poderá delegar a gestão técnica, administrativa e financeira a um docente, departamento ou ainda associar outras entidades que, no seu entender, contribuam para melhorar a implantação e operacionalização do programa.

5. A Equipa Pedagógica 1.

Coordenador Geral (Docente ou investigador);

2.

Coordenador Técnico (Técnico superior especializado em gestão de programas);

3.

Coordenador Pedagógico de cada atividade (Docente ou investigador);

4.

Monitores assistentes pedagógicos (estudantes finalistas ou graduados);

5.

Monitor de apoio (Estudantes das licenciaturas e mestrados).

4


6. Quem é o Estudante Estrangeiro ou Internacional? O programa também acolhe estudantes provenientes do estrangeiro, de nacionalidade portuguesa, que vivem no estrangeiro juntamente com os seus pais portugueses emigrados, bem como acolhe cidadãos de outros países. Em ambos os casos os estudantes podem participar individualmente ou através de um grupo organizado de jovens, promovido ou não por uma organização ou agência especializada em intercâmbios internacionais, reconhecida como representante do programa no país residente.

5


7. Comparação entre Estruturas de Ensino (Brasil, Portugal, Angola)

10ª ano

10ª ano 9ª ano

6ª série 5ª

3ª 2ª

7ª ano

6ª ano 5ª ano 4ª ano

1ª série EDUCAÇÃO INFANTIL

1º CICLO

ENSINO BÁSICO

7ª série

ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO FUNDAMENTAL

2º CICLO

3º CICLO

9ª série

Pré-escola Creche

11ª

3ª 2ª

10ª classe 10ª classe

Pré-escola Creche

9ª classe 9ª classe 8ª

7ª classe 7ª classe

6ª classe 6ª classe

1ª ano EDUCAÇÃO INFANTIL

11ª

ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL ( Nível II)

11º

ENSINO PRIMÁRIO

11º

12ª classe 12ª classe

ENSINO SECUNDÃRIO (1º CICLO)

1º ano

12ª ano

ENSINO PRIMÁRIO

12ª ano

ENSINO BÁSICO

3ª ano

ENSINO MÉDIO TÉCNICO (Nível III)

Prosseguimento dos Estudos Superiores num dos dois subsistemas à escolha: Universitário ou Politécnico ENSINO SECUNDÃRIO (2º CICLO)

Prosseguimento dos Estudos Superiores num dos dois subsistemas à escolha: Universitário ou Politécnico ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL

Prosseguimento dos Estudos Superiores

ENSINO SECUNDÃRIO

ESTRUTURA DO ENSINO EM ANGOLA

ENSINO MÁDIO

ESTRUTURA DO ENSINO EM PORTUGAL

ENSINO MÁDIO

ESTRUTURA DO ENSINO NO BRASIL

1ª classe 1ª classe EDUCAÇÃO INFANTIL

8. Quais os seus Objetivos Específicos? A ‘Escola de Verão JÚNIOR da ESEC’ – Escola Superior de Educação de Coimbra, pretende: 

Promover a cultura, a ciência e a arte junto dos mais jovens;

Auxiliar os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior, na escolha de

uma área de estudo que se adeque às suas preferências e aptidões; 

Oferecer uma ocupação de tempos livres, apostando em atividades de lazer com

elevado valor educativo, relevantes para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, e facilitadoras da construção de um projeto de vida pessoal; 

Divulgar e promover a oferta formativa e as iniciativas da ESEC;

Promover o Intercâmbio Cultural.

6


9. Como Funciona? O Programa ‘Escola de Verão JÚNIOR da ESEC’ disponibiliza atividades de divulgação e formação académica, assim como atividades culturais, de exploração, desportivas e recreativas. Neste sentido, estruturam-se da seguinte forma:

O Programa Educativo (Atividades de Formação) FUNCIONAMENTO E DURAÇÃO

É constituído por um conjunto diversificado de atividades, desenvolvidas de 2ª a 6ª feira (exceto 4ª feira), no período compreendido das 09h30 às 17h30, incluindo a respetiva pausa para o lanche da manhã e da tarde. Exemplo de Programas dinamizados em 2017 (ver Lista dos Programas Educativos Escola de Verão JÚNIOR da ESEC 2017). As atividades que integram o Programa educativo têm como objetivos específicos: 

Promover atividades formativas de alto nível e de elevada exigência, com qualidade

reconhecida pela comunidade nacional e internacional, associando-as sempre às licenciaturas em funcionamento na instituição; 

Divulgar e promover junto dos mais jovens, a oferta formativa e as iniciativas da

Escola Superior de Educação, com vista a captação dos melhores estudantes para os seus cursos; 

Promover a cultura, a ciência e a arte junto dos mais jovens, auxiliando os alunos

que pretendem ingressar no Ensino Superior na escolha de uma área de estudo e trabalho.

7


O Programa Recreativo (Atividades Recreativas) FUNCIONAMENTO E DURAÇÃO O Programa recreativo será constituído por um conjunto de atividades de cariz cultural, desportivo e social.

As atividades recreativas são desenvolvidas de 2ªa a 6 feira no período da tarde das 17h30 às 19h00, e à quarta-feira das 09h30 às 19h00.

8


As atividades culturais dividem-se em visitas e convívios culturais, sendo as primeiras atividades de cariz turístico, histórico e de conhecimento. As segundas, atividades/jogos de cultura geral, têm como objetivo principal o convívio e entreajuda entre os participantes. As atividades desportivas são atividades que têm como objetivo a prática de exercício físico, mas visam sobretudo promover a diversão de todos os participantes, realizando atividades de aventura, atividades aquáticas, entre outras. As atividades sociais visam promover a socialização entre todos os participantes; são atividades que permitem a interação entre todos os participantes independentemente da faixa etária.

10. Onde terá Lugar? As atividades principais terão lugar na cidade de Coimbra, nas instalações da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), na Rua D. João III – SOLUM – COIMBRA.

11. Existem Condições para Alojamento? A coordenação do Programa, garante condições de alojamento a todos os participantes provenientes de outras localidades do país e do estrangeiro. Os participantes que necessitem de alojamento ficarão alojados nas residências do IPC ou noutros locais disponibilizados, e previamente selecionados e validados pela ESEC. No alojamento os participantes estarão sempre acompanhados e monitorizados por responsáveis do Programa.

9


12. Quais as Datas para o Verão de 2018? A ‘Escola de Verão JÚNIOR da ESEC’ em 2018 decorre no meses de junho e julho, nas seguintes semanas: »»» 18 a 22 de junho »»» 25 a 29 de junho »»» 02 a 06 de julho »»» 09 a 13 de julho.

10


13. Como Funciona a Participação do Estudante Internacional Inserido num Grupo Organizado

No âmbito dos grupos organizados, os candidatos deverão seguir escrupulosamente as orientações veiculadas pela organização ou agência promotora que representa o Programa Escola de Verão no país de residência, nomeadamente no que diz respeito a: 1.

Aquisição do VISA de entrada em Portugal;

2.

Duração do Programa;

3.

Condições do programa (alojamento, alimentação, acompanhamento, programas

culturais complementares); 4.

Seguros de viagem;

5.

Transferes;

6.

Custo do programa;

7.

Custos de deslocação (passagem aérea).

No Brasil, o programa Escola de Verão Júnior da ESEC é representado pela Vagalume – Intercâmbios e Programas no Exterior, com sede em São Paulo.

Duração Os programas para os grupos organizados em parceria com a Vagalume, terão a duração de 22 dias úteis. Para 2018 o Programa prevê uma estadia com início a 23 de Junho e termina a 14 de Julho.

11


14. Escolha dos Programas Educativos No período de estadia, cada estudante irá participar em 3 semanas do Programa Escola de Verão Júnior. Para cada semana deverá escolher (eleger) antecipadamente 1 programa educativo à sua escolha dentro dos programas em funcionamento. Numa primeira fase, os estudantes fazem uma pré-escolha das áreas de formação pretendidas. Numa segunda fase, e após a publicitação3 dos programas que irão funcionar em cada ano, o estudante deverá escolher a atividade ou curso específico que pretende frequentar em cada semana.

15. Recepção e Acompanhamento do Grupo em Portugal No caso dos estudantes brasileiros, o grupo será acompanhado durante a viagem de São Paulo para Lisboa e Vice-versa, por um representante da Vagalume. Já em Portugal, desde a recepção do grupo no aeroporto de Lisboa, estes passarão a estar também acompanhados em todos os momentos por um educador designado pela coordenação do programa para acompanhar e orientar o grupo durante toda a sua estadia em Portugal. Os estudantes serão sempre acompanhados por educadores/monitores durante todas as atividades, inclusive no local de alojamento. 3

Os programas definitivos serão divulgados no mês de Abril.

12


16. O Programa Cultural Para os estudantes internacionais, está previsto e incluído um programa de experiência cultural, com principal incidência durantes os fins-de-semana onde estará incluída a visita às cidades do Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e às Aldeias de Xisto. Além disso, todas as quartas feiras, os estudantes inscritos na semana realizam uma visita cultural a um dos municípios do distrito de Coimbra.

13


17. O Alojamento – Opções de Alojamento e Condições Os estudantes poderão optar pelo alojamento numa residência de estudantes ou pelo alojamento numa residência familiar.

O Alojamento numa Residência de Estudantes Os estudantes poderão ficar alojados numa das residências de estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), ou noutra residência com condições similares previamente selecionada e validada pela coordenação do programa. O alojamento aqui será em quarto duplo, com acesso à internet e pequeno-almoço (café da manhã) e acompanhamento por educador/monitor.

Alojamento em Residências familiares Com vista a proporcionar uma melhor experiência e vivência cultural durante a sua estadia, nada melhor que poder conviver diariamente com uma família portuguesa. Nesse sentido, a Coordenação do Programa prevê ainda, mas apenas para os Estudantes internacionais, o alojamento em casas de famílias previamente selecionadas e validados pela Coordenação do Programa. O alojamento aqui será em quarto individual ou duplo, com acesso à internet e pequeno-almoço (café da manhã) e o acompanhamento por parte da família de acolhimento. A família de acolhimento selecionada, será constituída por uma família nuclear (marido e mulher, com ou sem filhos), selecionadas de entre os docentes, funcionários e alunos da Escola de Educação Sénior. As famílias de acolhimento participarão em atividades culturais dedicadas para o efeito.

14


18. Transportes Locais Todos os transportes locais estão garantidos pelo programa:  Transferes do e para o aeroporto;  Transportes diários, do local de alojamento para a Escola e vice-versa;  Transportes nas visitas culturais.

19. Alimentação Estão incluídas todas as refeições diárias. A alimentação é constituída por 5 refeições diárias: pequeno-almoço ou café da manhã, Lanche ou merenda da manhã, Almoço, Lanche ou merenda da tarde, Jantar e Ceia. Para as refeições será sempre tida em consideração as restrições alimentares a que cada participante está sujeito por motivos de saúde ou culturais. Durante a semana as refeições são realizadas na escola na cantina/restaurante da Escola. Aos fins-de-semana as refeições são realizadas em restaurantes locais típicos.

15


20. Seguros Todos os participantes vêm com um seguro de viagem internacional que cobre todas as despesas em caso de doença, acidente e outras. Além disso, todos os participantes estão cobertos localmente por um seguro escolar de acidentes pessoais que cobre despesas de tratamento, internamento hospitalar e de funeral.

21. Posso Ausentar-me Sozinho? Não. Só é permitido ausentar-se sozinho(a) durante o programa, à noite ou durante os fins-de-semana, se tiver uma autorização por escrito do encarregado de educação para o efeito.

22. Quanto Custa? Estão incluídas no valor do Programa todas as despesas inerentes ao programa:

Programa educativo;

16


 Programa recreativo;  Alojamento durante toda a estadia;  Alimentação diária (5 refeições diárias);  Transferes do aeroporto para Coimbra e vice-versa (regresso);  Transportes locais;  Seguro de viagem + seguro escolar de acidentes pessoais;  Acompanhamento permanente 24 horas;  Programa de visitas culturais (transportes, alimentação, alojamento e ingressos em recintos de espetáculos e museus);

Ao valor do programa educativo deverá ser acrescido o valor da passagem área entre São Paulo-Lisboa-São Paulo. Para saber o valor do programa deverá consultar a organização ou agência promotora na sua área de residência.

23. Como Posso Inscrever-me? Deverá realizar a sua inscrição através da agência parceira.

24. Que Documentos Necessito para Participar? Na qualidade de estudante internacional, deverá ter os seguintes documentos: 

Passaporte válido;

Visa de entrada em Portugal sempre que seja exigido;

Atestado médico atestando, as condições de saúde física e mental;

Certificado comprovativo de inscrição numa instituição de ensino público ou

privado, onde conste as respetivas médias académicas; 

Comprovativo de seguro de viagem;

Declaração de autorização dos encarregados de educação a autorizar a

participação no programa; 

Declaração do encarregado de educação a autorizar ou não que o seu educando se

ausente sozinho sem acompanhamento de um monitor do programa (por norma não é autorizado ausentar-se sem o devido acompanhamento por um monitor do programa). 

Declaração do Encarregado de Educação com autorização para registo fotográfico

e vídeo.

17


25. ESEC

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), uma instituição jovem mas herdeira de uma história já secular, foi criada e integrada no Politécnico de Coimbra em 1979. Iniciou a sua atividade formativa em 1987, com a lecionação dos cursos de Educação Pré-escolar e as variantes de Português/Francês e Educação Musical dos cursos de formação de professores do ensino básico. Hoje, a ESEC compreende áreas de estudo que abrangem não só a educação, como também as ciências sociais e empresarias aplicadas e as artes. Essencialmente, a ESEC caracteriza-se por ser um espaço de vida e de aprendizagem onde coabitam formações diversas, cada uma oferecendo um contributo muito próprio para a animação do espaço Escola. Os cursos da ESEC distinguem-se por serem fortemente multidisciplinares aproximandose da complexidade que caracteriza a atividade profissional atual, e por terem uma grande componente de atividades curriculares de natureza prática e profissionalizante,

18


características responsáveis pelos elevados índices de sucesso na inserção dos seus diplomados no mercado de trabalho. O investimento sistemático na qualificação do corpo docente, na formulação de protocolos de cooperação com entidades da comunidade, nacionais e estrangeiras(que se fixam atualmente em mais de 300), na disponibilização de formação especializada e pósgraduada e na mobilidade internacional de alunos e de docentes, espelham o crescimento e o esforço desta Escola na promoção da melhoria contínua e na qualidade de ensino.

Cursos A ESEC desenvolve atividades de formação na área da Educação, das Ciências Sociais Aplicadas e das Artes, procurando consolidar a sua intervenção na região em que se insere e impor-se enquanto escola de referência no país e na Europa.

19


Licenciatura – 1º Ciclo As licenciaturas da ESEC distinguem-se por serem fortemente multidisciplinares ― aproximando-se da complexidade que caracteriza a atividade profissional atual ― e com uma importante componente de atividades curriculares de natureza prática e profissionalizante, características responsáveis pelos elevados índices de sucesso na inserção dos nossos diplomados no mercado de trabalho.

20


Vantagens de Estudar em Coimbra e na ESEC  O facto do Politécnico de Coimbra, logo a ESEC, aceitar a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso no Ensino Superior;  A possibilidade de fazerem um período de estudos numa outra universidade europeia, em Mobilidade Erasmus;  Familiaridade com a língua;  Clima agradável e baixo custo de vida;  Segurança;  O sistema de saúde e hospitais;  Conhecer e estudar com jovens de diferentes culturas e nacionalidades europeias, que estudam na ESEC no âmbito da mobilidade Erasmus;  Além de aprender o sotaque dos colegas portugueses, os brasileiros em instituições lusitanas podem frequentar cursos livres de línguas de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, mandarim, entre outras.

Coimbra onde a “História Ganha Vida” Viver/visitar Coimbra é fazer a História ganhar vida, participando em algumas das mais antigas tradições do País e descobrindo os tesouros do nosso Passado. Desde as ruínas de Conímbriga ao mais percorrido Caminho Português de Santiago que passa por Coimbra, à anual Serenata naquela que é conhecida como a Cidade dos Estudantes, a monumentos deslumbrantes e lugares mágicos.

21


 Em Coimbra, a mais antiga universidade do país, a imponente Sé Velha, o Jardim Botânico e o majestoso Mosteiro de Santa Clara;  O mundo mágico do Portugal dos Pequenitos ou passe um dia em família no animado Exploratório – Ciência Viva Coimbra;  As colinas verdejantes da Mata Nacional do Buçaco, o melhor que a natureza e a tecnologia moderna têm para oferecerem;  A montanhosa e xistosa Serra do Açor é ideal para caminhadas e observação das mais únicas paisagens do país. As Zonas de Proteção Especial do Paul do Taipal e do Paul da Madriz oferecem-lhe uma oportunidade exclusiva de observar comunidades de animais raras;  Bosques encantados, aldeias pitorescas e praias refrescantes estão à sua espera;  As praias refrescantes da Figueira da Foz, os surfistas se deleitam com a maior onda direita do mundo na praia, a paisagem deslumbrante da praia de Quiaios cujo areal se estende por quilómetros ao longo da costa contra um pano de fundo verdejante e montanhoso;  As praias fluviais da região são igualmente deslumbrantes, com excelentes infraestruturas, equipadas para receber banhistas de todo o tipo e a Praia Artificial das Rocas é perfeita para famílias; Estendendo-se das praias da costa Oeste até aos mais profundos vales da serra, a região de Coimbra está repleta de ofertas para todas as idades. Seja fã de street art ou apreciador de arquitetura contemporânea, é também aqui que encontrará das melhores ofertas culturais do País4.

4

Informação disponível em https://turismodocentro.pt/artigo-regiao/coimbra/

22


26. Coimbra e a Região

Coimbra, capital de distrito, situa-se no centro de Portugal, na margem direita do Rio Mondego, a 116 Km do Porto e a 207 Km de Lisboa. É uma cidade situada entre a serra e o mar, circundada pelos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria. É servida pela auto-estrada do Norte (A1 Porto – Lisboa), pela linha férrea do Norte e com ligação ao interior pelo IP3. Com um forte património histórico, arquitetónico, cultural e natural, Coimbra é uma cidade de tradições, com um espírito muito próprio marcado pela vida académica. Coimbra junta à animação e dinâmica que lhe é conferida pela sua vasta comunidade estudantil, quer de dia, quer de noite, alguma calma e segurança. A diversidade de infraestruturas de lazer, cultura e desporto, assim como os serviços de saúde de excelência, a boa rede de transportes públicos e a significativa quantidade de bibliotecas e locais de estudo são garantia de que Coimbra é uma cidade onde se pode ter qualidade de vida.

23


É uma cidade de relações fortes, onde se encontram os quatro cantos do mundo na procura de uma formação de qualidade e de uma experiência de vida única. Oliveira do Hospital localiza-se 80 km a nordeste de Coimbra, situando-se no sopé da Serra da Estrela. É uma cidade circundada por uma beleza natural imensa, com um povo hospitaleiro e empreendedor e tradições ancestrais5.

Vida Académica

Coimbra e a vida académica são indissociáveis. Quando se fala de Coimbra, fala-se também de toda uma tradição e vivência académicas ímpares. É aos estudantes que Coimbra deve muito do seu dinamismo e animação. Nesta cidade vive-se uma experiência cheia de alegria e tradição marcada pelas festas e cortejos académicos – a Queima das Fitas e a Festa das Latas e Imposição de Insígnias – acontecimentos que assumem um simbolismo especial nas diferentes etapas do percurso de cada estudante. Estudar em Coimbra é viver numa grande comunidade estudantil e partilhar de um ambiente académico incomparável. 5

Informação disponível em https://www.ipc.pt/pt/viver/coimbra-e-regiao - Vida Académica

24


Caracterizada pelo barulho das latas e pela semana de concertos que enchem a Praça da Canção, a Festa das Latas e Imposição de Insígnias é a primeira festa académica, que marca a chegada dos novos alunos. O seu ponto alto é o cortejo, onde os “caloiros” desfilam em trajes escolhidos pelos seus “padrinhos” e passam mensagens satíricas e críticas à sociedade através de cartazes. O final do percurso do cortejo é no rio Mondego, em cujas águas os “padrinhos” batizam os seus “caloiros” ou “afilhados”. A Queima das Fitas é, por excelência, a festa dos estudantes, sendo considerada por muitos a maior manifestação estudantil que ocorre em Portugal. Em Maio, a Serenata Monumental dá início à semana que leva os estudantes à Praça da Canção, onde durante cinco

noites

se

assiste

a

concertos

de

vários

artistas,

bandas

e

tunas.

Também na Queima das Fitas existe um cortejo no qual os estudantes desfilam nos carros alegóricos enfeitados com as cores de cada estabelecimento de ensino superior. Os alunos do Politécnico de Coimbra são convidados pela Academia a participar ativamente nestes momentos que, desde muito cedo, são a grande e visível expressão do espírito académico.

25


26


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.