OBSERVATÓRIO DO TRABALHO Aglomerados produtivos nos municípios que possuem campus do IFMA

Page 1

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO Aglomerados produtivos nos municípios que possuem campus do IFMA Eder Johnson de Area Leão Pereira Silimar Costa da Silva

INSTITUTO FEDERAL Maranhão

1


Eder Johnson de Area Leão Pereira, Professor de Economia, Instituto Federal do Maranhão, Campus Bacabal, SIAPE 1860576 Silimar Costa da Silva, Professor de Administração, Instituto Federal do Maranhão, Campus Bacabal, SIAPE 1397808


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO | 5 METODOLOGIA | 8 RESULTADOS | 9 CONCLUSÃO | 16 REFERENCIAS | 17



AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo identificar as aglomerações produtivas para os municípios que possuem campus do IFMA com o objetivo de identificar quais os setores que mais geram emprego. Para isso, foi utilizada a base de dados do DataViva (2018) e IBGE (2014). Ademais, a análise dos setores mais dinâmicos dos municípios que possuem campus do IFMA pode ser um importante instrumento no planejamento de futuras ações do instituto, otimizando recursos e se adequando a realidade local, proporcionando o desenvolvimento regional de longo prazo. Nesse contexto, o conhecimento da dinâmica da geração de empregos nas localidades em que o IFMA possui campus pode contribuir com o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) ou com a passagem de Aglomerações Produtivas para APLs. Bem como, colaborar com efetivação de uma das finalidades dos IF’s , conforme a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que descreve (BRASIL, p.5, 2008): “Das Finalidades e Características dos Institutos Federais Art. 6o Os Institutos Federais têm por finalidades e características: IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal”

Além disso, é desejável que as economias dos municípios sejam

5


6

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

diversificadas, no sentido de possuírem vários setores dinâmicos, proporcionando reduzir a instabilidade das economias locais e uma maior geração de emprego. Deve ser ressaltado que num momento em que a economia nacional passa por uma crise e após sucessivos cortes no orçamento dos Institutos Federais (IFs) o conhecimento das potencialidades locais permite uma melhor alocação de recursos, colaborando para que o IFMA, possa se planejar para um cenário de recessão econômica. A seguir faremos uma introdução de alguns conceitos utilizados nessa pesquisa. Para a identificação de APLs, é necessário o estabelecimento de métodos mais robustos de análise ou mesmo a pesquisa in locus, por isso, iremos trabalhar com um conceito mais elementar para cluster de empresas num mesmo território, o de aglomeração. Entretanto, primeiro iremos conceituar Arranjo Produtivo Local, que pode ser definido como o aglomerado de empresas ou agentes econômicos que lidam num mesmo ramo da indústria ou beneficiamento, que é de vital importância para o desenvolvimento local, principalmente, quando envolve conhecimento, inovação, interação entre os agentes e apoio de entidades públicas e privadas. Nessa circunstância, a relação entre conhecimento e local de atuação (território, região) gera uma interação, uma relação entre firmas chamada de SPL (Sistema de Produção Local) que é a cooperação entre um conjunto de firmas que atuam no mesmo setor e na mesma localidade de forma a influenciar bastante a economia local ou “concentração setorial e espacial de firmas”. (CROCCO et al., 2003). Desse modo a união de um grupo de empresas pode ser definida pelas


AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

seguintes etapas, de acordo com Paiva (p.2, 2000): “O primeiro momento é o da aglomeração. Uma vez constituída, ela tende a se desenvolver deixando de ser uma mera aglomeração, e passa a ser um arranjo produtivo. E quando o arranjo produtivo toma consciência de si e coordena racionalmente o seu desenvolvimento, ele se transforma em sistema local de produção (SLP)”.

Portanto, é possível afirmar que nos municípios que possuem campus do IFMA, existam aglomerações, pois são agentes econômicos, políticos ou sociais que estão próximas, geograficamente, entretanto, não trocam informação, inovação e nem comercializam em conjunto, tendo o caráter de concorrência maior do que o de cooperação entre os agentes.

7


8

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

METODOLOGIA Os dados para a construção do primeiro Catálogo de Aglomerados Produtivos foram extraídos da plataforma DataViva (2018) e correspondem ao ano de 2017. São apresentados os setores que mais geram emprego em todos os municípios que possuem campus do IFMA. Assim, o catálogo está dividido em três categorias: Campus (municípios que possuem campus do IFMA efetivado), Campus Avançado (municípios que possuem campus avançado do IFMA) e Em fase de implantação (municípios que receberão campus do IFMA). Para identificar as aglomerações produtivas, foram considerados somente os setores que representam acima de 5% da geração de emprego formal de cada município.


AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

RESULTADOS De acordo com o Catálogo de Aglomerados Produtivos, algumas observações devem ser feitas. A primeira é de que municípios que possuem uma alta participação do setor da Administração pública na economia, normalmente, não possuem uma economia dinâmica, pois dependem de muitos recursos vindos da união para a sua própria manutenção, por exemplo, Mirinzal, Araiozes e Vitorino Freire. O segundo é que apesar de alguns setores terem uma forte participação na economia de alguns municípios, por exemplo, o setor de Indústria de transformação em Codó, isso não representa um Arranjo Produtivo Local e nem mesmo uma Aglomeração, pois existe uma única empresa que gera um grande volume de empregos (Grupo FC Oliveira). Em terceiro, há municípios que possuem uma boa participação do comércio na geração de empregos, entretanto não possuem uma economia diversificada (com mais de 4 setores que geram 5% na participação de empregos), por exemplo, Presidente Dutra, Pedreiras e Zé Doca e Codó. Pode ser ressaltado, no Catálogo de Aglomerados Produtivos, que há municípios que possuem um elevado Produto Interno Bruto (PIB), estando entre os 20 maiores PIB do estado para o ano de 2014 (IBGE, 2014) ainda possuem uma economia variada (com mais de 5 setores gerando mais de 5% do empregos formais), são os municípios de: São Luis, Imperatriz, Açailândia, Timon, Bacabal e Santa Inês. Deve ser mencionado que Codó, apesar de possuir um PIB elevado, para o es-

9


10

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

tado do Maranhão, sua economia é concentrada em apenas 3 setores que geram mais de 5% dos empregos (Administração Pública, Comércio e Industria de Transformação). Em resumo, os resultados foram os seguintes:

Os setores que mais aparecem como empregadores nos municípios que pos-

1

suem campus do IFMA ou irão possuir são: Comércio e serviços, Agropecuária, Indústria de transformação e Construção. E em menor escala, Educação, Saúde e serviços, Transporte e correios e Alojamento e alimentação.

Os municípios que possuem uma economia mais diversificada (com mais de

2

5 setores gerando mais de 5% dos empregos formais nos municípios) são: São Luis, Imperatriz, Açailândia, São José de Ribamar, Santa Inês, Bacabal e Timon, Caixas, Carolina.

Existem municípios que possuem uma forte presença do setor de Comércio e

3

serviços, entretanto não possuem uma economia diversificada são eles: Pedreiras, Zé Doca, Pinheiro, Codó e Presidente Dutra;

Existem municípios que possuem uma elevada dependência (gerando mais de

4

50% do total de empregos formais do município) do setor de Administração pública (estado) são eles: Mirinzal, Araiozes, Vitorino Freire, Buriticupu e Colinas.

Há municípios que possuem uma forte presença de um único setor (Indústria

5

de transformação) na geração de emprego, por exemplo, Codó, São Raimundo das Mangabeiras e Coelho Neto, entretanto concentrado por uma única empresa ou um grupo empresarial.


AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

Catálogo de Aglomerados Produtivos (por município)

11


12

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE CAMPUS IFMA AGLOMERAÇÕESPOSSUEM PRODUTIVAS NOS DO MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

Pinheiro

12

Mirinzal Alcântara São José de Ribamar

Viana

São Luís

Itapecuru Mirim

Barreirinhas Araioses

Rosário

Zé Doca Santa Inês

Bacabal

Vitorino Freire

Pedreiras Buriticupu

Coelho Neto Codó

Açailândia

Caxias Timon

Imperatriz

Grajaú

Barra do Corda Presidente Dutra

Porto Franco

Carolina Colinas

São Raimundo das Mangabeiras

São João dos Patos


13

Catálogo de Aglomerados AGLOMERAÇÕES Produtivos PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA (por município)

CATEGORIA: CAMPUS Açailândia

Coelho Neto

Barra do Corda

Agropecuária

Agropecuária

Administração Pública 25,3%

Administração Pública

Administração Pública

Comércio 20,9%

Comércio

7,4%

48,1%

43%

22,4% Comércio

Industrias de Transformação 20,7%

18,3%

9% Industrias de Transformação

Construção 4,3% Industrias de Transformação 13%

Barreirinhas

25%

Alojamento e Alimentação 28,1% Atividades Administrativas 11,6%

Alcântara

Grajaú Agropecuária

Comércio

16,7% 39,1%

Administração Pública 43%

Administração Pública 47,9%

Buriticupu

Comércio 16,8%

Agropecuária 8,3%

Araioses

Industrias de Transformação 5,9%

Administração Pública

Administraão Pública 78,3% Comércio

62,8% Comércio 20,9%

12,7%

Administração Pública

Caxias

16,2%

Administração Pública

Bacabal

Imperatriz

Alojamento e Alimentação 40,2%

Agropecuária

Comércio 4,2%

Administração Pública

28,5% Educação

13,5% Comércio

5,7%

41%

10,4% Industrias de Transformação 7,5%

37,6% Construção

7%

Educação 5,3%

5,9% Comércio

Industrias de Transformação

Saúde e Serviços Sociais

4,2% Atividades Administrativas

5,3% Educação

Codó

4,2% Saúde e Serviços Sociais

Administração Pública

4,7%

38% Transporte e Correios

Comércio

4,4%

30,4% Industrias de Transformação

Industrias de Transformação 12,9%

7,6%

13


14 14

Catálogo de Aglomerados Produtivos

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

(por município)

CATEGORIA: CAMPUS (cont.) Itapecuru Mirim

São Raimundo das Mangabeiras

São João dos Patos

Administração Pública

Agropecuária

Administração Pública 37,3%

Comércio

Administração Pública

Comércio 23,9%

Industrias de Transformação

5,5%

40,2%

27,2%

26,6% Comércio

Construção 21,2%

9,6%

9,1% Industrias de Transformação

Pedreiras

54,2%

São José de Ribamar

Administração Pública 29,2%

Administração Pública

Comércio

20,2% 41,8%

Administração Pública

Atividades Administrativas

Educação

Timon 21,9%

20,7% 5,7%

Atividades Administrativas

Comércio

13,3%

25,6% Comércio

Saúde e Serviços Sociais

Pinheiro

37,9%

4,3%

Administração Pública 36% Comércio 44,4%

Construção

Transporte e Correios

5,6%

4,6% Industrias de Transformação

Industrias de Transformação 5,2%

Educação

20,9%

4%

Viana

São Luís

Presidente Dutra

Administração Pública

Administração Pública

Administração Pública 23% Comércio 43,3% Industrias de Transformação 6,8%

48,1% 32,2%

Comércio

11%

Construção

Atividades Administrativas

31,1%

Comércio

10,8% 17,6%

Construção 7,3%

Santa Inês

Educação

Administração Pública

Zé Doca Agropecuária

4,7% 25,7%

Saúde e Serviços Sociais

43%

Transporte e Correios

Comércio

4,4% Comércio

5,4%

Construção

6,2% 7,2%

Transporte e Correios 4,7%

66,1% Industrias de Transformação 6,8%


15

Catálogo de Aglomerados AGLOMERAÇÕES Produtivos PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA (por município)

CATEGORIA: CAMPUS AVANÇADO Carolina

Porto Franco

Agropecuária

Rosário

Agropecuária 17,1%

Administração Pública

Administração Pública 11,3%

Comércio 35,5%

Alojamento e Alimentação

41,6% Construção

5,7% Comércio

45,8% Comércio 23,9% Construção

6,8%

5%

Indústrias de Transformação 12,7%

18,9%

Indústrias de Transformação 17,4%

CATEGORIA: EM FASE DE IMPLANTAÇÃO Colinas

Mirinzal

Administração Pública

Vitorino Freire

Administração Pública 57,6%

Comércio

Agropecuária 89,3%

Comércio 25,6%

Construção

12,3% Administração Pública

7%

65,2% Comércio

5% Indústrias de Transformação 4,9%

15,4%

15


16

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

CONCLUSÃO Pode-se afirmar que existem nos municípios que possuem ou irão possuir campus do IFMA Aglomerações produtivas que podem vir a se tornar um APL ou até um SPL. Outro resultado é que existe uma heterogeneidade nos municípios, sendo que alguns possuem economias mais diversificas e outros economias mais dependentes de recursos estatais para a geração de emprego e renda. Dentre os municípios que apresentam economias que além de possuírem um PIB elevado, são diversificadas destacam-se: São Luis, Imperatriz, Açailândia, Timon, Bacabal, Santa Inês e São José de Ribamar. Nesse sentido, alguns setores se destacam como geradores de emprego em grande parte dos municípios são eles: Comércio e serviços, Agropecuária, Indústria de transformação e Construção e outros aparecem em menor escala: Educação, Atividades administrativas, Transporte e Correios e Alojamento e alimentação. Esse último com destaque para municípios com potencial turístico (Barreirinhas e Carolina). Sendo assim, espera-se com esse estudo possa contribuir para o planejamento do Instituto Federal do Maranhão, colaborando para decisões futuras que envolvem a alocação de recursos públicos federais num período de corte orçamentário da União em relação aos IFs.


AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

REFERÊNCIAS BRASIL, Lei. 11.892 de 29 de dezembro de 2008-Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, v. 30, 2008. CASSIOLATO, J. R. & LASTRES, H. M. M. O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. (in) LASTRES, H. M. M., CASSIOLATO, J. R. & MACIEL, M. L. Pequena empresa: cooperação e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume & Dumará, 2003. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa parcial do CENSO 2010, Diário Oficial da União, 2015. GERAIS, Governo do Estado de Minas. DATAVIVA: Municipalidades Bacabal. 2016. Disponível em: <http://DataViva.info/pt/location/2ma000100>. Acesso em: 23 jun. 2016. CROCCO et all. Metodologia de Identificação de Arranjos Produtivos Locais Potenciais. UFMG: Belo Horizonte, 2003. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa parcial do CENSO 2010, Diário Oficial da União, 2018. PAIVA, Carlos A. O que sao sistemas locais de producao. Secretaria de Coordenacao e Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul. Brasil, 2000. JOHNSON, B.; LUNNDVALL, B. Promovendo sistemas de inovação como resposta à economiado aprendizado crescentemente globalizada. In: LASTRES, H.; CASSIOLATO, E.; J.; ARROIO, A. (Orgs.). Conhecimento, sistemas de inovação e desenvolvimento. Rio de Janeiro: UFRJ/Contraponto, 2005. p. 83 – 130

17


18

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NOS MUNICÍPIOSQUE POSSUEM CAMPUS DO IFMA

Av. Colares Moreira, 477 - Jardim Renascença, São Luís - MA, 65075-441 https://portal.ifma.edu.br/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.