
2 minute read
Carta ao professor
Cara professora, caro professor,
A obra que você tem em mãos é um livro sobre escrever livros. Escrito pela autora mineira Stella Maris Rezende, sua primeira edição aconteceu em 2002, e chegou a receber o selo Altamente Recomendável para Jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Também foi selecionado pela FNLIJ para o catálogo da Feira do Livro de Bolonha (2003) e para a Brazilian Book Magazine (2003). A edição atual conta com novo projeto gráfico e ilustrações inéditas, feitas pela ilustradora e designer Patrícia Mello.
Advertisement
Na conversa com “a pessoa que escreve”, como prometido no subtítulo, a autora discorre sobre o ofício do escritor de forma poética e leve. Com duplas de páginas bem arejadas, a leitura transcorre de forma suave, dando tempo ao leitor para pensar sobre o que está lendo e divagar com as imagens espalhadas pela página. Este livro pode ser trabalhado em sala de aula de formas variadas, como abordar a presença constante da intertextualidade e da metalinguagem em suas páginas, investigando referências e técnicas propostas no decorrer da obra. No entanto, o livro é, antes de tudo, um convite para que o leitor escreva seus próprios textos, e para que adote uma postura curiosa em relação à vida, esteja disposto a ouvir e observar, seja insatisfeito e sonhador e, ainda, para que leia, mostre os próprios textos para os outros e escute feedbacks. Esses
livros dentro da gente: Uma conversa com a pessoa que escreve
é uma proposta para se olhar o mundo pelas lentes da literatura que, certamente, encantará muitos leitores.
Este Manual tem a intenção de contribuir para a exploração com os estudantes da poesia contida no livro e seus temas – ficção, mistério e fantasia e protagonismo juvenil.
O Manual está estruturado em três eixos principais: Propostas de Atividades I, que traz atividades voltadas para a área de Linguagens e suas Tecnologias; Propostas de Atividades II, com ações multidisciplinares, envolvendo outras áreas do conhecimento; e Aprofundamento, cujo foco é subsidiar professores no aprofundamento de conceitos linguísticos e discursivos para que estejam fundamentados, podendo, assim, elaborar um bom trabalho com o idioma.
Dentro dessa estrutura, os eixos dividem-se em: Pré-leitura, um momento para introduzir o tema do livro na sala de aula, propiciando ao estudante mais interesse sobre ele; Leitura, em que se sugerem ações com o ato de ler o livro, possibilitando o máximo de aproveitamento e contextualização da obra; e Pós-leitura, um momento de ir além da obra, buscando trazê-la para o mundo do estudante, ampliando sua visão critica e sugerindo possibilidades de transformação.
Esperamos que, com este material, você e os estudantes apreciem ainda mais a escrita de Stella Maris Rezende e possam, a partir dela, despertar novos olhares e escrever novos textos.
Boa leitura!

