1 minute read

1. A função social da literatura

(EM13LP48) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

1. A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA

Advertisement

1. Convide os estudantes a sentarem-se em círculo para uma leitura coletiva. Esses livros dentro da gente: Uma conversa com a pessoa que escreve não tem divisão em capítulos, mas a leitura pode ser dividida por duplas de páginas. A quantidade de texto varia de uma dupla para outra, mas a mudança frequente de leitor pode ajudar a manter os estudantes atentos e fazer com que eles percebam, por conta própria, que as escolhas de diagramação interferem diretamente no ritmo da leitura.

2. Se possível, faça uma pausa após a leitura de cada dupla, para que observem as ilustrações e debatam sobre seus significados. Incentive os estudantes a investigar como as ilustrações complementam e expandem os sentidos do texto verbal. Conversem sobre a técnica escolhida pela artista e reflitam sobre como essa escolha ajuda a construir a atmosfera do livro. Se achar conveniente, peça que leiam o livro mais de uma vez, alterando os leitores de cada dupla. Deixe que percebam que mudar o leitor também altera a experiência de leitura, pois proporciona diferentes ênfases e entonações para o texto.

3. Chame a atenção para a forma como a autora constrói o texto, utilizando a repetição “Tem que...” para conferir ritmo. Quais palavras ela usa com frequência e como divide os parágrafos. Peça que observem também a diagramação, que coloca algumas frases

This article is from: