3 minute read

1. A produção de um livro

Next Article
III. Pós-leitura

III. Pós-leitura

(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

(EM13LGG603) Expressar-se e atuar em processos criativos que integrem diferentes linguagens artísticas e referências estéticas e culturais, recorrendo a conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.

Advertisement

(EM13LP19) Compartilhar gostos, interesses, práticas culturais, temas/problemas/questões que despertam maior interesse ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e interesses comuns, como também de organizar e/ ou participar de grupos, clubes, oficinas e afins.

(EM13LP20) Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, fomentar comunidades etc.

(EM13LP50) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural.

1. A PRODUÇÃO DE UM LIVRO

Terminada a etapa de escrita, proponha aos estudantes que reúnam suas produções para confeccionar um livro em formato digital ou impresso.

1. Vamos para a etapa da diagramação. Para tanto, convide o professor de Arte, para ajudar na construção do livro, integrando várias linguagens; caso o livro seja digital, solicite a colaboração do professor de Computação, que poderá contar com o auxílio de um designer instrucional para a elaboração do PDF final.

2. Proponha aos estudantes que reúnam suas produções na ordem que determinaram e avaliem se as páginas estão funcionando bem, juntas. Se necessário, redefinam a ordem de algumas páginas ou façam pequenas modificações para garantir a continuidade.

3. Para o processo de edição, sigam as etapas abaixo.

• Escolham um nome para o livro, que seja convidativo para o leitor, relacionado ao tema em comum e que seja capaz de criar expectativas sobre o conteúdo.

• Decidam como será o design da capa do livro. Ela pode contar com ilustração, uma fotografia ou apenas lettering do título, analisem de acordo com o tema eleito. Para ajudar a tomar essa decisão, vocês podem procurar referências de outras obras do mesmo tema e criar uma capa que combine com as inspirações que encontraram.

• Decidam quais serão os textos que podem ser incluídos, além do texto principal. Deve ser acrescentada uma sinopse? Haverá uma folha de rosto? Existirá um texto para ser colocado nas orelhas do livro? Será necessário um sumário? Alguém escreverá uma apresentação explicando a proposta do livro? Se a obra for impressa, que tipo de encadernação será utilizada?

• Solicite que os alunos trabalhem nas etapas de edição e revisão. Lembre-se de que, no próprio livro, Stella Maris Rezende aconselha que o escritor peça que uma pessoa leia seus originais e esteja aberto para ouvir os comentários que

virão desse interlocutor. Para isso, oriente os estudantes a formarem duplas e trocarem suas produções entre si. Na leitura, devem cuidar para que os textos dos colegas estejam dentro das normas da Língua Portuguesa e que consigam passar com eficácia as ideias que foram planejadas. Eles devem observar, também, a imagem presente na dupla de páginas e verificar se está complementando o sentido do texto verbal de forma satisfatória. Explique que, além da revisão, eles devem inserir comentários se considerarem que algum trecho precisa ser reescrito ou acrescentado. Enfatize que as críticas devem ser sempre construtivas, com o objetivo de deixar a dupla de páginas em sua melhor forma para a publicação.

• Efetuem as correções e entreguem a versão final dos textos para constar na edição coletiva.

• Produzam, além do texto principal, os textos paralelos e juntem todo o material. Se o livro for digital, ele precisará ser diagramado e unido em um único arquivo. Se for um exemplar impresso, ele precisará ser encadernado. Existem diversas técnicas de encadernação manual que podem ser utilizadas.

• Compartilhem o livro feito pela turma com a comunidade escolar. Se for um livro digital, o PDF pode ser disponibilizado on-line. Se o livro for impresso, disponibilizem pelo menos um exemplar para a biblioteca da escola.

• Se for possível, preparem um lançamento para o livro. Divulguem o evento na escola e organizem o tempo para que cada estudante tenha alguns minutos para falar sobre a dupla de páginas que produziu. Vocês também podem aproveitar para contar como foi a concepção do livro, quais etapas foram necessárias para a produção e quais foram as inspirações para a obra.

This article is from: