Isabel Soares - A rede portuguesa de museus funcionamento e potencialidades

Page 36

A Rede de Museus do Algarve: Funcionamento e Potencialidades

Para concretizar os dois últimos objectivos foram constituídos grupos de trabalho com diferentes temáticas (programação e mediação cultural, museus e educação e formação profissional) que foram debatidas pelos profissionais dos museus do Alentejo33. Das conclusões dos trabalhos desenvolvidos neste encontro, evidencia-se particularmente as do grupo de trabalho “Programação e mediação cultural”, que debateu a pertinência e potencialidades da criação de uma rede regional de museus no Alentejo. Este grupo concluiu que esta forma de articulação permitiria uma optimização de recursos humanos e financeiros, consultoria, laboratórios técnicos e produtos, colecções, itinerância de produtos/colecções, programação técnica, reservas, estratégias de divulgação comuns e circulação de informação. Na sequência dos trabalhos deste encontro, foi criada uma plataforma de comunicação através da disponibilização de uma caixa de correio electrónica e elaborado um inquérito de levantamento das potencialidades da criação de uma Rede Regional de Museus no Alentejo. Quanto ao Inquérito, este inclui, por um lado, informação relativa à caracterização das Unidades Museológicas: particularidades e relevâncias. Por outro lado, avalia a pertinência e potencialidades da existência de uma Rede de Museus no Alentejo. Por fim, leva os museus a reflectirem sobre um projecto em rede para 201134. Para além das redes já referidas, a Rede de Museus do Algarve, criada em Outubro de 2007, constitui o nosso estudo de caso e irá ser apresentada detalhadamente no terceiro capítulo. Esta rede conta actualmente com dezasseis membros: Museu Municipal de Faro; Museu Municipal de Tavira; Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira; Museu de Portimão; Museu Marítimo Ramalho Ortigão; Museu Municipal de Arqueologia de Loulé; Museu do Traje de São Brás de Alportel; Museu Dr. José Formosinho de Lagos; Museu Municipal de Arqueologia de Silves; Rede Museológica de Alcoutim; Câmara Municipal de Vila Real de Santo António; Arquivo de Lagoa; Museu Municipal de Olhão; Museu do Mar e da Terra da Carrapateira; Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim; e Câmara Municipal de Vila do Bispo.

33

Cf. Programa do 1º Encontro de Museus do Alentejo, Outubro de 2010, em: http://www.ipmuseus.pt [acedido em 15 Janeiro de 2011]. 34 Memorando do Grupo de Trabalho „Programação e Mediação Cultural‟, 1º Encontro de Museus do Alentejo, Aldeia da Luz/Évora-21 e 22 de Outubro de 2010 (Coordenadores: Maria João Lança - Museu da Luz e Diana Regal - Colecção B; Redactores: Roberto Leite e Cláudia Freire - RPM-IMC).

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.