Page 1

N.º: 1

Julho / Agosto 08 newsletter bimensal

REDE DE MUSEUS DO ALGARVE A RMA – Rede de Museus do Algarve é uma estrutura informal constituída por museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português (Museu da Marinha) e privadas (Museu do Traje de São Brás de Alportel). Inclui também projectos museológicos em constituição os quais pretendem acompanhar, participar e cooperar nas actividades da RMA. A constituição da RMA foi precedida de consultas às diversas Instituições representativas da região (AMAL, CCDR, RTA, UALG, …) que afirmaram o seu interesse no desenvolvimento de uma rede museológica que promova o património cultural do Algarve e potencie o turismo cultural. A RMA assenta a sua acção numa “Carta de Princípios” com as seguintes orientações: liberdade de adesão, cooperação em rede, serviço público e ética profissional, informação e comunicação, formação, inovação e programação museológica. Um grupo de coordenação, anualmente eleito e em rotatividade dos museus, dinamizará as reuniões e os projectos comuns. A entrada de novos museus é livre e implica a aceitação da Carta de Princípios pela tutela e presença de responsável técnico. A RMA pretende desenvolver projectos de cooperação entre os Museus e promover acções das quais resultem maior eficácia e economia de meios, através da partilha equilibrada e objectivada dos recursos disponíveis. As prioridades do plano de actividades da RMA para 2008 são, entre outras:

Museus da RMA

10 8

2 9

6 7

5 3 1 4

1 - Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão 2 - Museu Municipal de Portimão 3 -Museu Municipal de Tavira 4 - Museu Municipal de Faro 5 - Museu do Trajo 6 - Museu Municipal de Loulé 7 - Museu Municipal de Arqueologia Albufeira 8 - Museu Municipal Dr. José Formosinho 9 - Museu Municipal de Lagoa (em processo de implantação) 10 - Museu Municipal de Arqueologia de Silves

- Acções de formação para pessoal dos Museus (segurança e vigilância , relação com os públicos, conservação e restauro,…) - Criação de uma maleta pedagógica para os serviços educativos - Encontros temáticos e visitas aos museus da rede. - Newsletter da RMA. 2008 é o primeiro ano de actividade conjunta. Das actividades e resultados obtidos iremos informando todos os profissionais e interessados através desta folha informativa. Constituição da RMA, 16 de Outubro de 2007, Albufeira

A REDE DE MUSEUS DO ALGARVE


RMA promove a formação No âmbito do seu programa de formação, a RMA vai realizar as seguintes acções de formação: “Execução de Réplicas e Objectos Arqueológicos” (Loulé), “Mundo da Encadernação” (Loulé), “Prevenção, Conduta e Manutenção em Museus, Monumentos e Sítios” (Albufeira). Destinam-se a Técnicos de Museus de todo o Algarve e Alentejo e terão início em Setembro do corrente ano. Para mais informações contactar: 289400957 (Loulé); 289570713 (Albufeira).

Reuniões e debates Os 10 museus que compõem a RMA têm vindo a encontrar-se com periodicidade bimensal. Desta maneira se promove a troca de informação e se acompanham os projectos em curso. Personalidades de importância regional têm sido convidadas a discutirem com os membros da Rede, a realidade museológica do Algarve. Os grupos internos (informação, produção, articulação e formação) reúnem informalmente conforme as necessidades.

Reunião da RMA, 21 de Janeiro de 2008, Museu Municipal de Faro


Museu do Mar e da Terra

PORTIMÃO Um Novo

Museu no Algarve!

A antiga fábrica de conservas “Feu Hermanos”, em Portimão, volta

da Carrapateira

Da Carrapateira, Aljezur, chegam notícias da abertura de

ao activo, agora inaugurada como Museu, a 17 de Maio, no âmbito

mais um museu. Num espaço construído de raíz bem no

do Dia Internacional dos Museus.

coração do lugar, articulam-se áreas de exposição e de actividades educativas inspiradas nos princípios da

"Portimão -Território e Identidade", é a exposição síntese e de

Museologia Social. O Museu conta ainda com auditório e

referência, que marca os principais percursos da comunidade local,

cafetaria.

na sua interacção histórica com a envolvente territorial, social e cultural.

Vista interior do museu do Mar e da Terra da Carrapateira

Vista interior do museu de Portimão

Maleta Pedagógica Primeiro projecto conjunto concebido pelos membros da RMA na área dos Serviços Educativos, a Maleta Pedagógica propõe uma série de actividades destinadas à faixa etária correspondente ao primeiro ciclo de escolaridade. A cultura etnográfica regional, abordada de várias perspectivas são o mote para um jogo divertido.

Jogo da “glória” um dos jogos existentes na maleta pedagógica

RMA boletim de notícias nº 1| Julho - Agosto 08  

RMA boletim de notícias nº 1| Julho - Agosto 08

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you