
5 minute read
ANIVERSÁRIO DA PONTE E ELA COMPLETOU 95 ANOS
from MURAL 84
38
ANIVERSÁRIO DA PONTE E ELA COMPLETOU
Advertisement
95 ANOS! Idade avançada? Esqueça desse detalhe, porque a Hercílio Luz está linda, viva e muito à vontade na missão de fazer parte do dia a dia da cidade

texto LÚ ZUÊ fotos EDUARDO VALENTE
No dia 13 de maio (ela é Taurina), nosso mais famoso cartão postal fez aniversário e ficou ainda mais “Senhora” de si. Com 821 metros de comprimento, 74 de altura e toneladas de aço, ela é o símbolo máximo de Florianópolis e segue arrebatando – cada vez mais – não apenas os corações dos manezinhos, mas o de qualquer um que a conheça. Não há como negar: ela é um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, mas sobretudo, é encanto puro!
Seja sincero: você consegue imaginar Florianópolis sem a Ponte Hercílio Luz?
Reconhecida como um marco da engenharia, a linda ponte – que carrega com competência o título de monumento – foi inaugurada em 1926 e por quase cinco décadas foi a única ligação entre a Ilha e o Continente (a Colombo Salles foi inaugurada em março de 1975). Castigada pela falta de manutenção por anos a fio, foi acumulando uma série de problemas em sua estrutura e passou por seguidas interdições. Dizem alguns que ela só não caiu porque é, realmente, Taurina raiz, ou seja: teimosa em sua essência!
Mas essa parte (triste) da história, temperada por questões relacionadas ao tempo e aos prazos e valores investidos na reforma desde que foi assinada a primeira ordem de serviço para sua recuperação (em 2006), a gente já conhece muito bem.
Fato é que ela foi “devolvida” aos catarinenses no dia 30 de dezembro de 2019 com uma grande festa que reuniu quase 200 mil pessoas (dados do governo do Estado). Era apenas uma prévia do que aconteceria nas semanas seguintes, quando mais de 1,1 milhão de visitantes fizeram da Hercílio Luz a protagonista de incontáveis milhares de fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais. Difícil mesmo seria encontrar quem não quisesse registrar o encontro – em muitos casos, reencontro – com a nossa ponte.
Desde então, os usos da Hercílio Luz vêm passando por alterações, e as limitações de tráfego pela estrutura vêm diminuindo e abraçando cada vez mais parcelas da população. No início, apenas pedestres e ciclistas tinham o privilégio de atravessar a ponte; já no final de janeiro de 2020, as primeiras linhas de ônibus, táxis e os veículos oficiais e de emergência passaram a ter autorização para circular por lá durante a semana; na sequência, transporte escolar e novas linhas de ônibus; por último, os carros particulares também receberam sinal verde, mas a princípio obedecendo a determinação de levar pelo menos dois passageiros por viagem. E no dia do aniversário da ponte, o governo do Estado anunciou a permissão da circulação de automóveis independentemente do número de ocupantes. Isso tudo durante a semana, porque nos finais de semana e feriados, a Hercílio Luz segue sendo território exclusivo para os pedestres e ciclistas, seja para a prática de atividades físicas ou simplesmente para contemplação. E ela segue, por isso, sendo muito bem aproveitada!

40
ANIVERSÁRIO DA PONTE Integrada também à cidade
Se a relação entre a ponte e as pessoas vai “muito bem, obrigada!”, os projetos em estudo e em implantação visam preencher uma suposta lacuna e integrar cada vez mais a estrutura à cidade, reforçando a ideia de que “ela” faz parte da “nossa” vida.
Mas vamos lá: faz mesmo... é monumento, é ponto de referência, é atrativo turístico... Justamente por isso, governo do Estado e prefeitura da Capital (responsáveis de forma conjunta pela estrutura em si e pelo seu uso) colocam em prática diversas ações que por um lado seguem um plano de ocupação urbanística harmônico que envolve todo o entorno da estrutura, e por outro, implementam linhas especiais de transporte coletivo, que firmam a Hercílio Luz como ponto central de conexão entre o Continente e a região central da Ilha, por exemplo. Isso, citando apenas uma das ideias. Assim, de certa forma a eterna “Ponte Velha” – quem é do tempo em que só existiam duas pontes vai reconhecer essa forma de tratamento – vai retomar com mais efetividade sua primeira e fundamental função: ligar Ilha e Continente.



Ela precisa ser bem cuidada!
Disso, todos nós – além da prefeitura da Capital e do governo do Estado – sabemos. “É nosso dever cuidar, sempre com zelo e responsabilidade, para que a ponte permaneça por muitos anos a serviço dos catarinenses”, disse recentemente o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. Mas, por mais absurdo que possa parecer, já houve roubos de parafusos e de fios e cabos de iluminação.
Além desses “incidentes de percurso”, para não repetir os erros do passado a estrutura precisa de manutenção constante e especial como retoques, pintura, substituição de parafusos, troca de defensas danificadas, colocação de novas tachas e delineadores de sinalização, entre outros. E, claro, vigilância noturna.
Para isso, o governo do Estado prepara um edital para a contratação de manutenção contínua da Hercílio Luz, que deve englobar, também, a realização de inspeções mensais e elaboração de relatórios periódicos. Tudo para garantir a devida conservação do patrimônio e, também, a segurança de todos que fazem uso dela. Que assim seja!


Jay Bistro Jurerê Avenida dos Búzios . 1136 Jurerê Internacional ter a sáb Reservas: (48) 3364-5997 / 9 8803-6945
Jay Bistro Miramar Rua Altamiro Guimarães . 20 Centro seg a sáb Reservas: (48) 3054-1234


