EM QUE CONSISTE O PROJETO? Consiste na criação de um Passeio Marítimo, entre o Forte de São Bruno (em frente à Estação da CP de Caxias) e a Praia da Cruz Quebrada, com faixas dedicadas à circulação de peões (5 metros de largura) e de ciclistas (2,5 metros).
QUE PRAIA É ALVO DE INTERVENÇÃO? O pequeno areal, a nascente do Forte de São Bruno. Na praia grande de Caxias, entre o Forte da Giribita (Paço de Arcos) e o Forte de São Bruno, não haverá qualquer intervenção.
A PRAIA SERÁ DESTRUIDA? Claro que não. A praia mantem-se. Será requalificada com passeio marítimo, ciclovia e apoios de praia.
A SEGURANÇA NA CURVA DO MÓNACO FICA SALVAGUARDADA?
COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (CCDR):
Sem dúvida. Essa é a zona mais crítica da atual marginal, com passeios estreitos que forçam as pessoas a circular sem segurança, o que será ultrapassado com este projeto.
Este projeto irá contribuir para a qualificação e valorização de uma frente urbana ribeirinha como espaço vocacionado para o recreio, o lazer e atividades ao ar livre, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população metropolitana.
O QUE DISSERAM AS ENTIDADES ENVOLVIDAS?
ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA (APL):
Todas as entidades competentes foram consultadas e pronunciaram-se positivamente. O projeto cumpre todos os formalismos legais. Posso dar os seguintes exemplos:
Trata-se de uma obra que irá largamente valorizar esta zona do passeio marítimo. AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE (APA): Na sequência do pedido submetido à apreciação da Agência Portuguesa do Ambiente, comunica-se que o mesmo foi deferido.