Motociclismo 268 - Abril

Page 44

TESTE Ducati Diavel 1260 S

Mad Max à italiana A Ducati Diavel 1260 S tem um visual impactante, mescla características de naked e de custom com o desempenho das superesportivas italianas, uma receita carregada de emoção Texto ALEXANDRE NOGUEIRA Fotos GUSTAVO EPIFÂNIO

D

esde seu lançamento, a Ducati Diavel causou grande impacto, quebrando todas as regras de design e desempenho. É fato que suas linhas diabólicas e seu desempenho alucinante não agradaram aos mais puristas, mas eu particularmente adoro a construção artesanal e a pegada explosiva e divertida que a Ducati Diavel 1260 S proporciona, seguindo com maestria o legado italiano de produzir verdadeiras obras de arte sobre rodas. A 1260 S é uma Diavel melhorada em relação à geração anterior, principalmente pelo motor bicilíndrico em L de 1.262 cm³ com comando de válvulas desmodrômico variável (DVT) que já equipava a XDiavel. São declarados 162 cv a 9.500 rpm e 13,1 kgf.m a 7.500 rpm de torque, um dos motores Ducati de maior rotação máxima, com faixa de corte nas 10.000 rpm e funcionamento liso, com pouca vibração, e que na faixa entre 3.000 e 7.000 rpm tem respostas sempre rápidas ao menor toque no acelerador eletrônico. O câmbio de seis marchas tem engates precisos e está perfeitamente escalonado para aproveitar o alto torque disponível em todas as marchas. Comprovei isso durante os testes de estrada ao notar que mesmo em sexta e última marcha a 1.500 rpm ela empurra com um vigor impressionante, chegando a assustar porque sua tocada é muito diferente de uma superbike pelo fato de não haver carenagem para cortar o vento, dando sensação de velocidade muito maior. De qualquer maneira, garanto que a Diavel 1260 S é de colar os olhos na nuca.

44 motociclismo

ABRIL 2020


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Motociclismo 268 - Abril by Motor Midia Editora - Issuu