Urgência e Emergência na prática de enfermagem - 2 volumes

Page 59

Urgência e Emergência na Prática de Enfermagem geral, as respostas secundárias diminuem o efeito na concentração do H+, mas não chegam a normalizar o distúrbio. A resposta compensatória respiratória ocorre nos distúrbios primários metabólicos e a metabólica nos distúrbios primários respiratórios. Quem se responsabiliza por esse processo são os rins e os pulmões se suas funções estiverem normais ou pouco alteradas. Na acidose metabólica, o sistema respiratório tenta compensá-la eliminando CO2 por meio da hiperventilação secundária ao aumento de H+ no plasma (extracelular). A compensação respiratória normal da acidose metabólica inicia rapidamente e ocorre de forma plena em 12 a 24 h e pode diminuir a pCO2 até aproximadamente 10 mmHg (ou seja, por exemplo, de 40 mmHg para 30 mmHg). Da mesma forma, na acidose respiratória consequente à hipoventilação com retenção de CO2 (aumento da PCO2), o rim diminui a eliminação de HCO3, ou seja, aumenta a sua reabsorção e aumenta a excreção de H+ na urina tentando normalizar o pH entre 7,35 e 7,45. O aumento da reabsorção renal de HCO3 constitui o principal mecanismo de compensação renal à acidose hipercápnica. No entanto, este processo de compensação é mais lento do que o mecanismo compensatório respiratório. Ocorre o inverso nas doenças que cursam com alcalose. Na alcalose metabólica, a compensação respiratória se faz por retenção de CO2, porém o mecanismo de compensação não é tão eficiente. Apesar do aumento de HCO3 deprimir a respiração, sua passagem pela barreira liquórica é muito lenta. Devido a isso, a depressão respiratória não é observada com frequência. É incomum haver pCO2 acima de 55-60 mmHg. Na alcalose respiratória, a tendência renal é reter H+ e excretar HCO3. Na hipocapnia de longa duração, a eliminação renal de bicarbonato está aumentada, levando à correção do pH do sangue. A alcalose respiratória compensada apresentará um pH normal ou próximo do normal com níveis de bicarbonato baixos.

Distúrbios mistos Quando não há resposta compensatória esperada, está ocorrendo o distúrbio misto. Portanto, o distúrbio misto é caracterizado pela presença de mais de um distúrbio inicial ocorrendo simultaneamente. A existência de dois ou mais distúrbios simples é muito frequente, principalmente em pacientes hospitalizados e em unidades de emergência

487


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Urgência e Emergência na prática de enfermagem - 2 volumes by Moriá Editora Ltda - Issuu