ENFERMAGEM ESTÉTICA | Como Ser Destaque

Page 1

1
Roselaine Roratto Muner

Roselaine Roratto Muner

Conselho Científico Moriá Editora Diretor do conselho Prof. Dr. Márcio Neres dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS Brasil

Colaboradores do Conselho

Prof.ª Dra. Dagmar Elaine Kaiser Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS Brasil

Prof.ª Dra. Erica Rosalba Mallmann Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS Brasil

Prof.ª Dra. Iride Cristofoli Caberlon Universidade Luterana do Brasil, Gravataí/RS Brasil

Prof.ª Dra. Magáda Tessmann Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma/SC Brasil

Prof.ª Dra. Maira Buss Thofehrn Universidade Federal de Pelotas, RS Brasil

Prof.ª Dra. Maria da Graça de Oliveira Crossetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS Brasil

Prof.ª Dra. Maria Ribeiro Lacerda Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR Brasil

Prof.ª Dra. Regina Gema Santini Costenaro Universidade Franciscana, Santa Maria/RS Brasil

Prof.ª Dra. Rita Catalina Aquino Caregnato Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS Brasil

Prof.ª Dra. Roseana Maria Medeiros Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim/RS Brasil

2
3
Roselaine Roratto Muner

Roselaine

Os autores e a editora se empenharam para dar aos devidos créditos e citar adequadamente a todos os detentores de direitos autorais de qualquer material utilizado nesta obra, dispondo-se a possíveis acertos posteriores, caso, involuntária e inadvertidamente, a identificação de algum deles tenha sido omitida.

Todas as fotos que ilustram o livro foram autorizadas para publicação e uso científico pelos pacientes e/ou familiares na forma de consentimento livre e informado, seguindo as normas preconizadas pela Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Diagramação e capa: Laura Cardillo – formato.laura2020@gmail.com Revisão de Português: Soluções Universitárias –solucoesuniversitarias14@gmail.com 1ª Edição – 2023

Todos os direitos reservados para

É proibida a duplicação deste volume, no todo ou em parte, em quaisquer formas ou por quaisquer meios (mecânico, eletrônico, fotocópia, gravação, distribuição pela internet e outros), sem permissão, por escrito da Moriá Editora Ltda.

Contato: moriaeditora@gmail.com www.moriaeditora.com.br 55 51 986043597

DADOS INTERNACIONAIS PARA CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO (CIP)

M965e Muner, Roselaine Roratto. Enfermagem estética : como ser destaque / Roselaine Roratto Muner; colaboradores: Bruno Rollemberg Pereira... [et al.]. – Porto Alegre: Moriá, 2023. 193 p. : il.

Inclui bibliografia. ISBN 978-65-86659-28-3

1. Enfermagem. 2. Estética. 3. Processo de enfermagem. 4. Técnicas cosméticas. I. Pereira, Bruno Rollemberg. II. Rosicley Souza da Silva. III. Cattani, Guilherme Juk. IV. Santos, Jordana Afonso dos. V. Roratto, Eneida. VI. Título. NLM WY100

CATALOGAÇÃO NA FONTE: RUBENS DA COSTA SILVA FILHO CRB10/1761

4

ENFERMAGEM ESTÉTICA: COMO SER DESTAQUE

Neste livro você terá todas as informações e caminhos necessários para ser destaque na estética, trabalhando com seriedade e segurança.

Quando se ouve ‘administração de medicamentos”, qual a primeira profissão que vem à cabeça?

O Enfermeiro!

Sem dúvida a seringa é do enfermeiro.

6

SOBRE A AUTORA

Roselaine Roratto Muner enfermeira, apaixonada pela profissão e principalmente pela estética e saúde integrativa, porque acredita que o cuidado deve vir também dentro para fora, “uma pessoal saudável é mais feliz e com isso também mais bonita”, para tanto fez a primeira especialização em acupuntura e depois não satisfeita foi para China, Beijing, buscar Especialização em acupuntura Estética, onde percebeu que só conhecia a pontinha de iceberg que era estética poderia proporcionar, então precisou buscar mais conhecimento, mas onde? Como?

A busca do saber é continua, a primeira pós-graduação relacionada a estética foi em dermato funcional, porque era o único curso de pós-graduação disponível no mercado, mas não era destinado a enfermeiros, até porque nessa época, há 18 anos atrás, nem se ouvia falar em enfermeiro esteta, mas trouxe uma bagagem inicial importante.

Então percebeu que na graduação faltou algo importantíssimo para enfermagem estética que foi conhecimento em cosmetologia e essefoiopróximopasso,EspecializaçãoemCosmetologiaClinica,para poder entender um pouco sobre cosméticos e cosmeceuticos, porem essa pós-graduação foi generalista e mais focada a manipulação geral, não era ainda o que estava buscando, então veio a especialização em Cosmetologia Clinica aplicada a Estética.

E depois veio então especialização em procedimentos invasivos não cirúrgicos que hoje é o foco maior de trabalho tanto no atendimento clinico, como nas aulas que ministra.

Porém, como professora e também especialista em Ozonioterapia, sentiu necessidade de mais uma pós-graduação em dermatologia,

porque quando fala em cuidar dos pacientes dentro para fora o ozônio é um grande aliado e ainda a importância de ter conhecimento nessa área para poder tratar intercorrências relacionadas a estética.

Tem uma lista grande de cursos de formação dentro e fora do país, buscando e transmitindo informação, escolheu fazer doutorado na área estética para afirmar a capacidade e habilidade da enfermagem estética.

Hoje é Coordenadora enfermagem estética SOBENFeE, Membro GrupoTrabalhodeEstéticaCofene MembroGrupoTrabalhodeEstética Coren/PR. Ainda é Sócia Proprietária das Clínicas de Enfermagem Estética Naoru a mais de 17 anos e Sócia proprietária Instituição de Ensino Revolution que tem o intuito de formar profissionais na saúde integrativa e saúde estética com ciência, seriedade e responsabilidade. E é assim que conto um pouco da minha vivência na enfermagem estética, onde juntos temos muito a buscar, conhecer e transmitir o que aprendi ao longo desta longa caminhada de cuidar do outro.

8

COLABORADORES

Bruno Rollemberg Pereira

Enfermeiro formado pela UFRJ em 2002. Advogado Formado pela UCAM/ Niterói 2015. Especialista em direito médico. Pós graduado em direito da saúde.

Rosicley Souza da Silva

Mestre em ciências da saúde. Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Estética Avançada Multidisciplinar. Coodenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Estadual do Acre – FUNDHACRE – NEPS-FUNDHACRE. Professor programa de Pós Graduação da Uninorte. Proprietário do Instituto RS Estética e atualização e Coodenador do Polo pós graduação do Institurto Revolution em Rio Branco Acre.

Guilherme Juk Cattani

Especialista em Direito Médico e Hospitalar. Especialista em Direito Tributário. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Professor de Pósgraduações na área da saúde e estética. Advogado, sócio-fundador da Juk Cattani Sociedade de Advogados.

Jordana Afonso dos Santos Advogada. Especialista em Direito Médico e Estético. Professora de Pós-Graduações na área da saúde e estética. Sócia da Juk Cattani Sociedade de Advogados Brusque/SC.

Eneida Roratto Administradora. Graduada em Administração pela Fundação Assis Gurgacz. MBA em Marketing e Vendas pela UNIVEL. Formada em Coach de Liderança empresarial. Escritora na área do Empreendedorismo na Estética. Formada em Marketing e Vendas com o método 8Ps e 9 Públicos de Conrado Adolpho. Mentora Metodo Hora  e a  Ação (HORAÇAO) implantação de ações  no atendimento e Marketing em Clinicas.

10

AGRADECIMENTOS

Fazer os agradecimentos é parte mais difícil.

Porque são tantas pessoas que se fosse listar todas daria um livro só de nomes.

Meus agradecimentos vão a Mara Blanck, que me convidou para desenvolver esse livro e confiou em meu trabalho para gerar essa oportunidade de expor meus anos de experiência, na expectativa de ajudar nossos colegas nessa especialidade tão linda que é estética.

Mas acima de tudo meu maior agradecimento é Deus que me permitiu viver essa experiência!

A minha família que nem sempre entendeu, mas aceitou minhas ausências para poder dedicar meu tempo para escrever, pesquisar e organizar essa obra. Nada é fácil, mas com dedicação e trabalho atingimos nossos objetivos.

Muitas vezes me exclui da convivência familiar para focar na escrita, são muitas horas de dedicação, mas que ao final vale muito a pena.

As horas reclusas e as ausências são compensadas pelos olhos orgulhosos de ver a filha, a mãe, a esposa, a irmã, a tia atingir o objetivo traçado!

Aos colaboradores que aceitaram o desafio junto comigo, para trazermos esse livro de extrema importância e pode ser usado como um guia na atuação da enfermagem estética.

E é claro preciso agradecer a você caro leitor, que sem você essa obra não faria sentido!

12

DEDICATÓRIA

A quem dedicar essa obra?

A nosso pai que está no céu, criador de tudo!

A minha família, minha mãe Noeli Roratto, que é pessoa de quem herdei a coragem para assumir e enfrentar os desafios que a vida me trouxe.

A meu filho Felipe Muner, que é quem me dá força para todos os dias cumprir com os objetivos, transmitindo a ele a importância de ser fiel aos propósitos da vida.

A meu marido Marlon Muner, que mesmo reclamando das minhas ausências, sempre esteve firme a meu lado, transmitindo segurança a nossa família.

A meus irmãos que que mantiverem tudo andando quando eu estava ausente.

Aos meus sobrinhos a quem sempre achei um tempinho em meio a um capítulo e outro para dar um pouco de atenção, porque eram quem menos entendiam a minha ausência.

Aos meus colegas enfermeiros que acreditam no meu trabalho, a quem aprecio com esmero e fazem parte do motivo principal do qual essa obra foi criada!

14

SUMÁRIO

EPÍGRAFE / APRESENTAÇÃO 17 PREFÁCIO 19

CAPÍTULO1: A VISÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE ESTÉTICA 21

CAPÍTULO 2: ASPECTOS LEGAIS E ÉTICOS NA ENFERMAGEM ESTETA 37

CAPÍTULO 3: A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EMPREENDEDORAS DA ENFERMAGEM ESTÉTICA 59

CAPÍTULO 4: CONSULTÓRIO X CLÍNICA DE ENFERMAGEM: PASSO A PASSO PARA ABERTURA DO SEU ESPAÇO 85

CAPÍTULO 5: CONSULTA DE ENFERMAGEM VOLTADA PARA AS NECESSIDADES ESTÉTICAS: O ROTERO PARA UM PLANO DE ASSISTÊNCIA 103

CAPÍTULO6: OPROCESSODEENFERMAGEM:ETAPASEIMPORTÂNCIA PARA O PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM NA ESTÉTICA 123

CAPÍTULO 7: PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS NA ENFERMAGEM ESTÉTICA: COMO ELABORAR UTILIZANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM 143

CAPÍTULO 8: PASSOS PARA IMPLEMENTAR A CONSULTA DE ENFERMAGEM:PRÁTICASDOCONSULTÓRIODEENFERMAGEM 157

CAPÍTULO 9: ENFERMEIRO ESTETA E SUA RELAÇÃO COM A PUBLICIDADE 167

CAPÍTULO 10: APÓS A VENDA OU PÓS VENDA? 177

16

EPÍGRAFE

“Não receie ser desconhecido, receie ser incompetente!” Confúsio.

APRESENTAÇÃO

Esse livro traz as informações necessárias para profissional enfermeiro que quer se dedicar a especialidade de esteta.

Desde o primeiro capítulo trago a relação da enfermagem com a Saúde Estética, mostrando que o enfermeiro é o principal responsável pelo cuidado com o paciente, ou seja, a Enfermagem é arte de cuidar!

Na sequência vem a importância de conhecer a leis, resoluções que regem a Enfermagem e a Enfermagem estética, o que dá segurança ao profissional no dia a dia de trabalho em clínica ou consultório de enfermagem.

Como não poderia faltar tem um capítulo dedicado ao empreendedorismo que é algo novo para o enfermeiro, mas como ter um consultório uma clínica de estética se não for empreendedor, é algo essencial para atuar na enfermagem estética. Ainda seguindo a ideia do empreendedorismo essa obra traz a importância do pósvenda, da atenção pós atendimento do paciente, porque importante salientar aqui que o enfermeiro empreendedor não pode ser bom apenas tecnicamente, mas também em venda e principalmente manter o paciente como cliente, que penso eu ser a parte mais difícil.

Aqui encontrará tudo que é preciso para iniciar o consultório ou clínica de enfermagem, os pós e os contras de cada um, então poderá ver em qual situação se enquadra sua ideia, sendo que se decidir iniciar pelo consultório de enfermagem nada impede que no futuro se torne uma clínica de enfermagem.

A importância da consulta de enfermagem, anamnese, avaliar o paciente como um todo, o diferencial do enfermeiro esteta é justamente, não ver só uma disfunção estética, mas sim o que levou a essa disfunção, chegar a raiz do problema e buscar o tratamento do que causa o problema, além de resolver o problema em si.

E então traz orientações sobre o processo de enfermagem, desde a implantação, protocolos e passos para implementação do processo de enfermagem que é a base para qualquer atendimento de enfermagem.

Enfim é uma obra completa para o Enfermeiro que, como eu falo no livro, não quer apenas ser bom, quer ser o melhor. Porque no topo do cume não tem concorrência.

Não adianta uma casa ter a melhor e mais cara decoração se o alicerce não estiver bem feito, dá um vento a casa cai!

Boa leitura!

18

PREFÁCIO

A enfermagem estética é uma das áreas que desperta o interesse de profissionais de enfermagem atualmente.

Por esse motivo, os profissionais da enfermagem começaram a se articular e investir na área em capacitações, Pós-graduações lato sensu, objetivando os profissionais da saúde para o exercício da estética.

Essa possibilidade trouxe um novo olhar para que compreendem a estética de possiblidades para o conhecimento multiprofissional em saúde e não apenas específico de uma profissão.

Como a saúde possui seu conceito amplo, a estética acabou ganhando notoriedade, uma vez que se relaciona subjetivamente com as necessidades básicas.

A enfermagem em estética ficou à deriva e sem respaldo legal até o ano de 2016, quando a profissão de enfermeiro esteta foi reconhecida...

O enfermeiro possui o saber de diversos procedimentos invasivos altamente complexos e que estão presentes em sua prática diária e em sua formação, além de possuir um complexo olhar sobre as funções que envolvem a vida do ser humano, bem como a competência de agir em situações adversas.

O mercado de trabalho é muito promissor e pode garantir ao enfermeiro trabalhar como autônomo, liderando e gerenciando o próprio negócio e recebendo constantes feedbacks positivos a respeito das mudanças proporcionadas na vida do cliente....

O Brasil é, há muito tempo, um dos mercados mais aquecidos na área de Estética. Para se ter uma ideia, apenas no que se refere à realização de cirurgias plásticas, o país é líder em número no mundo, realizando quase 1,5 milhão de procedimentos em 2018, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). A maioria desses procedimentos (60%) é de natureza estética, enquanto 40% são cirurgias reparadoras. Assim, o volume de pacientes que demandam tratamentos póscirúrgicos no país é enorme, justificando o otimismo da perspectiva para esses especialistas.

Neste livro vocês vão encontrar 10 capítulos e informações importantes que ajudará a melhorarmos a nossa prática dentro da ética o dos aspectos legais.

Agradecemos a Editora Moriá e todos os colaboradores que se comprometeram com essa obra contribuindo com mais informações para nossa profissão e escolha de especialidade.

Boa leitura e aproveitem.

Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética.

20

CAPÍTULO

1: A

VISÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE ESTÉTICA

“Não é feliz quem não tem saúde.” (Santo Agostinho).

O que vem primeiro: a expressão ou a emoção? Se você sorrir, você fica feliz? Ou você está feliz, então, você sorri?

Steven H. Dayan, em seu artigo Mente, humor e estética, fez a seguinte colocação:

Desde que Charles Darwin observou pela primeira vez que a simulação de uma emoção tende a despertá-la em nossa mente, essa hipótese tem sido muito apoiada, o que sugere que a emoção segue a expressão.

Afinal, o que é emoção? “É difícil dizer... Emoção é alguma coisa que a gente sente quando tá sentindo alguma coisa, né”?1 Essa frase exprimebemoqueéemoção.Podemosdefiniremoçãocomoumestado de espírito, raiva, tristeza, medo, zanga, felicidade, nojo, surpresa, orgulho, ciúmes... vários sentimentos que, muitas vezes, demonstramos em expressões. Já a expressão é uma declaração de algo para fazer você entender. Pode ser uma fala, um gesto ou um movimento corporal. A expressão permite retratar sentimentos ou ideias: quando o ato de expressar transcende a intimidade do sujeito, torna-se uma mensagem transmitida do emissor ao receptor.

1 things their heart feels. Participants also gave examples of positive and negative experiences, specifying certain emotions, mainly emotions classified as primary by researchers in this field. Regarding the question_about the frequency of those emotions in their lives, they pointed out joy, happiness and sadness as being the emotions frequently experienced on their daily lives. On the free word association primary emotions predominated being joy the most frequent one, followed by sadness, happiness, anger, fear and love. We also encountered more elaborate emotions (secondary emotions)

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.