Manual de Prevenção de Infecções em Serviços Ambulatoriais de Saúde

Page 89

88 Carla Maria Oppermann, Rita Catalina Aquino Caregnato e Marcelo Schenk de Azambuja (Orgs.)

procedimentos e serviços de saúde. Este dano é evitável, se o uso de técnicas assép cas em conjunto com prá cas básicas de prevenção de infecção é seguido pelos profissionais de saúde no preparo e administração de medicamentos injetáveis e parenterais(2,3).

PRÁTICAS GERAIS DE INJEÇÃO SEGURA(1-5) Higienizar as mãos antes de acessar materiais/suprimentos, frascos de medicamentos e soluções intravenosas, e durante preparo e administração de medicamentos. U lizar técnica assép ca em todos os aspectos do preparo e administração de medicamentos parenterais, u lização de frasco de medicamento e injeção. U lizar uma máscara para conter go culas respiratórias ao preparar e injetar solução no espaço intracapsular (ar culação), na coluna e durante a punção lombar. Armazenar, acessar e preparar medicamentos e materiais/suprimentos em uma área limpa ou super cie limpa. Evitar o contato não estéril com áreas estéreis dos disposi vos, recipientes (frascos/bolsas) e medicamentos. Após um evento de emergência, descarte todos os frascos de produtos parenterais estéreis abertos ou perfurados com agulha, soluções intravenosas e recipientes de uso único, tais como: bolsas, frascos e seringas. Nunca guarde seringas e agulhas desembrulhadas, pois a esterilidade não pode ser assegurada. Desinfetar o diafragma (borracha) do frasco-ampola e ampola de vidro com álcool 70% antes de inserir uma agulha ou quebrar a ampola. U lizar sistema livre de agulhas para todos os aspectos da administração de medicamentos e transferência de soluções entre recipientes. Desinfetar os hubs (canhão) do cateter e do sistema de infusão (torneirinha de 3 vias, por exemplo), os conectores sem agulha antes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.