Carta aberta sobre a situação política e econômica do país e dos Correios É muito importante que todos saibam o que está acontecendo no país e com os Correios do Brasil. Este é um esclarecimento à população sobre os motivos das paralisações de 29 de maio de 2015 e de uma possível Greve Geral. Estamos vivendo um período de crise econômica e política no Brasil e patrões e governantes estão tentando jogar os prejuízos causados por eles, nas costas dos trabalhadores e do povo pobre, através de cortes nos direitos e mais exploração. Para obterem cada vez mais lucros e privilégios, o jeito é atacar a classe trabalhadora, como o ajuste fiscal do governo Dilma do PT, os cortes de direitos com as Medidas Provisórias 664 e 665, a ampliação e regularização do trabalho precarizado dos terceirizados com o Projeto de Lei 4330, a repressão policial sobre trabalhadores que lutam por seus direitos, como visto no caso dos professores em greve no Paraná e São Paulo, ambos sofrem com a violência das Polícias dos governos do PSDB. Por tudo isso, nós, trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba, aderimos aos protestos nacionais além das reivindicações para salvar a Empresa de Correios e Telégrafos das incompetentes mãos dos governantes e da direção da empresa.
Rombo no Fundo de Pensão, Postalis:
O Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, um dos maiores do país, aumentou em mais de seis vezes o desconto mensal, de 3,94% para 25,98% para que os trabalhadores pagassem pelo rombo no fundo, causado pelas perdas da má administração, estimado em R$ 5,6 bilhões. Nós não aceitaremos!
Condições de Trabalho:
Para conseguir o apoio da população e até dos funcionários para privatizar totalmente os Correios, o governo e a direção da empresa estão sucateando os serviços prestados e “tirando o couro” dos trabalhadores explorados. A falta de funcionários afeta toda a população e os trabalhadores que tem que trabalhar dobrado! A empresa não quer mais contratar efetivos por concurso público. Agora com o Projeto de Lei que amplia as terceirizações, a intenção é contratar somente mão de obra terceirizada e trabalhadores com contrato temporário! O último concurso foi realizado em 2011. Dessa forma, todos se revoltam e acabam até aceitando a privatização pensando que irá melhorar. Porém, sabemos o que acontece com as empresas públicas que são privatizadas. Todo o lucro vai para as mãos de empresários e não mais para investimentos no país, além dos serviços ficarem cada vez piores.
Entregas pela manhã:
Entregar correspondências sob forte calor, às 13h, além de colocar a saúde dos trabalhadores em risco, atrasa a entrega das correspondências. Atualmente, em boa parte das unidades dos Correios, de manhã faz-se o trabalho interno e saímos para entregas na parte da tarde. Exigimos que isto seja alterado em todo país, uma vez que existe um projeto e este modelo já foi implementado em algumas unidades.
Outras reivindicações:
- Contra o Projeto de Lei das terceirizações, o PL 4330 - Contra as MP´s 664 e 665 - Contra o ajuste fiscal do Governo; - Pagamento da PLR já! - Incorporação da GIP já! - Contra a privatização dos Correios - Plano de saúde de qualidade. Contra a Postal Saúde - Mais contratações de concursados efetivos