Newsletter_#2-FEV2018

Page 1

e-newsletter #02 fevereiro 2018

CENTRO RAINHA SANTA ISABEL Afetos no Centro, um Centro de afetos Nas palavras da responsável, Ana Maria Mendes, o Centro de Dia Rainha Santa Isabel (CDRSI) é um «local onde os seus 60 utentes podem conviver ao máximo». Esta valência da SCMA tem como objetivo proporcionar a proximidade, inclusão e convivência. Inaugurado em setembro de 2009 com o nome de 'Centro A Arte dos Avós', sempre ambicionou ser referência para uma franja da população, que ainda possui autonomia e capacidade criativa: os Avós. O desafio dos centros de dia, e deste em especial, é o combate à solidão que muitos enfrentam. Ana Mendes desafia os familiares destes Avós, utentes do CDRSI, a dizer-lhes que «vêm para o convívio e não para o centro de dia».

No centro de dia, há um planeamento muito cuidado, pois a grande exigência é envolver todos os utentes, mesmo aqueles que se encontram mais debilitados. «Tenta-se diversificar ao máximo as atividades para que não fiquem acomodados às mesmas dinâmicas, se bem que nestas idades alguma regularidade em determinadas tarefas lhes confira autoestima e segurança», refere a responsável do CDRSI. Exemplo desta realidade é a atividade de duas senhoras do Centro, a D. Manuela e D. Adelaide, que assumem a tarefa de arrumação das mesas e louças do refeitório, contribuindo para o apoio a todos os utentes. As novas tecnologias e acesso às plataformas digitais permitem encontros peculiares, como naquela tarde, em que Ana Mendes percorreu o Youtube em busca de músicas e cantares de tempos antigos, trazendo memórias e boas recordações, arrancando muitos sorrisos a todos.

As atividades do Centro são muitas e variadas Ginástica, Tai-Chi, Bingo, Jogos de Tabuleiro, Exercícios de Matemática, Jogos de Cartas, Dominó, Pintura e Costura. Esta última estará patente no novo projeto que o Centro vai desenvolver com a Câmara Municipal da Amadora, na decoração de 10 bancos de jardim com padrões executados em crochet. O segredo para a felicidade desta população, segundo Ana Mendes, «é saber estar perto deles, é saber ouvi-los, pois eles também são ótimos ouvintes». E, de facto, é possível ver a felicidade no rosto dos Avós, ao escutar as histórias e as músicas do Sr. Luciano Gomes, exvendedor de peixe no mercado da Venteira, que nos tempos livres organizava passeios e excursões. Com a sua harmónica, cheio de alegria e simpatia, é um verdadeiro entertainer do Centro aos 91 anos. As atividades de convívio são complementadas por tarefas de índole pessoal, como os banhos, as refeições, o corte e tratamento do cabelo e manicure. Existem ainda momentos espirituais, orientados pelo Pe. Matias, missionário da consulata e capelão do Centro, que, neste tempo de Quaresma, celebra todas as 4.ª feiras a Via-Sacra com os utentes.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.