Revista Minas em Cena - edição 31

Page 1

www.minasemcena.com.br

AMOR ANIMAL A história de uma pequena e seu profundo amor pelos animais

COMPORTAMENTO Como meio de transporte ou para o lazer, muitos não abrem mão das magrelas

JOGOS Apesar da pouca idade, mineiros mandam bem no xadrez e no pôquer

ETERNA MISS

Natália Guimarães divide o tempo entre a carreira e os cuidados com as gêmeas Maya e Kiara. A apresentadora, mãe, miss e esposa conta como é a relação com as filhas e os valores que deseja passar para as crianças


2


3


A pequena Bianca Caldeira Mansur tem vários animais de estimação e, entre tantas coisas, quando crescer quer ser “potetora” de animais.

24

Muitos não abrem mão das magrelas, como são carinhosamente chamadas, como um meio de transporte.

JOGOS

COMPORTAMENTO

12

AMOR ANIMAL

SUMÁRIO

32

Arthur Chiari e João Simão. Mineiros mostram que, apesar da pouca idade, mandam muito bem no xadrez e no pôquer.

LEIA TAMBÉM 10

11

16 4

LEITOR EM CENA A jornalista Carla Danielle faz um breve relato sobre a vila portuguesa Óbidos, em Portugal. O lugar lembra nossas cidades históricas e encanta pela sua beleza.

EM CENA Denominado pela revista La Suisse como o “Pelé do Piano”, Belo Horizonte tem a honra de receber o concerto do pianista Arthur Moreira Lima no dia 30 desse mês.

EDITORIAL DE MODA O céu brasileiro, esta foi a inspiração para mostrarmos como enxergamos o azul na estação mais quente do ano.

28

36

40

PRESENTES No Dia das Crianças, presentes lúdicos mostram que é possível unir diversão e conhecimento.

GASTRONOMIA Vem aí a 9ª edição do Restaurant Week Belo Horizonte. O festival acontece entre os dias 15 e 28 desse mês.

LIVROS & CIA Fique por dentro e confira nossas dicas de livros e CDs.

42

52

62

TECNOLOGIA Desenvolvidos por empresários mineiros, aplicativos impulsionam o setor e apresentam benefícios para os consumidores.

DECORAÇÃO Salas de reuniões ganham atenção especial da arquitetura, com um olhar em profunda sintonia com os objetivos das corporações.

SAÚDE Saiba qual é limite entre o medo e a fobia e acompanhe também os relatos de quem sofre com o transtorno.


Em nova fase, Natália Guimarães divide o tempo entre a carreira e os cuidados com as gêmeas Maya e Kiara. Em entrevista à revista Minas em Cena, a apresentadora, mãe, miss e esposa conta como é a relação com as filhas e os valores que deseja passar para as pequenas.

66

80

82

VEÍCULOS Os chamados SUVs - Sport Utility Vehicle - ou carros da categoria utilitário esportivo estão invadindo as cidades.

AGENDA Em nossa nova coluna, destacamos alguns shows e exposições que acontecem esse mês. Divirta-se!

RESPONSABILIDADE SOCIAL Com o apoio do Instituto Ativa Brasil, Fundação Jardim Europa inaugura nova sede em Teresina (PI).

Em Lavras Novas, a pousada Canto dos Prazeres é um refúgio, destino pra lá de romântico e com vista para as montanhas de Minas.

94

99

EXPOSIÇÃO A primeira edição da DMAIS visa valorizar e democratizar o acesso ao design, com vertentes para outras áreas.

ANÁLISE “Por que vivemos sempre competindo, querendo ser melhor que o outro? Até que ponto isso é saudável?” Um bom tema para se refletir.

102

84

MODA E MÚSICA

72

TURISMO

CAPA

46

Sucesso como DJ, o mineiro Vitor Sobrinho alia o som das pistas à marca da própria grife.

106

118

CENAS DE MARKETING Um breve panorama da comunicação em Minas Gerais e as novidades do setor são aboradadas na coluna do jornalista Cefas Alves Meira.

CRÔNICA A proximidade e ao mesmo tempo a distância proporcionada pelo mundo on line. Esse é o tema da crônica desta edição.

ESPORTE Crossfit - modalidade praticada por soldados especiais conquista mineiros. E é daqui a primeira academia do esporte no estado.

5


EDITORIAL Caro leitor, Você acaba de receber mais uma edição da revista Minas em Cena. E é com grande prazer que levamos até você uma publicação que preza em divulgar o que é de Minas, buscando valorizar toda a riqueza do nosso estado. Para começar, nossa matéria de capa traz a mineira Natália Guimarães. Desde que conquistou o segundo lugar no concurso Miss Universo, a modelo, apresentadora, atriz, esposa, mãe e eterna miss, viu sua vida mudar radicalmente. E para melhor, claro. Em Comportamento falamos do uso das bikes como meio de transporte e para a prática de atividades como passeios e encontros com os amigos. Em Esporte o tema é o crossfit, a modalidade trabalha a força, flexibilidade, potência, resistência cardiorrespiratória e muscular, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão.

EXPEDIENTE

DIRETOR-GERAL

Edgar Bessa (31) 8700-1651 DIRETOR COMERCIAL

Rene Salviano (31) 8797-2014 CONCEPÇÃO EDITORIAL

Luana Caldeira PROJETO GRÁFICO

2 Pontos Comunicação ADMINISTRATIVO

Renata Salles DIAGRAMAÇÃO E FINALIZAÇÃO

José Carlos Saldanha

Com o tema Gastronomia Fusion, o Restaurant Week entra em sua 9ª edição e vai até o dia 28 deste mês. O festival acontece em mais de 50 restaurantes e será um “prato cheio” para estimular a criatividade dos chefs.

FOTO CAPA

Do corpo para a mente. Os jovens belo-horizontinos Arthur Chiari e João Simão são feras no xadrez e no pôquer, respectivamente. Apesar da pouca idade, eles representam muito bem o Brasil nas duas modalidades e com conquistas inéditas.

IMPRESSÃO

Indo para a editoria de Saúde o assunto é fobias, e, ao contrário de que muita gente pensa, elas não são ‘frescuras’. As pessoas fóbicas sofrem, e muito, quando se deparam com objetos ou situações das quais têm receio ou medo de encontrar. Com mais leveza, a matéria Moda e Música aborda a trajetória do DJ Vítor Sobrinho, que alia o som das pistas à marca da própria grife. Em Veículos, os jipes caíram no gosto dos brasileiros e estão, cada vez mais, invadindo as cidades. Bom, você ainda poderá apreciar as editorias de Gastronomia; Decoração, DMAIS – mostra de decoração e designer; dicas de presentes para o Dia das Crianças; e um lindo editorial de moda, entre outras. Aproveite e tenha uma ótima leitura! Edgar Bessa

6

Divulgacão PRODUÇÃO E REDAÇÃO

Jornalistas: Helenna Dias e Sandra Leão

Bigráfica Editora TIRAGEM

10 mil exemplares SITE

2 Clicks ASSESSORIA JURÍDICA

Guilherme Mangia Cobra A revista Minas em Cena é uma publicação da MC Editora e Comunicação Ltda. - ME Raja Gabáglia, 3117 – Sala 334 – São Bento – BH – CEP: 30350-563 Contato: (31) 3226-2564 - edgarbessa@minasemcena.com.br Site: www.minasemcena.com.br Edição setembro 2014 SUGESTÕES DE PAUTAS E CARTAS

redacao@minasemcena.com.br A revista Minas em Cena não se responsabiliza pelo conteúdo de artigos assinados e anúncios.



COLABORADORES EDIÇÃO 31

1. DANIEL MANSUR é fotógrafo e proprietário do Stúdio Pixel. Atua nas áreas de publicidade, moda, editorial e corporativa. 2. FERNANDO JÚNIOR é presidente da Abrasel/MG e fundador do Grupo Meet. Responsável por trazer e administrar dez casas de alimentação fora do lar, além de ser o idealizador do

1 2

Grupuai que gerencia e comercializa franquias. 3. GIOVANNI BESSA é publicitário, pós-graduado em comunicação empresarial, fotógrafo e editor cinematográfico. Proprietário da empresa Artes em Video, atua na cobertura de eventos sociais e empresariais. 4. GUILHERME MANGIA COBRA é advogado especialista em direito de empresas e pós-graduado em direito empresarial.

3 4 5 6 7 8 9 8

5. HÉLIO LOREDO é empresário, auditor de sistemas de gestão da qualidade, life, professional e executive coach. Atua na melhoria de performance de empresas e no desenvolvimento de competências pessoais e de equipes. 6. JOSÉ APARECIDO é administrador, bacharel em turismo, jornalista, consultor e estudioso em assuntos urbanos, mobilidade e trânsito. Atua como presidente das ongs SOS Rodovias Federais e SOS Mobilidade Urbana, além de ocupar a presidência do Conselho Empresarial de Política Urbana da ACMinas. 7. LEONARDO BORTOLETTO é diretor presidente da Web Consult e vice-presidente de Inteligência Digital da Sucesu-MG. Ministra palestras há 13 anos sobre marketing digital, e-commerce, internet e inteligência digital. 8. SIMONE DEMOLINARI é mestra em Análise do Comportamento; pós-graduada em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV. Psicanalista em formação, consultora, palestrante, professora de Aspectos Comportamentais e colunista diária da Rádio 102,9 FM. Terapeuta, dedica a maior parte do tempo à clínica. 9. VICENTE DUARTE é jornalista e publicitário, pós-graduado em Marketing de Moda pela Fashion Institute of Technology em Nova York. Diretor Fashion e Booker Internacional da Woll Agency, onde atua como produtor de casting nas principais campanhas de moda e publicidade no Brasil e no exterior.


Venha viver grandes momentos em um grande hotel.

A APENAS 5 MIN. DO AEROPORTO DE CONFINS

O Hotel Fazenda Confins, privilegiado por uma natureza única, é o lugar ideal para seu final de semana em família ou para seu evento empresarial, oferecendo atendimento com qualidade diferenciada. • • • •

quadras e campos de

futebol

mpleta: Piscina, Infraestruturadecojogos sauna e salão

Chalés e apartamentos de luxo Dois amplos e completos salões de convenções Espaço Kids e Baby Room para apoio às mães Atividades como passeio a cavalo, de charrete e caminhada na trilha ecológica • Restaurante panorâmico com culinária diferenciada e saborosa

Rua Rui de Souza, 1500, Confins/MG (31) 3686-2000 www.hotelfazendaconfins.com.br facebook.com/HotelFazendaConfins Animais de estimação de pequeno porte são bem-vindos!

9


LEITOR EM CENA

ÓBIDOS

UMA VILA MEDIEVAL

Foto Arquivo Pessoal

C

onhecer Óbidos, em Portugal, nos leva para dentro dos livros de história da época medieval. A lindíssima vila, localizada há 80 quilômetros ao Norte de Lisboa, com casas brancas, que lembram muito as nossas cidades históricas, encanta pela sua beleza. No passado as muralhas que a cercam serviam para a proteção contra os invasores, hoje essas fortes edificações, que certamente são mais velhas que o Brasil, a protegem do tempo.

tomavam conta de tudo. Com caixas de som por toda a vila, pude ouvir a missa por onde andava. Ao visitar a vila não deixe de experimentar um licor chamado Ginja. A bebida tem um sabor forte e é muito perfumada. Em todo o povoado são vendidas garrafas da iguaria, mas também pode ser degustada nas portas das lojinhas em um copo feito de chocolate.

Um castelo imponente completa a impressão de que estamos em um filme e que a qualquer momento irão aparecer cavaleiros para defender o seu reino. Seria uma ótima locação para um episódio de Game of Thrones. Hoje o castelo é usado como pousada.

Carla Danielle da Silva, jornalista

A religiosidade está presente em toda parte. Tive a sorte de visitar Óbidos no Domingo de Ramos, as vielas e ruas estavam tomadas por plantas, e o cheiro doce de folhagens

Este espaço é para você, nosso leitor. Conte a sua experiência, envie a sua história para: redacao@minasemcena.com.br E não se esqueça: as fotos devem estar em alta resolução.

10


EM CENA

ARTHUR

MOREIRA LIMA

Foto Divulgação

D

enominado pela revista La Suisse como o “Pelé do Piano”, Belo Horizonte tem a honra de receber o concerto do pianista Arthur Moreira Lima, dia 30 desse mês, terça-feira, no Teatro Bradesco. O espetáculo integra a série Concertos Teatro Bradesco, iniciado no mês de julho com a ucraniana Valentina Lisitsa. Nascido no Rio de Janeiro, começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Considerado pela crítica um extraordinário intérprete do repertório romântico, Arthur teve grandes projeções internacionais como o Concurso Chopin de Varsóvia (1965), concursos de Leeds (Inglaterra 1969) e Tchaikovsky (Moscou 1970). Desde então, tem feito turnês em todo Brasil e em todo o mundo.

Já se apresentou em orquestras como as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai. Foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Discos

Os trabalhos do artista sempre são destaques, e já lhe renderam premiações como Prêmio Sharp (1989 e 1990), no Brasil. Nos Estados Unidos, o CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano, da Stereo Review Magazine; o de Chopin Favourites, lançado no Japão,

é best-seller da Nippon Columbia e o álbum com músicas de Astor Piazzolla foi considerado “Disco do Mês” pelas revistas Répertoire (França) e Tipptopp (Alemanha).

SERVIÇO Data: 30 de setembro Horário: 20h30 Local: Teatro Bradesco Rua da Bahia, nº 2.244 – Lourdes - BH Valor: R$ 60 (inteira) R$ 30 (meia-entrada) Tel.: (31) 3516-1360

11


AMOR ANIMAL

12


A PEQUENA

“POTETORA” DE ANIMAIS

Por Helenna Dias Fotos Arquivo Pessoal

E

la tem apenas cinco anos, mas o amor pelos animais começou quase no berçário. Isso porque quando Bianca Caldeira Mansur nasceu a família já tinha o Toddy, um simpático cãozinho da raça poodle. Não demorou muito para a pequena manifestar o seu amor pelos bichos. Atualmente - por enquanto e considerando a pouca idade -, Bianca aumentou consideravelmente o número de “amiguinhos” de outras espécies. Primeiro, ela ganhou da avó, um pintinho, sendo batizado de Manu, de Manuela. Quando a ave cresceu, a família descobriu que ela, na verdade, era ele. Para driblar a situação recebeu o nome de Manuel. Na sequência pediu aos pais uma galinha, pois queria colher os ovos. Foi então que ganhou do amigo Gildo a Manu, esta por sua vez é mãe de um pintinho, ainda sem nome. Mas isso é um detalhe, pois ela já sabe que se for macho irá se chamar Cupcake. O contrário ela

ainda não se decidiu. A jornalista (no caso, eu) jurava que entendia quase tudo sobre o reino animal, criada, inclusive, com as aves, resolve perguntar como ela irá fazer para descobrir o sexo do mais novo membro. Para quê? De bate-pronto ela responde: “quando ele crescer”. Tá bom Bianca, nunca é tarde para aprender. Continuando a falar dos outros membros da família, ela ainda tem o Caco, uma calopsita, e a tartaruga Dália, que, infelizmente não pode comparecer para a sessão de fotos porque está no período de hibernação. Pergunto a escolha do nome e, sem titubear, diz: “porque ela é bonita”. Falante e com muita personalidade, ela conta que quando crescer terá um monte de animais em seu sítio. Entre eles, cavalo, ovelha, galinha, camundongo, cachorro, gato e urso, este último ficará solto. Imagino a cena.

13


“NÃO VOU TER TEMPO, OS MEUS PAIS É QUE VÃO CUIDAR DELES PORQUE AINDA NÃO SEI O QUE VAI SER DA MINHA VIDA”

14

Bianca conta, ainda, que quando crescer quer ser cantora, atriz, astronauta, “chefia” (na verdade, chef, ela adora cozinhar) e “potetora” de animais... Ufa! A impressão é de que a pilha da baixinha não desliga nunca. Mas como você vai cuidar de tantos bichos? “Não vou ter tempo, os meus pais é que vão cuidar deles porque ainda não sei o que vai ser da minha vida”, completa. Além destes já teve um terrário com os minúsculos tatu-bolinhas, também conhecido como tatu de jardim, e joaninhas. Papo-cabeça

Idade para entender tudo ainda ela não tem, claro. Mas, outro dia, a bambina bateu o maior papo-cabeça com a mãe, esta morre de medo de sapo, aranha e tem pavor a moscas. E, para

comprovar que a paixão não é coisa de criança e uma onda passageira, Bianca mostra e defende a importância de todos para a preservação das espécies. “Mãe, todos os bichos são importantes. Você fala que não gosta de moscas, mas o sapo se alimenta das moscas. É assim, cada um depende do outro para sobreviver”, dispara. E tem mais, ela não deixa ninguém matar as formigas que aparecem na casa. Tem toda razão, Bianca. Pena que muita gente grande não pensa e aja como você. No final da nossa conversa, me questiono. Onde essa pequena aprendeu tudo isso? Isso não importa, o fundamental ela tem e de sobra: consciência e atitude de respeito para com os animais e a natureza. Um exemplo a ser seguido por todos!


15


EDITORIAL DE MODA

Por Vicente Duarte Azul Klein foi eleita a principal cor da primavera-verão de 2014. A paleta de cores combina tons pastel suaves com cores vivas, conseguindo, assim, um toque de modernidade e um equilíbrio colorido. A cor nasceu pelas mãos criativas do pintor francês Yves Klein, que nos anos de 1950 decidiu criar um tom parecido com o céu da cidade francesa de Nice. Assim como na obra do artista, nos inspiramos no céu brasileiro para mostrar como enxergamos o azul na estação mais quente do ano. 16


Cropped – Thutu Blazer – Mabel Magalhães Calça – Fátima Escofield

17


Camisa – Essenciale Saia – Mabel Magalhães Sandália – Acervo

18


Vestido – Laví

19


Vestido – Fátima Scofield Sandália – Acervo

20


Macacão – Lenelle Casaco – Mabel Magalhães

21


Corpped - Laví Calça – Mabel Magalhães Sandália - Acervo

22


Blusa e saia de tricô – Essenciale Sandália – Acervo

Modelo: Anna Pinheiro (Woll Agency) Fotos: Sergio de Rezende

Assistente de fotografia: Gabbie Oliveira

Styling: Pedro Moura

Assistentes de styling: Thabata Estrela e Walter Costa

Beleza: Lis Peixoto e Jheff Coiffeur

Coordenação geral: Vicente Duarte 23


Foto Banco de Imagens

COMPORTAMENTO

BICICLETA

TRANSPORTE ALTERNATIVO

Por Sandra Leão

Muitos não abrem mão das magrelas, como são carinhosamente chamadas, como um meio de transporte. Outros querem mesmo é sair por aí pedalando, e com muito estilo

I

r de bicicleta ao trabalho já é uma prática bem consolidada em outros estados. Inclusive em outros países, onde os funcionários são pagos por quilômetro rodado com a magrela, estes recebem incentivos fiscais ou apoio financeiro para a compra de bikes.

cal do seu trabalho entre 30 a 45 minutos, na mais perfeita calma e harmonia. “Decidi trocar o carro pela bike, pois estava cansada de ficar presa em engarrafamentos constantes e ficar preocupada com o carro na rua, pois já tive o mesmo roubado e foi péssimo”, afirma.

Por aqui, o uso das bicicletas acontece de forma natural e espontânea. Sem essa de pagar. Os mineiros se perdem ao contar as qualidades da prática, entre elas: redução de poluição, se ver livre daquele stress típico de qualquer trânsito, não precisar passar por aqueles empurrões e “amassadas” em ônibus ou metrôs cheios, desenvolvimento das habilidades motoras e de uma vida menos sedentária, além da economia de tempo e dinheiro.

Morador do bairro Santa Tereza, Felipe vai diariamente ao trabalho no centro de Belo Horizonte, guiando sua bicicleta. Ele conta que utilizou o automóvel por anos, substituindo o transporte público, mas agora, quem entrou em campo foi a sua ‘camelo’. “Considero o ciclismo como uma das alternativas reais para diminuir o custo e o tempo do deslocamento urbano, além de ser divertido e te permitir conhecer uma cidade diferente daquela que vemos pelo vidro fechado do carro. Economizamos em emissão de poluentes, concreto para obras rodoviárias, remédios para emagrecimento e visitas ao cardiologista. Observamos a cidade, descobrimos lugares, socializamos, ganhamos tempo e bom humor”, conta.

A professora de Artes, Leila Regina de Campos, é uma das adeptas da bicicleta como meio de transporte. A educadora percorre do bairro Prado, onde mora, até o Santa Lúcia, lo24


Fotos Giovanni Bessa

O servidor público Felipe Campos utiliza diariamente a bicicleta para ir ao trabalho

A professora também analisa a importância da manutenção do veículo, que é rápida e não sai caro. “É importante fazer a revisão pelo menos uma vez por ano e também aprender a ajustar parafusos, trocar pneus e lubrificar a corrente, coisas simples. Você pode carregar uma câmara de ar, bomba de encher pneu e algumas ferramentas, tudo muito leve e fácil de transportar”, dá as dicas. O servidor público Felipe Campos também utiliza a magrelinha como meio de transporte principal, e concorda com a importância da manutenção, seja nos itens de segurança como freios e pneus, quanto nas peças que se desgastam com o tempo. “Há um gasto, porém, não chega nem perto das despesas com um automóvel ou em

passagens de ônibus. Recentemente, calculei minha despesa anual com manutenção em menos de 5% dos gastos com meu carro em impostos, revisões, peças, seguro e combustíveis. Gasto aproximadamente R$10mil anualmente, nesses itens citados, enquanto o valor varia para a bicicleta entre R$ 200 a R$ 400”, conta. O empresário e ciclista, que também utiliza a bike como meio de transporte, Vinicius Túlio da Silva tem um atelier de restauração e personalização de bicicletas, com uma média mensal de 20 reparos. “Meu atelier é focado em bicicletas urbanas e também tenho uma demanda por personalizar mountain bikes, para um estilo mais urbano e que lembre as retrôs. Além de uma procura crescente para restauração de peças antigas,” afirma.

“(...) CALCULEI MINHA DESPESA ANUAL COM MANUTENÇÃO EM MENOS DE 5% DOS GASTOS COM MEU CARRO EM IMPOSTOS, REVISÕES, PEÇAS, SEGURO E COMBUSTÍVEIS (...)”

Fotos Arquivo Pessoal

Manutenção

25


Felipe e Leila dividem a mesma opinião quando o assunto são pessoas que não topam deixar o carro na garagem e sair pedalando por aí. Conta, Felipe, que é considerado louco por aqueles que não andam de bike. “Existe uma cultura do medo, influenciada pelo comportamento caótico de nossas ruas”. Já Leila comenta que há um senso comum de que BH não é uma cidade plana, e, com isso, a dificuldade em andar de bicicleta. “Acho que quem diz isso não passa de um preguiçoso e

De um jeito bem diferente e charmoso

Na capital mineira, além das estações compartilhadas, grupos de ciclistas profissionais ou não, discutem desde agendas de movimentos relacionados

às magrelas, bazar e equipamentos próprios, competições, encontros em trilhas ou cidades e clipping – notícias selecionadas sobre o cenário da bicicleta em Minas Gerais. Nesse panorama, temos o Pedal de Salto Alto – exclusivamente para mulheres. O grupo nasceu de forma despretensiosa e foi criado por sete amigas, que têm em comum o amor pela bicicleta. “Queríamos incentivar as mulheres a perderem o medo de pedalar nas ruas, por isso começamos a organizar encontros e passeios leves

Foto Vinícius Túlio

“(...) MOSTRAMOS QUE É POSSÍVEL PEDALAR COM ROUPAS COMUNS, USAR A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE E DESVINCULAR A BICICLETA DO ESPORTE.”

sedentário, pois as bikes têm marchas, é possível subir com facilidade e com o tempo vai tornando-se resistente”, explica. Como disse Felipe, durante a entrevista, o bom mesmo é ter os chamados loucos lutando pelo lema “mais amor, menos motor”.

Foto Bruno Senna

Hora de rever conceitos

Fotos Giovanni Bessa

A professora de artes Leila Regina é uma adepta da bike como meio de transporte

26 Grupo Pedal de Salto Alto pelas ruas de BH


Fotos Mariana Ribeiro

e fáceis até mesmo para as iniciantes. Pode pedalar mantendo seu estilo de se vestir, apenas incluindo no visual os equipamentos de segurança: capacete, luvas e luzes na bike. Aconselhamos a irem da forma que se sentirem mais confortáveis”, afirma a idealizadora do projeto, Marcela Abreu. E que tal pedalar pelas ruas de Beagá com um estilo bem descontraído e ao mesmo tempo charmoso? Esta é a proposta do Tweed Ride – o movimento surgiu em 2009, em Londres, quando um grupo de ciclistas resolveu pedalar usando vestimentas de inverno dos anos 20, 30 e 40, entre eles o tweed - tecido de lã utilizado

em estações frias -, por isso o nome do evento. O passeio aparece como uma forma de mostrar à sociedade que é possível pedalar cotidianamente, usando roupas comuns, sociais e trajes elegantes. Então não se assuste se em algum momento você encontrar por aqui ciclistas usando boinas, ternos, gravatas, chapéu e até meninas com meia calça. No Brasil, além de BH, cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro já recebem esse passeio tão charmoso, gratuito e de fácil acesso, já que não é necessária inscrição prévia, é só chegar e pedalar. E quem não quiser pedalar? Não tem problema, pode

apenas participar do piquenique feito antes do passeio. Para entrar na brincadeira, também não é preciso fazer parte de nenhum grupo, basta gostar de bicicleta, roupas antigas, piquenique, dança e encontrar os amigos, esclarece uma das organizadoras do evento, Renata Aiala de Mello. “Abordamos a bicicleta de maneira lúdica e política ao mesmo tempo. Mostramos que é possível pedalar com roupas comuns, usar a bicicleta como meio de transporte e desvincular a bicicleta do esporte”, conta. E então, vamos participar do lema “mais amor, menos motor”?

27 Tweed Ride - descontraído e ao mesmo tempo charmoso


Foto Banco de Imagens

PRESENTES

PARA BRINCAR E APRENDER

Por Sandra Leão

No Dia das Crianças, presentes lúdicos mostram que é possível unir diversão e conhecimento

O

dia tão esperado para os pequenos está quase aí, o Dia das Crianças. Além dos presentes do papai, da mamãe, titias, madrinhas e irmãs babonas (por que não?), a data também visa comemorar os direitos das crianças. No Brasil, o responsável pela criação do dia foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ser aprovada, 12 de outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto 4867, de 5 de novembro

28

de 1924. A data não é universal, sendo comemorada em mais de 100 países em ocasiões diferenciadas. Pensando na criançada, a revista Minas em Cena pesquisou alguns brinquedos como sugestões, porém prezamos pelo educativos e lúdicos. Vamos tirar um pouco dessa tecnologia que nos cercam e deixar nossos filhos brincando, aprendendo e colocando a mão na massa. Que tal?


Foto Internet

Foto Divulgação

Pesquisa realizada pela companhia aérea British Airways mostra que as massinhas de modelar Play-Doh e pulseiras Loom Bands estão no topo da lista, foram eleitos por 80% das crianças como os preferidos para entretenimento durante voos. E o que pode ser mais divertido do que fazer sorvete de Play-Doh com aparência deliciosa? O conjunto Play-Doh - carrinho de sorvete - traz três cores de massinhas para diferentes formas e criações, proporcionando mais diversão. Preço: R$ 59,99 Onde: PBKids www.pbkids.com.br O tradicional e educativo Jogo da Forca trabalha a alfabetização, conhecimento de formas, raciocínio e memória. Preço: R$ 26,00 Onde: Livraria Corre Cutia Endereço: Rua Outono, nº 579 – Cruzeiro – BH Tel.: (31) 2516-0883

Foto Ana Luisa Pires

Toda criança ama ganhar presente, e a Cesta 4 Jogos pode deixar qualquer baixinho ou baixinha pulando de alegria. A cesta contém as tradicionais brincadeirinhas amarelinha, passa anel, corda e cinco Marias. São jogos para divertir toda a família e envolvem raciocínio, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e atenção. Preço: R$ 63,00 Onde: Loja Traquitana Endereço: rua Major Lopes, nº 63 – São Pedro – BH Tel.: (31) 3225-5020 29


Preço: R$ 69,90 Onde: Loja Boneco de Pau Endereço: avenida do Contorno, nº 6313 Savassi – BH Tel.: (31) 3284-4025

Foto Divulgação

Foto Studio Pixel

Nessa Montanha Russa os bloquinhos coloridos sobem e descem, de um lado para o outro, e nunca saem do trilho. A criança brinca e se diverte enquanto estimula a coordenação motora e a percepção visual.

O Meu Jardim desenvolve a imaginação e a criatividade das crianças, além de trabalhar na identificação das cores e formas. Contém um casal de bonequinhos, móveis de madeira para pintar e massinha de modelar. Preço: R$ 70,00 Onde: Livraria Corre Cutia - Endereço: rua Outono, nº 579 – Cruzeiro – BH Tel.: (31) 2516-0883 30


Aplicativo Android disponĂ­vel em

31


Fotos Giovanni Bessa

JOGOS

32


Entre as premiações de Arthur, destaca-se o título internacional e vitalício de mestre Fide em xadrez

ELES SÃO “FERAS”

Por Sandra Leão

Mineiros mostram que, apesar da pouca idade, mandam muito bem no xadrez e no pôquer

J

ogando xadrez, o mineirinho de 17 anos, Arthur Chiari, acumula nada mais, nada menos, que 64 títulos nos últimos dez anos e já representou o Brasil em vários países. Ele começou a jogar com o pai e logo depois começou a se profissionalizar, por meio de aulas, com o professor Júlio Lapertosa. “À medida que fui entendendo fui gostando cada vez mais”, conta Arthur. Entre as premiações destaca-se o título internacional e vitalício de mestre Fide em xadrez, concedido pelo órgão

máximo que regulamenta o esporte, a Fédération Internationale des Échecs (Fide). A honraria é conferida segundo determinadas conquistas ou pelo rating - pontuação alcançada por um enxadrista. Na época da conquista, Arthur tinha dez anos e tornou-se a primeira criança brasileira a receber a designação. Perguntado se por ser muito novo, tinha noção de tudo isso, ele afirma que toda conquista tem o bônus mas também o ônus. “Era muito novo e, ao participar de campeonatos como mestre, tinha que ‘honrar’ o título. Muitas vezes era o único de um

campeonato de centenas de jogadores. A cobrança e pressão são maiores. Manter-se em um patamar alto, sempre, é complicado. Enfrentava adversários que tinham estudado dezenas de partidas minhas e eu nem sequer tinha visto alguma deles”, comenta. Arthur já representou o Brasil em países como Turquia, Grécia, Alemanha e atualmente cursa a terceira série do ensino médio, e os vários compromissos estudantis o tem feito ficar mais ‘quietinho’ com relação às viagens. Sobre os treinamentos, ele conta que 33


Fotos Arquivo Pessoal

um atleta de alto rendimento treina abertura, meio de jogo, finais, tática, estratégia, entre outros atributos, o que significa um mínimo de três horas diárias. “Porém, muitas vezes analisamos as partidas mentalmente, o que nos permite estudar na rua, no ônibus, comendo”, garante.

“JUNTAR QUALIDADE DE VIDA COM A PROFISSÃO, MONTANDO MINHA ROTINA, SEM TER PATRÃO, DE UMA FORMA QUE ME DÁ PRAZER” Pelos benefícios que o jogo proporciona como raciocínio logico, controle emocional, disciplina, paciência, atenção e concentração, por exemplo, o jogo vem sendo utilizado em escolas 34

públicas e particulares como instrumento de ensino. Desde 2000, a psicopedagoga Patrícia Noronha desenvolve um projeto de ensino de xadrez, atualmente no Centro Educacional Trilha da Criança. De maneira lúdica, ela envolve os alunos com o jogo e suas várias possibilidades educativas e interdisciplinares. “A proposta é oferecer uma experiência de aprendizagem de um jogo milenar, que oferece uma rica simbologia e que não conta com a sorte, e sim, com o raciocínio e a construção de estratégias. Através do xadrez é possível estabelecer um diálogo entre aspectos da história, geografia, matemática, artes, comunicação e socialização”, comenta a educadora. Patrícia afirma, ainda, que nesses anos de prática as crianças aprendem de maneira prazerosa e é possível perceber, além dos benefícios na rotina e desempenho escolar, uma melhora na autoestima das crianças.

sem problemas. Há sites gratuitos em que você pode se cadastrar e jogar com pessoas online do mundo todo. Além disso, há competições de todos os tipos. Tudo é possível, basta querer,” finaliza.

Assim como os alunos da Patrícia, Arthur também começou a praticar o xadrez aos seis anos de idade e defende que é um jogo sem restrições, no qual qualquer pessoa pode jogar. “Comecei com um tabuleiro que estava faltando um peão. Eu coloquei uma brita no lugar e joguei dessa forma por seis meses,

E por falar em paixão que virou também profissão, João ministra aulas mensalmente na capital mineira e também em Florianópolis, onde reside atualmente. “Em Belo Horizonte para 10 alunos, no Sierra Poker Sports, e em Florianópolis para 20 pessoas, na casa que montei para meu time e onde

Outro mineiro que também faz bonito, mas dessa vez, no pôquer, é João Simão. Belo-horizontino de 25 anos, ele já foi finalista de todos os maiores eventos de pôquer no mundo, online e presenciais. Começou a praticar o pôquer quando cursava Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e frequentava o diretório acadêmico do Instituto de Ciências Exatas. João conta que o que lhe chamou atenção na modalidade foi a competição e a adrenalina proporcionadas pela atividade. Assim se decidiu pelo esporte, pois conseguiu “juntar qualidade de vida com a profissão, montando minha rotina, sem ter patrão, de uma forma que me dá prazer”, comenta.


também estão os jogadores que invisto, treino e fico com parte dos lucros”, revela. João acrescenta que o pôquer foi fundamental para a sua qualidade de vida. “Moro na cidade que sonhei, construindo meu caminho, realizando sonhos, viajando o mundo, sem horários e trabalhando quando quero”. Sobre os valores ganhos, João bateu a marca de U$ 3,5 milhões em prêmios e torneios apenas esse ano e pretende continuar com a carreira pelo resto da vida. Para isso, ele conta com uma ‘equipe’ pra lá de especial. “Meu pai dirige minha carreira, minha mãe me ajuda a manter a humildade e os pés no chão. Meus dois irmãos me orientam dentro e fora das mesas. Minha esposa literalmente veste a camisa. Foi ela quem criou meu curso, que mantém meu foco, me apoia nas fases difíceis e adapta a vida e rotina dela à minha carreira. Certamente os méritos são deles, minha sorte é ser

João (quarto à esquerda na primeira fila) e seus alunos

cercado por essas cinco pessoas que me guiam com muito empenho e carinho”, expõe. Mas engana-se quem pensa que ele não dá duro para ter conquistado tudo o que tem, apesar da rotina flexível os trabalhos e treinos não são deixados de lado. “Tento manter uma média de estudo de três vezes por semana, me dedico ao planejamento das aulas uma vez por

semana, além de treinar meu time cinco vezes semanalmente”, enumera. Ele ainda diz que no decorrer da sua vida, teve vários sonhos que foram mudando de acordo com cada fase em sua vida, atualmente a aspiração é a de ajudar crianças carentes. “Graças a Deus vamos lançar um curso anual com renda 100% destinada para isso”, conclui.

Viajar por aqui é viver a história, os sabores, as pessoas e os lugares. Minas não cabe em definições e, por isso, quem a conhece não esquece, jamais. Nossos principais serviços: • Atendimento corporativo • Receptivo e logística para eventos em Minas Gerais • Viagens nacionais e internacionais

/libertasreceptivo • (31) 2516-0333 libertasviagens.com.br contato@libertasviagens.com.br35


GASTRONOMIA

FUSÃO

Magret Carnard (Donna Marguerita)

DE SABORES

Fotos Henrique Falci

Com o tema Gastronomia Fusion, o Restaurant Week BH vai até o dia 28 deste mês

E

m sua 9º edição, o Restaurant Week Belo Horizonte será um ‘prato cheio’ para estimular a criatividade dos mais renomados chefs da capital mineira. Com o tema Gastronomia Fusion, o festival irá reunir ingredientes de várias partes do mundo em um único prato. Do outro lado, os amantes da boa gastronomia terão a oportunidade de vivenciar e experimentar a cultura, os sabores e temperos de vários países, à distância e de uma forma deliciosa, claro. O número de restaurantes participantes é de 50 a 60 e, conforme explica o realizador do evento, Fernan-

36

do Reis, a ideia de limitar os estabelecimentos passa pelo critério da qualidade. “Trabalhamos com um número limitado porque visamos, principalmente, a qualidade dos serviços”. Reis destaca o cunho social do festival, que, além de democratizar o acesso à boa gastronomia, destinará R$ 1, a cada prato vendido e de forma espontânea, ao Hospital da Baleia. Além de uma oportunidade de fazer um tour pela cidade, conhecendo novos espaços e sabores, uma ocasião para fazer o bem.


Bacalhau crosta bora (Mes a Mis)

Ancho com risoto (Arantes)

37


Filet em cubos com batata (Haus Munchen)

Supremo frango e risoto (Patuscada)

Menus especiais

Selecionados especialmente para o evento, os cardápios (com direito a entrada, prato principal e sobremesa) serão vendidos ao preço fixo de R$ 37,90 + R$ 1,00 de doação para o Hospital da Baleia, total R$ 38,90 no almoço. Para o jantar, R$ 49,90 + R$ 1,00 de doação para o Hospital da Baleia, total R$ 50,90.

Ravioli verde com cenoura (Don Pascoale)

38

Outra novidade fica por conta do site do festival, no qual os frequentadores poderão fazer reservas gratuitamente pela internet. A ação acontece em parceria com a Best Tables, empresa europeia de reservas on line. Assim como no primeiro semestre deste ano, o festival acontece simultaneamente em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Campinas e São

Paulo. No total serão, aproximadamente, 400 restaurantes funcionando ao mesmo tempo e um público estimado de 100 mil pessoas.

SERVIÇO O quê: Belo Horizonte Restaurant Week Período: até o dia 28 de setembro

Lombo tropeiro (BM Design)


Foto Banco de Imagens

SUSTENTABILIDADE

MUITO ALÉM

DE UM DISCURSO ECOLÓGICO

Por Christiano Rocco

A

embalagem de um produto diz muito sobre a empresa que o fabrica, e o seu objetivo vai muito além de ostentar a marca da companhia. Além de trazer as especificações do conteúdo, a embalagem mostra também informações importantes sobre a própria empresa. Diante da crescente demanda por produtos sustentáveis, desencadeada pela real – e urgente - necessidade de reduzir a poluição causada pelo modelo de produção contemporâneo, a embalagem torna-se uma ferramenta valiosa para diferenciar as empresas que realmente têm comprometimento ambiental daquelas que apenas adotam um discurso ecologicamente correto, mas não pensam na sustentabilidade na hora da produção. Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) mostram que, no Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens, volume que corres-

ponde a cerca de 25 mil toneladas diárias de resíduos. Quando trata-se apenas do lixo doméstico, essa proporção aumenta para um terço. As embalagens que não recebem uma destinação correta na hora do descarte, acabam causando o esgotamento dos aterros, dificultando a degradação de outros resíduos. Por isso, pensar em soluções para a gestão de resíduos sólidos sem levar em conta a produção industrial de embalagens é impraticável. É necessário que as empresas assumam, de fato, a responsabilidade e, com isso, trabalhem no sentido de minimizar os impactos da produção em larga escala. Desde que a sustentabilidade entrou na agenda da indústria brasileira, é cada vez mais difícil para uma companhia ignorar as mudanças pelas quais clama o mercado. *Christiano Rocco é presidente do Instituto Ativa Brasil

39


LIVROS & CIA

Para ler e ouvir. Confira as dicas da revista Minas em Cena

“ABRE ASPAS

Fim

Autora: Fernanda Torres Editora: Companhia das Letras

Desafio

Autor: C.J Redwine Editora: Novo Conceit No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o comandante designa para Rachel um novo protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la. Chefs Café

Autor: Carlos Andreotti Editora: Melhoramentos

Eu sou Malala

Autoras: Malala Yousafzai e Christina Lamb Editora: Companhia das letras Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo direito à educação. Porém, no dia 9 de outubro de 2012, foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou para as salas das Nações Unidas, em Nova York. Aos 16 anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens.

O livro “Chefs Café” traz quase 100 receitas surpreendentes de grandes chefs, como por exemplo, Alex Atala, ao usar o café como o ingrediente que realça os sabores e tempera carnes, peixes, risotos, massas, pães, saladas, doces e ainda é uma ótima opção para drinks. Em um capítulo especial, Isabela Raposeiras ensina o que é a bebida, do campo à xícara, com dicas especiais, seu preparo, degustação e como reconhecer bons cafés. Eliana Relvas apresenta as bebidas clássicas feitas com o grão. O capítulo inicial conta a história e as transformações profundas que o café provocou em sociedades ao redor do mundo e no Brasil. Nathan Herszkowicz fala sobre um novo ciclo de prosperidade do grão, sua relação com a sustentabilidade e os avanços do mercado. 40

Fotos Divulgação

Brilhando na televisão, teatro e cinema, a atriz Fernanda Torres também entrou no universo das letras em suas colunas no jornal Folha de S.Paulo, na revista Veja Rio e em colaborações para a revista Piauí. Com Fim, seu primeiro romance, ela consolida essa transição. O livro conta a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles relembram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o “careta” da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos, mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.


“ NOTAS MUSICAIS Ultraviolence

Artista: Lana Del Rey Gravadora: Universal Music

Lana Del Rey é um ícone da música atual, conhecida por reinventar o estilo dos anos 50 e 60. Ultraviolence é o terceiro álbum da cantora que inclui as músicas West Coast e Shades Of Cool. O álbum foi produzido pelo guitarrista do Black Keys, Dan Auerbach, e as canções foram compostas por Lana em parceria com Rick Nowels, que já trabalhou com Madonna, Ellie Goulding e Cee-Lo Green.

Fotos Divulgação

The Hunting Party

Artista: Linkin Park Gravadora: Warner Music

De Graça

Artista: Marcelo Jeneci Gravadora: Som Livre

Presença confirmada em Belo Horizonte no dia 18 de outubro no Circuito Banco do Brasil, Linkin Park apresenta o The Hunting Party, que marca o retorno da banda aos estúdios. Dessa vez, atendendo aos pedidos dos fãs, a banda sinalizou já no primeiro single a confirmação do seu retorno às origens de um rock in roll mais pesado. O último álbum de estúdio, Living Things, foi um sucesso absoluto de vendas, atingindo o status de Disco de Ouro no Brasil.

“De Graça”, segundo álbum de Marcelo Jeneci, mostra um cantor amadurecido, depois de passar por momentos marcantes na vida pessoal e profissional. Produzido por Kassin, coproduzido por Adriano Cintra e com arranjos de orquestra de Eumir Deudato, as 13 faixas mostram a mudança na forma de fazer música de Jeneci, sem perder a referência e a fórmula de sucesso do primeiro disco. “De graça”, foi o primeiro single deste trabalho lançado na internet, as músicas compostas em parceria com Arnaldo Antunes, “Alento” e “Tudo bem, Tanto faz”, também dão um toque especial ao CD.

Loa

Artista: Vander Lee Gravadora: Radar Records

Seu olhar poético e original, sempre voltado para o cotidiano e temas relacionados como o amor, futebol e recortes urbanos, coloca Vander Lee como um dos compositores mais inspirados da atual cena musical brasileira. Esse é o oitavo disco do cantor, batizado de “Loa”. Com 15 anos completos de carreira, suas composições já foram gravadas por artistas como Elza Soares, Fábio Jr., Gal Costa, Alcione, Maria Bethânia, Emilinha Borba, Elba Ramalho, Regina Souza, Rita Ribeiro, Luiza Possi e Lokua Kanza. 41


Foto Banco de Imagens

TECNOLOGIA

APLICATIVOS

EM DEFESA DOS CONSUMIDORES

Por Sandra Leão

Criação de apps impulsiona o mercado e, cada vez mais, visa atrair novos públicos

T

amanho sucesso dos aplicativos tem impulsionado os downloads e aquecendo economicamente o setor. Dados da consultoria Gartner, Marketsand Markets e Forrester Research sinalizam uma movimentação de cerca de R$ 88 bi para 2015. O mercado de apps, foca-

42

dos em dispositivos como smartphones e tablets tem crescido, igualmente, à nossa proporção de vício e dependência por eles. Prova disso, é o resultado de uma pesquisa global divulgada pela empresa Flurry Analytics, a qual aponta o crescimento de 115% no uso de aplicativos em 2013.


Leo Soltz, um dos sócios da Fill the Blank, empreendedora responsável pela criação do Help Aéreo

Foto Giovanni Bessa

E por falar neles, foi lançado recentemente o Help Aéreo. E como sugere o próprio nome, seja por diversão ou trabalho, é inevitável não correr o risco de enfrentar voos atrasados, cancelados, overbooking e extravio de bagagens. São transtornos comuns, mas que geram uma tremenda dor de cabeça, além da solução nem sempre ser tão rápida. Dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) apontam que mais de 27 mil ações são ajuizadas anualmente no Brasil em decorrência de algum problema envolvendo aeroportos ou companhias aéreas. Esse número poderia ser ainda mais significativo se grande parte das pessoas não desistisse de fazer a ocorrência assim que deixasse o aeroporto. Por esse histórico de queixas, o aplicativo gratuito nasce com o objetivo de dar aquela ‘mãozinha’ aos passageiros que por ventura passem por algumas dessas situações.

43


Encurtando o caminho

No Help Aéreo o usuário pode formalizar a queixa por meio do app, ainda no local da ocorrência, sem perder tempo e energia. Entre o usuário e a empresa responsável há seis passos a serem seguidos para entrar com uma ação. A ocorrência é imediatamente enviada para um dos advogados cadastrados na plataforma. As informações encaminhadas são analisadas desde o fato ocorrido até sua procedência, antes do ajuizamento de qualquer medida. Sua função é conectar o consumidor negligenciado a uma rede de advogados credenciados, minimizando o transtorno causado. O principal diferencial do aplicativo é que não há cobrança de qualquer taxa ou honorários iniciais para o ajuizamento de uma ação. Os profissionais credenciados serão remunerados somente se o usuário ganhar a causa e for indenizado pela empresa aérea. O download é gratuito e sua base possui parcerias com advogados e escritórios de direito em todo o país. Para Leonardo Soltz, um dos sócios da Fill the Blank, empreendedora

responsável pela criação do app, “o aplicativo é inédito no Brasil e já alcançou em apenas um mês mais de 1250 downloads, cerca de 50 ocorrências enviadas, sendo que três já foram ajuizadas em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte”, comenta. Também recém lançado, o Freet surge com a proposta de oferecer descontos em estabelecimentos comerciais, com um diferencial: o cliente carrega o cupom, diretamente no seu aparelho, além de facilitar a interação da empresa prestadora do serviço com o cliente. De acordo com o diretor comercial da Next ID - empresa responsável pelo aplicativo e também pelo Way Taxi, Wallace Melo, o app é resultado de estudos de caso sobre os motivos de insatisfação dos consumidores e do crescente desuso de soluções como sites de compras coletivas. “O cliente passar a ver, imediatamente e em qualquer lugar, todas as promoções disponíveis. O aplicativo possui recursos que permitem ao cliente localizar facilmente algum item do seu interesse. Já os lojistas passam a conhecer o público interessado em suas campanhas de marketing a partir do momento que os tickets são resgatados”, explica.

Foto Giovanni Bessa

Wallace Melo (ao centro) e os sócios Vinícius Pereira e André Almeida da Next ID

44


Na Central Press, não existem limites para o que você planeja, seja em pequenos ou grandes formatos, corte a laser, em madeira, acrílico, tecido ou o que imaginar. Há 15 anos atuamos em Comunicação Visual com Impressão Digital movidos por uma única razão: tornar os seus projetos reais.

centralpressdigital.com • 31 3239-1700

45


Foto Divulgação

CAPA

46


ELA ESTÁ COM TUDO E ESTÁ PROSA

Por Helenna Dias

A mineira Natália Guimarães viu sua vida mudar radicalmente após ser eleita a segunda mulher mais bonita do mundo. Hoje, ela assume vários papéis, entre eles, o de apresentadora, atriz, esposa e mãe

D

esde que foi eleita a segunda mulher mais bonita do mundo no concurso Miss Universo, há sete anos, Natália Guimarães conquistou a simpatia e o coração de milhões de brasileiros. E não é para menos, o resultado foi o melhor na história do Brasil nas últimas décadas e, após o feito, o então “esquecido” certame ganhou um novo olhar por aqui. Essa nova visão, acredita a mineira, se deve ao fato de o país ter chegado muito próximo do título. “Chegamos muito perto da coroa, o que fez com que todos ficassem na torcida e também porque o assunto foi muito comentado”, argumenta. Natália viu, sem querer e num piscar de olhos, sua vida mudar radicalmente. E pensar que naquela tarde a ida ao dentista acontecera graças a uma bronca

da secretária de sua casa. “Eu nem ia ao dentista, a secretária de casa me passou um “pito”. Mas quando entregamos tudo para Deus ele faz essas supresas pra gente”. Nos planos até então traçados à época, ela morava no EUA, onde estudava inglês e trabalhava como modelo. Viera ao Brasil para passar 15 dias, mas nunca mais voltou. Sem se esquecer de como começou, a bela é grata ao apoio recebido de Nádia Micherif e José Alonso Dias, organizadores pelas etapas estadual e nacional. Se a beleza abre portas, a apresentadora faz uma ressalva. “Acredito que abre portas se você tiver discernimento para seguir o caminho certo, pois há as portas boas e ruins. A beleza ajuda, mas é preciso construir algo mais, ter conteúdo e sempre buscar ser uma pessoa melhor”, declara.

47


Foto Daniela Matias

Natália e Leandro comemoram aniversário de um ano de Maya e Kiara

Religiosidade

“QUERO QUE TENHAM ORGULHO DA MINHA HISTÓRIA, DO MEU MARIDO E DA MINHA FAMÍLIA (...)”

48

Católica e devota de Nossa Senhora Aparecida, a religiosidade é uma característica marcante dessa mineira de Juiz de Fora. Natália revela que, no dia do seu nascimento, a mãe teve um sonho com a padroeira do Brasil. Assim, consagrou a filha à santa, que recebera o nome de Natália Aparecida.

novidade. “Estou renovando o contrato com a TV Record, estou indo para o meu sétimo ano na emissora”, confidencia. Sobre a possibilidade de ter o próprio programa na rede, acrescenta: “Estou me preparando para isso, acredito que a gente tem que crescer e quando isso acontecer estarei mais preparada. Gosto muito do que eu faço, e quando for a hora sei que o pessoal vai me dá muita força”, pondera.

Nova fase

Casada há seis anos com o cantor Leandro, do grupo KLB, Natália assume vários papéis - apresentadora, atriz, mãe e esposa - e busca conciliar a rotina da família com os compromissos profissionais. E não são poucos. Além destes, atua como mestre de cerimônia em eventos, é a garota-propaganda de várias marcas conhecidas e, na TV, ela conta uma

Na coluna Cantinho da Mamãe, no blog Paraíso Moda Bebê, o lado maternal entra em cena. “É uma troca de experiências, muitas me escrevem e faço questão de responder aos e-mails. Muitas vezes, o que a gente está passando pode ajudar outras mães. Mas, com certeza, o mais importante de tudo não é apenas acreditar no que escrevo, elas precisam vivenciar”, explica.


Foto Divulgação/Record Minas

“SEMPRE QUIS SER MÃE, QUANDO PEQUENA DIZIA QUE QUERIA TER GÊMEAS”

49


Foto Daniela Matias

Maternidade

Mãe das gêmeas Maya e Kiara, com um ano de idade completados há um mês, ela conta que a vida “ficou mais bonita e cor-de-rosa”. “Sempre quis ser mãe, quando pequena dizia que queria ter gêmeas”, revela. As prioridades também mudaram. Natália declara que, após a chegada das filhas tudo mudou de foco, e hoje em dia procura se cuidar mais até mesmo para ficar bem com as pequenas. Pergunto se ela quer ter mais filhos, disse que “por enquanto não, mas a gente não sabe a vontade de Deus”. Conta, ainda, que Maya fala “papá”, em quanto Kiara já sabe balbulciar “mamãe e papai”. “Leandro já é feliz com as duas, é muita emoção. Filmo, e quando ouço toca no fundo do coração, vejo mais de dez vezes só para ouvi-las”, emociona-se. As preocupações com o futuro das crianças, embora ainda seja cedo, já 50

existem. Sobre isso, conta que hoje percebe o quanto o mundo é muito cruel, o que vai mostrar para as filhas e de como protegê-las. Quando pergunto o que pretende deixar para Maya e Kiara, Natália é enfática. “Quero que tenham orgulho da minha história, do meu marido e da minha família. Que elas se preocupem uma com a outra, acho que isso é o mais importante e que elas saibam que não estão sozinhas”. Em relação ao marido, ela tece elogios ao dizer que Leandro é um super parceiro, presente e muito preocupado com as meninas. “Ele é meio mãezona, não troca fraldas, mas ao menor chorinho delas corre para ver o que está acontecendo”, enaltece. Por outro lado, Natália confessa uma certa inquietação do esposo. Nas palavras dele e antes de elas nascerem, dizia à mulher que “a pior parte de ter meninas é virar sogro” e, no caso dele será de duas.

“ME PREOCUPO COM O RUMO QUE O BRASIL ESTÁ TOMANDO, A GENTE PERCEBE QUE ALGO ESTÁ ERRADO (...)”


Morando em São Paulo, Natália tem suas raízes fincadas em BH. Daqui, sente falta do tradicional café da tarde. “Tenho muitas saudades do cafezinho da tarde, todo mundo em torno da mesa, o cachorrinho em volta e aquela broa de fubá. Acho isso importante, já faço isso com as minhas filhas. Dou café com leite pra elas em uma xícara de brinquedo. Elas fazem a maior bagunça, mas quero passar isso também para as meninas. Outra paixão de Natália por aqui é o amor pelo time de coração, nesse caso, o Atlético. Torcedora fiel, acredita na força do Galo e mantém a esperança até o último minuto. Você

Foto Daniela Matias

Foto Divulgação

Mineirices

também quer passar esse entusiasmo para as crianças? “Se disser que não estou sendo hipócrita, elas são paulistas, mas pelo em Minas elas serão um pouquinho mineiras”, fala com orgulho. Já o marido é corinthiano e, como era de se esperar já se encarregou de vestir as filhotas com roupinhas do clube. Falando de política

A respeito da política brasileira, demonstra apreensão sobre o futuro do país. “Me preocupo com o rumo que o Brasil está tomando, a gente percebe que algo está errado. Tenho medo que o povo seja enganado, mas o povo não pode desanimar, estagnar”, enfatiza.

51


DECORAÇÃO

O CENTRO

DAS ATENÇÕES

Fotos Daniel Mansur

A

sala de reuniões é o ambiente mais importante de uma empresa, e não é exagero fazer tal afirmação. Vale lembrar que é no recinto onde, geralmente, são tomadas decisões e quando negócios são fechados. É também o lugar onde novos planos são discutidos e novas ideias são apresentadas. Partindo dessa premissa o espaço ganha atenção especial da arquitetura, com um olhar em profunda sintonia

52

com os objetivos das corporações. Por tudo isso é imprescindível reforçar o conceito da marca em cada detalhe. “É preciso entender a imagem que a empresa quer passar. É uma empresa grande e imponente ou luxuosa que vende exclusividade? A partir disso, vamos trabalhar com cada recurso que a arquitetura oferece: cores, texturas, mobiliários, decoração, iluminação, deta-

lhamento, marcenaria”, enumera a arquiteta Estela Netto, que já executou projetos corporativos com objetivos bem diferentes. Entre os vários pontos a serem observados em cada projeto, Estela salienta que que não se pode abrir mão de uma estrutura mínima, com pontos de eletricidade para carregar computadores e telefones e, claro, mesa e cadeiras.


53


Nesse projeto, Estela especificou uma 54 enorme mesa que simboliza, espacialmente, toda a grandeza da empresa


Neste ambiente, Estela Netto quis retratar todo o luxo e exclusividade da marca

55


56


57


MOBILIDADE URBANA

O QUE ESTÁ RUIM, VAI PIORAR

Por José Aparecido Ribeiro

P

assado o período de férias escolares e Copa do Mundo, os engarrafamentos na avenida Amazonas aumentam dia após dia e estão ficando insuportáveis. O que era ruim, está impraticável, pois o tráfego não flui em nenhum dos sentidos. Observe que a proposta de implantação de vias segregadas para ônibus ainda não aconteceu, mas a falta de fluidez exige paciência dos motoristas que precisam usar essa importante via para chegar ao centro ou atravessar a cidade no sentido oposto em direção a Contagem, Betim, rodovia Fernão Dias e bairros que dependem da avenida em questão para serem acessados. Há dias em que os congestionamentos ocorrem do Centro até a Refinaria Gabriel Passos, em Betim. O percurso, antes feito em uma hora em dias de engarrafamentos “normais”, entre a Praça

58

Raul Soares até a avenida Cardeal Eugênio Pacelli, leva o dobro do tempo. Este fato nos remete a uma conclusão preocupante, se convidarmos a lógica e o bom senso para serem ouvidos. Se com as pistas livres nos dois sentidos, a via está praticamente parada nos horários de pico, imagine o que acontecerá quando a PBH implantar a pista exclusiva para o BRT, sucumbindo uma das pistas de carros? A conclusão, convido o interlocutor para exercitar e tirar por conta própria. A empresa gestora do trânsito da capital continua acreditando, mesmo com os exemplos do Vetor Norte que está praticamente parado nos horários de pico, na Cristiano Machado e Antônio Carlos, que BRT e ciclovias têm apelos para a população deixar carros na garagem. Ingenuidade, teimosia ou intenções veladas? Ao contrário do que diz os especialistas

contra as obras, a Amazonas exige intervenções urgentes para eliminar seus 45 sinais de trânsito, sem sincronia, existentes entre a Praça da Estação e o cruzamento com o Anel Rodoviário. Suprimir uma das pistas para o BRT e achar que as pessoas irão deixar carro em casa é loucura. Só não vê quem não quer. Com efeito, no momento em que a indústria automobilística enfrenta sua primeira crise após uma década de “céu de brigadeiro”, com redução de vendas e demissões, pergunto aos teóricos da PBH: Não seria oportuno pensar no segundo andar da avenida Amazonas, aumentando de três para seis pistas em cada sentido, entre a avenida do Contorno e o Anel Rodoviário? Ou eles acreditam que o passivo de obras que a cidade possui, com mais de 40 anos de atraso, será resolvido com o BRT e bicicletas?


VERDADE

DE SEGUNDA A SEXTA, ÀS 19H.

ESTE É UM DOS PRINCÍPIOS DO JORNALISMO QUE O CARLOS VIANA LEVA ATÉ VOCÊ, COM OS FATOS MAIS IMPORTANTES DO DIA.

É POR VOCÊ QUE A RECORD MINAS FAZ MAIS. www.recordminas.com

/TVRecordMinas

@tvrecordminas

@tvrecordminas

59


Foto Banco de Imagens

INTELIGÊNCIA DIGITAL

A VEZ

DOS LIVROS ELETRÔNICOS

Por Leonardo Bortoletto

E

mbora entre os brasileiros não seja comum o hábito de ler livros, uma nova forma de leitura está chegando e, aos poucos, deixa de ser promessa para virar realidade: os livros eletrônicos ou e-books, estes começaram a ser vendidos no Brasil em 2009. O número sempre foi baixo, se comparado aos Estados Unidos, mas a situação está mudando. A chegada de grandes grupos do setor virtual é um forte indicativo de que o campo editorial brasileiro é um dos mais visados. Em português, já existem mais de 10 mil livros digitais disponíveis. As dez maiores editoras brasileiras somam quase 4.100 e-books e representam mais de 1/3 destes em português. Se considerarmos as 30 editoras que mais oferecem as versões digitais, elas respondem por metade dos títulos. Outro ponto positivo para que os livros digitais avancem é o crescimento e a popularização dos tablets e dos smartphones. Estudo realizado pela GfK Custom Research Brasil, entre janeiro e agosto de 2012, mostrou que a comercialização de tablets teve aumento de 267% e a venda de smartphones subiu

60

55% em relação ao mesmo período de 2011. Para disseminar os e-books, o Governo Federal publicou edital para a compra de 80 milhões de livros digitais didáticos. Além disso, serão adquiridos mais de 600 mil tablets para professores. A encomenda é um passo decisivo para organizar e impulsionar o mercado editorial eletrônico, visto que cerca de 30% do setor vem de encomendas governamentais. Talvez seja o primeiro passo para popularizar a leitura virtual e fazer com que o brasileiro comece a gostar de ler com mais frequência. Ainda é preciso ultrapassar a resistência dos leitores apegados aos impressos. Com o dispositivo certo, a leitura virtual é parecida com a de um livro de papel. Sem contar que é possível armazenar vários títulos no e-reader, sem pesar a bolsa ou a mochila, e ler em qualquer lugar e momento. Os e-books podem ser considerados uma revolução, mesmo que ainda em “fase de testes” no país, e espera-se que aumente o número de leitores e de brasileiros que tenham prazer na leitura. Ler é divertido e saudável. Para começar, basta escolher um título que mais agradar e mergulhar na história.


JÁ PENSOU

EM ANUNCIAR PARA

3 MILHÕES DE PESSOAS

?

POR MÊS

Rede de TVs em alta definição presente nos principais shoppings populares de Belo Horizonte.

contato@cityme.com.br

3582-5200

31

61


Foto Banco de Imagens

SAÚDE

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

Por Helenna Dias

Para a medicina, a fobia pode integrar um dos possíveis transtornos de ansiedade

P

ara quem não tem a reação pode parecer desproporcional, exagerada. Há também quem diga que tudo não passa de um “ataque de frescura”. Para a medicina, a fobia pode integrar um dos possíveis transtornos de ansiedade, como: fobia social, em que a timidez é exagerada e causa prejuízo ao indivíduo, como por exemplo, medo de se expor socialmente. Outro caso é a fobia específica-condição, na qual determi-

62

nado objeto ou situação gera no indivíduo extrema ansiedade ou medo, acompanhada de comportamentos de fuga. Aqui, o paciente teme um ou mais objetos ou situações causadoras de ansiedade, como sangue, injeção, viajar de avião, animais, entre outros. Mas qual o limite entre o medo e a fobia? O professor de psiquiatria e psicologia médica do departamento de Saúde Mental da Faculdade de

Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Nicolato, explica que o medo é uma das características da fobia e de demais transtornos ansiosos em geral. “Na fobia ou em quadros ansiosos, o indivíduo pode ter a sensação de medo de vir a se deparar com animais dos quais tem receio ou medo de encontrar, como em ocorrências de fobia específica a aranhas (aracnofobia), por exemplo”.


Foto Letícia Gloor

Heloísa Clara entra em pânico ao ver uma lagartixa

Tenho medo de...

“(...) SINTO TAQUICARDIA, MINHAS MÃOS SUAM MUITO E PRECISO TOMAR REMÉDIO PARA ENFRENTAR A VIAGEM”

E por falar em animais, o medo da assistente financeiro Heloísa Clara Silva se enquadra nesse perfil específico e a acompanha desde a infância. O perigo em questão é a lagartixa – aparentemente um bichinho inofensivo, mas não aos olhos de quem não pode, sequer, ver a foto do réptil. “Morro de medo, não sei explicar o motivo. Mas lembro de quando criança não querer tomar banho porque tinha uma lagartixa no banheiro. E até hoje é assim, não consigo ver em fotos e se passa em algum programa de TV logo mudo de canal”, conta. Sobre as sensações, Heloísa comenta que entra em pânico, começa a chorar e se contorce toda ao ver o lagarto, mesmo sabendo que o “inimigo” não pode fazer nada contra ela. Assim como Heloísa, os medos da redatora Manuela Monjardim também têm

origem na infância. Um deles é a coulrofobia, na prática, medo de palhaço. Manuela lembra do primeiro episódio, aos cinco anos de idade. “Durante uma festinha da escola fiquei, literalmente, debaixo da saia da professora ao me deparar com um palhaço”. A redatora evita lugares onde sabe que pode encontrá-lo e, caso se depara com um pelas ruas, rapidinho muda o caminho. Se uma fobia pode causar tantas restrições à vida do indivíduo, imagina então conviver com mais de um transtorno por durante anos ou até uma vida inteira. Ainda falamos da Manuela, que ainda sofre de fagofobia – medo excessivo de comer e engolir - e pavor de viajar de avião. “Andei de avião pela primeira vez aos 22 anos, e desde então é sempre a mesma coisa. Sinto taquicardia, minhas mãos suam muito e preciso tomar remédio para enfrentar a viagem”. A redatora conta, ainda, que a mãe sempre teve o mesmo medo, 63


Foto Letícia Gloor

Palhaço, viajar de avião e de engolir são os medos de Manuela Monjardim

“QUANDO CRIANÇA ACREDITAVA QUE SE TOMASSE COMPRIMIDO ME TORNARIA UMA PESSOA ADULTA”

categoria de fobia específica. Como exemplos, ele cita. “Um indivíduo com um parente de primeiro grau com uma fobia específica de animais tem probabilidade significativamente maior de ter a mesma fobia do que qualquer outra categoria. Pessoas com fobia de sangue, injeção e ferimentos apresentam propensão peculiar à síncope vasovagal – ou seja, podem vir a ter desmaios na presença de estímulos fóbicos como em exames de sangue ou ao se depararem com agulhas. Isso não é fragilidade. Deve-se reduzir o estigma e/ou preconceito contra os que sofrem em virtude de doenças psiquiátricas”, enfatiza.

Nesse sentido, o médico Rodrigo Nicolato esclarece que pode haver suscetibilidade genética para certa

No que se refere à fagofobia, outro transtorno de Manuela, este também pode estar relacionado à infância. “Quando criança acreditava que se tomasse comprimido me tornaria

apesar de nunca ter voado. Porém não sabe dizer se o transtorno pode ter influência da genitora.

Origem

64

uma pessoa adulta. Lembro que certo dia, ao tomar um remédio, disse à minha mãe que o comprimido havia parado na garganta. E ela, para me ajudar, me deu um tapinha nas costas. O problema é que eu assustei com a reação dela”, contextualiza. A redatora acrescenta que na fase da adolescência o desconforto era muito maior, “tenso”, além de ter limitado muito a vida social e as saídas com os amigos. Comumente, os fagofóbicos relatam sentir a garganta “estreita”, têm sensação que ao engolir o alimento não irá passar pela garganta. Há também casos mais extremos, quando os indivíduos acometidos pela fagofobia procuram ingerir alimentos mais fáceis de engolir ou então mastigado excessivamente. Entre os sintomas, sudorese, dificuldade para respirar, desmaio e medo de morrer engasgado.


Foto Giovanni Bessa

Tratamento

“SE NÃO TRATADOS ADEQUADAMENTE OS QUADROS PODEM SE ASSOCIAR À DEPRESSÃO MAIOR, ALCOOLISMO E A OUTROS QUADROS DE ANSIEDADE”

Heloísa Clara e Manuela Monjardim nunca procuraram os serviços de um profissional da área médica. Heloísa disse que, apesar do medo convive bem com situação, desde que não entre em contato com o objeto fóbico, neste caso uma lagartixa. Manuela também nunca procurou ajuda e, para tentar amenizar os incômodos, tenta relaxar sozinha. “Penso que tudo é psicológico e não clínico. Tento decifrar as origens e ao mesmo tempo controlar os meus medos”, declara. Segundo Nicolato, o fato de as pessoas fóbicas não recorrerem ao tratamento ou se o fazem há certa demora, esbarra na necessidade de campanhas que reduzam o estigma. “Alguns pacientes acham que apenas casos graves devam ser tratados, e se procurarem médicos psiquiatras e /ou psicólogos especialistas em tratamento de quadros fóbicos

poderão ser confundidos como pessoas sem razão ou pacientes muito graves”, argumenta. Outra hipótese para tal comportamento, comenta o médico, é que estes temem serem chamados de frágeis ou fracos, por exemplo. De acordo com o médico, casos extremamente leves e que não produzem sofrimento algum e em situações em que o contexto justifique o medo, não são considerados transtornos psiquiátricos. E casos muito leves, se é que são casos de fobia enquanto transtornos podem ser arrefecidos pela exposição a profissionais dedicados e calmos de outras áreas. “Eu não tinha fobia a dentista, mas um medo intenso... O cuidado e as explicações de minha dentista me ajudaram muito (risos). Deve-se registrar que, se não tratados adequadamente os quadros podem se associar à depressão maior, alcoolismo e a outros quadros de ansiedade”, conclui Rodrigo Nicolato. 65


Foto Ricardo Rollo

VEÍCULOS

NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA

Jipes urbanos caem no gosto dos consumidores e vêm conquistando cada vez mais os brasileiros

A

ndando pelas ruas da cidade, você já parou para prestar atenção nos carros que estão ao seu lado? Está crescendo, e muito, o número desses veículos, digamos, mais robustos e dignos de um ‘fiufiu’. São os chamados SUVs - Sport Utility Vehicle - ou carros da categoria utilitário esportivo. O crescimento desse segmento, explica o diretor de Marketing do Chrysler Group do Brasil, tem sido constante nos últimos anos. Em 2009, as vendas de SUVs representavam 5% do total de automóveis e comerciais leves novos no país. No ano passado, essa fatia aumentou para 8%. E, até julho desse

66

ano, o percentual já subiu para 9%. “Muitos consumidores estão procurando veículos que oferecem mais espaço e equipamentos, mas com estilo e visual mais arrojados e que também proporcionem status elevado. E os SUVs se encaixam muito bem nessas características. Além de serem versáteis, permitem incursões off-road em diferentes graus de acordo com cada produto”, comenta. Destacamos alguns modelos, com jeitões de jipe e que fazem o maior sucesso no setor automotivo. Fique por dentro das características de cada um e descubra porque eles são os xodós de muitos brasileiros.

“(...) MAIS ESPAÇO E EQUIPAMENTOS, MAS COM ESTILO E VISUAL MAIS ARROJADOS (...)”


Foto Divulgação

Jeep Cherokee, novo modelo será lançado ainda nesse mês

Jeep Compass

O modelo mais urbano da marca tem excelente dirigibilidade em estrada e muita agilidade no trânsito urbano. Motor 2.0 16V de 156 cv e câmbio automático CVT. Segurança é um dos destaques, com controles de estabilidade e de tração e quatro airbags. Visual arrojado, rodas de 18 polegadas com acabamento preto, mesma cor de vários detalhes externos do carro, como grade, logotipos, racks de teto. De tração dianteira, o Jeep Compass tem chassi e suspensões reforçadas para off-road leve. E essa foi a escolha, há cerca de um mês, do engenheiro geólogo Leonardo Andrade. Segundo ele, a compra foi voltada para uso na cidade e em viagens a passeio, e um dos motivos que mais o influenciou na decisão foi a segurança. “Além das características relacionadas a esses itens, a altura do veículo, transmissão automática cvt com modo manual e itens como ar condicionado automático, assistente de saída em subida, espelhos retrovisores externos elétricos e aquecidos, faróis com regulagem de altura e conectividade, são também atributos que me conquistaram”, afirma. Jeep Cherokee

Próximo lançamento da Jeep no Brasil, a nova geração do Cherokee é um SUV médio e estreia ainda nesse mês. Com

estilo revolucionário, apresenta evolução em conforto, luxo, dirigibilidade, segurança e economia de combustível. O conjunto mecânico é formado por um novo motor, o Pentastar V6 3.2 de 270 cv e moderno câmbio automático de nove marchas. Jimny

Além de encarar a vida na praia ou no campo, é parceiro também na cidade e no trabalho. É um veículo leve com dimensões off road e tração 4x4. Além de dimensões compactas, o raio de giro de apenas 4,9m do Jimny o torna fácil de estacionar na cidade e de manobrar em trilhas sinuosas. Entre outros predicados, a altura do veículo e ampla área de visibilidade proporciona mais segurança ao dirigir. Por falar em segurança, o sistema keyless permite travar e destravar as portas à distância. Sem contar o freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor na traseira com sistema LSPV, que envia pressão às rodas de acordo com a carga no veículo. O rack de teto, além de reforçar o visual off-road, permite transportar equipamentos. Conta, ainda, com acessórios disponíveis como barras transversais para transportar pranchas, bikes e caiaques, entre outros. Os bancos traseiros são reclináveis e encosto bipartido, o que permite versatilidade a fim de oferecer maior espaço interno, Para puxar o SUV, a 67


Foto Murilo Mattos

Suzuki equipou o Jimny com motor de 1.3L de 16V, produzido em alumínio, o que gera 85cv de potência. Apaixonada pelo veículo, a personal trainer Juliana Ribeiro revela que tem o modelo há pouco menos de dois anos e seu uso é bem urbano. Para a personal, o carro tem beleza, bom tamanho, robusto, ágil e mecânica confiável. “Sempre gostei de carros ‘pau pra toda obra’ e este sempre foi um modelo que tinha vontade de adquirir. Mas, devido ao preço, demorou um pouco, era um sonho e sonho não tem preço, né? É lindo, pequeno, e fácil de estacionar nessa ‘selva de pedras’”, declara. Grand Vitara

O Grand Vitara, além de ser um verdadeiro SUV, possui tamanho inteligente com harmonia entre todas as suas características. Além disso, é reconhecido por seu alto padrão de dirigibilidade e estabilidade. Uma série de itens agrada até os mais exigentes: teto solar, cruise control, computador de bordo, ar-condicionado digital automático, amplo espaço interno e diversas configurações de banco. É possível escolher entre duas versões: 4x2 com tração traseira, ideal para mais segurança no dia a dia, ou 4x4 AWD com reduzida, para enfrentar diversos terrenos. 68

O computador de bordo possui multifunções com informações sobre consumo de combustível, velocidade média e temperatura externa. Para maior segurança, o Grand Vitara possui, ainda, air bags duplos e cintos pré-tensionadores de três pontos para todos os ocupantes. As crianças também são bem acomodadas. A fixação de cadeirinhas infantis é integrada à estrutura do banco e podem ser reclinados em até sete posições. Equipado com motor a gasolina de 2.0L em alumínio de 16V, o que gera 140cv de potência. Range Rover Evoque

O Range Rover Evoque 2014 continua a ser impulsionado pela gama de motores econômicos e leves de quatro cilindros da Land Rover, com as opções de 2.2 Diesel de 150CV, 2.2 Diesel de 190CV ou 2.0 a Gasolina de 240CV. Com a nova caixa automática de nove velocidades, apresentada pela primeira vez em março passado no Salão Automóvel de Genebra, e a transmissão ativa, os consumos foram reduzidos em até 11,4% e as emissões de CO2 foram também reduzidas em até 9,5%. O consumo combinado para a gama 2014 é desde 4,9 l/100km e as emissões de CO2 desde 129 g/km.


Fotos Divulgação

Grand Vitara

Além da mecânica de qualidade e preocupação com o meio ambiente, outro ponto forte do Range Rover Evoque é o design. Foram incorporadas alterações em locais específicos no exterior, novas opções de cores para o interior, quatro

designs novos de jantes em liga leve e logotipos Land Rover redesenhados na grelha dianteira, tampas centrais das jantes e tampa da bagageiro.

69


Foto Banco de Imagens

GESTÃO

O QUE VOCÊ

ESPERA PARA AMANHÃ?

Por Hélio Loredo

Q

uando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Esta é uma verdade que se aplica à maioria das pessoas, tanto na vida pessoal como profissional. Perguntei a um amigo, numa manhã, o que ele esperava do dia e ele me respondeu: “que tudo dê certo!” Aí eu perguntei: E para o final do dia de amanhã? “Que tudo continue certo”, respondeu. Esta é uma resposta óbvia, todos desejamos que tudo saia conforme nossas vontades, entretanto, o que temos feito para facilitar que as coisas deem certo? Quanto deste resultado é nossa responsabilidade? Para saber o que fazer, o essencial é compreender o que queremos como resultado de nossas ações. É como pensar de trás para frente. Se eu anseio que meu dia seja produtivo, a primeira coisa a ser feita é listar como quero

70

que cada ação termine, ou seja, quais são os objetivos de cada tarefa da qual me ocupar. Em seguida, é preciso traçar planos de atuação e então verificar se há lógica razoável entre o que me proponho a executar - e seus possíveis resultados - e a meta traçada.

Sabe se precisará estudar ou não para ter esta profissão. Melhor fazer assim do que escolher uma profissão qualquer e depois descobrir que ela não te recompensará financeiramente como é seu desejo, ou trabalhar, ter o dinheiro e não criar felicidade com ele.

Claro que nem sempre tudo dará completamente certo. Acontece que, se planejo, minhas decisões de como atuar são mais direcionadas e as chances de acertar o alvo aumentam. Pense, por exemplo, em uma casa de seus sonhos. Passe por todos os quartos, salas, etc. Agora responda: qual o tamanho de terreno é necessário para construí-la? Em que tipo de localidade ela estava quando pensou nela? Quanto dinheiro precisará para comprar um terreno assim e construí-la? Agora sim, você está apto a pensar que tipo de trabalho poderá te recompensar com uma casa como a dos seus sonhos.

Na vida pessoal, repense outras questões. Suas relações com seu companheiro(a), familiares, amigos, colegas são exatamente como você deseja? Você se planejou para construir estes relacionamentos? Faça como os escultores, que vendo o material sobre o qual esculpirão, já enxergam sua obra pronta antes mesmo de começá-la. Faça de cada dia, de cada relação, a sua obra-prima, tal qual a imaginou. Isto é fazer a vida produzir o que você deseja, é ter vida intencional, é ocupar o lugar de gestor de sua própria existência. Então, o que você deseja para o final do dia de amanhã?


71


TURISMO

UM LUGAR

PRA CHAMAR DE SEU

Por Helenna Dias Fotos Daniel Mansur

Vista para as montanhas, luxo e sofisticação em um espaço dedicado aos casais

O

charmoso e aconchegante vilarejo de Lavras Novas é o destino ideal para quem busca sossego, contato com a natureza e um cenário perfeito para desfrutar momentos a dois. Diante das possibilidades de negócio, investir no segmento romântico foi a aposta da proprietária e gerente da pousada Canto dos Prazeres, Maria Aparecida Santiago. “Entramos num mercado diferenciado e, ao em vez de ficar disputando o mesmo, fomos buscar clientes diferenciados”, justifica. Com uma experiência de 20 anos em hotelaria na Itália, a artista plástica conheceu o lugar durante uma viagem com amigos a Ouro Preto, há 15 anos. De lá pra cá, Cida, como é conhecida e com vontade de voltar ao Brasil, levou 10 anos entre a execução do projeto e a construção da pousada. Incrustada nas montanhas, a arquitetura da hospedaria foi pensada criteriosamente de forma a privilegiar a vista e toda a natureza do entorno. “Quem vem pra cá quer descansar, ficar em contanto com a natureza ou apenas ficar olhando pra ela”, argumenta CidaDias e acrescenta que todos os móveis foram desenhados por ela. Por Helenna Fotos Daniel Mansur

72


73


Luxo e sofisticação

Quem procura tranquilidade também prima pelo conforto e qualidade dos serviços. Tudo isso e ao gosto do cliente, a Canto dos Prazeres busca oferecer aos seus clientes. Aqui, tudo é cuidadosamente planejado para cada comemoração, pode ser um pedido de casamento, bodas, Dia dos Namorados ou somente para fugir da dura e estressante rotina dos grandes centros urbanos. Pedidos especiais de decoração, vinhos, espumantes, rosas e velas, por exemplo, devem ser solicitados com antecedência. Para tal, os custos são acrescidos ao valor da diária. Com oito chalés, a pousada tem acomodações entre 50 m2 e 200 m2. Todos os quartos contam com pré-entradas, obras de arte, roupas de cama de primeira linha (280 fios), cortinas e tapetes nobres, interfone, TV de Led, TV a cabo, lareiras, mobiliário exclusivo, revistas relacionadas à arte e uma vista de tirar o fôlego. Já a suíte presidencial Casa Nativa tem 200 m2 e, além dos itens mencionados, contempla uma hidro, sala, varanda, uma pequena biblioteca e escritório, jardim e estacionamento privativo. E em cada cantinho é possível respirar, além do ar puro, a arte nos mínimos detalhes. É que os hóspedes podem apreciar o acervo de uma pequena galeria cujas obras não estão à venda no momento.

74


75


76


Cardápio

Começando pelo café da manhã, o menu inclui guloseimas mineiras como doces e geléias, pães diferenciados, várias opções de queijos, inclusive internacionais, presunto de parma e salaminhos, sendo os últimos uma produção artesanal da pousada e apenas para consumo interno. O horário também é ideal, de 9h às 13h. Para o almoço, o cardápio é servido a la carte e voltado para a cozinha italiana. Entre as opções, massas com e sem carnes, risotos, saladas crocantes e com ervas finas, verduras e legumes na grelha, o tradicional pesto e peixe (de acordo com a sazonalidade). E tão importante quanto a qualidade dos produtos é a forma como o alimento é feito. Tudo cozido no azeite, nada de frituras e óleo. Outra comodidade se refere ao horário, de 13h às 19h. No quesito bebidas, o restaurante conta com adega particular, com rótulos

de vários países e valores entre R$ 60 a R$ 500. Um volta pelo mundo ao sabor dos vinhos e espumantes. No buffet do chá da tarde, bolos frescos, pães, queijo mineiro e de produção restrita, verduras sem agrotóxicos, chás com sabores diferenciados e naturais, dentro do que natureza permite. Enfim, se o cliente perder o café da manhã não há o que se preocupar. O chá da tarde vai das 15h às 19h. Ou seja, dá pra curtir o passeio sem se preocupar em sair para fazer as refeições em outro local. Em constante transformação, o empreendimento contará, em breve, com academia e piscinas aquecidas e fechadas.

SERVIÇO Tel/Fax.: (31) 3554-2211 (31) 9786-4625 www.pousadacantodosprazeres.com.br E-mail: cantodosprazeres@yahoo.com.br

77


78


79


Foto Lucas Fonda

AGENDA

A histórica cidade de Mariana, na região Central de Minas, recebe 1.200 atletas para a disputa da mais tradicional competição de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil. Divididos em dois dias de prova (sábado e domingo), muita emoção e paisagens deslumbrantes.

Os mineiros do Mentol, que misturam rock nacional, blues e hard rock, e o renomado guitarrista Edgard Scandurra, que, ao lado de Nasi acaba de reativar o IRA!., participam de mais uma edição do projeto Claro Rock. Uma noite de muitas recordações. Data: 18 de setembro, às 21h Local: Jack Rock Bar – avenida do Contorno, 5623 – Funcionários Valores: R$ 20 (feminino) e R$ 30 (masculino) Tel.: (31) 3227-4510

O escritor mineiro Louis Burlamaqui lança o livro A Arte de fazer Escolhas. O autor usa a física quântica e a linguagem metafórica como forma de auxiliar as pessoas a usarem melhor o poder pessoal em suas decisões cotidianas. O evento contará com palestra e sessão de autógrafos do escritor e pocket show com Marcos Almeida e Lorena Chaves Data: 18 de setembro, de 19h às 00h Local: Fnac/BH Shopping Entrada: Gratuita

80

Foto Divulgação/Diletto Produções

Data: 19, 20 e 21 de setembro (sexta a domingo) ironbiker.com. br


Foto Para Raio

A primeira edição do programa Momentos Aymoré, em comemoração aos 80 anos da marca, traz shows com Happy Feet Jazz Band, Chico Amaral Quarteto e João Bosco, um dos maiores artistas da MPB, que se apresenta ao lado de Dudu Lima.

O Café com Música, iniciativa do BDMG Cultural, apresenta o projeto Na Batida do Samba com o trio formado por Geraldo Vianna, Giselle Couto e Juninho Braga. No repertório, sambas consagrados de autores como Sinhô, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Cartola e Vinícius de Moraes.

Foto Mary Lane Vaz

Data: 21 de setembro, a partir de 16h Local: Praça do Papa Entrada: gratuita

Foto Divulgação

Data: 24 de setembro, às 19h30. Local: Palácio das Artes Entrada: gratuita Tel.: (31) 3222-5657

Pela primeira vez em BH, o SuperCarros, é um evento para quem gosta de automóveis de luxo e máquinas pra lá de velozes. O público poderá fazer test drive de supermáquinas como Ferrari, Porsche e Lamborghini, participar de um circuito off road 4x4 e do big foot – amassador de carcaças. Ao todo, são mais de 30 atrações para todas as idades.

Em comemoração ao aniversário, a mostra 20 anos Estúdio Lumini reúne o melhor dos trabalhos do estúdio e de seus profissionais. A exposição acontece durante o horário de funcionamento do mall até o fim deste mês.

Foto Lumini

Data: 27 e 28 de setembro de 2014 (sábado e domingo), de 9h às 19h. Local: Entorno do estádio Mineirão Ingressos: R$ 35,00 no Mineirão (dias do evento) e R$ 25,00 pela internet. www.supercarros.com.br

Local: Shopping Diamond Mall 81


Foto Banco de Imagens

RESPONSABILIDADE SOCIAL

NOVO LAR

Por Laio Monteiro e Renata Felício

Fundação Jardim Europa inaugura nova sede em Teresina (PI) com o apoio do Instituto Ativa Brasil

O

ferecer suporte financeiro a fim de garantir autonomia e sustentabilidade econômica para diversas entidades do terceiro setor em todo o país. Esse é o principal objetivo do Instituto Ativa Brasil, que comemora mais uma conquista: a inauguração da nova sede da Fundação Jardim Europa, uma das suas beneficiárias em Teresina (PI). O evento, ocorrido no último mês de agosto, atraiu toda a comunidade local que aguardava ansiosamente pela grande festa. A instituição, que antes tinha o nome de Fundação Ivan Assunção Santiago, atua na comunidade de Usina Santana, no bairro Jardim Europa, na capital piauiense, e oferece maior amparo e representatividade a 150 jovens e crianças em situação de risco. A nova casa receberá as atividades pedagógicas relacionadas ao projeto Pelotão Mirim, desenvolvido pela Polícia Militar, que busca formar jovens a partir de noções de disciplina e cidadania, como solução para a violência e uso de drogas. Além disso, também serão oferecidos à comunidade cursos técnicos e de capacitação.

82

Com essa nova conquista, apoiada pelo Instituto Ativa Brasil, que também ajudou a regularizar toda a documentação da fundação, a expectativa é de que os projetos voltados para o bem-estar e melhorias para a comunidade cresçam no próximo ano. Para o presidente do Instituto Ativa Brasil, Christiano Rocco, a Fundação Jardim Europa é o reconhecimento e a ratificação do trabalho desenvolvido em prol das famílias da região, com carinho e cuidado especial com as crianças e dos adolescentes. “A nova sede ajudará na melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas e é muito gratificante para o Instituto Ativa poder colaborar para isso”, declara. Na solenidade estiveram presentes os convidados da comunidade, representantes da Polícia Militar do Piauí, a secretária do Ministério Público do Estado, professores e colaboradores.


UMA FESTA PARA COMEMORARMOS JUNTOS! DIA 18 DE SETEMBRO A PARTIR DAS 19H

Pocket show “Nossa Brasilidade” com Marcos Almeida e Lorena Chaves

Abertura de Pocket Show com Nathy Faria

Lançamento do livro A Arte de fazer escolhas Louis Burlamaqui

Desfile StarWars com Conselho Jedi

E MUITO MAIS! Fnac. 60 anos no mundo. 15 anos no Brasil

83


MODA E MÚSICA

MÚSICA

QUE FAZ MODA

Por Sandra Leão Fotos Giovanni Bessa

Sucesso como DJ, mineiro alia o som das pistas à marca da própria grife

U

m dos principais nomes da cena eletrônica brasileira é mineiro. O DJ é presença confirmada nas melhores festas do estado e de todo país. Já foi residente em várias casas noturnas belo- horizontinas, atualmente é presença confirmada no line-up da festa PUSH!. E sabe como ninguém unir a música e a moda com a Nephew – sua marca de roupa. O nome dele? Vitor Sobrinho. Mineiro de Pirapetinga e um apaixonado por música desde adolescente, Vitor fez aulas de violão, e também tentou ter uma banda. Porém, mal sabia ele que sua carreira iria ‘bombar’, mesmo, era no comando das pick-ups. “Era viciado em ‘baixar’ e comprar música nova, virei uma espécie de cole-

84

cionador de músicas unreleaseds, ou seja, aquelas que ainda seriam lançadas depois de um tempo. De tanto ter lançamentos e me pedirem sempre para gravar cds, resolvi apostar em ser DJ nas festas de amigos, gostei tanto que não parei mais”, conta. Vitor é conhecido por mesclar diferentes gêneros musicais no mesmo set, principalmente o house e hip-hop – estilos musicais que mais gosta e identifica, porém ele garante que um DJ deve ser versátil e saber agradar a todos os gostos. “Passeio por qualquer tipo de som atualmente, sei colocar os amigos do meu pai para dançar ou os da minha irmã mais nova. Acredito ser esta uma característica fundamental de um bom profissional”, pondera.


Sobrinho, que já tocou ao lado de grandes ícones da música pop e eletrônica como David Guetta, Avicii, Flo Rida, Fatboy Slim, entre muitos outros, fala da satisfação em contar com essas presenças, diga-se de passagem, de peso, em sua carreira. “É incrível poder tocar com artistas que você admira e toca as músicas deles, é um reconhecimento enorme. Dividir o palco com quem você é fã é uma das partes mais legais em ser DJ”, analisa. Vitor ainda relembra os momentos inesquecíveis que a profissão já lhe proporcionou. “Escolher é difícil. Um que me marcou muito foi tocar no aniversário de dois anos da PUSH!, onde ‘fechei’ a festa e a atração era o LMFAO. Eles estavam em alta na época, tinham acabado de estourar nas rádios, e após o show toda a equipe deles subiu no palco para dançar e curtir meu set”, declara.

“(...) VOCÊ PODE VESTIR O TIPO DE MÚSICA QUE VOCÊ GOSTA (...)”

Nephew

Em meados de 2010, Vitor teve a ideia de criar uma marca que fosse autêntica e com uma identidade própria. Em seu retorno ao Brasil, após passar um tempo nos Estado Unidos, sentiu a carência de marcas de roupas com o estilo streetwear e um lifestyle mais urbano. Eis que algum tempo depois surge a Nephew. Prestes a completar dois anos no mercado, a Nephew – traduzido: sobrinho, mesmo sobrenome do DJ – tem como caraterística visual a logo de uma coruja. “Trabalho na noite, então me identifico bastante com isso”, justifica. 85


A marca veste jovens com suas estampas descoladas e de estilo reverenciado e, justamente sobre o design inovador que a Nephew carrega, Vitor diz que ao desenvolver suas coleções é feita uma pesquisa de tendências e comportamento, ao viajar para saber o que está usando fora do Brasil e, assim, trazer ideias inovadoras. “Tenho dois parceiros responsáveis pela execução de criação da pesquisa que faço. Definimos um conceito, envio referências e eles ficam livres para criar em cima dessa linha. É bem legal trabalhar com eles porque temos o mesmo perfil e gostamos das mesmas coisas, então fica fácil”, afirma. Atualmente, presente nas redes sociais e com quase 14 mil curtidas, loja online – com vendas para todo o Brasil - e revendedoras, a Nephew agora conta também com loja própria no bairro Prado, inaugurada há pouco mais de 86

um mês. “Mas não é uma loja normal, é uma casa onde as pessoas podem ir sem a intenção de comprar, a ideia é que exista interação do consumidor com a marca. O cliente pode chegar e tomar um café, uma cerveja, um energético e ir embora sem comprar nada. O espaço é para convivência, faremos intervenções artísticas no local: uma vez por mês teremos happy hour com DJs tocando. Ainda vão vir muitas novidades nessa casa”, garante. Sobre a união da moda com a música, Vitor destaca que seu estilo musical interfere totalmente nas criações da Nephew, nas estampas e até nas cores usadas. “Acredito que a música faz parte da vida de todo mundo, a moda pode ilustrar uma canção que você gosta muito, ou você pode vestir o tipo de música que você gosta. Meu público gosta muito de hip-hop, por isso procuro fazer estampas com frases de

rappers, então nesse momento a moda e a música estão em total congruência”, assegura. Sobre o sucesso das roupas entre os jovens, que também prestigiam o trabalho do Vitor como DJ, ele comenta. “É muito gratificante. Muitas pessoas que nem me conhecem vêm falar comigo da marca também durante os eventos, isso me deixa extremamente feliz”, finaliza.

SERVIÇO Nephew Rua Turmalina, nº 369 Prado – BH Tel.: (31) 9906-9941


Foto Banco de Imagens

JURÍDICO

PROTEÇÃO PATRIMONIAL

Por Guilherme Cobra

E

stá cada vez mais comum, pessoas físicas se preocuparem com relação à preservação dos seus bens e direitos adquiridos ao longo de suas vidas, conquistas estas que fazem parte do cotidiano, sendo assim uma forma de avaliação e reconhecimento da capacidade do ser humano. A boa notícia, é que é possível proteger juridicamente seus bens, de maneira lícita, desde que sejam seguidos alguns passos essenciais para todo o procedimento. Lembrando que cada caso deve ser tratado e analisado de forma distinta. Preliminarmente, a melhor maneira para esse tipo de proteção é a constituição de uma holding familiar, e o primeiro passo para tal é a escolha do tipo societário que melhor se adaptar às necessidades e a realidade da pessoa interessada.

Concomitantemente a esta opção, deve-se optar por quem irá constituir o corpo societário desta holding, podendo compô-la, a esposa, os filhos, ou quem o interessado entender que deva assumir esta posição. O capital social da sociedade a ser constituída será composto pelos bens que a pessoa adquiriu durante toda a sua vida, sendo que, neste momento, é importante um planejamento tributário, para utilização de mecanismos jurídico-legais para, por exemplo, haver a imunidade e isenção de alguns tributos. Após a constituição da sociedade, os bens que compõem o capital social serão representados por quotas ou ações (dependendo do tipo societário), os quais podem, para garantia de que

continuarão no núcleo familiar, serem gravadas com usufruto, além de cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade. Contudo, deve-se fazer um alerta: ninguém deve partir para esta estratégia de proteção patrimonial com intuitos ilícitos, ou querendo burlar o fisco, trabalhadores, e demais credores, posto que, neste caso, a blindagem inexistirá. Em conclusão, a alternativa de proteção jurídica de bens é válida e lícita, desde que não haja má-fé ou ardil. Para a consecução da proteção patrimonial é vital o assessoramento de profissionais que detenham o conhecimento jurídico necessário, para bem orientar o interessado a planejar o seu patrimônio. 87


BEM-ESTAR

CORRIDA AO LUAR

Por Renata Felício Fotos Gilson de Souza

Instituto Ativa Brasil apoia projeto que estimula atividade esportiva na capital

R

edução de peso, ganho de massa muscular e bom condicionamento físico. Esses são alguns dos benefícios que a corrida traz para o nosso corpo e, na capital mineira e região, praticar o esporte ao ar livre já virou tradição. O projeto Corrida da Lua Cheia, organizado há oito anos pela By Japão Sport & Marketing, no Vale do Sereno, em Nova Lima, é uma programação imperdível para os mineiros. O evento, que conta com o apoio do Instituto Ativa, acontece sempre em uma quarta-feira de lua cheia e reúne atletas profissionais e amadores de todas as idades. Durante o encontro, todos participam de sorteios de brindes e recebem água, frutas e isotônicos, gratuitos, para repor as energias.

88

Para o idealizador do projeto, William Carvalho - o Japão -, a atividade é uma oportunidade para reunir os adeptos em Belo Horizonte. “Existem muitos fãs de corrida e o nosso intuito é fornecer um ponto de encontro gratuito para esse público”, afirma. Para William, o apoio do Ativa é fundamental para a realização da ação. “O Instituto contribui diretamente para a realização do encontro, garantindo que a corrida treino seja inteiramente gratuita”, esclarece. Segundo o presidente do Instituto Ativa, Christiano Rocco, a parceria faz parte de uma série de investimentos que a entidade realiza em prol da saúde e qualidade de vida nas comunidades onde atua.

“O Ativa está sempre em busca de projetos que beneficiam a população gratuitamente e esse evento ressalta a importância de se cuidar da saúde” afirma. A próxima concentração e largada serão na rua das Acácias, no Vale do Sereno, no dia 10 deste mês.

SERVIÇO www.facebook.com/CorridadaLuaCheia


89


Foto Mariana Magda de Lima Santiago

SAÚDE

QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

V

ocê já se imaginou com 120 anos? Pode parecer loucura, mas é esta a expectativa da medicina moderna para as pessoas em um futuro próximo. É claro que para atingir esta longevidade centenária e com qualidade, é necessário se cuidar durante toda a vida. Envelhecer é um processo natural, obrigatório e irreversível para todos os seres vivos, mas é possível passar pelos anos com saúde e disposição. “Não basta viver muito. É preciso viver muito bem”, destaca o geriatra e gerontólogo e diretor da Clinlife, Eduardo Pinho Tavares, diretor da Clinlife, clínica que realiza o programa “Mais Qualidade de Vida” em Belo Horizonte, Divinópolis e Brasília. “Precisamos pensar em nosso organismo como um todo, buscar uma harmonização física e emocional. Para isso, a medicina hoje é capaz de oferecer um conjunto de práticas voltadas para a qualidade de vida, bem-estar e prevenção. O segredo está nas equipes

90

multidisciplinares, compostas por diferentes profissionais da saúde trabalhando de forma integrada”, explica. Depressão, estresse, colesterol alto, hipertensão, diabetes e obesidade são os principais problemas que surgem com o avançar da idade. A prevenção é a melhor forma de evitar que eles apareçam, levando uma vida saudável e equilibrada. “Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas podem e devem procurar um geriatra a partir dos 30 anos de idade, assim, será possível evitar que essas doenças cheguem”, completa Tavares. Segundo o médico, é nesta faixa etária que surgem os primeiros sinais do envelhecimento: cansaço, desânimo, alteração de humor, insônia e, o mais comum, falhas de memória. “Tais problemas não são apenas inimigos da velhice, mas da vida, principalmente em um mundo cada vez mais agitado

e competitivo, em que as pressões do dia a dia acabam prejudicando a saúde e o bem-estar. Por isso, quem realmente preza pelo ato de viver, não deve hesitar em procurar ajuda profissional antes do aparecimento desses sintomas”, alerta. Quem já está em uma idade avançada também pode melhorar a qualidade e prolongar a vida com a ajuda da medicina. Exames específicos são capazes de diagnosticar os excessos e deficiências do organismo e equilibrar os minerais e vitaminas. Em clínicas transdisciplinares, os tratamentos envolvem, além de remédios, atividades físicas, acompanhamento psicológico e nutricional para que o avançar da idade seja prazeroso e saudável.

Médico responsável: Dr. Eduardo Pinho Tavares Especialista em Geriatria (REG.080) CRM - MG 5599 / CRM – DF 21017


ciaathletica.com.br

Shopping DiamondMall

91


ACONTECE

CADU BH na rota de shows internacionais

O roqueiro britânico Mick Jagger esteve no Mineirão num momento muito chato, quando o Brasil perdeu de 7x1 para a Alemanha durante a Copa do Mundo. Mas ele vai voltar ao estádio na Pampulha em março de 2015, ai sim, em um momento pra lá de especial, com os Rolling Stones. Será durante a turnê da banda pela América do Sul no primeiro semestre do ano que vem. No Brasil, os roqueiros deverão passar por Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Os Rolling Stones também farão apresentações no Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia, Costa Rica e México. O último show do grupo no Brasil foi em 2006, com a presença de cerca de 1 milhão de pessoas na Praia de Copacabana. Mais novidades sobre essa turnê devem ser confirmadas em outubro deste ano, mas a expectativa e ansiedade dos fãs já são notórias.

Foto Divulgação

BRANDÃO

Os empresários Daniel Ballesteros e Marcelle Santana

Circuito Banco do Brasil também trará shows internacionais para a cidade

Linkin Park, Kings of Leon, Paramore, MGMT e Panic! At The Disco já estão confirmados na edição 2014 do Circuito Banco do Brasil, que acontece em outubro e novembro. Os artistas foram divididos por quatro cidades, e Linkin Park e Panic! At The Disco serão as atrações na capital mineira, além de Titãs e Nação Zumbi. Por aqui, o festival acontece na Esplanada do Mineirão no próximo dia 18 de outubro. A expectativa gira em torno da estrutura que será montada especialmente para esse grande evento. Além de BH, o Circuito também terá edições em Brasília, São Paulo e no Rio.

92

Tudo no espeto

A onda agora são os espetinhos. Muitas casas da cidade estão aderindo a essa moda, que não é nenhuma novidade, mas está crescendo e atraindo cada vez mais adeptos. O bar do Luizinho, no Prado, e o Espetinho do Manuel, que já possui diversas unidades espalhadas por BH, são modelos e estão fazendo escola. Sempre lotados, ambos inspiraram várias outras casas. E a capital dos bares ganhou uma novidade em agosto que também vai prestigiar os petiscos no espeto e o mais querido dos estilos musicais: o Rock Esporte Clube. O novo bar fica onde funcionava a Cervejaria Devassa e durante a Copa do Mundo abrigou o Camisa 12. A direção do novo empreendimento, localizado numa das esquinas mais charmosas da Savassi, é assinada por Daniel Ballesteros e Marcelle Santana.


Perdas na noite de BH

12 de anos de sucesso

Depois de oito anos, o restaurante o Dádiva fechou suas portas. Com certeza, estava entre os mais luxuosos da cidade, e estrategicamente localizado num dos pontos mais nobres no coração do bairro de Lourdes. Não era raro ver possantes caríssimos circulando em sua porta e destacados representantes do empresariado mineiro, almoçando ou jantando na casa. Realmente, uma perda irreparável para a noite e para a gastronomia belo-horizontina. Quem também encerrou suas atividades foi o Belo Comidaria, outro festejado e querido estabelecimento. A casa funcionou durante um ano no bairro São Pedro. O fato repercutiu muito nas redes sociais, com lamentos e tristeza, e, diante disso, a direção da casa informou que novidades serão divulgadas em breve. Estaremos aguardando.

Em 2014, o Clube Chalezinho completa 12 anos e a data escolhida para assoprar as velinhas foi dia 12 deste mês. A casa é uma das referências na noite da cidade, considerada uma das melhores do segmento de entretenimento noturno na capital mineira. Haverá uma festa muito especial, com esquema all inclusive, e a participação da banda carioca Carrossel de Emoções que tem feito o maior sucesso por misturar, num bloco de samba, funks cariocas e muitas batidas. Em outubro, estão previstas mais celebrações, pois o Grupo Chalezinho completa 35 anos. Formado pelo conhecido Clube Chalezinho, pela boate naSala, o recém-inaugurado Havanna em Contagem, além do restaurante Era Uma Vez Chalezinho... em São Paulo. Para o futuro próximo, há previsão para inauguração de uma versão gringa do restaurante em Miami.

Camarim Sertanejo

Foto Érica Fonseca

Foto Marcela Felipe

E o sertanejo é mesmo a bola da vez. E a festa Camarim também terá sua edição homenageando o estilo musical. Marcada para o dia 13 deste mês no Mix Garden, o evento vai contar novamente com a dupla Zezé di Camargo & Luciano como grande atração. Na última edição da festa, os filhos de Francisco ficaram tão à vontade, que Zezé não queria mais sair do palco. Rick & Ricardo também se apresentarão. Esta será a quarta vez que acontece a Camarim com a temática sertaneja. Nesses quatro anos do projeto, grandes nomes já passaram pelas pistas da festa, como MC Marcinho, Gabriel o Pensador, Fernando & Sorocaba, Blitz, Buchecha, MC Leozinho, DJ Marlboro, Leo Jayme, Kid Abelha, Skank, Jota Quest e Lulu Santos, entre outros.

Foto Érica Fonseca

A empresária Sheyla Máximo e o advogado Jacob Máximo, em evento no Na Mata Café.

A secretária de Cultura de Vespasiano, Katya Salomão, com a cantora Maria Gadu, durante o Festival de Inverno de Vespasiano.

93 Tatiana Máximo e Alexandre Pinto Coelho no Na Mata Café.


EXPOSIÇÃO

CIRCUITO

DE DECORAÇÃO E DESIGN

Por Helenna Dias

Durante 12 dias, a capital mineira vai respirar design. A maior parte da programação é gratuita e aberta ao público

B

elo Horizonte recebe, pela primeira vez, a DMAIS – Circuito de Decoração e Design. Trata-se de um projeto inovador, e nasce com a proposta de valorizar e democratizar o aceso ao design e inclui uma programação de 50 eventos distintos, e simultaneamente, em vários pontos da capital. Mais do que uma mostra, o conceito do circuito busca dialogar com outras vertentes, como por exemplo, arquitetura, moda e arte.

94

Direcionado para todos os públicos, inclusive o leigo, serão ministradas palestras, seminários, oficinas de criação, mostras e inúmeras intervenções, sendo a maior parte gratuita. Nesses 12 dias, lojistas locais e nacionais, designers, varejistas, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes, shoppings, entre outros envolvidos, vão atuar em conjunto, realizando eventos próprios e que integram o DMAIS.

“UM EVENTO COMO O DMAIS TRAZ PARA A CIDADE A RENOVAÇÃO DO OLHAR PARA O DESIGN (...) ”


Foto Drika Vianna O empresário e idealizador do DMAIS, Renato Tomasi

Para o empresário Roberto Tomasi, idealizador do evento, além de fomentar novos negócios e atrair visitantes do interior de Minas Gerais e de todo o país, “o objetivo é criar um calendário único para se discutir as questões relacionadas ao design, difundindo o talento nacional e procurando desmistificar o senso comum de que consumir design é caro, inacessível”, pondera. Nesse período, os lojistas poderão ter um preview da coleção 2015.

A estilista Mary Arantes é presença confirmada no DMAIS

Foto Leca Novo

Sobre o formato do DMAIS, Renato comenta que a inspiração veio de iniciativas bem-sucedidas e de grande relevância no exterior, entre elas o Fuori Saloni, realizado anualmente na Itália, e, com a mesma periodicidade, o London Design Festival, na capital londrina.

95


Fotos Divulgação Poltrona La Chaise, da Inside

Presenças

Entre os convidados para esta edição, a presença da estilista Mary Figueiredo Arantes, da Mary Design, que comenta: “Um evento como o DMAIS traz para a cidade a renovação do olhar para o design. A possibilidade de novos talentos se mostrarem, a visibilidade que todos nós que vivemos entre montanhas, necessitamos, ainda mais neste caso onde a proposta é de uma interação: comida combina com moda, que desfila com design, que versa com prosa...” Entre outros, também participam a Abatjour de Arte, Inside, Saccaro, Deck Home e São Romão. Os visitantes também poderão conferir uma série de exposições de telas e fotografias. Comodidade

Com objetivo de levar o público a outros espaços participantes da mostra, o DMAIS viabilizará o Van Design Tour. Totalmente gratuito e com um roteiro diferente todos os dias, a ideia é percorrer os principais pontos e, claro, disseminar a cultura do design.

SERVIÇO Período: de 16 a 27 deste mês

96

Programação: www.dmaisdesign.com.br

Luminária da Abatjour de Arte será customizada por designer durante o circuito


97


SUA QUESTÃO

Foto Banco de Imagens

ANÁLISE

EM CENA

Por Simone Demolinari

Por que vivemos sempre competindo, querendo ser melhor que o outro? Até que ponto isso é saudável?”

V

ivemos numa sociedade onde as pessoas são divididas em dois grupos: vencedores e derrotados. A competitividade sempre esteve presente em nosso meio, porém, cada dia mais vem se mostrando destrutiva quando vivenciada nas relações humanas. Muitas são as manifestações dessa competição. Está presente na escola, estimulada pela disputa de notas, em brincadeiras como gincanas, concursos, jogos. Na televisão, em programas de formato reality show, muitas vezes líderes de audiência, onde o declaradamente objetivo é vencer. O mundo virtual também não escapa, ora exerce sua disputa através de jogos, ora nas redes sociais por meio do exibicionismo. No mundo corporativo então nem se fala, muitas empresas carregam o lema os fins justificam os meios, desde que o resultado seja alcançado. Funcionários disputam metas que lhes garantem prêmios, promoções, ou às vezes apenas o próprio emprego. Em família, a coisa também não muda muito, há pais que estimulam a competição entre os irmãos e disputam entre si a autoridade na casa. O fato é que vivemos numa constante rivalidade, às vezes evidente como nos exemplos acima, outras, de forma velada e sutil, o que a torna ainda mais violenta. Em meio a tanta competitividade diária, a vida torna-se uma grande olimpíada e a sociedade exige que o indivíduo seja

98

um atleta social com o compromisso de vencer, tendo sempre que chegar primeiro, ser o melhor na profissão, ter o corpo perfeito, um bom casamento, filhos bonitos e saudáveis, ter uma ideia brilhante que renda muito dinheiro, cruzar a linha de chegada antes de todos e ser campeão. Fora isso você será um perdedor, ou se preferir um looser. Essa sofreguidão olímpica é muito danosa, além de minar energia vital, ainda intoxica o indivíduo com emoções destrutivas como raiva, rancor, inveja, emulação e um desejo desmedido pelo poder. Na dimensão humana, alija qualquer possibilidade de exercer a empatia frente a condição do outro. Estimula as relações objetais, desvaloriza as relações de afeto, dessensibiliza o senso de justiça e aumenta a elasticidade ética. A competitividade, que em tese, deveria ser estimulante e sadia quando vivenciada nas relações humanas, mostra sua faceta mais abjeta e atroz dividindo pessoas em vencedores e vencidos, formando seres adoecidos: ora narcisistas, ora deprimidos. Sorte e Paz! Até a próxima edição. Simone Demolinari Envie suas questões para redacao@minasemcena.com.br


TRANSPARÊNCIA

DE SEGUNDA A SEXTA, ÀS 7H30.

ESTE É UM DOS PRINCÍPIOS DO JORNALISMO QUE O EDUARDO COSTA E O MARCOS LEANDRO LEVAM ATÉ VOCÊ NAS MANHÃS DA RECORD.

É POR VOCÊ QUE A RECORD MINAS FAZ MAIS. www.recordminas.com

/TVRecordMinas

@tvrecordminas

@tvrecordminas

99


BH EM CENA

JUSSARA NAVES

Foto Jomar Bragança

Foto Willian Dias

Colaboração Camila Almeida

100

BEER CHEF BRASIL

Entre os dias 1º e 27 deste mês, a Estrela Brasil Produções, junto ao Centro Universitário UMA, promovem em Belo Horizonte o Beer Chef Brasil, que nada mais é do que um Circuito Gastronômico voltado para cervejas especiais. O evento promete uma experiência que une a aclamada culinária de Minas Gerais e os caráteres de cervejas especiais, além de palestras, workshops e dicas sobre como conciliar gastronomia e uma boa cerveja gelada. O circuito acontece em 13 estabelecimentos espalhados pela cidade.

CASA COR MINAS GERAIS 2014

Em sua 20ª edição, a Casa Cor Minas traz aos olhos dos mineiros tudo que há de melhor na arquitetura, decoração e paisagismo. Considerada a mais completa mostra do gênero nas Américas, a exposição conta com 42 ambientes que concedem demonstrações de como morar e receber bem. O evento acontece entre os dias 23 deste mês e 28 de outubro, em uma área que ocupa 70 mil m² pertencentes ao Eco-Resort Residence Service Vila Gaya, localizado na estrada para São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecida como Macacos.


THE COLOR RUN EM BH

No domingo, dia 14 deste mês, chega a Belo Horizonte a corrida The Color Run, ou, “os mais felizes 5 km do planeta” como é conhecida mundo afora. O evento, que consiste em um trajeto de 5 km, passou por vários países com a única regra, estar de branco na largada. Logo após a partida, o branco das roupas mistura-se a um festival de pozinhos coloridos que, além de tingir os participantes, criam também memórias e grandes momentos de diversão.

CERVEJEIROS SOCIAL CLUBE

Foto Claudia Ribeiro

Foto Divulgação

O Cervejeiros Social Clube abre suas portas para amantes do futebol e degustadores de uma cervejinha. Recém inaugurado em Belo Horizonte, o bar propõe unir em um só ambiente boa música, boa comida, bons drinks e as principais partidas dos principais campeonatos de futebol mundo à fora, tudo o que é necessário para tornar perfeito nosso happy hour. Localizado na rua Esmeraldas, nº 10, no Prado, a casa funciona de terça a domingo com shows de MPB nas noites de sexta e nas tardes de sábado, além da feijoada, o som fica por conta do Samba do Traxede, projeto que tem como ideal trazer à tona o tradicional samba de raiz brasileiro.

MUSICAL MILTON NASCIMENTO NO PALÁCIO DAS ARTES

O Palácio das Artes abre suas portas para o musical Nada Será como Antes, que presta uma homenagem ao renomado cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento, por seus 50 anos de carreira e 70 de vida. O espetáculo acontece nos dias 21 e 22 deste mês, e o roteiro se divide em quatro atos correspondentes às estações do ano. Sob direção de Charles Möeller e Cláudio Botelho e patrocinado pela Rede – empresa de pagamento eletrônico pertencente ao Itaú Unibanco, as cidades de Uberlândia, Ouro Preto e Juiz de Fora também recebem a temporada que passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

101


Fotos Giovanni Bessa

ESPORTE

PREPARADOS PARA A MISSÃO?

Por Sandra Leão

Modalidade praticada por soldados especiais conquista mineiros. E é daqui a primeira academia do esporte no estado

O

crossfit vem ganhando a cada dia que passa mais adeptos e os números não deixam mentir, só nas academias CrossFit BH, pioneira da modalidade em Minas Gerais, uma média de aproximadamente 650 alunos já aceitaram o desafio de sair de casa e suar muuuito. A CrossFit BH nasceu em 2010 como a primeira academia do esporte em nosso estado e segunda do Brasil. O espaço que tem como proprietários Luiz Mello, Leonardo Pádua e Carlos Vidal, já conta com uma filial e a

102

expectativa é que em dezembro desse ano, atletas recebam outra novidade e assim, tornem-se rhinos – como são carinhosamente chamados pela academia que tem como logo, um rinoceronte – a CrossFit BH 3. O novo ambiente será na Avenida Bandeirantes, no bairro Mangabeiras “Como nós três, trabalhávamos como personal trainer em uma grande academia, o início foi com nossos alunos e amigos. Realizamos vários treinos abertos em praças da cidade, com o objetivo de divulgação”, afirma, Luiz Mello.


103


Foto Giovanni Bessa

“PARA QUE A MELHORA DO CONDICIONAMENTO SEJA CONSTANTE, E TAMBÉM PARA QUE A ROTINA NÃO SEJA UM INIMIGO NA MOTIVAÇÃO DOS PRATICANTES”

104

O corpo técnico da CrossFit BH é formado por 15 profissionais sendo a maioria professores certificados fora do Brasil. “Treinamos e fizemos cursos nos Estados Unidos e no Canadá, e seguimos em constante intercâmbio para estar em atualização”, conta. História e características

A atividade começou com o treinador Greg Glasman nos anos 70 nos Estados Unidos. Ele dava aula aos seus amigos de ginástica olímpica, porém o sucesso foi grande que agentes das forças especiais americanas, marinheiros e SWAT passaram a utilizá-la como base da preparação física. Desde então, faz parte do programa de treinamento de academias militares de elite.

O CrossFit trabalha a força, flexibilidade, potência, resistência cardiorrespiratória e muscular, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão através de movimentos funcionais, utilizando exercícios de levantamento de peso, ginásticos e cíclicos, entre eles, movimentos como remar, correr, pular corda, saltar, subir nas argolas, pendurar na barra, dar cambalhota, abdominais, entre outros. “CrossFit é um esporte derivado de vários outros, tais como o atletismo, a ginástica olímpica e o levantamento de peso. A ideia de reunir tais esportes em um só é a de conseguir que o praticante seja apto a realizar tarefas diferentes baseadas em várias capacidades físicas, buscando assim um condicionamento físico completo”, conta, Luiz.


Foto Arquivo Pessoal

Foto Arquivo Pessoal

Foto Giovanni Bessa

Um dos sócios, Luiz Mello no Torneiro CrossFit Brasil

Os treinos têm duração de aproximadamente 60 minutos e são divididos em três partes: aquecimento, técnica e Workout of the Day(Wod) ou treino do dia. No aquecimento, são realizados movimentos gerais para preparar os atletas para as tarefas do dia. Na parte técnica, busca-se ensinar e aperfeiçoar os exercícios, para que sejam executados sempre com

eficiência e segurança, logo após, o Wod. “Nessa parte, que pode ter uma duração de cinco a vinte minutos, o praticante deve realizar uma sequência específica de exercícios da melhor maneira possível, normalmente o mais rápido que puder. Os treinos variam todos os dias, para que a melhora do condicionamento seja constante, e também para que a rotina

não seja um inimigo na motivação dos praticantes”, declara, Luiz.

SERVIÇO CROSSFIT BH www.crossfitbh.com.br

105


CENAS DE MARKETING

CEFAS

ALVES MEIRA

redacao@minasemcena.com.br

Agora, um pouco do pensamento de Cláudia Lopes.

106

Foto ag2004-Divulgação

Cláudia Lopes Tiraboschi é graduada em Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Iniciou sua carreira em publicidade em 1986 na Artplan – Rio, na área de Criação e, posteriormente no departamento de operações, onde permaneceu durante quatro anos. Em 1990, mudou-se para Belo Horizonte assumindo a Gerência de Operações da RC Comunicação. Um ano depois tornou-se executiva de contas da agência. Em 1994, transferiu-se para a Contexto Propaganda, ocupando o cargo de diretora de Atendimento. Atualmente, é sócia da 2004 Comunicação onde exerce a função de diretora de Atendimento e Planejamento. Sua experiência profissional, ao longo de 28 anos de carreira, inclui atendimento a clientes nacionais e regionais, entre eles a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobras, Brahma, Wella, Saúde Bradesco, Cemig, Loteria Mineira, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Prefeitura de Belo Horizonte, Carrefour, Rede Globo Minas, Governo do Estado de Minas Gerais, V&M do Brasil, Gerdau, General Motors, Petronas e Forno de Minas. Como diretora da 2004 Comunicação, está a frente do atendimento a clientes como: Itaú Power Shopping , Itambé, Odebrecht Realizações Imobiliárias, Construtora Agmar, Claro/MG, Governo de Minas, Supermercado Sales, OABPrev/ MG, entre outros.

Qual a filosofia de comunicação da 2004? Hoje o mundo respira comunicação. E nós, profissionais deste negócio, somos os agentes. Vejo isso com muito entusiasmo, mas também com muita responsabilidade. Afinal, o que irão falar de uma campanha que colocamos no ar? Não podemos nos preocupar apenas com a opinião do cliente ou do mercado publicitário, mas com as redes sociais, com todos os detalhes que podem atingir aquela marca que estamos trabalhando. Como vamos repercutir? Como ficará a reputação da empresa para qual estamos trabalhando? Mais do que nunca quem faz comunicação precisa ser verdadeiro. É esta filosofia que trabalhamos com nossa equipe: engajamento, comprometimento e responsabilidade com todo o ciclo da comunicação. Qual expectativa em 2014 da agência para o negócio da propaganda, neste ano de Copa e eleições? Um ano de cautela para a economia e decisivo para o Brasil. Acredito num ano de mudanças, num brasileiro mais maduro e com maior capacidade analítica. Principalmente, agora, com a performance da seleção na Copa do Mundo. Estive recentemente em uma palestra onde se traçou um paralelo entre a performance da seleção e a do nosso país. Fica evidente a nossa desorganização em ambos os campos, e é isso que todos nós precisamos ter consciência para iniciarmos um novo projeto. Arrumar a casa, mesmo. Penso que 2015 ainda vai ser um ano conservador, mas talvez com expectativas mais otimistas que devem começar a acontecer em 2016. Então, precisamos planejar os nossos negócios mais do que nunca para atuarmos num cenário conservador. Neste ambiente a criatividade e as novas ideias são determinantes.


como convites, cartazes e banners. O material será divulgado em veículos de Santa Rita do Sapucaí e regiões do entorno. A assessoria de Imprensa da 13ª FIVEL está a cargo da Com Você Comunicação e Relacionamento.

Sim. O ano de 2014 foi bem próspero para nós. Crescemos de forma sustentável, como sempre foi a proposta da agência, com a conquista de novos clientes e jobs, como a Previdência da Ordem dos Advogados (OABPrev/MG); o Supermercado Sales; a C-Sul ( Grupo para o desenvolvimento imobiliário da Lagoa dos Ingleses); Odontoprev (planejamento de ação de relacionamento em âmbito nacional); Construtora Caparaó (empreendimento imobiliário em Montes Claros). Você só consegue encantar o cliente com um trabalho engajado e comprometido com os objetivos dos negócios das empresas. Responsabilidade na aplicação dos investimentos nas mídias, estudo das tendências do mercado e do comportamento dos consumidores. As constantes mudanças nos desafiam todos os dias a sermos versáteis, ousados, criativos, mas com a certeza de que nossa obrigação é entregarmos um trabalho que nos deixe realizados como profissionais. Se conseguirmos ficar satisfeitos com o resultado daquilo que entregamos aos nossos clientes, certamente conseguiremos encantá-los.

LICITAÇÃO

SILÍCIO MINEIRO

A agência Alínea, empresa especializada em comunicação corporativa, é a responsável por todas as ações de marketing da 13ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica, um dos mais importantes eventos desse segmento no país, realizado entre os dias 3 e 5 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí. A agência desenvolveu todas as peças de comunicação, que incluem a identidade visual da feira; conteúdo para internet, outdoors e VTs; anúncios em jornais impressos e peças gráficas,

Está marcado para o dia 25 deste mês a entrega das propostas das agências interessadas em participar da licitação pela conta digital da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). A concorrência prevê um investimento anual de R$ 45 milhões, a ser dividido entre duas empresas. Atualmente a Secom é atendida pela TV1.com, que tem contrato vigente até o fim de 2014. Os contratos iniciais serão assinados por período de um ano, podendo ser renovados até, no máximo, cinco anos. LOJAS REDE

Leva a assinatura da RC Comunicação, do publicitário Álvaro Costa Resende, o novo comercial das Lojas Rede. Produzido pela Alterosa, tem direção de Tiago Alves. RECICLO

Já o espetáculo “InstHabilidade”, do grupo de dança Primeiro Ato, teve sua campanha de lançamento desenvolvida pela agência Reciclo. A ação foi criada pela diretora de arte e designer Elisa Guilherme e pelo diretor de criação Marcone Procópio. O projeto gráfico utiliza fotografias em baixa exposição e não focadas para simular movimentos instáveis e não padronizados.

cia para atender a conta da revenda de tratores LS Tractor Triama, no mercado há três décadas. SUCOS

Estreou dia 15 de agosto a nova campanha dos sucos Del Valle, um dos mais consumidos pelas crianças em Minas. É composta de um filme para TV aberta e fechada, além de peças em mídia impressa, digital e cinema e comunicação nos pontos de venda. O filme “Del Valle Experimentos” mostra, por meio de um pequeno teste real, como os filhos podem aprender a ser boas pessoas e contribuir para um mundo melhor, com exemplos de carinho que recebem de suas mães. “Vemos como os pais estão cada vez mais atentos sobre como criar seus filhos para serem boas pessoas em um mundo com estilos de vida agitados, complexos e onde nem tudo está bem definido. Por isso quisemos trazer uma comunicação que contribuísse para o tema, de forma real. Assim surgiu a campanha Experimentos, baseada em uma pesquisa real com psicólogos, e que mostra que o carinho que as mães passam aos seus filhos, eles repassam para o mundo”, explica Sérgio Garcia, diretor de Marketing de Sucos e Chás da Coca-Cola Brasil, onde o Del Valle está ancorado. Divulgação

A agência tem novos clientes ou está buscando no mercado mineiro e outros centros? Como encantar esses clientes potenciais?

BLUE360

O interior mineiro ganha mais uma agência de propaganda. É a Blue360, da cidade de Santo Antônio do Monte, no Alto São Francisco, atendendo toda a região. Comandada por Rodrigo de Castro (ex-BMG) e Jonas Santos, a agência disputou e venceu concorrên107


EVENTOS

Kiria Malheiros e Mayara Fernandes

PROAÇÃO

Jota Quest

FASHION DAY

Fotos J. Urias, Bernardo Megale, Flavio Santos, Isabella Queiroz e Marcos Ribas Faraco

A

sétima edição do Proação foi um sucesso! O evento, realizado no Palácio das Artes, reuniu moda e solidariedade em uma noite super prestigiada. Com o teatro lotado, o público conferiu o desfile de 16 grifes e a participação de várias celebridades, entre elas Mariana Rios (que desfilou para a Cajo), Adriana Birolli (para Lenelee) e Bruno Gissoni (Alex Moreira Alta Costura). A festa contou, ainda, com show do Jota Quest e apresentação do Corpo de Baile O Proação, ao som da cantora mirim Mayara Fernandes e coquetel ao final.

Cris Carneiro Natália Andrade, Rosemari Lima e Alexia MarcelaCarvalho Schettino

Duda, Silvério, Ana e Bernardo Geo

108 Luiza Prudente e Alex Moreira

Angela Proença, Silvia Neves, Marcia Prudente e Rafa Coelho


Luciano e Carol Caetano

Mariana Rios

Patricia Motta

Silvia Neves

Angela Proenรงa, Bruno Gissoni e Marcia Prudente

Carol Marra

Thiago Romano, Marcia Prudente e Alex Moreira

Constanza Fernandes e Luiza Ferreira

Fernanda Keula

109 Juliana Gontijo, Thiago Romano, Alex Moreira e Matheus Menezes

Marcia Prudente e Bruno Gissoni


EVENTOS

Nego Henrique

MAIS UM

Nassif Kharrat e Ticiana kharrat

ANO DE VIDA

Fotos Flávio Borges

O

s empresários Fernando Júnior, Pedro Nogueira, Rodolfo Nejm, Manu e Filipe Mattos celebraram mais um ano de vida no Na Mata Café BH. A festa teve a presença de familiares e amigos e contou com a animação de Nego Henrique e o DJ Fernando Fabbri.

Claudia Castro e Pedro Nogueira

Natalia Meirelles e Felipe Barros

Daniela Carneiro e Patrícia Dias

110 Sabrina Marangon e Gabriela Abreu

Rafaela Nejm e Fernando Júnior

Fernanda Valle e Felipe Santiago


Ana Cristina e Gustavo Vasconcelos

Alessandra Raid e Rebeca Motta

Thamiris Gomes e Lucas Brant

Cristiano Cateb e Joice Cateb

Andy Lang e Carolina Mercadante

Andressa Melo

111 Sam Alves

Rafaela Nejm e Rodolfo Nejm

Renata Freitas


EVENTOS

Lorena Lage e Camila Coutinho

Lorena Lage e Mauro Murta

COLEÇÃO LORE

ASSINADA POR CAMILA COUTINHO A Fotos Luiza Ferraz

top blogueira Camila Coutinho assinou a coleção cápsula “O Paraíso é Aqui” da grife mineira Lore. A blogguer foi a estrela do lançamento que aconteceu no Graciliano, em Lourdes. Criadora do blog Garotas Estúpidas, o quinto mais influente do mundo e com seis milhões de acessos únicos por mês, Camila foi escolhida por Lorena Lage, diretora e estilista da Lore, por traduzir o espírito antenado e sofisticado da marca. A coleção traz peças leves, reveladas em profusão de cores, transparências e fluidez. A estamparia escolhida para a temporada imprime florais exóticos e vibrantes ao lado de flores suaves, delicadas e translúcidas.

Isabel Borges

Natália Miranda, Júnior Mendes e Iara Leão

Constanza Fernandez

Diego Nunes e Saulo Medeiros

João Paulo Durão

112 Ana Magalhães


Paloma Marques, Karen Porfiro, Driely Benettone e Stephanie Cheide

Driely Benettone

MISS

MINAS GERAIS 2014

Colaboração Camila Almeida Fotos Andrey Zenith

K

aren Porfiro consagrou-se Miss Minas Gerais 2014 e deu sequencia a uma tradição que existe desde 1955. O evento teve transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão e foi apresentado pela ilustre Renata Fan e o cantor Tony Garrido. O palco escolhido foi o Teatro Bradesco, e pelo red carpet do concurso passaram celebridades e nomes ilustres do ramo da moda, beleza e comunicação. A Aneethun, patrocinadora oficial do evento, premiou as 30 primeiras colocadas com o BB Queen, sua mais nova linha para cabelos.

Ana Gutierrez e Patrícia Maldonado

Jakelyne Oliveira

Ana Cecília Moura e Bruna Gomides

113 Tony Garrido

Kareu Machado, Fabiane Faria e Giovani Rodrigues


EVENTOS

ADCOS BH

Catia e Guerra Filho e equipe de colaboradoras

CHEGA AO PÁTIO SAVASSI

Fotos Igor Castro Coelho

O

empresário Guerra Filho recebeu amigos, clientes e imprensa para o coquetel de inauguração da sua quinta franquia da Adcos Cosmética de Tratamento, no Pátio Savassi. Localizada no 2º piso do shopping, a loja apresenta todo o portifólio de produtos Adcos, direcionado ao consumidor final e composto por mais de 200 itens, que contemplam cuidados para o corpo e a face.

Ricardo Maeski, Loiane Andrade, Catia Guerra e Guerra Filho

Beatriz Guerra, Catia Guerra, Pedro Guerra, Guerra Filho e Luiza Guerra

114 Marilia Coutinho, Rogério Salgado e Liamara

Guerra Filho e Henrique Freire

Juliana Souza e Aline Araújo


Marcos Flávio Costa, Maria Inês Costa, Fernanda Paes Leme, Sabrina Costa, Giovanna Ewbank e Walace Campos

Sabrina Costa

Fernanda Leão, Natália D’Ornellas e Layla Melgaço

Beatriz Carvalho, Simone Ferreira, Flávia Brandão e Synthia Magalhães

GRIFE INAUGURA PRIMEIRA LOJA EM BH

Fotos Bárbara Dutra

C

om apenas cinco anos de mercado, a Fleche D’or chega ao mercado de varejo em grande estilo. A inauguração da primeira loja da marca mineira no quarto piso do BH Shopping contou com a presença das atrizes Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank. Além do design e qualidade, um dos diferenciais da marca é a estamparia exclusiva, evidenciada na coleção Passaporte para a África, composta por um mix completo de produtos: vestidos de festa e coquetel, linha urbana e acessórios.

Ana Carolina Pereira, Marina Lenk, Deborah Zandonna, Ana Magalhães e Lívia

115 Ana Magalhães e Helena Branquinho

Chris Gontijo e Cristiana Dias

Fernanda Paes Leme, Marcos Flávio Costa Silva e Giovanna Ewbank


EVENTOS

COQUETEL

SAATORE RISTORANTE

Fotos Giovanni Bessa

O

renomado chef Wanderson da Costa recebeu amigos e clientes em um coquetel de inauguração do Saatore Ristorante instalado na nova unidade do San Diego Suítes no bairro Palmares, região Norte de Belo Horizonte.

Natália Andrade, Rosemari Lima e Marcela Schettino

116

Natália Andrade, Rosemari Lima e Marcela Schettino


DIVERSÃO E NEGÓCIOS

MENU

DEGUSTAÇÃO

Por Fernando Júnior

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) para saber sobre a satisfação dos moradores de Lourdes - um dos bairros mais tradicionais e nobres de BH - em relação à presença dos estabelecimentos de gastronomia e entretenimento da região teve um resultado já esperado: 85% dos entrevistados consideram positivo ter os bares e restaurantes perto de casa. A maioria acha mais cômodo se divertir sem ter de enfrentar o trânsito e muito menos passar pelas blitz da Lei Seca, além de considerar que a movimentação e o policiamento afastam a bandidagem.

Foto Guiri Reyes

Entrada

Tiradentes, um excelente e imperdível roteiro gastronômico

Foto Flavio Borges

Sobremesa

Os altos impostos cobrados dos bares e restaurantes têm preocupado os donos dos estabelecimentos. Um dos vilões é a Substituição Tributária (ST). O ICMS, que era recolhido em cada fase da comercialização (produção, distribuição, transporte e venda ao consumidor), desde que passou a ser recolhido somente pelo fabricante da mercadoria, só ajudou no controle da fiscalização feita pelo Governo Federal, mas está prejudicando os empresários e, claro, a população, que acaba pagando mais caro para comer fora de casa. No próximo mês, todos estarão nas urnas para votar e é importante considerar esse aspecto na hora de escolher o candidato. Café e a Conta

Prato Principal

No dia 27 deste mês é comemorado o Dia Mundial do Turismo. E o que seria dessa data se não fossem os roteiros gastronômicos? Em Minas Gerais não faltam tradições culinárias, de épocas como as do ciclo do ouro, das pedras preciosas... Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rey, Tiradentes são apenas alguns roteiros da gastronomia ricos em cultura, onde cozinhas e comidas “contam” histórias.

Um homem chega a uma padaria e pergunta para a garçonete: — Moça, essa esfirra é de hoje? — Não, é de ontem. — E essa coxinha, é de hoje? — Não, também é de ontem. Já irritado: — E como faço para comer alguma coisa de hoje? A garçonete responde: — Passe amanhã! Apoio técnico:

117


CRÔNICA

CONEXÕES REAIS

Por Sabrina Davanzo Ilustração Mariana Pacheco

E

m um mundo onde imperam as redes sociais e os aplicativos que prometem manter-nos próximos de quem nos interessa o tempo todo, o contato face a face é cada vez mais raro. Conectados 24h, falta-nos um minuto que seja para discarmos alguns números e ouvir uma voz do outro lado do telefone. Estamos nos tornando enlatados, embutidos como os itens práticos à nossa disposição nas prateleiras dos supermercados. Qual a cor dos olhos do seu melhor amigo? Há quanto tempo você tem visto as pessoas sem realmente enxergá-las? Estamos, dia a dia, nos robotizando. Circulamos milhares de mensagens positivas na internet sem que nenhuma delas se torne palavras reais, direcionadas a alguém real. Sim, o mundo evoluiu e isso é ótimo. É claro que enviar um whats app é mais fácil do que ir aos Correios (ele ainda existe?) enfrentar a fila e postar uma

118

carta. Mas, por favor, não deixe que as formas convencionais de expressar sentimentos, que alguns já veem até como caretas, sejam extintas. Uma ilustração fria que nos chega via wi-fi jamais substituirá a maciez de uma flor recebida em uma data especial. Os emoticons não são capazes de traduzir um abraço nem a alegria de receber um sorriso sincero de quem a gente gosta. Jogar conversa fora é ganhar uma forma de cumplicidade que nenhum smartphone é capaz de nos proporcionar. Experimente, de vez em quando, atitudes que hoje podem ser consideradas retrôs, afinal, pessoas são para serem sentidas muito mais do que conectadas. A propósito, os olhos do meu melhor amigo, que também é o meu amor, são castanhos e brilhantes. E eu não canso de admirá-los pessoalmente, mesmo tendo-os ao meu alcance o dia todo em uma janelinha do computador.


O melhor buffet da cidade com a qualidade Na Mata Café. Estamos funcionando também durante o almoço, de segunda a sexta, entre 11h30 e 15h. Venha experimentar nosso cardápio especial.

www.namatabh.com.br

Rua Marília de Dirceu, 56 . Lourdes 119 31 3654-1733


PENSE EM TUDO O QUE EXISTE PARA ADMINISTRAR EM UM CONDOMÍNIO. PENSE NEXTIN HOME. Desenvolvido para trabalhar a seu favor, o Nextin Home é o software de gestão de condomínios mais completo do Brasil, e o primeiro online com ferramentas práticas e descomplicadas.

TODAS AS INFORMAÇÕES NA PALMA DA MÃO: • Gestão financeira total com poucos cliques . Recursos inovadores, como a notificação automática por SMS no vencimento das cobranças . Prestação de contas . Controle de inadimplência . Consumo individual de água e gás • Comunicação instantânea por SMS, e-mail e painel interativo • Módulo portaria com controle de acesso, chaves e encomendas • Acesso em qualquer computador, tablet ou celular • Reservas de espaços, registro de ocorrências, quadro de avisos, e muito mais

EXPERIMENTE GRÁTIS E SEM COMPROMISSO. Acesse e saiba mais: www.nextin.com.br 31 2626-1297 120 /nextin.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.