
2 minute read
PENSAMENTO E AÇÃO SUSTENTÁVEL
O grande grupo multinacional arrecadou entre 2021/22 8800 milhões de euros em receita fiscal, em confronto com os 7500 do ano anterior. Juntando-se a este resultado, o facto de ter uma equipa de mais de 30 mil colaboradores em quase 50 países, a Zeiss sabe que tem que de ter uma mentalidade sustentável. Enquanto fundação lança três grandes objetivos: atuar contra as mudanças climáticas, contribuir para a economia circular e garantir que traz valor à sociedade com a sua atividade.
Os resultados anunciados foram históricos e conquistados mesmo considerando a situação geopolítica desafiante da empresa. “Quero agradecer sinceramente aos nossos colaboradores pelo seu compromisso pessoal, flexibilidade e conquistas consideráveis. Sem eles não seria possível superar este período com sucesso. Estamos tão satisfeitos com o desenvolvimento do nosso negócio, como com os passos que demos em direção a uma gestão sustentável no último ano fiscal. O êxito económico e a sustentabilidade devem-se ao mesmo fator: a nossa força inovadora!”, declarou Karl Lamprecht, presidente e CEO da Carl Zeiss AG.
Advertisement
Devido à integração numa fundação, a Zeiss assume a sua cota de responsabilidade para melhorar o mundo em que desenrola a sua atividade. Por isso mesmo, a sustentabilidade é um elemento central da sua estratégia corporativa. A Agenda 25 do grupo Zeiss tem os três focos já nomeados.
Na ação climática, a Zeiss quer operar de forma neutra em carbono, já em 2025. A empresa também ambiciona utilizar a energia de maneira eficiente até ao mesmo ano, seguindo passos muito precisos. O grupo esforça-se ain- da por conseguir um uso circular dos recursos, para reduzir o impacto ambiental. E fá-lo implementando o uso de matérias renováveis e recicladas e reduzindo o consumo de água e a quantidade de resíduos que geram os processos industriais. Por fim, a Zeiss trabalha arduamente para gerar valor na sociedade com os seus produtos e soluções. Isto passa por proporcionar a tantas pessoas em todo o mundo a possibilidade de acesso a cuidados médicos de alta qualidade. Também através de atividades, patrocínios e o trabalho com educação e investigação, direitos humanos e diversidade, a empresa contribui para um mundo melhor.
A Zeiss publica anualmente um relatório de sustentabilidade que mostra como a empresa trabalha neste sentido e o grau de compromisso dos objetivos fixados. Aqui também vigoram as obrigações legais da companhia em difentes áreas. O mais recente relatório relativo a 2021/22, publicado em fevereiro e aprovado pela comissão executiva do grupo Zeiss cumpre com os standards estabelecidos pelo Global Reporting Initiative, a marca reconhecida internacionalmente para a apresentações de parâmetros de sustentabilidade. O documento demonstrou que a Zeiss reduziu 70 por cento das suas emissões de CO2, 14 por cento do uso de energia, 25 por cento de consumo de água e até 29 por cento de produção de resíduos, e comparação com 2018/19.
Zeiss E Os Objetivos De Desenvolvimento Sustent Vel
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015 e aplicados globalmente como referência, têm como limite 2030. A Zeiss está comprometida com o desafio. Para isso estudou as áreas em que, como empresa, podia ter mais impacto. Em 2018 realizou uma análise dos 17 objetivos principais e 169 secundários. Neste processo identificaram-se seis objetivos em que a Zeiss podia ter mais impacto nas pessoas, no meio ambiente e na sociedade com os seus processos comerciais, gama de produtos e serviços. Ou seja, o grupo investe hoje na saúde e bem-estar, na educação de qualidade, na dignidade no trabalho e crescimento económico, na indústria, inovação e infra-estruturas, no consumo e produção responsáveis e nas medidas de proteção climática.
Dos fabricantes da marca das lentes de contacto tão confortáveis como se não usasse nada* 1,2 .